Raça e etnia - Brasil Escola
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 28 พ.ย. 2024
- Apesar de o termo raça aparecer no senso comum, ele ainda é usualmente errado. Aprenda nesta aula as diferenças históricas e teóricas dos termos raça e etnia.
Quer saber mais sobre o assunto?
Brasil Escola
Raça e etnia - brasilescola.co...
Etnia - brasilescola.co...
Mundo Educação
As etnias no Brasil - mundoeducacao.c...
Prepara Enem
Raça e Etnicidade - www.preparaenem...
Etnia Brasileira - www.preparaenem...
Siga-nos:
Brasil Escola: www.brasilescol...
Twitter: / brasilescola
Facebook: / brasilescola
Instagram: / brasilescolaoficial
#BrasilEscola #Raçaeetnia #Sociologia
Assunto extremante importante, sobretudo no Brasil onde vigora o mito de um pais sem racismo. precisamos refletir essas temáticas.... parabéns professor!
Estou fazendo faculdade de filosofia e esse é o melhor canal para ajudar a entender a matéria. Passa de uma forma muito mais fácil de entender
Muito boa a aula desse bonitão! Ele transmite, de modo bem didático e, por isso, esclarecedor: conceitos e diferenças entre uma visão e outra de um determinado assunto das Ciências Sociais.
Muito bom esse formato de aulas curtas e objetivas, aulões são exautivos e pouco produtivos
Concordo contigo,outro problema é ficar concentrado durante um aulão que tem cerca de 50 minutos.
Acabei de abandonar um vídeo de 35 minutos e vim pra esse kkk
Assunto, de extrema importância , e muito bem esclarecido e longe de acabar com o Racismo no Brasil..... Valeu Professor!
Sua aula sempre é perfeita!
melhor professor, aulas curtas, objetivas e ensinando o conteúdo sem enrolar
Boa professor, sempre explicando bem, e sendo uma referência de pessoa para mim...abraços.
Professor simplesmente maravilhoso e talentoso! Muito obrigado!
Parabéns, professor! ótima explicação!
Parabéns professor, muito bem explicado
Queria achar um video explicando qual a diferença no corpo e nas características das diferentes etnias
Tipo a diferença entre um alemão, russo, indiano, japonês e coreano.
Alemão, russo, indiano, japonês e coreano são nacionalidades, e não exatamente etnias. Na Rússia e na Índia, por exemplo, há diversas etnias.
Procure um livro de biologia. Corpo humano.
@@marciliaduarte4546acho q num livro de Biologia não vai falar nada sobre aqueles olhos puxados dos japoneses, qual a estatura média de um europeu nem sobre o cabelo liso bastante comum entre os indígenas, por exemplo. Acho que a pessoa do comentário que vc responde gostaria de saber mais sobre as características étnicas dos povos, o que é um interesse bem válido, apesar de mal compreendido, a julgar pelas respostas.
Você é um ótimo professor, muito obrigada pelo video !
Você pode aprofundar mais sobre esse tema ?
obrigado pela aula!💜
Um aula bastante maravilhosa muito ótima gostei da aula ficou bem claro o conteúdo
Excelente aula! Obrigada
Aula top, ta de parabéns!
Maravilhosa aula 😍
Melhor video sobre o tema
Amei essa aula
Ótima aula!
Parabéns!!
Muito bom vídeo! Mas tem deduções que desconsideram até mesmo o pensamento do professor de referência. Lamento se trago complexidade ao tema, mas assim é que fazemos ciências. É verdade que a origem do conceito de raça está nas ciências biológicas e, como escrito pelo professor Kabengele Munanga, serviu para classificar seres vivos incluindo os humanos. Entretanto, o termo raça se transformou também numa categoria nativa (ou seja, de uso comum e não especializado). Então, temos dois sentido para este termo. Temos raça como percepção sobre a natureza distinta de indivíduos e grupos humanos (sim, mesmo que a genética nos mostre a inoperância biológica do conceito raça, poucas pessoas se livraram do imaginário provocado por séculos de colonização, colonialismo e de racialismo); temos também a raça como uma das expressões do modo como estruturamos culturalmente nossas distinções (clase e gênero, p.ex são outras). Desse modo, será que raça deixaria de ser uma categoria de entendimento vigente enquanto houver racismo? Em termos lógicos isso é impossível! O próprio professor Kabengele Munanga ensina que não se trata de substituir o conceito de raça pelo de etnia se o sentimento em relação aos outros permanece aquele do racismo. Tanto que ele mesmo, em sua tese de livre-docência transformada em livro, propõe o uso do termo “população”. População tem o poder de fazer convergir os sentidos nativo analítico de raça sem retornar ao racialismo de Kant, Agassiz e Gobineau.
considerações plausíveis. Grato pela reflexão.
Olá Boa tarde eu sou o José Edjanio e estou inscrito nesse canal parabéns pelas aulas, eu também tenho um canal relacionado a coisas da roça.
Aula perfeita
muito bom, obrigada!!!
Então, independentemente da cor e dos traços do fenótipo, se eu tenho os mesmos costumes de outras pessoas, faço parte da etnia delas?
