O Paradoxo dos Gêmeos (com Ponto em Comum) | Relatividade #09
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 23 ม.ค. 2025
- Vamos conversar sobre o paradoxo dos gêmeos!
Inscreva-se no Canal Ponto em Comum! - goo.gl/C0uBPD
Vídeo sobre Viagem no Tempo (Ponto em Comum + Primata Falante) ► goo.gl/6T4Ou1
Twitter: @davirsimoes - goo.gl/p1Ib7W
Snapchat: davirsimoes
Facebook: Primata Falante - goo.gl/6zmGpn
VÍDEOS CITADOS/RELACIONADOS:
Existem Evidências da Relatividade? ► goo.gl/HvRmUQ
A Gravidade Não é o que Você Pensa ► goo.gl/P7NsFR
Existem Eventos Simultâneos? ► goo.gl/0fUvU5
A Terra Está Parada ► goo.gl/YPKQuB
FONTES/SAIBA MAIS:
Relatividade Geral e Cosmologia
goo.gl/DRQUyU
How does relativity theory resolve the Twin Paradox? (Scientific American)
goo.gl/gD1Q8P
Transformação de Lorentz: paradoxo dos gêmeos e contração de Lorentz
goo.gl/DrjLyu
How to Build a Time Machine
goo.gl/tmFh53
Vários artigos discutindo esse problema sob diferentes abordagens
goo.gl/YPVNFk
Twin Paradox in General Relativity
goo.gl/SyjNDd
The Twin Paradox and the relativity of simultaneity
goo.gl/QxDR1E
The Origin of Matter and Time
goo.gl/U9KK0H
Minkowski, Geometria e Relatividade
goo.gl/JF2CpY
-----------------------------------------
Agradeço aos apoiadores: Bruno DP, Luciana, Douglas, Dalmarques, Izabela, Wilson T, Rafael, Maria, Bernardo, Fábio, Tavinho, Gabriel, Edson L, Edson R, Luiz L, Fagner, Filipe B, Éverton, Felisberto, Beatriz, Carolaine, Rodrigo C, Alisson, Daniel E, Alcides Mello, Fernando Maia, Maurício, Nathália, Luiz C, Fernando R, Gustavo, Ingrid, Virgílio, Camila, Paulo, João Luna, Ricardo, Bruno S, Fernando Maldaner, Vitor, Marcelo, Thales, Gustavo, Thiago, Juliano, Leonardo J, Lucas P, Rodrigo A, Renato G, Renan, Bruno Rocha, Anderson, Alberto, Masashi, Lucas A e Luis N.
Obrigado por contribuirem com a divulgação científica e tornarem meu trabalho possível! Se quiser também apoiar meu trabalho, acesse:
www.padrim.com...
ou
/ primatafalante
-----------------------------------------
Não há intenção de infringir direitos autorais.
Todas as músicas estão sob a licença Creative Commons. Todas as imagens utilizadas nesse vídeo são criações originais ou de propriedade dos autores e foram utilizadas sob a conformidade da lei de Direitos Autorais, Capítulo IV, Artigo 46 onde materiais protegidos podem ser utilizados parcialmente com finalidade de notícia ou de artigo informativo, crítica e paródia. A utilização das imagens também estão sob conformidade de Uso Justo (Fair Use). - วิทยาศาสตร์และเทคโนโลยี
Boa Davi! Ficou incrível! Os Hugobertos estão mandando um abraço!
Outro pra eles! Eles explicam muito melhor que eu hahaha
+Primata Falante o desenho deles é melhor que o seu haushaushasu
Ponto em Comum e primata falante, vocês são Tíbio e Perônio, eu sabia.
th-cam.com/video/rbUCzVDhHS8/w-d-xo.html
Cs poderiam fazer um vídeo sobre o Trem Jocaxiano (só colocar no Google)?
Tibio e Perônio, o melhor exemplo que poderia ter
Nostalgia......
que jeito de explicar infantil... gostei! é fácil entender!
