Eu sou Angolano e conheci a marca Volkswagen ainda em criança, pois nessa altura os carros da marca VW vinham importados da Alemanha, tendo inclusive o meu pai sido proprietário de um Fusca, um Karmann Ghia e um Variante, tudo "Made in Germany". Porém, depois da Independência de Angola em 1975, quando eu já tinha 20 anos de idade, Angola importou do Brasil várias centenas de veículos da VW do modelo "Brasilia de 5 portas" e em 1983 uns largos milhares do modelo "Fusca". Obrigado amigo, e aquele abraço fraternal a partir de Luanda-Angola.
Interessante contar a estória do Passat da concepção lá fora e aqui. Ainda quando eu morava no Brasil não era fã da VW. Talvez porque quando era criança já achava que motores refrigerados a ar eram antiquados. Somado que o carro que aprendi a dirigir na auto escola era uma Brasília. Também lembro que o Passat quando lançado no Brasil tinha problemas de corrosão no vidro traseiro e naquelas saídas de ar na coluna traseira. Então o primeiro contato e uso do Passat aconteceu com a VW Quantum no Brasil. Que foi uma grande avanço da versão B1 original. Até hoje, tenho saudades daquele carro, como confortável, quieto e eficiente era. Não é à toa que foi o carro preferido dos taxistas por quase 20 anos aí. Seguindo a diante, o próximo Passat que eu dirigi por algum tem foi um 2017 mas model para o mercado americano que é diferente da versão europeia e outro mercados. Tirando o bom desempenho motor turbo, mas com rendimento baixo, não gostei. A suspensão é macia demais, até mais do que os modelos americanos do mesmo ano. Há uma sensação de carro pesado. Óbvio também quando o controle eletrônico de estabilidade intervém constante. No ano passado, quando a pandemia aconteceu, resolvi comprar uma perua Passat GLX VR6 4Motion ano 2003. Na verdade, vejo como aquela fase B5-2 evoluir na versão do Passat modelo 2017. Honestamente essa foi a versão que eu menos gostei. O carro é muito pesado. Acho que mais de 1,5 toneladas. Também é muito óbvio o peso do motor VR6 está na frente do eixo dianteiro e como compromete o comportamento dinâmico. Há muita oscilação vertical no eixo dianteiro e saída de frente. Muito óbvio quando comparado com o 2003 Subaru WRX wagon que dirigi por mais de 15 anos. O engraçado é que também tive um Audi 4 de 2003 com VR6 e o comportamento dinâmico era melhor. Mas não chega nem perto do WRX. Enfim, em tecnologia muito bom no caso do Passat Wagon VR6 com 4Motion de 2003. Mas ainda prefiro a Quantum do final dos anos 80. Para quem nunca foi fã de VW ou Passat, até que acabei dirigindo um bom número das versões. Abraços.
Tive um LS 1980 3 portas cinza granizo. Era lindo, ficou comigo por 6 anos. Aprendi tudo sobre carros com ele. Seu unico problema era o maldito platinado.
CSMB! (como sempre muito bom) Dessa família, tive dois Santana (um CG 85 2 portas e um CD 86 automático 4 portas, completo); Cuidei muito de ambos mas, morreram por ferrugem em volta dos vidros e partes baixas...
Sou um apaixonado pelo Passat. Tive muitos e todos me deram grande satisfação. Na minha opinião é o automóvel mais rápido e mais econômico. O último que tive foi um Pointer vermelho espetacular. Ainda vejo de vez em quando um Passat se arrastando pela vida. Um ótimo automóvel. Simples, resistente, confortável, mecânica e elétrica perfeitas, econômico e seguro.
@@5amarcha O último, o Pointer, foi uma história triste. Era um Pointer vermelho, bancos Recaro, teto solar, rodas, maravilhoso. Todas as sextas feiras eu levava o carro pra lavar e o buscava no cair da tarde, porque era dia de namorar. Na época eu tinha um amigo que eu prezava muito. Numa determinada sexta feira ele me pediu o carro emprestado afirmando que era para visitar uma tia de sua namorada que estava muito doente numa cidade vizinha. Liguei no Lava Jato e autorizei ele a pegar o carro. Eu não fiquei à pé porque tinha um Corcel II. Só, que, somente na segunda feira é que fui comunicado por um cunhado dele que ele havia se acidentado com o carro, bêbado, vindo de uma festa na madrugada para amanhecer o domingo. O carro teve perda total e eu também perdi o amigo que simplesmente desapareceu, logo ele que sempre estava batendo papo comigo, me procurava na minha casa. O carro foi para o desmanche. Essa é uma história triste de um dos Passats que eu tive. Um ótimo carro. Depois disso vieram outros automóveis mas eu saí da linha do Passat e entrei para a linha dos Monzas, outros carros espetaculares, dos quais ainda tenho um guardado até hoje, um 1989, 2.0, álcool, com ar e direção que eu estou terminando de restaurar.
