Essa questão da China ser livre ou não, depende do olhar para qual se analisa uma civilização que tem 5 mil anos de existência. Na China tem internet, facebook e todos apetrechos informacionais que tem no ocidente, só com plataformas não construídas por empresas ocidentais como: a Alibaba, Tik Tok e outras. De 2003 à 2011 o salário mínimo chinês cresceu 200% e a classe média chinesa já é maior em quantidade e qualidade em relação à brasileira, onde 400 milhões da população faz parte dela. Há uma espécie de contrato social entre a população chinesa e o partido comunista, que é o que o mantém no poder desde as reformas no campo que ocorreram com Deng Xiaoping, coisa que não aconteceu na União Soviética, motivo este pelo qual o primeiro não caiu e o segundo sim. Então, não faz muito sentido em dizer que a China não é livre, livre do ponto de vista de quem?.... deles, ou do ocidente?.... Não estou dizendo que a China funciona a mil maravilhas, mas temos que tomar muito cuidado na hora de atribuir valores no que diz respeito ao funcionamento de um modelo político em relação a outro. Sobre a questão do desenvolvimento, muito mais do que as corporações estrangeiras, o que sustenta e da o sucesso do crescimento da economia do país é o seu sistema financeiro que é estatal, em que, 30 Bancos de desenvolvimento do porte do BNDS funcionam como setor nevrálgico da economia, pondo fim ao que chamamos de "incerteza keynesiana". O socialismo de mercado com características chinesas é composto de três elementos pelo até o que se sabe, que são: keynesianismo, economia de mercado e economia planificada; no entanto, não há ainda uma teoria que consiga explicar esse modo de acumulação complexo. Ao contrário do que o ocidente pensa, o povo chinês é o mais revolucionário que existe, tanto que o trabalhador chinês fez e ainda faz muitas greves, se não fosse a readequação constante que o partido comunista fez ao longo de sua trajetória, com certeza ele já teria sido derrubado. Na China existem oito partidos políticos, não só 1, e os membros desses partidos, inclusive o comunista, são eleitos pela base nas províncias e caso não realize bons trabalhos, são caçados pela base imediatamente. Abraço, professor!... os conteúdos trabalhados são ótimos.
Parabéns pelo trabalho professor!! Eu gosto muito das questões geopolíticas, e seus vídeos vem me ajudando muito a entender. Os vídeos de História do Brasil e História Geral estão maravilhosos. Assim que puder, espero assistir os outros sobre História da África e da Arte. Parabéns de verdade!!
Vídeo muito muito bom. Parabéns. Entrei em Engenharia Elétrica na USP de São Carlos esse ano e mesmo assim continuo acompanhando vocês, pois conhecimento é muito além do vestibular. Grande abraço
Bom dia Dani! Muito bom começar a semana com um assunto interessantíssimo como esse sobre o termo "Socialismo de mercado" , esclareceu bem o porquê do termo e sua singularidade mas abriu caminho para vários questionamentos sobre a China na minha cabeça!kk....Fico no aguardo e na expectativa de uma live sua com o Rodolfo sobre o assunto novamente!...obrigado e uma ótima semana pra vcs do H.O!!....Enorme Gratidão e admiração pelo trabalho de vcs!
Eu não concordo com algumas posições dos professores do História Online, mas sempre admirei a explicação desses caras. Quanta clareza! A sequência de raciocínio é incrível. Já assisti muitos vídeos do Rodolfo pra fazer provas na faculdade. Parabéns pelo canal! Parabéns ao Daniel também.
eu tenho uma opinião política formada. mas decidi resolver pesquisar sobre economia, entender com uma visão mais aberta das coisas. vendo um vídeo desse tão explicativo eu fico me perguntando: se são as zonas exclusivas que garantem o desenvolvimento chinês, não estaria na hora de assumirmos que só o livre comércio garante um desenvolvimento do país? se a própria China percebeu que este é o caminho, por que latinos, em especial brasileiros ainda esperam tanto de um sistema econômico que não deu certo. me corrijam se estiver errado, estou aqui numa boa, com cabeça aberta, só pra tentar aprender algo.
Jonatas, aqui sempre há espaço para a discussão saudável, fique tranquilo. Alguns pontos para contribuir com a discussão. 1. Os países que hoje praticam o liberalismo, cresceram e se tornaram fortes adotando o liberalismo também? Ou antes foram protecionistas e nacionalistas na economia e só passaram a pregar o liberalismo quando suas empresas e economias já eram fortes o suficientes para competir com os mais fracos? O Tratado de Methuen/Panos e vinhos entre Inglaterra e Portugal é um exemplo interessante dos efeitos que o livre comércio pode ter sobre economias mais fracas em relação a economias mais fortes. 2. China é uma exceção, temos que tomar cuidado para não tomar exceção como regra. É um regime autoritário. As ZEEs, por exemplo, só funcionam e dão lucro devido às péssimas condições de trabalho na China, o que torna o trabalho barato e, assim, atraente para as grandes empresas estrangeiras. Não há liberdade de movimento (como numa democracia), por isso as ZEEs não "explodem" em população. Não há liberdade política. A China foi muito protecionista até mais ou menos os anos 2000-2010. Só aí passou a pregar livre comércio.
