Outra possibilidade para tantos relatos de dilúvios, sería o cair da última idade do gelo, já existiam comunidades pré escrita e que viviam em regiões que foram alagadas, como a costa do mar negro e norte da Europa. É possível que esses relatos tenham se perpetuado em tradições orais das civilizações que viriam a aparecer.
Professor, na sua opinião como se deve interpretar o relato aqui? "Durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra; cresceram as águas e levantaram a arca de sobre a terra. Predominaram as águas e cresceram sobremodo na terra; a arca, porém, vogava sobre as águas. Prevaleceram as águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu. Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. Pereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todo homem. Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. E as águas durante cento e cinquenta dias predominaram sobre a terra." (O Primeiro Livro de Moisés chamado Gênesis 7:17-24) As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra, pereceu toda a carne, foram exterminados todos os seres... Não acha que também haja a possibilidade de ter havido um dilúvio global? E outra, só porque a ciência diz que algo não tem a possibilidade de acontecer, isto pouco (ou quase nada) quer dizer, visto que a ciência também vem e vai... e novas conclusões surgem com o passar do tempo. Eu realmente não ligo mt se o fato foo local ou global... mas analisando apemas o texto pelo texto, a que conclusão chegamos? Como devem ser interpretados esses "todos" citados ali acima, mormente se os combinarmos com a narrativa de 2 Pedro - que também totaliza o juízo vindouro sobre a terra lendo o "mito" de diluviano como uma destruição global prévia de uma futura destruição global, porém pelo fogo?
Professor, em relação ao texto bíblico (veja, não estou adentrando evidências científicas), pode-se aludir a um dilúvio universal a partir dos seguintes tópicos: a. O livro de Jó apresenta uma compreensão sobre uma Terra que "flutua" sobre o nada e tem "redondezas". Em vários versículos, Jó (37:12) descreve a grandeza de Deus diante do homem ("Ele estende os céus sobre o espaço"), o que permite afirmar que havia a compreensão de universo, imensidão, e, consequentemente, um planeta inteiro. b. Muito tempo após a escrita do livro de Gênesis, já no Novo Testamento, Paulo reafirma em suas palavras um castigo global: "(...) Por intermédio da fé, ele (Noé) condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé." (Hb 11:7). [ Veja, Paulo e outros autores também falam de uma destruição mundial, bem como João, o qual, ao escrever o livro das Revelações, visualiza o mundo em chamas no dia do Juízo. O que eu quero dizer é que é perfetiamente possível deduzir, a partir disso, que esses personagens tinham, sim, uma noção de um planeta. c. O próprio Jesus estabelece uma comparação entre a destruição pelo dilúvio e a destruição pelo fogo: "Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24: 37-39). Reafirmo que a noção de regional (ou local) e global existia, pois, no livro de Gênesis, vemos a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, as quais, juntamente e unicamente com outras cidades vizinhas, foram incendiadas. Ou seja, o texto bíblico - tanto no Velho Testamento quanto no Novo - deixa claro que o castigo ocorreu apenas naquela localidade, não se estendendo ao mundo todo. Portanto, na Bíblia, é confortavelmente possível observar a diferença de narração para uma destruição global e uma local. De todo modo, respeito opiniões contrárias. Estou apenas elencando trechos bíblicos que servem de base para a crença de um dilúvio universal.
Olá Dr. Jansen… Boa tarde! Gostaria que comentasse o capítulo 9, dos versículos 17 ao 24 de gêneses. Pois, sempre entendi que se o dilúvio cobriu o pico mais alto, isso inclui o Everest, ou seja, quinze côvados acima dele. A água foi mantida pela força gravitacional da terra que sustenta todas as coisas sobre a esfera da terra e perdurou 40 dias. Como entender isso?
Pra mim o dilúvio foi local, pq não faz sentido ser global. Se fosse global somente Noé e sua família havia sobrevivido certo? Como surgiram gigantes pós dilúvio e outras civilizações?
Muito boa explicação professor isso sempre tive em mente e agora é sobre os fósseis aqui de dinossauro encontrados teriam morrido por falta de comida ou na medida que o mundo foi evoluindo eles foram se acabando???
Gênesis 6:17 ARA Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.
