Eu trabalho em uma grande empresa do ramo aeronáutico, sou mecânico e aqui ta cheio de engenheiro mecânico formado, fluente em inglês mas trabalhando de peão igual eu que tenho apenas curso do SENAI
Sim, já vi muitos casos assim. O diploma não garante que o mercado vai absorver a pessoa na área, existem muitos fatores externos. Acho que dá um bom tema pra vídeo.
Bons pontos Rafael! Na minha opinião ainda vale fazer. Quando cursando o curso me questionava a mesma coisa, porém agora trabalhando na indústria consigo ver que um engenheiro mecânico possui um leque gigante de áreas para atuar. Acredito que as habilidades matemáticas, de problem solving e de aprendizado adquiridas durante o curso são essenciais para qualquer industria. Eu não me arrependo e com certeza faria de novo. Você podia fazer um video sobre sua opinião a respeito do impacto das AI no futuro da engenharia. Grande abraço!
Meu filho está no primeiro ano de Engenharia Civil na USP (foi sofrido mas conseguiu entrar) e como está com média alta nas avaliações, tem a possibilidade de mudar de curso se quiser. Comentou sobre Engenharia Mecânica, então seu vídeo ajudou bastante. Creio que cursar uma boa faculdade já é meio caminho para alcançar os objetivos. Meu pai era de Itajubá também. Obrigada.
Valeu pelo comentário, Israel!! Eu até gostaria, mas esse é mais complicado, pq a empresa tem uma política super rígida com relação ao uso do nome dela nas mídias sociais. Quem sabe um dia eu consigo uma permissão dos meus gerentes. O que consigo dizer é que é um excelente lugar para se trabalhar na engenharia, know how absurdo, projetos super bem sucedidos.
Uma coisa de falo com toda certeza; com curso superior você é olhado de um jeito diferente até dentro da empresa, oportunidades irão aparecer, cargos de lideranças, gestão, desenhistas, projetista. Basta buscar e não desistir.
O fato é que você estudará algo difícil (mas longe de impossível) por anos para ser assalariado, para trabalhar para alguém. Ninguém fica rico trabalhando para outra pessoa. Se não puder como engenheiro fundar sua própria empresa para criar suas tecnologias e comercializar elas, você pode fazer engenharia ou qualquer outro emprego que pague um salário, terá o mesmo efeito, receber um salário e pagar as contas...
No momento tenho 16 anos e estou buscando entender o mercado de trabalho e investir numa boa profissão pra mim, tenho feito curso técnico de mecânica juntamente com o ensino médio, gosto das matérias e acho que acabará sendo meu foco de estudos até a faculdade mas até lá eu queria ver alguns conselhos sobre como ingressar nessa área e ter um bom currículo pra um bom emprego lá na frente, por exemplo boas empresas para fazer um currículo de jovem aprendiz e como escolher bem experiências pra só ir subindo na área. Adorei o vídeo, forte abraço! 🤙
Sinceramente, apesar de ainda nao atuar como engenheiro, nao me arrependo nem um pouco, pelo contrário, e um curso muito intenso e abre um leque para outras funcoes também
Tem como trabalhar remoto na engenharia mecânica ? Eu gosto e quero ser programador justamente por conta do trabalho remoto e por poder morar em países subdesenvolvidos e com salário em moeda forte.
Pra mecânica é dificil trabalho remoto.... Você tem formação em alguma área de TI? Cmg é justamente ao contrário, estou me formando em mecânica e vou estagiar em uma grande empresa, mas queria muito trabalhar como Dev devido as maiores oportunidades, estou cogitando fazer um superior em TI
Realmente é difícil trabalhar remoto. Eu voltei para o presencial a dois anos Eu não tenho curso em TI, mas meu primeiro estágio teve um foco grande em programação aplicada a engenharia e também programei bastante no mestrado. Por experiência própria, o mercado de TI aceita bem engenheiros, eu nunca aceitei uma proposta focada em TI, mas já recebi algumas. Se quer ser Dev, vai fundo e faça um curso (acho melhor do que começar uma faculdade do zero de novo)
Acho meio difícil. O Engenheiro Mecânico muitas vezes precisará estar no chão de fábrica acompanhando os processos que ele desenvolve. Mas se você optar por trabalhar como Projetista Autônomo, poderá entregar seus projetos da maneira que achar melhor.
Para ter chances de dar certo: Durante o curso atuae na área desejada, mesmo em cargos menores, fazer uma formação técnica antes , já ir visualizando o término do curso. Problema é que a maioria termina a faculdade e cai de para quedas no mercado de trabalho, sem nenhuma experiência próxima e sem dominar se quer uma lingua estrangeira.
Se tem tantos anos de existência significa que a faculdade tem uma certa experiência nestes cursos . É uma das faculdades que mais tem destaque neste curso e sem contar com profissionais com mestrado e doutorado dessa instituição e que fazem diferença na vida de muitos profissionais. Todo faculdade com cursos antigos e que tem excelência tem nota excelente no ENADE. Pelo menos na área de engenharia porque porque muito tempo de existência significa muito tempo de prática e também de experiência .
O problema não é fazer engenharia mecânica, o problema é se colocar no mercado de trabalho. Há muitos engenheiros trabalhando no Uber por falta de oportunidades e por causa dos salários muito baixos. Alguns estão tentando abrir suas empresas e tentando concursos. Uma dica para quem quer fazer engenharia mecânica e focar em uma grande empresa, multinacional, tentar entrar quando é estagiário e procurar ir para fora porque assim vai ir para um mercado mais valorizado, no exterior o engenheiro é muito mais valorizado do que aqui.
