Ele disse verdades! Lembrei da fala de um amigo no dia da nossa formatura: "Eu sou a prova viva de que qualquer um se forma em Direito"... E é isso mesmo!!
Cara, o curso de direito ele é amplo na sociedade, várias oportunidades, mas uma coisa eu lhe digo, todos querem ser o advogado pica da Ferrari e falam que esses advogados picas das Ferraris são de família rica e etc... Mas sabe qual a realidade? "Até eu me formo em direito" é aquele que era carregado, não se esforçava em ser melhor que ele sempre, se levasse totalmente a sério lhe garanto meu amigo que ele estaria em um patamar absurdo, o problema social do brasileiro é "se eu fizer tudo meia boca é a mesma coisa", a verdade é que você só conhece lugares e oportunidades espetaculares fazendo oq a média não faz!
na verdade, qualquer um se forma e qualquer profissão, basta ter dinheiro para paga, e no mínimo o cara tem que estudar porque direito é tudo novo, não tem nada que vemos no colégio, então que diz que passa sem estudar é mentiroso
Sou formado em Direito e o curso é exatamente tudo isso que ele falou. Além disso, todos os professores ficam inflando o ego dos alunos com discursos de "Aqui nós somos a elite" "Nenhum outro curso é como o nosso". O pessoal nos comentários que esta se doendo é pq das duas uma: 1) Comprou essa narrativa de superioridade ou 2) Sabe que tudo isso é verdade, mas é frustrado demais pra admitir!
Sou estudante de Direito do 4° ano, e concordo em gênero, número e grau, há uma bossalidade muito grande por parte dos docentes e acadêmicos, até o tom de voz e a maneira de falar é demonstrando superioridade. E quando digo isso não é em relação a norma culta não, nem questão de vocabulário mais"rebuscado", mas sim a entonação mesmo e maneira de se portar
Discordo em partes com o cara do vídeo. Sempre admirei Direito e continuarei admirando, pois é uma área linda ,digo porque já fiz e acho muito bacana os jovens se interessarem por algo tão gratificante. Grato aos meus professores de direito por todo conhecimento passado para mim 🙏
Estudo direito amooooo❤❤😍😍o que escolhi para minha vida desde os meus 12 anos de idade que sonhei ,e só agora pude realizar este sonho , estou no 7°semestre , irei terminar com 41 anos e vou advogar com muita amor a minha profissão ,me dedico muitoooo, dou tudo de mim e estou pronta para atuar com excelência!!.
@@deyvidmonteiro4877 Olha cara, eu ainda não iniciei a minha faculdade. Porém, imagino que tudo depende de você, não existe algo fácil quando se trata de uma coisa que irá representar o seu futuro. Vai fundo, se você gosta e se vê fazendo algo após se formar, não tenha medo! Dedicação é básico, não existe curso tranquilo, seja uma administração ou qualquer outro curso. O desempenho vem de você e quem faz acontecer ou não é apenas você e somente você. Boa sorte, aproveite enquanto é cedo!
Pessoal, entenda uma coisa, a faculdade de direito realmente é muito fácil. O nível de dificuldade é baixo e exige pouco do aluno. Entretanto, ser um bom advogado, um juiz, um promotor, um delegado, um defensor público, dentre outros cargos que exigem a graduação de direito como pré-requisito é outra história. Ser um bom advogado, que escreve bem, que possui uma boa retórica e oratória, com uma boa interpretação da lei, além de um conhecimento amplo dentro da sua área de atuação, tem que ralar muito, mais muito mesmo.
Né, hoje o que tem de gente fútil com diploma de direito, as vezes vc ve uma mulher que parece uma prostituta toda puta pirua mas vai ve tem um diploma de direito. Isso vale pro homens tambem, infelizmente é que inteligência nao escolhe caráter.
Rapaz esse cara é inspiração pura pra mim! Meu filho de 7 anos tem TDAH e já me preocupo com o futuro dele, depois dessa entrevista fiquei mais tranquilo ( tudo é possível ), e além do mais quero fazer direito também. Ah o pai dele também é um grande pai !!!!
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
Alan, tudo bem? Fui diagnosticado com TDAH na mesma idade que o seu filho, fiz tratamento, tomei medicamento até por volta dos 13/14 anos. Falando particularmente de mim, tenho TDAH com discalculia , então tudo que envolve cálculos, do mais simples ao mais complexo, para mim, sempre foi como uma tortura. O TDAH resumidamente falando nada mais é que um déficit na criação da dopamina, seu filho poderá sentir muito nos primeiros anos algumas dificuldades, mas é importante que você de apoio, oriente-o e faça o tratamento correto. Pois pode ser difícil pra criança ver os coleguinhas executar uma atividade com facilidade na escola, e ele demorar horas para conseguir ou entender aquilo. Hoje, eu trabalho com marketing, gosto muito da minha profissão, devido ao cérebro do TDAH ser altamente rápido em criar pensamentos, então para mim isso é muito bom, para criar ideias. Devido ao tratamento que fiz, hoje, sinto muito pouco qualquer tipo de efeito do TDAH. Deixe seu filho descobrir aquilo que ele goste, por mais que ele tenha um déficit de atenção, não quer dizer que ele não vai gostar de nada, ele vai descobrir algo que prenderá atenção dele e que fará ele se apaixonar por aquilo.
Cursei direito na Inglaterra, depois de mudar-me para aqui por razões familiares. Era uma paixão antiga. Terminei com 38 anos e foi difícil. Aqui no Reino Unido eles são muito exigentes nas notas. Se tiveres nota abaixo de C+ (ou 6), que é equivalente a um 8 ou 9 do Brasil, tu não terás perspectivas de trabalho.
Não é que a faculdade seja fácil (tirando as fundo de quintal) alguém que passa em primeiro para analista e para procurador do Bacen é diferenciado e faz o difícil ficar fácil. Fazer faculdade como bolsista oriundo de escola pública, trabalhando, com dois filhos pequenos e mulher brigando aí é outro nível.
Entendo o que tu disse e concordo contigo, mas só ressaltando duas coisas: 1) A cada um que passou pra analista e para procurador, existem uns 20 mil que tb se esforçaram e deram tudo de si e não passaram e agr estão ai na sofrência. 2) Se for levar essas situações que tu citou como exemplo, então não é só Direito que vai ficar "outro nível" e sim qualquer curso, seja Medicina, Arquitetura, Publicidade e Propaganda e até mesmo Moda.
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
Esse homem é muito inteligente! Ele passou em várias coisas difíceis muito jovem, deve ter um talento natural. Talvez as dificuldades o impulsionaram, mas certamente ele tem talento pro estudo!
Marcato é um gênio e um cavalheiro . Essa atitude é tipica dele. No mais o entrevistado tem razão.. o Direito é dificil, mas a Faculdade é fácil demais , costumo dizer ... dá para fazer de um bar .... Mas vai fazer falta na profissão o que você deixou estudar ..
Não é à toa que a maioria dos bacharéis em direito exercem outras atividades, e questionam a prova da ordem, é difícil falar, mais eu fui um desses, que fez a faculdade de qualquer jeito, e precisei suar a camisa pra enfrentar a OAB de frente, passei, mas o caminho pra advogar se torna mais difícil, resumindo, vc que escolhe, ou estuda durante o curso, ou depois dele, mas não dá pra viver do direito, sem estudar.
Se você é bom em exatas, certamente irá procurar graduações que envolvam cálculos como ciências contábeis, engenharia e por aí vai. Se você é bom em atividades físicas, certamente irá procurar se graduar em educação física. Mas olhando para suas facilidades nas matérias de ensino médio e fundamental, qual seria capaz de te indicar que você tem potencial para o Direito? É isso que o Erik quis dizer, mas o estudante de direito é tão cheio de não me toque que nem isso entende. Não é atoa que é o curso mais procurado no Brasil, porque muitos simplesmente por não terem qualidades específicas que te direcionam a outros, ficam na dúvida e acabam optando pelo direito porque ele abarca várias opções de profissões, desde advogado até delegado de polícia. Quem acompanha um pouco a história do Erik Navarro sabe muito bem que é uma história que qualquer estudante deveria se inspirar. E em relação a seriedade das faculdades de direito hoje, ele não disse nenhuma mentira! Dá pra empurrar o curso com a barriga sim, infelizmente. Na minha turma de faculdade tem vários que nunca abriram uma doutrina e mal mal frequentam às aulas.
Cara, com todo respeito, discordo pela generalização, pois sou artista visual e músico, mas escolhi direito pq meu sonho é ser delegado. Conheço vários da área jurídica que tem como habilidades outras atividades artísticas e etc.
A história do Erick me incentiva e me anima ao mostrar que pra ser Juiz não é obrigatório ter feito a melhor faculdade nem ser filho de família rica. Sigo firme no objetivo.
Eu, certamente, não ouvi isso. Fui para o Direito porque "não era bom em nada". Não tinha afinidade com cálculos, números, fórmulas. Não me arrependo. Atualmente, sou advogado e apaixonado pela docência. Pra quem ainda está na faculdade, dou um conselho:estudem. Não levem "na flauta". A chance e os riscos de você se foder serão bem menores.
Educação infelizmente é um negócio caro.Eu tenho tdah e sou igual.Matemática e física eu sempre fui um ímbecil, até um adolescente é mais inteligente que eu.Artes até uma criança me supera, biológicas, era horrível.Humanas eu entendia perfeitamente.Sei que não seria um bom médico, sei que seria um péssimo engenheiro.Talvez eu seria um advogado mediano.Mas sei e estou me preparando para ser um ótimo professor de humanas história, sociologia e relações internacionais.É muita leitura, não é fácil mas sei que me arrependeria se chegasse nos 40 anos e não tivesse feito nada.
@@luannaneves923 colega dentro do direito tem mais de 100 profissões, mas voce pode tentar algum concurso se vc gosta dinheiro estuda pra oficial de justiça do trabalho 30 mil por mes há estados que pagam 40.
Nesse vídeo vemos a importância do pai na vida de uma pessoa. Ao meu ver o pai desse rapaz foi fundamental. O ambiente familiar é importantíssimo para o desenvolvimento humano
Que palavras lamentáveis. Inclusive menospreza quem está levando a faculdade a sério com muito esforço. Ele que não queria nada com a vida naquela época e seguiu para onde o encaminharam. Eu fiz (e muitos outros fizeram e fazem) Direito com convicção do que quer. E qualquer curso só repassa o básico, o estudante é que tem que correr atrás. Cada um tem seu dom. E cada um tem que cobrar de si mesmo, seja lá que área for.
Pois é, pra ele é fácil aluno de escola particular a vida toda ,podendo estudar dia e noite ou não fazer se não quisesse ,diga isso pra quem tem que trabalhar e estudar porque a realidade é outra
Estudei em escola pública, fiz faculdade particular nota A no MEC como bolsista. Não sou bom em nada, no entanto já ganhei mais dinheiro que meus pais na vida inteira. Estou realizado financeiramente e profissionalmente.
Esse cara é super inteligente só não sabe disso. Eu mesmo, nunca passei em primeiro lugar e acho que não vai acontecer isso. Sou muito estudioso, mas muito ruim de fazer provas, apesar de sempre ter sido o melhor aluno da turma. No entanto, também não subiu isso "pra cabeça" porque sei de minhas deficiências. Se eu fosse fazer esses conclusos que ele fez, passaria uns 5 anos estudando para ver se passava na última colocação. Aprendi que nem sempre o melhor aluno será o mais bem-sucedido, mas que aquele que não desiste e que acredita vai ser e vai chegar mais longe. O aluno que era mediano, não era perfeccionista e tem zero ansiedade. Erik, quando acabou a ansiedade se transformou num gênio
A verdade é que você pode se formar em qualquer curso superior, não só o direito. Porém ter o diploma não te faz um profissional. Ser um profissional custa esforço e dedicação. Esses comentários feitos pelo entrevistado mostra a qualidade da justiça brasileira. O cara tá cagando e andando pra tudo
Meu querido amigo e Professor, Marcato. Um dos maiores processualista desse país, bem como Civilista. Hoje, do alto do meu Cargo, agradeço ao Grande Mestre.
