Uma realidade tão triste contada de uma forma tão linda por uma poesia tão brilhante! Milton é Tão, mas Tão, que chega ser difícil adjetivar. A gente assiste com lágrimas nos olhos e o coração quentinho. Viva Milton Nascimento, o velho camarada!
Cara!Quando ouvi pela primeira vez me emocionei,era somente uma poesia narrada por um cantador rural.hoje percebo que já era um alerta do que faziam com as nossas crianças já naquela época...maravilha Milton Nascimento (Minas).
Meu irmão me apresentou Milton Nascimento eu tinha 12 anos e meu mundo se abriu e meus ouvidos só queriam ouvir música brasileira, Milton e Elis meus ídolos Boa noite a todos
Um gênio da música popular brasileira, reverenciado por grandes músicos mundiais e pouco conhecido no seu país, uma obra erudita e popular, digna de livros, academia, vestibulares, negro, brasileiro, com a arte nas veias. Salve Miltom.
Quando eu passei a ouvir música brasileira com a atenção que ela merece me deparei com esta canção. Tudo mudou na minha vida a partir de então. Me tornei pesquisador e apaixonado pelo trabalho dos nossos músicos, que produzem obras indescritíveis como "Morro velho". O Brasil precisa descobrir ainda a sua música, que é riquíssima. Aliás, ouso dizer que o Brasil só deu certo na música.
Está dando certo em muitas outras áreas também, da mesma maneira como você algum momento não conhecia essa canção também há tanto para descobrir de outras coisas, mesmo as coisas de nicho. Por exemplo na área de trabalho (ilustração digital para jogos) o Brasil está dando um boom muito forte. Cada vez mais com artistas de qualidade
Milton, essa é a história da minha família materna. Existe um apreço enorme pela fazenda onde meu avô foi criado e, onde criou sua família. Muito porque minha bisavó, mãe dele, nasceu na Senzala de dentro da fazenda, a mãe dela, minha tataravó, veio trazida de navio para o Brasil e também foi escrava no início da fazenda, em 1830. Acho que minha "missão" é fazer o elo entre o passado e o futuro. Meu objetivo é adquirir a fazenda e fazer da Senzala de dentro (a única que restou), um museu em homenagem aos tantos escravizados que ali viveram.
Essa é a realidade da maioria dos colonos . Meu pai foi um deles, o melhor amigo foi estudar na capital de SP se tornando advogado. Ele, ficou trabalhando casou-se e depois teve q mudar para outra fazenda q diziam dar melhores condições para arrendatário. Doce ilusão. Muivos filhos, Eu fui a sétima, e só tive um chinelo de dedo aos 8 anos. Fazendeiros nunca se importaram com empregados, muito menos, com a quase faminta criançada. Era humilhante, mas o dono da fazenda não nos enxergavam como seres humanos. Diante de tanta miséria, meu pai tbm mudou para a cidade grande, onde após tanto trabalho a vida melhorou,Nessa época eu já tinha dez anos e muitos sonhos . Contudo, não esqueça da infância de necessidade e desrespeito ao valor humano. Apesar de todo esse histórico de sofrimento meu pai incentivou os filhos mais novos a estudarem, ( outros casados) para q tivéssemos independência , e não passar o q ele passou. Qdo ouço morro velho, apesar de ser uma linda poesia, me recordo dessa fase difícil e me dá um aperto no coração.
No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo ver Orgulhoso camarada, conta histórias prá moçada Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha prá apresentar Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai mandar E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.
P um país q viveu a Escravidão, q viveu a República dos Coronéis, que vive a roubalheira, que a Casta dos Funcionários Públicos, esse Música é uma opção p REFLEXÃO, refletir quem somos? Quem vai e quem fica
"...e seu velho camarada já não brinca mais, trabalha..." Sórdida realidade, triste herança... Fui com meu amor ao show no Recife, inesquecível... Depois ganhei de um sobrinho amado o CD comemorativo. Nós te amamos Milton ❤️
Estou estudando sobre patriarcalismo e violência colonial na faculdade, foi me apresentada essa música pra retratar na arte como os escravos viviam e como eram tratados e como isso reflete até hj nas oportunidades para pessoas pretas.
