Eu fiz do meu jeito baseado nesse video e uma dica pra quem for fazer, eu achei mais bonito(e tvlz mais eficiente tbm) utilizar aquelas caixas termicas(em alguns lugares chama cooler de bebida), utilizei um de 34L(quase metade do volume que marlon fez, isso ajudou em melhor extração da humidade e ela esquenta mais rapido) e consigo colocar 3 filamentos Forrei internamente o cooler com lã de vidro(utiliza luva pq coça bastante) para aquecimento utilizei uma hotbed de impressora, e um modulo controlador de hotbed; dht22; 3 telas i2c; 2 fan de computador dentro para circular o ar; 1 modulo mosfet trigger pwm; 1 arduino mega 2560 pro(é um arduino mega miniaturizado); 1 fonte chaveada de 24V; 1 circuito com LM7815 e 2 capacitores para converter 24V em 15 para utilizar nos fans(que são controlados a velocidade em tempo real de operação pelo potenciometro) ela tem uma ótima eficiencia energetica, mantem a temperatura por um bom tempo com a hotbed desligada, o que energeticamente falando economiza mais energia pois menos tempo com a resistencia ligada menos energia gastada pra manter a msm temperatura. em relação a humidade tenho 2 Fans dentro para circular o ar internamente e ele ajudaram muito depois que coloquei minha humidade o minimo que consegui foi 8%(a temperatura estabiliza em 8min, mas a humidade demora uns 15min pra chegar a 12%) mas tive que que fazer 2 furos embaixo e 2 furos na tampa, qnd coloquei 1 furo apenas ela ficava em 16 a 14% de humidade eu utilizo a secadora em 60 graus pois seco filamentos PETG, é super facil de muda a temperatura pois coloquei um potenciometro, e toda vez que liga ela pergunta qual temperatura desejo utilizar. normalmente deixo umas 2h a 60 e depois baixo para 45 pra so manter uma umidade mais baixa enquanto imprimi na tampa coloquei um tubo ptfe pra utilizar na impressora enquanto o filamento fica a uma humidade baixa além disso utilizo um termo higrometro digital externo para eu ter uma noção se o dht está com uma boa precisão ou não
eu to usando a parte de cima de uma geladeira velha , tampei os buracos e apenas deixei 2 , saida e entrada , coloquei um aspirador de po velho e um filtro de umidade .... bem assim que bate 45 graus o sistema liga e circula o ar quente mesmo passando pelo filtro de umidade quando passa de 47 ele desliga e fica um tempão nos 47 e cai lentamente , bem atualmente coloco 8 bobinas de filamento
Parabéns pelo vídeo! Como uma ender 3 "antiga" pode ser útil. Parece uma impressora muito jurássica, mas bem calibrada e com filamentos secos, é absurdo o que dá pra fazer com ela!
cheguei a fazer uma caixa para secaar com arduino, a uns anos atrás, eu usei aquelas caixas organizadoras que compra em loja de um real, mas usar caixa de isopor é genial, vou refazr o projeto com caixa de isopor.
Marlon, cai aqui por acaso. Estou iniciando na impressão 3D agora e comprei uma Creality K1C e uma secadora, sacos de estocagem. Enfim, estou me armando de todas as técnicas para poder ter os melhores resultados, pois pretendo focar em protótipos técnicos. Ainda não imprimi nenhuma peça, pois estou aguardando a secadora chegar. Gostei demais do seu video e seu teste minucioso. Enfim, ganhou um inscrito. Sucesso pra vc, sempre.
Marlon, gostei muito dos seus projetos que você faz, gostei muito do ferro de solda manual, estação de solda e muito mais. Parabéns você é o ótimo professor que faz melhorar a educação do Brasil.👏👍
hola profesor en el otro video de filamento seco le pregunte por lo que en este momento he visto realmente feliz de que antes que me contestara ya usted habia echo la respuesta maravilloso trabajo gracias exito y salud
Marlon, comprei todos os componentes para fazer um upgrade na minha dry box. Parabens seu projéto é show e muito didático, ate comecei a me interessar por arduino por conta disso. Como sou novo e tenho mais duvidas do que certezas, me surgiu uma ideia, aliado a temperatura depois de um tempo, o ambiente fica com uma baixa umidade, não daria para controlar o aquecimento sem necessariamente se preocupar com a temperatura, mas controlado pela quantidade de umidade, aqueceu, chegou no valor de umidade definido e desliga. Acho que isso pode aumentar a economia de energia, sem falar que é um plus no projeto! Desde já obrigado!
Boa noite Sérgio, beleza? Essa semana agora dia 16, 17 e 18 às 19:14 vai acontecer a Semana do Arduino ao vivo comigo, que é meu curso gratuito de Arduino. No dia 19 agora vou abrir as vagas para meu curso completo Mestres do Arduino! Recomendo assistir a semana do Arduino para ficar a par de tudo! Te vejo lá Sérgião!
