Meu filho tem um monte de rigidez. Ele sempre tinha que descer do carro pulando, mas ele muito pequeno não conseguia pular. Aí era um choro desesperado. Até eu ter a ideia de eu descer do carro primeiro e segurar a mão dele pra ele conseguir pular. Agora ele não tem mais essa "mania". Tinha que descer os degraus da sala pra copa pulando. Se ele esquecesse ou alguém levasse ele andando, ele voltava pro início dos degraus e descia pulando. Outra coisa que ele não entende, quando eu chamo ele de gatinho, no sentido de bonito, ele responde, não sou gatinho, sou Mathias! 😅
Respondendo a comentário:Esses profissionais são de Classe média alta.Nunca colocatam o pé numa periferia na vida.Eles veem a vida pelo prisma do seu meio ambiente.Não consigo acreditar que eles não possam fazer trabalho voluntário denyro de sua áreas Ou tarifas solidária para quem não possa pagar principalmente no caso de Autismo.Sempre fui voluntária em ações comunitária Há mais de 40 anos Gosto do trabalho da Mirela.Mas não se levanta esse tópico Sou paciente psiquiatra há 30 anos Não sei como esses profissionais não conseguem ver as necessidades das famílias pobres que mora na periferia Os estudos são caros sim Mas para quê esses estudos se o conhecimento só é aplicado pata quem possa pagar .Esses profissionais talves pudessem doar 3 horas na semana para ser solidários com quem precisa Abraços à todos e todas.
Oi. Sou tia de autista, e somos pobres. Sofro muito em ver meu sobrinho não recebendo a atenção devida que acho que ele precisa. SUS até oferece algumas coisas básicas(fono, psico), mas todos com muita demora.
Entendo perfeitamente seu posicionamento, mas, te garanto, não basta apenas doar 3 horas do dia ou da semana. Envolve muito mais. Falo porque atuo em associação de bairro onde moro e geralmente a justificativa de que "não tem dinheiro para pagar", vira justamente uma mera desculpa quando "o de graça surge". Basta a gente conseguir "o de graça" que aparece pais, pessoas e até profissionais para falar mal, atrapalhar e impedir que o de graça ocorra. Por outro lado, pense, esse de graça é uma mentira, porque para ele ocorrer alguém tem que pagar, vai sair do bolso de alguém, porque fazer coisas de graça não é sustentável à longo prazo e nem gera gratidão nas pessoas. Por muito tempo de experiência te garanto, basta alguém falar que vai fazer de graça que vira problema e acaba não acontecendo como deveria acontecer. Sou a favor de se cobrar uma taxa mínima nem que seja 15, 20, 30 reais por mês com 1 sessão por semana, do que fazer de graça. Assim tenho feito aqui, e as pessoas pagam e saem felizes. Trabalho com musicoterapia e não importa se é uma criança que 15 ou 50 por mês, eu atendo da melhor forma possível.
Ainda bem que meus pais não pensavam assim. Sou autista descobri aos 43 anos e consegui sem terapia alguma evoluir, tenho nível superior e sou servidor público, tenho uma família linda. Teria sido mais fácil se tivesse terapia na minha época, porém com amor e carinho e o mais essencial sem tratar seu filho como coitadinho ele vai se dar bem. Trate ele sempre como os demais, ele não é incapaz ele é mais lento e enxerga o mundo de outra forma.