Bem, com relação ao Direito, vou contar um pouco da minha experiência. Texto será um pouco longo, mas necessário, talvez. Após um tempo longe dos bancos escolares, por motivos de mantença da sobrevivência/ajuda e suporte à família, retornei aos estudos. Pelos meandros de 20 a poucos anos, após ter juntado latinhas, vendido pipocas e todo tipo de guloseimas, ter sido auxiliar de padaria, motoboy e alguns outros cargos aos quais não se atribui "status", ter tido a oportunidade de ingressar na faculdade/universidade era a realização de um sonho. E, assim, iniciei meus estudos em Direito. Ia a pé para a faculdade (cerca de 3km). Após, almoçava próximo dali e caminhava mais cerca de 3,5km até meu trabalho como técnico em vendas (de outra faculdade, por sinal). Retornava para casa à pé - num total de +/- 11km/dia. Saia de casa às 6h. Chegava às 23h30. Logo pedi desligamento do trabalho e voltei ao ramo das vendas de forma autônoma - o qual sempre estive ligado de certo modo - assim, "dosando" o tempo, teria, em tese, uma oportunidade de aproveitar melhor a época do curso. Me virei nos 30, literalmente. Voltei a vender algumas guloseimas em festas. Também vendi: cuecas; vitaminas; roupas masculinas; bonés etc. Enfim, estudava, porém, sempre com a preocupação daquilo que iria (ou não) "comer amanhã". E, assim, foi durante todo o período do curso. Cheguei a estagiar em órgão público. Nesse período (que já estava mais para o final) eu já me encontrava estafado. Já houvera (lá pelo 3 semestre) iniciado tratamento para ansiedade em grau generalizado, depressão, hipertensão e, a dificuldade para dormir e manter o humor estável era cada vez mais difícil de se conseguir. Acredito que foram os fatores principais a me deixar com comorbidades: 1. incerteza (devido à instabilidade do retorno financeiro); 2. estudo levado a sério (ou tentado) - enquanto sua mente está preocupada com o presente e o futuro - afinal - tudo isso valerá a pena? - foram motivos agravantes no sentido de um declínio de saúde. Você se dedica (e isso te suga) ao passo que, também, é sugado pela necessidade de sobreviver, seja para comprar o almoço do dia seguinte, um par de meias, uma camiseta, saco de ração para o cachorro etc. Estudar Direito por si só não é fácil. Imagine, aliado a isso, ser alguém que pode se considerar, talvez, abaixo da linha da pobreza. É, talvez, quase impossível. Mas, o fiz por amor. Sempre fui apaixonado por leitura e, de igual modo, sempre tive um senso de justiça gigante, principalmente para com os mais humildes. Infelizmente, fui (e sou) 90% emocional. Para ter êxito nessa empreitada essa equação deve ser ao contrário. Aqui, mais emoção do que racionalidade faz de você não apenas mais um, mas mais que isso: mais um "fraco", afinal, você deve ter de vestir algumas máscaras e, cá entre nós, isso não vai muito ao encontro do ser empático. Prosseguindo. Durante o estágio em órgão público, fiquei ainda mais adoecido. Para mim, era uma repetição, para além de enfadonha e injusta, risível. Algo quase que teatral. Aliás, de todo encenada. Mas que justiça é essa? Era meu questionamento interior rotineiro. Pedi exoneração em menos de um ano. Aprendi bastante, apesar de tudo. Tal aprendizado me permitiu lograr êxito na aprovação do Exame da OAB no oitavo semestre. Formei-me e peguei a carteira nos idos de 2016. Aqui, já com o cérebro totalmente bagunçado e, tendo investido (ou perdido)? cinco anos de existência, tentava me iludir que seria um pouco diferente. Sem querer gabar-me, mas, talvez, por tantos percalços e dificuldades na vida (comecei a trabalhar com 11 anos), sempre tive certa facilidade em lidar com o público. Assim, acreditava que, apesar de doente e já não acreditando mais naquela ilusória/pretensa justiça que tanto fazia eco em minha mente, teria, pelo menos, alguma possibilidade de auferir algum conforto sem prejudicar nem enganar ninguém, afinal, dedicação e entrega para isso não faltaram- inúmeros viram meu esforço durante o transcorrer do curso. O tempo foi passando. Fui entregando vários currículos, de igual modo me apresentando aos semelhantes como o "advogado com OAB e tudo", porém, os trabalhos não apareceram. Talvez, eu fosse o único a não perceber que já refletia uma imagem de desesperança. Desesperança, talvez, potencializada pela depressão, ansiedade, crises de pânico e desordens de todo jaez, as quais tentei corrigir ou minorar em uma busca incessante pela sanidade após o 3/4 semestre do curso. Era normal ouvir: mas rapaz! Você era um cara tão feliz! O que aconteceu com você? Acredito que em cinco anos envelheci cerca de 20 (sem exageros). E digo tanto física quando psíquica/espiritualmente. E, assim foi indo (e vai). Um sonho realizado que, talvez, tornou-se um pesadelo que somente eu não enxerguei. Hoje vivo de bicos vendendo doces/salgados em festas e temporadas de praia. Nesses locais, sou feliz. Parece que retorno ao meu "verdadeiro eu". Então, meus caros, não quero desanimar ninguém com esse relato, pelo contrário. Existem exceções? Claro! E você pode ser uma. Porém, com relação ao curso de Direito acredito que: * caso você não tenha um familiar no ramo, * não seja alguém super além da média no quesito inteligência/dedicação integral, * de preferência com uma apresentação o mais atraente e elegante possível, * se optar pela advocacia, não ser alguém com um bom trânsito em todos os ambientes, principalmente naqueles que estão dispostos a conhecer o que você tem de diferente em um Brasil onde há mais de milhão de advogados, * sinto em lhe dizer mas será questão de tempo (talvez pouco) para que você chegue, no mínimo, à frustração. Será difícil. Você enganará a si. Talvez até já esteja vivenciando isso, porém, o medo do julgamento familiar e social não deixam você ser você. Pois, afinal, amanhã pode pintar aquela ação de 10mil. Quem sabe 100mil? Talvez mais, as vezes 1 milhão? Muitos apostam na loteria todos os dias. Alguns poucos vão ganhar, pode ser você! Eu acredito que me enganei. Fui fraco ao perceber que estava ficando fraco, mas, por acreditar nos "coachs Supermans", aquilo era transitório, afinal, quem seria mais forte do que eu que já "chegara até aqui"? Sim. Você é sempre o imbatível. Mas fato é que, essa historinhas e frases prontas, dão muito dinheiro para alguns poucos empresários, palestrantes, proprietários de cursinhos. Muitas coisas fazem total sentido para a maioria. Sabendo disso, eles ficam riquíssimos! Vendem a ideia sem conhecer a sua história. Você compra (sentido amplo), pois, é confortável. Ninguém me falou que saber a hora de parar é de extrema inteligência. Aliás, talvez de nobre humildade e benfazejo consigo e com seus iguais, afinal, as pessoas precisam de mim "completo" não sendo um ser arrasado. Eu sabia que era a hora de pular do barco para não terminar como aqueles e-mails institucionais de condolências prestadas a pessoas na casa dos 40/50/60 (sessenta já era velho demais) falecidas em decorrência das mais terríveis doenças (que acredito estejam fortemente ligadas ao emocional abalado). Eu hein. Seria o próximo da lista? Mas, por QQ motivo, a gente se engana e vai protelando/postergando. E o tempo? Vai passando. E você? Perdendo-o. Esteja consciente de que, se você pensa em fazer esse curso/seguir nessa carreira por dinheiro, estará entrando em uma verdadeira guerra. Guerra consigo, guerra para vencer as vaidades (sim, ainda que você seja um milionário, terá de baixar a cabeça muitas vezes para aqueles que se imaginam Deuses). Ah, experimente ganhar mais do que eles...rsrs. Enfim, passados 12 anos do início do curso, e já tendo feito algumas dezenas de trabalhos diferentes, alguns dos quais já mencionei (vendas ambulantes/autônomas no principal), sigo tentando encontrar um propósito de vida que me permita auferir satisfação e entregar alegria às pessoas. Com o Direito eu perdi muita saúde, alegria de viver, um tempo considerável, uma boa quantia que não poderia perder (porém, de todos os males, o menor). Ganhei, financeiramente cerca de R$1500 com o Direito em um total de 6 anos após formado. Uma ação de R$600 e outra de R$900. Sou muito grato a essas duas pessoas que confiaram em mim. Finalizando: Teatralizar a vida e continuar a insistir em manter um falso "status" definitivamente não é pra mim. Acredito que todo ser, em sua essência, pode não saber aquilo que quer, mas ele tem a certeza daquilo que não quer. Eu demorei muito para ser sincero comigo mesmo. Eram "2 eus" brigando dentro de mim. Um queria continuar marrento e insistir, outro, gritava por vida, por um motivo maior, uma verdadeira causa para existir. Com muita alegria no coração eu vou encerrando esse ciclo e me sentindo cada vez mais eu. Meu objetivo até o fim do ano é cancelar a OAB em definitivo e não mais efetuar estudo/leitura algum/a acerca das letras jurídicas. Desejo tudo de melhor se você leu até aqui, no que aproveito para pedir desculpas pela delonga. Que Deus abençoe imensamente você e sua família. ❤️
Que texto longo rapaz (brincadeirinha),bom meu sonho sempre foi fazer um curso na área da saúde e por algum motivo coloquei na minha cabeça que queria muito cursar direito,e resolvi pesquisar um pouco a respeito do curao antes de me matricular e pelas inúmeras declarações eu fiquei desmotivada,eu agradeço muito por ter comentado isso pois me ajudou muito,agora eu pude calar a dúvida que habitava em mim,eu não te conheço mas saiba que tem a minha gratidão por ter me ajudado !! 🤗❤
Obrigada pelo texto! Sou advogada recém formada e me sinto exatamente dessa forma, frustrada! Mas talvez não seja com o Direito em si, pois a ideia ser servidora pública em algum tribunal me alegra bastante, inclusive, já fui estagiária no TRT e no TRF e foram ótimas experiências, porém, advogar, definitivamente, não é para mim.
Cara... Tu escreve muito bem ( já pensou em escrever um livro?). Às vezes nos falta um pouco de atenção em nós mesmos e nem percebemos que o que há de natural em nós seria muito mais eficiente do que caminhos já trilhados por outros. Eu espero que tu viva a vida de forma vívida. Lembre-se de Deus Ele é realmente o alvo do propósito humano, a satisfação e a esperaça. Tenho 17 anos e meu objetivo aqui na terra é viver , desfrutar do que Deus fez pra nós, usar de minha capacidade com limites, prosperar e vivenciar minha futura família crescer.
"Acredito que todo ser, em sua essência, pode não saber o q quer, mas tem certeza daquilo que não quer." Essa frase me emocionou. Estava pensando agora sobre minha decisão de trocar Relações Internacionais por ADM, me perguntei se valeria a pena seguir essa intuição pq adm n é um sonho - nenhum curso é - mas essa frase me fez ter certeza da minha decisão. Prefiro correr o risco do que ignorar minha intuição e inevitavelmente me questionar eternamente: e se? A verdade é que vc nunca sabe se está pronto, nunca sabe se o que escolheu vai ter o efeito q vc quer, mas a vida é curta demais para viver com duvidas. Pra vc q leu até aqui: arrisque-se, vá de encontro com o q o seu coração quer. Se não der certo, tudo bem vc tentou, mas n viva com a incerteza de nunca ter feito algo que poderia ser incrível.
No geral, tirando um ou outro professor mais exigente a percepção que tenho é que as faculdades de direito não exigem muito pra aprovar nas matéria com a nota mínima. Só discordo de considerar que por isso necessariamente elas seriam ruins. Há faculdades de direito brasileiras bem colocadas na América Latina e até nos rankings mundiais. Não que o ranking seja uma verdade absoluta, mas é um indicador.
@@fernandocardosopereira8185 Sem dúvidas notas não é aprendizado! meu professor de processo civil que também é Magistrado sempre heitera, revisem e estudem sempre, porque dá uma semana e o cérebro esquece. Só é destaque em uma profissão aquele que estuda constantemente e está diariamente fora da zona de conforto.