Dá pra imaginar o sol nascendo nas montanhas e o trabalho nas fazendas de Minas aflorando pelas manhãs ,seus lavradores , filhos etc. Os detalhes das estórias das vidas de cada um e as relações entre os detentores da terra e o braçais. As crianças despreocupadas pelos campos e riachos, e o tempo cuidando pra mudar os caminhos de cada um. Não dá pra ouvir Milton e não se lembrar da história e cultura de Minas Gerais.
Se você depois de um dia de trabalho, intenso, cansativo, venha ouvir essa música, feche os olhos e deixa a melodia entrar nos ouvidos e você estará relaxado, quer tentar?
Toda a letra dessa música caiu no vestibular da UERJ hoje (18/07/2021). Não conhecia essa música mas fiquei impressionado com a carga histórica mencionada nela. Incrível escolha de canção para fazer parte do vestibular de uma grande instituição de ensino brasileira.
Milton: vc as sua linda voz, as suas lindas músicas , são muito importantes pra mim, e sei, que pra todos nós, Deus te recompensa , por nos proporcionar tantas emoções.
Parece que toda realidade ruim da música nos dias de hoje, some ao ouvir essa música! Me emociona muito saber que essa música é imortal e sempre vai ter seu lugar!
O show que eu queria ir. Não deu. Fui ao show da última sessão de música em Salvador. A voz já não tem a mesma potência, mas o Milton Nascimento me surpreendeu.
MORRO VELHO Milton "Bituca" Nascimento No sertão da minha terra Fazenda é o camarada que ao chão se deu Fez a obrigação com força Parece até que tudo aquilo ali é seu Só poder sentar no morro E ver tudo verdinho, lindo a crescer Orgulhoso camarada De viola em vez de enxada Filho de branco e do preto Correndo pela estrada atrás de passarinho Pela plantação adentro Crescendo os dois meninos, sempre pequeninos Peixe bom dá no riacho De água tão limpinha, dá pro fundo ver Orgulhoso camarada Conta histórias pra moçada Filho do senhor vai embora Tempo de estudos na cidade grande Parte, tem os olhos tristes Deixando o companheiro na estação distante Não esqueça, amigo, eu vou voltar Some longe o trenzinho ao Deus-dará Quando volta já é outro Trouxe até sinhá mocinha para apresentar Linda como a luz da lua Que em lugar nenhum rebrilha como lá Já tem nome de doutor E agora na fazenda é quem vai mandar E seu velho camarada Já não brinca mais, trabalha
Milton simplesmente me emociona com sua voz! Quanta poesia! Quanta sutileza!!! Minha juventude todinha passado a limpo. Viajo nas letras melodias e nas minhas memórias! Quanta sutileza!!!! Patrimônio pessoal!!
Que obra de arte , tesouro musical da humanidade, eu ouvindo Milton , viajo no tempo , correndo no mato , subindo nas árvores do sítio , catando goiaba no mato enquanto chove , enquanto chove ...
O show foi ontem a noite, 22 de Novembro 2013 aqui em Salvador -BA no teatro Castro Alves! Momento mágico, quase 2 horas de show que de tão prazeroso e mágico, parece ter passado rápido como uma estrela cadente. É preciso estar atento pra perceber os detalhes, as nunances, a riqueza na interpretação, a sensibilidade nas palavras que não foram muitas, como autêntico mineiro, nosso bituca falou pouco, mas o necessário para deixar todos encantados. Miltão, a única coisa que lamentei foi não poder ter te visto após o show. Fiquei sabendo que você saiu direto do show para o carro não ficou para receber os fãs. Espero um dia poder te encontrar pessoalmente. Esperei 38 anos pra assistir a um show seu. Esperarei o quanto for necessário pra te conhecer pessoalmente. Apertar sua mão e te agradecer por tudo de bom que você me proporcionou com suas canções e interpretações belíssimas. Durante meus 38 anos de vida você sempre esteve presente. Em minha formatura, após a colação de grau, pusemos sua canção "Encontros e Despedidas" pra tocar, Isso em 1995, foi marcante como marcante foi ontem poder te ver cantar. Ainda estou lá no teatro Castro Alves. Não saí de lá espiritualmente falando. Volta logo, Bituca e mais uma vez parabens pelos seus 50 anos de carreira. Que Deus continue te abençoando com esse seu dom divino de levar a magia da música para todos nos 4 cantos do planeta.