Que massa ver os Hugobertos aqui no primata falante. Até o Miguel fez uma pontinha... kkkkkk
Ficou Show!!!
Jesus, por favor, faça mais episódios com o Davi...
Os Davi favoritos desse TH-cam juntos
Davi, começa uma serie falando sobre energia!!!! eu sou leigo, mas adoro esses papos de física e essa parte de energia, principalmente a nivel atomico, me intriga bastante, além da propria relatividade q da arrepio so de pensar. amo mt seu canal, ta no topo dos meus favoritos!
Vale ressaltar que pelo fato da velocidade da luz ser uma constante, tanto o tempo quanto o espaço têm que se deformar para que essa velocidade continue constante, ou seja, quem se move pelo espaço na velocidade da luz deforma o tempo e quem não se move pelo espaço se move pelo tempo.
O erro que eu vejo é o seguinte, se ele se afasta perto da velocidade da luz a luz da terra vai chegar na nave mais devagar, em câmera lenta, soh que ao voltar o contrário acontece, tudo vai passar rapidamente, logo quando ele chega eles estarão no mesmo tempo. Essa equação não faz o menor sentido. Explica isso?
Ficou legal a edição, parabéns!!!
Esse paradoxo é muito doido, fui voltando o vídeo para entender melhor.
ADOREIII essa colab desse jeito!!!! gnt.. façam mais isso!!
Explicação perfeita David, estou me impressionando cada vez mais com a qualidade dos seus vídeos, não só em assuntos de física, mas em outros também! Abraço e sucesso!
O quadro da tua mãe, eu também sempre vi ele como uma mulher de costas (como alguém já citou em algum comentário q eu li). Mas também agora me da a impressão de ser a cabeça de um cara careca (tipo um manequim de loja) e um pedaço da costa ali.
Sobre o vídeo, do tipo q vale ver mais de uma vez hahah
Aulas conjuntas. Eu apoio!
Um dos melhores vídeos do canal ate hoje, parabéns Davi!
Buguei
Kkkkkkkk
obrigado pelo exemplo, em outro vídeo eu havia pedido que vc fizesse esse exemplo e vc o fez! valeu mesmo! 😄
Minha cabeça esta doendo! 😞
Davi você tem algum vídeo falando do filme 'Interestelar'? Se não fez ainda eu queria saber o que é "viagem" dos roteiristas e o que a teoria da relatividade considera como possível de acontecer como no filme.
No filme gravidade fala disso um pouco
Pelo que consegui entender do video, entao a relatividade restrita só faz o efeito quando há aceleração e desaceleração? Exemplo se sincronizarmos o tempo quando ele ja estiver em movimento constante, embora seja impossível saber mais vamos supor que conseguíssemos sincronizar os relogios, entao ate haver aceleração ou desaceleração o tempo passará igual independentemente de quantos anos durar a viajem? foi o q eu entendi .... Outro exemplo, podemos viajar em uma nave, ela vai acelerando até chegar a 99% da velocidade da luz, vamos supor que isso ocorra em 1 hora, entao nao adianta eu ficar viajando mais tempos já posso voltar pra terra e levar mais 1 hora para desacelerar e o efeito seria igual se eu continuasse a viajem por muito tempo? Nao sei se consegui explicar o que eu entendi, mais se vc ler várias vezes acho que vai entender, isso q eu disse é apenas o que eu consegui entender essa explicação de hoje, vlw
oi fala sobre o entrelaçamento quântico adoro seus vídeos
Não da tempo de comentar enquanto assiste o vídeo, muita informação para absorver😂😂
Não existem referenciais privilegiados quando eles são inerciais, mas um referencial inercial tem privilégios em relação a um referencial acelerado?
Então viajar em uma velocidade altíssima não é suficiente para o tempo passar mais devagar, é necessário ter uma mudança na aceleração?