Muito legal camarada. Estava pensando em fazer algo parecido mas achei o seu projeto e vou usar ele para nao gastar tempo. Parabens por ajudar a comunidade 3d ..
sensacional, fiz uma secadora que ao mesmo tempo é uma caixa de filamentos prontos para uso, usei uma caixa plastica(cabem 5 filamentos), um desumidificador eletrico e sensor de temperatura e umidade. Agora vou realizar alguns furos como o indicado, era isso que ela precisava para abaixar a umidade.
Muito show, o projeto ficou top demais, eu queria fazer um sistema desse, agora a sua ideia é ótima, agora vou ter que fazer para eliminar meus problemas de impressão
Legal!!! Mas achei que iria deixar o filamento conectado na impressora direto da caixa. Minha sugestão é fazer um furinho na lateral para colocar um mangueirinha transparente (igual de pedreiro pra medir o nível) até a impressora... e dentro da caixa um suporte para o carretel rolar ... como vc disse que já fez 2 furos, um em cima, outro embaixo e o de cima sai o ar quente mais leve, creio que não precisa fechar a ponta da mangueira quando não estiver em uso para impedir que entre ar frio e umidade... pois por essa lógica, uma pequena abertura na tampa da caixa por exemplo pra a mangueira, iria expulsar dentro dela o ar quente impedindo automaticamente a entrada de ar frio sempre...
Interessante, mas para isso não seria melhor fazer uma caixinha mais pequena para colocar no cimo da impressora? Pois levar o filamento desde a caixa térmica em baixo até ao topo da impressora pode dar problemas no extrusor.
Retornando o assunto, continuo afirmando que o projeto está sensacional, perfeito, e nenhuma crítica contra o produto final, que é TOP. Meu tempo, infelizmente é escasso, e não terei condições de fazer, embora tenha conhecimento e habilidades para realizar este projeto. Nesse sentido, resolvi simplificar para que possa usufruir da caixa secadora com maior brevidade. Não vai ficar tão bonito como o seu, mas totalmente funcional. Vou utilizar um termostato eletrônico que vi no Ali Express que mostra no display a temperatura e a umidade, e tem custo relativamente baixo. Usarei também uma resistência de fio de 100W para o aquecimento.
Obrigado parceiro! Com a qualidade e suporte que ofereço, respondendo 100% das dúvidas em até 48h, com a qualidade das aulas, com minha experiência, com o vasto conteúdo, não tenho problemas em dizer que esse é o curso mais barato que você encontrará. Abração!
@@MarlonNardi grande prof Marlon. Cara eu não acho caro não, está excelente o preço, sou eu que sou pobre mesmo kkkk! Mas eu vou ver se consigo, vai começar quando o curso mestres do arduino?
@@maviaelbeserra948 Vou abrir as matrículas do Mestres do Arduino com uma condição especial na próxima quinta-feira, mas antes recomendo que participe da Semana do Arduino assistindo todas as aulas, assim já vai ter uma experiência prática guiada por mim! Vai ser massa demais!
@@MarlonNardi vou ver se consigo grande mestre, estou no seu canal do telegram, só que está muito corrido, e gostaria de saber tbm, quais ferramentas preciso ter em casa
Excelente vídeo. Era o que eu procurava. Ainda nã terminei de ver o vídeo todo, mas substituiria a lampada por uma resistencia de 100W 220V (ou 110V) ocupa bem menos espaço e tem o mesmo efeito, podendo ser "esticada" para distribuir o calor em uma área maior (resistência disponivel no Mercado Lvre). E, finalizando, sem dúvida que a adição de controle PWM via PID seria TOP, pois com certeza economizaria energia e evirtaria oscilações bruscas de tempereatura, o que ocorre simplesmente ligando/desligando a fonte de calor.
Gosto bastande da didática dos videos que você faz. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Parabéns pelo belo trabalho em mais um excelente projeto. Ficarei muito feliz em assistir seu próximo vídeo, explicando como funciona essa parte do PID, que você mencionou. Muito obrigado. Um forte abraço. Fique com Deus.
O consumo pode ser fácilmente comprovado comprando um "wattimetro" no Mercado Livre, por exemplo, custa em torno de 80 reais. O produto é bem interessante, pois dá para ver quanto consome cada equipamento elétrico, tipo ventilador, geladeira, TV. E alguns permitem até colocar o valor do KW da sua região e ele calcula quanto gastou de energia o equipamento em KW e R$.
Meus parabéns, tenho uma sugestão, no caso, um fan para que o ar quente circule no interior da caixa, na confeitaria, um forno com este recurso faz total diferença, mas sei que já pensou nisso.
