Eu sou sozinha! Não tenho amigos, apenas alguns colegas passageiros. Minha família é bem distante... Doeu muito no inicio, mas hoje eu amo chegar do trabalho, tomar um banho, passar meus cremes e perfumes kkk e claro assistir ao belo filme e comer bem. Não sei se me acostumei, ou se de fato agora tenho prazer na solitude.
Tbm sem ciclo de amizades, e não gosto muito disso de virtual é muito frio. Mas tive q afastar de certos laços pra me manter bem. Abraço forte pra você.
Com o tempo, a gente deixa de lado aquela necessidade de ser querida, entendida, de não magoar. A gente para de se incomodar com pessoas que não fazem parte de nossos afetos verdadeiros. A gente diz não sem medo. Como é bom parar de se importar com quem não se importa.
O interessante é que quem nunca deu amor, carinho, respeito e compreensão para os filhos, na velhice vai cobrar ser cuidado e vai querer cobrar amor. Kkkk O amor que não deu, e a conexão que não construiu.
13:00 Para ser mãe e pai deveria ser obrigatória uma bateria de exames básicos comprovando capacidade para tal. Assim como ocorre para conduzir um automóvel. Qual o preparo mínimo necessário para conduzir a vida de outro ser humano desde sua concepção l? Terapia em dia = mente sã para corpo são.
Interessante, mas vc quer ter mais juízo do que o próprio funcionamento, da vida. Bem colocado a questão de dirigir automóvel. Se vc é um diretor de auto escola, e o aluno não aprende de jeito nenhum vc não libera a carta. Mas o ser humano cai no mundo, e tem que dirigir sua vida, aprendendo ou não
@@TheRoma2011 então o ser humano vai repetir processos até aprender a lição mais adequada. Assim como condutores de veículos que precisaram refazer o teste até passar para conseguir a habilitação de dirigir legalmente. Procede?
O interessante é que quem nunca deu amor, carinho, respeito e compreensão para os filhos, na velhice vai cobrar ser cuidado e vai querer cobrar amor. O amor que não deu, e a conexão que não construiu
Família, pra mim, é uma instituição „dinâmica“: seus membros entram e saem dela, conforme se tornam saudáveis ou tóxicos na minha vida. Minha qualidade de vida, pessoal e profissional, está acima dos abusos familiares. Demora, mas a gente desperta, e descobre que, com o tempo, os amigos são mais irmãos que os „de sangue“. Ainda bem. E a terapia ajudou muito! 🙏
A pessoa que não tem talento pra maternidade/paternidade deveria ser proibida de procriar. Meu pai se mandou logo que eu nasci e minha mãe nunca foi mãe. Ela é uma pessoa muito legal, gente boa, mas nunca cuidou de mim. Até hoje eu me sinto péssima toda vez que adoeço, pq quando criança minha mãe passava na minha cara que eu era um peso. Aos 12 anos eu passei a ir no médico sozinha pra não precisar pedir ajuda. Meu irmão aprendeu a cozinhar com 11anos pq nunca tinha almoço quando a gente chegava da escola. Foi um inferno. Causou um buraco enorme. Hoje to num combo delicioso de antidepressivos e terapia. Mas as vezes dá mta vontade de desistir. Chega uma hora que a solidão cansa, que vc precisa de carinho e cuidado, de não se sentir um peso nem um lixo. Eu to exausta da vida. E só tenho 30 anos. Então pessoas: pensem bem antes de ter um filho. Pq vc pode fazer ele ser uma pessoa incrível, forte e segura ou uma pessoa morta (que tá só esperando os dias passarem).
Carolina.entra na páogina Diário de Um nâo planejado. Contribua comentando. As mulheres náo aprenderam a se comunicar. Os mais novos aprendem com relatos. Nâo ter filhos é sim um ato de amor. Canal Saíndo do Engano. Ex cristã. Gravou video sobre bebé que nasceu com cancer. Cuja mâo faleceu de cancer em seguida. Ela parece áspera. Mas a realidade choca. País machista. Esses religiosos dominando vai piorar.
😢 sinto muito que tenha sido assim. Espero que chegue o dia em que você enxergue que o problema NUNCA FOI você e que esse desconforto que você sente é exatamente a sua mente tentando se curar, resolver e expressar certas necessidades.
Eu me sentia só e incompreendida nesse mundo, mas depois que comecei a caminhada da minha auto-cura, e lendo tantos comentários como esses nesse vídeo, não me sinto mais só. Quando temos uma relação tóxica com nossos pais, gera muita insegurança e culpa. Temas como esses são muito relevantes!
Meus pais me sustentaram, deram tudo de si por isso, quando chegavam em casa eu me sentia invisível, meu pai gritava comigo e me batia pq eu irritava a tia que me olhava enquanto eles trabalhavam e quando bêbado vinha dizer que me amava e me abraçava, mas como achar que era verdade vindo de alguém que me tratava como saco de pancada no dia a dia? minha mãe gostava de chantagem "se não fizer isso, nunca mais me peça nada"... e ela amava me expor pras pessoas das coisas mais simples as mais pessoais, não importava se eu me sentia invadida ou quantas vezes reclamasse, eu não contava nada pra ela, mas oq ela descobria dava nisso. Eles nunca foram de conversar comigo, de me dar afeto e agora que virei adulta agem como se nada disso tivesse acontecido e eu sinto a cobrança de afeto e conexão que eles cobram, bem que eu queria poder ignorar o passado como eles vem fazendo, mas tudo nessa vida tem consequências e eu sinto um bloqueio afetivo enorme em relação a eles, sem falar da depressão que isso tudo e mais um pouco me gerou, e olha que eu só tenho 20 anos, de muitos traumas.
Quando caminhamos com Jesus todo fardo fica leve Cuidei da minha mãe sozinha, pedi várias vezes ajuda, mas as desculpas eram várias, foi difícil mas hoje que minha mãe morreu tenho a recompensa do dever cumprido e sou livre para viver Sou feliz
Minha história com deus é outra. Cuidadora de pai e mana especial. Justamente pra ter consciéncia tranquila. Virou pesadelo e desgraça. Maldita religiâo. Ex luterana. Atea
Faz anos que eu passo por isso, mas agradeço a Deus por minha mãe não ser acamada.Sendo que quem cuida precisa de cuidados.Mentalmente estou muito estressada.
95% reprovariam, pode ter certeza. Por isso decidi não ter filhos, eu tenho consciência da responsabilidade que é trazer alguém pra esse mundo. E filho precisa de pai e mãe equilibrados.... não adianta um ser equilibrado e o outro totalmente maluco... vai ferrar o psicológico da criança do mesmo jeito. Enfim, o mundo é essa porcaria porque as pessoas tem filhos sem ter condições financeiras, físicas ou psicológicas para tal.
Sim, eu necessito!! Cara, é tanta burocracia para adotar, tem até teste psicológico e ver se você não ficou na cadeia. Por que tem que ser diferente quando a criança é do mesmo sangue?? Eu tenho tanto trauma para desempacotar ainda!! E jamais quero refletir isso para minha futura "cria".
Foi muito bom esse vídeo. Sempre me esforcei e dei a " outra face" pros outros baterem, mas eu cansei. É mãe tóxica, é irmã invejosa dizendo que eu releve o mal q me fizeram pq somos família. Pra quê? Pra fazerem tudo de novo, pq ninguém muda ninguém. Então cada um pro seu lado e Deus pra todos. A gente precisa se cuidar. É muito triste isso, mas é pior aceitar o desrespeito
Fico pensando em quanto o mundo é injusto. Algumas pessoas tem estabilidade familiar, desde crianças possuem condições dignas de vida, lazer, viajam com a família, crescem em um lar com amor e carinho....e outras já nascem sem nada, sem estabilidade familiar e nem msm condições mínimas de conforto, sem afeto. As vezes me pergunto porque algumas pessoas resolvem ter filhos se nem mesmo tem condições emocionais e financeiras de cuidar de si. Vejo famílias com tanta união e sinto inveja, queria muito ter isso. As vzs sinto que não sou digna de felicidade nem mesmo de amor por sempre viver num inferno constante. Levamos tantas porradas, do mundo, da vida, das pessoas que deveriam nos proteger, que vamos apenas aguentando mais um dia.... Meu sonho era ter paz e alegria. Mas sei que enquanto viver naquela casa não terei nada disso.... Como dói Deus, como isso machuca a ponto da gente duvidar de tudo e até perder o pouco da fé que temos. 😢
Infelizmente eu vim de uma familia indiferente, tudo faço sozinha desde dos meus 10 anos de idade, hoje sou adulta e ja sou mãe de um lindo menino, sou grata a Deus , por ter meu filho o único amor que tenho.