Os exemplos históricos mostram que a combinação de liberalismo econômico(mais facilidade pra fazer negócios e competição entre empresas) e um estado limpo e competente que de algumas ajudas no desenvolvimento econômico tipo industrialização e garanta saúde, educação e segurança é de longe a melhor forma de desenvolver um país, os exemplos de total estatismo geraram pobreza e nenhum exemplo de país muito desenvolvido com total Laissie Faire são inexistentes.
Professor, no vídeo o senhor relata que determinadas ações (controle e beneficios) em cidades especificas só é possível no regime autoritário instituido na China e que em uma democracia isso não seria possível, minha questão é: Em um país como o nosso a sua afirmação fica em suspenso, sendo aplicada para determinadas regiões assim como china? Explico, por exemplo, quando um senador, deputado faz campanha direta para promover recursos para tal cidade ou tal região que é seu "curral" eleitoral, essas ações não se assimilariam a essa prática de dominação e controle.
Edro, há uma diferença aqui. Senadores e deputados tem, entre outros deveres, a função de zelar por suas regiões de origem. Uma coisa é conseguir direcionar recursos nesse sentido, outra é o que a China faz: a China proíbe que pessoas se desloquem livremente por todos o território. Um chinês do interior não pode simplesmente ir a uma estação de trem e pegar um trem para uma ZEE ou ZAE. Só um Estado autoritário consegue fazer isso como regra. Não é uma quarentena, uma interdição por algo fora do comum, é o padrão. Aqui no Brasil, qualquer um de nós pode legalmente ir a qualquer estado ou cidade sem esse tipo de restrição.
A China possui 8 partidos. Não estou dizendo que o não há problemas em relação à democracia. Entretanto, não podemos analisar o país com os “olhos ocidentais”, sem uma visão geopolítica, cultural e histórica.
Alexandre, nominalmente o sistema é multipartidário sim. Porém os partidos menores não podem ser de qualquer outra via que não seja socialista, devem aceitar o domínio do Partido Comunista e podem ser banidos caso não concordem. Além disso, os partidos menores tem limites quanto à sua participação em escala nacional, entre outros fatores. Um sistema multipartidário em que os partidos menores não podem contrariar o partido maior é, na prática, um sistema de partido único. O trecho abaixo é do site da embaixada chinesa nas Bahamas. A última frase é emblemática. Under China's multi-party cooperation system, there are the CPC and eight other political parties. The eight democratic parties are: Revolutionary Committee of the Chinese Kuomintang, China Democratic League, China National Democratic Construction Association, China Association for Promoting Democracy, Chinese Peasants and Workers Democratic Party, China Zhi Gong Dang, Jiu San Society and Taiwan Democratic Self-Government League. Based on the principle of "long-term coexistence, mutual supervision, treating each other with sincerity and sharing each other's weal and woe," the democratic parties of China are different from the ruling party and the opposition party. They are under the leadership of the Communist Party, and devote themselves to the socialist construction. De fato, cada país tem sua história e cultura e isso impacta nas questões atuais e deve ser levado em conta. Mas, novamente, se um partido tem poder sobre os outros, o que há é submissão a este único partido.
excelente vídeo professor!! Viu, uma dúvida, assisti um vídeo sobre a china de um outro canal onde ele comentava que para uma empresa se instalar na china ela deveria ''ensinar'' a tecnologia necessária para a fabricação daquele produto com a finalidade da china também poder produzir o produto pro mercado interno, essa informação procede? uma outra dúvida é se essas empresas que se instalaram na china, vendem seus produtos para o mercado interno chinês ou isso é controlado pelo estado para proteger as empresas nacionais ? Muito obrigada, abraço!
