Psicologia científica do autismo - A imagem é o motor do verbo - Viagem à roda de vim mesmo.

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 17 ก.ย. 2024
  • A imagem do corpo é o motor das demais imagens.
    A conquista da autoimagem como duplo do corpo cria o motor das demais imagens.
    Assim que a criança conquista a imagem do corpo é possível atribuir imagens aos demais objetos.
    Ou seja, sem a conquista da imagem do corpo seria impossível querer que se atribua as demais imagens.
    Atribur a si memso uma imagem criando uma correspondência corpo-imagem, estaria no fundamento para a conquista da linguagem e a saída do autismo.
    Tinha ido ao quintal de um vizinho tirar umas frutas; meu pai ralhou comigo, e, de noite, na cama, dormindo ou acordado - creio antes que acordado, - vi diante de mim a minha própria figura, que me censurava duramente.
    Durante alguns dias andei aterrado, e só muito tarde chegava a conciliar o sono; tudo eram medos. Medos de criança, é verdade, impressões vivas e passageiras.
    Dois meses depois, levado pelos mesmos rapazes, consócios na primeira aventura, senti a alma picada das mesmas esporas, e fui outra vez às mesmas frutas vizinhas.
    Senti-me dois, um que argüia, outro que se desculpava. Nomes que eu nem admito que andem na cabeça de outras pessoas a meu respeito, foram então ditos e ouvidos, sem maior indignação, na rua e ao jantar.
    Não me dividi fisicamente, como me parecera em criança; mas moralmente desdobrei-me em dois, um que imprecava, outro que gemia.
    Entre mim mesmo e mim
    Não sei que se alevantou,
    Que tão meu imigo sou.

ความคิดเห็น • 4

  • @melquigomes7688
    @melquigomes7688 9 วันที่ผ่านมา

    O desejo é como uma cebola: quanto mais descasca mais camadas aparecem. As vezes o desejo pode ser algo indesejado. Muitas vezes ocorre um flerte com o desejo e logo após uma negativa acerca dele. O que pode causar consequências destrutivas.

  • @anapatriciaaquino5620
    @anapatriciaaquino5620 9 วันที่ผ่านมา

    Se a pessoa não encontrar o seu Eu, não encontrará o seu sentido da vida, pois tudo parte do Eu.
    "Ame o teu próximo como a SI mesmo." Mt 22:39.
    Como amar os demais objetivos do meio se a pessoa não se ama e como amar o que não conhece? Para conhecer precisa encontrar.

    • @adelmomarcosrossi
      @adelmomarcosrossi  9 วันที่ผ่านมา

      Por que o autista não encontra a imagem do corpo dele??

    • @anapatriciaaquino5620
      @anapatriciaaquino5620 9 วันที่ผ่านมา

      Ótima pergunta e é o que desde de Freud procuramos saber.
      Bom, se falam em níveis e graus, mas digamos que o mais severo penso no momento diante do que encontrei sobre o termo autismo que diz: "foi criado em 1908 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler para descrever a fuga da realidade para um mundo interior observado em pacientes esquizofrênicos", que se trata de uma pessoa presa dentro de si mesma que precisa de uma ajuda externa para aprender a interagir com os demais objetos do meio e assim se perceber parte desde meio.