Mães NARCISISTAS: 3 consequências devastadoras (e pouco conhecidas) que afetam sua autoestima

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 108

  • @JuceliaSilva-x8w
    @JuceliaSilva-x8w ปีที่แล้ว +17

    Fui totalmente negligenciada, jogada, sempre um lar diferente, um peso para os genitores. Quando fui mãe tentei não cometer os mesmos erros e errei feio. 😢 Acabei protegendo demais e nem percebi que era um comportamento também narcisista. O excesso de cuidado é tão prejudicial quanto a falta. Meu filho é mais um sem auto estima numa família com dinâmica narcisista. Me esforcei pra não ser igual minha mãe e exagerei na proteção.📢 Pais, ensinem seus filhos a se aceitarem, ensinem abraçarem as próprias imperfeições. O maior aprendizado é saber se virar na vida, ter inteligência emocional e financeira. Pais devem passar auto confiança e autonomia.

    •  ปีที่แล้ว +2

      Muito obrigado pela confiança em relatar sua experiência! Seu comentário é realmente muito valioso!

  • @LorenBritto
    @LorenBritto ปีที่แล้ว +13

    É muito cruel tdo isso. Oscilam muito todos esses sentimentos. Tem dia que parece que estamos superando, mas vem uma tristeza profunda. Não sei se algum dia irei me curar disso tudo.

    • @mariadaconceicao5059
      @mariadaconceicao5059 3 หลายเดือนก่อน

      Terapia de Reprocessamento Generativo vai ajudar vc , a se livrar desses sintomas.

  • @dilguimaraes9498
    @dilguimaraes9498 ปีที่แล้ว +6

    Eu que disse que estava fazendo "estágio" com minha mãe pra enfrentar um marido narcisista. Tudo que você falou minha mãe fazia: superproteção, proibições até de ter TV em casa ou ver na casa dis outros... só que em nenhum momento vi amor nas atitudes em relação a mim. Não me lembro de nenhum beijo, abraço ou chamar de filha. Só cobranças.
    Fiquei calejada. As palavras ofensivas do marido eu já ouvi todas, estão tiro de letra. A verdade é: ESCOLHI SER FELIZ A TER RAZÃO. Com minha mãe era surra de vara, fio (o que estivesse à mao). Eu ía pra escola de casaco de frio em pleno calor pra esconder os "queloides" enormes que se formavam. Ele nunca me encostou um dedo. É a diferença em relação à minha mãe.
    Já perdoei depois de morta. Ela só deu o que tinha. Obrigada por esclarecer ou recordar coisas que agora fazem sentido. ❤

  • @ednasantos8972
    @ednasantos8972 ปีที่แล้ว +15

    A difamação como sempre, quando ela não consegue manipular, quando ela percebe que o filho está fora de controlo dela ela faz campanha de difamação e como sempre ela é a vitima. Tudo e todos estão contra ela

    •  ปีที่แล้ว

      Sim, verdade! 😔

  • @miriamsilva4743
    @miriamsilva4743 ปีที่แล้ว +4

    Não sei o que é essa sensação de pertencimento. Socializo, interajo, tenho boas amizades, com 500 pés atrás. Triste isso!

  • @cristianedeoliveiraalmeida8432
    @cristianedeoliveiraalmeida8432 ปีที่แล้ว +18

    Excelente tema. Conviver com mãe narcisista é algo tenebroso.

    •  ปีที่แล้ว +2

      Obrigado, Cristiane! ☺️

    • @cristianedeoliveiraalmeida8432
      @cristianedeoliveiraalmeida8432 ปีที่แล้ว +2

      @ por nada 😀

    • @mariadaconceicao5059
      @mariadaconceicao5059 3 หลายเดือนก่อน

      Tem ajuda querida, procure a Terapia de Reprocessamento Generativo.

  • @flordocampo5496
    @flordocampo5496 ปีที่แล้ว +6

    Minha filha adolescente é assim desse jeito,mas no caso o narcisista é o pai,por isso eu a protegia,procurava dar muito carinho pra suprir a ausência do pai. Fico triste ver que hoje ela sofre muito. Enquanto ela crescia, tudo de ruim q acontecesse,o pai ficava irado e dizia que a culpa era minha,por medo,eu a cercava,protegia pra q nada desse errado. Hoje me separei e estou mudando meu comportamento com ela

  • @Oleporcoocta08
    @Oleporcoocta08 ปีที่แล้ว +22

    Muito bem colocado, doutor! Olha, eu tenho um pai narcisista e, como vc mesmo disse, é algo mais incomum do que ter uma mãe narcisista. Acredito tbm que as características e o modo como um pai narcisista faz suas maldades deva ser diferente do que uma mãe narcisista. Vc poderia gravar um vídeo sobre pai narcisista, amigo? Iria ajudar muita gente tbm. Valeu!