Eu também cansei do abuso financeiro que foi me imposto. Morava com meu pai, que havia se casado de novo, e a enteada dele não queria trabalhar, só fazer filho e arranjar macho pra engravidar mais. Meu pai vivia paparicando ela e se aproveitando da minha religião pra se aproveitar e pra sustentar os filhos dela. Um dia me cansei, e falei tudo que tinha pra falar. Meu pai não gostou. Uma vez fiquei desempregado e ele me humilhava, mas esquecia toda a vez que ajudava ele, quando falava desse fato ele dizia: vc guarda rancor f*da se seu rancor. E era assim, ficava desempregado as crianças sumia, estava empregado as crianças dela voltava. Chegou uma hora que disse chega. Vou fazer a minha vida, moro com minha mulher agora. E ele se casou com outra mulher, e continua com a sustentando uma outra enteada que faz filho e ele sustenta. E ainda fica me cobrando meu nascimento pra justificar o que eu teria que fazer pelas enteadas dele.
Famílias narcisistas são disfuncionais e só entende quem tem. Nunca torcem por nós, sempre somos os culpados dos caos que eles causam. Pensam que somos deus para resolver os problemas deles e banco para sempre "ajudar" eles quando dá merda porque não tem controle de nada em suas vidas e muito menos financeira. A melhor coisa é arrumarmos um emprego termos independência financeira e sair de casa para longe mas bem longe e cortar contato e impor limites dizendo NÃO é NÃO. É a minha vida eu que decido e mando nela.
Querem um depósito de lixo emocional escravo e companhia para os programas bobos deles.Uso pedra cinza, incluindo bordas e limites, eles são insuportáveis.Não deixam os filhos ter autonomia e independência é um terror .Só descobri o narcisismo aos 27 anos aos trancos e barrancos estou lutando pra ter independência pra completar tenho Autismo e Tdah.Estou com 33 anos correndo atrás do tempo perdido que eles me roubaram ,estou no ensino médio Eja e fazendo cursos, vou fazer uma faculdade de TI pra ter um emprego fixo e estável pra vazar desse cativeiro.Quanto mais velhos os pais narcisistas ficam pioram ainda mais as chantagens os abusos e tudo mais.
É exatamente assim!!! Eu tenho compaixão de meus pais, ambos narcisistas! Entendo que eles não tiveram os cuidados básicos e o afeto que uma criança precisa, mas mantenho distância porque a compaixão e compreensão não são uma porta aberta para ser maltratada, manipulada, diminuída… eles são o que são e espero em Deus que um dia eles encontrem paz para suas mentes, como eu tenho encontrado para a minha.
@@nataliasouzadelima4852 Força aí amiga é desse jeito que benção que você descobriu e viu e quer se libertar. Planeje e saia o quanto antes para ter a sua vida e paz de mente e principalmente ser feliz 🙏
Eu tb, sai de SP e vim morar na roça, aprendi a cuidar de mim, da minha saúde emocional. No início foi difícil não vou omitir mas hj foi a minha melhor decisão.
@@deboracaldas3790 eu vivia Reclamando com as pessoas me tratava isso é vitimizar né, hoje eu entendo que a responsabilidade é toda minha de impor limite.
Sou de uma família q tem narcisismo um filho e uma irmã mais velha p minha saude mental tive que fugir deles vivo mto bem sem contato c eles .Somente uma irmã minha filha c netos uma amiga q é como irmã. Mais 2 amigos longo tempo.
Que vídeo excepcional! parabéns por abordar este assunto. Pensam que a destruição da família está vindo de fatores externos (internet, ideologias...) mas na verdade vem de dentro, vem dos relacionamentos, das experiências entre os familiares.
Minha avó materna revolucionária. Mas só entendo recentemente. Religiosos nâo conversam nada construtivo e libertador. E meu pai nâo queria que tivesse percepçâo da família materna. Ela e duas irmás trabalhavam em açougue e serraria. Pra pagar faculdade dos 4 irmãos. Abandonaram o pai. E nunca mais procuraram os irmâos. Colónia do RS. Minha avó jurou que quando tivesse filhos seriam tratados iguais. Mandou as 6 filhas para mirar em Porto Alegre. Uma faleceu na adolescência. Visionária feminista. Maldita relugião. 4 ficaram em Porto. Duas nâo casaram se formaram na faculdade e comoraram apê. Quem disse qu ed precisamos de homens? Mulher com filhos jamais conseguiria ascender na vida na época. A última faleceu recentemente. Disse que nunca se arrependeu pir nâo ter tido filhos. Depois que viu o que os sobrinhos fizeram com as irmâs dela. Temos que vasculhar nossas histórias e matriarcas sim. Minha mâe se enfiou nesse fim de mundo por amor ao pai. Deveria ter ficado solteira também
Muito importante falar sobre este conteúdo. Tenho um conselho que dou pra vocês, um pensamento que me ajudou a melhorar como pessoa, quando de várias formas e em tempos diferentes, Deus foi me ensinando. Lembre-se, é importante saber de onde vem algumas atitudes e modo de pensar presente em nós pra entendermos porque agimos de tal forma, mas devemos lembrar que não precisamos permanecer do mesmo jeito. Sobre algumas coisas que talvez nem nos afete, tudo bem, mas se for algo que nos prejudica, nos impedem de evoluir, ficar só culpando o outro pra se justificar não vai resolver nada, o que resolve é mudarmos os pensamentos e atitude e decidirmos melhorar como pessoa por nos mesmos, e também por quem amamos que talvez nem tenha nada a ver com a situação e talvez sofra com nosso jeito de agir. Talvez nunca consigamos tratar com gestos super amorosos e carinhosos aqueles que nunca nos deram, mas podemos ter atitudes de uma pessoa que respeita e cuida quando preciso, pois possa ser que eles também nunca receberam e não souberam superar e aprender amar pra dar amor aos filhos, mas muitos se esforçaram pra cuidar da melhor forma que sabiam pra que você hoje estivesse vivo, com saúde e que busca fazer o que é correro. O perdão é uma chave que abre portas para uma nova vida. Perdoar não é aceitar que está tudo bem, tudo certo, o que o outro causou a você, mas perceber que ele errou, e enxergar nele uma pessoa falha que também precisa de ajuda. Mesmo que a pessoa nunca se arrependa, quando você perdoa, você é quem fica livre da carga dos sentimentos ruins, da mágoa e ressentimentos. Podemos fazer diferente hoje, é Deus quem nos capacita. Busque forças e sabedoria nele, estude sua Palavra (a bíblia) e faça sua parte. Não se preocupe pois mesmo que seja difícil, não é impossível, dê um passo de cada vez.
Obrigada Doutora ❤vc nem imagina o quanto me ajudou a entender da minha ausência em família, me culpava muito 😢. A partir de hoje vou tirar essa culpa. Qdo criança sentia muita falta de amor e carinho por toda família.
Acho que tem dois tipos de família: 1) tipo onibus coletivo, e 2) escursão de viagem. Na 1 não existe conexão entre os passageiros, apenas um aglomerado formado com interessem em comum. Quando chegar o ponto, cada um desce sem olhar pra trás. Na 2, se forma vínculo, relacionamento, amizade, generosidade. E todos vão juntos como companheiros e unidos. Quando a viagem termina, já trocaram redes sociais e mantem relacionamento. A formação das conexões vínculo, relacionamento está na base da formação da família, no seu propósito e constituição! Psicopata e narcisista migra pra formar familia tipo 1 porque não sentem amor, e o interesse e status é o que leva a dar o match. Já pessoas amorosas e que valorizam o amor, migram para 2. Quem está no tipo 2 nunca vai olhar para os filhos como uma mina de suprimento financeiro/emocional. Mas só doa. Quem está em 1, já joga os boletos pros filhos, tanto emocionais quanto financeiros e até cobrança pela concepção. Esse tipo de pais não merecem a reverência que exigem
Realmente é isso mesmo.Tenho a família estilo da 1) ônibus coletivo infelizmente.Queria muito ter tido a família do 2) Excursão de viagem seria tão bom.😢😊
@@nataliasouzadelima4852 A ignorância de nossos ancestrais não é culpa nossa Mas, como despertos temos a oportunidade de construir uma vida significativa Não se lamente, construa pra vc uma família tipo 2 nem que seja com pets e plantas.