Muito bom. Esse motor AP do Passat deixou saudades e era uma revolução se comparado aos modelos a ar. Se bem que o motor boxer traseiro, refrigerado a ar em carros com tração traseira, também deixou saudades. Velho? Era do final da década de 30 enquanto o motor 6 canecos do opalão (e da amazonas/veraneio e do caminhão) tem origem no início dos anos 30. O painel dos primeiros Passat me lembra o painel dos DKW.
Muito ótimo o vídeo. Segundo vídeo dele que eu assisto e muito bem explicado , imparcial e ainda correto com relação a anos , motores , dados técnicos e modelos. Parabéns.
Parabéns Walter Jr., pelo material, pela exposição e pelo trabalho de pesquisa. Seu trabalho caprichado de resgate da memória coloca o canal entre os melhores do assunto.
O Passat foi um dos carros nos quais aprendi a dirigir, ainda garoto. Gostava muito deles e acho que por isso que até hoje gosto de dirigir o Gol, que acho muito parecido! Kkk
Walter os seus videos são os mais rico em detalhes do youtube, dá para ver em sua estante vários livros de história de todas as marcas de automoveis , ótimos videos sobre todos os automoveis até hoje no brasil e no mundo, parabéns aguardo novos videos, valeu blz !!!
É isso aí Esse vídeo é bem esclarecido todos esses vídeos aí de vocês é bem esclarecido é um canal que esclarece bem quer dizer que os outros não esclarecem mas isso é esclarece e Volkswagen Passat fez parte da minha infância do primeiro até o último Mas eu sou de 89 Eu tenho 35 anos mas andei em alguns deles eu queria pedir a história do Volkswagen Fusca a sua origem lá fora é igual esse vídeo aí e depois Aqui valeu?
Se possível fale mais sobre os motores rotativos Wankel da NSU, o belíssimo Mercedes C111 e Mazda. Nem sei onde fica o cárter desses motores, mas tem de existir palhetas nas duas faces dos triângulos pra isolar as 3 "camaras" que estão em diferentes fases do ciclo e anel em cada uma das duas faces para isolar do eixo/árvore/engrenagem do motor que precisa de óleo. Claro que essas palhetas e anéis, atritando sem descanso, precisariam de trocas mais frequentes . O fato de não ter válvulas, comando de válvulas, tuchos, varetas ou correntes/correia dentada, ponto morto superior e ponto morto inferior, como os motores alternativos, onde o motor namora com o "apagamento" e o reduzido peso/volume em relação aos convencionais, o indicariam para a a aviação leve/agrícola/recreativa/geral. Apesar da explosão praticamente contínua exigir refrigeração à água, radiador, mangueiras, braçadeiras, bomba d'água. Haviam umas palhetas nas extremidades dos rotores/triângulos que precisam de rotação para manterem-se "encostados" no bloco pela força centrífuga. Mas motores estacionários e aeronáuticos não ficam reduzindo rotação cada troca de marcha e hoje temos a eletrônica para ajudar na dosagem de combustível. portallubes.com.br/2018/04/motor-wankel/ Parabéns.
Alguém já deve ter avisado que o motor 1.8 Turbo 20v foi lançado no Passat B5 e não no B6, não é? Até a foto ilustrando em 17:24 é um motor longitudinal do B5
Não, ninguém avisou e foi uma falha na pesquisa. As fontes consultadas resultaram nesse erro, porém, confirmei sua informação no site haynes.com/en-gb/tips-tutorials/16-cars-use-vag-18-20v-turbo-engine. Como ninguém avisou e seu comentário resultou nessa observação, a errata será colocada na descrição do vídeo.