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
Estou me vendo neste homem, exceto na recuperação da auto estima até os meus 39 anos. Sempre fui levando a profissão que exercia no Direito bem meiabocamente, tive um bom trabalho como empregado, casei, tudo isso com a autoestima ruim, péssima, perdi o trabalho, separei, nunca tive nada ! Voltei pra casa dos meus pais a mais de um ano e apenas com terapia eu me descobri como pessoa e cá estou galgando um lugar no mundo.. parabéns para ele se reconhecer como pessoa tao novo! E sim! Direito eh exatamente o que ele descreveu
Legal é que o pai dele usou a fala dele que, “não é bom em nada” pra direcionar ele pra faculdade de Direito que tem uma área de atuação ampla .👏🏻👏🏻👏🏻 sábio!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Sou da área de TI e vejo muitos colegas que são Advogados tirando dúvidas comigo porque estão querendo migrar para a minha área. Penso que para quem quer concurso do tipo Ministério Publico ou TJ é uma boa, ou que tem família de advogados, caso contrario, terá que ralar muito para viver bem.
Estou com 44 anos e estou iniciando a faculdade, sou formado em Ciências políticas, técnico em segurança do trabalho e em Técnico em Edificações, e estou muito feliz em iniciar nessa área agora
Ele furou muito ego kkkkkk mas isso é em qualquer profissão, se não estuda, difícilmente passa, ou se passa, é mais um, quem não se dedica vira mais 1.
Visão simplista e generalizada. Com base nesse tipo de depoimento, reconheço o nível de muitos advogados que vi passarem vergonha nas audiências que participei. O problema não está no curso; está na sanha de inflar o mercado com profissionais medíocres.
O curso de Direito vende a ilusão que você será um "doutor". Sempre que vejo um garoto que acabou de entrar no curso, eu dou umas dicas, pra ele não fazer o que eu fiz, apesar da vida ter me levado a ser Promotor de Justiça. Eu digo: procure um estágio, imediatamente, em escritório, se você quer ser advogado, ou num órgão público, se você quer carreira pública. Estagie de graça, pois ninguém vai remunerar quem acabou de entrar no curso de Direito, mas estagie como se fosse seu ganha pão. O verdadeiro curso de Direito é isso, a prática. É óbvio que você precisa gostar de ler e escrever, e escrever minimamente bem. Muita teoria, sem aplicabilidade, é conhecimento que se perde. Só fui atinar pra vida depois de formado, mas tive a sorte de, após formado, não precisar estudar muito tempo até conseguir um cargo público da área jurídica. O conhecimento que eu adquiri nesse cargo foi fundamental nos meus estudos pra ser promotor. Mas a maioria fica perdida depois que se forma, e muitos nem conseguem passar no fácil exame da OAB. Já ouvi que o Brasil tem mais de 5 milhões de bacharéis em Direito que nunca passaram no exame da OAB, isso dá mais gente que muitos países e Estados brasileiros.
Que interessante! Acabei de passar na faculdade de Direito, tenho 18 anos, irei levar em consideração seus conselhos, o sr teria mais algo para contribuir?☺️
@@kamillyvitoria5608 Apenas não espere o curso acabar para saber se vai advogar ou tentar carreira pública. A vida profissional começa no primeiro dia de curso, sobretudo para aquisição de networking (rede de contatos). Se fizer isso, e fizer bem, terá grandes chances de sair do curso já empregada.
Ah, networking também serve pra carreira pública, não só advocacia. Assessores de juiz, promotor, dentre outros, geralmente são cargos comissionados, de confiança, de livre nomeação e exoneração. Meu assessor foi meu estagiário voluntário antes de se formar, quando ele se formou eu indiquei ele para ser meu assessor. É um cargo para início de carreira.
@@Geteronaco passei numa boa particular do meu estado com bolsa 100% eu estudo mais um ano pra federal ou a universidade não vai interferir tanto e o importante é eu ter um bom currículo
Sou advogado há mais de 25 anos. Mas nunca achei o Direito o curso*pic@das galáxias". Aliás, uma sociedade que valoriza mais juristas que engenheiros não pode dar certo.
Não é bom em nada. Faz direito levando o curso na flauta e como não é bom em nada faz direito e no final vira juíz agora entendo pq a justiça nesse país é essa piada toda
"Meu nome é JULIANA AMARO GUDES GURGEL, sou bacharel em direito e amo essa empresa! Não há lugar melhor para crescer e aprimorar meus conhecimentos jurídicos. Sinto orgulho de fazer parte de uma equipe tão comprometida com a excelência e o desenvolvimento contínuo de cada profissional. Essa empresa não só forma grandes profissionais, mas também valoriza cada um de nós como parte essencial do seu sucesso!"
faculdade de direito é fácil pra quem tem tempo pra se dedicar, principalmente nas federais que é mais puxado. a dificuldade de quem ganha pensão dos pais pra se dedicar à faculdade pra quem trabalha o dia todo ou tem filhos pra cuidar é enorme. a verdade é que sim, por mais que o curso tenha saturado, o curso de direito nas melhores universidades (inclusive a pública) continuam elitizados.
Direito e medicina em federais são cursos elite. A maioria das vagas são ocupadas por pessoas da elite, filhos de empresários, políticos e agentes públicos. Um percentual mínimo fica para os pobres que se esforçam arduamente. Acredito que na federal é mais puxado, pois tem professor que não dá aula. O amigo do meu professor contou a experiência que teve com um docente desembargador. O prof só ficava viajando e ele saiu da faculdade sem sequer ter uma aula de processo civil I. Quando o desembargador aparecia, ele dava material para os alunos lerem. Mas ficar na sala de aula e abrir a boca pra explicar... isso nunca aconteceu. Fatos ocorridos em uma universidade federal. Claro que é algo isolado, mas uma federal exige mais do que uma particular. Falo isso, pois eu decidi fazer em uma particular, que viva basicamente de trabalhos em grupos, uma droga.
Na federal não é fácil não, estudo na UFPA e sei disso. Se tu não estuda tu não passa nas disciplinas. Não tem essa de professor passar a mão na tua cabeça. Outro fator é o suporte familiar, te bancar em tudo enquanto tu apenas estuda. Se tu não tem esse suporte, as coisas mudam de patamar, as dificuldades só aumentam.
Fazer nenhuma faculdade é fácil porque qualquer curso vai exigir algo de você. Lógico que a pessoa que estuda e trabalha precisa muita das vezes se virar nos 30 mas também não significa que pra pessoa que "só estuda" vai ser fácil
Esse cara é um "brincante" dos estudos. Ele estudou pra caramba e tenta reduzir a trajetória dele. Essa entrevista foi a 2 anos. No entanto, hoje ele mudou o discurso totalmente.
O pai disse que Direito é um curso pra quem não é bom em nada e quando o filho quis engavetar o diploma e não exercer, aí o pai disse que ele tinha um diploma importante numa faculdade reconhecida, ou seja, ele conhece a falta de lógica dos jovens, aplausos a esse senhor!!!
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
Dá pra se ter ideia do tamanho da noção de Vossa Excelência qndo muito humilde fala q naquele mês q contava com a aprovação a família teve q se virar com R$ 700,00. Lembro a vcs q o salário mínimo da época (ano 2000) era de R$ 151,00 bruto. O mês difícil foi vencido com o equivalente à 4,60 salários mínimos, q hj equivale a R$ 6.072,00.
Direito é o melhor curso!! É aberto, depois da faculdade você pode escolher diversas áreas, é igual medicina, aberto, amplo e cheio de possibilidades... cursos mais restritos são roubada, depois que você acaba não pode variar!
@@renan.8741 Pior que eu tenho muita vontade de advogar, mas cara kkkkkkkkk. 1 milhão de advogados é pra fuder kkkkkk. Tenho um primo que é advogado, o cara ganha bem mesmo, e ele vive falando "não, vem pra advocacia que tu vai ganhar dinheiro". Só que vendo esses comentários na internet chega a dar medo.
Sou advogado ha 09 anos. Lado negativo: grande número de advogados no mercado; lentidãaao paquidermica na tramitação dos processos cíveis; dificuldades em receber honorários na área criminal; lado positivo: possibilidade de ganho de honorários vultosos, a médio - longo prazo; boa relação com membros do judiciário; possibilidade de resolução judicial de problemas pessoais sem necessidade de contratar outro advogado. Sobre o mercado, no geral muitos advogados escrevem mal, falam mal, com pouca capacidade de interpretação de texto, cobram honorários abaixo da tabela da OAB.
Eu comecei a faculdade e não tô achando nada fácil: sento na frente, não falto nas aulas e procuro matetial pra me auxiliar na compreensão. Vai de cada pessoa...
Na minha visão de concurseiro eu acredito que você acha difícil porque procura entender o assunto, mas pra quem só se preocupa em passar de ano vai achar fácil. Ser medíocre não precisa fazer muito.
Pelo que ele falou ele fez esses concursos em 2000 ou 2001, nessa epoca nao precisava ter OAB e os três anos de prática jurídica, além disso, as matérias que caiam eram bem diferentes das de hoje. Não tinha tantos julgados, não tinha STF dizendo uma coisa e STJ dizendo outras e por ai vai. E por ai vai, ele teve o mérito dele e tem que respeitar. Hoje a situação é outra, a realidade é totalmente diferente. Hoje tem que estudar muito mais muito mesmo.
eu acho babaquice ele falar como de fosse nada pois não é segredo pra ninguém que concurso é difícil.. ele vem falar como se fosse descascar uma bananinha.
@@lannadelbianco527 Considerando o tanto de gente que vende metodos de aprovações super rapidos e o tanto de gente que passa em diversos concursos ditos "dificeis", talvez eles nao sejam tão dificeis mesmo
Sempre ouvi falar dele mas não imaginava que ele era novo e bonito assim, estou quase fazendo o mesmo pegando a minha merreca e estudando para o TRF 2, numerei muito folha de processo na justiça federal 🙈😂😂
Quero muito fazer Direito, desde pequena é o meu sonho, estou procurando entrar neste segundo semestre de 2022.... Estou tentando achar uma bolsa mais em conta💰
Você é advogado, só não se identificou em uma área, deve buscar descobrir a vocação, advocacia é amplo. A propósito, Bacharelado é o grau, profissão advogado (a), procure o site da ANAB - Associação Nacional dos Advogados Brasileiros.
Deveria ter aprendido português antes. "PERCA" é um peixe de água doce, originário de Portugal. A palavra correta é PERDA! Para se exercer a advocacia é necessário também o conhecimento de gramática, semântica e hermenêutica, ou seja dominar a língua para poder usar todos os outros instrumentos do direito. Volta para a ESCOLA! DEIXA O DIREITO DESCANSAR UM POUCO ENQUANTO TU REFAZ O ENSINO FUNDAMENTAL! Conselho de Amigo - Boa Sorte!
Pela fala do Erik Navarro, conseguimos tirar duas coisas: 1) A inteligência dele é acima da média; e 2) Na época que ele fez faculdade e terminou tudo era "mato". Hoje em dia, é concorrido demais todos os âmbitos do Direito, é impossível levar o curso na "flauta" e ser "alguém" depois, terminar o curso é fácil o pós é que é difícil.
Conheço gente super estudioso aluno referência, que se formou em Direito e hoje dá aula de reforço e português porque não conseguiu clientes tão pouco emprego. Mercado está saturadissimo, poucos estão conseguido lograr sucesso na carreira
Ao fazer direito, vc pode ser um bom advogado, defensor público, delegado, promotor e juiz, fazendo diferença na vida de muitas pessoas. Tapado demais ao afirmar que quem faz direito não é bom é nada.
É pura verdade. O direito não envolve matérias do ensino médio. Então você, que não é bom em biologia, matemática, física, geogracia, história, migra para o desapegado direito.
