Boa tarde , Eu posso desconectar o cabo verde aterramento q chega no quadro geral e criar outro com novas hastes acobreada individual para cada quadro geral , no meu caso são 4 quadros
Boa Tarde, Eu estou muito contente que encontrei na Internet uma pessoa que realmente entende de normas e regulamento, com fundamentação técnica, parabéns, uma vez mais por nos ensinar dentro das normas técnicas e profissionais.
Aprendi bastante meu caro. Eu sou mestre em estrutura. Hoje devido algumas limitaçào preciso voltar a entender melhor a elétrica pra eu nào parar! Desde jã muito obrigado
Ah e se você poder fazer um sistema de aterramento na entrando pro quadro de distribuição eu agradeceria muito pode se o sistema k vc mais faz no seu dia a dia estou gostando muito de ouvir vc nas explicações tô aprendendo muito pois tenho um curso e faço alguns bico na área .
Obrigado pela generosidade de compartilhar conhecimentos de eletrica. Aulas c demonstracao da norma são otimas. Mantenha os videos assim.. um forte abraço! E sucesso!
É verdade amigo tem jente que não procura saber os meios de instalação dos dps é quer criticar os outros e nem siquer procura comsutar as normas que regulamenta as estalação de dps
Bom dia Leônidas, muito obrigado pela sua explicação de cada aula. Estou sanando as dúvidas que eu tenho sinalizado, os assuntos são bem esclarecidos. Muito obrigado e Deus abençoe.
Show de bola Leônidas! Alguém aqui do canal poderia me dizer se traria alguma diferença instalar o DPS, antes do DR, ou instalando igual o vídeo após o DR. Poderia ocasionar algum problema? Estou perguntando por me deparei com um QDC instalado o DPS antes do DR, e ele apresenta alguns problemas de desarmar com trovoes muito altos. Ele funciona normalmente em dia sem chuva, mais os dias que tem trovoes mais alto ele desarma, será que poderia ter relação com a posição do DR?
Olá Leonidas. Em uma instalação elétrica onde o neutro é aterrado no aterramento funcional e o QDC tem um aterramento sistema T T, pergunto: como/onde instalar o DPS? Seus vídeos aulas são de uma didática clara ,fácil entendimento e muito proveitosa parabéns. Forte abraços
Caso for usar um disjuntor exclusivo pro dps, além do disj. geral, qual a corrente desse disjuntor, seria a mesma do geral? Poderia usar um menor? Por exemplo um quadro trifasico com disjuntor geral tripolar de 100A com 220 entre fase e neutro. Poderia usar um disjuntor exclusivo de corrente menor os 100A do geral pros dps?
Olá amigo Parabéns pela sua explicação e compartilhamento. Poderia tirar uma dúvida que tenho? Seguinte.. Eu montei meu sistema solar com 3 Placas de 330Especificações técnicas Condições Padrões de Teste*(CPT): Potência máxima (Pmax): 340Wp Tolerância: 0% a +5% Tensão em circuito aberto (Voc): 46,16V Tensão de Pico (Vmpp): 37,33V Corrente de curto-circuito (Isc): 9,62A Corrente de Pico (Impp): 9,11A Voltagem máxima do sistema: 1000V Tipo de célula: Silício Policristalino Dimensões painel: 1954 x 990 x 40 mm Moldura: Alumínio Peso: 21,8kg As 3 placas geram 990Wtts Meu controlador de carga é SMART3 e sua capacidade em 12 volts é de 150V e 60A. Minha pergunta é... Qual Disjuntor e Dps usar? Se eu usar um DPS de 60A ele fica a mesmo coisa que meu Controlador de carga que é de 60A.. Se eu usar DPS de 100A ele fica acima da corrente que as placas geram.. Qual usar? Agradeço se puder responder. Grato Ailton.
Estou montando um quadro de distribuição para colocar o djuntor geral mais próximo do quadro de distribuição dos circuitos, devo colocar o dps para o neutro tenho um dps tripolar e estou com está dúvida?