    •  ปีที่แล้ว +8

      Olá, Matheus! Obrigado pela confiança em seu relato!
      Posso sim, com certeza! Gravarei nas próximas semanas ☺️

    • @katiabarbosa7323
      @katiabarbosa7323 ปีที่แล้ว +2

      Boa tarde. As dores e consequências de genitores na vida humana é muito antiga , forte e ruim .... e temos que ir tentando fazer melhor do que fizeram conosco . Não é fácil eu sei . Mas imagino que no caso de "mãe narcisista " seja mais doloroso pq fomos formados dentro dela e é a pessoa mais próxima da nossa infância. O pai faz parte tbm , mas é um pouco distante. Acredito que as dificuldades no relacionamento com o pai fere mais o filho sim , principalmente até os 8 anos .... e antigamente "homem não chora" e por aí vai . Somos aprendizes neste mundo né? Bjs no seu ♡ .... mesmo não te conhecendo já está em minhas orações 🙏🏼🙌🏼 eu sempre dizia pros meus filhos "crescer dói " toda vez que eles passavam por perrengues na vida , com colegas, parentes , comigo , com o pai..... na minha foto é meu pai que partiu dia 22/06/22 .... como dói filho...😪 meu pai quando mais novo era Durão , minha mãe narcisista. A medida que fui crescendo fui atrás de psicólogos (primeira vez 19 anos) e até hoje com 59 anos conto com a ajuda de psicólogos.... Eles têm o poder de ver as coisas de fora. Eu tinha medo de ter filhos, depois o pai deles seguiu outros caminhos... Esta o adultos hoje 25 e 22 anos. Permiti que estudassem em outro estado para se afastarem das minhas imaturidades emocionais .... rsrs mas cada um é único no mundo. Resultados diferentes.... e vamos assim aprendendo, amadurecendo ajudando uns aos outros a ser mais felizes... até a eternidade....🙏🏼🙌🏼

    • @katiabarbosa7323
      @katiabarbosa7323 ปีที่แล้ว

      Legal

  • @thaism6878
    @thaism6878 5 หลายเดือนก่อน

    1. O sentimento de não pertencer a nenhuma relação. Não houve um vínculo seguro com a mãe;
    2. Sensação constante de culpa e frustração;
    3. Você é estimulado a não desenvolver comportamentos e relações da sua própria idade;
    Perfeito, já senti todas!

  • @janai2023
    @janai2023 ปีที่แล้ว +11

    Anciedade e antisocial foi meus sintomas sofri abusos .da parte dela de todos os tipos é horrível vc se sente sozinho no mundo descobri narcisismo trás dor libertação era bode expiatório de 5 irmãos mães narcisista destrói os filhos mínimo de contato e olha se te contar tudo q minha mãe me fez passar vc diria pra n ter nem mínimo de contato entrasse no 0

    • @janai2023
      @janai2023 ปีที่แล้ว +2

      Vou dar um dos exemplos. Agressões
      Me roubava me privava de amizades escola .dormiu com meu namorado deixou q vizinho me abusada quando tinha 5 anos olha e mais e mais acredito q ela seja psicopata também sempre tentando hoovering não consigo ficar 2 horas com ela sempre tentando fase mal

    • @anabelamatos8858
      @anabelamatos8858 ปีที่แล้ว +2

      No seu caso, penso que a melhor solução mesmo, é contacto zero! Pelo que diz, parece existir nessa mãe, um traço de psicopatia!
      Procure a conexão consigo mesma, se torne a sua melhor amiga e companhia, pois tudo o resto virá por acréscimo! Se valorize através da realização pessoal em áreas que você goste e tenha maior aptidão e pratique o auto conhecimento!
      O Caminho de muitos de nós é penoso e solitário, mas é o único que vale realmente a pena e que conduz à libertação através do Auto Conhecimento!
      Quando digo caminho solitário, não estou com isto a dizer, que não possa ter um companheiro ou ter vários amigos confiáveis com quem poderá partilhar vários momentos de sua vida. Porém, ter sempre em conta que o seu melhor amigo e seu grande companheiro de vida, está dentro de você, seu verdadeiro Eu, sua Essência!
      Felicidades e um grande abraço fraterno 🌹🌿....

    • @anabelamatos8858
      @anabelamatos8858 ปีที่แล้ว +2

      E não se esqueça que "O que não nos destrói, nos torna mais Fortes!" Nietzsche...

    • @janai2023
      @janai2023 ปีที่แล้ว +1

      @@anabelamatos8858 obrigada sim ela n e so narcizista

  • @adrianalondon
    @adrianalondon 4 หลายเดือนก่อน +1

    Sou sobrevivente CPTSD. Dez psicólogas e três psiquiatras deram diagnósticos erradíssimos ou minimizaram totalmente meus sintomas! Por fim, um quarto psiquiatra descobriu (e em poucos meses)! O pior de tudo é ser invalidada, desacreditada e tida como cluster B pelos próprios profissionais de saúde. A tortura foi duplicada! Eu tive a iniciativa de contratar o psicólogo/psiquiatra e escutava que eu era o problema, que no fundo eu não queria sair da situação e mais: chegaram a contatar meu irmão mais novo para saber se era verdade o que eu contava nas seções (felizmente, esse é um santo que viu tudo calado e confirmou para esses incompetentes).
    Muito importante ter psicólogos ou psiquiatras especializados para não acrescentar mais dor e horror aos pacientes.
    Grata por seu vídeo.

    • @mariadaconceicao5059
      @mariadaconceicao5059 3 หลายเดือนก่อน

      Tem ajuda, procure a Terapia de Reprocessamento Generativo vai se livrar das dores e os sintomas que causam tantos sofrimento.

  • @karlashi4739
    @karlashi4739 ปีที่แล้ว +3

    Tive todas elas. Queria saber sobre essas outras coisas pq eu tive que voltar pra casa agora e preciso saber o que fazer. Queria saber sim dessa dinamica diferente pq depois de tantos anos longe, claro que nao dou mais acesso como antes.