@@DrJansenRacco 2 Pedro 18,19,20 E ouvimos está voz dirigida do céu,estando nós com ele no monte Santo. E temos,muifirme ,a palavra dos profetas,à qual bem fazeis em estar (atentos) como a uma luz que alumia em lugar escuro,Até que o dia esclareça, E a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto:que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação.
Eu acredito que o dilúvio foi universal por ser um exemplo de juízo , condenação e salvação para a humanidade. Outro ponto é que tem evidências em várias partes do mundo como os grandes canyios que são fendas que possivelmente foi feito por percurso de águas muito fortes.
Olá, a existência de canyons não prova um dilúvio universal, são formações de milhares e milhares de anos por fatores específicos de cada região. o Dilúvio não é uma criação bíblica, ele ja existia em várias outras culturas mais antigas. Abs
Além das influências culturais e religiosas da época em que viveram, um Deus punitivo responde à uma busca por responsabilização de injustiças causadas por nós mesmos, mas que não temos interesse em assumir. Isso acontece até hj, inclusive
Deus faz e desfais manda e desmanda destrói e constrói a nossa visão e pensamento é fraco para descrever o operar de Deus na terra só o Espírito Santo que entendi
Nao entendi o porquê de nao fazer sentido a água tomar conta de toda a terra por ser esférica? A gravidade que faria a água se espalhar. Nao entendi essa parte, tem algum fator específico?
Sim, mas não daria vazão de receber tanta quantidade de água a ponto de cobrir o monte mais alto da terra, a quantidade de água necessária para isso destruiria a superfície e toda a vida na terra
Se teve o dilúvio, deve ter sido local, porque em fins de 1400 nem se sabia que existia o continente Americano e o Australiano. Só se conhecia a Europa, Ásia e África. 😊😊😊
Se foi local, então pra quê a construção da arca? Era só Deus ter levado os animais para os lugares onde não houve dilúvio e preservariam a vida sem necessidade de Noé ter trabalhado por 100 anos atoa
Há controvérsias, os pais da igreja só dialogavam com a tradição e crença, não tinham conhecimentos científicos que temos hoje. Obrigado pela participação
@@AndersonSoares-b2r Que Jesus ressuscitou eu acredito. Agora em dilúvio global não. Sobre Jesus há muitas provas que ele existiu e morreu crucificado.
Crer no dilúvio local não é ser ateu não . Sou cristão e creio que foi local . Jonh Walton é um renomado professor de antigo testamento e antigo oriente e cristão , e afirma isso também.
@@luizheringer8973 Servimos ao Deus que faz coisas impossiveis... se duvidas do dilúvio, duvide de toda a biblia. Deus criou o mundo, pode destruir em um minuto. Não tente explicar os milagres de Deus com forças naturais. Ele domina forças abriu o mar, parou o sol e etc.
A terra é plana sim! Nunca foi comprovada esfericidade da terra, e vivem de teorias. E a biblia é um livro completo! Científico, historiaco, poético, profético e etc.
Ou é apenas a síntese de uma memória cultrual presente nas culturas da mesopotamia acustimados com as inundações dos rios... Tanto que a história é uma reformulação de um personagem conhecido no oriente médio antigo o Utanapishtim... Ou seja é um mito/lenda apropriado pelos hebreus a fim de desenvolver suas próprias ideias teologicas... não chega nem próximo de ser um fato histórico muito menos um personagem histórico... Recomendo a leitura de Joel Baden
Rio Nilo, Rios Tigre e Eufrates. Faz todo o sentido!
Esses vídeos do canal se fossem apresentados nas EBDs de muitas igrejas, iria causar grande alvoroço.
Houve um dilúvio no Rio Grande do Sul..
Outra possibilidade para tantos relatos de dilúvios, sería o cair da última idade do gelo, já existiam comunidades pré escrita e que viviam em regiões que foram alagadas, como a costa do mar negro e norte da Europa. É possível que esses relatos tenham se perpetuado em tradições orais das civilizações que viriam a aparecer.
Boa. Obrigado pela participação abs
O dílúvio foi local ou universal?
th-cam.com/video/2korgw_iJH0/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QRAJNxFVu-s/w-d-xo.html
Professor, na sua opinião como se deve interpretar o relato aqui?
"Durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra; cresceram as águas e levantaram a arca de sobre a terra. Predominaram as águas e cresceram sobremodo na terra; a arca, porém, vogava sobre as águas. Prevaleceram as águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu. Quinze côvados acima deles prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. Pereceu toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de animais domésticos e animais selváticos, e de todos os enxames de criaturas que povoam a terra, e todo homem. Tudo o que tinha fôlego de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. E as águas durante cento e cinquenta dias predominaram sobre a terra." (O Primeiro Livro de Moisés chamado Gênesis 7:17-24)
As águas prevaleceram excessivamente sobre a terra, pereceu toda a carne, foram exterminados todos os seres... Não acha que também haja a possibilidade de ter havido um dilúvio global? E outra, só porque a ciência diz que algo não tem a possibilidade de acontecer, isto pouco (ou quase nada) quer dizer, visto que a ciência também vem e vai... e novas conclusões surgem com o passar do tempo. Eu realmente não ligo mt se o fato foo local ou global... mas analisando apemas o texto pelo texto, a que conclusão chegamos? Como devem ser interpretados esses "todos" citados ali acima, mormente se os combinarmos com a narrativa de 2 Pedro - que também totaliza o juízo vindouro sobre a terra lendo o "mito" de diluviano como uma destruição global prévia de uma futura destruição global, porém pelo fogo?
Nunca se pode analisar "apenas os textos"
O dílúvio foi local ou universal?
th-cam.com/video/2korgw_iJH0/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QRAJNxFVu-s/w-d-xo.html
Se tudo os seres viventes pereceram, como se explica o surgimento de gigantes pós dilúvio? Eu acredito que não é como está escrito!
Professor, em relação ao texto bíblico (veja, não estou adentrando evidências científicas), pode-se aludir a um dilúvio universal a partir dos seguintes tópicos:
a. O livro de Jó apresenta uma compreensão sobre uma Terra que "flutua" sobre o nada e tem "redondezas". Em vários versículos, Jó (37:12) descreve a grandeza de Deus diante do homem ("Ele estende os céus sobre o espaço"), o que permite afirmar que havia a compreensão de universo, imensidão, e, consequentemente, um planeta inteiro.
b. Muito tempo após a escrita do livro de Gênesis, já no Novo Testamento, Paulo reafirma em suas palavras um castigo global: "(...) Por intermédio da fé, ele (Noé) condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé." (Hb 11:7). [
Veja, Paulo e outros autores também falam de uma destruição mundial, bem como João, o qual, ao escrever o livro das Revelações, visualiza o mundo em chamas no dia do Juízo.
O que eu quero dizer é que é perfetiamente possível deduzir, a partir disso, que esses personagens tinham, sim, uma noção de um planeta.
c. O próprio Jesus estabelece uma comparação entre a destruição pelo dilúvio e a destruição pelo fogo:
"Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24: 37-39).
Reafirmo que a noção de regional (ou local) e global existia, pois, no livro de Gênesis, vemos a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra, as quais, juntamente e unicamente com outras cidades vizinhas, foram incendiadas. Ou seja, o texto bíblico - tanto no Velho Testamento quanto no Novo - deixa claro que o castigo ocorreu apenas naquela localidade, não se estendendo ao mundo todo.
Portanto, na Bíblia, é confortavelmente possível observar a diferença de narração para uma destruição global e uma local.
De todo modo, respeito opiniões contrárias. Estou apenas elencando trechos bíblicos que servem de base para a crença de um dilúvio universal.
Não da pra falar desse assunto sem a ciência
@@DrJansenRacco A Bíblia também é um texto literário.
@@gabrielmonteiro9527 Sim e a leitura que a Bíblia tem desse assunto é apenas literária, não é fato
Olá Dr. Jansen…
Boa tarde!
Gostaria que comentasse o capítulo 9, dos versículos 17 ao 24 de gêneses.
Pois, sempre entendi que se o dilúvio cobriu o pico mais alto, isso inclui o Everest, ou seja, quinze côvados acima dele.
A água foi mantida pela força gravitacional da terra que sustenta todas as coisas sobre a esfera da terra e perdurou 40 dias. Como entender isso?
Esse texto não deve ser entendido literalmente, foi uma apropriação de outras culturas
@@DrJansenRaccode atrahasis contado pela epopeia de gilgamesh mito sumério
Pra mim o dilúvio foi local, pq não faz sentido ser global. Se fosse global somente Noé e sua família havia sobrevivido certo? Como surgiram gigantes pós dilúvio e outras civilizações?