+Deivid H. o que eu entendi foi o seguinte: a aceleração serve para indicar quem está em movimento, pois a confusão nasce justamente da percepção errada de quem se move em relação ao outro, o que fica na terra afirma que a nave se move em relação a ele, o que esta na nave pode deduzir o mesmo, dizer que é a terra está se movendo, assim, basta saber quem está acelerando para fugir do paradoxo.
+Deivid H. Se voce se movimentar em velocidade beem alto voce o tempo vai passar mais devagar (em relação a terra) porem voce não vai perceber isso.
se ao invés da nave andar em linha reta, dar a volta e retornar ela estivesse viajando em um grande circulo com a distância até a estrela sendo o diâmetro desta volta, ele estaria a uma constante aceleração centrípeta, isso tornaria a diferença de idade entre eles maior?
Façam um vídeo dobre o trem Jocaxiano.
Fala sobre a série Dark
No caso do paradoxo dos gêmeos numa situação hipotética digamos que ele mantém contato com seu irmão através do whatsapp em tempo real a cada 1 em 1 hora ou a cada 1 em 1 dia, o que será que aconteceria? Buguei minha mente aqui pensando nisso
Cara....difícil entender td isso...mas a explicação de vcs é ótima!
Só vai ser difícil definir se foi o Tíbio ou o Perônio que embarcou na nave e acabou ficando mais novo que o outro gêmeo, nem eles mesmos sabem direito quem é quem! Hahah!
Dat referencia à Castelo Rá-tim-bum...
se o peronio estivesse numa ligacao de video com tibio, ao sofrer do efeito da dessincronizacao, ele veria o tibio envelhecer 50 anos em um milesimo de segundo? ou continuariam a conversar normalmente, e quando peronio retornasse a terra, poderia mostrar o passado de tibio na chamada de video?
Tíbio e Perônio?
kkkkkkkkkkkk
Essa foi ótima!
Mais uma vez, parabéns pelo excelente vídeo.
Vou analisar bem o que disse pois isso já cai em efeitos que precisam de muito estudo e atenção para entender.
E eu gosto mesmo de aprender.
Valeu.
assisti outros videos e somando o que entendi neles... como a luz nao pode ultrapassar a sua propria velocidade. dentro da nave, dependendo do tamanho dela, quase poderia ser percebido o tempo em que a luz de uma lanterna acionada em uma extremidade da nave, iluminaria a outra extremidade. ou mesmo que a nave estivesse na velocidade da luz, uma lanterrna nao poderia ilumidar a outra extremidade, visto que a luz nao pode ultrapassar a sua propria velocidade, e seria necessario que ela percorresse uma distancia para chegar a outra extremidade..... esse efeito tambem influenciaria a massa do corpo do gemeo, e por isso ele nao envelheceria tao rapido............
Gostaria muito que você fizesse um video sobre a radiação de corpo negro. E porque a energia de um fóton depende linearmente da frequência e o no corpo negro não???. Quando li isto no livro para mim não ficou claro Planck resolveu isso.
Deu um nó na mente agora kkkk, vou ver novamente :)
Como provar que não foi a terra que acelerou e desacelerou? O que impede a Terra de estar acelerando? Se a aceleração for feita muito lentamente, será praticamente imperceptível para ambos. É mais prudente considerar o experimento do balde de Newton.
acho que o cara que fica parado na terra fica 50 anos mais velho pois quando ele está parado o tempo passa mais rapido do que o irmão que está em movimento
Como diria o Pirula, um episódio Denso!
+Primata Falante, faz um vídeo explicando o que acontece com o tempo dentro de um buraco negro :D
A ideia de quem passa o tempo mais devagar ou mais rápido não é apenas uma viagem contraria a informação emitida pelo observado e por isso quem viaja contrario ao observado tem a sensação de ver o tempo dele passando mais devagar? É como se o objeto emitisse luz, e essa luz é a informação do estado atual dele, ao viajar contrario a essa luz, a essa informação o viajante vai receber durante mais tempo a mesma informação, se fosse uma viagem na velocidade da informação ele apenas observaria o objeto parado no espaço tempo, e se fosse no sentido contrario ele teria (na velocidade da luz) toda a informação da existência do objeto instantaneamente. Isso faz sentido?