  • @rosimerisegal2075
    @rosimerisegal2075 3 หลายเดือนก่อน

    Preciso parar de ler os relatos de abusos na infância.Eu fico imensamente tocada, com tantas histórias tristes.Mas se parar pra pensar, há também superações!!🙏

  • @tess9339
    @tess9339 ปีที่แล้ว +3

    @Leonardo Guimarães
    Olá Leonardo… tenho acompanhado vários canais que falam de narcisismo e percebo o seu como o mais consistente e confiável. Tem muita gente dando “pitacos” por aí sem ser da área e falando besteira. Você pede sugestões de temas: lá vai a minha… como é a relação dos filhos de narcisistas? Não só do filho de ouro e o bode expiatório, mas de todos.
    Somos 4 irmãos e ontem tive uma experiência triste com minha irmã. Foi melancólico. Fomos tomar uma café depois de anos sem nos falarmos. O que predominou foi o luto.
    Eu sou o expiatório. Um dos irmãos homem é o ouro.
    Você tem como fazer um conteúdo pra me dar uma luz? Ando muito perdida e confusa.
    Obrigada por tudo o que você tem apresentado. Isso tem me ajudado

    •  ปีที่แล้ว

      Olá, tudo bem? Não sei se você já viu, mas postei recentemente esse vídeo onde compartilho 3 estratégias simples para se proteger de um narcisista (a 3a é a mais difícil para os empatas 😔), e acho que você irá gostar!
      th-cam.com/video/-fqMWiOE_s0/w-d-xo.html

  • @QuaseIlka
    @QuaseIlka ปีที่แล้ว +11

    É assim mesmo. Aos 4 anos de idade eu tinha cabelos longos, na hora de pentear, lembro q doía demais, ela puxava tanto, penteada a seco. Hj sei q era uma forma de tortura; eu chorava muito toda vez q ela penteava meus cabelos, ela xingava era um horror. Um dia, ela disse q ia aparar as pontas, eu disse q sim, ela chamou uma conhecida, a mulher nunca havia cortado cabelo, eu sabia ( não pergunte como eu sabia), mas era só as pontas pra " facilitar" pro pente kkk. Eu deixei, a mulher meteu a tesoura de uma vez, bem rente à minha nuca. Passei a mão e ví meus cachos enormes na mãos da dita cuja. Foi um chororô, tive q deixar cortar o outro lado...
    Chega meu pai correndo , por causa dos meus gritos... daí ele saiu comigo e comprou uma roupinha masculina, e disse: agora vc pode ser meu José!! Eu entrei na brincadeira e fui José por alguns anos. O q o dr. Acha da atitude do meu pai??
    Ele sempre me chamou de José, dizia q eu era forte , rápida... ótima pra ser um José. Alguém conhece uma história assim? Meu pai sonhava ter um menino, pra sair junto com ele, então, eu vestida de José calça e camisa, saí muito com ele, aos en oncontros com os colegas pra fazer negócios...
    Bem, nada de preconceito, mas eu não sou lésbica, sempre gostei de namorar homem. Mesmo quando me chamavam de José, eu ria, sempre soube q eu era uma menina.

    •  ปีที่แล้ว +6

      Muito complexo tudo isso, Aparecyda!
      Desejo sinceramente que você esteja bem 🙏🏻

    • @quemcomodeusninguemcomodeu3730
      @quemcomodeusninguemcomodeu3730 ปีที่แล้ว +5

      Nossa você é muito forte mesmo parabéns não deixou nada estragar a sua essência
      Na verdade estamos todos machucados , só quem foi abusado (a) sabe a dor eu também sou muito livre toda vez que eu via a minha essência sendo ameaçada eu sabiá que eu estava no meu limite e cuidava muito do meu interior

    • @veramazzoni8201
      @veramazzoni8201 ปีที่แล้ว +3

      A minha mãe tb narcisista qdo me penteava era só choro da minha parte e gritos e xingos da dela. E não era nem nunca foi um cabelão até que ela descobriu e passou a mandar cortar o meu cabelo "taradinho bem curtinho" enquanto que minha irmã a filha dourada tinha longas tranças. Aos 18 anos fugi de casa mas nunca me livrei dela hoje são meses que ela faleceu tenho 75 anos e choro com depressão a falta dela. Incrivel.

    • @QuaseIlka
      @QuaseIlka ปีที่แล้ว +3

      @@veramazzoni8201 Sente falta dela, Jesus! Procure um psicólogo. Isso não tá certo.

    • @liriadias4019
      @liriadias4019 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@QuaseIlkadeve ser sentimento de culpa

  • @elisabetealvessousa5074
    @elisabetealvessousa5074 ปีที่แล้ว +2

    A minha mãe não me protegia, pelo contrário ela queria me ver longe dela, inclusive que eu fosse embora de casa e morar com o meu namorado, que é o meu marido hoje😮

  • @katiacilenegomes9663
    @katiacilenegomes9663 ปีที่แล้ว +5

    Tenho interesse no tema sim. Obg por compartilhar. Descobri a MN durante a pandemia. Fiquei intolerante com mentiras agora.

    •  ปีที่แล้ว +1

      Perfeito, Katia! Siga acompanhando meu canal então, pois nas próximas semanas postarei mais vídeos sobre esse tema ☺️

  • @patriciadaianesilva2657
    @patriciadaianesilva2657 หลายเดือนก่อน

    Muito grata!!! Mais um vídeo esclarecedor.
    Era exatamente assim que ela fazia….não faz mais, já está morta, graças a Deus.

  • @fernandes4478
    @fernandes4478 ปีที่แล้ว +2

    É o maior sufoco.