Apenas um adendo: A Arteterapia é muito útil na terapia com crianças autistas! O Arteterapeuta é o profissional capacitado e perfeitamente preparado para interpretar e entender o desenho e muitas outras coisas que acontecem no setting terapêutico e sim, muitos escolhem o caminho artístico como expressão na vida! Tenho alguns pacientes e muitos exemplos de autistas que seguiram por este caminho e tudo começou na terapia com Arteterapeuta! Parabéns e obrigado por trazer luz à esta forma de terapia !🎉🎉🎉🎉
Ótimos insights apresentados! Digo isso especialmente pela desconstrução dos componentes do raciocínio abstrato a partir de elementos concretos. Tenho TEA 1 + AH/SD. A rigidez por matiz de perfeccionismo é uma realidade terrível. Desde minha infância, meus pais (ainda sem sabermos o diagnóstico) sempre trabalharam a flexibilidade comigo e a importância de lidar com imprevistos. Isso me ajudou bastante e sou-lhes sumamente grato por tudo. Hoje, felizmente, tenho acesso a terapias que também me ajudam bastante. Ainda assim, a questão do estado basal é muito verdadeira. Se paro de estimular essa flexibilidade, volto muito naturalmente ao meu “funcionamento padrão”, que para mim é bem tranquilo (e tranquilizador), mas que tenho aprendido ser um entrave em meio social. Outra coisa: a expressão artística é também um meio muito interessante. Mas observei que sempre tenho a mesma rotina quando me sento ao piano antes de começar algum estudo 🙃. Parabéns pelo trabalho. Ótimo conteúdo sempre!
Gente como algo tão simples para nós e tão ruim para eles, vendo minha filha caçula nessa fala da campainha quando coloco algo fora da ordem dela. Não tenho laudo ainda
Boa noite! Eu fui diagnosticada com TEA, no ano de 2023, aos 57 anos. Levei um susto! Recentemente, na Casa Espírita Espírita que frequento, mudaram as cadeiras. Não gostei. Preferia os bancos de madeira. É um tipo de rigidez?
Pior aconteceu comigo Fui em um culto de visita Ao chegar vi todas as cadeiras de cor vermelha Sai de lá e nunca mais voltei Me senti mal ao ter que sentar em uma cadeira vermelha Isso e rigidez?
A entrevista teve boa intenção, mas muito pouca prática de como é feita a intervenção para redução da rigidez, o por quê ela ocorre, qual tratamento tem mais evidência científica de funcionamento, etc.
Ela falou que devido à dificuldade de lidar com as questões para eles a mudança é mto incômoda, porque demanda novamente começar do zero a lidar... E dá mto trabalho para eles, e confusão, cada vez que recomeça algo. Quer dizer casa vez que muda é recomeçar do zero... praticamente.
acredito que tenho asperger , e o que incomoda é que quando outras pessoas mexem nas nossas coisas que estão do nosso jeito perdemos imediatamente o interesse , então por isso acho melhor não contradizer autistas em objetos pessoais deles , mas no resto tem que trabalhar isso .
Procura um neuro mas isso não te torna um autista pois um autista por mas leve que seja e muito mas que isso eu não gosto que mexam nas minhas coisas gosto de colocar tudo em ordem por cores só como e bebo no mesmo copo não gosto de barulho e nem de ficar com pessoas não tenho amigos gosto de ficar dentro de casa sou muito rígida com tudo tenho comportamentos diferente de outras pessoas mas o médico não sou autista meu filho e autista nível um tem os mesmos comportamento sendo que tem outras coisas um comportamento não te dá o diagnóstico de autista um comportamento isolado não e o suficiente mas procura um neuro esse comportamento que todos dizem que o autista tem e muitos se reconhecem não e só oq os outros contato pois atrás disso tudo e muito mas os choros os gritos as agressões as auto agressões a irritabilidade e muito mas que só manias
@@juhhhsilva5907 Mas eu suspeito muito que sou exatamente por isso , levei meu filho a psiquiatra depois de assistir vídeos sobre o assunto e ela disse que realmente tem grandes chances dele ter , como nos vídeos tb identifiquei problemas e comorbidades em mim já aceitei o fato , só falta a confirmação de exames neurológicos, que se Deus permitir tb teremos mas já estamos indo em psiquiatra , pq mesmo em nível leve as nossas vidas são muito difíceis por causa dos sintomas .