Dica de vídeo: Sizígia.
já que temos tantos planetas se exibindo em nosso céu hoje.
Definição, curiosidades, a mais famosa, a mais esperada, a próxima, e, é claro, porque uma sizígia completa, com os 9 astros principais do nosso sistema, é considerada impossível.
Quando eu ouça essas histórias eu fico imaginado o irmão na nave passando pelo sol e o outro irmão na Terra, fico imaginado o irmão da Terra fazer as coisas super rápido e encelhecer e o irmão da nava o tempo passar devagar. Imagino isso vendo os dois irmão como se estivesse longe dos dois irmãos.
Não entendo porque isso acontece. Não faz sentindo.
Quando vc conseguir compreender a teoria de relatividade, isso irá fazer todo o sentido, assista todos os vídeos do Davi quantas vezes for necessário.
+Deivid H. Nós vemos isso acontecer com Mercúrio! (a famosa precessão do periélio de Mercúrio, certamente vou fazer vídeo a respeito)
Primata Falante Estou ansioso por esse vídeo.
Mano tava ansioso por esse vídeo. Melhor canal!!
...E caso leia meu comentário, um abraço!!
Ele perceberia visualmente o tempo passar rápido na aceleração quase instantania?
Nesse cálculo de quanto tempo se passou a mais pra um dos gêmeos também deveria ser incluído o campo gravitacional da Terra, que está sendo sentido pelo Tíbio, mas não pelo Perônio, certo...?
E se ao invés de viajar 25anos em linha reta, a nave fizer uma orbita de 50 anos luz?
Davi fala sobre dobra espacial
Mas no momento que a nave voltar e chegar na terra e frear ele não vai ficar com a mesma idade?
E se ao invés de ter de dar a volta na estrela ou sofrer qualquer aceleração ou desaceleração o Perônio entrasse em um buraco de minhoca para voltar para Terra?
A aceleração centrípeta da nave ao par pela estrela também pode ser considerada para modificar a noção de passagem de tempo, ou somente a aceleração escalar?
Entro na minha mente até buguei
Levando em conta a aceleração e desaceleração instantânea e se por acaso o universo fosse redondo como a terra e vc chegasse ao mesmo ponto seguindo em linha reta. Oq aconteceria nesse caso?
Você quer dizer um universo com um espaço bem curvo e sendo uma miniatura do universo que vivemos? Um universo tão pequeno que a luz daria a volta nele em poucos anos?
Davi, explicações phodas mesmo, valeu.
gravidade e inercia são forças semelhantes ??? se eu colocasse um relogio digital dentro de uma centrifuga que gerasse inercia alta ele atrasaria em relação ao outro???? em filmes de ficção cientifica inercia é usada pra gerar gravidade artificilal , será que a gravidade e o efeito que a inercia causa não seria a mesma força manifestada de maneiras diferente??
Não é inercia e gravidade. É referencial acelerado e gravidade. Na inércia não há variação de velocidade, sendo a aceleração resultando zero, mas em um referencia acelerado sim.
Por isso , min dar mais vontade em saber física , eu vou ser um físico teórico futuramente
Mim não ser índio mim ser pessoa
Aprender a escrever é um passo interessante para seu sonho
Parabéns Davi, muito bom o vídeo.
E se Peronio iniciar a desaceleração até o estacionamento e Tibio decolar no exatamente ao mesmo tempo em direção ao Tibio ?
Ambos terias a mesma idade quando se encontrar?