Fala Douglas, beleza? Eu tinha colocado um, o problema é que com a vibração dele e a ressonância da caixa ficou fazendo barulho. Realmente ele ajudou a distribuir melhor a temperatura, mas o barulho era muito ruim, isso mesmo reduzindo a rotação dele.
Dica pra uma próxima evolução: Usar uma resistência ao invés da lampada, tipo placas de aquecimento similar ao que os drybox usam ou resistencia de cafeteira elétrica, controle com rampa
Vídeo excelente Marlon! Você tem alguma informação pra ajudar a determinar o tamanho ideal de entrada e saída de ar com base no volume da caixa? Fiz uma com papelão grosso laminado com alumínio por dentro e usando um termostato daqueles de chocadeira e um higrômetro daqueles baratex que mede a temperatura também, mas estou tendo dificuldades de descer abaixo dos 35% de humidade. A temperatura interna tá segurando bem até, mas não está dando bons resultados nem após 1 dia inteiro na caixa entre 45~50 graus (PLA).
Ei, um upgrade interessante... Ao invés do furo em cima e em baixo, você pode criar um recipiente com sílica gel com ventilação forçando o ar quente de cima para baixo soprando por dentro da sílica e o ar que sair por baixo deve sair mais seco ainda. Com o arduino você pode ligar um led e ler a cor em baixo para filtrar o espectro de luz, e avisar se esta na hora o não de secar a sílica, ou ainda iniciar um processo de secagem da mesma como existe naqueles eva dry.
Top demais estu tentando construir uma tbm porém usando display de 16x2 aquele módulo LCD keypad mais queria implementar um timer de 1 a 10 hrs e um cooler para ligar de tempos em tempos e renovar o ar será que dá certo
Projeto f0d4! Parabéns! Estava aguardando um projeto desse tipo. Quero aprender a fazer um desse do zero. Terá no curso? Me interessei pelos cursos também.
Obrigado Gustavo! O foco do curso em si não é te ensinar um único projeto, mas te capacitar para construir qual quiser. Então, não tem esse projeto especificamente no curso. Com minha metodologia exclusiva TPD e com diversos outros projetos te ensino a ter autonomia para desenvolver projetos com o Arduino! Te vejo no curso gratuito! mestresdoarduino.com/
Excelente projeto Marlon, mas onde vc compra os componentes ? Procurei aqui no Aliexpress, mas por cada componente ser de um fornecedor diferente, além da remessa conforme taxar tudo as tarifas de frete + impostos ficam inviáveis, quase compensa comprar uma Dryer Box pronta.
Boas Mestre, muito bacana este projeto, estou em vias de faze-lo, mas como sempre as duvidas, kkkkkk eu poderia usar um Uno R3, visto que este display pode ser conectado direto nele, diminuindo assim a fiação. se for possivel, muda alguma coisa no Codigo, ou pode ser usado o mesmo direto. Abraço!
Obrigado! Pode ser usado direto, sem modificação no código já que o Arduino Nano e o UNO tem o mesmo microcontrolador, e ambos trabalham na mesma frequência, só não sei se vai caber dentro do case em 3D. Abração!
A mudança que eu faria no projeto seria: Usar um cooler interno pra aumentar a circulação do ar. (Em baixo do bloco aquecedor) Usar um bloco aquecedor com cartucho aquecedor "sanduichado" entre dois dissipador de calor de PC. O consumo de energia seria menor. No projeto a iluminação da lâmpada é inútil e um desperdício.
Uma das formas de aprimorar o projeto é adicionar uma fonte de resfriamento (e um tubo para escoamento da água produzida!) com placa termoelétrica (Peltier). Se resfriarmos a água primeiro, teremos que aquecê-la menos para obter o mesmo resultado.
Eu fiz isso no primeiro protótipo e a melhora da queda da umidade relativa é insignificante, não compensando o investimento extra para construir o sistema de condensação.
@@MarlonNardi As placas seriam insuficientes... ou você não tería ar forçado em cima, com dissipador de cada lado. Eu sou um técnico de frio. A umidade, juntamente com a temperatura e o consumo, são o meu _metier_, e a desumidificação à redução da UR devido ao aumento da temperatura não é comparável a redução por condensação. Como você baixa a UR de 100% a 38ºC, sem derreter o PLA? No Arduino só tem que controlar outro rele, e em 3D necesitaría imprimir uma coluna de convexão. São umas placas, o dobro de dissipadores, um rele e uma ventolinha. Eu posso ajudar com essa parte.
Duas dúvidas, 1 - Poderia o filamento ficar dentro da caixa, e sair diretamente pra impressora? 2- fazer a mesma caixa pra colocar a impressora dentro, não serie eficiente? assim conseguiria manter os parâmetros ambientais ideais para impressão?