Você conhece alguma coisa sobre a importação nos anos 80 dos motores alemães chamado elko que foram trazidos para o Brasil Wilson Fittipaldi iam ser comercializados pela Consórcio Nacional caravelo mas foram bloqueados de vender no Brasil era um motores que funcionava com qualquer tipo de combustível ou seja óleo diesel gasolina álcool e gordura velha de fritura de pastel até com graxa o motor funcionava Teve até teste com motor na Quatro Rodas Mas de repente ninguém mais soube falar dele eu tenho uma curiosidade sobre isso Você conhece algum comentário sobre isso?
Porque a Volkswagen e General Motors entraram nesta onda ridícula, desta era onde só se produz carros descartáveis e ridículos. Estas montadores sabiam produzir carros muito bons e seguros. E uma pena
Eu sou Angolano e conheci a marca Volkswagen ainda em criança, pois nessa altura os carros da marca VW vinham importados da Alemanha, tendo inclusive o meu pai sido proprietário de um Fusca, um Karmann Ghia e um Variante, tudo "Made in Germany". Porém, depois da Independência de Angola em 1975, quando eu já tinha 20 anos de idade, Angola importou do Brasil várias centenas de veículos da VW do modelo "Brasilia de 5 portas" e em 1983 uns largos milhares do modelo "Fusca". Obrigado amigo, e aquele abraço fraternal a partir de Luanda-Angola.
Obrigado pelo seu comentário! Sua história com os carros VW é sensacional! Um grande abraço do Brasil aos irmão da Luanda-Angola!
Interessante contar a estória do Passat da concepção lá fora e aqui.
Ainda quando eu morava no Brasil não era fã da VW. Talvez porque quando era criança já achava que motores refrigerados a ar eram antiquados. Somado que o carro que aprendi a dirigir na auto escola era uma Brasília.
Também lembro que o Passat quando lançado no Brasil tinha problemas de corrosão no vidro traseiro e naquelas saídas de ar na coluna traseira.
Então o primeiro contato e uso do Passat aconteceu com a VW Quantum no Brasil. Que foi uma grande avanço da versão B1 original.
Até hoje, tenho saudades daquele carro, como confortável, quieto e eficiente era. Não é à toa que foi o carro preferido dos taxistas por quase 20 anos aí.
Seguindo a diante, o próximo Passat que eu dirigi por algum tem foi um 2017 mas model para o mercado americano que é diferente da versão europeia e outro mercados. Tirando o bom desempenho motor turbo, mas com rendimento baixo, não gostei. A suspensão é macia demais, até mais do que os modelos americanos do mesmo ano. Há uma sensação de carro pesado. Óbvio também quando o controle eletrônico de estabilidade intervém constante.
No ano passado, quando a pandemia aconteceu, resolvi comprar uma perua Passat GLX VR6 4Motion ano 2003. Na verdade, vejo como aquela fase B5-2 evoluir na versão do Passat modelo 2017.
Honestamente essa foi a versão que eu menos gostei. O carro é muito pesado. Acho que mais de 1,5 toneladas.
Também é muito óbvio o peso do motor VR6 está na frente do eixo dianteiro e como compromete o comportamento dinâmico. Há muita oscilação vertical no eixo dianteiro e saída de frente. Muito óbvio quando comparado com o 2003 Subaru WRX wagon que dirigi por mais de 15 anos. O engraçado é que também tive um Audi 4 de 2003 com VR6 e o comportamento dinâmico era melhor. Mas não chega nem perto do WRX.
Enfim, em tecnologia muito bom no caso do Passat Wagon VR6 com 4Motion de 2003.
Mas ainda prefiro a Quantum do final dos anos 80.
Para quem nunca foi fã de VW ou Passat, até que acabei dirigindo um bom número das versões.
Abraços.
Que sensacional sua experiência. Obrigado por compartilhar!
Tive um LS 1980 3 portas cinza granizo. Era lindo, ficou comigo por 6 anos. Aprendi tudo sobre carros com ele. Seu unico problema era o maldito platinado.
Que show!
CSMB!
(como sempre muito bom)
Dessa família, tive dois Santana (um CG 85 2 portas e um CD 86 automático 4 portas, completo);
Cuidei muito de ambos mas, morreram por ferrugem em volta dos vidros e partes baixas...
Legal sua experiência com Santana.
Sou um apaixonado pelo Passat. Tive muitos e todos me deram grande satisfação. Na minha opinião é o automóvel mais rápido e mais econômico. O último que tive foi um Pointer vermelho espetacular. Ainda vejo de vez em quando um Passat se arrastando pela vida. Um ótimo automóvel. Simples, resistente, confortável, mecânica e elétrica perfeitas, econômico e seguro.