Sim, mas não dá mesma raça.
Excelente !
Ótimo
MUITO BOM!
Seu assunto daria uma bela redação
Se a raça é a mesma, não seria correto mudar o termo racismo para etnicismo?
gostei
como então aplica esse conceito nos questionários e formulários comum em cadastros de todo tipo , inclusive no do IBGE? e mas ainda no brasil a população e classificada e dividida basicamente em raça negra, branca e indígena . como ficaria essa classificação ? conseguir entender o conceito mas acho uma dificuldade de aplica em um pais como o nosso que teve e tem uma grande mistura de povos e culturas . acho que caberia um outro vídeo Não? kkkk.
Mas uma vez obrigado pela excelente aula, voltei pra universidade , fazendo licenciatura em artes visuais , e recorro sempre a esse canal pq ele sintetiza muito bem os assuntos se tornando uma forma de eu compreender os assunto da minha aula , fico triste quando não acho aqui o tema da aula que estou estudando no momento , parabéns ao canal !
Entendo que o termo “RAÇA” foi abolido, mas há outro termo utilizado nos dias de hoje que venha substituir o anterior?
Não. E o termo Raça não foi abolido, apenas foi abolido na República das Bananas. Qualquer outro país usa esse termo.
Boa noite 😴
Faltou deixar claro que o "Darwinismo Social" não foi um movimento de Charles Darwin, foi na verdade de fanáticos que acharam na teoria do Darwin um amparo para os seus preconceitos.
5:18
9:29
top!!
Uma dica: Todas e todos é redundante pois "todos" já se refere à todas pessoas que estão vendo o vídeo 🤓👍
Essa amei essa aula 😀😀😃😀😃
Que bom 😊
👏👏👏👏👏👏
Legal
top
Esse ano eu aqui
👏🏻👏🏻👏🏻
Eu tenho ancestralidade portuguesa espanhola francesa holandesa alemã inglesa italiana nordica africana indígena
Se o racismo é um preconceito étnico, por que não o chamar de etnicismo?
Se o conceito de raça foi abandonado, o conceito de RACISmo não perde sentido? Compreendo o abandono do termo nas ciências, mas como nomear essas diferenças fenotípicas, uma vez que ainda existe relação de poder e subjugação não só entre etnias, mas de pessoas brancas para com pessoas não brancas, mesmo dentro de um mesmo povo, como acontece com o racismo estrutural no Brasil, por exemplo. Me parece importante compreender e nomear as diferenças para entendermos as desigualdades. Resumindo: se etnia não substitui raça, qual conceito faz isso?
O conceito de raça ligado à questão biológica foi abandonado pelas ciências, mas o racismo persiste, o conceito de racismo remete justamente a um conjunto de teorias, crenças e práticas que estabelece uma hierarquia entre as raças consideradas como fenômenos biológicos (MUNANGA, 2004). Segundo o professor Munanga, raça é uma construção social.
Citando texto sem dizer de que livro e página foram tirados, professor?!
Não faz o menor sentido pq pra falar características como cor raça se aplica, mas etnia não
No fim é só esquecer o conceito de cor e proibir a pergunta de qual é sua cor ou classe social antes do enem
No caso cor e raça tanto faz da no mesmo o importante não é se preocupar com uma simples palavra mas amar o próximo como diz na Bíblia
Yamete Kudasai
MDS AAAHSJAJAAHJ
🤨
Comi quem tá lendo
Todas e todas?
Todos e todas
a aula é boa porém as colocações pessoais do professor são muito ruins, o conceito de raça não é passado , talvez na cabeça dele seja, porém o darwinismo tem se mostrado atual nos dias de hoje basta dizer que são as potencias mundiais, belicas e monetárias!
O que você quer dizer com “o darwinismo tem se mostrado atual nos dias de hoje”?
? 😂😂😂 Onde que vc fumou essa amigo? Kkkkkkkkk
Cuidado com o que você publica. O Kabengele Munanga deixa bem claro que a categoria raça so nao se encaixa na ciencia, porem socialmente é válido, até porque as desigualdades permeiam até hoje devido a esse marcador social. Ele diz, "se cientificamente a realidade de raça é contestada, em termos políticos e ideológicos o conceito é significativo, na medida em que funciona como uma categoria de dominação e exclusão nas sociedades multirraciais contemporâneas " (2009, p.15)
1:26 qual o nome desse cara mesmo, tal de michael
Gostei da aula. porém a palavra "RACISMO" reforça que ainda existe a discriminação e seleção de pessoas por "RAÇA", o que não deveria acontecer!
Eu entendi que as duas coisas é a mesma coisa só.....
Eu tenho olhos verdes, então eu vi dessa cultura não intendo
Estude biologia.
Aqui e u Luiz
Quem olhou me responde
pq
Muito difícil, não é pra mim não, tchau .
Porque muitos alemão tem cabelo crespo e olhos claros e cabelos ??
Isso ocorre por conta da colonização e(ou) imigração
🤢🤮
Oxi
Do nada escroto
Ta falando sobre o artigo do internetes deles ? ;-;
@@fernandamanteiga sisi concorod
Legal