Muito boa explicação professor isso sempre tive em mente e agora é sobre os fósseis aqui de dinossauro encontrados teriam morrido por falta de comida ou na medida que o mundo foi evoluindo eles foram se acabando???
O mabul ou inundação na bíblia é mito leia enuma elish ali fala dos mitos babilônicos contados na bíblia.
Uma coisa que sempre digo pras pessoas que a Bíblia é um livro teológico e não um manual cientifico nos termos modernos que se usa hoje em dia.
Gênesis 6:17 ARA
Porque estou para derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá.
É preciso saber que não foi Deus quem escreveu as Escrituras. Abs
@@DrJansenRacco 1 Timóteo 3:16 toda a Escritura divinamente inspirada .....
@@claudiomiron e o que o texto de Timóteo entendia como Escritura?
@@DrJansenRacco você quer dizer Paulo né? Porque a carta foi escrita a Timóteo.
@@DrJansenRacco 2 Pedro 18,19,20 E ouvimos está voz dirigida do céu,estando nós com ele no monte Santo. E temos,muifirme ,a palavra dos profetas,à qual bem fazeis em estar (atentos) como a uma luz que alumia em lugar escuro,Até que o dia esclareça, E a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto:que nenhuma profecia da escritura é de particular interpretação.
Eu acredito que o dilúvio foi universal por ser um exemplo de juízo , condenação e salvação para a humanidade. Outro ponto é que tem evidências em várias partes do mundo como os grandes canyios que são fendas que possivelmente foi feito por percurso de águas muito fortes.
Olá, a existência de canyons não prova um dilúvio universal, são formações de milhares e milhares de anos por fatores específicos de cada região. o Dilúvio não é uma criação bíblica, ele ja existia em várias outras culturas mais antigas. Abs
@@DrJansenRacco Se o dilúvio não fosse universal, nós não encontraríamos fósseis em todos os continentes.
@@kildarealeksen4140 eu explico sobre isso no vídeo.
@@kildarealeksen4140 Ué, esses fósseis são de animais que viveram a milhares de anos, oq isso provaria o Dilúvio Universal?
O dílúvio foi local ou universal?
th-cam.com/video/2korgw_iJH0/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QRAJNxFVu-s/w-d-xo.html
#Trescontinentes
muito bom
Bom dia Dr gostaria que você falasse sobre as leis do antigo testamento, e porque Deus era justo porém parecia tão punitivo naquela época das leis .
Sem dúvida o modo como o povo de Israel no AT via Deus, era de um ser imprevisível e punitivo. Abs
@@DrJansenRacco não vejo assim não , era de um Deus justo e santo .
Imagine os outro povos então que cultuavam um deus que sacrificava crianças etc
Além das influências culturais e religiosas da época em que viveram, um Deus punitivo responde à uma busca por responsabilização de injustiças causadas por nós mesmos, mas que não temos interesse em assumir. Isso acontece até hj, inclusive
Você já leu o livro : o dilúvio perdido - de jonh Walton?
👍
Deus faz e desfais manda e desmanda destrói e constrói a nossa visão e pensamento é fraco para descrever o operar de Deus na terra só o Espírito Santo que entendi
Bom dia ,o dilúvio foi localizado ,à 5milhões e 330 mil anos atrás, houve um monstruoso terremoto que afundou o continente Atlântida
Nem existia ser humano nessa época
@@DrJansenRacco e o povo de Atlântida?se espalharam pelo mundo,como o Egito.
Lembrando que a palavra (Mesopotâmia) significa: ''entre rios''.
Nao entendi o porquê de nao fazer sentido a água tomar conta de toda a terra por ser esférica? A gravidade que faria a água se espalhar. Nao entendi essa parte, tem algum fator específico?
Sim, mas não daria vazão de receber tanta quantidade de água a ponto de cobrir o monte mais alto da terra, a quantidade de água necessária para isso destruiria a superfície e toda a vida na terra
O dílúvio foi local ou universal?
th-cam.com/video/2korgw_iJH0/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QRAJNxFVu-s/w-d-xo.html
Se teve o dilúvio, deve ter sido local, porque em fins de 1400 nem se sabia que existia o continente Americano e o Australiano. Só se conhecia a Europa, Ásia e África.