28/9/24 " A nossa relação está assim! Vc deveria ser grato,me deve toda a Noite que dormi por su causa", " ofereci meu sorriso, ... adulto cuidador, mãe # mãe," vc não sabia regular suas emoções ", recebi o acolhimento " não nasci interesseira, " " eu posso propor mudanças".! Deixa mas Leve# Leveza sempre ❤❤
Muito bom! 👏Como Espírita … colocaria toda a “bagagem” que carregamos de outras vidas. Podemos observar que numa mesma família… três filhos gêmeos que tiveram a mesma educação,,por exemplo, tem formas diversas de agir frente à Educação recebida..Posso falar por conhecimento de causa. Meu avô nunca 👎 insistiu nos estudos para seus filhos e sim trabalho para colocar comida na mesa como um bom nordestino, mas dos 5 filhos… 2 seguiram o caminho do Estudo… e foram sucesso e outras tantas outras experiências que já tive ….dariam um livro 📕 DEUS NO CONTROLE DE TUDO 🙏❤️🥰🙏
Eu tive uma mae "presente" so que era uma pessoa extremamente fria, ela nao conversava comigo ela só sabia chingar.meu pai era alcoólatra mas meu pai era muito amoroso apesar do vicio eu me dava super bem com ele infelizmente ele faleceu quando eu tinha 16 anos..
Muito obrigada Dra Marisa ! A Dra não sabe o bem que está fazendo para os filhos (as) que passam por isso.Meus pais são disfuncionais,a vida inteira dando trabalho,estou com 41 anos está insuportável, não sou psiquiatra, acredito que eles são narcisistas, muito egoísmo.É muito triste falar dos próprios pais,sou grata me deram a vida ,mas eu pergunto pra mim mesma até quando ? 🙏🏽Estou colocando limites ,se não não aguento.Gratidão !❤️❤️❤️
Incrível né a falta de senso de noção, como se faz um filho? Era só não ter trepado ué. Bando de retardado, filhos não devem nada, a responsabilidade é do adulto pai e mãe. E pior que esses daí são os que mais deixam os filhos passar fome.
Eu cuidei da minha mãe a vida inteira depois que ela partiu todos me deram as costas confesso que ainda sofro com o desprezo mas estou aprendendo a caminhar sozinha.
São tantos fatores a interferir na formação da pessoa: as expectativas e necessidades individuais, a influência dos costumes culturalmente aceitos no momento, a complexidade da nossa mente... e por aí vai.... Sempre haverá momentos onde cada um vai estar ora certo, ora errado e assim seguimos adiante, cientes de que NINGUÉM consegue ser correto o tempo todo e que todos contribuimos de alguma forma para alimentar o ciclo vicioso. Se mesmo com terapia, a situação chegar ao extremo, muitas vezes a solução é a dissolução do grupo e manter um distanciamento seguro.
É...ouvindo isso me levou totalmente pra minha infancia... Quando se é bebe, é fofo, é lindinho...etc Minha mae diz que me chamava de flor 🌹 E ate alguma idade, deve ter me tratado bem Mas do que eu me lembro de 8 anos em diante,eu era um nada Uma empregada,largada,so me mandava ir na casa dos outros pedir comida na casa dos outros (,quase fui abusada por um dessees q ela ia pedir comida) So vivia pedindo Ela me diZia p pedir,quando eu falava q tava c vergonhela falava q eu ia ficar sem comer entao😢 Comei a beber com 13 anos.... Aos 14 eu bebia muuuito Aos 15 quase todo dia... Entre muitas outras coisas (neglicentes)que ela permitiu q eu passasse... 😢😢 Com16 sai de casa,morar com um velho entao que parei com tudo aquilo. Meu irmao é afastado,chama uma mulher de mae,e minha mae da uma de magoada.mas creio q ele tambem tenha motivos p ser como é. Essa filha esta errada em se afastar?
Eu estou em um processo de afastamento de todos do lado de fora tipo pai mãe irmaos e por ai vai constitui familia eu casada fui mãe com 17 anos tenho um casal de filhos agora já na faze de jovens adultos a menina com 18 o menino com 16 e por termos tanto eu como o marido passado por um periodo bem difícil de saúde tanto ele quanto eu pra resumir....Já casados ele com seus 29 anos no ano de 2009 veio a sofrer um acidente, vindo a sofrer um traumatismo craniano vindo a ficar em coma induzido e eu no ano de 2012 vim a ter um aneurisma cerebral e realizei o procedimentos de clipagem na veia e com a Graça do bom Deus estamos os 2 bem de saúde🙏🏽 E agora mais recente no ano de 2022 em uma volta da praia do Litoral Paulista capotamos o carro a familia toda e novamente as mãos de Deus nos protegeram🙏🏽 Mas o fato é que todos nossos familiares, amigos e conhecidos, nos momentos em que estavamos a beira da morte estavam lá ao lado sabe não vou dizer que foi ruim sim foi bom agradeço de coração mas o fato é que quando meu marido estava em coma o medico pedia para interagir conversar muito com ele ok...eu entrava em todas as visitas com os irmaos dele digo mais os irmãos pois foi isso que mais me incomodou eles diziam sai dai irmão para almoçar na mãe para irmos pescar pois é uma coisa que meu esposo gosta de fazer enfim passado todo o processo dele e meu tbm que foi praticamente a msm coisa tanto dos parentes dele quanto dos meus amigos... Dá pra contar no dedo quantos restaram a vdd é uma só se vc está na MRD ou na vdd se acham que vc irá morrer estão por perto hipocrisia pura mas se vc está bem com saúde e podendo receber os amigos pra uma conversa ninguém aparece mas se vc fica doente a brota gente pra te ver😡Aff estou me afastando cada vez mais pois no final será somente eu e Deus sendo assim pra que disfarçar .
No início era bem complicado ficar longe da família. Mas na verdade me libertei de tantas mágoas e exigências sem fundamento. Me sinto em paz longe da família!
Tenho um amigo que é filho único e quer casar para ter um filho, pois ele acha que deve isso a família dele. Ele sempre fala "se eu não tiver um filho a minha família acaba em mim". Tento explicar para ele que não tem dívida alguma ckm a família, mas é difícil dele aceitar.
Tive um problema de visao,não enxergava do olho direito falei mas meus pais não deram importância, cresci e aos 18 anos uma senhora percebeu e me levou ao oftalmo e diagnosticou atrofia do nervo ótico e estigmatismo ,resultado hj tenho baixa visao desse olho .Nao fiquei com traumas mas fiz exames nos meus filhos pra ver se eles tinham a visão saudável. QUE BOM QUE HJ EXISTE VARIOS EXAMES GRATUITOS QUE DETECTAM VARIAS DOENÇAS.
Minha família sempre foi fonte de sofrimento e rejeição. Saí de casa aos vinte anos e foi a melhor decisão que tomei na vida, apesar de toda dificuldade que enfrentei,venci.
Tenho 58anos, estou te ouvindo e lembrando da minha mãe, ela fazia questão de me contar que teve que rasgar os vestidos dela para fazer fralda para mim, e que só bebeu água na pia quando eu tive pneumonia e sarampo quando eu tinha 12 anos!
Oi 😊! Os seus vídeos são muito importantes e você fala sobre de assunto tão pesado de uma maneira agradável de escutar, eu gosto muito de te ouvir! Muito obrigada 😊❤
Bom dia, Marisa! Vc descreve muito bem como a coisa é tratada. Jogam inúmeros problemas em cima de vc e ainda te culpam. Ou mesmo na realidade não te queriam. Sei porque sou mãe e fui me deixando levar pelo meu intenso amor e assim criei a minha filha. Fiz tudo diferente e logrei êxito.
Nao mantenha ao seu lado e nao perca tempo com quem só te suga e te afeta negativamente, seja familiar ou "aquele amigo". Filtre! Há pessoas que irão reconhecer seu real valor e com essas, sim, vale a pena dedicar tempo e atenção. A vida é muita curta pra viver ao lado de quem nao te conhece de verdade. 🤞
Olá Marisa, sou adotada e passei por muitas coisas ruins desde a minha infância com os meus pais, não entendo como eles podem me tratar de uma maneira e o meu irmão (que não é adotado) de outra. Agem como seu estivesse errada em tudo. Não consigo mais me entender, entender meu lugar, mais nada. Minha mente, coração e alma andam vazios, famintos por algo que não imagino o que seja, anseio por distância de tanto mal que essa família vem causando na minha vida, no meu eu.
Eu entro em pânico toda vez que preciso pedir ajuda para minha família. É doloroso para mim porque fico a imaginar tudo que irão falar de mim assim que eu sair e der as costas e isso me consome porque gostaria de não sentir isso.
Eu estou me retirando,pq a minha família só quer me usar pra benefícios próprios, e quando tem uma comemoração me deixa de fora e comemora com os outros de fora que se dizem amigos, e que nunca ajudaram em nada,pq quando precisa me liga meia noite perguntando se pode deixar nos filhos comigo pra trabalhar ou resolver alguma coisa cansei, estou me retirando.