Convenhamos que os engenheiros que estão no Uber em sua grande maioria são formados em uniesquinas, um engenheiro formado em um curso de renome dificilmente fica desempregado, pode não trabalhar diretamente na área, porém desempregado não fica
Sei que atualmente o mercado para as engenharias de base no Brasil não é dos melhores; mesmo assim eu prefiro evitar falas totalizadoras do tipo que afirmam não ser mais um bom investimento fazer faculdade; sobretudo engenharia; tal corrente de pensamento busca diluir tudo no empreendedorismo; como se fosse possível ter sucesso na iniciativa privada sem nenhum conhecimento específico num mundo tão competitivo; onde quem detém o conhecimento já está vários passos à frente; além do mais, se todos forem apenas empreendedores ( donos do capital) onde estarão os cérebros valiosos que possuem o conhecimento de assuntos super complexos para propor soluções para os novos desafios que vão surgindo na humanidade? Já li Pai Rico Pai Pobre e outros livros da coleção; gostei muito; só não concordei com o estímulo massivo para não fazer faculdade; pois ele mesmo fez e dúvido que tenha rasgado seu diploma de nível superior.
Excelente comentário, Fabrício. E por mais que o país esteja em uma situação ruim, quando recuperar ou houver crescimento econômico, o país precisará de engenheiros.
Sou engenheiro eletricista, mas sempre quis fazer engenharia mecânica, na epoca ganhei uma bolsa na elétrica e resolvi fazer elétrica, acha que vale a pena fazer mecânica no meu caso? Vejo que as duas áreas são muito interligadas, principalmente na area de geração de energia
@@fabianomadureiraesilva9170 Boa pergunta. Na minha opinião vale mais a pena fazer um mestrado dedicado na área que vc tem interesse. Visto que o mestrado é menos oneroso do que a graduação e vc já tem a base da engenharia.
Bom vídeo, Rafael! Eu nunca trabalhei na área. Estou programando desde que formei. Tô bem, mas fico com uma dó do diploma ali juntando poeira...Você tem alguma dica de como ser eng mec autônomo? Conhece o curso do Daniel Lemos e acha que vale a pena?
@@RafaelPerches obrigado por compartilhar. Eu ja vi alguns anuncios de curso de eng autonomo. Particularmente nunca exerci dessa forma, então não tenho conhecimento de causa. Mas sinceramente fico um pouco cético em recomendar essa forma como fonte principal de renda, mas como complemento pode ser interessante. Laudos pra empresas, serviços de perito e estas formas autonomas que vendem cursos por ai, são atribuições que existem. Tenho um colega ou outro que faz, mas cuidado porque pode não ser fácil como vendem por aí.
Oi Rita, eu não tenho uma opinião muito clara sobre o mercado para empreender, pois não tenho conhecimento de causa. Mas uma sugestão seria você dar uma procurada em incubadas e empresas incubadas nas universidades. Lá o pessoal pode te dar um apoio pra esse objetivo.
Pow, adorei seu comentário!!! Eu uso softwares da década de 80, teorias ainda mais antigas pra fazer os mais modernos aviões do mercado. A engenharia mecânica é muito sólida
Pretendo fazer curso técnico de mecânica. Pergunto se depois vale a pena fazer tecnólogo em fabricação mecânica para quem não deseja a faculdade. Qual sua opinião?
Acredito que o tecnólogo vale sim a pena, especialmente se sua região tem bastante indústria. Um bom tecnólogo pode ganhar mais do que muita gente com faculdade.
É melhor que tecnologo em segurança do trabalho, uma verdadeira porcaria, sinceramente, eu fiz, tbm fiz tec em mecanica e me deu mais retorno que segurança do trabalho.
Civil, arquitetura entre outros. Já sugam quase tudo. Vão falar que vc consegue muitos Projetos . Realizando tanto e se beneficia top. Mas.. Aceita remuneração variada entre 4 a 5mil. Mas não não por um projeto. Mas a soma do total.
Boa noite nobre amigo! Eu gostaria de fazer uma pergunta a ti. É melhor fazer o curso de Engenharia Mecânica e depois uma pós em renováveis, ou é melhor fazer direto o curso de Engenharia de Energia Renováveis?
Ambos os caminhos podem funcionar. Mas pela minha experiência, melhor é fazer o curso de Engenharia Mecânica e dentro do curso fazer uma iniciação científica no tema. A mecânica é mais abrangente e pode abrir mais portas. Eu não gosto muito da ideia de especializar muito cedo. No início, o ideal é experimentar e abrir o máximo de portas possíveis. A não ser é claro que vc já tenha uma proposta boa nas mãos.
@@engenhariarefinada4546 Foi justamente isso que eu pensei. As engenharias clássicas (Civil, Elétrica, Mecânica e Química) têm um leque muito maior de opções. E é como disse você:depois da graduação a gente se especializa. Muitíssimo obrigado pela resposta.
Fui eng. da Embraer, fiz PEE e fui demitido em 2015 sem delongas pra alegrar acionista. Demorei mais de 01 ano pra me realocar, achei que meu CV fosse ajudar. Eng. é ilusão, vá pra Software.
Com certeza você consegue estudar Engenharia Mecânica com 27 anos. Eu tenho bastante colegas na indústria que começaram com um pouco mais de idade, mas você precisa ter uma estratégia muito clara, principalmente com relação à faculdade que você vai escolher. Por exemplo, escolher uma faculdade integral e extremamente difícil aos 27 anos pode ser bastante doloroso, principalmente se você precisar trabalhar junto. Agora, dependendo do seu contexto, você pode escolher uma faculdade noturna, se você precisar trabalhar, ou se você tiver uma família que consegue te suportar, eu não vejo problema nenhum em começar com 27 anos e cair pra dentro. Mas fato é, é totalmente possível.