+Emerson Vilela No país de "castas sociais" como o nosso, essa música ainda representa uma realidade vigente no século XIX e, hoje, no século XXI. Interpretada por Milton Nacimento, um negro, me lembra vários "Milton's" que, logicamente, se identificam com letra tão 'sugestiva', linda...
Esta música foi lançada no mesmo festival, que o Milton ganhou com "TRAVESSIA", é difícil acreditar que um compositor tenha feito estas 2 músicas, num único festival!!! mas a verdade é que ele classificou tb uma música cantada por Agostinho dos Santos!!!! "sentar no morro e ver tudo verdinho lindo a crescer" "peixe bom dá no riacho de água tão limpinha dá pro fundo ver"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é linda!!!!!!!!!!!!
Ah, gente. Não tem como. O Milton é especial demais, Nossa Senhora. Impossível ouvir essa música e não se emocionar. Viva o Bituca, viva a Música Popular Brasileira. Viva o Brasil! ❤❤❤❤❤
Sempre amei cantar as músicas do Milton, mas essa música a voz embarga, tenho vontade de chorar de uma realidade tão absurda, até hoje não consigo entender a escravidão. Uma coisa tão cruel
Amooooooo esse cara........... ouvir Milton é como rezar , leva a gente pra um outro lugar .... mais bonito , mais alto , é chegar mais perto do céu.........
Não tenho nem palavras pra comentar, pois é dificl comentar algo sobre alguem que está anos à frente de nós!! GÊNIO!
ปีที่แล้ว +4
Morro Velho - Milton Nascimento No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo ver Orgulhoso camarada, conta histórias prá moçada Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha prá apresentar Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai mandar E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha. Composição: Milton Nascimento
Expressão artística maravilhosa,que chego a pensar,que se toda história triste fosse contada e cantada assim de forma mágica e grandiosa,eita trem bão no bom mineirez...
Em 1971(+/-) no centro acadêmico da FEI - Faculdade de Engenharia Industrial em São Bernardo do Campo - SP, um "alguém" tocou;cantou esta preciosidade. Esta música me acompanha até hoje. Não paro de me emocionar com o "filme" desta letra. Deus há de proteger estas pessoas como o Milton. Se ler este comentário, Milton te AMO! Bjs Luiz
Toda vez que ouço essa música , sinto uma emoção tão profunda . Choro porque me identifico com a dor do que ficou. Fico sem entender como um ser humano consegue descrever com tanta sensibilidade a história de tantas outras pessoas.
Quando Deus fez o Milton o fez com outro barro, um produto raríssimo, usado pra fazer semideuses. Fez como se fizesse o melhor piano, o mais afinado violino... Milton é o melhor diamante musical. E é nosso, é de Minas, é do Brasil.
Nas notas da canção, ecoam as vozes de dois meninos, entrelaçados pelo destino e separados pela cruel desigualdade. O sertão testemunha a dança da vida, onde sonhos se transformam e o tempo revela a distância imposta pelo infortúnio da condição humana.
Essa é uma das mais belas letras e música da nossa MPB......qdo ouço essas porcarias do sertanojo , e outros, chega a doer os ouvidos.....aí ouço o MN e vou para op paraíso
Minhas lagrimas correm pelo rosto ouvindo esta melodia e letra,...nos remete a uma saudade e uma paz gostosa....nos recompõe de luz o coração..... Obrigado querido Milton pela sua bela arte e também aos excelentes músicos que o acompanha nessa linda canção....
Bituca como sempre vc é tudo isso ... reconhecido mundo afora ... talento indiscutível ... mas a sensibilidade , a emoção . o jeito de ser .... Vc é foi e sempre será esse artista q eu amo muito ....
Bituca e a sua sensibilidade musical!... Não precisa de cetro ou cora para ser um rei!... Bituca não precisa ser reconhecido como a melhor voz e musicalidade brasileira, visto que o talento é algo subversivo, simplesmente se afirma com seus atos e pronto!
Se isso não é o retrato do Brasil eu não sei o que é
Elis dizia: se Deus cantasse, seria com a voz de Milton Nascimento ❤
Uma realidade tão triste contada de uma forma tão linda por uma poesia tão brilhante! Milton é Tão, mas Tão, que chega ser difícil adjetivar. A gente assiste com lágrimas nos olhos e o coração quentinho. Viva Milton Nascimento, o velho camarada!