Leônidas Borges sou eletricista mais aprendo muinto com vc nós seus ensinamentos vc e um professor que esprica as coisas com muita simprecidade fica fácil de aprender . tou desempregado . mais gostaria de fazer esse curso gratuito . mais eu sou do Rio de Janeiro . meu nome . Ledi . tenho 63 anos . mais tenho muita disposição pro trabalho com vc pode me ajuda . moro em C Grande bairro Jardim maravilha Guaratiba Rua Tenente portela Q 43 L 17
Oi Leônidas. No caso de eu precisar de instalar dps, mas sem espaço no qdc, posso instalar no padrão ou na caixa de passagem. O apartamento não tem terra. E não da pra fazer um. Tnc s não está sendo uma boa opção. Muita gambiarra antes do qdc. Recem reformado mas Ze faísca piorou a instalação
Leônidas, obrigado pelo vídeo. Uma dúvida: como utilizo nas residências o esquema TN-C-S , uso o tipo da conexão 2 ou seja, vem do padrão as 3 fases + PEN e no próprio quadro geral q ponho na cozinha faço 5 barrentos: das 3 fases + neutro +PE . Ligo os barramentos neutro e terra e daí levo p toda a instalação os cabos neutro e terra separados . Então deste quadro geral p dentro de casa temos o TN-S e deste quadro para fora até o padrão tenho o TN-C. Conclusão: uso apenas 3 DPS q são os das 3 fases, conforme esquema 2. O q acham? Obrigado
Boa noite Borges. Estou aprendendo bastante com suas vídeo aulas, mas sempre ficam algumas indagações. O medidor do meu padrão é externo ( fora da edificação ), mas os disjuntores do mesmo fica na parte interna, em uma caixa em separado e daí saem os cabos para o QDC a mais ou menos uns 15 metros. É bifásico mais neutro (220) . A pergunta é : posso colocar os DPSs junto com os disjuntores principais ou terei que colocá-los lá no QDC ? A instalação é antiga e estou precisando revisa-la. Não possui nenhum DR também............. obrigado.
Oi boa noite seu Leônidas sou o Dione aqui de sapucaia do Sul no rio grande do sul eu gostaria de saber qual o sistema de aterramento que eu possa fazer na rede monofásico 220 volt e qual o dispositivos que eu posso colocar no quadro de distribuição obrigado pela atenção.boa noite
6 ปีที่แล้ว +1
Parabéns pelo vídeo e respectivas explicações e referenciando as normas técnicas ABNT
Senhor professor, na física existem dois tipos de corrente electrica, nomeadamente corrente contínua e alternada. Aminha dúvida é seguinte: Será que o uso dos Dispositivo DPS e IDR têm haver com tipo da corrente ou podem ser intalados em qualquer tipo de corrente?
Olá boa tarde, meu QDC é peqqueno bifasico, sem DPS, aterramento TT, vou transformar em TN-S, minha dúvida ,posso montar um outro QDC ,colocando os DPS ,ligando as fases do Djuntor Geral neles, sem precisar estar ao lado? Obrigado , abraço
Até quantos DPS e permitido um exemplo vamos supor que eu tenho 4 DPS instalado no meu QDC ou a norma não permite se for circuito monofásico 1 pra fase e um para o neutro bifásico 2 pra fase um neutro certo então a melhor forma de instalar o dps e sempre depois do disjuntor geral e o Dr depois do DPS sendo alimentado o Dr através do DPS
Prezado professor Leônidas,bom dia.Antes de tudo, parabéns pelos seus vídeos, são muito elucidativos... professor,a minha dúvida é: Quando se tem circuitos que não passam pelo IDR,de onde sairia o neutro para esses circuitos?Obrigado.
Gostaria de saber se eu posso instalar em uma rede bifásica os dps entre a entrada padrão e o qdc e se devo colocar um dps tbm no neutro q sai do padrão de entrada e se devo colocar um disjuntor geral tbm sendo q o neutro da entrada já está conectado junto com o aterramento isso já foi feito pela concessionária muito obrigado se puder me ajudar
Boa noite. Eu sou Adelson petrolina pe. Posso estalar um DPS na rede que tem 3 sicuito. No quadro de destribuicao ja tem um dijuntor geral um IDR e 3 dijuntores para os cicuito citado a cima.
Costuma -se ligar o DPS para o terra direto. Caso entre em curto, o disjuntor não desligará, se TT. Como resolver isso? É por isso que obrigatoriamente tem que jogar no neutro primeiro? E quem só tem circuito sem neutro, não pode ter DPS? Grato. Obs. Circuito 220V (2 fases) mas sem neutro somente com aterramento. (Eletropaulo).