Não importa a cor do rato, o que importa é que ele mate o gato , e matar o gato significa redistribuir a riqueza, obtida seja por meio estatal ou privado, as regiões que se refere são regiões experimentais especiais que funcionaram e recebem incentivos para se desenvolverem, o autoritarismo que você se refere é sempre referenciado por qualquer cidadão que poderá sugerir e /ou se manifestar em diferentes níveis administrativos , inclusive atravez de outros partidos (consultivos).A iniciativa privada se estende a qualquer cidadão que receberá incentivos em qualquer área da China , quanto ao preço da mão de obra a média salarial hoje (2019) é o triplo da do Brasil só para exemplificar. Com relação as zonas administrativas recuperadas (devolvidas) a China é bom que você se informasse quem escolhia os governantes na época de ocupação de Hong Kong , por exemplo. O caminho chines ao socialismo vem sendo conduzido de modo consistente pelo PCC em programas como por exemplo o plano de " eliminação da pobreza" , gerada pela economia de mercado que, sim causa grandes desequilibrio e disparidades de renda em termos regionais o que se verifica em todos os paises do "ocidente capitalista " assim como disse o camarada Xi Jingping " O povo não pode ser uma vítima do sistema econômico"
A China é bem complexa. Gostaria de dar uma sugestão de vídeo, fala sobre a mongólia interior ( que é pertence a China). Desde já agradeço 🤝, ótimo trabalho!
Daniel, quais autorxs contemporâneos (bibliografia) que você recomenda para pensar essa "dinâmica" - política e econômica - vigente na China no século XXI?
Augusto, para assuntos muito atuais as revistas de geopolítica (Foreign Affairs por exemplo) acabam sendo mais interessantes. Os livros se desatualizam muito rápido. No mais, nem sempre é necessário um livro todo para explicar certas questões. Nada contra livros, que fique claro :)
Julio, olá. Vi sua mensagem no insta e agradeço demais os elogios e o interesse, vou responder aqui. No momento estou bastante atarefado. Além do HO, tenho trabalho em cursinho. Já conhece o Clube do HO? É uma assinatura mensal, 3 níveis diferentes. No nível Revisões foi feito um curso de Atualidades esse ano, na forma de lives. Será mantido no ano que vem. Além disso, sendo assinante do Clube, vc tem acesso às lives gravadas e também às aulas de revisão (que servem também como introdução geral a vários temas) e a conteúdos do Rodolfo também, como no caso do curso de filosofia. Dependendo do seu interesse, creio que o Clube pode, por um preço menor (R$14,99), te atender melhor. Tudo o que já foi feito ficou gravado, vc pode acessar a qualquer momento. Há um nível a mais no Clube, chamado HO+ (R$19,99) que inclui ainda mais benefícios. Se quiser conhecer o Clube, clique em "Seja Membro" na nossa página inicial. Caso haja dúvidas, pode mandar msg aqui ou no meu insta.
Professor, me recordo de que no ano passado existia no website do HO uma área exclusiva de acesso aos cursos e revisões mediante inscrição. Costumavam disponibilizar materiais em forma de slides ou PDF, referente aos assuntos abordados em videoaulas do canal. Acessei recentemente o website de vcs e não localizei essa opção para os assinantes. Poderiam me fornecer o link de acesso, caso ainda exista esta opção? Gostaria de algum material de apoio para acompanhar as videoaulas e futuras revisões.
Tenho um aqui chamado "China, um nova história, de autoria de Goldman e Fairbank. A minha edição é antiga, 2010, não sei se foi atualizado. De qualquer forma faz um belo apanhado desde a antiguidade até hoje.
Acho uma boa idéia de vídeo falar sobre conceito de Democracia. Já que o conceito pós revolução francesa foi reprogramado para facilitar o controle do estado pela burguesia.
Olá, eu curso Relações Internacionais e esse tema me interessa, porém... o pouco que conheço da China, foi o que me repassaram em aula, e achei muita "lacração" e romanização em relação o govenro do partido comunista chinês. Vocês têm sugestão de livros para leituras sobre o tema?
Leandro, bom dia. Há um bom livro sobre a China chamado "China, uma nova historia", do Goldman e Fairbank. Faz um apanhado desde a antiguidade até hoje. China de fato gera muitas polêmicas e é difícil fugir da polarização, justamente porque as nossas categorias de pensamento são sempre insuficientes. É certamente um país autoritário, mas o partido está presente em todas as pequenas vilas e povoados, muitas pessoas fazem parte (pessoas desde as mais simples) de forma a haver participação popular, mas esta se dá dentro da estrutura dura do partido. Fica numa zona cinzenta em que certamente não é uma democracia, ao mesmo tempo em que não é a ditadura personalista ou de um partido hermético, é algo ali entre esses extremos, tendendo mais ao lado autoritário.
@@historia_online com a alteração do estatuto do partido, onde o Xi Jinping pode se manter no poder por tempo indeterminado, você acredita que pode se tornar uma ditadura personalista?
Dani, sempre tive essa visão dos trabalhadores chineses como a mão de obra mais barata do mundo, pessoas num sistema trabalhista pesado, longo e semi escravagista. Mas várias pessoas me disseram e repetiram que na verdade o trabalhador chinês é mais valorizado que o brasileiro e que lá ele extinguiram a pobreza e blablabla... O quanto disso procede? O trabalhador chinês vive bem ou mal?