@@nightwitchhh0200 pra quem faz engenharia tem bastante estágio sim. Mas sempre recomendo a não se limitar a um tipo de tecnologia e a um tipo de mercado. Tente tudo que puder e escolha o melhor que conseguir.
@@chrischicora tem um vídeo sobre isso no canal. Não acho que precisa ser um gênio em matemática, mas precisa ter uma familiaridade, pq o curso exige bastante. O quão bom, depende de qual faculdade vc vai estudar (se for ITA, por exemplo, aí precisa ter um nível bom). Ao mesmo tempo, ser bom em matemática ou não, também não implica em ser um bom ou mau engenheiro. Só faça o melhor que puder.
Rafael, vou fazer o enem esse ano e quero fazer engenharia mecânica e depois me especializar em automotiva, você acha que ainda vale a pena esse ramo da eng. Mecânica?
Fala aí Antônio. Cara, a minha sugestão é focar primeiro na graduação sem pensar muito na especialização. Isso porque vc ainda vai conhecer muitas áreas diferentes lá. Pelo que tenho escutado, automotiva aqui no BR está enfraquecida pra engenharia, muitas estão contratando como analista. Mas tenho alguns amigos que estão no exterior e que estão super bem. Mas fique na graduação e se abra pra outras opções. Tem outros ótimos mercados a serem explorados, como agricultura, aviação, eletrodomésticos, etc. Ou quem sabe vc acaba decidindo ir para banco ou financeira Mas tente focar em fazer uma graduação, o mercado vc vai descobrindo no meio do caminho.
eu tenho muito interesse em fazer o curso, mas tenho dificuldade em exatas, consigo obter aprendizado dentro do curso mesmo exigindo muito esforço em exatas?
@@kpopbrbebe6399 ótima pergunta. Eu comento isso em algum vídeo falando sobre matemática. Sempre é possível, mas um ponto de atenção é que vc vai lidar com exatas do começo ao fim, então vale refletir. Também pode ser interessante fazer algum preparatório antes, como um estudo de cálculo 0.
Olá Fernanda, eu acredito que não tem uma resistência com relação à idade, mas cada idade propõe desafios diferentes. Por exemplo, se você entrar de forma mais tardia, e eu acredito que eu já respondi isso em algum comentário aqui, você pode enfrentar desafios como, por exemplo, ter que fazer outras coisas em paralelo, como trabalhar, cuidar de família, além de estudar. Dependendo da faculdade que você entrar, se o nível de dificuldade for muito alto, pode ser que você tenha dificuldades extras para conseguir acompanhar o conteúdo. Às vezes vale a pena uma estratégia de perguntar para pessoas que passam o mesmo caso, quais faculdades elas fazem, e se elas conseguem acompanhar. Mas, com certeza, é possível sim fazer independente da idade, nada te impede. A outra recomendação que eu dou é que, independente da sua idade, nunca deixe de fazer o estágio no final de formação, porque isso é um erro que eu vejo em muitas pessoas que estão ansiosas para terminar e já entrar como engenheiro, o que, sem o estágio, acaba sendo muito mais difícil. Então, atente-se para esses pontos. E a questão do estágio também pode ser um limitante, pois se você já tiver um emprego que te remunera bem, isso também pode ser um ponto de dificuldade. Mas, novamente, de forma alguma, você não pode fazer, muito pelo contrário, sempre é possível.
Discordo em partes. ITA vc será bem remunerado se seguir dois caminhos: formação militar enquanto engenheiro ou professor universitário. Quanto ao IME se assemelha, mas em partes é concurso público ou indicação em empresas com o Estado presente como a Vale. Engenharia a priori não vale a pena, um técnico do Senai + tecnólogo industrial pela Fatec em SP por exemplo ganhará mais do que vc engenheiro, 100% de certeza.
@@rafaelleon9275 USP e Unicamp são visadas por medicina, direito e ciências biológicas. Engenharia nem tanto. A Poli da USP não é mais a mesma de 20 anos atrás.
@@carlosribeiro8585 Direito? hj em dia direito n ta uma porcaria? passei em direito na usp mas n fiz, to cheio de amigo advogado em facul boa desempregado ou ganhando até 3 salários mínimos, alem de q n era mt a minha área. Acho q dos famosos é mais medicina msm q da garantia de emprego e salario
Cara, espero que sim. Pois sem crea vc não consegue exercer a profissão (a não ser em empresas menos sérias que gostam de contratar como assistente, etc)
Cara, manda bala e não ligue para os comentários negativos. Como eu disse, o curso é versátil e pode te ajudar de várias maneiras. O ponto de atenção com relação ao EAD é que pode te limitar em relação a conhecer as pessoas e fazer networking. Então, sempre que puder, tente interagir com seus colegas, isso faz diferença no futuro.
Sou tecnólogo em fabricação mecânica e autônomo trabalho com usinagem e manutenção de equipamentos hoje é uma necessidade por não conseguir emitir laudos técnicos perco mutos trabalho de bom valor agregado. então estou cursando nesse ano estou indo para 5 semestre. apesar que já sou da área mas não é fácil, exigi muito do aluno.
@@rafaelleon9275 pra krl, eu trabalho numa das maiores empresas do Brasil e meu setor tá cheio de engenheiro formado fluente em inglês mas trabalhando de peão como torneiro por exemplo
@@GustavoBlackPill por que isso? Você acha que fazendo uma faculdade boa(USP, Unicamp) sendo um profissional dedicado nao consegue exercer uma boa profissão com uma boa remuneração?
