XX Encontro Anpof - Mesa Redonda sobre Filosofia e Raça

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 5 พ.ย. 2024
  • Mesa de encerramento do XX Encontro Anpof, realizado em Recife/PE, entre 30 de setembro e 4 de outubro de 2024
    Com Profa. Dra. Halina Leal (FURB), Prof. Dr. Renato Noguera (UFRRJ) e Prof. Dr. Wanderson Flor Nascimento (UnB).
    Qual é o mais potente dos afetos? Cosmofobia, cosmofilia e confluências”, com Renato Noguera
    Resumo: como refazer a questão filosófica sobre a potência dos afetos numa interlocução afroconfluente? A partir dessa formulação, Noguera polidialoga com filosofias africanas e dos povos originários para lidar com uma breve cartografia dos afetos.
    Renato Noguera é doutor em Filosofia (UFRRJ) e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (LEAFRO) e do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia da UFRRJ.
    Do epistêmico ao político: os limites raciais e de gênero na filosofia brasileira, com Halina Leal
    Resumo: a filosofia brasileira, não somente no seu conteúdo epistêmico eurocentrado, mas na produção e reprodução desse conteúdo como referência quase que exclusiva do filosofar, nos instiga a refletir acerca da própria filosofia e de quem assume os lugares de agentes de produção de conhecimento filosófico no contexto brasileiro. Na presente fala, Leal problematiza tais pontos, tomando-se como referencial de análise os debates raciais e de gênero.
    Halina Leal é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com estágio de doutoramento na Universidade de Standord. Professora da Universidade Regional de Blumenau - FURB; professora do PPGFil da PUCPR, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR-FURB). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder, GENERA-FURB e presidente da Comissão de Diversidade e Inclusão, CODIN/FURB.
    Entre as políticas da filosofia e o fazer filosófico: as filosofias africanas, com Wandersn Flor
    Resumo: nesta fala, o professor Flor discute como o que tem chamado de agendas políticas e as políticas da produção filosófica impactam e são impactadas pelas reivindicações - que não são apenas brasileiras - pela ampliação dos horizontes do que é considerado como filosófico no debate em torno das filosofias africanas. Nesse cenário, as discussões sobre o fazer filosófico têm realizado um reencontro com temas como o rigor e o mérito, muitas vezes entendidos como categorias apolíticas.
    Wanderson Flor é doutor em bioética pela Universidade de Brasília (UnB) e professor do Departamento de Filosofia da UnB, do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB), do Programa de Pós-Graduação em Metafísica (IH/UnB), e colaborador dos programas de mestrado profissional em Sustentabilidade junto ao Povos e Terras Tradicionais (MESPT/UnB) e Filosofia - PROF FILO - (Multi-institucional, Pólo UnB). Ele também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq), do Núcleo de Estudos sobre Filosofias Africanas “Exu do Absurdo” (NEFA/UnB) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CEAM/UnB).
  • บันเทิง

ความคิดเห็น •