Boa tarde, gostaria de saber se o cabo de interligação entre disjuntor geral e dps deve ser da mesma bitola. Exemplo. A minha entrada e de 25 mm e é com essa mesma bitola q interliga os equipamentos?
Mestre dúvidas é o quê mais tenho. Rsrsrs. Muito bem explicado.OK. Mas estou com uma ligação diferente que estou com duvidas do que é correto e melhor. Resumo: 1) QDC principal 2 DSJ 50A ( fase+fase+neutro ) cabo 10mm². 2) 2 x QDC secundário (fase+fase+neutro) cabo de 6 mm² para cada um. 3) aterramento: 1° QDC principal. 2° QDC secundário s independente do principal. QDC secundário montagem. DSJ > DPS > IDR > pente din. 1°) A duvida é na montagem correta do esquema dos cabos sendo o aterramento do DPS e o terra do QDC secundário. 2°) A dúvida é na montagem correta do esquema dos cabos fase e fase com o DPS e o aterramento do QDC secundário com o do DPS. Estou com esta duvida deste esquema. VC pode dar uma dica ou um vídeo demonstrativo.? Grato e parabéns por ajudar nos.
Leonidas gostaria de saberg como faso uma ligação de um sobrado saido do guadro de baixo para o guadro cde cima e guais os dinjutores irei instalar no guadro. Eu quero mesmo como fazer a ligaçào.
Boa noite ótimo video , estou morando em uma casa onde tem DPS, e IDR. O DPS é da soprano (ele tem uma luz verde, mais ela nao ascende) Alguém saberia dizer se essa luz deveria esta acessa para demonstrar que o equipamento está em funcionamento?
bom dia Borges, parabéns pelos esclarecimentos, mas tenho uma pergunta: No caso de colocarmos um disjuntor exclusivo para o DPS, como fazemos o dimensionamento desse disjuntor? E no momento da atuação do DPS, o disjuntor não poderia entender como um curto e atuar também, tornando assim o DPS desabilitado para o próximo evento?
Leônidas, primeiramente, parabéns pela qualidade de seus vídeos, sempre fundamentados pela norma técnica. Minha dúvida é a seguinte: apesar de ser previsto na NBR 5410 o esquema de conexão 3 para DPS no sistema de aterramento TT, o que implicaria se eu utilizasse o esquema 2 de conexão nesse tipo de aterramento?
Ótima pergunta. Eu acredito que foi indicado esse sistema para garantir que seja possível dissipar o surto mesmo que o aterramento TT esteja insuficiente. Pois erroneamente muitas pessoas acreditam que o sistema TT funciona somente com uma haste, mas somente uma haste normalmente não serve nem como aterramento simples, imagina então para dissipar um surto de 40KA. Então nesse esquema no caso de surto nas fases quando o DPS atuar será fechado um aterramento no sistema TN-S que é muito mais efetivo
Obrigado pela resposta. Realmente, apos sua explicação, seguindo o esquema 3, quando o DPS for acionado vai fechar um aterramento tn-s. Isso gera mais uma duvida: em que ponto dentro do Quadro de distribuição de circuitos as saídas dos dps deverão ser ligadas no neutro. Antes dele (neutro) entrar no DR?
Nunca vi uma aula tão bem explicada! Super elucidativa! Parabéns!
Uauu! nunca tinha visto a opção de DP e DPS "substituto", uma excelente explicação parabéns. aprendi mais uma.😀
Gostei muito da explicação me tirou muitas dúvidas sobre proteção ficou muito bem explicado
vou corrigi la em casa por causa dos seus videos muito bom pena que só da pra dar um like continue nos auxiliando obrigado.muito obrigado
Instalei um ventilador de teto vendo seus vídeos obrigado😄👏🏾👏🏾👏🏾
Boa tarde , Eu posso desconectar o cabo verde aterramento q chega no quadro geral e criar outro com novas hastes acobreada individual para cada quadro geral , no meu caso são 4 quadros
Boa aula, professor. O aprendizado é algo constante, principalmente na nossa área elétrica. Abraço.
Perfeito o vídeo tinha uma dúvida, já tinha preparado para fazer dessa mesma forma
O ritmo das suas aulas é impecável. Obrigado professor.