A ideia é entender a poesia e não se acomodar
Uma das relíquias da nossa música, viva Milton Nascimento, viva a música popular brasileira.
Cara!Quando ouvi pela primeira vez me emocionei,era somente uma poesia narrada por um cantador rural.hoje percebo que já era um alerta do que faziam com as nossas crianças já naquela época...maravilha Milton Nascimento (Minas).
😭😭😭😭
Pra mim a melhor música do mundo.
A realidade da escravidão em nosso país.
Gigante esse Milton Nascimento....merecia uma estátua em cada praça desse país.lindo.,...
Meu irmão me apresentou Milton Nascimento eu tinha 12 anos e meu mundo se abriu e meus ouvidos só queriam ouvir música brasileira, Milton e Elis meus ídolos
Boa noite a todos
Um gênio da música popular brasileira, reverenciado por grandes músicos mundiais e pouco conhecido no seu país, uma obra erudita e popular, digna de livros, academia, vestibulares, negro, brasileiro, com a arte nas veias. Salve Miltom.
Quando eu passei a ouvir música brasileira com a atenção que ela merece me deparei com esta canção. Tudo mudou na minha vida a partir de então. Me tornei pesquisador e apaixonado pelo trabalho dos nossos músicos, que produzem obras indescritíveis como "Morro velho". O Brasil precisa descobrir ainda a sua música, que é riquíssima. Aliás, ouso dizer que o Brasil só deu certo na música.
Infelizmente devo concordar contigo...
Está dando certo em muitas outras áreas também, da mesma maneira como você algum momento não conhecia essa canção também há tanto para descobrir de outras coisas, mesmo as coisas de nicho.
Por exemplo na área de trabalho (ilustração digital para jogos) o Brasil está dando um boom muito forte. Cada vez mais com artistas de qualidade
É com certeza a melhor música do mundo!
"O Brasil só deu certo na música". Mas estão dando um jeitinho de acabar com tudo!
@@pedrokors4402 ou melhor felizmente.
O guiratarrista uma certa ocasião falou numa entrevista aqui no Brasil que a musica brasileira é uma joia rara.
O carioca mais mineiro que existe.
Essa música é indescritível!
Ouvindo esse bálsamo em novembro de 2023,valeu a pena ter vivido pra ouvir isso.
Fevereiro de 2024... Ainda vivo para ouvir muitas vezes essas maravilhas.. música, voz, violão...acordes🎶🎵🎶♥️🌻♥️
Milton Eterno❤🌻🎶🎵
O melhor cantor do Brasil e do mundo. Uma voz limpa e incomparável,DEUS deu um dom maravilhoso para ele.
Milton, essa é a história da minha família materna. Existe um apreço enorme pela fazenda onde meu avô foi criado e, onde criou sua família. Muito porque minha bisavó, mãe dele, nasceu na Senzala de dentro da fazenda, a mãe dela, minha tataravó, veio trazida de navio para o Brasil e também foi escrava no início da fazenda, em 1830.
Acho que minha "missão" é fazer o elo entre o passado e o futuro. Meu objetivo é adquirir a fazenda e fazer da Senzala de dentro (a única que restou), um museu em homenagem aos tantos escravizados que ali viveram.
Vc è certo, tem que lembrar e ajudar a lembrar
Essa é a realidade da maioria dos colonos . Meu pai foi um deles, o melhor amigo foi estudar na capital de SP se tornando advogado. Ele, ficou trabalhando casou-se e depois teve q mudar para outra fazenda q diziam dar melhores condições para arrendatário. Doce ilusão.
Muivos filhos, Eu fui a sétima, e só tive um chinelo de dedo aos 8 anos. Fazendeiros nunca se importaram com empregados, muito menos, com a quase faminta criançada.
Era humilhante, mas o dono da fazenda não nos enxergavam como seres humanos.
Diante de tanta miséria, meu pai tbm mudou para a cidade grande, onde após tanto trabalho a vida melhorou,Nessa época eu já tinha dez anos e muitos sonhos .
Contudo, não esqueça da infância de necessidade e desrespeito ao valor humano.