@@rafaelleon9275 nesse caso acredito que abra mais portas sim, mas ainda sim acredito ser um curso arriscado de fazer, ao menos que você goste e queira muito ser engenheiro aí tem que fazer sim
Fui demitido no ano passado de uma multinacional, levei quase 6 meses para arrumar outro emprego em uma empresa infinitamente menor que paga muito menos e bem menos benefícios. Que inclusive estou pelejando para encontrar outro, melhorzinho. Para o jovem aí acima, NÃO FAÇA ENGENHARIA, se fizer, se forme e trilhe uma carreira fora daqui.
@@engenhariarefinada4546 Pois é, ele fazia direito em Havard e deixou o curso para fundar a Microsoft, também vi isso em diversas fontes. Porém, curiosamente a MS sempre usou pesadamente o conhecimento em leis em suas decisões de negócios, processando outras PJs q insistiram em usar de forma irregular os seus tech seus produtos. mas claro que através da contratação de profissionais especializados. Bill Gates deve ter visto muito mais futuro em usar algo do tipo, ao invés de ter ficado assistindo palestrinhas( nada especialmente contra, mas exageros existem e essa é a parte q pelo menos tento criticar). E em fatos assim deve residir a verdadeira diferença entre um visionário e um sonhador consumista de motivação( pagadores de falatório de coachs ou algo do tipo, em grande parte soft vaporware ou fake 'news'). rs
Isso é cultural daqui do br em todas às áreas técnicas passam por isso atualmente e tem muito a ver com a idolatria ao empreendedorismo de palco( politico, pastor, coach, etc). porém no brasil há mta concorrência em tudo e remunerações muito desequilibradas/má distribuição de renda, por isso mesmo em áreas mto valorizadas todos vemos por aí um monte de candidato q não é eleito e não consegue nada na vida, pastor pobre de igrejinha de fundo de quintal, etc. o vencedor leva tudo e os não vencedores não levam nada ou quase isso. eu sempre digo que se alguém disser que uma área no brasil é valorizada, desconfie disso pq a sérias chances disso não ser verdade. e essa valorização ser relativa e sob especulações como salário emocional( isso é visto no setor nacional de Ti como barganha, na verdade chantagem econômica entre pagar menos no remoto do que no presencial pelo mesmo tipo de serviço. aos DEVs isso, aos C-level q são os cargos de chefia ou romantizada/falsa ideia passada por eles e puxa sacos "liderança", aí não impõe essa palhaçada). nós aqui em país subdesenvolvido vivemos em uma sociedade de líderes de 5ª categoria, a realidade é essa. os custos de ser comandado por idiotas gananciosos e sádicos são altos, para quem tem q seguir, pode ter certeza.
Eu trabalho em uma grande empresa do ramo aeronáutico, sou mecânico e aqui ta cheio de engenheiro mecânico formado, fluente em inglês mas trabalhando de peão igual eu que tenho apenas curso do SENAI
Sim, já vi muitos casos assim. O diploma não garante que o mercado vai absorver a pessoa na área, existem muitos fatores externos. Acho que dá um bom tema pra vídeo.
Você vai fazer um video sobre isso ainda?@@engenhariarefinada4546
medo
Se não for criativo tá no curso errado
E o principal, seu salário é superior ou igual ao dos engenheiros?
Bons pontos Rafael! Na minha opinião ainda vale fazer. Quando cursando o curso me questionava a mesma coisa, porém agora trabalhando na indústria consigo ver que um engenheiro mecânico possui um leque gigante de áreas para atuar. Acredito que as habilidades matemáticas, de problem solving e de aprendizado adquiridas durante o curso são essenciais para qualquer industria. Eu não me arrependo e com certeza faria de novo. Você podia fazer um video sobre sua opinião a respeito do impacto das AI no futuro da engenharia. Grande abraço!
Concordo com seus pontos, Marcelo.
Obrigado pela sugestão de vídeo. Vou colocar na lista. IA é um tema com muitos eixos pra gente explorar.
O curso que nasceu pra indústria. Porém. A Evolução é atual geração e no ponto q usou, a controle e automação joga fora.
Da uma ideia onde pode trabalhar fora de indústrias...em serviços e comércios. Pois já tenho 40 anos ....
A Universidade Federal de Itajubá é bastante reconhecida e respeitada na área da engenharia, assim como o INATEL, em Santa Rita do Sapucaí. Top!
Minha cidade!
Meu filho está no primeiro ano de Engenharia Civil na USP (foi sofrido mas conseguiu entrar) e como está com média alta nas avaliações, tem a possibilidade de mudar de curso se quiser. Comentou sobre Engenharia Mecânica, então seu vídeo ajudou bastante. Creio que cursar uma boa faculdade já é meio caminho para alcançar os objetivos. Meu pai era de Itajubá também. Obrigada.
Bill Gates e Steve Jobs não fizeram faculdade, mas precisaram dos engenheiros para realizar e otimizar os sonhos deles.
Boa, Rafa! Tava sentindo falta dos seus vídeos já haha. Sugestão: faz um vídeo sobre como é trabalhar como engenheiro na Boeing. Seria top!
Valeu pelo comentário, Israel!!
Eu até gostaria, mas esse é mais complicado, pq a empresa tem uma política super rígida com relação ao uso do nome dela nas mídias sociais. Quem sabe um dia eu consigo uma permissão dos meus gerentes.
O que consigo dizer é que é um excelente lugar para se trabalhar na engenharia, know how absurdo, projetos super bem sucedidos.