Pelo que consegui entender do video, entao a relatividade restrita só faz o efeito quando há aceleração e desaceleração? Exemplo se sincronizarmos o tempo quando ele ja estiver em movimento constante, embora seja impossível saber mais vamos supor que conseguíssemos sincronizar os relogios, entao ate haver aceleração ou desaceleração o tempo passará igual independentemente de quantos anos durar a viajem? foi o q eu entendi ....
Não,ele está falando da percepção
da dilatação do tempo.
Continua sendo válida a relativamente restrita
Terence and Philip?
Qual livros você mais gosta? halliday, sears ou tipler?
mas se o movimento for circular em uma constante haveria aceleração? se não faria diferença?
*Vídeo excelente! Parabéns!*
Eu sou apenas uma leiga curiosa do assunto, mas algo que sempre quis questinar sobre a possiblidade de viagens no tempo é se realmente ela é possível em termos de visitarmos eventos futuros (ou passados) ou se seria apenas efeito da nossa percepção sensorial, para ficar mais claro : realmente conseguimos avançar no futuro ou apenas temos essa percepção de passagem de tempo mais rápida sem alteração de eventos reais?... pelo que eu entendi da explicação (e posso de ter entendido bem errado >_< ) não seria exatamente que viajar para futuro seria possível, acho que analogia mais adequada seria como se essas possibilidades colocassem o observador que "avançou no tempo" em uma especie de câmara criogênica, que paralisa (ou retarda muito) o tempo e os efeitos de envelhicmento biologico em si, não é como se o observador avançasse no tempo, é como se ele retardasse as mudanças do ambiente e os enventos dentro dessa nave. Bem posso ter falado uma bobagem sem sentido aqui XDXDXD. Mas sempre quis colocar esse questionamento.
muito bom o vídeo , ótima explicação
Cara, e se a viagem for de ida e volta mas o trajeto for circular? tipo, coloque um ponto imaginário no meio da distância entra a Terra e a estrela o orbite-o mantendo sempre a mesma distância deste ponto.
Primata falante, e se a nave tiver uma orbita esferica formada por sua tragetoria?
se colocar um foguete (feito para funcionar no vaco do espaço) amarrado em uma linha mega registente (sem possibilidade ruptura) e apos ligar o foguete( no espaço sem influencia de forças gravitacionais) por causa da linha ele teria uma tragetoria esferica, com a possibilidade de mcu (sem aceleração). o que aconteceria se o foguete viajasse a velocidade de 99% da velocidade da luz ? seria possivel?
me chamo Gustavo Avila
Não existe dilatação do tempo. Uma desinformação pura.
Se puder escolha ir na nave, mas capaz da nave explodir e o gemeo q ficar ainda vive mais.
Mas se a nave estiver na velocidade da luz, retilineamente, não seria impossível deste referencial ultrapassar esse limite (não podendo nunca acelerar para a mesma direção, por exemplo, emitindo um fóton)? Então o referencial ''inercial'' que observa essa nave deve ver a velocidade da luz constante e deve ver a nave nessa velocidade, portanto, ela que deve ter massa, e ela que conseguirá medir tanto o tempo dela quanto o tempo e velocidade da nave. E se a nave estiver perto da velocidade da luz, não é totalmente possível que, se existisse uma máquina que fizesse os cálculos de tempo, referenciais e espaço, simulasse como estaria, naquele momento, o referencial na terra e ele próprio? De certo modo, tem-se uma ''medição'' até que absoluta, pensando dessa maneira, já que o referencial em quase ''c'' poderia estar consciente de que está em ''c'', e até teria efeitos físicos em si mesmo por conta de estar em ''c'', então a física não te deixa abstrair de noções mais absolutas, nem quando se há uma diferenciação de tempo e espaço... Então sempre teremos de considerar esse ''absoluto'' de cada referencial a partir da sua massa e velocidades. Correto?
será que quando Perônio voltar o Brasil será um país sério?