Apesar de todo esse histórico de sofrimento meu pai incentivou os filhos mais novos a estudarem, ( outros casados) para q tivéssemos independência , e não passar o q ele passou.
Qdo ouço morro velho, apesar de ser uma linda poesia, me recordo dessa fase difícil e me dá um aperto no coração.
Cantava essa musica dentro do trem entre Betim e BH...bons tempos.
No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu
Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu
Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada
Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho
Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos
Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo ver
Orgulhoso camarada, conta histórias prá moçada
Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande
Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante
Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará
Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha prá apresentar
Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá
Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai mandar
E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.
P um país q viveu a Escravidão, q viveu a República dos Coronéis, que vive a roubalheira, que a Casta dos Funcionários Públicos, esse Música é uma opção p REFLEXÃO, refletir quem somos? Quem vai e quem fica
A cara do Brasil.....o negro sempre servo!
O
Lķ99m999oo99
Diferença social,bem exposta e real
Um estuda e tem um futuro brilhante e outro,vai continuar a ser o mesmo o que os pais foram 😢
Essa musica aperta minha garganta há 40(?) anos...
Só Milton Nascimento tem a capacidade de transformar uma história tão triste numa obra de arte dessa
Milton deveria ser adjetivo para indicar algo divino
Quando ouço as músicas de cantores como esse, explico a falta de vontade de explorar artistas internacionais.
"...e seu velho camarada já não brinca mais, trabalha..." Sórdida realidade, triste herança...
Fui com meu amor ao show no Recife, inesquecível... Depois ganhei de um sobrinho amado o CD comemorativo. Nós te amamos Milton ❤️
O Brasil precisava conhecer a estrela Milton, um gigante que deveria ser matéria obrigatória em todas as escolas desse país
Triste realidade cantada de uma forma tão poética! Parabéns, Milton! ❤
Fui criado na Fazenda da Vargem em Santo Antônio do Glória, no interior de Minas. Essa música retrata a nossa história de vida. Milton é gênio...
😭😭😭👏🏽👏🏽
moro na região de Muriaé.. abraços! Viva Milton!
Estou estudando sobre patriarcalismo e violência colonial na faculdade, foi me apresentada essa música pra retratar na arte como os escravos viviam e como eram tratados e como isso reflete até hj nas oportunidades para pessoas pretas.
Que coincidência! Eu também estou, e me deparei com essa e uma outra de Chico chamada 'Sinhá'. Obras primas!
Dá pra imaginar o sol nascendo nas montanhas e o trabalho nas fazendas de Minas aflorando pelas manhãs ,seus lavradores , filhos etc. Os detalhes das estórias das vidas de cada um e as relações entre os detentores da terra e o braçais. As crianças despreocupadas pelos campos e riachos, e o tempo cuidando pra mudar os caminhos de cada um.
Não dá pra ouvir Milton e não se lembrar da história e cultura de Minas Gerais.
Isso 👏🏽👏🏽👏🏽,moro entre rios de Minas, isso e real todos dias
Perfeito!
Glória brasileira🇧🇷💐
Essa música deveria virar um filme de tão perfeita!
Já é o filme do Brasil!
Se você depois de um dia de trabalho, intenso, cansativo, venha ouvir essa música, feche os olhos e deixa a melodia entrar nos ouvidos e você estará relaxado, quer tentar?
Toda a letra dessa música caiu no vestibular da UERJ hoje (18/07/2021). Não conhecia essa música mas fiquei impressionado com a carga histórica mencionada nela. Incrível escolha de canção para fazer parte do vestibular de uma grande instituição de ensino brasileira.
Aprendi português ouvindo músicas como essa, que sorte ter professores tão sábios
O Brasil de fato escancarado numa música espetacular.
Milton: vc as sua linda voz, as suas lindas músicas , são muito importantes pra mim, e sei, que pra todos nós, Deus te recompensa , por
nos proporcionar tantas emoções.
Parece que toda realidade ruim da música nos dias de hoje, some ao ouvir essa música! Me emociona muito saber que essa música é imortal e sempre vai ter seu lugar!
😭😭😭😭👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Esta música é um livro primoroso digno de Guimaraes Rosa, extraordinariamente o Brasil com suas histórias de classe tristemente.