  • @AmbientSerenitySounds
    @AmbientSerenitySounds ปีที่แล้ว +1

    Fale mais como se proteger de uma mãe narcisista

  • @analfreitas
    @analfreitas ปีที่แล้ว +1

    Leonardo, você é o único profissional da internet que aborda o assunto com ética! Sou psicóloga e sempre me senti constrangida diante de certos canais/ perfis que expõem a família e colaboram para que rotulem indiscriminadamente qualquer pessoa como narcisista.
    Excelente canal! Obrigada por compartilhar seu conhecimento com ética e respeito.

    •  ปีที่แล้ว

      Fico muito feliz com seu comentário, colega Psi!
      Realmente, vejo inúmeros canais que abordam o tema de forma sensacionalista, promovendo desinformação (e até discriminação contra transtornos psiquiátricos) em troca de visualizações e engajamento. Muitos desses canais são inclusive de leigos!

  • @chriscarpenter9155
    @chriscarpenter9155 ปีที่แล้ว +3

    Bom dia, Leonardo. Por favor, grave esta segunda parte, porque eu saí de um relacionamento amoroso com um narcisista há cerca de 3 meses. Estou em terapia e vou muito bem, Graças a Deus! Junto com minha psicóloga estamos explorando exatamente minha infância e ouvir seu vídeo fez muito sentido para mim. Gratidão!

  • @eCsmqv
    @eCsmqv ปีที่แล้ว +3

    Muito obrigada! Me ajudou a compreender muita coisa. Excelente trabalho. Libertador.

  • @anabelamatos8858
    @anabelamatos8858 ปีที่แล้ว +5

    Me tenho questionado muito sobre se minha mãe, a única família que tive, era narcisista ou borderline! Mas pelo vídeo, me parece que era narcisista!
    De facto, cresci a ouvir que era má e que a tratava mal desde que me conheço, e como era a pessoa que eu mais amava no mundo, rezava para que Deus me tornasse boa.
    Na adolescência, cheguei a pensar que era melhor morrer, uma vez que era a causa da infelicidade da minha mãe e nunca consegui ser a filha que ela tanto desejava, pois a partir dos treze anos, comecei a contestar alguns dos dogmas dela e a ser mais rebelde! Então, fui posta na rua algumas vezes, e acolhida por vizinhos e amigas dela dos quais ela se tornava inimiga, pois me tinham apoiado, e me vinha buscar sempre com choro e arrependimento, mas pouco depois, voltava tudo ao mesmo!
    O mundo era um local hostil e muito perigoso (e de facto é), o controle foi demasiado e só podia ter os amigos que ela gostava e enquanto ela gostava e que eram aqueles pelos quais eu estava menos dedicada!
    Mas sempre teve um fortíssimo ascendente sobre mim, apesar de todas as discussões e entraves que punha à minha liberdade e autonomia! Lhe contava sempre todos os pormenores da minha vida, embora sempre acabasse por me arrepender! Mas ela era a única pessoa em quem eu de facto confiava!
    Uma amiga minha de infância disse a um rapaz que estava interessado: "Se queres conquistá-la, conquista primeiro a mãe dela!"
    A minha principal ambição se tornou conquistar a minha independência e autonomia, tendo a minha própria casa, onde poderia finalmente ter paz e ser eu mesma!
    Tive vários namoros, mas casar e ter filhos estava para mim, totalmente, fora de questão! Não acreditava em relações duradouras e harmoniosas e não queria copiar inconscientemente, as atitudes da minha mãe para um filho meu!
    Já perto dos trinta, acabei por me casar, pois a paixão foi mais forte do que a minha razão, mas só após o segundo casamento com esse mesmo homem, é que acabei por concretizar o grande sonho dele de ser pai e só fui mãe pela primeira vez, aos 36 anos, pois até lá, só pensava na carreira profissional e tinha verdadeira fobia de ser mãe!
    Felizmente, acabei por o ser duas vezes e hoje, tenho um excelente relacionamento com as minhas filhas, acabadas de sair da adolescência! E foi a avó que as ajudou a criar, tendo sido sempre uma avó muito carinhosa e que elas adoravam, apesar de muitas vezes, fazer intrigas contra mim, pois competia comigo pelo amor delas, mas enfim, acabávamos por mais tarde nos rir disso, pois sabíamos que era uma pessoa extremamente carente!
    Porém, quando já na velhice, veio viver conosco, queria controlar tudo e todos e as minhas filhas me pressionavam para a pôr num lar, pois se tinha tornado insuportável! Foi uma fase muito complicada!
    Agora, que já faleceu, ainda recentemente, chorava de saudade dos bons momentos que ela também me deu e de culpa por nunca ter sido a filha afectuosa que ela necessitava, sobretudo, nos últimos tempos!
    Foram vídeos como este, a que venho assistindo, que me têm feito compreender muitas coisas que se passaram e a pouco a pouco me libertar dessa carga psicológica da culpa que sempre me perseguiu!
    Muito grata por estes vídeos!💖..

    • @annaferreira9351
      @annaferreira9351 ปีที่แล้ว +3

      Sinto muito por sua trajetória de vida. Acredite. Me identifico. Duro encarar o fato de que nossos cuidadores agem como se tivessem sido feitos a partir da mesma matéria.
      Posso parecer um pouco romântica, mas acredito que toda criança queira e mereça confiar nos pais.
      Eita coisa que impacta uma vida!
      Acho que sobrevivi por pura teimosia. É assim que explico para mim o que me aconteceu na infância e juventude. Pura teimosia, queria viver.