Não consigo contratar faxineira pra limpar minha casa. Nao gosto de ninguém mexendo nas minhas coisas, nao gosto que arrumem diferente do que eu faço, nao gosto que me ajudem, gosto de arrumar sozinha, do meu jeito... É muita rigidez nesse aspecto.
Podcast bem bacana, mas se faz necessário o apontamento sobre quando a Dr. fala sobre sobre a cor do lápis de cor e fala “cor de pele e rosa”. Essa fala, ainda que não intencional é uma fala racista, é lápis bege, porque cor de pele há diversas. Sucesso pra vcs!
A a rigidez qdo é de pensamento, acreditem, é muito mais difícil de trabalhar
O desafio se torna menor quando respeitamos as vontades e os limites de cada autista! Qdo pararmos de "impor" nossas vontades, o desafio é menos!!
Meu filho tem um monte de rigidez. Ele sempre tinha que descer do carro pulando, mas ele muito pequeno não conseguia pular. Aí era um choro desesperado. Até eu ter a ideia de eu descer do carro primeiro e segurar a mão dele pra ele conseguir pular. Agora ele não tem mais essa "mania". Tinha que descer os degraus da sala pra copa pulando. Se ele esquecesse ou alguém levasse ele andando, ele voltava pro início dos degraus e descia pulando. Outra coisa que ele não entende, quando eu chamo ele de gatinho, no sentido de bonito, ele responde, não sou gatinho, sou Mathias! 😅
Respondendo a comentário:Esses profissionais são de Classe média alta.Nunca colocatam o pé numa periferia na vida.Eles veem a vida pelo prisma do seu meio ambiente.Não consigo acreditar que eles não possam fazer trabalho voluntário denyro de sua áreas
Ou tarifas solidária para quem não possa pagar principalmente no caso de Autismo.Sempre fui voluntária em ações comunitária
Há mais de 40 anos
Gosto do trabalho da Mirela.Mas não se levanta esse tópico
Sou paciente psiquiatra há 30 anos
Não sei como esses profissionais não conseguem ver as necessidades das famílias pobres que mora na periferia
Os estudos são caros sim
Mas para quê esses estudos se o conhecimento só é aplicado pata quem possa pagar
.Esses profissionais talves pudessem doar 3 horas na semana para ser solidários com quem precisa
Abraços à todos e todas.
Oi. Sou tia de autista, e somos pobres. Sofro muito em ver meu sobrinho não recebendo a atenção devida que acho que ele precisa. SUS até oferece algumas coisas básicas(fono, psico), mas todos com muita demora.
Entendo perfeitamente seu posicionamento, mas, te garanto, não basta apenas doar 3 horas do dia ou da semana. Envolve muito mais. Falo porque atuo em associação de bairro onde moro e geralmente a justificativa de que "não tem dinheiro para pagar", vira justamente uma mera desculpa quando "o de graça surge". Basta a gente conseguir "o de graça" que aparece pais, pessoas e até profissionais para falar mal, atrapalhar e impedir que o de graça ocorra. Por outro lado, pense, esse de graça é uma mentira, porque para ele ocorrer alguém tem que pagar, vai sair do bolso de alguém, porque fazer coisas de graça não é sustentável à longo prazo e nem gera gratidão nas pessoas. Por muito tempo de experiência te garanto, basta alguém falar que vai fazer de graça que vira problema e acaba não acontecendo como deveria acontecer. Sou a favor de se cobrar uma taxa mínima nem que seja 15, 20, 30 reais por mês com 1 sessão por semana, do que fazer de graça. Assim tenho feito aqui, e as pessoas pagam e saem felizes. Trabalho com musicoterapia e não importa se é uma criança que 15 ou 50 por mês, eu atendo da melhor forma possível.
Seria muito bom se tivessem clínicas pra família pobre porque não as terapia são caras
Pois é, ninguém sabe se terá um filho típico ou atípico. Melhor pensar antes de ter filhos...
Concordo plenamente!