Oi Marlon e demais! Preciso de ajuda quanto ao projeto. Fiz tudo bem direitinho. Tá funcionando aparentemente tudo ok, mas as vezes, do nada, no local dos indicadores de temperatura e umidade, aparece: nan1 (na temperatura); nan2 (na umidade relativa) e nan3 (na umidade absoluta). Gostaria de ajuda se alguém sabe onde posso ter errado.
Olá, alguém pode me tirar uma dúvida? to fazer o projeto, fiz exatamente igual ao circuito, mas qdo ligo o Arduino, a tela fica toda branca. Alguém teve o mesmo problema ou imagina onde psso estar errando? Abs, Agrdeço
Obrigado! Empolguei e estou montando uma para mim. Só que não encontrei lâmpada incandescente, mas de bulbo. Também está difícil achar aqui em Brasília/DF caixa de isopor de 60L. Só acho de 50L. Mas vou atrás. Vamos em frente!
Fiz o projeto, copiei o código e colei tudo certinho, porém toda vez que ligo dá erro depois de um tempo. Deixei ligado e quando voltei travou com a lâmpada ligada chegando a 111º , e derreteu minha caixa de isopor ://
Você não faz essa caixa para vender? Ou pelo menos vender a parte eletrônica já pronta para instalação? Não tenho essa habiliade toda que vc tem. rsrsrs
🚀 As matrículas para meu curso completo Mestres do Arduino estão abertas nesse exato momento com mais de 40% de desconto, por tempo limitado: mestresdoarduino.com
🚀 Aprenda Arduino com o meu curso completo do básico ao avançado com suporte de dúvidas e certificado: mestresdoarduino.com/
Eu fiz do meu jeito baseado nesse video e uma dica pra quem for fazer, eu achei mais bonito(e tvlz mais eficiente tbm) utilizar aquelas caixas termicas(em alguns lugares chama cooler de bebida), utilizei um de 34L(quase metade do volume que marlon fez, isso ajudou em melhor extração da humidade e ela esquenta mais rapido) e consigo colocar 3 filamentos
Forrei internamente o cooler com lã de vidro(utiliza luva pq coça bastante)
para aquecimento utilizei uma hotbed de impressora, e um modulo controlador de hotbed; dht22; 3 telas i2c; 2 fan de computador dentro para circular o ar; 1 modulo mosfet trigger pwm; 1 arduino mega 2560 pro(é um arduino mega miniaturizado); 1 fonte chaveada de 24V; 1 circuito com LM7815 e 2 capacitores para converter 24V em 15 para utilizar nos fans(que são controlados a velocidade em tempo real de operação pelo potenciometro)
ela tem uma ótima eficiencia energetica, mantem a temperatura por um bom tempo com a hotbed desligada, o que energeticamente falando economiza mais energia pois menos tempo com a resistencia ligada menos energia gastada pra manter a msm temperatura.
em relação a humidade tenho 2 Fans dentro para circular o ar internamente e ele ajudaram muito depois que coloquei minha humidade o minimo que consegui foi 8%(a temperatura estabiliza em 8min, mas a humidade demora uns 15min pra chegar a 12%)
mas tive que que fazer 2 furos embaixo e 2 furos na tampa, qnd coloquei 1 furo apenas ela ficava em 16 a 14% de humidade
eu utilizo a secadora em 60 graus pois seco filamentos PETG, é super facil de muda a temperatura pois coloquei um potenciometro, e toda vez que liga ela pergunta qual temperatura desejo utilizar. normalmente deixo umas 2h a 60 e depois baixo para 45 pra so manter uma umidade mais baixa enquanto imprimi
na tampa coloquei um tubo ptfe pra utilizar na impressora enquanto o filamento fica a uma humidade baixa
além disso utilizo um termo higrometro digital externo para eu ter uma noção se o dht está com uma boa precisão ou não
O problema dessas caixas cooler é que a troca de calor com o ambiente é mais rápida, já que o isolamente térmico é muito fino
eu to usando a parte de cima de uma geladeira velha , tampei os buracos e apenas deixei 2 , saida e entrada , coloquei um aspirador de po velho e um filtro de umidade .... bem assim que bate 45 graus o sistema liga e circula o ar quente mesmo passando pelo filtro de umidade quando passa de 47 ele desliga e fica um tempão nos 47 e cai lentamente , bem atualmente coloco 8 bobinas de filamento
Vídeo fera! Super técnico!
vou fazer. obrigado pela dica
Parabéns pelo vídeo! Como uma ender 3 "antiga" pode ser útil. Parece uma impressora muito jurássica, mas bem calibrada e com filamentos secos, é absurdo o que dá pra fazer com ela!
Projeto top e muito útil.
Obrigado Paulo!
Além de um excelente projeto, a aplicação é imediata. Espero que continue com a série.
Obrigado Gerson!
Excelente, ótimo projeto! Continue com uma série.