Legal, muito obrigado Thailon
Obrigada pela explicação muito bom Deus te abençoe sempre
Boa Tarde, Eu estou muito contente que encontrei na Internet uma pessoa que realmente entende de normas e regulamento, com fundamentação técnica, parabéns, uma vez mais por nos ensinar dentro das normas técnicas e profissionais.
Aprendi bastante meu caro. Eu sou mestre em estrutura. Hoje devido algumas limitaçào preciso voltar a entender melhor a elétrica pra eu nào parar! Desde jã muito obrigado
Legal Wilson. Muito obrigado
Parabéns aula muito informativa!!! Simples e direto no assunto ,!
Ah e se você poder fazer um sistema de aterramento na entrando pro quadro de distribuição eu agradeceria muito pode se o sistema k vc mais faz no seu dia a dia estou gostando muito de ouvir vc nas explicações tô aprendendo muito pois tenho um curso e faço alguns bico na área .
Estou à prendendo muito com seus vídeo é muito legal
Muito Obrigado
Você é muito bom nisso, e igualmente honesto. Obrigado pela ajuda.
Valeu amigo
Cara ótima explicação valeu esto aprendendo cada dia mais com suas explicações que são bem detalhadas e fica meu jóia pra vc
Obrigado pela generosidade de compartilhar conhecimentos de eletrica. Aulas c demonstracao da norma são otimas. Mantenha os videos assim.. um forte abraço! E sucesso!
Muito obrigado. Abração
Obrigado pelo esclarecimento, abraço daqui de Portugal.
Parabéns pela explicação muito fácil de entender.
Que vídeo bacana de se ver! Parabéns por destrinchar a norma de uma forma que fique tranquilo pra entender Leônidas!
Excelente aula, tiro o meu chapéu!
Esse canal é uma benção pra eu kk
É verdade amigo tem jente que não procura saber os meios de instalação dos dps é quer criticar os outros e nem siquer procura comsutar as normas que regulamenta as estalação de dps
Exatamente
Otima aula . se possivel fale do dr tambem
Sim tenho muitos vídeos de DR também. Assista o curso completo pela playlist, ficará mais fácil
Você é fera no assunto, parabéns pela explicação..show de bola.
Muito Obrigado. Abraço
Bom dia Leônidas, muito obrigado pela sua explicação de cada aula. Estou sanando as dúvidas que eu tenho sinalizado, os assuntos são bem esclarecidos. Muito obrigado e Deus abençoe.
muito bom vou usar seu video para apresentar ao meus alunos
COMO sempre grato por mais esta grande aula
Não deixou dúvida nenhuma !
Que legal
Gostei muito da sua forma respeitosa de explicar os conteúdos em seus vídeos. Continue assim.
Parabéns.
Que legal Leandro, muito obrigado
Show de bola Leônidas!
Alguém aqui do canal poderia me dizer se traria alguma diferença instalar o DPS, antes do DR, ou instalando igual o vídeo após o DR. Poderia ocasionar algum problema?
Estou perguntando por me deparei com um QDC instalado o DPS antes do DR, e ele apresenta alguns problemas de desarmar com trovoes muito altos. Ele funciona normalmente em dia sem chuva, mais os dias que tem trovoes mais alto ele desarma, será que poderia ter relação com a posição do DR?
Olá Leonidas. Em uma instalação elétrica onde o neutro é aterrado no aterramento funcional e o QDC tem um aterramento sistema T T, pergunto: como/onde instalar o DPS? Seus vídeos aulas são de uma didática clara ,fácil entendimento e muito proveitosa parabéns. Forte abraços
Olá Luiz. Nesse caso, um DPS em cada fase e um no neutro. Muito Obrigado
Excelente explanação, prezado Leônidas. Você é bem claro nas explicações! Muito obrigado! Um grande abraço.
Você é um ótimo professor 👏👏👏
Parabéns professor, sempre esclarecedor suas explicações.
Parabéns, o melhor vídeo que assisti sobre DPS.
Cara estou gostando muito dos seus vídeos é sempre bom reforçar e rever os conteúdos de Elétrica, me inscrevi nesse canal
Que legal. Seja Bem Vindo
Muito didático. Uma excelente aula de nivelamento do conhecimento, respaldado em norma. Valeu!