Danilo, a mão de obra é barata sim, caso contrário as empresas não estariam lá. Ocorre que, como tudo, há matizes e os comentários aos quais vc se refere misturam política e economia. Por exemplo: acabar com a pobreza garante uma vida "boa"? Certamente é melhor do que passar fome, mas o que é "bom"? O governo chinês garante, em grande parte, moradia. Nesse sentido é muito bom. Quer dizer que trabalham pouco? Não. É possível ter casa, saúde, educação, tudo gratuito e feito pelo governo (coisas boas) mas ainda assim estar submetido a um regime de controle social intenso, sem liberdade de expressão e com muito trabalho, percebe?
@@historia_online dani, moro em uma cidade que gira ao redor de malharias e indústrias de tricot. 25% das malhas do país sai daqui. Nos últimos anos várias dessas malharias diminuem a produção na cidade e se instalam na China, o pessoal sempre me diz o mesmo que o amigo de cima aí disse , que lá o trabalhador é valorizado não há pobreza e essas balela. Mas imagino comigo que isso de valorizado e sem pobreza é a imagem que a China passa ao mundo , não a imagem que o mundo ve, ainda vejo a China extremamente fechada , é um sufoco danado viajar para lá em comparação aos EUA por exemplo, falo isso pois vejo o tanto que demora meus familiares conseguirem os vistos e outros fatores que o governo tem que liberar para fazer a viajem . Como disse será que uma região mais afastada talvez no tibete ou na divisa com a Mongólia onde clima não ajuda e nem recursos naturais essa população seje tão bem tratada como dizem? Sempre tive essa dúvida sempre que olhamos a China vimos pequim Shangai, Guangzhou, e nada fora daquela região
Boa tarde, professor Daniel. Só não entendo o porquê de chamar o governo chinês de autoritário e não de governo ditatorial. Talvez até totalitário em alguns sentidos, como a política de controle de natalidade deles, já que uma das características dos regimes totalitários é exatamente essa interferência na vida privada das pessoas.
Dani, o partido Comunista é maior que o Estado. As províncias chinesas, tem uma relativa autonomia pra assuntos não abraçados pelos planos quimquenais.
Essa questão da China ser livre ou não, depende do olhar para qual se analisa uma civilização que tem 5 mil anos de existência. Na China tem internet, facebook e todos apetrechos informacionais que tem no ocidente, só com plataformas não construídas por empresas ocidentais como: a Alibaba, Tik Tok e outras.
De 2003 à 2011 o salário mínimo chinês cresceu 200% e a classe média chinesa já é maior em quantidade e qualidade em relação à brasileira, onde 400 milhões da população faz parte dela.
Há uma espécie de contrato social entre a população chinesa e o partido comunista, que é o que o mantém no poder desde as reformas no campo que ocorreram com Deng Xiaoping, coisa que não aconteceu na União Soviética, motivo este pelo qual o primeiro não caiu e o segundo sim.
Então, não faz muito sentido em dizer que a China não é livre, livre do ponto de vista de quem?.... deles, ou do ocidente?.... Não estou dizendo que a China funciona a mil maravilhas, mas temos que tomar muito cuidado na hora de atribuir valores no que diz respeito ao funcionamento de um modelo político em relação a outro.
Sobre a questão do desenvolvimento, muito mais do que as corporações estrangeiras, o que sustenta e da o sucesso do crescimento da economia do país é o seu sistema financeiro que é estatal, em que, 30 Bancos de desenvolvimento do porte do BNDS funcionam como setor nevrálgico da economia, pondo fim ao que chamamos de "incerteza keynesiana".
O socialismo de mercado com características chinesas é composto de três elementos pelo até o que se sabe, que são: keynesianismo, economia de mercado e economia planificada; no entanto, não há ainda uma teoria que consiga explicar esse modo de acumulação complexo.
Ao contrário do que o ocidente pensa, o povo chinês é o mais revolucionário que existe, tanto que o trabalhador chinês fez e ainda faz muitas greves, se não fosse a readequação constante que o partido comunista fez ao longo de sua trajetória, com certeza ele já teria sido derrubado.
Na China existem oito partidos políticos, não só 1, e os membros desses partidos, inclusive o comunista, são eleitos pela base nas províncias e caso não realize bons trabalhos, são caçados pela base imediatamente.
Abraço, professor!... os conteúdos trabalhados são ótimos.
Ótima explicação, camarada!