    • @anabelamatos8858
      @anabelamatos8858 ปีที่แล้ว +3

      @@annaferreira9351 na verdade, nos tornamos uma espécie de sobreviventes!
      Tal como dizia Nietzch "O que não nos destrói, nos torna mais fortes!"
      Muitas Felicidades e um grande abraço fraterno 🌹🌿

  • @hyionno
    @hyionno ปีที่แล้ว +4

    Por favor fale mais sobre isso! Meu pai era narcisista e minha mãe tem traços

    •  ปีที่แล้ว +2

      Falarei sim, Andrea! ☺️

  • @eversonmartins6888
    @eversonmartins6888 ปีที่แล้ว +2

    Dr ,por favor fale algo de como o pai deve agir com os filhos ( quando a mae é narcisista) após o divorcio ,deve tentar traze-los para ele ?

    •  ปีที่แล้ว

      Ótima sugestão, irei abordar futuramente sim. Mas caso você ainda não tenha assistido, recomendo que assista meu vídeo sobre guarda compartilhada e ex-cônjuge narcisista: th-cam.com/video/Wf8KMUSCFcM/w-d-xo.html

  • @alinevieira9404
    @alinevieira9404 ปีที่แล้ว +2

    Muito informativo. Obrigada. 👏👏👏👏

  • @fernandes4478
    @fernandes4478 ปีที่แล้ว +2

    É deste jeito mesmo!

  • @valerialobao8634
    @valerialobao8634 ปีที่แล้ว +3

    Oi, Leonardo. Tenho interesse no tema, sim.

    •  ปีที่แล้ว +2

      Perfeito, Valéria! Abordarei nos próximos dias! ☺️

    • @valerialobao8634
      @valerialobao8634 ปีที่แล้ว +1

      @ aguardando!

  • @claudialopes4911
    @claudialopes4911 ปีที่แล้ว +2

    Olá Dr Leonardo, gosto muito do conteúdo dos seus vídeos, são sempre muito esclarecedores, aquilo que vc descreveu foi precisamente a minha ex sogra, posso dizer por experiência própria, que a relação com os filhos é tal e qual, eu fui vítima dessa dinâmica disfuncional e abusiva.
    Relacionei-me durante 23 anos com um filho de uma mãe narcisista cruel, desprovida de emoções positivas, pq tudo nela é negativismo, e sem qualquer empatia , ele próprio também é narcisista, mesmo que não tenham diagnóstico feito eles 2 encaixam na perfeição em todos os traços de Transtorno de Personalidade Narcisista.
    Sofri de abuso emocional e psicológico nas mãos dele, ela foi sempre tentando minar e boicotar a nossa relação praticamente desde o início.
    Durante anos tentei de um tudo para ele ter uma boa relação com a mãe pq eu sabia que isso era primordial para que ele pudesse estar em paz para consigo, no entanto quando vi que a relação deles só piorava e consequentemente afetava a nossa relação de marido/mulher fiz contacto zero com ela. Ainda vivi mais uns anos com o meu ex marido mas as coisas foram de mal a pior a cada dia que passava, resolvi me auto-preservar e acima de tudo proteger os nossos filhos, coloquei um fim à relação em Agosto de 2022, após 23 anos de vida em comum. O encantamento acabou, finalmente abri os olhos para a realidade nua e crua, quando a pessoa ama não quer ver o lado pior do outro, eu só via qualidades e vivia na esperança que o lado menos bom dele fosse amadurecendo com o tempo e ele se tornasse uma pessoa menos hostil e rude, ficasse mais calmo e paciente, no fundo eu acreditava que ele mudaria o seu comportamento e atitudes ao longo dos anos desde que eu demonstrasse o meu amor e a minha dedicação a ele e à nossa família, apercebi-me que nada é suficiente pessoas como ele e a mãe, nunca ninguém vai estar há altura das suas exigências, cobranças são pessoas insaciáveis de atenção e validação.
    Ele era extremamente crítico, passava a vida a cobrar e a julgar, bem como a humilhar e a diminuir-me.
    Para mim fica a lição ninguém merece que nós nos encolhamos para caber num molde que tem uma forma impossível, porque eles criam barreiras constantemente para que aja sempre instabilidade emocional, esse é a forma como funcionam e é como vão buscar suprimento para as suas necessidades, só eles importam, sempre centrados em si próprios.
    Enfim agora eu quero é viver e deixar viver, nada é mais importante na vida que termos paz de espírito e amor-próprio, para alcançar a cura devemos reconhecer as nossas dependências emocionais e trabalhar nelas.
    Como último ponto gostaria de saber o que muda entre o filho e mãe quando são estabelecidos limites, no fundo foi aquilo que o Dr Leonardo deixou em aberto no final do vídeo.
    O meu muito obrigada por pessoas como vc, que fazem vídeos e conteúdos sobre o Narcisismo, tem me ajudado imenso na minha jornada.
    Bjinhos💗✨🙏🏾🍀

    •  ปีที่แล้ว +1

      Obrigado pelo relato, Cláudia!
      Farei outro vídeo em breve abordando esse outro aspecto também! Siga por aqui acompanhando meus vídeos para não deixar de ser notificada quando eu postá-lo.