Muito bom, gostei de mais
Obrigado Adair!
Projeto acessível e extremamente acessível! Muito mais barato e eficiente, do que as secadoras vendidas no mercado! Show de secadora!
cheguei a fazer uma caixa para secaar com arduino, a uns anos atrás, eu usei aquelas caixas organizadoras que compra em loja de um real, mas usar caixa de isopor é genial, vou refazr o projeto com caixa de isopor.
Projeto Top! Parabéns mestre Marlon! Gostei do uso do display TFT e dos gráficos em círculos. Excelente trabalho!
Obrigado Mestre do Arduino Paulo! Deu trabalho, mas ficou legal né! Abração!
Sempre revolucionando, esse projeto vou fazer pq nao aguento mais filamento estragado.
Top demais Walker!
Marlon, cai aqui por acaso. Estou iniciando na impressão 3D agora e comprei uma Creality K1C e uma secadora, sacos de estocagem. Enfim, estou me armando de todas as técnicas para poder ter os melhores resultados, pois pretendo focar em protótipos técnicos. Ainda não imprimi nenhuma peça, pois estou aguardando a secadora chegar. Gostei demais do seu video e seu teste minucioso. Enfim, ganhou um inscrito. Sucesso pra vc, sempre.
A tempos espero por esse projeto rs
Ta na mão Evil! Valeu-nos acompanhar!
Que video incrível. Sua didática é ótima. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 com certeza vou fazer.
projeto que da orgulho parabéns
Parabéns projeto muito legal e de qualidade como sempre.
Seria legal ver futuros upgrades.
Obrigado Marcio!
Mais um projeto massa, gostei das abraçadeiras vou procurar fazer assim também
Obrigado Mestre do Arduino Sérgio! Quero ver fotos atualizadas do seu projeto de Drybox, que deve estar mais top ainda! Abração!
Projeto super top...
Ótimo projeto! Continue com os aprimoramentos. 💪🏽
Obrigado Roger!
Excelente metodologia! Seu projeto ficou excelente! Parabéns
Obrigado!
Marlon, gostei muito dos seus projetos que você faz, gostei muito do ferro de solda manual, estação de solda e muito mais. Parabéns você é o ótimo professor que faz melhorar a educação do Brasil.👏👍
Obrigado Arthur! Valeu por acompanhar!
Ótimo projeto, parabéns! Um plus do seu projeto é mostrar gráficos e outros comparativos, pois assim vc consegue atestar a eficiência
hola profesor en el otro video de filamento seco le pregunte por lo que en este momento he visto realmente feliz de que antes que me contestara ya usted habia echo la respuesta maravilloso trabajo gracias exito y salud
Marlon, comprei todos os componentes para fazer um upgrade na minha dry box. Parabens seu projéto é show e muito didático, ate comecei a me interessar por arduino por conta disso. Como sou novo e tenho mais duvidas do que certezas, me surgiu uma ideia, aliado a temperatura depois de um tempo, o ambiente fica com uma baixa umidade, não daria para controlar o aquecimento sem necessariamente se preocupar com a temperatura, mas controlado pela quantidade de umidade, aqueceu, chegou no valor de umidade definido e desliga. Acho que isso pode aumentar a economia de energia, sem falar que é um plus no projeto! Desde já obrigado!
Boa noite, Professor Marlon, aula nota 10 , gostaria de saber se já tem incrições para o Curso de Mestres do Arduíno, fazendo o favor!
Boa noite Sérgio, beleza?
Essa semana agora dia 16, 17 e 18 às 19:14 vai acontecer a Semana do Arduino ao vivo comigo, que é meu curso gratuito de Arduino.
No dia 19 agora vou abrir as vagas para meu curso completo Mestres do Arduino! Recomendo assistir a semana do Arduino para ficar a par de tudo!
Te vejo lá Sérgião!
Que projeto magnifico.
Obrigado Jonatan!
Marlon. Adiciona um modo de profile de cada tipo de filamento. Iria ficar super completo
Maravilhoso seu trabalho cientifico. Não é só fazer, é explicar o motivo. Parabéns Prof. pelo seu dia.
Obrigado!
Muito legal camarada. Estava pensando em fazer algo parecido mas achei o seu projeto e vou usar ele para nao gastar tempo. Parabens por ajudar a comunidade 3d ..
Vamos evoluir esse projeto que aí vai ser muitoooooo bom
Bora nessa então Matz!
@@MarlonNardi Tinha que adicionar os profiles de cada tipo de filamento.
Top! Didática incrível!
Obrigado!
Show. Parabéns pelo projeto
Obrigado Andre!
sensacional, fiz uma secadora que ao mesmo tempo é uma caixa de filamentos prontos para uso, usei uma caixa plastica(cabem 5 filamentos), um desumidificador eletrico e sensor de temperatura e umidade. Agora vou realizar alguns furos como o indicado, era isso que ela precisava para abaixar a umidade.