Caso for usar um disjuntor exclusivo pro dps, além do disj. geral, qual a corrente desse disjuntor, seria a mesma do geral? Poderia usar um menor? Por exemplo um quadro trifasico com disjuntor geral tripolar de 100A com 220 entre fase e neutro. Poderia usar um disjuntor exclusivo de corrente menor os 100A do geral pros dps?
Parabéns pela aula. Qual é o melhor p um sistema trifásico - um dps p cada polo ou um tripolar ou tetrapolar (N) ?
Olá amigo Parabéns pela sua explicação e compartilhamento. Poderia tirar uma dúvida que tenho? Seguinte.. Eu montei meu sistema solar com 3 Placas de 330Especificações técnicas
Condições Padrões de Teste*(CPT):
Potência máxima (Pmax): 340Wp
Tolerância: 0% a +5%
Tensão em circuito aberto (Voc): 46,16V
Tensão de Pico (Vmpp): 37,33V
Corrente de curto-circuito (Isc): 9,62A
Corrente de Pico (Impp): 9,11A
Voltagem máxima do sistema: 1000V
Tipo de célula: Silício Policristalino
Dimensões painel: 1954 x 990 x 40 mm
Moldura: Alumínio
Peso: 21,8kg
As 3 placas geram 990Wtts Meu controlador de carga é SMART3 e sua capacidade em 12 volts é de 150V e 60A.
Minha pergunta é... Qual Disjuntor e Dps usar? Se eu usar um DPS de 60A ele fica a mesmo coisa que meu Controlador de carga que é de 60A.. Se eu usar DPS de 100A ele fica acima da corrente que as placas geram.. Qual usar? Agradeço se puder responder. Grato
Ailton.
Estou montando um quadro de distribuição para colocar o djuntor geral mais próximo do quadro de distribuição dos circuitos, devo colocar o dps para o neutro tenho um dps tripolar e estou com está dúvida?
Muito bom professor. Professor o senhor não falou sobre o neutro. Valeu.
Como assim?
Leônidas Borges sou eletricista mais aprendo muinto com vc nós seus ensinamentos vc e um professor que esprica as coisas com muita simprecidade fica fácil de aprender . tou desempregado . mais gostaria de fazer esse curso gratuito . mais eu sou do Rio de Janeiro . meu nome . Ledi . tenho 63 anos . mais tenho muita disposição pro trabalho com vc pode me ajuda . moro em C Grande bairro Jardim maravilha Guaratiba Rua Tenente portela Q 43 L 17
Muito bom estou aprendendo bastante
Boa noite , Leônidas !!
Como fazer um cálculo de cargas , em um salão de duzentos metros quadrados ?
Oi Leônidas. No caso de eu precisar de instalar dps, mas sem espaço no qdc, posso instalar no padrão ou na caixa de passagem. O apartamento não tem terra. E não da pra fazer um. Tnc s não está sendo uma boa opção. Muita gambiarra antes do qdc. Recem reformado mas Ze faísca piorou a instalação
Excelente aula. Você é um ótimo professor.
Muito obrigado Alberto
Leônida fala pra nós as melhores marcas de fio ou cabos que são recomendados.blz ficamos no aguardo
Leônidas, obrigado pelo vídeo.
Uma dúvida: como utilizo nas residências o esquema TN-C-S , uso o tipo da conexão 2 ou seja, vem do padrão as 3 fases + PEN e no próprio quadro geral q ponho na cozinha faço 5 barrentos: das 3 fases + neutro +PE . Ligo os barramentos neutro e terra e daí levo p toda a instalação os cabos neutro e terra separados .
Então deste quadro geral p dentro de casa temos o TN-S e deste quadro para fora até o padrão tenho o TN-C.
Conclusão: uso apenas 3 DPS q são os das 3 fases, conforme esquema 2.
O q acham?
Obrigado
Valeu professor muito obrigado pelo vídeo
Valeu Haroldo
Aula excelente! Parabéns.
Boa noite Borges. Estou aprendendo bastante com suas vídeo aulas, mas sempre ficam algumas indagações. O medidor do meu padrão é externo ( fora da edificação ), mas os disjuntores do mesmo fica na parte interna, em uma caixa em separado e daí saem os cabos para o QDC a mais ou menos uns 15 metros. É bifásico mais neutro (220) . A pergunta é : posso colocar os DPSs junto com os disjuntores principais ou terei que colocá-los lá no QDC ? A instalação é antiga e estou precisando revisa-la. Não possui nenhum DR também............. obrigado.