Parabéns pelo trabalho professor!! Eu gosto muito das questões geopolíticas, e seus vídeos vem me ajudando muito a entender. Os vídeos de História do Brasil e História Geral estão maravilhosos. Assim que puder, espero assistir os outros sobre História da África e da Arte. Parabéns de verdade!!
Olá amigos Rodolfo e Daniel, sou historiador e admiro muito o trabalho de vcs, o que fazem aqui é de muita qualidade, forte abraço.
Opa, obrigado colega!!!!
Excelente como sempre !
Bastante ilustrativo, obrigado.
Excelente explicação!!!! Perfeito!!!
Vídeo muito muito bom. Parabéns. Entrei em Engenharia Elétrica na USP de São Carlos esse ano e mesmo assim continuo acompanhando vocês, pois conhecimento é muito além do vestibular. Grande abraço
Aulas 👏👏👏
Bom dia Dani! Muito bom começar a semana com um assunto interessantíssimo como esse sobre o termo "Socialismo de mercado" , esclareceu bem o porquê do termo e sua singularidade mas abriu caminho para vários questionamentos sobre a China na minha cabeça!kk....Fico no aguardo e na expectativa de uma live sua com o Rodolfo sobre o assunto novamente!...obrigado e uma ótima semana pra vcs do H.O!!....Enorme Gratidão e admiração pelo trabalho de vcs!
Ótimo conteúdo...
Ainda havia dúvidas acerca de como era esse sistema chinês...
Sou muito fan deste canal.
Parabéns pelo ótimo e claro conteúdo.♥️
Mais um incrível vídeo resumido de China. Uma síntese de conteúdo muito esclarecedora para iniciar um estudo mais detalhado de China!
Muito boa explicação!! Sempre tive dificultar de entender, muito obrigada :))
Maravilhoso como sempre Dani! E que voz é essa? Dá vontade de ouvir por horas. Kkk abraços alagoanos!
Ótimo vídeo professor! Acompanho e admiro muito o trabalho do canal!
Sugiro um vídeo sobre Soft Power!
Que bacana!Excelente explicação.Parabéns!E obrigada pelo conteúdo.Por Edilma Fernandes..
Sou muito fã desse canal 🫶🏻🙌🏻🤩
Que aula show !! 👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns ! aprendi muito !
Adorei o vídeo Dani! Um abraço do seu ex aluno do Poliedro SJC, que em 2018 largou as exatas pra entrar nas humanas! hehe
Hahahaha abs!
Muito obrigado pela excelente explanação Prof Daniel!
Perfeito
Eu não concordo com algumas posições dos professores do História Online, mas sempre admirei a explicação desses caras. Quanta clareza! A sequência de raciocínio é incrível. Já assisti muitos vídeos do Rodolfo pra fazer provas na faculdade. Parabéns pelo canal! Parabéns ao Daniel também.
Que vídeo fantástico. Cheio de conteúdo e muito bem explicado.
Dani news sempre iluminando!
Muito elucidativo! Parabéns 🤩
EXCELENTES VÍDEOS...PARABÉNS !!!!
Muito bom, Dani!! Obrigada!!
Melhor canal.
Show de didática professor.
Vídeo muito bom, ja estava há um tempo querendo saber sobre
Incrível! Muito obrigada pelas informações!!!
Os temas estão ótimos!! Seria massa alguns vídeos sobre a RPDC, prof Dani. Fiquei curioso em ver vc mediando sobre!
Grato pelo vídeo.
Sensacional,querido Dani!!!!!👏👏👏👏👏
Excelente!!!
TOP.
Melhor canal! Muito didático :)
Finalmente itendi muito obrigado!!!!
Melhor vídeo que vi até agora.
Não demoniza mas tbm não pinta com cores que camufla o terrível sistema socialista comunista.
Excelente mestre.
EXELENTE VÍDEO, ÓTIMO CONTEÚDO.
Perfeito Dan
eu tenho uma opinião política formada. mas decidi resolver pesquisar sobre economia, entender com uma visão mais aberta das coisas. vendo um vídeo desse tão explicativo eu fico me perguntando: se são as zonas exclusivas que garantem o desenvolvimento chinês, não estaria na hora de assumirmos que só o livre comércio garante um desenvolvimento do país? se a própria China percebeu que este é o caminho, por que latinos, em especial brasileiros ainda esperam tanto de um sistema econômico que não deu certo. me corrijam se estiver errado, estou aqui numa boa, com cabeça aberta, só pra tentar aprender algo.
Jonatas, aqui sempre há espaço para a discussão saudável, fique tranquilo. Alguns pontos para contribuir com a discussão.