Muito show, o projeto ficou top demais, eu queria fazer um sistema desse, agora a sua ideia é ótima, agora vou ter que fazer para eliminar meus problemas de impressão
Obrigado Allan!
Legal!!! Mas achei que iria deixar o filamento conectado na impressora direto da caixa. Minha sugestão é fazer um furinho na lateral para colocar um mangueirinha transparente (igual de pedreiro pra medir o nível) até a impressora... e dentro da caixa um suporte para o carretel rolar ... como vc disse que já fez 2 furos, um em cima, outro embaixo e o de cima sai o ar quente mais leve, creio que não precisa fechar a ponta da mangueira quando não estiver em uso para impedir que entre ar frio e umidade... pois por essa lógica, uma pequena abertura na tampa da caixa por exemplo pra a mangueira, iria expulsar dentro dela o ar quente impedindo automaticamente a entrada de ar frio sempre...
Interessante, mas para isso não seria melhor fazer uma caixinha mais pequena para colocar no cimo da impressora? Pois levar o filamento desde a caixa térmica em baixo até ao topo da impressora pode dar problemas no extrusor.
Retornando o assunto, continuo afirmando que o projeto está sensacional, perfeito, e nenhuma crítica contra o produto final, que é TOP.
Meu tempo, infelizmente é escasso, e não terei condições de fazer, embora tenha conhecimento e habilidades para realizar este projeto.
Nesse sentido, resolvi simplificar para que possa usufruir da caixa secadora com maior brevidade. Não vai ficar tão bonito como o seu, mas totalmente funcional. Vou utilizar um termostato eletrônico que vi no Ali Express que mostra no display a temperatura e a umidade, e tem custo relativamente baixo. Usarei também uma resistência de fio de 100W para o aquecimento.
Excelente como sempre, se tivesse um pouquinho mais em conta, eu ia fazer um esforcinho e faria o curso!
Obrigado parceiro! Com a qualidade e suporte que ofereço, respondendo 100% das dúvidas em até 48h, com a qualidade das aulas, com minha experiência, com o vasto conteúdo, não tenho problemas em dizer que esse é o curso mais barato que você encontrará. Abração!
@@MarlonNardi grande prof Marlon. Cara eu não acho caro não, está excelente o preço, sou eu que sou pobre mesmo kkkk! Mas eu vou ver se consigo, vai começar quando o curso mestres do arduino?
@@maviaelbeserra948 Vou abrir as matrículas do Mestres do Arduino com uma condição especial na próxima quinta-feira, mas antes recomendo que participe da Semana do Arduino assistindo todas as aulas, assim já vai ter uma experiência prática guiada por mim! Vai ser massa demais!
@@MarlonNardi vou ver se consigo grande mestre, estou no seu canal do telegram, só que está muito corrido, e gostaria de saber tbm, quais ferramentas preciso ter em casa
Que projeto legal!!!! Muito bom!!!
Show ...
Obrigado!
Muito bom !
Obrigado!
Que legal seus projetos!!! Faz uma lavadora "wash and cure" pra impressão de resina, a que vendem hj em dia não atendem a necessidade, lavam mal !!!!
Muito bom.
Excelente vídeo. Era o que eu procurava. Ainda nã terminei de ver o vídeo todo, mas substituiria a lampada por uma resistencia de 100W 220V (ou 110V) ocupa bem menos espaço e tem o mesmo efeito, podendo ser "esticada" para distribuir o calor em uma área maior (resistência disponivel no Mercado Lvre). E, finalizando, sem dúvida que a adição de controle PWM via PID seria TOP, pois com certeza economizaria energia e evirtaria oscilações bruscas de tempereatura, o que ocorre simplesmente ligando/desligando a fonte de calor.
parabens pelo belo trabalho! recomendo!!
Oi Marlon seria legal vc integrar um menu no TFT para o usuário setar qual filamento secar e com cada filamento sua temperatura correspondente
gostei do vídeo! porem nao estou achanco o display , tem algum que posso subistituir
Gosto bastande da didática dos videos que você faz. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco. Parabéns pelo belo trabalho em mais um excelente projeto. Ficarei muito feliz em assistir seu próximo vídeo, explicando como funciona essa parte do PID, que você mencionou. Muito obrigado. Um forte abraço. Fique com Deus.
Obrigado!
Excelente Projeto! Estou à espera da continuação! Podemos usar o quê em da lâmpada de incandescência ?
Ótimo projeto. Evolua o projeto se possível.
Obrigado Julierme!
Brabo
Obrigado!
O consumo pode ser fácilmente comprovado comprando um "wattimetro" no Mercado Livre, por exemplo, custa em torno de 80 reais.