Excelente, aula. Parabens.
Valeu Rogério
Boa... como sempre bons conteúdos e bem didático...
Muito Obrigado
Muito boa sua explicação
Oi boa noite seu Leônidas sou o Dione aqui de sapucaia do Sul no rio grande do sul eu gostaria de saber qual o sistema de aterramento que eu possa fazer na rede monofásico 220 volt e qual o dispositivos que eu posso colocar no quadro de distribuição obrigado pela atenção.boa noite
Parabéns pelo vídeo e respectivas explicações e referenciando as normas técnicas ABNT
Muito obrigado
Parabéns professor Leônidas belo video abraço
Muito Obrigado
Aula da hora!!! É bom ler pra entender as coisas! ✌️
muito bem explicado tanto neste video como no outro.
Legal. Muito Obrigado
Excelente aula. Parabéns!
Muito Obrigado
Um vidio excelente muito bem explicado
ótima explicação
Muito Obrigado
Por gentileza, o quadro de distribuição de uma rede solar é separada do quadro de distribuíção que vem da cocessionária?
Senhor professor, na física existem dois tipos de corrente electrica, nomeadamente corrente contínua e alternada. Aminha dúvida é seguinte: Será que o uso dos Dispositivo DPS e IDR têm haver com tipo da corrente ou podem ser intalados em qualquer tipo de corrente?
Olá boa tarde, meu QDC é peqqueno bifasico, sem DPS, aterramento TT, vou transformar em TN-S, minha dúvida ,posso montar um outro QDC ,colocando os DPS ,ligando as fases do Djuntor Geral neles, sem precisar estar ao lado? Obrigado , abraço
Até quantos DPS e permitido um exemplo vamos supor que eu tenho 4 DPS instalado no meu QDC ou a norma não permite se for circuito monofásico 1 pra fase e um para o neutro bifásico 2 pra fase um neutro certo então a melhor forma de instalar o dps e sempre depois do disjuntor geral e o Dr depois do DPS sendo alimentado o Dr através do DPS
Prezado professor Leônidas,bom dia.Antes de tudo, parabéns pelos seus vídeos, são muito elucidativos...
professor,a minha dúvida é:
Quando se tem circuitos que não passam pelo IDR,de onde sairia o neutro para esses circuitos?Obrigado.
Bom dia. Eu tenho vídeos explicando sobre a montagem desses quadros na playlist do canal chamada "Instalação Elétrica Residencial"
É isso mesmo quê eu Abenir queria saber também!
Gostaria de saber se eu posso instalar em uma rede bifásica os dps entre a entrada padrão e o qdc e se devo colocar um dps tbm no neutro q sai do padrão de entrada e se devo colocar um disjuntor geral tbm sendo q o neutro da entrada já está conectado junto com o aterramento isso já foi feito pela concessionária muito obrigado se puder me ajudar
parabens professor ótimo gostei
Se ultilizar dps na entrada preciso ter dps no qdo geral de distrib.da casa
Bom dia Professor! Parabéns pelas ótimas aulas!
Parabéns, muito bem explicado, e, tecnicamente correto!!
Muito obrigado
Prof° Leônidas, temos que frizar sempre esses procedimentos,e saber também outras opções, obedecendo as normas.
Isso mesmo. Valeu
Muito bom gostei mesmo
Fala muito bem explicado, parabéns mestre
Muito boa essa aula!
Bom vídeo prof parabéns bem explicado
Muito Obrigado
Boa noite. Eu sou Adelson petrolina pe. Posso estalar um DPS na rede que tem 3 sicuito. No quadro de destribuicao ja tem um dijuntor geral um IDR e 3 dijuntores para os cicuito citado a cima.
Costuma -se ligar o DPS para o terra direto. Caso entre em curto, o disjuntor não desligará, se TT. Como resolver isso? É por isso que obrigatoriamente tem que jogar no neutro primeiro? E quem só tem circuito sem neutro, não pode ter DPS? Grato. Obs. Circuito 220V (2 fases) mas sem neutro somente com aterramento. (Eletropaulo).
Boa tarde, gostaria de saber se o cabo de interligação entre disjuntor geral e dps deve ser da mesma bitola. Exemplo. A minha entrada e de 25 mm e é com essa mesma bitola q interliga os equipamentos?
olá , existe alguma norma que exige a utilização do dps no quadro de distribuição uma vez que os DPS's já estão instalados no QM ?