Dá-lhe velho Bituca.
Tem jeito não!
Ouvir e chorar.
Bituca é o maior patrimônio da música brasileira.
Eta Milton Nascimento, num Brasil atual de tão pouca cultura, joia rara como as joias das Minas Gerais.
O show que eu queria ir. Não deu. Fui ao show da última sessão de música em Salvador. A voz já não tem a mesma potência, mas o Milton Nascimento me surpreendeu.
MORRO VELHO
Milton "Bituca" Nascimento
No sertão da minha terra
Fazenda é o camarada que ao chão se deu
Fez a obrigação com força
Parece até que tudo aquilo ali é seu
Só poder sentar no morro
E ver tudo verdinho, lindo a crescer
Orgulhoso camarada
De viola em vez de enxada
Filho de branco e do preto
Correndo pela estrada atrás de passarinho
Pela plantação adentro
Crescendo os dois meninos, sempre pequeninos
Peixe bom dá no riacho
De água tão limpinha, dá pro fundo ver
Orgulhoso camarada
Conta histórias pra moçada
Filho do senhor vai embora
Tempo de estudos na cidade grande
Parte, tem os olhos tristes
Deixando o companheiro na estação distante
Não esqueça, amigo, eu vou voltar
Some longe o trenzinho ao Deus-dará
Quando volta já é outro
Trouxe até sinhá mocinha para apresentar
Linda como a luz da lua
Que em lugar nenhum rebrilha como lá
Já tem nome de doutor
E agora na fazenda é quem vai mandar
E seu velho camarada
Já não brinca mais, trabalha
Milton simplesmente me emociona com sua voz! Quanta poesia! Quanta sutileza!!! Minha juventude todinha passado a limpo. Viajo nas letras melodias e nas minhas memórias! Quanta sutileza!!!! Patrimônio pessoal!!
Fecho os olhos e choro...
Que obra de arte , tesouro musical da humanidade, eu ouvindo Milton , viajo no tempo , correndo no mato , subindo nas árvores do sítio , catando goiaba no mato enquanto chove , enquanto chove ...
Obrigada, Bituca, por suas maravilhosas canções.Jamais esqueceremos tanta beleza.
Vou Aos prantos sempre que escuto
Aprendi a ouvir estas MARAVILHAS com meu querido irmão FABIO PACÍFICO ( que infelizmente não está mais aqui fisicamente )!
11.11.2023
O show foi ontem a noite, 22 de Novembro 2013 aqui em Salvador -BA no teatro Castro Alves!
Momento mágico, quase 2 horas de show que de tão prazeroso e mágico, parece ter passado rápido como uma estrela cadente. É preciso estar atento pra perceber os detalhes, as nunances, a riqueza na interpretação, a sensibilidade nas palavras que não foram muitas, como autêntico mineiro, nosso bituca falou pouco, mas o necessário para deixar todos encantados.
Miltão, a única coisa que lamentei foi não poder ter te visto após o show. Fiquei sabendo que você saiu direto do show para o carro não ficou para receber os fãs. Espero um dia poder te encontrar pessoalmente. Esperei 38 anos pra assistir a um show seu. Esperarei o quanto for necessário pra te conhecer pessoalmente. Apertar sua mão e te agradecer por tudo de bom que você me proporcionou com suas canções e interpretações belíssimas. Durante meus 38 anos de vida você sempre esteve presente. Em minha formatura, após a colação de grau, pusemos sua canção "Encontros e Despedidas" pra tocar, Isso em 1995, foi marcante como marcante foi ontem poder te ver cantar. Ainda estou lá no teatro Castro Alves. Não saí de lá espiritualmente falando.
Volta logo, Bituca e mais uma vez parabens pelos seus 50 anos de carreira.
Que Deus continue te abençoando com esse seu dom divino de levar a magia da música para todos nos 4 cantos do planeta.
+Emerson Vilela No país de "castas sociais" como o nosso, essa música ainda representa uma realidade vigente no século XIX e, hoje, no século XXI. Interpretada por Milton Nacimento, um negro, me lembra vários "Milton's" que, logicamente, se identificam com letra tão 'sugestiva', linda...