1. Os países que hoje praticam o liberalismo, cresceram e se tornaram fortes adotando o liberalismo também? Ou antes foram protecionistas e nacionalistas na economia e só passaram a pregar o liberalismo quando suas empresas e economias já eram fortes o suficientes para competir com os mais fracos? O Tratado de Methuen/Panos e vinhos entre Inglaterra e Portugal é um exemplo interessante dos efeitos que o livre comércio pode ter sobre economias mais fracas em relação a economias mais fortes.
2. China é uma exceção, temos que tomar cuidado para não tomar exceção como regra. É um regime autoritário. As ZEEs, por exemplo, só funcionam e dão lucro devido às péssimas condições de trabalho na China, o que torna o trabalho barato e, assim, atraente para as grandes empresas estrangeiras. Não há liberdade de movimento (como numa democracia), por isso as ZEEs não "explodem" em população. Não há liberdade política. A China foi muito protecionista até mais ou menos os anos 2000-2010. Só aí passou a pregar livre comércio.
Os exemplos históricos mostram que a combinação de liberalismo econômico(mais facilidade pra fazer negócios e competição entre empresas) e um estado limpo e competente que de algumas ajudas no desenvolvimento econômico tipo industrialização e garanta saúde, educação e segurança é de longe a melhor forma de desenvolver um país, os exemplos de total estatismo geraram pobreza e nenhum exemplo de país muito desenvolvido com total Laissie Faire são inexistentes.
Agora eu finalmente entendi isso.
Obrigado!!!!!
Professor, no vídeo o senhor relata que determinadas ações (controle e beneficios) em cidades especificas só é possível no regime autoritário instituido na China e que em uma democracia isso não seria possível, minha questão é:
Em um país como o nosso a sua afirmação fica em suspenso, sendo aplicada para determinadas regiões assim como china?
Explico, por exemplo, quando um senador, deputado faz campanha direta para promover recursos para tal cidade ou tal região que é seu "curral" eleitoral, essas ações não se assimilariam a essa prática de dominação e controle.
Edro, há uma diferença aqui. Senadores e deputados tem, entre outros deveres, a função de zelar por suas regiões de origem. Uma coisa é conseguir direcionar recursos nesse sentido, outra é o que a China faz: a China proíbe que pessoas se desloquem livremente por todos o território. Um chinês do interior não pode simplesmente ir a uma estação de trem e pegar um trem para uma ZEE ou ZAE. Só um Estado autoritário consegue fazer isso como regra. Não é uma quarentena, uma interdição por algo fora do comum, é o padrão. Aqui no Brasil, qualquer um de nós pode legalmente ir a qualquer estado ou cidade sem esse tipo de restrição.
@@historia_online obrigado professor
A China possui 8 partidos. Não estou dizendo que o não há problemas em relação à democracia. Entretanto, não podemos analisar o país com os “olhos ocidentais”, sem uma visão geopolítica, cultural e histórica.
Alexandre, nominalmente o sistema é multipartidário sim. Porém os partidos menores não podem ser de qualquer outra via que não seja socialista, devem aceitar o domínio do Partido Comunista e podem ser banidos caso não concordem. Além disso, os partidos menores tem limites quanto à sua participação em escala nacional, entre outros fatores.
Um sistema multipartidário em que os partidos menores não podem contrariar o partido maior é, na prática, um sistema de partido único.
O trecho abaixo é do site da embaixada chinesa nas Bahamas. A última frase é emblemática.
Under China's multi-party cooperation system, there are the CPC and eight other political parties. The eight democratic parties are: Revolutionary Committee of the Chinese Kuomintang, China Democratic League, China National Democratic Construction Association, China Association for Promoting Democracy, Chinese Peasants and Workers Democratic Party, China Zhi Gong Dang, Jiu San Society and Taiwan Democratic Self-Government League. Based on the principle of "long-term coexistence, mutual supervision, treating each other with sincerity and sharing each other's weal and woe," the democratic parties of China are different from the ruling party and the opposition party. They are under the leadership of the Communist Party, and devote themselves to the socialist construction.
De fato, cada país tem sua história e cultura e isso impacta nas questões atuais e deve ser levado em conta. Mas, novamente, se um partido tem poder sobre os outros, o que há é submissão a este único partido.
Só faltou falar que para manter uma empresa privada na China é preciso que tenha sociedade de chineses.
Melhor explicação sobre o sistema econômico da China.
excelente vídeo professor!! Viu, uma dúvida, assisti um vídeo sobre a china de um outro canal onde ele comentava que para uma empresa se instalar na china ela deveria ''ensinar'' a tecnologia necessária para a fabricação daquele produto com a finalidade da china também poder produzir o produto pro mercado interno, essa informação procede?
uma outra dúvida é se essas empresas que se instalaram na china, vendem seus produtos para o mercado interno chinês ou isso é controlado pelo estado para proteger as empresas nacionais ?
Muito obrigada, abraço!