Aceitando que existe uma 'portal gun' (não a do rick and morty, a do jogo):
Tem uma nave viajando a 99% da velocidade da luz. No instante que ela passa pela mediação terrestre, o Peronio cria um portal de entrada na terra com saída dentro da nave e atravessa o portal, aprecendo dentro da nave já acelerada. Ao chegar próximo a Vega, ele cria um novo portal de entrada. Uma que dessa vez a nave inteira vai passar. A saída desse portal é exatamente ao lado da entrada, porém invertido, o que faria a nave inverter a posição automaticamente. Ao chegar próximo à terra o Peronio cria mais um portal dentro da nave com saída na terra e o atravessa. O que acontece nessa situação?
Eu sempre tive uma dúvida mas até hj não foi sanada.Qual relação biológica do corpo humano com o tempo?Eu digo, como o fato de o tempo passar mais rápido afeta o corpo?
Obs: Sou leigo.
O metabolismo das células ocorre de acordo com a passagem do tempo assim como a oscilação da energia dos átomos.
No exemplo, durante a viagem todos os procedimentos no corpo do Tibio ocorrem mais rapidamente em relação ao Peroneo(usando o Tíbio como referencial).
Uma informação que pode ajudar a entender é o funcionamento do relógio atômico. Pode funcionar medindo as oscilações em um átomo. Na terra passou-se um segundo e um átomo de césio oscilou 9 bilhões de vezes, Simultaneamente (terra como referencial) o átomo de césio oscilou só 90 milhões de vezes. Portanto um relógio na nave marcaria 0.01 segundos e o corpo tambem sentiria o tempo passando 100 vezes mais devagar.
Show esse vídeo
Eu tenho uma pergunta!
Se o tíbio e o perônio, Cada um possuísse um computador com entrelaçamento quântico, ou seja não importa em que lugar do universo eles estariam sempre em contato imediato.
Minha pergunta:
O perônio estaria se comunicando com o passado?
E se sim que implicações isso teria?
O primeiro exemplo não faz sentido, continua entrando no paradoxo, o universo que está acelerando em relação a nave.
Não, a aceleração é um tensor. Todos os referenciais medem que o referencial acelerado é o mesmo, incluindo o próprio referencial.
Primata Falante Não entendi :\ fui procurar o que é um tensor e também achei difícil de entender.
Enfim, se só existe uma bola e um quadrado no universo, e o quadrado está acelerando, o cara do quadrado vai olhar pra bola e vai ver ela acelerando também. Só consigo ver a diferenciação caso o universo seja uma matriz aonde ele utiliza o seu referencial para realizar a sua lógica.
Primata Falante Outra coisa, se eu entendi o vídeo, quando você acelera é quando vê anos e anos da terra se passando, não durante a viagem? então se você acelerar muito rápido em menos de um segundo e se passar 50 anos na terra, creeio que seja possível alguém fazer mais de 300 000 km nesse tempo andando por aí, logo em relação a nave alguém andou na terra mais rápido que a luz?
Acho que fica mais fácil compreender a questão de porque todos enxergam a aceleração no mesmo local se vc assistir esse vídeo aqui - th-cam.com/video/nWWLMFFgif8/w-d-xo.html
Nele expliquei porque o geocentrismo não é um ponto de vista - a razão é exatamente o fato de que um referencial acelerado é visto como acelerado por todos os outros referenciais e por ele mesmo.
Sobre o segundo comentário: não, quando temos velocidades relativas ambos consideram que o tempo passa mais lentamente no outro. A questão é que, pra medir quem está mais velho, você precisa colocar ambos no mesmo referencial, e pra isso um dos dois deverá ser acelerado em algum momento. E o que for acelerado vai experimentar uma dilatação temporal que será medida como a mesma por todos os referenciais.
Fale sobre o paradoxo de Deus,PFV
eu gostaria que você falasse, sobre o paradoxo de fermi ,pois eu já vi em algum site, que fermi jamais fez tal afirmação.