Parabéns pelo comentário inteligente , sensibilidade e emotivo, gente assim que me dá esperança de continuar
Que sensibilidad tienes saludos
Esta música foi lançada no mesmo festival, que o Milton ganhou com "TRAVESSIA", é difícil acreditar que um compositor tenha feito estas 2 músicas, num único festival!!! mas a verdade é que ele classificou tb uma música cantada por Agostinho dos Santos!!!! "sentar no morro e ver tudo verdinho lindo a crescer" "peixe bom dá no riacho de água tão limpinha dá pro fundo ver"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é linda!!!!!!!!!!!!
Ah, gente. Não tem como. O Milton é especial demais, Nossa Senhora. Impossível ouvir essa música e não se emocionar. Viva o Bituca, viva a Música Popular Brasileira. Viva o Brasil! ❤❤❤❤❤
Uma das mais belas canções da MPB. Amo esta história em forma de poesia.
Sempre amei cantar as músicas do Milton, mas essa música a voz embarga, tenho vontade de chorar de uma realidade tão absurda, até hoje não consigo entender a escravidão. Uma coisa tão cruel
Não consigo parar de me emocionar com a história e não consigo parar de me encantar com essa poesia na boca de Milton... é divino
Amooooooo esse cara........... ouvir Milton é como rezar , leva a gente pra um outro lugar .... mais bonito , mais alto , é chegar mais perto do céu.........
Esse e muito especial pra nós brasileiros difícil ter um canto como esse
Uma obra de arte naturalmente sem esforço, pois Milton, como ele mesmo disse, canta o que ele é!
Não tenho nem palavras pra comentar, pois é dificl comentar algo sobre alguem que está anos à frente de nós!! GÊNIO!
Morro Velho - Milton Nascimento
No sertão da minha terra, fazenda é o camarada que ao chão se deu
Fez a obrigação com força, parece até que tudo aquilo ali é seu
Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada
Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrás de passarinho
Pela plantação adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos
Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha, dá pro fundo ver
Orgulhoso camarada, conta histórias prá moçada
Filho do senhor vai embora, tempo de estudos na cidade grande
Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estação distante
Não esqueça, amigo, eu vou voltar, some longe o trenzinho ao deus-dará
Quando volta já é outro, trouxe até sinhá mocinha prá apresentar
Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como lá
Já tem nome de doutor, e agora na fazenda é quem vai mandar
E seu velho camarada, já não brinca, mas trabalha.
Composição: Milton Nascimento
Bituca patrimonio da musica brasileira e mundial
quem ouve o Milton ouve com a alma. Isso sim é MÚSICA!!!!
Descobrir a musica da minha vida ,apesar de venerar Djavan,Morro velho é demais a historia mais linda que ja ouvir .
Essa Música fala da história do Brasil. Maravilha. Canto e toco todos os dias.
Falar o que? Não há palavras para descrever a emoção que essa música evoca.
é de se emocionar de vir as lagrimas
😭😭😭👏🏽👏🏽👏🏽
Que timbre, que voz, que talento. Que MILTON!!
Pra quem viveu intensamente o Sertão quando menino é um manjar.
Em tempo de pandemia Milton Nascimento se faz mais que necessário. Milton Nascimento, Lima Barreto, Machado de Assis. Dá gosto que só.❤️
Como dito anteriormente, esta música clarifica a situação da desigualdade que asola o país.
Expressão artística maravilhosa,que chego a pensar,que se toda história triste fosse contada e cantada assim de forma mágica e grandiosa,eita trem bão no bom mineirez...
Toda vez que escuto essa música, além de emocionar-me muito, lembro das histórias dos livros de José Lins do Rego. Menino de engenho, menino perdido.
Quanta poesia ... Quanta opressão... Quanta pequenez... Somos todos iguais... Quanto amor matado por convenções... Pai... Liberta-nos...
Não é normal um artista dessa categoria. Amo ❤
Melodias pra se ouvir a de ter maturidade espiritual....❤
Que grande que es Milton y su música. Obrigado a Brasil.