Uma coisa de falo com toda certeza; com curso superior você é olhado de um jeito diferente até dentro da empresa, oportunidades irão aparecer, cargos de lideranças, gestão, desenhistas, projetista. Basta buscar e não desistir.
O fato é que você estudará algo difícil (mas longe de impossível) por anos para ser assalariado, para trabalhar para alguém. Ninguém fica rico trabalhando para outra pessoa. Se não puder como engenheiro fundar sua própria empresa para criar suas tecnologias e comercializar elas, você pode fazer engenharia ou qualquer outro emprego que pague um salário, terá o mesmo efeito, receber um salário e pagar as contas...
As vezes a graduação lhe capacita para concorrer a um processo seletivo por mais que vc não vá utilizar na prática a exigência do
Diploma existe .
No momento tenho 16 anos e estou buscando entender o mercado de trabalho e investir numa boa profissão pra mim, tenho feito curso técnico de mecânica juntamente com o ensino médio, gosto das matérias e acho que acabará sendo meu foco de estudos até a faculdade mas até lá eu queria ver alguns conselhos sobre como ingressar nessa área e ter um bom currículo pra um bom emprego lá na frente, por exemplo boas empresas para fazer um currículo de jovem aprendiz e como escolher bem experiências pra só ir subindo na área. Adorei o vídeo, forte abraço! 🤙
Sinceramente, apesar de ainda nao atuar como engenheiro, nao me arrependo nem um pouco, pelo contrário, e um curso muito intenso e abre um leque para outras funcoes também
O que acha da área de inspeção veicular ?!
Mas pra automação e robótica? Aindo teria futuro para aplicações? Claro. A controle e automação é a efetiva.
Tem como trabalhar remoto na engenharia mecânica ? Eu gosto e quero ser programador justamente por conta do trabalho remoto e por poder morar em países subdesenvolvidos e com salário em moeda forte.
Pra mecânica é dificil trabalho remoto.... Você tem formação em alguma área de TI? Cmg é justamente ao contrário, estou me formando em mecânica e vou estagiar em uma grande empresa, mas queria muito trabalhar como Dev devido as maiores oportunidades, estou cogitando fazer um superior em TI
Realmente é difícil trabalhar remoto. Eu voltei para o presencial a dois anos
Eu não tenho curso em TI, mas meu primeiro estágio teve um foco grande em programação aplicada a engenharia e também programei bastante no mestrado.
Por experiência própria, o mercado de TI aceita bem engenheiros, eu nunca aceitei uma proposta focada em TI, mas já recebi algumas.
Se quer ser Dev, vai fundo e faça um curso (acho melhor do que começar uma faculdade do zero de novo)
Acho meio difícil. O Engenheiro Mecânico muitas vezes precisará estar no chão de fábrica acompanhando os processos que ele desenvolve. Mas se você optar por trabalhar como Projetista Autônomo, poderá entregar seus projetos da maneira que achar melhor.
Para ter chances de dar certo: Durante o curso atuae na área desejada, mesmo em cargos menores, fazer uma formação técnica antes , já ir visualizando o término do curso. Problema é que a maioria termina a faculdade e cai de para quedas no mercado de trabalho, sem nenhuma experiência próxima e sem dominar se quer uma lingua estrangeira.
a formação técnica antes da graduação é necessária pra ter sucesso nessa área?
Se tem tantos anos de existência significa que a faculdade tem uma certa experiência nestes cursos . É uma das faculdades que mais tem destaque neste curso e sem contar com profissionais com mestrado e doutorado dessa instituição e que fazem diferença na vida de muitos profissionais. Todo faculdade com cursos antigos e que tem excelência tem nota excelente no ENADE. Pelo menos na área de engenharia porque porque muito tempo de existência significa muito tempo de prática e também de experiência .
O problema não é fazer engenharia mecânica, o problema é se colocar no mercado de trabalho. Há muitos engenheiros trabalhando no Uber por falta de oportunidades e por causa dos salários muito baixos. Alguns estão tentando abrir suas empresas e tentando concursos. Uma dica para quem quer fazer engenharia mecânica e focar em uma grande empresa, multinacional, tentar entrar quando é estagiário e procurar ir para fora porque assim vai ir para um mercado mais valorizado, no exterior o engenheiro é muito mais valorizado do que aqui.
Uber dar dinheiro
Convenhamos que os engenheiros que estão no Uber em sua grande maioria são formados em uniesquinas, um engenheiro formado em um curso de renome dificilmente fica desempregado, pode não trabalhar diretamente na área, porém desempregado não fica
Engenheiro trabalhando em uber são maus profissionais
Já estou no caminho, terminei minha matricula hoje Graças á Deus. Estou muito feliz por essa conquista.
Excelente, irmão. Como eu falei, o curso é muito versátil e pode te abrir diferente portas no futuro. Bons estudos!
Sei que atualmente o mercado para as engenharias de base no Brasil não é dos melhores; mesmo assim eu prefiro evitar falas totalizadoras do tipo que afirmam não ser mais um bom investimento fazer faculdade; sobretudo engenharia; tal corrente de pensamento busca diluir tudo no empreendedorismo; como se fosse possível ter sucesso na iniciativa privada sem nenhum conhecimento específico num mundo tão competitivo; onde quem detém o conhecimento já está vários passos à frente; além do mais, se todos forem apenas empreendedores ( donos do capital) onde estarão os cérebros valiosos que possuem o conhecimento de assuntos super complexos para propor soluções para os novos desafios que vão surgindo na humanidade? Já li Pai Rico Pai Pobre e outros livros da coleção; gostei muito; só não concordei com o estímulo massivo para não fazer faculdade; pois ele mesmo fez e dúvido que tenha rasgado seu diploma de nível superior.