Vc deve ter muitas histórias com ele.
@@5amarcha O último, o Pointer, foi uma história triste. Era um Pointer vermelho, bancos Recaro, teto solar, rodas, maravilhoso. Todas as sextas feiras eu levava o carro pra lavar e o buscava no cair da tarde, porque era dia de namorar. Na época eu tinha um amigo que eu prezava muito. Numa determinada sexta feira ele me pediu o carro emprestado afirmando que era para visitar uma tia de sua namorada que estava muito doente numa cidade vizinha. Liguei no Lava Jato e autorizei ele a pegar o carro. Eu não fiquei à pé porque tinha um Corcel II. Só, que, somente na segunda feira é que fui comunicado por um cunhado dele que ele havia se acidentado com o carro, bêbado, vindo de uma festa na madrugada para amanhecer o domingo. O carro teve perda total e eu também perdi o amigo que simplesmente desapareceu, logo ele que sempre estava batendo papo comigo, me procurava na minha casa. O carro foi para o desmanche. Essa é uma história triste de um dos Passats que eu tive. Um ótimo carro. Depois disso vieram outros automóveis mas eu saí da linha do Passat e entrei para a linha dos Monzas, outros carros espetaculares, dos quais ainda tenho um guardado até hoje, um 1989, 2.0, álcool, com ar e direção que eu estou terminando de restaurar.
Que história triste! Pelo menos vc conseguiu curtir um pouco o carro.
Muito bom. Esse motor AP do Passat deixou saudades e era uma revolução se comparado aos modelos a ar. Se bem que o motor boxer traseiro, refrigerado a ar em carros com tração traseira, também deixou saudades. Velho? Era do final da década de 30 enquanto o motor 6 canecos do opalão (e da amazonas/veraneio e do caminhão) tem origem no início dos anos 30. O painel dos primeiros Passat me lembra o painel dos DKW.
Concordo 👍
Saudades, eu amava o Passat, e Kharman Ghia !
Gosto muito tb.
Descobri!
Descobri o que eram os ressaltos retangulares no "papo" da Brasília!
Homenagem ao K-70...
😄😄😄
Hhehheheh
Muito ótimo o vídeo. Segundo vídeo dele que eu assisto e muito bem explicado , imparcial e ainda correto com relação a anos , motores , dados técnicos e modelos. Parabéns.
Obrigado!
Excelente conteúdo! Parabéns 👏👏👏👏
Muito obrigado!
Parabéns Walter Jr., pelo material, pela exposição e pelo trabalho de pesquisa. Seu trabalho caprichado de resgate da memória coloca o canal entre os melhores do assunto.
Muito obrigado!
Muito bom canal, excelente e detalhado conteúdo.
Fico agradecido pelo elogio.
O Passat foi um dos carros nos quais aprendi a dirigir, ainda garoto. Gostava muito deles e acho que por isso que até hoje gosto de dirigir o Gol, que acho muito parecido! Kkk
Legal sua história. Os carros sempre nos trazem boas lembranças.
Obrigado.
nss. um dos melhores canais de carros.
está de parabens mesmo, conteudo muito bem produzido, e consegue prender atenção
Muito obrigado!
Parabéns! Riquíssimo material ! Isto exige muito trabalho ! Nota 1000!
Obrigado!
Parabéns pela riqueza de detalhes e conteúdo, mais um inscrito. Sucesso Sempre
Muito obrigado
Parabéns ao apresentador foi o unico que vi apresentar carros com imparcialidade
Muito obrigado. Acho importante ser imparcial pois cada modelo foi importante para diferentes apaixonados por carros.
Walter os seus videos são os mais rico em detalhes do youtube, dá para ver em sua estante vários livros de história de todas as marcas de automoveis , ótimos videos sobre todos os automoveis até hoje no brasil e no mundo, parabéns aguardo novos videos, valeu blz !!!
Muito obrigado
Bom dia. Muito bom o vídeo. Novo no canal. Parabéns xará.
Opa, obrigado, xará!
Boas lembranças do passar do meu tio na cor verde musgo escuro metálico! O maior nome de cor de carro naquelas épocas! Kkkk
Muito show!
Muito bem explain
Obrigado!