Em 1971(+/-) no centro acadêmico da FEI - Faculdade de Engenharia Industrial em São Bernardo do Campo - SP, um "alguém" tocou;cantou esta preciosidade. Esta música me acompanha até hoje. Não paro de me emocionar com o "filme" desta letra. Deus há de proteger estas pessoas como o Milton. Se ler este comentário, Milton te AMO! Bjs Luiz
O senhor cursou engenharia elétrica? Estudou lá na mesma época que meu pai
Toda vez que ouço essa música , sinto uma emoção tão profunda . Choro porque me identifico com a dor do que ficou. Fico sem entender como um ser humano consegue descrever com tanta sensibilidade a história de tantas outras pessoas.
Quando Deus fez o Milton o fez com outro barro, um produto raríssimo, usado pra fazer semideuses.
Fez como se fizesse o melhor piano, o mais afinado violino...
Milton é o melhor diamante musical. E é nosso, é de Minas, é do Brasil.
Retratando as desigualdades e o status quo em uma poesia. 😉😉😉
Bituca e sua infinita capacidade de nos emocionar. Uma triste realidade da nossa História . Milton é genial!!!!
O único artista da mpb que gosto de verdade é o Milton , ele é genial demais.
I come here to be taken to a beautiful place, though I don't understand a word of Portuguese. Thank you Brazil.
Obrigado milton. Muito obrigado...
Milton Nascimento que espetáculo ouvir essa voz suave é lindo demais
nunca vi uma história ser tão bem contado!!!
lindoooo
Nas notas da canção, ecoam as vozes de dois meninos, entrelaçados pelo destino e separados pela cruel desigualdade. O sertão testemunha a dança da vida, onde sonhos se transformam e o tempo revela a distância imposta pelo infortúnio da condição humana.
Bituca você e demais me emociona muito beijos.❤❤❤😂
Essa é uma das mais belas letras e música da nossa MPB......qdo ouço essas porcarias do sertanojo , e outros, chega a doer os ouvidos.....aí ouço o MN e vou para op paraíso
A mesma banda a tantos anos. Isso que é fidelidade e profissionalismo.
E... até o jeito que ele toca violão...é simplesmente sensacional!
MITO!
n sabia, é mesmo a mesma banda? gesto engrandecedor da parte dele...
+ Marcos Samuel É verdade, mas falta o Robertinho Silva, que já faleceu.
Minhas lagrimas correm pelo rosto ouvindo esta melodia e letra,...nos remete a uma saudade e uma paz gostosa....nos recompõe de luz o coração.....
Obrigado querido Milton pela sua bela arte e também aos excelentes músicos que o acompanha nessa linda canção....
Bituca como sempre vc é tudo isso ... reconhecido mundo afora ... talento indiscutível ... mas a sensibilidade , a emoção . o jeito de ser .... Vc é foi e sempre será esse artista q eu amo muito ....
80 primaveras de grande talento e letras, que mexe comigo!
Milton Nascimento tem meu respeito, um mestre na música.
Invade o coração de todas as idades.
Simplesmente Milton Nascimento! Estilo único.O que mais dizer?
Bituca e a sua sensibilidade musical!... Não precisa de cetro ou cora para ser um rei!... Bituca não precisa ser reconhecido como a melhor voz e musicalidade brasileira, visto que o talento é algo subversivo, simplesmente se afirma com seus atos e pronto!
Não dá para ouvir essa música sem os olhos lacrimejar
Eu hoje com 5.9 ainda me emociono com a melodia ,letra ,arranjo e voz...Deus te abençoe Miltons.
Quê letra linda,quanta sensibilidade, isso sim MPB. Verdadeira, quanta falta hoje em dia.
E seu velho camarada, já não brinca mais... Trabalha....
Grande cronista musical.....dos nossos tempos!!!
Toda vez que ouço essa linda canção me faz os olhos ficarem molhados.
Também choro toda vez que ouço.. é a injustiça social em forma de música..
Gênio talvez um dia vamos dar valor
A História do Brasil cabe toda nesta música.
O que dizer desse homem? O que dizer dessa voz, dessa sensibilidade, afinação, doçura e força. Te amo, Milton!
Milton o maior cantor da MPB e Elis a maior, infelizmente foi muito cedo
Maravilhosa narrativa de mundos nossos que vivemos, linda demais, só Milton é sua genialidade tão simples.
Quanta beleza....Sempre me emociono com essa belíssima canção e interpretação do Milton!!!! Música que fala ao coração.... Amo!!!!!
Lindíssima música...Elis Regina tbm canta com muita emoção,lindamente!❤