No inicio falavam para mim que era uma pessima criança e que n pude ser amamentada pq eu tinha nojo do peito da minha mãe...Isso começaram a falar para mim com uns 5 anos e passei a infancia inteira muito mal. Era quase todos os dias agredida e aprendi a correr das agressoes as vezes nem sabia pq estava apanhando. Eu ia para escola com muitas marcas de espancamento mas na epoca n tinha lei de proteção para crianças como o Estatudo da criança e adolescente. Depois passaram a me esquecer na escola. O turno da tarde começava a chegar e eu la na escola com fome e cansada por horas as vezes deixavam eu ir embora com a mae de um coleguinha e eu gostava muito de ir embora com alguem segurando na minha mão e essa mae do coleguinha dizia que n poderia segurar na minha mão pq estava com gripe. eu ia embora bem triste ao chegar em casa minha mãe perguntava quem tinha me trazido!!! Isso é so 0,00000000000000000000001% das coisas que passei Hj aos 54 anos prefiri me afastar minha mãe de vez em qdo envia figurinhas pelo wzap para mim e mais nada!!! Minha mãe sempre fez campanha contra mim a vida toda, e cresci sendo desconsiderada por minhas 2 irmas que a minha mãe tem mais proximidade! As minhas irmãs me tratam da mesma forma que a vida inteira meus pais me trataram!!! Meu pai ja faleceu!
VDD.POUCO SEI,POUCO APRENDI...MAS TAMBÉM APRENDI A ME VIRAR SOZINHA DESDE DE PEQUENA TANTO QUE MEUS PAIS RECLAMAVAM A MINHA AUSÊNCIA JUSTAMENTE PELO FATO DE EU ASSUMIR A RESPONSABILIDADE QUE AINDA ERA DELES EM CUIDAREM DE MIM E EU AINDA PEQUENA JÁ ME ACHAVA AUTO SUFICIENTE;MAS TUDO TEM SEU PREÇO...UM DIA A CONTA CHEGA PARA UM LADO E PARA O OUTRO.🤷
Pra mim que sou espiritualista sei que pedimos para nascer sim, e o fato de a gente não retribuir os cuidados dados, ou não, dos nossos pais, é de nossa responsabilidade, mesmo porque não somos mais crianças e temos a capacidade e o dever de procurarmos maturidade suficiente, sei bem o do exemplo dado, pelo fato de ter passado isso com minha mãe, e hoje me questiono se poderei passar com meus filhos, dei pra ela o que ela não me deu, dei e dou pra meus filhos o que eu não tive, e estou começando a me dar o que considero bom pra mim, com o não mendigar amor dos meus filhos como fazia com minha mãe, ela se foi, um dos meus filhos também está longe, o outro daqui a pouco também, e eu fiquei, mandei o estrupicio do pai deles embora, tomara Deus que eu tenha tempo de me reconstruir e ser feliz verdadeiramente.
Tb concordo deveriam fazer curso, terapia p serem pais. Nao é qualquer um que tem a capacidade de ser pai e mae. Viram pais porque os orgaos reprodutivos estavam funcionando, mas alguns totalmente sem preparo. As pessoas que sao narcisistas ou psicopatas nao deveriam ser pais. Se elas aceitassem terapia, mudar, ai sim sao outros 500. Mas a maioria acha que a culpa eh do outro. Dos filhos principalmente, que acabam se tornando o alvo mais facil para esses predadores, que fazem das vidas dos filhos um verdadeiro inferno.
Sou o caçula, meus irmãos estudaram em escolas melhores, minha irmã sempre foi a preferida, mas todas as cobranças caem sobre mim. Hoje tenho emprego melhor, sou mais responsável, porém é impossível de agradar meus pais, sempre recebo críticas
Ninguém pede para nascer, pois precisar existir para pedir. Relacionamento existe responsabilidade. Filhos que exigem dos pais, mas não colaboram, torna a convivência insuportável.
Gostaria de saber mais sibre a influência da família e o ensinamento de ajudar em casa que não foi bom e reflete na relação com o trabalho de casa e trabalho em geral. Pq sinto que nao fui bem ensinada na infância e adolescente sobre isso e sinto a cobrança ate hoje. obrigada
Eu sou sozinha! Não tenho amigos, apenas alguns colegas passageiros. Minha família é bem distante... Doeu muito no inicio, mas hoje eu amo chegar do trabalho, tomar um banho, passar meus cremes e perfumes kkk e claro assistir ao belo filme e comer bem. Não sei se me acostumei, ou se de fato agora tenho prazer na solitude.
Idem! Tbm sou assim.
Aprendemos e nos acostumamos a gostar, da nossa cia.
É bem mais saudável, do que estar inserido no "espinheiro familiar".
Tbm sem ciclo de amizades, e não gosto muito disso de virtual é muito frio. Mas tive q afastar de certos laços pra me manter bem.
Abraço forte pra você.
Eu TBM no momento só e observando cada vez mais as atitudes das pessoas quem soma fica senão boa viagem 😂❤
Hoje paz profunda!!!
Eu apanhei muito na vida😢hj estou me amando 🙌
Com o tempo, a gente deixa de lado aquela necessidade de ser querida, entendida, de não magoar. A gente para de se incomodar com pessoas que não fazem parte de nossos afetos verdadeiros. A gente diz não sem medo. Como é bom parar de se importar com quem não se importa.
Epa,aos 52 anos cheguei nesse fase,e como me faz bem ser livre dessas prisões emocionais!
Falou tudo 🙏🙏
Larguei minha família pra trás, pois cansei do abuso emocional.😢
Eu tbm
Tô querendo
Tmb larguei melhor coisa que fiz
Larguei total!
Parabenizo a todas(os)que assim fizeram,nunca se culpem,nossa família é universal,somente "estamos"nesse núcleo passageiro
O interessante é que quem nunca deu amor, carinho, respeito e compreensão para os filhos, na velhice vai cobrar ser cuidado e vai querer cobrar amor. Kkkk O amor que não deu, e a conexão que não construiu.
Eu passo exatamente pela mesma situação! 😖
Bem isso...
@@leticialeeh4091 Eu também...
Mais uma das cobranças, daqueles que fazem filhos somente para ter quem cuide deles na velhice.
@@berenicesilva3411 😞
13:00 Para ser mãe e pai deveria ser obrigatória uma bateria de exames básicos comprovando capacidade para tal. Assim como ocorre para conduzir um automóvel. Qual o preparo mínimo necessário para conduzir a vida de outro ser humano desde sua concepção l?
Terapia em dia = mente sã para corpo são.
Interessante, mas vc quer ter mais juízo do que o próprio funcionamento, da vida.
Bem colocado a questão de dirigir automóvel.
Se vc é um diretor de auto escola, e o aluno não aprende de jeito nenhum vc não libera a carta.
Mas o ser humano cai no mundo, e tem que dirigir sua vida, aprendendo ou não
@@TheRoma2011 então o ser humano vai repetir processos até aprender a lição mais adequada. Assim como condutores de veículos que precisaram refazer o teste até passar para conseguir a habilitação de dirigir legalmente. Procede?
Tem advogado Lunay Costa pra defender vítimas
Depois que eu resolvi me desvincular da minha família, passei a ser taxado de "coração duro" e "rancoroso".
E ainda adiciono me chamarem de ingrata. Me desvincular foi uma libertação. Não há rancor, mas prefiro distância o máximo q posso
Aconteceu o mesmo comigo, mas não me arrependo. Descobri que a vida tem cor de alegria.
@@adrianemillas7976 Viva por você e para você.
@@mayaranascimento1384 Quanto tempo a gente demora para descobrir isso, né? Viva para você e por você.
Pois eu lhe dou os PARABÉNS!!!
Muitas pessoas da minha família só lembram que eu existo quando precisam de mim. É para pedir, pedir e pedir 😠.
Na minha família tinha pessoas assim. Joguei elas pra escanteio, porque me faziam muito mal. 😢
@@rogeriasouza5976 está certa. Fiz o mesmo.
Aprendi antes tarde do que nunca. 1. Familia a gente escolhe. 2. Lar é onde o nosso coração encontra paz. ❤❤❤
Cortei quem fazia brincadeiras disfarçadas, com falas pejorativas. Sou uma ovelha negra 🐏 , não nasci pra ser dentro dos padrões.
🤜🤛💪💜😻
Essas brincadeiras são puro veneno. Uma forma de ferir se fingindo de engraçadinhos. Por trás muita inveja, recalque e querer te ver por baixo.
Eu também cansei de falsidade é ser humilhada 😒
Minha família tbm quer eu eu ande de acordo com aquilo ,que eles acham que é certo e eu não concordo ,tbm sou a ovelha negra da família
Também me sinto como a Ovelha Negra da família.
O interessante é que quem nunca deu amor, carinho, respeito e compreensão para os filhos, na velhice vai cobrar ser cuidado e vai querer cobrar amor. O amor que não deu, e a conexão que não construiu
Exatamente
Família, pra mim, é uma instituição „dinâmica“: seus membros entram e saem dela, conforme se tornam saudáveis ou tóxicos na minha vida. Minha qualidade de vida, pessoal e profissional, está acima dos abusos familiares. Demora, mas a gente desperta, e descobre que, com o tempo, os amigos são mais irmãos que os „de sangue“. Ainda bem. E a terapia ajudou muito! 🙏
A pessoa que não tem talento pra maternidade/paternidade deveria ser proibida de procriar.