Tome Like!!!Ta faltando um episodio sobre o opala.to aguardando🔎
Obrigado. Em breve virá a história do Opala
Muito bom
Obrigado
Muito bom seus vídeos. Muito bem explicados. Por acaso terá um sobre o Fusca? Obrigado
Obrigado! Em breve teremos a história do Fusca sim!
O SANTANA HATCH ficou legal
Tb achei.
tenho um passat 1983 GTS, faz 28 anos.
Podrías hacer la historia del vw gol saludos
Hola, que tal! Si!
@@5amarcha Ok muchas gracias 👍
É isso aí Esse vídeo é bem esclarecido todos esses vídeos aí de vocês é bem esclarecido é um canal que esclarece bem quer dizer que os outros não esclarecem mas isso é esclarece e Volkswagen Passat fez parte da minha infância do primeiro até o último Mas eu sou de 89 Eu tenho 35 anos mas andei em alguns deles eu queria pedir a história do Volkswagen Fusca a sua origem lá fora é igual esse vídeo aí e depois Aqui valeu?
Tive 1 de quatro portas ano 1976
Legal!
Se possível fale mais sobre os motores rotativos Wankel da NSU, o belíssimo Mercedes C111 e Mazda. Nem sei onde fica o cárter desses motores, mas tem de existir palhetas nas duas faces dos triângulos pra isolar as 3 "camaras" que estão em diferentes fases do ciclo e anel em cada uma das duas faces para isolar do eixo/árvore/engrenagem do motor que precisa de óleo.
Claro que essas palhetas e anéis, atritando sem descanso, precisariam de trocas mais frequentes .
O fato de não ter válvulas, comando de válvulas, tuchos, varetas ou correntes/correia dentada, ponto morto superior e ponto morto inferior, como os motores alternativos, onde o motor namora com o "apagamento" e o reduzido peso/volume em relação aos convencionais, o indicariam para a a aviação leve/agrícola/recreativa/geral. Apesar da explosão praticamente contínua exigir refrigeração à água, radiador, mangueiras, braçadeiras, bomba d'água.
Haviam umas palhetas nas extremidades dos rotores/triângulos que precisam de rotação para manterem-se "encostados" no bloco pela força centrífuga.
Mas motores estacionários e aeronáuticos não ficam reduzindo rotação cada troca de marcha e hoje temos a eletrônica para ajudar na dosagem de combustível.
portallubes.com.br/2018/04/motor-wankel/
Parabéns.
Obrigado pelo comentário. Sugestão anotada. Em breve farei vídeos sobre isso.
Alguém já deve ter avisado que o motor 1.8 Turbo 20v foi lançado no Passat B5 e não no B6, não é? Até a foto ilustrando em 17:24 é um motor longitudinal do B5
Não, ninguém avisou e foi uma falha na pesquisa. As fontes consultadas resultaram nesse erro, porém, confirmei sua informação no site haynes.com/en-gb/tips-tutorials/16-cars-use-vag-18-20v-turbo-engine. Como ninguém avisou e seu comentário resultou nessa observação, a errata será colocada na descrição do vídeo.
Principalmente quando ele cita o K70 antes do Passat. Pena que k K70 só foi vendido na Alemanha e Europa.
Obrigado pelo comentário.
Você conhece alguma coisa sobre a importação nos anos 80 dos motores alemães chamado elko que foram trazidos para o Brasil Wilson Fittipaldi iam ser comercializados pela Consórcio Nacional caravelo mas foram bloqueados de vender no Brasil era um motores que funcionava com qualquer tipo de combustível ou seja óleo diesel gasolina álcool e gordura velha de fritura de pastel até com graxa o motor funcionava Teve até teste com motor na Quatro Rodas Mas de repente ninguém mais soube falar dele eu tenho uma curiosidade sobre isso Você conhece algum comentário sobre isso?
Sim. Esta é uma história polêmica que estou montando um vídeo sobre ela. Logo estará por aqui.
Lembra um gol quadrado
Exato.
🤜🤛
Péssima lembranças dentro desta miséria, o pior carro já construído, levou várias vidas.
Eita, amigo.. uma pena não ter uma experiência boa com o carro...
O pior carro já construído, carro trasueiro sem estabilidade perdi amigo dentro desta miséria.
Que história triste...
Porque a Volkswagen e General Motors entraram nesta onda ridícula, desta era onde só se produz carros descartáveis e ridículos. Estas montadores sabiam produzir carros muito bons e seguros. E uma pena