@@felipesaints rsrs..Aí depende do nível de aprofundamento e dedicação do aluno. No meu caso, passei num concurso com um subsídio de 6 mil. Para mim, de origem humilde, me considero um vencedor...rs
Gente, parem com essa retorica de que "nao sou bom em nada", ninguem nasceu pronto, as vezes alguem foi aprensetado a algo antes, mas nao quer dizer que somos ruins em algo, tudo é prática! A chave é ser persistente em aprender aprender e aprender, nao existe "nao sou bom em matemática, em portugues, em geografia", so nao somos se nao houver esforço!
@@marcosfelipeb11 pois é, mas vou falar uma coisa o mercado tá tão cheio de pessoas médias formadas, que só se destaca o 1% a mesma coisa administração, bom meu deus parece que as pessoas só querem administração e direito, mas cara tem 1% de administração que é foda kk
exatamente, quem tem contatos consegue desenrolar bem melhor. Não é a toa que muitos prestam concursos, os que não conseguem seguir na área pública pra se dar bem viram sócios ou donos de seu próprio escritório
Eu sou engenheiro civil concursado, ja assumi dois concursos de engenharia civil, ja passei para escrevente no tj e fiscal de tributos, tinha começado a estudar para os fiscos e dei uma parada para descansar, estudei muita coisa do direito, e na moral, com todo respeito, mas achei direito bem mais fácil que engenharia, TI e contabilidade no geral, bem menos problemático e acessível estudar direito, já resolvi muitas questões da OAB e não achei grandes coisas nao.
Muitos engenheiros mais tarde passam em concursos dificeis ou ate msm vestibular de MED, ouvi dizer q na facul de engenharia o cara aprende a estudar de vdd, imagino q seja algo pra pontuar
Pq será que no Brasil, todo magistrado se torna: arrogante, prepotente, soberbo e com ar de superior à tudo e a todos. Se acham semideus e estão acima de tudo. Esse aí não foge à regra, mesmo passado por momentos turbulentos na vida, ainda assim, trocou a humildade pelo orgulho.
@@igoraraujo9562 discordo, quanto mais estuda mais humilde tende a ficar porque percebe que o conhecimento é infinito.. Quem se deixa levar pela arrogância, caso não estudasse seria arrogante por outro motivo
A única parte interessante da entrevista é, qd ele fala do apoio e incentivo do pai, consequentemente à perseverança em trabalhar como vendedor para custear o curso de direito, empenho e dedicação nos estudos. Do mais, só falou inverdades e sandices. Estou indo para o último ano do curso de direito, e até agora, não vi e nem convivi com nada disso.
A sua faculdade por ser particular pode ser “fácil”, mas pessoas, como eu, que fazem faculdade federal, sabem muito bem que não é essa facilidade toda, pelo contrário
Gente, em 2023 estou no 3° Período de Direito, pela Faculdade Fadenorte em uma cidade do interior de MG...... Sou contratado do Banco do Nordeste, e não está sendo com essa facilidade toda cursar direito porque na nossa as matérias ou tu aprende ou vc se lasca! E essa questão do ar de superioridade tem duas vertentes; A primeira é que a sociedade já te enxerga com um olhar de "Ali vai o metido que está cursando direito" e a outra é que Sim, realmente tem alguns que se acham demais...... No entanto a maioria dos meus colegas não tem esse ar de superioridade, acho que devido a humilhação da vida ser tanta durante a rotina kkkkkk
Eu não sei o que as pessoas pensam quando escutam alguém da área do direito falar que estudante de direito ou o advogado profissional,não sabe nada! Então, eu sou demente, né?Maior sufoco na faculdade pra passar de semestre kkkkkkkk essa cara só pode ser algum gênio ou tem sorte mesmo. Conheço uma renda de gente que desistiu no 2 semestre.
Aos jovens advogados que se conhecem e não se contentariam com atividades entediosas, ou seja estudioso nível concurso ou seja influente e conquistados com vendas e traga para advocacia, se não for nenhum desses, procure desistir. Converse com advogados com pelo menos 3 anos de profissão para ver a opinião.
Tranquei o Direito depois de passar um semestre inteiro sendo ensinado a criar uma ONG, onde as 5 materias daquele semestre convergiam nisso!!! Cheguei até a levantar uma questão que não foi bem aceita por uma das profesdoras: "Me parece que ONG é a melhor forma de fazer grana com o Direito, uma vez que junta eu e mais 4 colegas, nos auto intitulamos Diretores da ONG, e usamos essa ONG pra processar os outros, o que conquistarmos paga nosso salário de Diretores!!! Parece zueira mas muita gente do Direito e da Psicologia cria ONG só pra ter um salário!!!
Eu queria fazer direito por que sou muito ruim em exatas,sempre fui ruim em matérias de calculo...quase reprovei varias vezes em cálculo...queria fazer direito me especializar em direito civil,penal e trabalhista e ser advogado.
Cara, é admirável a história e especialmente a humildade deste cara...mas será que alguém que diz ter extrema dificuldade em organizar documentos, paginar, etc deveria ser juiz? Até onde, na prática, ele tem como abrir mão/ter ajuda desta parte?Como analisar pilhas de documentos entediantes pra julgar corretamente? Me parece mais perfil de gestor ou sei lá
Ele disse verdades! Lembrei da fala de um amigo no dia da nossa formatura: "Eu sou a prova viva de que qualquer um se forma em Direito"... E é isso mesmo!!
Cara, o curso de direito ele é amplo na sociedade, várias oportunidades, mas uma coisa eu lhe digo, todos querem ser o advogado pica da Ferrari e falam que esses advogados picas das Ferraris são de família rica e etc... Mas sabe qual a realidade? "Até eu me formo em direito" é aquele que era carregado, não se esforçava em ser melhor que ele sempre, se levasse totalmente a sério lhe garanto meu amigo que ele estaria em um patamar absurdo, o problema social do brasileiro é "se eu fizer tudo meia boca é a mesma coisa", a verdade é que você só conhece lugares e oportunidades espetaculares fazendo oq a média não faz!
na verdade, qualquer um se forma e qualquer profissão, basta ter dinheiro para paga, e no mínimo o cara tem que estudar porque direito é tudo novo, não tem nada que vemos no colégio, então que diz que passa sem estudar é mentiroso
O problema é sobreviver no mar de tubarões que é a advocacia. Se você não tiver uma qualidade técnica absurda, não for bom... Irá acabar se ferrando.
Acho que é para qualquer coisa neste universo , quando se decide e corre atrás se conquista, ainda com dificuldade os esforçados conseguem...
Nunca fez e tá falando que é fácil, hipocrisia em pessoa. 😂
Sou formado em Direito e o curso é exatamente tudo isso que ele falou. Além disso, todos os professores ficam inflando o ego dos alunos com discursos de "Aqui nós somos a elite" "Nenhum outro curso é como o nosso". O pessoal nos comentários que esta se doendo é pq das duas uma: 1) Comprou essa narrativa de superioridade ou 2) Sabe que tudo isso é verdade, mas é frustrado demais pra admitir!
Vc fez faculdade, não é profissional da área ao que parece. Justifica sua narrativa.
@@italobrmagalhaes Já fui, não sou mais
Quem realmente exerce a profissão de advogado não tem esse ar de superioridade, mas qiem acabou de sair da faculdade parece que tem mesmo.
Só falou verdades amigo.
Sou estudante de Direito do 4° ano, e concordo em gênero, número e grau, há uma bossalidade muito grande por parte dos docentes e acadêmicos, até o tom de voz e a maneira de falar é demonstrando superioridade. E quando digo isso não é em relação a norma culta não, nem questão de vocabulário mais"rebuscado", mas sim a entonação mesmo e maneira de se portar
Discordo em partes com o cara do vídeo. Sempre admirei Direito e continuarei admirando, pois é uma área linda ,digo porque já fiz e acho muito bacana os jovens se interessarem por algo tão gratificante. Grato aos meus professores de direito por todo conhecimento passado para mim 🙏
Estudo direito amooooo❤❤😍😍o que escolhi para minha vida desde os meus 12 anos de idade que sonhei ,e só agora pude realizar este sonho , estou no 7°semestre , irei terminar com 41 anos e vou advogar com muita amor a minha profissão ,me dedico muitoooo, dou tudo de mim e estou pronta para atuar com excelência!!.
Exatamente. O cara não se identificou com o curso e o pai dele falou algo sem nenhuma noção.
❤️❤️❤️❤️
se eu começar ano que vem com 36 eu termino a faculdade de direito com 41 tbm
Mano tenho 16 anos, tenho um sério problema pra estudar e MT difícil?
@@deyvidmonteiro4877 Olha cara, eu ainda não iniciei a minha faculdade. Porém, imagino que tudo depende de você, não existe algo fácil quando se trata de uma coisa que irá representar o seu futuro. Vai fundo, se você gosta e se vê fazendo algo após se formar, não tenha medo!
Dedicação é básico, não existe curso tranquilo, seja uma administração ou qualquer outro curso. O desempenho vem de você e quem faz acontecer ou não é apenas você e somente você. Boa sorte, aproveite enquanto é cedo!
Pessoal, entenda uma coisa, a faculdade de direito realmente é muito fácil. O nível de dificuldade é baixo e exige pouco do aluno.
Entretanto, ser um bom advogado, um juiz, um promotor, um delegado, um defensor público, dentre outros cargos que exigem a graduação de direito como pré-requisito é outra história.
Ser um bom advogado, que escreve bem, que possui uma boa retórica e oratória, com uma boa interpretação da lei, além de um conhecimento amplo dentro da sua área de atuação, tem que ralar muito, mais muito mesmo.
Ótimo o seu comentário!
Essa é a diferença entre um Bacharel em Direito e um advogado...
Né, hoje o que tem de gente fútil com diploma de direito, as vezes vc ve uma mulher que parece uma prostituta toda puta pirua mas vai ve tem um diploma de direito. Isso vale pro homens tambem, infelizmente é que inteligência nao escolhe caráter.
Uma coisa é estudar, diferente de trabalhar, acho que isso serve para qualquer faculdade.
@@ghostsoldier2233 Esquisito
Esse cara deve ser muito inteligente. Ng passa em concurso com essa facilidade toda que ele fala. Ainda mais em primeiro lugar.
Então mano, quem assisti acha que é tudo fácil rsr
O cara 23 anos procurador do bacen, precisamos nem falar mais nada ahhaha
@@matheuscarmo6822 o cara não é só inteligente não, é um monstro kkkkkk, vi muitos nos comentários achando que é conto de fadas
O pai desse juiz deve ser um grande homem, pai de verdade é um bom incentivador para o seu filho!
Rapaz esse cara é inspiração pura pra mim! Meu filho de 7 anos tem TDAH e já me preocupo com o futuro dele, depois dessa entrevista fiquei mais tranquilo ( tudo é possível ), e além do mais quero fazer direito também. Ah o pai dele também é um grande pai !!!!
Também tenho Tdah e pra mim ta sendo muito difícil a Nutrição. Acho que vou para o direito.
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
Alan, tudo bem? Fui diagnosticado com TDAH na mesma idade que o seu filho, fiz tratamento, tomei medicamento até por volta dos 13/14 anos. Falando particularmente de mim, tenho TDAH com discalculia , então tudo que envolve cálculos, do mais simples ao mais complexo, para mim, sempre foi como uma tortura.
O TDAH resumidamente falando nada mais é que um déficit na criação da dopamina, seu filho poderá sentir muito nos primeiros anos algumas dificuldades, mas é importante que você de apoio, oriente-o e faça o tratamento correto. Pois pode ser difícil pra criança ver os coleguinhas executar uma atividade com facilidade na escola, e ele demorar horas para conseguir ou entender aquilo.
Hoje, eu trabalho com marketing, gosto muito da minha profissão, devido ao cérebro do TDAH ser altamente rápido em criar pensamentos, então para mim isso é muito bom, para criar ideias. Devido ao tratamento que fiz, hoje, sinto muito pouco qualquer tipo de efeito do TDAH.
Deixe seu filho descobrir aquilo que ele goste, por mais que ele tenha um déficit de atenção, não quer dizer que ele não vai gostar de nada, ele vai descobrir algo que prenderá atenção dele e que fará ele se apaixonar por aquilo.
@@josevictorrock vc fez faculdade de marketing??