Excelente comentário, Fabrício.
E por mais que o país esteja em uma situação ruim, quando recuperar ou houver crescimento econômico, o país precisará de engenheiros.
Sou engenheiro eletricista, mas sempre quis fazer engenharia mecânica, na epoca ganhei uma bolsa na elétrica e resolvi fazer elétrica, acha que vale a pena fazer mecânica no meu caso? Vejo que as duas áreas são muito interligadas, principalmente na area de geração de energia
@@fabianomadureiraesilva9170 Boa pergunta. Na minha opinião vale mais a pena fazer um mestrado dedicado na área que vc tem interesse. Visto que o mestrado é menos oneroso do que a graduação e vc já tem a base da engenharia.
Bom vídeo, Rafael! Eu nunca trabalhei na área. Estou programando desde que formei. Tô bem, mas fico com uma dó do diploma ali juntando poeira...Você tem alguma dica de como ser eng mec autônomo? Conhece o curso do Daniel Lemos e acha que vale a pena?
@@RafaelPerches obrigado por compartilhar.
Eu ja vi alguns anuncios de curso de eng autonomo. Particularmente nunca exerci dessa forma, então não tenho conhecimento de causa. Mas sinceramente fico um pouco cético em recomendar essa forma como fonte principal de renda, mas como complemento pode ser interessante.
Laudos pra empresas, serviços de perito e estas formas autonomas que vendem cursos por ai, são atribuições que existem. Tenho um colega ou outro que faz, mas cuidado porque pode não ser fácil como vendem por aí.
Quem esta formando agora, e pensa em empreender quais areas olhar? Como esta o mercado?
Oi Rita, eu não tenho uma opinião muito clara sobre o mercado para empreender, pois não tenho conhecimento de causa.
Mas uma sugestão seria você dar uma procurada em incubadas e empresas incubadas nas universidades. Lá o pessoal pode te dar um apoio pra esse objetivo.
Só falo uma coisa, panela velha é que faz comida boa. 😅 mais de 100 anos e ainda tem fôlego.
Pow, adorei seu comentário!!!
Eu uso softwares da década de 80, teorias ainda mais antigas pra fazer os mais modernos aviões do mercado.
A engenharia mecânica é muito sólida
@@engenhariarefinada4546 pois é. 😂 você faz avião ? Por que você foi para a área de software ?
Tem demanda ou espaço pra engenheiro em inspeção veicular?! Saberia me dizer como é essa área?!
Pretendo fazer curso técnico de mecânica. Pergunto se depois vale a pena fazer tecnólogo em fabricação mecânica para quem não deseja a faculdade. Qual sua opinião?
Estou pensando no mesmo
Acredito que o tecnólogo vale sim a pena, especialmente se sua região tem bastante indústria. Um bom tecnólogo pode ganhar mais do que muita gente com faculdade.
É melhor que tecnologo em segurança do trabalho, uma verdadeira porcaria, sinceramente, eu fiz, tbm fiz tec em mecanica e me deu mais retorno que segurança do trabalho.
Sou técnico enfermagem tenho 42 anos sera que vale a pena fazer engenharia mecânica
Sim quero um vídeo de engenheira mecânica
Qualquer faculdade é válida..o que importa é estudar
Vou começar o curso de Engenharia mecânica, só estou com medo de não conseguir emprego após o término
Irmão, o emprego o cara acha, a questão mesmo tá na remuneração!
Não tem emprego porra nenhuma, maioria dos Engenheiro Mecânico estão desempregado
Civil, arquitetura entre outros. Já sugam quase tudo.
Vão falar que vc consegue muitos Projetos . Realizando tanto e se beneficia top. Mas..
Aceita remuneração variada entre 4 a 5mil. Mas não não por um projeto. Mas a soma do total.
Amg, rlx. Se você não conseguir emprego depois de formado se mete numa pós e tenta em outras áreas
Irmão, não faz!
Engenheiro mecânico pode assinar projeto de energia solar fotovoltaica?
@@LuizAntoninoFreitasCanti-ur1uf pelo que vi no CREA confea, somente engenheiro eletricista
@@LuizAntoninoFreitasCanti-ur1uf pelo que vi no site do CREA/confea somente engenheiro eletricista
Boa noite nobre amigo! Eu gostaria de fazer uma pergunta a ti. É melhor fazer o curso de Engenharia Mecânica e depois uma pós em renováveis, ou é melhor fazer direto o curso de Engenharia de Energia Renováveis?
Ambos os caminhos podem funcionar.
Mas pela minha experiência, melhor é fazer o curso de Engenharia Mecânica e dentro do curso fazer uma iniciação científica no tema.
A mecânica é mais abrangente e pode abrir mais portas. Eu não gosto muito da ideia de especializar muito cedo. No início, o ideal é experimentar e abrir o máximo de portas possíveis. A não ser é claro que vc já tenha uma proposta boa nas mãos.
@@engenhariarefinada4546 Foi justamente isso que eu pensei. As engenharias clássicas (Civil, Elétrica, Mecânica e Química) têm um leque muito maior de opções. E é como disse você:depois da graduação a gente se especializa. Muitíssimo obrigado pela resposta.
@@jarsonluizpinheiro6538não seria mais fácil fazer Eng elétrica?!
Fui eng. da Embraer, fiz PEE e fui demitido em 2015 sem delongas pra alegrar acionista. Demorei mais de 01 ano pra me realocar, achei que meu CV fosse ajudar. Eng. é ilusão, vá pra Software.