Mestre dúvidas é o quê mais tenho. Rsrsrs.
Muito bem explicado.OK.
Mas estou com uma ligação diferente que estou com duvidas do que é correto e melhor.
Resumo:
1) QDC principal 2 DSJ 50A ( fase+fase+neutro ) cabo 10mm².
2) 2 x QDC secundário (fase+fase+neutro) cabo de 6 mm² para cada um.
3) aterramento:
1° QDC principal.
2° QDC secundário s independente do principal.
QDC secundário montagem.
DSJ > DPS > IDR > pente din.
1°) A duvida é na montagem correta do esquema dos cabos sendo o aterramento do DPS e o terra do QDC secundário.
2°) A dúvida é na montagem correta do esquema dos cabos fase e fase com o DPS e o aterramento do QDC secundário com o do DPS.
Estou com esta duvida deste esquema.
VC pode dar uma dica ou um vídeo demonstrativo.?
Grato e parabéns por ajudar nos.
Da uma olhada na playlist de "Instalação Elétrica Residencial" Lá tem vários vídeos sobre essas montagens.
O IDR desarma se dentro do circuito dele tiver algum DPS instalado? No caso DPS após o IDR e não antes dele.
show de bola esse canal !
Muito obrigado Márcio
Leonidas gostaria de saberg como faso uma ligação de um sobrado saido do guadro de baixo para o guadro cde cima e guais os dinjutores irei instalar no guadro. Eu quero mesmo como fazer a ligaçào.
Boa noite ótimo video , estou morando em uma casa onde tem DPS, e IDR. O DPS é da soprano (ele tem uma luz verde, mais ela nao ascende) Alguém saberia dizer se essa luz deveria esta acessa para demonstrar que o equipamento está em funcionamento?
bom dia Borges, parabéns pelos esclarecimentos, mas tenho uma pergunta: No caso de colocarmos um disjuntor exclusivo para o DPS, como fazemos o dimensionamento desse disjuntor?
E no momento da atuação do DPS, o disjuntor não poderia entender como um curto e atuar também, tornando assim o DPS desabilitado para o próximo evento?
Boa tarde, tenho vídeos explicando sobre isso na playlist DPS aqui no canal
Tenho duvida de como escolher o dps e qual seção de cabo usar?
Parabéns, obrigado pela explicação!
Muito Obrigado
Obrigado, professor!
Valeu. Abraço
Sou angolano , gostaria de saber se conhece a norma angolano de instalação elétrica.
Ok amigo obrigado
Valeu
Professor me tira uma dúvida por favor. Quando a quando já tem DPS no padrão é necessário colocar outro DPS no quadro de distribuição ?
Bom dia..,
Posso colocar um dr
De 63 a. Em disjuntor de 36 a ???
Fico grato por sua atenção.
Obrigado
Leonidas meu QDC tem 3 cabos neutro vindo do idr e entrando no dps. Issu está correto? Entra neutro e saí para o terra.
Leônidas, primeiramente, parabéns pela qualidade de seus vídeos, sempre fundamentados pela norma técnica. Minha dúvida é a seguinte: apesar de ser previsto na NBR 5410 o esquema de conexão 3 para DPS no sistema de aterramento TT, o que implicaria se eu utilizasse o esquema 2 de conexão nesse tipo de aterramento?
Ótima pergunta. Eu acredito que foi indicado esse sistema para garantir que seja possível dissipar o surto mesmo que o aterramento TT esteja insuficiente. Pois erroneamente muitas pessoas acreditam que o sistema TT funciona somente com uma haste, mas somente uma haste normalmente não serve nem como aterramento simples, imagina então para dissipar um surto de 40KA. Então nesse esquema no caso de surto nas fases quando o DPS atuar será fechado um aterramento no sistema TN-S que é muito mais efetivo
Obrigado pela resposta. Realmente, apos sua explicação, seguindo o esquema 3, quando o DPS for acionado vai fechar um aterramento tn-s. Isso gera mais uma duvida: em que ponto dentro do Quadro de distribuição de circuitos as saídas dos dps deverão ser ligadas no neutro. Antes dele (neutro) entrar no DR?
Creio que o barramento é o melhor local para essa ligação
Você deu show !!!