O produto é bem interessante, pois dá para ver quanto consome cada equipamento elétrico, tipo ventilador, geladeira, TV. E alguns permitem até colocar o valor do KW da sua região e ele calcula quanto gastou de energia o equipamento em KW e R$.
Meus parabéns, tenho uma sugestão, no caso, um fan para que o ar quente circule no interior da caixa, na confeitaria, um forno com este recurso faz total diferença, mas sei que já pensou nisso.
Fala Douglas, beleza? Eu tinha colocado um, o problema é que com a vibração dele e a ressonância da caixa ficou fazendo barulho. Realmente ele ajudou a distribuir melhor a temperatura, mas o barulho era muito ruim, isso mesmo reduzindo a rotação dele.
Dica pra uma próxima evolução: Usar uma resistência ao invés da lampada, tipo placas de aquecimento similar ao que os drybox usam ou resistencia de cafeteira elétrica, controle com rampa
olá, marlon! poderia me explicar para que serve o capacitor ceramico utilizado no circuito que está no blog?
Coisa mais linda
excelente projeto ! Parabens ! Por acaso vc vende a parte eltronica pronta pra ser instalada?(menos lampada soquete e coisas basicas)
Que legal, gostaria de ver com pwm
Vídeo excelente Marlon! Você tem alguma informação pra ajudar a determinar o tamanho ideal de entrada e saída de ar com base no volume da caixa? Fiz uma com papelão grosso laminado com alumínio por dentro e usando um termostato daqueles de chocadeira e um higrômetro daqueles baratex que mede a temperatura também, mas estou tendo dificuldades de descer abaixo dos 35% de humidade. A temperatura interna tá segurando bem até, mas não está dando bons resultados nem após 1 dia inteiro na caixa entre 45~50 graus (PLA).
Muito bom o projeto, pena que acabei de terminar a minha versão justamente hoje
Ei, um upgrade interessante... Ao invés do furo em cima e em baixo, você pode criar um recipiente com sílica gel com ventilação forçando o ar quente de cima para baixo soprando por dentro da sílica e o ar que sair por baixo deve sair mais seco ainda. Com o arduino você pode ligar um led e ler a cor em baixo para filtrar o espectro de luz, e avisar se esta na hora o não de secar a sílica, ou ainda iniciar um processo de secagem da mesma como existe naqueles eva dry.
Top demais estu tentando construir uma tbm porém usando display de 16x2 aquele módulo LCD keypad mais queria implementar um timer de 1 a 10 hrs e um cooler para ligar de tempos em tempos e renovar o ar será que dá certo
Muito bom o projeto. Teve a versão com PID? Fiquei interessado ver como funciona.
Projeto f0d4! Parabéns! Estava aguardando um projeto desse tipo. Quero aprender a fazer um desse do zero. Terá no curso? Me interessei pelos cursos também.
Obrigado Gustavo! O foco do curso em si não é te ensinar um único projeto, mas te capacitar para construir qual quiser.
Então, não tem esse projeto especificamente no curso. Com minha metodologia exclusiva TPD e com diversos outros projetos te ensino a ter autonomia para desenvolver projetos com o Arduino! Te vejo no curso gratuito! mestresdoarduino.com/
Ficou Top. Quantos rolos de Filamento consegui secar de uma vez só? E em quanto tempo?
da para o arduino leonardo sem o display e usar no lugar da lampa um cartucho aquecedor de impressora 3d ?
Excelente projeto Prof, estou na dúvida em programar o TFT como funciona??? Obrigado Total Noob até fazer seu curso por enquanto ahahahaha!!!!!!!
Poderia ter compartilhado as dobradiças e puxador né
Mano evolui esse projeto !
Ideias:
Usar triac para mudar o brilho da lâmpada
Fabricar uma PCB
Timer pra dizer quando esta pronto o filamento
Comprei um display com o driver ST7789 ou só funciona com o que você indicou?
Olá, posso substituir esta lâmpada por uma vermelha (IR), pois custa adquiri-la no Chile?
Excelente projeto Marlon, mas onde vc compra os componentes ? Procurei aqui no Aliexpress, mas por cada componente ser de um fornecedor diferente, além da remessa conforme taxar tudo as tarifas de frete + impostos ficam inviáveis, quase compensa comprar uma Dryer Box pronta.
Ela poderia mostrar nesse display o consumo de energia também!
Daria pra trocar o display por um nextion?
Não seria viavel utilizar um regulador de tensão para diminuir a potencia da lampada ao invez de desligar totalmente?
Boas Mestre, muito bacana este projeto, estou em vias de faze-lo, mas como sempre as duvidas, kkkkkk
eu poderia usar um Uno R3, visto que este display pode ser conectado direto nele, diminuindo assim a fiação. se for possivel, muda alguma coisa no Codigo, ou pode ser usado o mesmo direto.
Abraço!