    • @anabelamatos8858
      @anabelamatos8858 ปีที่แล้ว

      Parabéns pela sua Coragem em largar esse relacionamento tóxico e abusivo! Para essa perturbação da personalidade, creio que não há cura possível na esmagadora maioria dos casos e a única solução é o afastamento das vítimas antes que se torne tarde demais para estas!
      Não há coisa mais destrutiva para a mente do que a permanente instabilidade emocional!
      Também acabei de sair de um relacionamento com uma pessoa narcisista, embora de muito mais curta duração, mas que era a cópia das características de que falou!
      Já tinha feito várias tentativas de terminar a relação, mas voltava sempre por me sentir culpada de o abandonar e acreditava nas suas promessas de que ía fazer tudo para melhorar pois eu era a pessoa mais importante de sua vida, segundo dizia e, neste caso, até acredito, pois devido a elevadíssimos critérios de exigência e insatisfação, apesar de ser uma pessoa fisicamente bastante atraente e inteligente, já tinha caído num elevado grau de isolamento da própria família e amigos e do qual já estava difícil de sair, pois também sofria de ansiedade crônica!
      Contudo, acabei por perceber que fizesse eu o que fizesse para o tentar fazer feliz, por mais que lhe expressasse o meu amor e afecto, nunca era suficiente e a manipulação mental e chantagem emocional que praticava comigo, me estava a arrastar para um fosso auto destrutivo e pouco a pouco tive que me começar a afastar para me auto preservar, caso contrário, chegaria ao ponto de já nem conseguir ser útil a ele, à minha família, na minha profissão, nem a mim própria, nem a ninguém!
      Por fim, com muita dor psicológica, pois era a pessoa com quem tinha as conversas mais profundas e vivi os momentos mais intensos e de plenitude da minha vida, tive que cortar todos os contactos com ele, pois ao me ver afastar cada vez mais, refinou as suas técnicas de manipulação emocional e começou a ameaçar e chantagear, inclusive, de pôr em causa a minha reputação profissional!
      Embora, depois tenha negado as ameaças e que o faria, alguém que me faz tal tipo de ameaças, não poderá ser nem sequer meu amigo!
      Estou triste por ele e por mim, mas não há mais nenhuma solução viável que o contacto zero! Embora me preocupe bastante o grande isolamento em que ele irá ficar, pelo menos, nos próximos tempos, mas nunca esteve nas minhas mãos o ajudar, pois todas as soluções que lhe propunha e incentivava para arranjar novas amizades, se envolver em actividades criativas ou outras, etc, até eram mal vistas por ele, pois fazia questão de me fazer sentir que tudo, a sua própria saúde física e mental, e seu bem estar emocional, dependia única e exclusivamente de mim e da atenção que lhe dava e esta nunca era suficiente, embora, inicialmente, quase tenha chegado a viver como um satélite em torno dele e dos seus inúmeros problemas!!!
      Felizmente, actualmente, existem estes vídeos que podem alertar e ajudar muitas pessoas a despertar deste tipo de relacionamentos tão tóxicos e destrutivos e a psicologia e técnicas de auto conhecimento, são dos melhores caminhos! Porém, acredito que muitas pessoas nunca consigam sair deste ciclo abusivo de manipulação emocional e terminem em depressões gravíssimas para o resto de suas vidas!
      Felicidades para si e sua família!
      Abraço fraterno 🌹🌿..

  • @julianagoulart1581
    @julianagoulart1581 ปีที่แล้ว +2

    Fale por favor.... viciada nos seus vídeos, parabéns!

    •  ปีที่แล้ว +1

      Aí sim! 🤩
      Obrigado, Juliana! Falarei sim 🫡

  • @Soninha_
    @Soninha_ ปีที่แล้ว +3

    Gostaria muito que o sr fizesse a live de contonação sobre mãe narcisista...gratidão por seu tempo dedicado a nós...perfeita sua explanação sobre o tema narcisista...obrigada!!!

    •  ปีที่แล้ว +1

      Obrigado, Soninha! ☺️

  • @marcelofisio9980
    @marcelofisio9980 หลายเดือนก่อน

    Qdo passei a estabelecer limites, diminuindo os diálogos e o bate boca inútil, q se tornava interminável, o desgaste se tornou insuportável. Não tenho mais qualquer contato desde 2019.

  • @tess9339
    @tess9339 ปีที่แล้ว +2

    Agradeço pelas informações. Gostei do vídeo e gostaria muito de ter a complementação. Será
    muito valioso para mim.

    •  ปีที่แล้ว

      Olá, tudo bem? Não sei se você já viu, mas postei recentemente esse vídeo onde compartilho 3 estratégias simples para se proteger de um narcisista (a 3a é a mais difícil para os empatas 😔), e acho que você irá gostar!
      th-cam.com/video/-fqMWiOE_s0/w-d-xo.html

  • @miriamsilva4743
    @miriamsilva4743 ปีที่แล้ว +2

    Dr. já fiz a descoberta e estabeleci alguns limites. Como meus pais narcisistas perceberão esse limite e o que farão mesmo inconscientemente ou não?

  • @lucienecorreia3985
    @lucienecorreia3985 8 หลายเดือนก่อน

    Minha mãe é nacissita sofri muito porem amo ela assim mesmo. 😢

    •  8 หลายเดือนก่อน +1

      Veja esse vídeo sobre mãe narcisista e pai facilitador: th-cam.com/video/8WrmOhQiXEw/w-d-xo.html

  • @karinaneto4766
    @karinaneto4766 7 หลายเดือนก่อน

    Cara, conheca o conteúdo da Taryana Rocha e da Virginia Coser, nada como alguem que vivenciou na pele. Vale a pena conferir. Vai muito alem do que vc citou, infelizmente

  • @oladobomdavida
    @oladobomdavida ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pelo seu trabalho. Além de muito esclarecedor, é direto ao ponto. Estou aprendendo cada dia mais!