Não importa a cor do rato, o que importa é que ele mate o gato , e matar o gato significa redistribuir a riqueza, obtida seja por meio estatal ou privado, as regiões que se refere são regiões experimentais especiais que funcionaram e recebem incentivos para se desenvolverem, o autoritarismo que você se refere é sempre referenciado por qualquer cidadão que poderá sugerir e /ou se manifestar em diferentes níveis administrativos , inclusive atravez de outros partidos (consultivos).A iniciativa privada se estende a qualquer cidadão que receberá incentivos em qualquer área da China , quanto ao preço da mão de obra a média salarial hoje (2019) é o triplo da do Brasil só para exemplificar. Com relação as zonas administrativas recuperadas (devolvidas) a China é bom que você se informasse quem escolhia os governantes na época de ocupação de Hong Kong , por exemplo. O caminho chines ao socialismo vem sendo conduzido de modo consistente pelo PCC em programas como por exemplo o plano de " eliminação da pobreza" , gerada pela economia de mercado que, sim causa grandes desequilibrio e disparidades de renda em termos regionais o que se verifica em todos os paises do "ocidente capitalista " assim como disse o camarada Xi Jingping " O povo não pode ser uma vítima do sistema econômico"
A China é bem complexa. Gostaria de dar uma sugestão de vídeo, fala sobre a mongólia interior ( que é pertence a China). Desde já agradeço 🤝, ótimo trabalho!
Daniel, quais autorxs contemporâneos (bibliografia) que você recomenda para pensar essa "dinâmica" - política e econômica - vigente na China no século XXI?
Augusto, para assuntos muito atuais as revistas de geopolítica (Foreign Affairs por exemplo) acabam sendo mais interessantes. Os livros se desatualizam muito rápido. No mais, nem sempre é necessário um livro todo para explicar certas questões. Nada contra livros, que fique claro :)
@@historia_online Irei dá uma olhada. Agradeço pela recomendação.
Bom!
Professor, então pode-se dizer que a China só cresceu e se desenvolveu pq abriu seu mercado?
Exato Everton
Já ouvi os termos econômica híbrida e ou sistema híbrido. Eles também podem ser aplicados ao sistema chinês prof?
Podem sim, apesar de não serem os termos mais consagrados.
Daniel, voce da aula particular? Gostaria de ter seu e-mail pra podermos ver a possibilidade disso
Julio, olá. Vi sua mensagem no insta e agradeço demais os elogios e o interesse, vou responder aqui.
No momento estou bastante atarefado. Além do HO, tenho trabalho em cursinho. Já conhece o Clube do HO? É uma assinatura mensal, 3 níveis diferentes. No nível Revisões foi feito um curso de Atualidades esse ano, na forma de lives. Será mantido no ano que vem. Além disso, sendo assinante do Clube, vc tem acesso às lives gravadas e também às aulas de revisão (que servem também como introdução geral a vários temas) e a conteúdos do Rodolfo também, como no caso do curso de filosofia. Dependendo do seu interesse, creio que o Clube pode, por um preço menor (R$14,99), te atender melhor. Tudo o que já foi feito ficou gravado, vc pode acessar a qualquer momento. Há um nível a mais no Clube, chamado HO+ (R$19,99) que inclui ainda mais benefícios.
Se quiser conhecer o Clube, clique em "Seja Membro" na nossa página inicial. Caso haja dúvidas, pode mandar msg aqui ou no meu insta.
Professor, me recordo de que no ano passado existia no website do HO uma área exclusiva de acesso aos cursos e revisões mediante inscrição. Costumavam disponibilizar materiais em forma de slides ou PDF, referente aos assuntos abordados em videoaulas do canal. Acessei recentemente o website de vcs e não localizei essa opção para os assinantes. Poderiam me fornecer o link de acesso, caso ainda exista esta opção?
Gostaria de algum material de apoio para acompanhar as videoaulas e futuras revisões.
Oi Karen, nós transferimos tudo pro TH-cam. As revisões terão materiais sim, quando começar nós vamos explicar certinho.
@@historia_online ah sim, muito obrigada!
Oi você falou que tinha um vídeo sobre macau , não estou achando alguém pode mandar o link por favor , desde já obrigado
Macau vai ao ar na 4a feira :)
@@historia_online ebaaa, obg😁😁😁
Viva a Luta do povo professor. ☭
Professor, bom dia! Alguma sugestão de livro para entender melhor a China? Abraços e obrigado pelo vídeo!
Tenho um aqui chamado "China, um nova história, de autoria de Goldman e Fairbank. A minha edição é antiga, 2010, não sei se foi atualizado. De qualquer forma faz um belo apanhado desde a antiguidade até hoje.