Obrigado! Pode ser usado direto, sem modificação no código já que o Arduino Nano e o UNO tem o mesmo microcontrolador, e ambos trabalham na mesma frequência, só não sei se vai caber dentro do case em 3D. Abração!
A mudança que eu faria no projeto seria:
Usar um cooler interno pra aumentar a circulação do ar. (Em baixo do bloco aquecedor)
Usar um bloco aquecedor com cartucho aquecedor "sanduichado" entre dois dissipador de calor de PC. O consumo de energia seria menor.
No projeto a iluminação da lâmpada é inútil e um desperdício.
Ótimo vídeo.
Você teria o material usado para venda e poderia disponibilizar o stl do material impressora para usar na caixa?
Arquivos STL, circuito e tudo mais na descrição do vídeo.
Marlon montei uma impressora corexy mais estou com muita dificuldade em configurar e compilar o marlin consegue me dar uma ajuda?
Amigo como localizo essa tela touch para comprar? estou pesquisando desde cedo as peças e só falta ela 😅
Uma das formas de aprimorar o projeto é adicionar uma fonte de resfriamento (e um tubo para escoamento da água produzida!) com placa termoelétrica (Peltier). Se resfriarmos a água primeiro, teremos que aquecê-la menos para obter o mesmo resultado.
Eu fiz isso no primeiro protótipo e a melhora da queda da umidade relativa é insignificante, não compensando o investimento extra para construir o sistema de condensação.
@@MarlonNardi As placas seriam insuficientes... ou você não tería ar forçado em cima, com dissipador de cada lado.
Eu sou um técnico de frio. A umidade, juntamente com a temperatura e o consumo, são o meu _metier_, e a desumidificação à redução da UR devido ao aumento da temperatura não é comparável a redução por condensação.
Como você baixa a UR de 100% a 38ºC, sem derreter o PLA?
No Arduino só tem que controlar outro rele, e em 3D necesitaría imprimir uma coluna de convexão. São umas placas, o dobro de dissipadores, um rele e uma ventolinha. Eu posso ajudar com essa parte.
Mesmo se eu demorar pra usar um rolo de filamento, ele deve ficar o tempo todo dentro da caixa?
controle PID seria bom
e o custo do consumo
Ai sim Robson!
quantos rolos de filamento cabem + - numa caixa dessas?
Seria possível usar uma caixa menor sem ter que alterar o código? Pergunto pela falta de espaço aqui.
Seria possível fazer esse projeto usando uma ESP32 Nano?
Da sim Eriko!
Duas dúvidas, 1 - Poderia o filamento ficar dentro da caixa, e sair diretamente pra impressora?
2- fazer a mesma caixa pra colocar a impressora dentro, não serie eficiente? assim conseguiria manter os parâmetros ambientais ideais para impressão?
Oi Marlon e demais! Preciso de ajuda quanto ao projeto. Fiz tudo bem direitinho. Tá funcionando aparentemente tudo ok, mas as vezes, do nada, no local dos indicadores de temperatura e umidade, aparece: nan1 (na temperatura); nan2 (na umidade relativa) e nan3 (na umidade absoluta). Gostaria de ajuda se alguém sabe onde posso ter errado.
Qual watts da lâmpada?
Olá, alguém pode me tirar uma dúvida? to fazer o projeto, fiz exatamente igual ao circuito, mas qdo ligo o Arduino, a tela fica toda branca. Alguém teve o mesmo problema ou imagina onde psso estar errando? Abs, Agrdeço
Até quantos rolos de filamento a caixa suporta com a mesma eficiência?
Acredito que uns 15 é tranquilo!
Fiquei muito curioso p saber os custos para manter a caixa ligada durante o mês. Parabéns pelo projeto e execução.
Por que que agora as imagens estão de excelente qualidade???? Prece ultraHD. 😊👍…. Comprou o quê?
A lâmpada incandescente é de quantos Watts?
70 ou 100W.
Obrigado! Empolguei e estou montando uma para mim. Só que não encontrei lâmpada incandescente, mas de bulbo. Também está difícil achar aqui em Brasília/DF caixa de isopor de 60L. Só acho de 50L. Mas vou atrás. Vamos em frente!
Fiz o projeto, copiei o código e colei tudo certinho, porém toda vez que ligo dá erro depois de um tempo.
Deixei ligado e quando voltei travou com a lâmpada ligada chegando a 111º , e derreteu minha caixa de isopor ://
Você não faz essa caixa para vender? Ou pelo menos vender a parte eletrônica já pronta para instalação? Não tenho essa habiliade toda que vc tem. rsrsrs
👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾
🚀 As matrículas para meu curso completo Mestres do Arduino estão abertas nesse exato momento com mais de 40% de desconto, por tempo limitado:
mestresdoarduino.com
Professor… depois desse tempo ainda está usando essa solução????