Meu pai se mandou logo que eu nasci e minha mãe nunca foi mãe.
Ela é uma pessoa muito legal, gente boa, mas nunca cuidou de mim.
Até hoje eu me sinto péssima toda vez que adoeço, pq quando criança minha mãe passava na minha cara que eu era um peso.
Aos 12 anos eu passei a ir no médico sozinha pra não precisar pedir ajuda. Meu irmão aprendeu a cozinhar com 11anos pq nunca tinha almoço quando a gente chegava da escola.
Foi um inferno.
Causou um buraco enorme.
Hoje to num combo delicioso de antidepressivos e terapia.
Mas as vezes dá mta vontade de desistir.
Chega uma hora que a solidão cansa, que vc precisa de carinho e cuidado, de não se sentir um peso nem um lixo.
Eu to exausta da vida. E só tenho 30 anos.
Então pessoas: pensem bem antes de ter um filho. Pq vc pode fazer ele ser uma pessoa incrível, forte e segura ou uma pessoa morta (que tá só esperando os dias passarem).
Nós somos vítimas de violéncia doméstica. Machismo e patriarcado.. Tente grupo de apoio. Onde o governo tem sua parcela de culpa nisso?
Carolina.entra na páogina Diário de Um nâo planejado. Contribua comentando. As mulheres náo aprenderam a se comunicar. Os mais novos aprendem com relatos. Nâo ter filhos é sim um ato de amor. Canal Saíndo do Engano. Ex cristã. Gravou video sobre bebé que nasceu com cancer. Cuja mâo faleceu de cancer em seguida. Ela parece áspera. Mas a realidade choca. País machista. Esses religiosos dominando vai piorar.
😢 sinto muito que tenha sido assim.
Espero que chegue o dia em que você enxergue que o problema NUNCA FOI você e que esse desconforto que você sente é exatamente a sua mente tentando se curar, resolver e expressar certas necessidades.
eu te entendo :(
Eu me sentia só e incompreendida nesse mundo, mas depois que comecei a caminhada da minha auto-cura, e lendo tantos comentários como esses nesse vídeo, não me sinto mais só. Quando temos uma relação tóxica com nossos pais, gera muita insegurança e culpa. Temas como esses são muito relevantes!
Pode ter certeza, você não está sozinha. Somos muitos buscando auto cura e auto conhecimento.
Ser filha de pais que ferem é complicado. O melhor é se manter distante mesmo e ir viver a vida. Com propósito claro!!
ser mãe é uma ótima oportunidade pra ressignificar a infância. eu me educo, e to educando meu filho
🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Fiz o mesmo.
Meus pais me sustentaram, deram tudo de si por isso, quando chegavam em casa eu me sentia invisível, meu pai gritava comigo e me batia pq eu irritava a tia que me olhava enquanto eles trabalhavam e quando bêbado vinha dizer que me amava e me abraçava, mas como achar que era verdade vindo de alguém que me tratava como saco de pancada no dia a dia? minha mãe gostava de chantagem "se não fizer isso, nunca mais me peça nada"... e ela amava me expor pras pessoas das coisas mais simples as mais pessoais, não importava se eu me sentia invadida ou quantas vezes reclamasse, eu não contava nada pra ela, mas oq ela descobria dava nisso. Eles nunca foram de conversar comigo, de me dar afeto e agora que virei adulta agem como se nada disso tivesse acontecido e eu sinto a cobrança de afeto e conexão que eles cobram, bem que eu queria poder ignorar o passado como eles vem fazendo, mas tudo nessa vida tem consequências e eu sinto um bloqueio afetivo enorme em relação a eles, sem falar da depressão que isso tudo e mais um pouco me gerou, e olha que eu só tenho 20 anos, de muitos traumas.
Quando caminhamos com Jesus todo fardo fica leve
Cuidei da minha mãe sozinha, pedi várias vezes ajuda, mas as desculpas eram várias, foi difícil mas hoje que minha mãe morreu tenho a recompensa do dever cumprido e sou livre para viver
Sou feliz
Deus abençoe e recompense sua vida. Você é exceção sua mãe deve ter tido uma partida tranquila ❤ Deus é contigo 🙏
Minha história com deus é outra. Cuidadora de pai e mana especial. Justamente pra ter consciéncia tranquila. Virou pesadelo e desgraça. Maldita religiâo. Ex luterana. Atea
Faz anos que eu passo por isso, mas agradeço a Deus por minha mãe não ser acamada.Sendo que quem cuida precisa de cuidados.Mentalmente estou muito estressada.
Deveria haver teste psicotécnico para ser pai ou mãe.
Concordo!
Exatamente
Deveria ser lei
95% reprovariam, pode ter certeza. Por isso decidi não ter filhos, eu tenho consciência da responsabilidade que é trazer alguém pra esse mundo. E filho precisa de pai e mãe equilibrados.... não adianta um ser equilibrado e o outro totalmente maluco... vai ferrar o psicológico da criança do mesmo jeito. Enfim, o mundo é essa porcaria porque as pessoas tem filhos sem ter condições financeiras, físicas ou psicológicas para tal.
Sim, eu necessito!!
Cara, é tanta burocracia para adotar, tem até teste psicológico e ver se você não ficou na cadeia.
Por que tem que ser diferente quando a criança é do mesmo sangue??
Eu tenho tanto trauma para desempacotar ainda!! E jamais quero refletir isso para minha futura "cria".
Foi muito bom esse vídeo. Sempre me esforcei e dei a " outra face" pros outros baterem, mas eu cansei. É mãe tóxica, é irmã invejosa dizendo que eu releve o mal q me fizeram pq somos família. Pra quê? Pra fazerem tudo de novo, pq ninguém muda ninguém. Então cada um pro seu lado e Deus pra todos. A gente precisa se cuidar. É muito triste isso, mas é pior aceitar o desrespeito
🎉🎉🎉🎉🎉🎉❤
Fico pensando em quanto o mundo é injusto. Algumas pessoas tem estabilidade familiar, desde crianças possuem condições dignas de vida, lazer, viajam com a família, crescem em um lar com amor e carinho....e outras já nascem sem nada, sem estabilidade familiar e nem msm condições mínimas de conforto, sem afeto.
As vezes me pergunto porque algumas pessoas resolvem ter filhos se nem mesmo tem condições emocionais e financeiras de cuidar de si.
Vejo famílias com tanta união e sinto inveja, queria muito ter isso. As vzs sinto que não sou digna de felicidade nem mesmo de amor por sempre viver num inferno constante. Levamos tantas porradas, do mundo, da vida, das pessoas que deveriam nos proteger, que vamos apenas aguentando mais um dia....
Meu sonho era ter paz e alegria. Mas sei que enquanto viver naquela casa não terei nada disso.... Como dói Deus, como isso machuca a ponto da gente duvidar de tudo e até perder o pouco da fé que temos. 😢
Eu te apoio totalmente. ❤❤.
Não perca a fé. Deus te abençoe, te proteja e te ilumine!
Sinta - abraçada ❤ já me senti assim😢
Infelizmente eu vim de uma familia indiferente, tudo faço sozinha desde dos meus 10 anos de idade, hoje sou adulta e ja sou mãe de um lindo menino, sou grata a Deus , por ter meu filho o único amor que tenho.
Eu também cansei do abuso financeiro que foi me imposto. Morava com meu pai, que havia se casado de novo, e a enteada dele não queria trabalhar, só fazer filho e arranjar macho pra engravidar mais. Meu pai vivia paparicando ela e se aproveitando da minha religião pra se aproveitar e pra sustentar os filhos dela. Um dia me cansei, e falei tudo que tinha pra falar. Meu pai não gostou. Uma vez fiquei desempregado e ele me humilhava, mas esquecia toda a vez que ajudava ele, quando falava desse fato ele dizia: vc guarda rancor f*da se seu rancor. E era assim, ficava desempregado as crianças sumia, estava empregado as crianças dela voltava. Chegou uma hora que disse chega. Vou fazer a minha vida, moro com minha mulher agora. E ele se casou com outra mulher, e continua com a sustentando uma outra enteada que faz filho e ele sustenta. E ainda fica me cobrando meu nascimento pra justificar o que eu teria que fazer pelas enteadas dele.
Isso e muito sério e devia ser ensinado nas escolas. Essa abusos parentais.
ENQUANTO VOCÊ ESTIVER SENDO ÚTIL MESMO NÃO AGRADANDO VOCÊ SERÁ BEM TRATADO;DEIXE DE SER ÚTIL E VERÁ O OUTRO LADO DA MOEDA.🤷🎭
Eu hein, seu pai é maluco!!!