    •  ปีที่แล้ว +1

      Obrigado por seu feedback, Andréa! ☺️

  • @katiatofoli9084
    @katiatofoli9084 ปีที่แล้ว +1

    Tenho interesse na segunda parte do vídeo...

  • @cristianedeoliveiraalmeida8432
    @cristianedeoliveiraalmeida8432 ปีที่แล้ว +1

    Exatamente assim que acontece. Grata por mais esse vídeo tão esclarecedor. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    •  ปีที่แล้ว +1

      Infelizmente é muito comum né Cris? Mas espero um dia conseguirmos disseminar essas orientações em ampla escala de modo a prevenir essas consequências da exposição a pessoas narcisistas.

    • @cristianedeoliveiraalmeida8432
      @cristianedeoliveiraalmeida8432 ปีที่แล้ว

      @ sim é necessário que mais informações possam alcançar pessoas que estão sofrendo com os abusos narcisistas. Eu sou grata a Deus porque hj eu tenho conhecimentos sobre esses abusos praticados pelos narcisistas. Grata por compartilhar os seus conhecimentos através do seu canal. 🙌🏻🙏🏻

  • @adriana3228
    @adriana3228 ปีที่แล้ว +2

    Carta para uma "mãe".(Aviso de gatilhos)
    Obrigada por me colocar no mundo como filha única. Por me fazer chorar dia e noite, quando bebê, sentindo falta de um banho,que há um mês não via a água. Obrigado por nunca me deixar brincar,por ter roubado a minha infância,querendo que eu me portasse como uma adulta. Obrigado por me deixar ir sozinha para a escola desde pequenininha.Obrigado por ter sido sempre invalidada,de nunca ter podido fazer valer minhas vontades.Obrigado pelas torturas,pela surra de mangueira aos 4 anos, que doeu na alma,por me arrastar pelos cabelos, pelas pragas rogadas, pelas palavras de maldição,obrigado por nunca ter me amado,nem conheço o seu abraço. Obrigado por me deixar em casa sozinha,mesmo sendo tão frágil,tive que amadurecer cedo,foi instinto de sobrevivência. Não sei se vc sabia,mas eu tive que acender o fogão mesmo sem saber,pra cozinhar ovos,pois estava com fome. Eu peguei no sono de tanto chorar,acordei com cheiro de queimado,a panela torrou. Eu poderia ter colocado fogo na casa ou até ter sofrido uma queimadura,mas afinal, isso nunca importou né? Afinal amor e empatia,passam longe. Obrigado por me deixar exposta a todos os perigos e realmente,a maldade me encontrou aos 5 anos,fui abusada por um vizinho,apanhei uma surra de você, afinal a culpa sempre foi minha né? Afinal sempre é. Aliás,eu gostaria de saber porque eu me lembro da presença desse abusador em um aniversário meu?🤔😱 Obrigado pelo cuidado com os meus cabelos,se eu lembrar,meu couro cabeludo ainda dói. Obrigado pelo prato que quebrasse na minha cabeça,acho que sou cabeça dura. Obrigado pela vez que quebrei o pé e como punição,me fizesses andar com muita dor. Obrigado por estragar meus presentes,pra satisfazer seu ego. Obrigado por me fazer de escrava da casa,aos 12 anos já ocupava esse posto. Obrigado por ter me mandado embora de casa,na adolescência e eu sem ter pra onde ir,preferi suportar as humilhações. Obrigado pelas torturas físicas e psicólogicas,pelo pânico e pelo medo que instalasses em mim. E pra finalizar, obrigado por abrir meus olhos,para que eu nunca,em hipótese alguma,repita esse ciclo tóxico, perverso e abusivo. Obrigado por me mostrar o tipo de "mãe" que eu nunca irei me tornar. Eu escolhi o amor, eu escolhi ser luz. Mesmo com cicatrizes,meu coração aprendeu a amar. Hoje o máximo que eu consigo,sentir de vc, é pena, afinal meu coração é empata. Ninguém gosta de ser ferido,mas eu não conseguiria suportar,se eu fosse o causador das feridas. Eu precisei viver 4 décadas pra acordar,mas eu despertei!🙏
    A Deus externo minha gratidão,pois se estou de pé,foi ele que me sustentou. Ele é o meu Pai.
    Ass: sobrevivente.

    •  ปีที่แล้ว +1

      Obrigado pelo comentário!
      Recomendo que você assista meu vídeo sobre Transtorno Bipolar e Narcisismo: th-cam.com/video/jVrcG15hZC0/w-d-xo.html

    • @rosimerisegal2075
      @rosimerisegal2075 3 หลายเดือนก่อน +1

      Conte com as minhas orações!!Eu sinto muito por ter passypor tudo isso.Desejo que o passado pare de te machucar.Viva o presente com intensidade.Faça as coisas que lhe dão prazer ex: Degustar bons vinhos,comidas,filmes, viajar,ir ao teatro ,trabalhar, ter tempo pra você, fazer exercícios,aprender um novo idioma, escrever um livro,etc... Pense no futuro cheio de conquistas e se prepare para viver cada dia com excelência.
      Gostaria de te indicar um livro:O poder da Mulher que Ora
      Autora:Stormie OMartian
      Editora Mundo Cristão.
      Que Deus te Abençoe grandemente!🙏💞🕊️

  • @ildelitacosta79
    @ildelitacosta79 ปีที่แล้ว

    Todos os pontos foram muito bem colocados. O vídeo é bem esclarecedor e assertivo. Gratidão. 🌻🦋

    •  ปีที่แล้ว +1

      Obrigado! 🤗

  • @SCM_
    @SCM_ ปีที่แล้ว +1

    Excelente! 👏👏👏👏 bastante esclarecedor e desde já aguardando o vídeo que vai tratar da segunda fase da temática em questão.