. Ele nunca questionou por que, se um grande número de civilizações extraterrestres avançadas existem na galáxia Via Láctea, não se veem evidências como espaçonaves ou sondas. Isto foi citado pelo senador William Proxmire como uma razão para matar o programa SETI da NASA em 1981
Suponhamos que puseram camêras filmadoras dentro da nave em que Perôrio viajou à velocidade da luz e o Tíbio observou o Perônio dentro da nave durante 50 anos terrestres, Tíbio veria o Perônio em "slow motion"?
então o perônio não envelhecerá fisicamente?N estará velho?
então, já que o que conta é momento da aceleração, desaceleração e da meia volta, (correto?)
...o tempo viajando a 90% da velocidade da luz é indiferente no final.
tipo: ficar 1 ano viajando a essa velocidade ou 10 anos, da no mesmo, apenas soma-se 1 ano pros 2 no primeiro caso, e 10 pros 2 no segundo caso, mas a DIFERENÇA entre os 2, seria igual em ambos os casos, é isso?
+Daniel Dias Não, você precisa definir os referenciais e fazer o cálculo completo com a relatividade geral, já que a simultaneidade é relativa.
Vamos lá novamente rever o vídeo, pq de novo não peguei de primeira! hahaha
+Diogo De Andrade Esse é o espírito, assistir quantas vezes for necessário! hahaah
PQP, Saudades do tempo em que eu entendia fisíca.
+Talcirene Torres Assiste mais umas vezes, esses vídeos densos são pra ir mastigando ao longo da semana! Depois que entender vai ter aquele momento "eureka" que é uma delícia! =D
Bom vídeo! O melhor que eu vi sobre o assunto até agora.
Eu não sou físico e tenho dúvidas que não entendo:
1) Você diz que o movimento é relativo mas a aceleração é algo que ambos os observadores concordam.
Mas não poderia a aceleração ser relativa também? Einstein fez um experimento mental na qual imaginava um homem em queda livre dentro de um elevador. Nesse caso a aceleração não seria nula em relação a parede do elevador e igual a aceleração da gravidade em relação ao edifício?
Isso não indicaria uma aceleração relativa?
2) A ideia de que a aceleração é independente do referencial não fere o postulado da relatividade que depende do referencial e por isso é "relativa"?
3) Se descartássemos a terra no exemplo e utilizassemos dois foguetes com os gêmeos que se separam na mesma velocidade e com a mesma aceleração e depois se reunem. Nesse caso cada gêmeo não teria a percepção de que o outro está mais novo? Quem estaria mais novo se aceleração de ida e de volta dos dois for idêntica?
Eu agradeceria muito se alguém pudesse me esclarecer. ;))
1) Einstein mostrou que gravidade não é uma força, como para ter aceleração é necessário força, corpos em queda livre, na relatividade de Einstein não estão sob efeito de aceleração, e é por isso que alguém dentro de um elevador em queda não sabe se está em queda ou se está em movimento uniforme em um local livre de gravidade.
Viajar a 99% da velocidade da luz realmente faz o tempo passar duas vezes mais devagar ou vocês apenas deram um exemplo qualquer?
+Gustavo Benevides Acho que foi só um exemplo qualquer.
A 99% em 25 anos luz, seriam 3 anos e meio para o viajante.
25*sqrt(1-(0.99^2/1^2)) = 3.5
duas vezes??
+sopasemcolher top.
+sopasemcolher iih caralho me perdi nos número
A palavra chave aqui é "aproximadamente". O importante são as ordens de grandeza, não os números exatos =D
Muito bom!
Uma dúvida: se eu atingir a velocidade da luz em 1 mim e depois disso, viajar por 25 anos na mesma velocidade poderei ver os pêndulo parado?
Física pra mim é tipoo uma magia kkkk
Luis Carlos eu não sei controlar.....
É tipo charlatanismo mesmo.
Muito interessante!
Muito Bom!!!!!
Que?