Acho uma boa idéia de vídeo falar sobre conceito de Democracia. Já que o conceito pós revolução francesa foi reprogramado para facilitar o controle do estado pela burguesia.
Cleiton, temos vários vídeos sobre o tema, ou várias falas, nas nossas lives. De qualquer forma, sugestão anotada!
Olá, eu curso Relações Internacionais e esse tema me interessa, porém... o pouco que conheço da China, foi o que me repassaram em aula, e achei muita "lacração" e romanização em relação o govenro do partido comunista chinês. Vocês têm sugestão de livros para leituras sobre o tema?
Governo*
Leandro, bom dia. Há um bom livro sobre a China chamado "China, uma nova historia", do Goldman e Fairbank. Faz um apanhado desde a antiguidade até hoje. China de fato gera muitas polêmicas e é difícil fugir da polarização, justamente porque as nossas categorias de pensamento são sempre insuficientes. É certamente um país autoritário, mas o partido está presente em todas as pequenas vilas e povoados, muitas pessoas fazem parte (pessoas desde as mais simples) de forma a haver participação popular, mas esta se dá dentro da estrutura dura do partido. Fica numa zona cinzenta em que certamente não é uma democracia, ao mesmo tempo em que não é a ditadura personalista ou de um partido hermético, é algo ali entre esses extremos, tendendo mais ao lado autoritário.
@@historia_online muito obrigado pelo seu retorno, e indicação de livro. Já incluí na minha lista de compras.
@@historia_online com a alteração do estatuto do partido, onde o Xi Jinping pode se manter no poder por tempo indeterminado, você acredita que pode se tornar uma ditadura personalista?
Leandro, bom dia. É uma possibilidade sim, muito real. Provavelmente é o objetivo, veremos como o partido lida com o fato.
Excelente vídeo...sou a favor de um principio....primeiro comida na mesa, depois vamos discutir democracia...chega de hipocrisia
Dani, sempre tive essa visão dos trabalhadores chineses como a mão de obra mais barata do mundo, pessoas num sistema trabalhista pesado, longo e semi escravagista. Mas várias pessoas me disseram e repetiram que na verdade o trabalhador chinês é mais valorizado que o brasileiro e que lá ele extinguiram a pobreza e blablabla... O quanto disso procede? O trabalhador chinês vive bem ou mal?
Danilo, a mão de obra é barata sim, caso contrário as empresas não estariam lá. Ocorre que, como tudo, há matizes e os comentários aos quais vc se refere misturam política e economia. Por exemplo: acabar com a pobreza garante uma vida "boa"? Certamente é melhor do que passar fome, mas o que é "bom"? O governo chinês garante, em grande parte, moradia. Nesse sentido é muito bom. Quer dizer que trabalham pouco? Não. É possível ter casa, saúde, educação, tudo gratuito e feito pelo governo (coisas boas) mas ainda assim estar submetido a um regime de controle social intenso, sem liberdade de expressão e com muito trabalho, percebe?
@@historia_online dani, moro em uma cidade que gira ao redor de malharias e indústrias de tricot. 25% das malhas do país sai daqui. Nos últimos anos várias dessas malharias diminuem a produção na cidade e se instalam na China, o pessoal sempre me diz o mesmo que o amigo de cima aí disse , que lá o trabalhador é valorizado não há pobreza e essas balela. Mas imagino comigo que isso de valorizado e sem pobreza é a imagem que a China passa ao mundo , não a imagem que o mundo ve, ainda vejo a China extremamente fechada , é um sufoco danado viajar para lá em comparação aos EUA por exemplo, falo isso pois vejo o tanto que demora meus familiares conseguirem os vistos e outros fatores que o governo tem que liberar para fazer a viajem . Como disse será que uma região mais afastada talvez no tibete ou na divisa com a Mongólia onde clima não ajuda e nem recursos naturais essa população seje tão bem tratada como dizem? Sempre tive essa dúvida sempre que olhamos a China vimos pequim Shangai, Guangzhou, e nada fora daquela região
Boa tarde, professor Daniel. Só não entendo o porquê de chamar o governo chinês de autoritário e não de governo ditatorial. Talvez até totalitário em alguns sentidos, como a política de controle de natalidade deles, já que uma das características dos regimes totalitários é exatamente essa interferência na vida privada das pessoas.
Meu QI deve ter subido uns 5 pontos depois desse video
Dani, o partido Comunista é maior que o Estado. As províncias chinesas, tem uma relativa autonomia pra assuntos não abraçados pelos planos quimquenais.
Para o povo socialismo, para o governantes capitalismo.
Na verdade é o contrário o governo é socialista e a população vive em um sistema capitalista .
Capitalismo vermelho.
Excelente!!!!!
Melhor canal.