@@carlacunhacosta4574 nesse caso os pobres não podem ter filhos 😂😂😂😂 interessante seu pensamento
Ainda bem que meus pais não pensavam assim. Sou autista descobri aos 43 anos e consegui sem terapia alguma evoluir, tenho nível superior e sou servidor público, tenho uma família linda. Teria sido mais fácil se tivesse terapia na minha época, porém com amor e carinho e o mais essencial sem tratar seu filho como coitadinho ele vai se dar bem. Trate ele sempre como os demais, ele não é incapaz ele é mais lento e enxerga o mundo de outra forma.
@@wederferreiradasilva1435 Isso mesmo!
É tão bom ouvir dos outros e não se sentir tão sozinha nestes desafios ❤️🙏🏻 de mãe
Apenas um adendo: A Arteterapia é muito útil na terapia com crianças autistas! O Arteterapeuta é o profissional capacitado e perfeitamente preparado para interpretar e entender o desenho e muitas outras coisas que acontecem no setting terapêutico e sim, muitos escolhem o caminho artístico como expressão na vida! Tenho alguns pacientes e muitos exemplos de autistas que seguiram por este caminho e tudo começou na terapia com Arteterapeuta! Parabéns e obrigado por trazer luz à esta forma de terapia !🎉🎉🎉🎉
Oi
Aonde fazer uma especialização em arte terapia?
Excelente canal, sempre trazendo ótimas abordagens e entrevistas esclarecedoras.
Nossa, sensacional esse podcast!! Parabéns Mirela e Dra. Luciana 👏👏👏
Ótimos insights apresentados! Digo isso especialmente pela desconstrução dos componentes do raciocínio abstrato a partir de elementos concretos. Tenho TEA 1 + AH/SD. A rigidez por matiz de perfeccionismo é uma realidade terrível. Desde minha infância, meus pais (ainda sem sabermos o diagnóstico) sempre trabalharam a flexibilidade comigo e a importância de lidar com imprevistos. Isso me ajudou bastante e sou-lhes sumamente grato por tudo. Hoje, felizmente, tenho acesso a terapias que também me ajudam bastante. Ainda assim, a questão do estado basal é muito verdadeira. Se paro de estimular essa flexibilidade, volto muito naturalmente ao meu “funcionamento padrão”, que para mim é bem tranquilo (e tranquilizador), mas que tenho aprendido ser um entrave em meio social. Outra coisa: a expressão artística é também um meio muito interessante. Mas observei que sempre tenho a mesma rotina quando me sento ao piano antes de começar algum estudo 🙃. Parabéns pelo trabalho. Ótimo conteúdo sempre!
Já... 100% escrito.
Boa noite !E como podemos ajudar a criança nessa rigidez?
Meu tema preferido dentro do TEA, gostaria de mais sobre o assunto!
Podcast maravilhoso!!!!! Obrigada por tanta informação! ❤
Aqui no meu estado temos associações sem fins lucrativos, eu trabalho em uma que oferece terapia em ABA.
Ótimo.. adorei as dicas dos jogos .. tenho uma filha que se prende muito ao concreto
Teriam por gentileza a indicação das clínicas que trabalham com ArteTerapia
Gente como algo tão simples para nós e tão ruim para eles, vendo minha filha caçula nessa fala da campainha quando coloco algo fora da ordem dela. Não tenho laudo ainda
Muito bom
Boa noite! Eu fui diagnosticada com TEA, no ano de 2023, aos 57 anos.
Levei um susto!
Recentemente, na Casa Espírita Espírita que frequento, mudaram as cadeiras.
Não gostei. Preferia os bancos de madeira.
É um tipo de rigidez?
Eu já desconfiava de mim... EU AMO SER AUTISTA!
Sim é
Pior aconteceu comigo
Fui em um culto de visita Ao chegar vi todas as cadeiras de cor vermelha
Sai de lá e nunca mais voltei
Me senti mal ao ter que sentar em uma cadeira vermelha
Isso e rigidez?