Com um pai desses você não precisa de inimigos. E quando usam Deus para te oprimir?
Sai fora disso, colega! Vc ter a obrigaçao de prover sustento as enteadas do seu pai? Trata- se de um absurdo!
Tentei ser próximo até os 54 anos, hoje cortei a maioria dos laços e minha saude mental hoje é outra.
Famílias narcisistas são disfuncionais e só entende quem tem. Nunca torcem por nós, sempre somos os culpados dos caos que eles causam. Pensam que somos deus para resolver os problemas deles e banco para sempre "ajudar" eles quando dá merda porque não tem controle de nada em suas vidas e muito menos financeira. A melhor coisa é arrumarmos um emprego termos independência financeira e sair de casa para longe mas bem longe e cortar contato e impor limites dizendo NÃO é NÃO. É a minha vida eu que decido e mando nela.
Um horror
Querem um depósito de lixo emocional escravo e companhia para os programas bobos deles.Uso pedra cinza, incluindo bordas e limites, eles são insuportáveis.Não deixam os filhos ter autonomia e independência é um terror .Só descobri o narcisismo aos 27 anos aos trancos e barrancos estou lutando pra ter independência pra completar tenho Autismo e Tdah.Estou com 33 anos correndo atrás do tempo perdido que eles me roubaram ,estou no ensino médio Eja e fazendo cursos, vou fazer uma faculdade de TI pra ter um emprego fixo e estável pra vazar desse cativeiro.Quanto mais velhos os pais narcisistas ficam pioram ainda mais as chantagens os abusos e tudo mais.
É exatamente assim!!! Eu tenho compaixão de meus pais, ambos narcisistas! Entendo que eles não tiveram os cuidados básicos e o afeto que uma criança precisa, mas mantenho distância porque a compaixão e compreensão não são uma porta aberta para ser maltratada, manipulada, diminuída… eles são o que são e espero em Deus que um dia eles encontrem paz para suas mentes, como eu tenho encontrado para a minha.
@@lil5753 infelizmente morrerão assim narcisistas não mudam na minha opinião. Força e paz para você!
@@nataliasouzadelima4852 Força aí amiga é desse jeito que benção que você descobriu e viu e quer se libertar. Planeje e saia o quanto antes para ter a sua vida e paz de mente e principalmente ser feliz 🙏
Larguei minha família pra trás, pois cansei do abuso emocional
obrigada pelo vídeo. Me afastei de uma família tóxica e turbulenta. É são crentes. Nunca vi Jesus naqueles trogloditas.
Eu não tenho mais família nem amigos. Eu vivo só.
Então você tem um grande potencial para viver bem. 😉🤗💫
Eu tb, sai de SP e vim morar na roça, aprendi a cuidar de mim, da minha saúde emocional.
No início foi difícil não vou omitir mas hj foi a minha melhor decisão.
Seja feliz por você e para você.
Boa sorte!
@@deboracaldas3790 eu vivia Reclamando com as pessoas me tratava isso é vitimizar né, hoje eu entendo que a responsabilidade é toda minha de impor limite.
Meu Sonho .
Mas Infelizmente Para Mim Não É Possível.
Tenho Pessoas Que Dependem de Mim.
Desenvolvi agora, depois de velho amor por pet. Família é muito complicado, e não adianta procurar culpados...
Não vai encontrar...
Sou de uma família q tem narcisismo um filho e uma irmã mais velha p minha saude mental tive que fugir deles vivo mto bem sem contato c eles .Somente uma irmã minha filha c netos uma amiga q é como irmã.
Mais 2 amigos longo tempo.
Que vídeo excepcional! parabéns por abordar este assunto. Pensam que a destruição da família está vindo de fatores externos (internet, ideologias...) mas na verdade vem de dentro, vem dos relacionamentos, das experiências entre os familiares.
Eu acho tres cursos essencias : como conviver com o conjugue , como ser mae , como ser dona de casa!!! Depois como viver sem os filhos ( saem de casa)
Se tivermos uma mãe e pai que fizeram o curso de como ser mãe já economizamos o curso de como conviver com o cônjuge.
Minha avó materna revolucionária. Mas só entendo recentemente. Religiosos nâo conversam nada construtivo e libertador. E meu pai nâo queria que tivesse percepçâo da família materna. Ela e duas irmás trabalhavam em açougue e serraria. Pra pagar faculdade dos 4 irmãos. Abandonaram o pai. E nunca mais procuraram os irmâos. Colónia do RS. Minha avó jurou que quando tivesse filhos seriam tratados iguais. Mandou as 6 filhas para mirar em Porto Alegre. Uma faleceu na adolescência. Visionária feminista. Maldita relugião. 4 ficaram em Porto. Duas nâo casaram se formaram na faculdade e comoraram apê. Quem disse qu ed precisamos de homens? Mulher com filhos jamais conseguiria ascender na vida na época. A última faleceu recentemente. Disse que nunca se arrependeu pir nâo ter tido filhos. Depois que viu o que os sobrinhos fizeram com as irmâs dela. Temos que vasculhar nossas histórias e matriarcas sim. Minha mâe se enfiou nesse fim de mundo por amor ao pai. Deveria ter ficado solteira também
Estou morando bem longe de todo mundo. Tive que me afastar de muita gente
Muito importante falar sobre este conteúdo. Tenho um conselho que dou pra vocês, um pensamento que me ajudou a melhorar como pessoa, quando de várias formas e em tempos diferentes, Deus foi me ensinando. Lembre-se, é importante saber de onde vem algumas atitudes e modo de pensar presente em nós pra entendermos porque agimos de tal forma, mas devemos lembrar que não precisamos permanecer do mesmo jeito. Sobre algumas coisas que talvez nem nos afete, tudo bem, mas se for algo que nos prejudica, nos impedem de evoluir, ficar só culpando o outro pra se justificar não vai resolver nada, o que resolve é mudarmos os pensamentos e atitude e decidirmos melhorar como pessoa por nos mesmos, e também por quem amamos que talvez nem tenha nada a ver com a situação e talvez sofra com nosso jeito de agir. Talvez nunca consigamos tratar com gestos super amorosos e carinhosos aqueles que nunca nos deram, mas podemos ter atitudes de uma pessoa que respeita e cuida quando preciso, pois possa ser que eles também nunca receberam e não souberam superar e aprender amar pra dar amor aos filhos, mas muitos se esforçaram pra cuidar da melhor forma que sabiam pra que você hoje estivesse vivo, com saúde e que busca fazer o que é correro. O perdão é uma chave que abre portas para uma nova vida. Perdoar não é aceitar que está tudo bem, tudo certo, o que o outro causou a você, mas perceber que ele errou, e enxergar nele uma pessoa falha que também precisa de ajuda. Mesmo que a pessoa nunca se arrependa, quando você perdoa, você é quem fica livre da carga dos sentimentos ruins, da mágoa e ressentimentos. Podemos fazer diferente hoje, é Deus quem nos capacita. Busque forças e sabedoria nele, estude sua Palavra (a bíblia) e faça sua parte. Não se preocupe pois mesmo que seja difícil, não é impossível, dê um passo de cada vez.
❤✨✨
Um saudoso amigo já falecido dizia..." família, só a sagrada e mesmo assim, no quadro.'
Credo. A minha é religiosa. Virei atea
Esse video me descreve bem a minha infancia queria estar muito com os meus cuidadores porem a reciproca n era verdadeira!!
Dra. Te amo❤❤❤❤ como a senhora é inteligente! Sabe falar ! Parabéns por ser assim!! Adoro te ouvir !!!❤❤❤❤
Obrigada Doutora ❤vc nem imagina o quanto me ajudou a entender da minha ausência em família, me culpava muito 😢. A partir de hoje vou tirar essa culpa. Qdo criança sentia muita falta de amor e carinho por toda família.
Acho que tem dois tipos de família: 1) tipo onibus coletivo, e 2) escursão de viagem. Na 1 não existe conexão entre os passageiros, apenas um aglomerado formado com interessem em comum. Quando chegar o ponto, cada um desce sem olhar pra trás. Na 2, se forma vínculo, relacionamento, amizade, generosidade. E todos vão juntos como companheiros e unidos. Quando a viagem termina, já trocaram redes sociais e mantem relacionamento. A formação das conexões vínculo, relacionamento está na base da formação da família, no seu propósito e constituição! Psicopata e narcisista migra pra formar familia tipo 1 porque não sentem amor, e o interesse e status é o que leva a dar o match. Já pessoas amorosas e que valorizam o amor, migram para 2. Quem está no tipo 2 nunca vai olhar para os filhos como uma mina de suprimento financeiro/emocional. Mas só doa.