    •  ปีที่แล้ว +1

      Obrigado pelo realto! Em breve farei sim 😃

  • @lucienecorreia3985
    @lucienecorreia3985 8 หลายเดือนก่อน

    Quero saber os outros sintomas por favor

  • @ErikaPCoelho-j4b
    @ErikaPCoelho-j4b 2 หลายเดือนก่อน

    Eu achei seu vídeo e me ajudou muito! Obrigada de coração! Já inscrita!

    •  2 หลายเดือนก่อน

      Obrigado Erika 🙏🏻

  • @michelebraule417
    @michelebraule417 ปีที่แล้ว +2

    Ótimo vídeo dr. Muito esclarecedor! Gostaria muito de saber como fica a dinâmica depois que a mãe narcisista perde esse controle total sobre o filho.

    •  ปีที่แล้ว

      Postarei esse vídeo em breve 😃

    • @paulomaciel4706
      @paulomaciel4706 ปีที่แล้ว

      ​@ também gostaria de ver esse video, Leonardo. Muito obrigado!!

  • @simonerangel9150
    @simonerangel9150 ปีที่แล้ว +1

    Tenho interesse nesse tema.

    •  ปีที่แล้ว

      🙏🏻🤗

  • @vivianeribeiro3536
    @vivianeribeiro3536 ปีที่แล้ว +2

    Como estabelecer limites?Ela destrói minhas amizades,meus relacionamentos amorosos, quando vou ver ,não sei nem o que foi que aconteceu. Ela é oculta religiosa, as pessoas pensam que ela é um amor. Só eu sei o que passo ,joga todos contra mim, com suas mentiras e manipulações. Socorro!Como fazer?

    • @anabelamatos8858
      @anabelamatos8858 ปีที่แล้ว +2

      Estabeleça limites urgentemente! Se puder, se afaste e mantenha menos contactos! Não lhe apresente as pessoas que são importantes para si!
      Comigo sucedeu o mesmo e tive que praticar algum afastamento, embora nunca pudesse o pôr em prática de forma como deveria, pois eu era única filha e a única pessoa que ela tinha! Acarreta sempre um enorme sentimento de culpa e, neste caso, como ela também era a minha única família, e a pessoa que eu mais amava, foi extremamente difícil! Só quando pude me mudar para a minha própria casa é que senti que poderia finalmente ser eu própria e manter os relacionamentos que eu queria!
      Trabalhe para a sua independência e autonomia, pois será a sua verdadeira libertação!
      Felicidades!
      Abraço fraterno 🌹🌿...

    • @tess9339
      @tess9339 ปีที่แล้ว +1

      @@anabelamatos8858 exatamente.
      É isso. E é muito difícil, traz dor, mas com o tempo vem o alívio. Também uso a palavra liberdade. Abraços pra vc

    • @anabelamatos8858
      @anabelamatos8858 ปีที่แล้ว

      @@tess9339 obrigada e um abraço para si também e muitas felicidades!🌹🌿..

    • @tess9339
      @tess9339 ปีที่แล้ว +1

      @@anabelamatos8858 pra você também. Obrigada ❤️

  • @manuelasaosimao2806
    @manuelasaosimao2806 ปีที่แล้ว +1

  • @thaisoliveira7785
    @thaisoliveira7785 ปีที่แล้ว +2

    Olá boa noite! Muito interessante o vídeo. Tenho uma dúvida? A " simbiose com a mãe pode ser desenvolvida por causa do traço narcisista especificamente? Tipo dependência emocional? E também queria saber se é comum as filhas de mães narcisistas reproduzirem esse comportamento da " forma de ser mãe" em algumas atitudes reativas ( sem intenção)? Obrigada

    •  ปีที่แล้ว +3

      Olá, Thais!
      Quando a mãe é narcisista, uma das formas dela se relacionar com o(a) filho(a) é o amando e protegendo de forma excessiva, bajulando e criando um apego inseguro/dependente. Muitas vezes é isso acaba formando essa simbiose.
      É perfeitamente possível que as filhas de mães narcisistas reproduzam alguns comportamentos, e obviamente isso será sem intenção. Comportamentos transgeracionais são comuns em todas as famílias, porém alguns destes comportamentos são mais saudáveis e outros acabam sendo disfuncionais.

    • @thaisoliveira7785
      @thaisoliveira7785 ปีที่แล้ว +2

      Muito obrigado. Tenho interesse em assistir um vídeo sobre a quebra desses padrões emocionais dos filhos das mães narcisistas.

  •  29 วันที่ผ่านมา

    Meu Deus que horror! Parece que tudo que eu sou é por causa da minha mãe!

    •  28 วันที่ผ่านมา +1

      Pais narcisistas fazem você se relacionar dessa forma
      th-cam.com/video/teaW6Qjv-Zk/w-d-xo.html

    •  28 วันที่ผ่านมา +1

      Narcisismo e necessidades emocionais: Como EXATAMENTE acontecimentos da infância causam o narcisismo
      th-cam.com/video/Py9esZBfHEc/w-d-xo.html