@@brandongomes5566 fiz sim.
Cursei direito na Inglaterra, depois de mudar-me para aqui por razões familiares. Era uma paixão antiga. Terminei com 38 anos e foi difícil. Aqui no Reino Unido eles são muito exigentes nas notas. Se tiveres nota abaixo de C+ (ou 6), que é equivalente a um 8 ou 9 do Brasil, tu não terás perspectivas de trabalho.
Que legal! Você é morador da Inglaterra? Você atua no direito?
Não é que a faculdade seja fácil (tirando as fundo de quintal) alguém que passa em primeiro para analista e para procurador do Bacen é diferenciado e faz o difícil ficar fácil. Fazer faculdade como bolsista oriundo de escola pública, trabalhando, com dois filhos pequenos e mulher brigando aí é outro nível.
Entendo o que tu disse e concordo contigo, mas só ressaltando duas coisas: 1) A cada um que passou pra analista e para procurador, existem uns 20 mil que tb se esforçaram e deram tudo de si e não passaram e agr estão ai na sofrência. 2) Se for levar essas situações que tu citou como exemplo, então não é só Direito que vai ficar "outro nível" e sim qualquer curso, seja Medicina, Arquitetura, Publicidade e Propaganda e até mesmo Moda.
se a mulher ta brigando atrapalhando seu progresso é melhor separar e pagar pensão há dores de cabeça que não valem a pena.
eu sou burro igual uma porta e me formei sem muito esforço
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
Concurso pra delegado também é bem disputado,pelo menos no RS é.
Esse homem é muito inteligente! Ele passou em várias coisas difíceis muito jovem, deve ter um talento natural. Talvez as dificuldades o impulsionaram, mas certamente ele tem talento pro estudo!
Verdade. Ele conta que fez uma faculdade normal e logo no primeiro concurso já meteu notao
Não, ele só não ganhou tudo do papai e nem é um merd4 que ganhou tudo dos pais
Marcato é um gênio e um cavalheiro . Essa atitude é tipica dele.
No mais o entrevistado tem razão.. o Direito é dificil, mas a Faculdade é fácil demais , costumo dizer ... dá para fazer de um bar ....
Mas vai fazer falta na profissão o que você deixou estudar ..
Não é à toa que a maioria dos bacharéis em direito exercem outras atividades, e questionam a prova da ordem, é difícil falar, mais eu fui um desses, que fez a faculdade de qualquer jeito, e precisei suar a camisa pra enfrentar a OAB de frente, passei, mas o caminho pra advogar se torna mais difícil, resumindo, vc que escolhe, ou estuda durante o curso, ou depois dele, mas não dá pra viver do direito, sem estudar.
Como é bom ter referência em casa, vocês que tem os pais vivos, valorizem. Como me fez falta ter um pai em casa pra me indicar os caminhos...
Eu cresci com meu pai e minha mãe vivos, vivendo lá em casa, e foi mesmo muito bom para mim. Deram muito suporte e foram boas referências.
Se você é bom em exatas, certamente irá procurar graduações que envolvam cálculos como ciências contábeis, engenharia e por aí vai. Se você é bom em atividades físicas, certamente irá procurar se graduar em educação física. Mas olhando para suas facilidades nas matérias de ensino médio e fundamental, qual seria capaz de te indicar que você tem potencial para o Direito? É isso que o Erik quis dizer, mas o estudante de direito é tão cheio de não me toque que nem isso entende. Não é atoa que é o curso mais procurado no Brasil, porque muitos simplesmente por não terem qualidades específicas que te direcionam a outros, ficam na dúvida e acabam optando pelo direito porque ele abarca várias opções de profissões, desde advogado até delegado de polícia. Quem acompanha um pouco a história do Erik Navarro sabe muito bem que é uma história que qualquer estudante deveria se inspirar. E em relação a seriedade das faculdades de direito hoje, ele não disse nenhuma mentira! Dá pra empurrar o curso com a barriga sim, infelizmente. Na minha turma de faculdade tem vários que nunca abriram uma doutrina e mal mal frequentam às aulas.
Ciências Humanas e Linguagens
@@JoaoPedro-md9hu não é pré-requisito. Eu não era bom no colégio e me dou bem no direito.
Cara, com todo respeito, discordo pela generalização, pois sou artista visual e músico, mas escolhi direito pq meu sonho é ser delegado. Conheço vários da área jurídica que tem como habilidades outras atividades artísticas e etc.
@@sankoffa cara, tem que saber interpretar. A intenção dele foi dizer que você não precisa ter algum talento específico pra fazer Direito.
Adolescente que curte sociologia facilmente vai se dar bem em Direito
A história do Erick me incentiva e me anima ao mostrar que pra ser Juiz não é obrigatório ter feito a melhor faculdade nem ser filho de família rica. Sigo firme no objetivo.
Anima mas ele é exceção. 😕
@@mariasantana2168 verdade, um ponto muito fora da curva
Se estudarem, vocês também serão
Não mesmo, meu pai era agricultor e conseguiu ser Juíz
vai nessa, tinha uma colega que estudava no mesmo curso que eu, ela levou 10 anos pra passar pra juíza.
Eu, certamente, não ouvi isso. Fui para o Direito porque "não era bom em nada". Não tinha afinidade com cálculos, números, fórmulas. Não me arrependo. Atualmente, sou advogado e apaixonado pela docência. Pra quem ainda está na faculdade, dou um conselho:estudem. Não levem "na flauta". A chance e os riscos de você se foder serão bem menores.
Assinado em baixo!
Você está concordando ou discordando do vídeo? Kkkk
Educação infelizmente é um negócio caro.Eu tenho tdah e sou igual.Matemática e física eu sempre fui um ímbecil, até um adolescente é mais inteligente que eu.Artes até uma criança me supera, biológicas, era horrível.Humanas eu entendia perfeitamente.Sei que não seria um bom médico, sei que seria um péssimo engenheiro.Talvez eu seria um advogado mediano.Mas sei e estou me preparando para ser um ótimo professor de humanas história, sociologia e relações internacionais.É muita leitura, não é fácil mas sei que me arrependeria se chegasse nos 40 anos e não tivesse feito nada.
Eu fui assim, entrei no direito rodada, nao tinha nenhuma base de nada. Hoje formei e estou sem saber que rumo tomar.
@@luannaneves923 colega dentro do direito tem mais de 100 profissões, mas voce pode tentar algum concurso se vc gosta dinheiro estuda pra oficial de justiça do trabalho 30 mil por mes há estados que pagam 40.
Nesse vídeo vemos a importância do pai na vida de uma pessoa. Ao meu ver o pai desse rapaz foi fundamental. O ambiente familiar é importantíssimo para o desenvolvimento humano
Que palavras lamentáveis. Inclusive menospreza quem está levando a faculdade a sério com muito esforço. Ele que não queria nada com a vida naquela época e seguiu para onde o encaminharam. Eu fiz (e muitos outros fizeram e fazem) Direito com convicção do que quer. E qualquer curso só repassa o básico, o estudante é que tem que correr atrás. Cada um tem seu dom. E cada um tem que cobrar de si mesmo, seja lá que área for.
É a realidade infelizmente, o curso de direito hoje já não garante muita coisa
Pois é, pra ele é fácil aluno de escola particular a vida toda ,podendo estudar dia e noite ou não fazer se não quisesse ,diga isso pra quem tem que trabalhar e estudar porque a realidade é outra
Isso vai de um nível de dedicação e esforço, para mim pode ser difícil, para você mediano para outras pessoas fáceis!
Estudei em escola pública, fiz faculdade particular nota A no MEC como bolsista. Não sou bom em nada, no entanto já ganhei mais dinheiro que meus pais na vida inteira. Estou realizado financeiramente e profissionalmente.
De que?
👀
Não foi de Direito né kkkk
Postou e saiu correndo
@San Boa
Professor de processo civil. Gosto bastante das aulas dele.
Claramente vemos que não podemos levar essa realidade para todos, porque nem todo mundo é um gênio igual esse cara!
Gênio? Pare né
Esse cara é super inteligente só não sabe disso. Eu mesmo, nunca passei em primeiro lugar e acho que não vai acontecer isso. Sou muito estudioso, mas muito ruim de fazer provas, apesar de sempre ter sido o melhor aluno da turma. No entanto, também não subiu isso "pra cabeça" porque sei de minhas deficiências. Se eu fosse fazer esses conclusos que ele fez, passaria uns 5 anos estudando para ver se passava na última colocação. Aprendi que nem sempre o melhor aluno será o mais bem-sucedido, mas que aquele que não desiste e que acredita vai ser e vai chegar mais longe. O aluno que era mediano, não era perfeccionista e tem zero ansiedade. Erik, quando acabou a ansiedade se transformou num gênio
A verdade é que você pode se formar em qualquer curso superior, não só o direito. Porém ter o diploma não te faz um profissional. Ser um profissional custa esforço e dedicação. Esses comentários feitos pelo entrevistado mostra a qualidade da justiça brasileira. O cara tá cagando e andando pra tudo
Não tinha visto desse ângulo 😕
Você falou tudo meu amigo, você simplesmente falou tudo!
Eu amo o curso de Direito, sou grata aos meus professores,..
Essa é a diferença que um pai faz na vida de um filho. Quero ser assim para meus filhos tbm.
Meu querido amigo e Professor, Marcato. Um dos maiores processualista desse país, bem como Civilista. Hoje, do alto do meu Cargo, agradeço ao Grande Mestre.
Direito na faculdade é uma coisa, advogar e ter raciocínio jurídico, são outros 500
Bem, com relação ao Direito, vou contar um pouco da minha experiência.
Texto será um pouco longo, mas necessário, talvez.
Após um tempo longe dos bancos escolares, por motivos de mantença da sobrevivência/ajuda e suporte à família, retornei aos estudos.
Pelos meandros de 20 a poucos anos, após ter juntado latinhas, vendido pipocas e todo tipo de guloseimas, ter sido auxiliar de padaria, motoboy e alguns outros cargos aos quais não se atribui "status", ter tido a oportunidade de ingressar na faculdade/universidade era a realização de um sonho.
E, assim, iniciei meus estudos em Direito.
Ia a pé para a faculdade (cerca de 3km).
Após, almoçava próximo dali e caminhava mais cerca de 3,5km até meu trabalho como técnico em vendas (de outra faculdade, por sinal). Retornava para casa à pé - num total de +/- 11km/dia.
Saia de casa às 6h. Chegava às 23h30.
Logo pedi desligamento do trabalho e voltei ao ramo das vendas de forma autônoma - o qual sempre estive ligado de certo modo - assim, "dosando" o tempo, teria, em tese, uma oportunidade de aproveitar melhor a época do curso.
Me virei nos 30, literalmente.
Voltei a vender algumas guloseimas em festas.
Também vendi: cuecas; vitaminas; roupas masculinas; bonés etc.
Enfim, estudava, porém, sempre com a preocupação daquilo que iria (ou não) "comer amanhã".
E, assim, foi durante todo o período do curso.
Cheguei a estagiar em órgão público.
Nesse período (que já estava mais para o final) eu já me encontrava estafado.
Já houvera (lá pelo 3 semestre) iniciado tratamento para ansiedade em grau generalizado, depressão, hipertensão e, a dificuldade para dormir e manter o humor estável era cada vez mais difícil de se conseguir.
Acredito que foram os fatores principais a me deixar com comorbidades:
1. incerteza (devido à instabilidade do retorno financeiro);
2. estudo levado a sério (ou tentado) - enquanto sua mente está preocupada com o presente e o futuro - afinal - tudo isso valerá a pena? - foram motivos agravantes no sentido de um declínio de saúde.
Você se dedica (e isso te suga) ao passo que, também, é sugado pela necessidade de sobreviver, seja para comprar o almoço do dia seguinte, um par de meias, uma camiseta, saco de ração para o cachorro etc.
Estudar Direito por si só não é fácil.
Imagine, aliado a isso, ser alguém que pode se considerar, talvez, abaixo da linha da pobreza. É, talvez, quase impossível.
Mas, o fiz por amor.