Quem está em 1, já joga os boletos pros filhos, tanto emocionais quanto financeiros e até cobrança pela concepção. Esse tipo de pais não merecem a reverência que exigem
Perfeita análise. Só pode ser de esquerda
Excelente reflexão.
@@mirtesmuller9787 nem direita nem esquerda. Meu lado político nenhum defende, infelizmente!
Realmente é isso mesmo.Tenho a família estilo da 1) ônibus coletivo infelizmente.Queria muito ter tido a família do 2) Excursão de viagem seria tão bom.😢😊
@@nataliasouzadelima4852 A ignorância de nossos ancestrais não é culpa nossa Mas, como despertos temos a oportunidade de construir uma vida significativa Não se lamente, construa pra vc uma família tipo 2 nem que seja com pets e plantas.
28/9/24 " A nossa relação está assim! Vc deveria ser grato,me deve toda a Noite que dormi por su causa", " ofereci meu sorriso, ... adulto cuidador, mãe # mãe," vc não sabia regular suas emoções ", recebi o acolhimento " não nasci interesseira, " " eu posso propor mudanças".! Deixa mas Leve# Leveza sempre ❤❤
Parabéns! Nao reclamem de solidao , da falta de amor , do egoísmo (que gera todos os outros problemas do mundo). Vocês sao os causadores disso.
Muito bom! 👏Como Espírita … colocaria toda a “bagagem” que carregamos de outras vidas. Podemos observar que numa mesma família… três filhos gêmeos que tiveram a mesma educação,,por exemplo, tem formas diversas de agir frente à Educação recebida..Posso falar por conhecimento de causa. Meu avô nunca 👎 insistiu nos estudos para seus filhos e sim trabalho para colocar comida na mesa como um bom nordestino, mas dos 5 filhos… 2 seguiram o caminho do Estudo… e foram sucesso e outras tantas outras experiências que já tive ….dariam um livro 📕 DEUS NO CONTROLE DE TUDO 🙏❤️🥰🙏
O bebe ñ é interesseiro e sim quer acolhimento ❤🌻
Né?
@ Sabe quando vc procura palavras para expressar um pensamento, e não consegue, encontrei ❤
Eu tive uma mae "presente" so que era uma pessoa extremamente fria, ela nao conversava comigo ela só sabia chingar.meu pai era alcoólatra mas meu pai era muito amoroso apesar do vicio eu me dava super bem com ele infelizmente ele faleceu quando eu tinha 16 anos..
Muito obrigada Dra Marisa ! A Dra não sabe o bem que está fazendo para os filhos (as) que passam por isso.Meus pais são disfuncionais,a vida inteira dando trabalho,estou com 41 anos está insuportável, não sou psiquiatra, acredito que eles são narcisistas, muito egoísmo.É muito triste falar dos próprios pais,sou grata me deram a vida ,mas eu pergunto pra mim mesma até quando ? 🙏🏽Estou colocando limites ,se não não aguento.Gratidão !❤️❤️❤️
É triste sim mas precisamos falar sobre os pais !
A gente não pediu pra nascer.
Amei essa sua explicação sobre o bebê. Sempre escuto minha mae falar que sou dificil, mas o neuro passou uma psicanalista para ela consultar. Gratidão
Você não é difícil, talvez seja o caso de investigar se ela é que não tem pouco traquejo.
Meu pai fala que perdeu a juventude com nós, e que devemos o leite e a comida que ele nos deu....Nós trata como se fossemos estranhos...
Incrível né a falta de senso de noção, como se faz um filho? Era só não ter trepado ué. Bando de retardado, filhos não devem nada, a responsabilidade é do adulto pai e mãe. E pior que esses daí são os que mais deixam os filhos passar fome.
Sabe dra, eu vendo esse vídeo, me trouxe a memória além do q j.escrevi, eu hj não gosto muito de estar perto de alguns familiares
Eu cuidei da minha mãe a vida inteira depois que ela partiu todos me deram as costas confesso que ainda sofro com o desprezo mas estou aprendendo a caminhar sozinha.
São tantos fatores a interferir na formação da pessoa: as expectativas e necessidades individuais, a influência dos costumes culturalmente aceitos no momento, a complexidade da nossa mente... e por aí vai.... Sempre haverá momentos onde cada um vai estar ora certo, ora errado e assim seguimos adiante, cientes de que NINGUÉM consegue ser correto o tempo todo e que todos contribuimos de alguma forma para alimentar o ciclo vicioso.
Se mesmo com terapia, a situação chegar ao extremo, muitas vezes a solução é a dissolução do grupo e manter um distanciamento seguro.
É...ouvindo isso me levou totalmente pra minha infancia...
Quando se é bebe, é fofo, é lindinho...etc
Minha mae diz que me chamava de flor 🌹
E ate alguma idade, deve ter me tratado bem
Mas do que eu me lembro de 8 anos em diante,eu era um nada
Uma empregada,largada,so me mandava ir na casa dos outros pedir comida na casa dos outros
(,quase fui abusada por um dessees q ela ia pedir comida)
So vivia pedindo
Ela me diZia p pedir,quando eu falava q tava c vergonhela falava q eu ia ficar sem comer entao😢
Comei a beber com 13 anos....
Aos 14 eu bebia muuuito
Aos 15 quase todo dia...
Entre muitas outras coisas (neglicentes)que ela permitiu q eu passasse...
😢😢
Com16 sai de casa,morar com um velho entao que parei com tudo aquilo.
Meu irmao é afastado,chama uma mulher de mae,e minha mae da uma de magoada.mas creio q ele tambem tenha motivos p ser como é.
Essa filha esta errada em se afastar?
Agora compreendo a aversão à maternidade durante minha vida toda! Agrade(sc)o a excelente explica(sc)ão!
Eu estou em um processo de afastamento de todos do lado de fora tipo pai mãe irmaos e por ai vai constitui familia eu casada fui mãe com 17 anos tenho um casal de filhos agora já na faze de jovens adultos a menina com 18 o menino com 16 e por termos tanto eu como o marido passado por um periodo bem difícil de saúde tanto ele quanto eu pra resumir....Já casados ele com seus 29 anos no ano de 2009 veio a sofrer um acidente, vindo a sofrer um traumatismo craniano vindo a ficar em coma induzido e eu no ano de 2012 vim a ter um aneurisma cerebral e realizei o procedimentos de clipagem na veia e com a Graça do bom Deus estamos os 2 bem de saúde🙏🏽
E agora mais recente no ano de 2022 em uma volta da praia do Litoral Paulista capotamos o carro a familia toda e novamente as mãos de Deus nos protegeram🙏🏽
Mas o fato é que todos nossos familiares, amigos e conhecidos, nos momentos em que estavamos a beira da morte estavam lá ao lado sabe não vou dizer que foi ruim sim foi bom agradeço de coração mas o fato é que quando meu marido estava em coma o medico pedia para interagir conversar muito com ele ok...eu entrava em todas as visitas com os irmaos dele digo mais os irmãos pois foi isso que mais me incomodou eles diziam sai dai irmão para almoçar na mãe para irmos pescar pois é uma coisa que meu esposo gosta de fazer enfim passado todo o processo dele e meu tbm que foi praticamente a msm coisa tanto dos parentes dele quanto dos meus amigos...
Dá pra contar no dedo quantos restaram a vdd é uma só se vc está na MRD ou na vdd se acham que vc irá morrer estão por perto hipocrisia pura mas se vc está bem com saúde e podendo receber os amigos pra uma conversa ninguém aparece mas se vc fica doente a brota gente pra te ver😡Aff estou me afastando cada vez mais pois no final será somente eu e Deus sendo assim pra que disfarçar .
Necessário demais esse vídeo. Obrigada!
No início era bem complicado ficar longe da família. Mas na verdade me libertei de tantas mágoas e exigências sem fundamento. Me sinto em paz longe da família!
Meu Deus que reflexão tão, tão Importante!
Tenho um amigo que é filho único e quer casar para ter um filho, pois ele acha que deve isso a família dele. Ele sempre fala "se eu não tiver um filho a minha família acaba em mim".
Tento explicar para ele que não tem dívida alguma ckm a família, mas é difícil dele aceitar.
Tive um problema de visao,não enxergava do olho direito falei mas meus pais não deram importância, cresci e aos 18 anos uma senhora percebeu e me levou ao oftalmo e diagnosticou atrofia do nervo ótico e estigmatismo ,resultado hj tenho baixa visao desse olho .Nao fiquei com traumas mas fiz exames nos meus filhos pra ver se eles tinham a visão saudável. QUE BOM QUE HJ EXISTE VARIOS EXAMES GRATUITOS QUE DETECTAM VARIAS DOENÇAS.
Desanparo vivo isso com frequência
Minha família sempre foi fonte de sofrimento e rejeição.
Saí de casa aos vinte anos e foi a melhor decisão que tomei na vida, apesar de toda dificuldade que enfrentei,venci.