Cadê vocês no deezer? :c só tem EP até dezembro
👏👏👏👏👏👏
“quando eu estava no meu calvário da campainha” 😂😂😂😂
Um bebê tbm tem toque ou rigidez cognitiva?
A entrevista teve boa intenção, mas muito pouca prática de como é feita a intervenção para redução da rigidez, o por quê ela ocorre, qual tratamento tem mais evidência científica de funcionamento, etc.
Ela falou que devido à dificuldade de lidar com as questões para eles a mudança é mto incômoda, porque demanda novamente começar do zero a lidar... E dá mto trabalho para eles, e confusão, cada vez que recomeça algo. Quer dizer casa vez que muda é recomeçar do zero... praticamente.
Eu gostaria de receber indicação de curso para mãe, por gentileza. Moro em BH. Obrigada!
@@magnacampos6306 Maira gaito tem cursos para pais .
acredito que tenho asperger , e o que incomoda é que quando outras pessoas mexem nas nossas coisas que estão do nosso jeito perdemos imediatamente o interesse , então por isso acho melhor não contradizer autistas em objetos pessoais deles , mas no resto tem que trabalhar isso .
Procura um neuro mas isso não te torna um autista pois um autista por mas leve que seja e muito mas que isso eu não gosto que mexam nas minhas coisas gosto de colocar tudo em ordem por cores só como e bebo no mesmo copo não gosto de barulho e nem de ficar com pessoas não tenho amigos gosto de ficar dentro de casa sou muito rígida com tudo tenho comportamentos diferente de outras pessoas mas o médico não sou autista meu filho e autista nível um tem os mesmos comportamento sendo que tem outras coisas um comportamento não te dá o diagnóstico de autista um comportamento isolado não e o suficiente mas procura um neuro esse comportamento que todos dizem que o autista tem e muitos se reconhecem não e só oq os outros contato pois atrás disso tudo e muito mas os choros os gritos as agressões as auto agressões a irritabilidade e muito mas que só manias
@@juhhhsilva5907 Mas eu suspeito muito que sou exatamente por isso , levei meu filho a psiquiatra depois de assistir vídeos sobre o assunto e ela disse que realmente tem grandes chances dele ter , como nos vídeos tb identifiquei problemas e comorbidades em mim já aceitei o fato , só falta a confirmação de exames neurológicos, que se Deus permitir tb teremos mas já estamos indo em psiquiatra , pq mesmo em nível leve as nossas vidas são muito difíceis por causa dos sintomas .
@@juhhhsilva5907Sou exatamente assim como você te descreveu
Mas tenho laudo de Síndrome de Asperger
E tenho 2 filhos com suporte de nível moderado
Não consigo contratar faxineira pra limpar minha casa. Nao gosto de ninguém mexendo nas minhas coisas, nao gosto que arrumem diferente do que eu faço, nao gosto que me ajudem, gosto de arrumar sozinha, do meu jeito... É muita rigidez nesse aspecto.
Ter ideias fixas sobre coisas da vida é um tipo de rigidez? Não mudar de opinião...
Podcast bem bacana, mas se faz necessário o apontamento sobre quando a Dr. fala sobre sobre a cor do lápis de cor e fala “cor de pele e rosa”. Essa fala, ainda que não intencional é uma fala racista, é lápis bege, porque cor de pele há diversas. Sucesso pra vcs!
Eu também tiro foto depois ela faz igual ou nem faz mais.
Achei que ia -falar da rigidez no sistema nervoso pelo nome-não o rigor teórico raciocinado...veja bem....?
Tenho rigidez cognitiva = ODEIO A IDEOLOGIA ESQUERDISTA (sou vítima viva dessa desgraça); ODEIO BURRICE; ODEIO MENTIRA E FALSIDADE; ODEIO INJUSTIÇAS; etc.