Sempre fui apaixonado por leitura e, de igual modo, sempre tive um senso de justiça gigante, principalmente para com os mais humildes.
Infelizmente, fui (e sou) 90% emocional. Para ter êxito nessa empreitada essa equação deve ser ao contrário. Aqui, mais emoção do que racionalidade faz de você não apenas mais um, mas mais que isso: mais um "fraco", afinal, você deve ter de vestir algumas máscaras e, cá entre nós, isso não vai muito ao encontro do ser empático.
Prosseguindo.
Durante o estágio em órgão público, fiquei ainda mais adoecido.
Para mim, era uma repetição, para além de enfadonha e injusta, risível.
Algo quase que teatral. Aliás, de todo encenada. Mas que justiça é essa? Era meu questionamento interior rotineiro.
Pedi exoneração em menos de um ano.
Aprendi bastante, apesar de tudo. Tal aprendizado me permitiu lograr êxito na aprovação do Exame da OAB no oitavo semestre.
Formei-me e peguei a carteira nos idos de 2016. Aqui, já com o cérebro totalmente bagunçado e, tendo investido (ou perdido)? cinco anos de existência, tentava me iludir que seria um pouco diferente.
Sem querer gabar-me, mas, talvez, por tantos percalços e dificuldades na vida (comecei a trabalhar com 11 anos), sempre tive certa facilidade em lidar com o público.
Assim, acreditava que, apesar de doente e já não acreditando mais naquela ilusória/pretensa justiça que tanto fazia eco em minha mente, teria, pelo menos, alguma possibilidade de auferir algum conforto sem prejudicar nem enganar ninguém, afinal, dedicação e entrega para isso não faltaram- inúmeros viram meu esforço durante o transcorrer do curso.
O tempo foi passando. Fui entregando vários currículos, de igual modo me apresentando aos semelhantes como o "advogado com OAB e tudo", porém, os trabalhos não apareceram.
Talvez, eu fosse o único a não perceber que já refletia uma imagem de desesperança.
Desesperança, talvez, potencializada pela depressão, ansiedade, crises de pânico e desordens de todo jaez, as quais tentei corrigir ou minorar em uma busca incessante pela sanidade após o 3/4 semestre do curso.
Era normal ouvir: mas rapaz! Você era um cara tão feliz! O que aconteceu com você?
Acredito que em cinco anos envelheci cerca de 20 (sem exageros). E digo tanto física quando psíquica/espiritualmente. E, assim foi indo (e vai).
Um sonho realizado que, talvez, tornou-se um pesadelo que somente eu não enxerguei.
Hoje vivo de bicos vendendo doces/salgados em festas e temporadas de praia. Nesses locais, sou feliz. Parece que retorno ao meu "verdadeiro eu".
Então, meus caros, não quero desanimar ninguém com esse relato, pelo contrário. Existem exceções? Claro! E você pode ser uma.
Porém, com relação ao curso de Direito acredito que:
* caso você não tenha um familiar no ramo,
* não seja alguém super além da média no quesito inteligência/dedicação integral,
* de preferência com uma apresentação o mais atraente e elegante possível,
* se optar pela advocacia, não ser alguém com um bom trânsito em todos os ambientes, principalmente naqueles que estão dispostos a conhecer o que você tem de diferente em um Brasil onde há mais de milhão de advogados,
* sinto em lhe dizer mas será questão de tempo (talvez pouco) para que você chegue, no mínimo, à frustração. Será difícil.
Você enganará a si. Talvez até já esteja vivenciando isso, porém, o medo do julgamento familiar e social não deixam você ser você. Pois, afinal, amanhã pode pintar aquela ação de 10mil. Quem sabe 100mil? Talvez mais, as vezes 1 milhão? Muitos apostam na loteria todos os dias. Alguns poucos vão ganhar, pode ser você!
Eu acredito que me enganei.
Fui fraco ao perceber que estava ficando fraco, mas, por acreditar nos "coachs Supermans", aquilo era transitório, afinal, quem seria mais forte do que eu que já "chegara até aqui"?
Sim. Você é sempre o imbatível. Mas fato é que, essa historinhas e frases prontas, dão muito dinheiro para alguns poucos empresários, palestrantes, proprietários de cursinhos. Muitas coisas fazem total sentido para a maioria. Sabendo disso, eles ficam riquíssimos! Vendem a ideia sem conhecer a sua história. Você compra (sentido amplo), pois, é confortável.
Ninguém me falou que saber a hora de parar é de extrema inteligência. Aliás, talvez de nobre humildade e benfazejo consigo e com seus iguais, afinal, as pessoas precisam de mim "completo" não sendo um ser arrasado.
Eu sabia que era a hora de pular do barco para não terminar como aqueles e-mails institucionais de condolências prestadas a pessoas na casa dos 40/50/60 (sessenta já era velho demais) falecidas em decorrência das mais terríveis doenças (que acredito estejam fortemente ligadas ao emocional abalado). Eu hein. Seria o próximo da lista?
Mas, por QQ motivo, a gente se engana e vai protelando/postergando. E o tempo? Vai passando. E você? Perdendo-o.
Esteja consciente de que, se você pensa em fazer esse curso/seguir nessa carreira por dinheiro, estará entrando em uma verdadeira guerra.
Guerra consigo, guerra para vencer as vaidades (sim, ainda que você seja um milionário, terá de baixar a cabeça muitas vezes para aqueles que se imaginam Deuses). Ah, experimente ganhar mais do que eles...rsrs.
Enfim, passados 12 anos do início do curso, e já tendo feito algumas dezenas de trabalhos diferentes, alguns dos quais já mencionei (vendas ambulantes/autônomas no principal), sigo tentando encontrar um propósito de vida que me permita auferir satisfação e entregar alegria às pessoas.
Com o Direito eu perdi muita saúde, alegria de viver, um tempo considerável, uma boa quantia que não poderia perder (porém, de todos os males, o menor).
Ganhei, financeiramente cerca de R$1500 com o Direito em um total de 6 anos após formado.
Uma ação de R$600 e outra de R$900. Sou muito grato a essas duas pessoas que confiaram em mim.
Finalizando:
Teatralizar a vida e continuar a insistir em manter um falso "status" definitivamente não é pra mim.
Acredito que todo ser, em sua essência, pode não saber aquilo que quer, mas ele tem a certeza daquilo que não quer. Eu demorei muito para ser sincero comigo mesmo.
Eram "2 eus" brigando dentro de mim. Um queria continuar marrento e insistir, outro, gritava por vida, por um motivo maior, uma verdadeira causa para existir.
Com muita alegria no coração eu vou encerrando esse ciclo e me sentindo cada vez mais eu. Meu objetivo até o fim do ano é cancelar a OAB em definitivo e não mais efetuar estudo/leitura algum/a acerca das letras jurídicas.
Desejo tudo de melhor se você leu até aqui, no que aproveito para pedir desculpas pela delonga.
Que Deus abençoe imensamente você e sua família. ❤️
Que texto longo rapaz (brincadeirinha),bom meu sonho sempre foi fazer um curso na área da saúde e por algum motivo coloquei na minha cabeça que queria muito cursar direito,e resolvi pesquisar um pouco a respeito do curao antes de me matricular e pelas inúmeras declarações eu fiquei desmotivada,eu agradeço muito por ter comentado isso pois me ajudou muito,agora eu pude calar a dúvida que habitava em mim,eu não te conheço mas saiba que tem a minha gratidão por ter me ajudado !! 🤗❤
Obrigada pelo texto! Sou advogada recém formada e me sinto exatamente dessa forma, frustrada! Mas talvez não seja com o Direito em si, pois a ideia ser servidora pública em algum tribunal me alegra bastante, inclusive, já fui estagiária no TRT e no TRF e foram ótimas experiências, porém, advogar, definitivamente, não é para mim.
Cara... Tu escreve muito bem ( já pensou em escrever um livro?). Às vezes nos falta um pouco de atenção em nós mesmos e nem percebemos que o que há de natural em nós seria muito mais eficiente do que caminhos já trilhados por outros. Eu espero que tu viva a vida de forma vívida. Lembre-se de Deus Ele é realmente o alvo do propósito humano, a satisfação e a esperaça. Tenho 17 anos e meu objetivo aqui na terra é viver , desfrutar do que Deus fez pra nós, usar de minha capacidade com limites, prosperar e vivenciar minha futura família crescer.
que Deus também te abençoe imensamente, muito obrigado pro compartilhar sua experiência.
"Acredito que todo ser, em sua essência, pode não saber o q quer, mas tem certeza daquilo que não quer."
Essa frase me emocionou. Estava pensando agora sobre minha decisão de trocar Relações Internacionais por ADM, me perguntei se valeria a pena seguir essa intuição pq adm n é um sonho - nenhum curso é - mas essa frase me fez ter certeza da minha decisão. Prefiro correr o risco do que ignorar minha intuição e inevitavelmente me questionar eternamente: e se?
A verdade é que vc nunca sabe se está pronto, nunca sabe se o que escolheu vai ter o efeito q vc quer, mas a vida é curta demais para viver com duvidas.
Pra vc q leu até aqui: arrisque-se, vá de encontro com o q o seu coração quer. Se não der certo, tudo bem vc tentou, mas n viva com a incerteza de nunca ter feito algo que poderia ser incrível.
Ele com ctz é um genio pica das galaxias, super dotado de inteligencia, eu me mato de estudar o semestre todo e ainda tem coisa q nem aprendo direito.
Kkkkk. Ele tá mentindo! *Naquela época era mais difícil ainda.*
Nota não é igual aprendizado. Podemos tirar 9,5 e no semestre seguinte não lembrar de mais nada.
No geral, tirando um ou outro professor mais exigente a percepção que tenho é que as faculdades de direito não exigem muito pra aprovar nas matéria com a nota mínima. Só discordo de considerar que por isso necessariamente elas seriam ruins. Há faculdades de direito brasileiras bem colocadas na América Latina e até nos rankings mundiais. Não que o ranking seja uma verdade absoluta, mas é um indicador.
@@fernandocardosopereira8185 Sem dúvidas notas não é aprendizado! meu professor de processo civil que também é Magistrado sempre heitera, revisem e estudem sempre, porque dá uma semana e o cérebro esquece. Só é destaque em uma profissão aquele que estuda constantemente e está diariamente fora da zona de conforto.
Kkkk, nso sprende direito.... kkkk
Em resumo, honra a teus pais e batalhe na vida! Se o sucesso não vir de primeira é porque precisa batalhar mais e ouvir o conselho dos pais novamente!
Corre, que os estudantes de direito ficaram putos. kkkkkkkkk
😂😂😂😂😂😂😂
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
@@magnolinharesreis6213entao vai estudar e para de reclamar em todos os comentários 😒
@@magnolinharesreis6213Vá nessa…
Vou começar direito mês que vem estou muito feliz graças a Deus
O que está achando do curso?
Estou me vendo neste homem, exceto na recuperação da auto estima até os meus 39 anos. Sempre fui levando a profissão que exercia no Direito bem meiabocamente, tive um bom trabalho como empregado, casei, tudo isso com a autoestima ruim, péssima, perdi o trabalho, separei, nunca tive nada ! Voltei pra casa dos meus pais a mais de um ano e apenas com terapia eu me descobri como pessoa e cá estou galgando um lugar no mundo.. parabéns para ele se reconhecer como pessoa tao novo! E sim! Direito eh exatamente o que ele descreveu
E aí já galgou algo??? 😂
Legal é que o pai dele usou a fala dele que, “não é bom em nada” pra direcionar ele pra faculdade de Direito que tem uma área de atuação ampla .👏🏻👏🏻👏🏻 sábio!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Sou da área de TI e vejo muitos colegas que são Advogados tirando dúvidas comigo porque estão querendo migrar para a minha área. Penso que para quem quer concurso do tipo Ministério Publico ou TJ é uma boa, ou que tem família de advogados, caso contrario, terá que ralar muito para viver bem.
Por isso nossa área tá uma zona, qualquer cachorro pode trabalhar com Ti e tomar vaga de quem estudou 5 anos numa faculdade dedicada pra isso
@@eulercruz8331Se um cara que estudou 5 anos focado perder a vaga para um "cachorro" desses que chegou do nada algo de errado tem aí kkkkkkkk
@@braunajs7346 Quem indica amigo...