Tenho 58anos, estou te ouvindo e lembrando da minha mãe, ela fazia questão de me contar que teve que rasgar os vestidos dela para fazer fralda para mim, e que só bebeu água na pia quando eu tive pneumonia e sarampo quando eu tinha 12 anos!
Também acho uma conversa muito necessária, Marisa! Muito obrigado por puxar o papo...
Deus Abençoe a todos...
Eu vivi isso tudo na família adotiva não tenho saudado daquilo só Deus sabe o que eu passei lá
Muito Obrigado por me ajudar a subir mais um pouco no meu melhoramento pessoal. 🌼🌻🌼🌻. 🎶 Eu tô virando gente boa, gente boa, gente boa 🎶🎶.
❤
Que vídeo mais do que necessário!
Perfeito!irretocável! Obrigada!
Oi 😊! Os seus vídeos são muito importantes e você fala sobre de assunto tão pesado de uma maneira agradável de escutar, eu gosto muito de te ouvir! Muito obrigada 😊❤
Bom dia, Marisa! Vc descreve muito bem como a coisa é tratada. Jogam inúmeros problemas em cima de vc e ainda te culpam. Ou mesmo na realidade não te queriam. Sei porque sou mãe e fui me deixando levar pelo meu intenso amor e assim criei a minha filha. Fiz tudo diferente e logrei êxito.
Toda vez um bálsamo ❤❤❤
Nao mantenha ao seu lado e nao perca tempo com quem só te suga e te afeta negativamente, seja familiar ou "aquele amigo". Filtre! Há pessoas que irão reconhecer seu real valor e com essas, sim, vale a pena dedicar tempo e atenção. A vida é muita curta pra viver ao lado de quem nao te conhece de verdade. 🤞
Olá Marisa, sou adotada e passei por muitas coisas ruins desde a minha infância com os meus pais, não entendo como eles podem me tratar de uma maneira e o meu irmão (que não é adotado) de outra. Agem como seu estivesse errada em tudo. Não consigo mais me entender, entender meu lugar, mais nada. Minha mente, coração e alma andam vazios, famintos por algo que não imagino o que seja, anseio por distância de tanto mal que essa família vem causando na minha vida, no meu eu.
Tenho culpa 😢. Tenho ressentimento. Raiva. E muita dor...
Eu entro em pânico toda vez que preciso pedir ajuda para minha família. É doloroso para mim porque fico a imaginar tudo que irão falar de mim assim que eu sair e der as costas e isso me consome porque gostaria de não sentir isso.
Gosto muito dos seus vídeos. São terapias rapidinhas, que constroem meu dia a dia. Abraço
Se tivesse a opção de Pix eu contribuiria com o canal, com certeza!!
❤conteudo muito informativo e aliviador...
A pessoa Espiritualizada vence.
Eu estou me retirando,pq a minha família só quer me usar pra benefícios próprios, e quando tem uma comemoração me deixa de fora e comemora com os outros de fora que se dizem amigos, e que nunca ajudaram em nada,pq quando precisa me liga meia noite perguntando se pode deixar nos filhos comigo pra trabalhar ou resolver alguma coisa cansei, estou me retirando.
No inicio falavam para mim que era uma pessima criança e que n pude ser amamentada pq eu tinha nojo do peito da minha mãe...Isso começaram a falar para mim com uns 5 anos e passei a infancia inteira muito mal. Era quase todos os dias agredida e aprendi a correr das agressoes as vezes nem sabia pq estava apanhando. Eu ia para escola com muitas marcas de espancamento mas na epoca n tinha lei de proteção para crianças como o Estatudo da criança e adolescente. Depois passaram a me esquecer na escola. O turno da tarde começava a chegar e eu la na escola com fome e cansada por horas as vezes deixavam eu ir embora com a mae de um coleguinha e eu gostava muito de ir embora com alguem segurando na minha mão e essa mae do coleguinha dizia que n poderia segurar na minha mão pq estava com gripe. eu ia embora bem triste ao chegar em casa minha mãe perguntava quem tinha me trazido!!! Isso é so 0,00000000000000000000001% das coisas que passei Hj aos 54 anos prefiri me afastar minha mãe de vez em qdo envia figurinhas pelo wzap para mim e mais nada!!! Minha mãe sempre fez campanha contra mim a vida toda, e cresci sendo desconsiderada por minhas 2 irmas que a minha mãe tem mais proximidade! As minhas irmãs me tratam da mesma forma que a vida inteira meus pais me trataram!!! Meu pai ja faleceu!
seu trabalho é maravilhoso, obrigada por passar esse conhecimento pras pessoas!!
Muito triste isto as famílias não deixam seu filhos viver sua vidas!
VDD.POUCO SEI,POUCO APRENDI...MAS TAMBÉM APRENDI A ME VIRAR SOZINHA DESDE DE PEQUENA TANTO QUE MEUS PAIS RECLAMAVAM A MINHA AUSÊNCIA JUSTAMENTE PELO FATO DE EU ASSUMIR A RESPONSABILIDADE QUE AINDA ERA DELES EM CUIDAREM DE MIM E EU AINDA PEQUENA JÁ ME ACHAVA AUTO SUFICIENTE;MAS TUDO TEM SEU PREÇO...UM DIA A CONTA CHEGA PARA UM LADO E PARA O OUTRO.🤷
Ouvindo vce doutora nos pais podemos morrer na culpa triste
Pra mim que sou espiritualista sei que pedimos para nascer sim, e o fato de a gente não retribuir os cuidados dados, ou não, dos nossos pais, é de nossa responsabilidade, mesmo porque não somos mais crianças e temos a capacidade e o dever de procurarmos maturidade suficiente, sei bem o do exemplo dado, pelo fato de ter passado isso com minha mãe, e hoje me questiono se poderei passar com meus filhos, dei pra ela o que ela não me deu, dei e dou pra meus filhos o que eu não tive, e estou começando a me dar o que considero bom pra mim, com o não mendigar amor dos meus filhos como fazia com minha mãe, ela se foi, um dos meus filhos também está longe, o outro daqui a pouco também, e eu fiquei, mandei o estrupicio do pai deles embora, tomara Deus que eu tenha tempo de me reconstruir e ser feliz verdadeiramente.
Excelente análise, é uma forma de colocar nossa perspectiva pessoal em nivel superior, para trilharmos melhor o caminho do que fazer, evolutivamente.
Quando nós filhos adotivos ouvimos esse tipo de coisa, aí o mundo desaba na nossa cabeça de vez.
Só tenho a dizer Gratidão dr Marisa pelos seus vídeos. Muita gratidão mesmo 🙏
Fale mais do tema, muito bom!!
Acompanhe…
Olá Dra Marisa que tema relevante e magnífico nos dias de hoje❤ obrigada por compartilhar tanto conhecimento.
Amo seu trabalho, tem me ajudado muito
Tb concordo deveriam fazer curso, terapia p serem pais. Nao é qualquer um que tem a capacidade de ser pai e mae. Viram pais porque os orgaos reprodutivos estavam funcionando, mas alguns totalmente sem preparo.
As pessoas que sao narcisistas ou psicopatas nao deveriam ser pais. Se elas aceitassem terapia, mudar, ai sim sao outros 500. Mas a maioria acha que a culpa eh do outro. Dos filhos principalmente, que acabam se tornando o alvo mais facil para esses predadores, que fazem das vidas dos filhos um verdadeiro inferno.
Gratidão. Maravilhoso tema. É bom refletir
❤gratidão por este vídeo e todos os outros!🙏💞🌱🦋
Sou o caçula, meus irmãos estudaram em escolas melhores, minha irmã sempre foi a preferida, mas todas as cobranças caem sobre mim. Hoje tenho emprego melhor, sou mais responsável, porém é impossível de agradar meus pais, sempre recebo críticas
São invejosos, você só precisa brilhar mais e mais. Basta você ter Orgulho da pessoa que se tornou.
Ah esse video foi tao lindo! uma carta para o bebe. Obrigada por essa mensagem!
Ninguém pede para nascer, pois precisar existir para pedir. Relacionamento existe responsabilidade. Filhos que exigem dos pais, mas não colaboram, torna a convivência insuportável.
Eu sou sozinha! Não tenho amigos, apenas alguns colegas passageiros
Gostaria de saber mais sibre a influência da família e o ensinamento de ajudar em casa que não foi bom e reflete na relação com o trabalho de casa e trabalho em geral. Pq sinto que nao fui bem ensinada na infância e adolescente sobre isso e sinto a cobrança ate hoje. obrigada
Nossa, adorei o vídeo! Vc é ótima! Gratidão
Marisa vc é necessária, palavras de um valor tão maravilhoso ❤ mto obrigada ❤
Nao, nao temos.😂 Mesmo sendo complicado.