Vídeo sensacional! ❤
Não teve salgadinho :(
uma pergunta e se os dois gêmeos referenciais entrarem em um foguete cada um, e acelerarem em sentidos opostos, mesma, aceleração, velocidade e distancia. e depois voltarem para o ponto de origem(a terra), quem ficara mais velho? e quem terá sofrera dilatação temporal? os se a resposta for, o tempo passara igual aos dois, então como a relatividade ta certa, sendo que os dois terão uma velocidade e aceleração diferente do outro.. seria esse um paradoxo? essa pergunta ja existiu?
Nesse caso, os dois voltariam com a mesma idade. Não faz diferença para que direção se viaja. A dilatação do tempo ocorreria para os dois em relação à Terra, mas não entre eles. Como assim terão velocidades e aceleração diferentes? Você mesmo disse que têm as mesmas velocidades e aceleração.
Davi manda um salve pra turma do 1# ano de Física da UEL o/ YEAH SCIENCE!
Mas e a quantidade de energia cinética na nave para ela manter a velocidade? Isso também é relativo?
se ta no vácuo imagino que a energia seja pra acelerar e desacelerar e não pra manter o movimento
Agora solucione minha dúvida; se, em vez de ir à outra estrela, a nave orbitasse o planeta terra nessa mesma velocidade e depois de completos 50 anos luz percorridos, como no paradoxo, quando o Etevaldo ops... o Perônio aterrizar ele estaria mais novo que o Tíbio? (Obs: levando em conta a órbita correta que ele deve percorrer)
+Victor Hugo Experimento Hafele-Keating! Confere no vídeo sobre Evidências da Relatividade. Depende do sentido do vôo. Temos os dois efeitos, tanto da relatividade restrita quanto da geral =)
+Primata Falante Pensando agora entendi o porque da outra estrela, pra demonstrar o "paradoxo", certo?
Mas também tenho outra dúvida que foge um pouco desse assunto e talvez seja loucura pensar assim, mas, lá vai; o universo está em expansão, e ele está ficando cada vez mais frio, chegará a um ponto que ele ao invés de expandir ele irá se contrair? Por exemplo, a aceleração imposta a todos os corpos presentes no universo no momento do Big Bang irá diminuir, até chegar um ponto de aceleração "negativa" onde os corpos irão se atrair, com a união de todos os corpos presentes no universo poderá formar um novo buraco negro, tão massivo que forçará o universo a se contrair. Partindo da ideia de que em um buraco negro a gravidade é tão forte que o tempo não parece passar, e que antes do Big Bang não havia tempo, poderíamos fazer uma relação entre esses dois eventos? Talvez supor que o universo em que vivemos foi precedido por outros? Ou é só viagem minha?
E se ele não der a volta? Só continuar indo reto. Ele estaria mais novo mesmo assim e ambos continuariam referenciais inerciais.
Vou pensar no assunto.
otimo video, ei a velocidade limite c é considera hoje um axioma ??
O movimento dos DOIS(Tíbio e perônio) está sendo medido em relação à TERRA??? É a TERRA que é tomada como referencial para analisar o movimento de ambos???
Por favor, Davi, responda.
Obrigado!
Uma pergunta, se dois corpos se movem a 50% da velocidade da luz, um em direção ao outro, significa que os dois estariam viajando na velocidade da luz no referencial de cada um? Desculpe se estou usando física clássica, é só uma curiosidade.
Mas as contas deles estavam certas? Pelo que eu entendi o 50 anos luz é a distância de ir e voltar pra Vega. Porém pelo que entendi do vídeo, a diferença nos tempos não ocorreram durante a viagem toda, somente durante os momentos de aceleração. Então o que ficou na terra não deveria estar 50 anos mais velho, correto?
43 anos mais velho.
50 é só um número aproximado.
não acho q este paradoxo seja muito coerente, já que relativamente ao "próprio espaço" já estamos num movimento constante, então caso viaje a 99% da velocidade da luz relativamente ao espaço vazio em si, estará em movimento