Mas aí é que tá o problema kkkk vc precisa de 3 anos de carreira jurídica,ANTES, de ingressar na magistratura ou no MP.
@@eulercruz8331 Hj em dia tem Ex Maang desempregado brigando por vagas com imigrantes russos, chineses e etc
Estou Acadêmico de direito, sou apaixonado por vendas. O direito, será para ter mais conhecimento, mas meu futuro será Empreendendo.
Eu ao contrario, formei em direito, estudei 2 anos para concurso, e agora me encontrei no empreendedorismo, sou apaixonada. Hoje eu nao faria direito
Pelo menos já vai economizar quando precisar de um advogado.😂
@empreende o que? uannaneves923
Estou com 44 anos e estou iniciando a faculdade, sou formado em Ciências políticas, técnico em segurança do trabalho e em Técnico em Edificações, e estou muito feliz em iniciar nessa área agora
Vc acha q o técnico em segurança do trabalho é um bom curso? Tem boa empregabilidade?
Ele furou muito ego kkkkkk mas isso é em qualquer profissão, se não estuda, difícilmente passa, ou se passa, é mais um, quem não se dedica vira mais 1.
Visão simplista e generalizada. Com base nesse tipo de depoimento, reconheço o nível de muitos advogados que vi passarem vergonha nas audiências que participei.
O problema não está no curso; está na sanha de inflar o mercado com profissionais medíocres.
O cara era juiz. 😊
O curso de Direito vende a ilusão que você será um "doutor". Sempre que vejo um garoto que acabou de entrar no curso, eu dou umas dicas, pra ele não fazer o que eu fiz, apesar da vida ter me levado a ser Promotor de Justiça. Eu digo: procure um estágio, imediatamente, em escritório, se você quer ser advogado, ou num órgão público, se você quer carreira pública. Estagie de graça, pois ninguém vai remunerar quem acabou de entrar no curso de Direito, mas estagie como se fosse seu ganha pão. O verdadeiro curso de Direito é isso, a prática. É óbvio que você precisa gostar de ler e escrever, e escrever minimamente bem. Muita teoria, sem aplicabilidade, é conhecimento que se perde. Só fui atinar pra vida depois de formado, mas tive a sorte de, após formado, não precisar estudar muito tempo até conseguir um cargo público da área jurídica. O conhecimento que eu adquiri nesse cargo foi fundamental nos meus estudos pra ser promotor. Mas a maioria fica perdida depois que se forma, e muitos nem conseguem passar no fácil exame da OAB. Já ouvi que o Brasil tem mais de 5 milhões de bacharéis em Direito que nunca passaram no exame da OAB, isso dá mais gente que muitos países e Estados brasileiros.
Que interessante! Acabei de passar na faculdade de Direito, tenho 18 anos, irei levar em consideração seus conselhos, o sr teria mais algo para contribuir?☺️
@@kamillyvitoria5608 Apenas não espere o curso acabar para saber se vai advogar ou tentar carreira pública. A vida profissional começa no primeiro dia de curso, sobretudo para aquisição de networking (rede de contatos). Se fizer isso, e fizer bem, terá grandes chances de sair do curso já empregada.
Ah, networking também serve pra carreira pública, não só advocacia. Assessores de juiz, promotor, dentre outros, geralmente são cargos comissionados, de confiança, de livre nomeação e exoneração. Meu assessor foi meu estagiário voluntário antes de se formar, quando ele se formou eu indiquei ele para ser meu assessor. É um cargo para início de carreira.
oiiii eu passei numa boa particular do meu estado com 100% é melhor estudar mais um ano pra ffederal, ou isso não interfere muito?
@Geteronaco
@@Geteronaco passei numa boa particular do meu estado com bolsa 100% eu estudo mais um ano pra federal ou a universidade não vai interferir tanto e o importante é eu ter um bom currículo
Essa frase da Thumb parece o que o Ariano Suassuna falava:
- "Quem não não servia pra nada, ia pra advogado" 😂
Que pai maravilhoso. Parabéns, visionário
Sou advogado há mais de 25 anos. Mas nunca achei o Direito o curso*pic@das galáxias". Aliás, uma sociedade que valoriza mais juristas que engenheiros não pode dar certo.
Uma sociedade que não valoriza a lei e a ordem está fadada a dar errado.
@@fabiobernardinimichelan9500 depende dá lei e da ordem, temos que ter um olhar crítico.
Não é bom em nada. Faz direito levando o curso na flauta e como não é bom em nada faz direito e no final vira juíz agora entendo pq a justiça nesse país é essa piada toda
O que tem a ver uma coisa com a outra ?
@@raiox4383ele parece gente boa, mas já conhece cada escroto 😢
"Meu nome é JULIANA AMARO GUDES GURGEL, sou bacharel em direito e amo essa empresa! Não há lugar melhor para crescer e aprimorar meus conhecimentos jurídicos. Sinto orgulho de fazer parte de uma equipe tão comprometida com a excelência e o desenvolvimento contínuo de cada profissional. Essa empresa não só forma grandes profissionais, mas também valoriza cada um de nós como parte essencial do seu sucesso!"
faculdade de direito é fácil pra quem tem tempo pra se dedicar, principalmente nas federais que é mais puxado. a dificuldade de quem ganha pensão dos pais pra se dedicar à faculdade pra quem trabalha o dia todo ou tem filhos pra cuidar é enorme. a verdade é que sim, por mais que o curso tenha saturado, o curso de direito nas melhores universidades (inclusive a pública) continuam elitizados.
Direito e medicina em federais são cursos elite. A maioria das vagas são ocupadas por pessoas da elite, filhos de empresários, políticos e agentes públicos. Um percentual mínimo fica para os pobres que se esforçam arduamente. Acredito que na federal é mais puxado, pois tem professor que não dá aula. O amigo do meu professor contou a experiência que teve com um docente desembargador. O prof só ficava viajando e ele saiu da faculdade sem sequer ter uma aula de processo civil I. Quando o desembargador aparecia, ele dava material para os alunos lerem. Mas ficar na sala de aula e abrir a boca pra explicar... isso nunca aconteceu. Fatos ocorridos em uma universidade federal. Claro que é algo isolado, mas uma federal exige mais do que uma particular. Falo isso, pois eu decidi fazer em uma particular, que viva basicamente de trabalhos em grupos, uma droga.
Na federal, não e fácil.
Na federal não é fácil não, estudo na UFPA e sei disso. Se tu não estuda tu não passa nas disciplinas. Não tem essa de professor passar a mão na tua cabeça. Outro fator é o suporte familiar, te bancar em tudo enquanto tu apenas estuda. Se tu não tem esse suporte, as coisas mudam de patamar, as dificuldades só aumentam.
@@rrodriano Falou tudo..!
Fazer nenhuma faculdade é fácil porque qualquer curso vai exigir algo de você. Lógico que a pessoa que estuda e trabalha precisa muita das vezes se virar nos 30 mas também não significa que pra pessoa que "só estuda" vai ser fácil
Que humildade. Gostei das frases: "...aprendi a estudar!", "...eu tinha um objetivo para estudar.. "
Esse cara é um "brincante" dos estudos. Ele estudou pra caramba e tenta reduzir a trajetória dele. Essa entrevista foi a 2 anos. No entanto, hoje ele mudou o discurso totalmente.
Exato, impossível alguém passar na Magistratura d boa assim
O pai sempre direcionando
Esse é o pai👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O pai disse que Direito é um curso pra quem não é bom em nada e quando o filho quis engavetar o diploma e não exercer, aí o pai disse que ele tinha um diploma importante numa faculdade reconhecida, ou seja, ele conhece a falta de lógica dos jovens, aplausos a esse senhor!!!
Gente, isso foi há mais de 20 anos!! Hoje a história é outra!
hoje em dia tá pior… querem botar EAB em Direito 😅
Não estou entendendo a dor de cotovelo. O cara só disse verdades!
Isso mesmo, falou com propriedade porque viveu na pele tudo que contou no vídeo.
Isso mesmo, falou com propriedade porque viveu na pele tudo que contou no vídeo.
qualquer um se forma em qualquer curso é só ter grana, até medicina, é só pagar que seu diploma ta na mão. Agora pra quem não tem grana tem que ralar pra passar na federal.
Agora sim, vi alguem que realmente é acima da media..
Ele fala parecer facil, mas é porque ele é diferenciado.
Tem muito sentido o que ele falou. Agora, pra entender bem o Direito e, principalmente, saber aplicá-lo, é outra coisa.
Dá pra se ter ideia do tamanho da noção de Vossa Excelência qndo muito humilde fala q naquele mês q contava com a aprovação a família teve q se virar com R$ 700,00. Lembro a vcs q o salário mínimo da época (ano 2000) era de R$ 151,00 bruto. O mês difícil foi vencido com o equivalente à 4,60 salários mínimos, q hj equivale a R$ 6.072,00.
Boa observação
Perfeito!!!
É isso aí! Tem que desmascarar mesmo. 👏👏👏👏👏
A intenção desse nobre magistrado é, claramente, diminuir os méritos dos advogados.
Direito é o melhor curso!! É aberto, depois da faculdade você pode escolher diversas áreas, é igual medicina, aberto, amplo e cheio de possibilidades... cursos mais restritos são roubada, depois que você acaba não pode variar!
Se tu não passar na OAB passa fome
@@jonathanleal171 estuda até conseguir passa UAI.
@@jonathanleal171 Spoiler: mesmo passando na OAB tu (pode) passa fome também kkkkkkkkk
@@viniciuss7792 No começo é uma porcaria mesmo kkkkk. Mas desempregado só fica se quiser, pelo menos uns pingados dá para ganhar no começo.
@@renan.8741 Pior que eu tenho muita vontade de advogar, mas cara kkkkkkkkk. 1 milhão de advogados é pra fuder kkkkkk.
Tenho um primo que é advogado, o cara ganha bem mesmo, e ele vive falando "não, vem pra advocacia que tu vai ganhar dinheiro". Só que vendo esses comentários na internet chega a dar medo.
Sou advogado ha 09 anos. Lado negativo: grande número de advogados no mercado; lentidãaao paquidermica na tramitação dos processos cíveis; dificuldades em receber honorários na área criminal; lado positivo: possibilidade de ganho de honorários vultosos, a médio - longo prazo; boa relação com membros do judiciário; possibilidade de resolução judicial de problemas pessoais sem necessidade de contratar outro advogado.
Sobre o mercado, no geral muitos advogados escrevem mal, falam mal, com pouca capacidade de interpretação de texto, cobram honorários abaixo da tabela da OAB.
SUA REALIDADE NÃO É REALIDADE DOS OUTROS, FOQUE NO SEU OBJETIVO.
Que superação. Parabéns por não desistir.👏👏
Eu comecei a faculdade e não tô achando nada fácil: sento na frente, não falto nas aulas e procuro matetial pra me auxiliar na compreensão. Vai de cada pessoa...
Na minha visão de concurseiro eu acredito que você acha difícil porque procura entender o assunto, mas pra quem só se preocupa em passar de ano vai achar fácil. Ser medíocre não precisa fazer muito.
PARABÉNS!! FALOU A PURA VERDADE.
Algumas faculdades hoje em dia desvalorizaram demais. Que ganhar bem,corre atrás de uma faculdade que está em alta.
Independente da profissão,existe profissionais e profissionais,todo profissional tem que ter um diferencial!!!
Pelo que ele falou ele fez esses concursos em 2000 ou 2001, nessa epoca nao precisava ter OAB e os três anos de prática jurídica, além disso, as matérias que caiam eram bem diferentes das de hoje. Não tinha tantos julgados, não tinha STF dizendo uma coisa e STJ dizendo outras e por ai vai. E por ai vai, ele teve o mérito dele e tem que respeitar. Hoje a situação é outra, a realidade é totalmente diferente. Hoje tem que estudar muito mais muito mesmo.
Muita verdade, sou estudante de direito e concordo com você.