Vc é de sp amigo?
Obrigado pela informação
Eu tenho 27 anos, estou pensando em fazer engenharia mecânica, será que consigo?
Com certeza você consegue estudar Engenharia Mecânica com 27 anos. Eu tenho bastante colegas na indústria que começaram com um pouco mais de idade, mas você precisa ter uma estratégia muito clara, principalmente com relação à faculdade que você vai escolher. Por exemplo, escolher uma faculdade integral e extremamente difícil aos 27 anos pode ser bastante doloroso, principalmente se você precisar trabalhar junto. Agora, dependendo do seu contexto, você pode escolher uma faculdade noturna, se você precisar trabalhar, ou se você tiver uma família que consegue te suportar, eu não vejo problema nenhum em começar com 27 anos e cair pra dentro. Mas fato é, é totalmente possível.
@@engenhariarefinada4546eu queria saber se tem bastante oportunidade de emprego e estágio?
@@nightwitchhh0200 pra quem faz engenharia tem bastante estágio sim. Mas sempre recomendo a não se limitar a um tipo de tecnologia e a um tipo de mercado. Tente tudo que puder e escolha o melhor que conseguir.
@@engenhariarefinada4546 eu tenho 19 anos e quero fazer engenharia mecânica mais não sou tão brilhante em matemática será que consigo?!
Precisa ter um bom nivel em matemática para fazer engenharia mecanica? Estou interessado no curso mas eu tenho essa duvida
@@chrischicora tem um vídeo sobre isso no canal.
Não acho que precisa ser um gênio em matemática, mas precisa ter uma familiaridade, pq o curso exige bastante. O quão bom, depende de qual faculdade vc vai estudar (se for ITA, por exemplo, aí precisa ter um nível bom).
Ao mesmo tempo, ser bom em matemática ou não, também não implica em ser um bom ou mau engenheiro. Só faça o melhor que puder.
Rafael, vou fazer o enem esse ano e quero fazer engenharia mecânica e depois me especializar em automotiva, você acha que ainda vale a pena esse ramo da eng. Mecânica?
Fala aí Antônio.
Cara, a minha sugestão é focar primeiro na graduação sem pensar muito na especialização. Isso porque vc ainda vai conhecer muitas áreas diferentes lá.
Pelo que tenho escutado, automotiva aqui no BR está enfraquecida pra engenharia, muitas estão contratando como analista. Mas tenho alguns amigos que estão no exterior e que estão super bem.
Mas fique na graduação e se abra pra outras opções. Tem outros ótimos mercados a serem explorados, como agricultura, aviação, eletrodomésticos, etc. Ou quem sabe vc acaba decidindo ir para banco ou financeira
Mas tente focar em fazer uma graduação, o mercado vc vai descobrindo no meio do caminho.
eu tenho muito interesse em fazer o curso, mas tenho dificuldade em exatas, consigo obter aprendizado dentro do curso mesmo exigindo muito esforço em exatas?
@@kpopbrbebe6399 ótima pergunta. Eu comento isso em algum vídeo falando sobre matemática.
Sempre é possível, mas um ponto de atenção é que vc vai lidar com exatas do começo ao fim, então vale refletir. Também pode ser interessante fazer algum preparatório antes, como um estudo de cálculo 0.
Não vale a pena fazer curso só por dinheiro? Fio agente que grana crescer na vida pelo amor
Muito bom
Alguma referência a idade. Se tem alguma resistência a idade?
Olá Fernanda, eu acredito que não tem uma resistência com relação à idade, mas cada idade propõe desafios diferentes. Por exemplo, se você entrar de forma mais tardia, e eu acredito que eu já respondi isso em algum comentário aqui, você pode enfrentar desafios como, por exemplo, ter que fazer outras coisas em paralelo, como trabalhar, cuidar de família, além de estudar. Dependendo da faculdade que você entrar, se o nível de dificuldade for muito alto, pode ser que você tenha dificuldades extras para conseguir acompanhar o conteúdo. Às vezes vale a pena uma estratégia de perguntar para pessoas que passam o mesmo caso, quais faculdades elas fazem, e se elas conseguem acompanhar. Mas, com certeza, é possível sim fazer independente da idade, nada te impede. A outra recomendação que eu dou é que, independente da sua idade, nunca deixe de fazer o estágio no final de formação, porque isso é um erro que eu vejo em muitas pessoas que estão ansiosas para terminar e já entrar como engenheiro, o que, sem o estágio, acaba sendo muito mais difícil. Então, atente-se para esses pontos. E a questão do estágio também pode ser um limitante, pois se você já tiver um emprego que te remunera bem, isso também pode ser um ponto de dificuldade. Mas, novamente, de forma alguma, você não pode fazer, muito pelo contrário, sempre é possível.
Quem quiser boa remuneração e destaque. É ter que encarar um ITA ou IME.
Usp ou unicamp não?
@@rafaelleon9275 pra engenheira mecânica não.
Discordo em partes. ITA vc será bem remunerado se seguir dois caminhos: formação militar enquanto engenheiro ou professor universitário. Quanto ao IME se assemelha, mas em partes é concurso público ou indicação em empresas com o Estado presente como a Vale. Engenharia a priori não vale a pena, um técnico do Senai + tecnólogo industrial pela Fatec em SP por exemplo ganhará mais do que vc engenheiro, 100% de certeza.
@@rafaelleon9275 USP e Unicamp são visadas por medicina, direito e ciências biológicas. Engenharia nem tanto. A Poli da USP não é mais a mesma de 20 anos atrás.