😊😊😊
Se foi local, então pra quê a construção da arca? Era só Deus ter levado os animais para os lugares onde não houve dilúvio e preservariam a vida sem necessidade de Noé ter trabalhado por 100 anos atoa
Professor, também acredito no Dilúvio Local, porém, os pais da igreja não acreditavam em um Dilúvio Global?
Há controvérsias, os pais da igreja só dialogavam com a tradição e crença, não tinham conhecimentos científicos que temos hoje. Obrigado pela participação
O dílúvio foi local ou universal?
th-cam.com/video/2korgw_iJH0/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QRAJNxFVu-s/w-d-xo.html
@@DrJansenRacco O senhor acredita na ressurreição de Jesus Cristo literalmente?
@@AndersonSoares-b2r Que Jesus ressuscitou eu acredito. Agora em dilúvio global não. Sobre Jesus há muitas provas que ele existiu e morreu crucificado.
@@SemNome-oh7og To falando da ressurreição e não existência
👏🏻👏🏻👏🏻❣
Professor, me indique um bom livro para se estudar antropologia. Um abraço e parabéns pelo trabalho no canal.
Olá Jader tenho aqui no canal um curso completo de Antropologia, confira lá. Abs
@@DrJansenRacco e sobre Teontologia?
@@jneto7711 em breve teremos algo a esse respeito
Sempre falei isso, e fui considerado como ateu, mesmo sem nunca tê-lo sido
O dílúvio foi local ou universal?
th-cam.com/video/2korgw_iJH0/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QRAJNxFVu-s/w-d-xo.html
Crer no dilúvio local não é ser ateu não . Sou cristão e creio que foi local . Jonh Walton é um renomado professor de antigo testamento e antigo oriente e cristão , e afirma isso também.
@@Monoteista_1sim, eu li uma obra dele, excelente autor
Todos os dias chove em algum lugar, esta dimensão de diluvio é por conta de quem escreve a historia.
Universal
Impossível
@@luizheringer8973 Servimos ao Deus que faz coisas impossiveis... se duvidas do dilúvio, duvide de toda a biblia. Deus criou o mundo, pode destruir em um minuto. Não tente explicar os milagres de Deus com forças naturais. Ele domina forças abriu o mar, parou o sol e etc.
Eu acho que foi local. Mas de vez em.quando assisto o comentario.
Três continetes
Três continentes!
A Bíblia não é apenas literatura. Ela não pode ser comparada a Ilíada ou a Odisséia. A Bíblia é a Palavra de Deus!
Palavra de Deus transmitida através de literatura humana. Ninguém está desmerecendo a Bíblia.
@@andr3lz verdade
3 continentes
A terra é plana sim! Nunca foi comprovada esfericidade da terra, e vivem de teorias. E a biblia é um livro completo! Científico, historiaco, poético, profético e etc.
Três continentes
Ou é apenas a síntese de uma memória cultrual presente nas culturas da mesopotamia acustimados com as inundações dos rios... Tanto que a história é uma reformulação de um personagem conhecido no oriente médio antigo o Utanapishtim... Ou seja é um mito/lenda apropriado pelos hebreus a fim de desenvolver suas próprias ideias teologicas... não chega nem próximo de ser um fato histórico muito menos um personagem histórico... Recomendo a leitura de Joel Baden
Certamente essas histórias sobre dilúvio circulavam entre as culturas antigas, bem citado. Obrigado, abs
O dílúvio foi local ou universal?
th-cam.com/video/2korgw_iJH0/w-d-xo.html
th-cam.com/video/QRAJNxFVu-s/w-d-xo.html
Então Jesus disse uma inverdade quando se referiu a Noé.
Você precisa estudar mais sobre autorias, intenções do autor, formação textual, temos uma consultoria aqui no Plano Café Super
Houve uma hecatombe.
Tem 4 capítulos da biblia explicando o dilúvio. Ou vc acredita no dilúvio universal, ou não acredita na biblia.
Uma pena que você ainda não tenha entendido nada
@@DrJansenRacco entendi bastante, por isso estou aqui para refutar.
Nenhum dos dois!... nem local e nem universal!
Inexistente!!!
Os fósseis falam por si só. Nem os ateus negam que houve um dilúvio.
Três continentes
Três continentes