Nossa, ele fala com uma tranquilidade dos concursos que parece ser fácil passar neles kkk
Aí uma pessoa normal vai ver como são essas provas de concurso percebe que aquela poha tá em outro idioma
eu acho babaquice ele falar como de fosse nada pois não é segredo pra ninguém que concurso é difícil.. ele vem falar como se fosse descascar uma bananinha.
@@lannadelbianco527 Considerando o tanto de gente que vende metodos de aprovações super rapidos e o tanto de gente que passa em diversos concursos ditos "dificeis", talvez eles nao sejam tão dificeis mesmo
Sempre ouvi falar dele mas não imaginava que ele era novo e bonito assim, estou quase fazendo o mesmo pegando a minha merreca e estudando para o TRF 2, numerei muito folha de processo na justiça federal 🙈😂😂
Que bacana a história de pai e filho. 👋👋👋
O filho escuta e respeita o pai.
Quero muito fazer Direito, desde pequena é o meu sonho, estou procurando entrar neste segundo semestre de 2022....
Estou tentando achar uma bolsa mais em conta💰
*Vou lhe dar uma ajuda. Leia esta matéria. Ingressa pelo FIES!* www.conjur.com.br/2023-jan-23/trf-concede-fies-estudante-medicina-abaixo-nota-corte
PARABÉNS!!!.. EXCELENTE ENTREVISTA... CARA FODA...ORGULHO...
Sou bacharel em direito, nunca pensei em dizer isso a respeito de educação, mas foi o maior perca de tempo da minha vida
Você é advogado, só não se identificou em uma área, deve buscar descobrir a vocação, advocacia é amplo.
A propósito, Bacharelado é o grau, profissão advogado (a), procure o site da ANAB - Associação Nacional dos Advogados Brasileiros.
Deveria ter aprendido português antes. "PERCA" é um peixe de água doce, originário de Portugal. A palavra correta é PERDA! Para se exercer a advocacia é necessário também o conhecimento de gramática, semântica e hermenêutica, ou seja dominar a língua para poder usar todos os outros instrumentos do direito. Volta para a ESCOLA! DEIXA O DIREITO DESCANSAR UM POUCO ENQUANTO TU REFAZ O ENSINO FUNDAMENTAL! Conselho de Amigo - Boa Sorte!
Tão sutil quanto um elefante enraivecido atravessando um jardim, héim@@LEUTER2! Esqueceu que hoje em dia "palavras machucam"? Kkkkkkkkkkkk! 😂
ele das aprovações como se fosse algo simples e fácil kkkkk deve ser fera msm
Pela fala do Erik Navarro, conseguimos tirar duas coisas: 1) A inteligência dele é acima da média; e 2) Na época que ele fez faculdade e terminou tudo era "mato". Hoje em dia, é concorrido demais todos os âmbitos do Direito, é impossível levar o curso na "flauta" e ser "alguém" depois, terminar o curso é fácil o pós é que é difícil.
Conheço gente super estudioso aluno referência, que se formou em Direito e hoje dá aula de reforço e português porque não conseguiu clientes tão pouco emprego. Mercado está saturadissimo, poucos estão conseguido lograr sucesso na carreira
finalmente um comentário inteligente.
Kkkk. *"Ah, eu levava na flauta". Não coincide com a verdade real.*
@@jonasreis7093 Não a sua
@@rosanaconta3416 *kkkk. Chora e faz o L Rosana!*
O Juiz Federal Erik Navarro está fazendo um grande serviço.
Parabéns por defender a verdade.
Parabéns pela coragem.
Postura de homem.
Ao fazer direito, vc pode ser um bom advogado, defensor público, delegado, promotor e juiz, fazendo diferença na vida de muitas pessoas. Tapado demais ao afirmar que quem faz direito não é bom é nada.
Geralmente quem escolhe direito não é bom em nada em específico kkk, depois é que vem se tornar especialista na área jurídica.
Mimimi
É pura verdade. O direito não envolve matérias do ensino médio. Então você, que não é bom em biologia, matemática, física, geogracia, história, migra para o desapegado direito.
@@legolasslz Ai faz a colação de grau, não passa na OAB e vira Uber. KK
@@felipesaints rsrs..Aí depende do nível de aprofundamento e dedicação do aluno. No meu caso, passei num concurso com um subsídio de 6 mil. Para mim, de origem humilde, me considero um vencedor...rs
Gente, parem com essa retorica de que "nao sou bom em nada", ninguem nasceu pronto, as vezes alguem foi aprensetado a algo antes, mas nao quer dizer que somos ruins em algo, tudo é prática! A chave é ser persistente em aprender aprender e aprender, nao existe "nao sou bom em matemática, em portugues, em geografia", so nao somos se nao houver esforço!
Isso aí
Administração e direito são duas áreas que têm muita gente formada,Eu acho que mercado de trabalho tá saturado desses profissionais.
Concordo, todo mundo quer fazer ADM e direito kk
@@marcosfelipeb11 pois é, mas vou falar uma coisa o mercado tá tão cheio de pessoas médias formadas, que só se destaca o 1% a mesma coisa administração, bom meu deus parece que as pessoas só querem administração e direito, mas cara tem 1% de administração que é foda kk
saturado de profissionais ruins
De profissionais ruins sempre estará saturado mesmo.
SATURADISSIMO !!!
No Direito tem mais opções de mercado. Quem vence nessa área é quem tem bons contatos e ser desenrrolado, estudar é só a base inicial.
exatamente, quem tem contatos consegue desenrolar bem melhor. Não é a toa que muitos prestam concursos, os que não conseguem seguir na área pública pra se dar bem viram sócios ou donos de seu próprio escritório
O bom mercado: advogados de facção. Os honorários lá em cima, mas também você pagou a boa condição com a vida.
Eu sou engenheiro civil concursado, ja assumi dois concursos de engenharia civil, ja passei para escrevente no tj e fiscal de tributos, tinha começado a estudar para os fiscos e dei uma parada para descansar, estudei muita coisa do direito, e na moral, com todo respeito, mas achei direito bem mais fácil que engenharia, TI e contabilidade no geral, bem menos problemático e acessível estudar direito, já resolvi muitas questões da OAB e não achei grandes coisas nao.
Muitos engenheiros mais tarde passam em concursos dificeis ou ate msm vestibular de MED, ouvi dizer q na facul de engenharia o cara aprende a estudar de vdd, imagino q seja algo pra pontuar
O estudo do direito para concursos, realmente não tem dificuldade, agora o estudo acadêmico, dogmático é outra coisa.
Motivacional, gostei.
Peraí. Como é que uma pessoa que passa em primeiro lugar num concurso público, não consegue numerar folha de processo?
Também não entendí . E estudou em uma das melhores faculdades do país. A verdade é que ele não gostava do curso e empurrava com a barriga.
Ce viu que ele falou que é disléxico, né?!
@@rhyniophytaaa mesmo assim.
Pq será que no Brasil, todo magistrado se torna: arrogante, prepotente, soberbo e com ar de superior à tudo e a todos. Se acham semideus e estão acima de tudo. Esse aí não foge à regra, mesmo passado por momentos turbulentos na vida, ainda assim, trocou a humildade pelo orgulho.
Quem decide destino tem essa tendência.
Cara, quanto mais vc estuda mais arrogante vc fica involuntariamente
É uma briga constante que todo acadêmico passa
@@igoraraujo9562 discordo, quanto mais estuda mais humilde tende a ficar porque percebe que o conhecimento é infinito.. Quem se deixa levar pela arrogância, caso não estudasse seria arrogante por outro motivo
Dinheiro revela seu caráter de dinheiro e poder a um homem...
@@brenogomez7461 quanto mais eu estudo, mais humilde eu fico, pq percebo q sou mais burro do q imaginava kkkkk
A única parte interessante da entrevista é, qd ele fala do apoio e incentivo do pai, consequentemente à perseverança em trabalhar como vendedor para custear o curso de direito, empenho e dedicação nos estudos. Do mais, só falou inverdades e sandices. Estou indo para o último ano do curso de direito, e até agora, não vi e nem convivi com nada disso.
Exato, cara, é u charlatanismo absurdo. E tem gente dizendo motivada com a fala dele
direito só exige 2 neurônios pra se formar
Realmente faz sentido. Eu vejo alguns profissionais nessa área, nem aparece um advogado. Claro, que não é todos. Tem advogados muito bons.
E o pior é que os concursos que pagam melhor é aqueles que cobram superior em direito.
A sua faculdade por ser particular pode ser “fácil”, mas pessoas, como eu, que fazem faculdade federal, sabem muito bem que não é essa facilidade toda, pelo contrário
Exato, sei lá pq esse povo fica diminuindo a nossa área
Gente, em 2023 estou no 3° Período de Direito, pela Faculdade Fadenorte em uma cidade do interior de MG...... Sou contratado do Banco do Nordeste, e não está sendo com essa facilidade toda cursar direito porque na nossa as matérias ou tu aprende ou vc se lasca! E essa questão do ar de superioridade tem duas vertentes; A primeira é que a sociedade já te enxerga com um olhar de "Ali vai o metido que está cursando direito" e a outra é que Sim, realmente tem alguns que se acham demais......
No entanto a maioria dos meus colegas não tem esse ar de superioridade, acho que devido a humilhação da vida ser tanta durante a rotina kkkkkk
Verdade, compartilho do msm pensamento.
Eu não sei o que as pessoas pensam quando escutam alguém da área do direito falar que estudante de direito ou o advogado profissional,não sabe nada! Então, eu sou demente, né?Maior sufoco na faculdade pra passar de semestre kkkkkkkk essa cara só pode ser algum gênio ou tem sorte mesmo. Conheço uma renda de gente que desistiu no 2 semestre.
Exatamente. Não concordo em nada com o que ele falou!
É isso aí
Deveria ter uma matéria de Direito no ensino medio
Único canal que ganho tempo assistindo
Parabéns pelo conteúdo! 🎉
Aos jovens advogados que se conhecem e não se contentariam com atividades entediosas, ou seja estudioso nível concurso ou seja influente e conquistados com vendas e traga para advocacia, se não for nenhum desses, procure desistir. Converse com advogados com pelo menos 3 anos de profissão para ver a opinião.
Fact. Hoje não basta ser bom, tem qu3 ser excelente, por conta facilidade de acesso e da grande procura de espaço na área.
Sempre sonhei em ser advogado, em fevereiro começo com Fe em Deus
Tranquei o Direito depois de passar um semestre inteiro sendo ensinado a criar uma ONG, onde as 5 materias daquele semestre convergiam nisso!!! Cheguei até a levantar uma questão que não foi bem aceita por uma das profesdoras: "Me parece que ONG é a melhor forma de fazer grana com o Direito, uma vez que junta eu e mais 4 colegas, nos auto intitulamos Diretores da ONG, e usamos essa ONG pra processar os outros, o que conquistarmos paga nosso salário de Diretores!!! Parece zueira mas muita gente do Direito e da Psicologia cria ONG só pra ter um salário!!!
Interessante! Acabaste de abrir uma possibilidade para pensarmos 😂😂😂😂
Rapaz falando isso, lembrei de uma amiga que cursou direito e logo em seguida queria criar uma ong.
Top demais ❤️❤️❤️❤️
Eu queria fazer direito por que sou muito ruim em exatas,sempre fui ruim em matérias de calculo...quase reprovei varias vezes em cálculo...queria fazer direito me especializar em direito civil,penal e trabalhista e ser advogado.
Iae começou a fazer ?
Quando eu li a chamada eu pensei então é pra mim 😂
Tirou onda, desleixo porém inteligente. Sucesso guerreiro.
Cara, é admirável a história e especialmente a humildade deste cara...mas será que alguém que diz ter extrema dificuldade em organizar documentos, paginar, etc deveria ser juiz? Até onde, na prática, ele tem como abrir mão/ter ajuda desta parte?Como analisar pilhas de documentos entediantes pra julgar corretamente? Me parece mais perfil de gestor ou sei lá
" aí tô com preguiça de ler tudo isso , condena logo esse cara aí"😅😅
Analista é 12 mil inicial e em torno de 20 no final de carreira.
Ele é axima da média sem dúvida