@@carlosribeiro8585 Direito? hj em dia direito n ta uma porcaria? passei em direito na usp mas n fiz, to cheio de amigo advogado em facul boa desempregado ou ganhando até 3 salários mínimos, alem de q n era mt a minha área. Acho q dos famosos é mais medicina msm q da garantia de emprego e salario
tenho 40 anos ainda Valhe pena????
Tenho 42 anos e estou no 4º período, vale a pena sempre!
O crea emite carteira para quem faz faculdade EAD ?
Cara, espero que sim. Pois sem crea vc não consegue exercer a profissão (a não ser em empresas menos sérias que gostam de contratar como assistente, etc)
Pelo menos de SC e PR não faz distinção do modelo ofertado, desde que a instituição seja reconhecida pelo MEC e com cadastro no Conselho.
Fiz a minha inscrição hoje em EAD . Alguma ponto negativo para esse curso em EAD ?
Cara, manda bala e não ligue para os comentários negativos. Como eu disse, o curso é versátil e pode te ajudar de várias maneiras.
O ponto de atenção com relação ao EAD é que pode te limitar em relação a conhecer as pessoas e fazer networking. Então, sempre que puder, tente interagir com seus colegas, isso faz diferença no futuro.
poxa, é sério isso, tipo vc atuou profissionalmente como engenheiro de software? 🤔 #interessante
Comecem pelo técnico.
É mt mais viavel fazer tecnico do q graduacao.
Mercado saturado e pagando merreca.
Não tiro sua razão. Isso procede.
caio vc é de sp?
Sou tecnólogo em fabricação mecânica e autônomo trabalho com usinagem e manutenção de equipamentos hoje é uma necessidade por não conseguir emitir laudos técnicos perco mutos trabalho de bom valor agregado. então estou cursando nesse ano estou indo para 5 semestre. apesar que já sou da área mas não é fácil, exigi muito do aluno.
top
Valeu Daniel.
A gente vai tentando quando da né?
Como ta seu canal?
@@engenhariarefinada4546 está bem, sempre tendo adesões, hoje em dia divulgo mais o que já postei!
Duro é arrumar emprego na área, ainda mais com esse desgoverno genocida atual
Ta difícil de achar emprego como engenheiro mecânico?
@@rafaelleon9275 pra krl, eu trabalho numa das maiores empresas do Brasil e meu setor tá cheio de engenheiro formado fluente em inglês mas trabalhando de peão como torneiro por exemplo
@@GustavoBlackPill por que isso? Você acha que fazendo uma faculdade boa(USP, Unicamp) sendo um profissional dedicado nao consegue exercer uma boa profissão com uma boa remuneração?
@@rafaelleon9275 nesse caso acredito que abra mais portas sim, mas ainda sim acredito ser um curso arriscado de fazer, ao menos que você goste e queira muito ser engenheiro aí tem que fazer sim
Fui demitido no ano passado de uma multinacional, levei quase 6 meses para arrumar outro emprego em uma empresa infinitamente menor que paga muito menos e bem menos benefícios. Que inclusive estou pelejando para encontrar outro, melhorzinho.
Para o jovem aí acima, NÃO FAÇA ENGENHARIA, se fizer, se forme e trilhe uma carreira fora daqui.
Bill Gates terminou sim a faculdade, mas só pea dizer que ten um diploma.
Cara, terminou mesmo? Eu refiz a pesquisa aqui e todos as fontes falam que ele abandonou Harvard. Só se ele fez algum outros curso
@@engenhariarefinada4546 Pois é, ele fazia direito em Havard e deixou o curso para fundar a Microsoft, também vi isso em diversas fontes.
Porém, curiosamente a MS sempre usou pesadamente o conhecimento em leis em suas decisões de negócios, processando outras PJs q insistiram em usar de forma irregular os seus tech seus produtos. mas claro que através da contratação de profissionais especializados.
Bill Gates deve ter visto muito mais futuro em usar algo do tipo, ao invés de ter ficado assistindo palestrinhas( nada especialmente contra, mas exageros existem e essa é a parte q pelo menos tento criticar). E em fatos assim deve residir a verdadeira diferença entre um visionário e um sonhador consumista de motivação( pagadores de falatório de coachs ou algo do tipo, em grande parte soft vaporware ou fake 'news'). rs
Engenharia é uma bosta, sou motorista em uma empresa de Engenharia Mecânica e os Engenheiros não tem valor algum.
Isso é cultural daqui do br em todas às áreas técnicas passam por isso atualmente e tem muito a ver com a idolatria ao empreendedorismo de palco( politico, pastor, coach, etc).
porém no brasil há mta concorrência em tudo e remunerações muito desequilibradas/má distribuição de renda, por isso mesmo em áreas mto valorizadas todos vemos por aí um monte de candidato q não é eleito e não consegue nada na vida, pastor pobre de igrejinha de fundo de quintal, etc. o vencedor leva tudo e os não vencedores não levam nada ou quase isso.
eu sempre digo que se alguém disser que uma área no brasil é valorizada, desconfie disso pq a sérias chances disso não ser verdade. e essa valorização ser relativa e sob especulações como salário emocional( isso é visto no setor nacional de Ti como barganha, na verdade chantagem econômica entre pagar menos no remoto do que no presencial pelo mesmo tipo de serviço. aos DEVs isso, aos C-level q são os cargos de chefia ou romantizada/falsa ideia passada por eles e puxa sacos "liderança", aí não impõe essa palhaçada). nós aqui em país subdesenvolvido vivemos em uma sociedade de líderes de 5ª categoria, a realidade é essa. os custos de ser comandado por idiotas gananciosos e sádicos são altos, para quem tem q seguir, pode ter certeza.