na verdade a mãe dela também nasceu fora. foi durante a ditadura militar, senão me engano. os artistas estavam sendo perseguidos e a maria gladys teve que sair do brasil durante a gestação
a kaya scodelario também, inglesa filha de mãe brasileira, sabe falar português (inclusive com sotaque de interior de são paulo) e não fica se pagando de latina dios mio
Verdade, a Cidade do México hoje em dia mesmo é mil vezes melhor que NY e LÁ por exemplo. Simplesmente cansada desse povo, acho que está na hora de insulta-lós também que o país deles tem muito 🗑️por um lado mais que nosso, aff!
Até a Zoe Saldaña, no discurso dela do golden globes, deu uma mega forçada no sotaque dominicano, porque ser latina está na moda agora que o filme dela é considerado "internacional"...
Eu soube do assunto em um vídeo em espanhol mesmo, de um cara latino, que exemplificou muito bem o que era a cultura latina (também tinha imagens de nós, brasileiros). O que muitos norte-americanos não entendem é que nós latinos passamos por ditaturas, violência, fomos colônia de exploración, temos como base uma cultura marcada por miscigenação africana, europea e indígena provocada pelos europeus, e esses meslos europeus mataram nosso povo indígena, abusaram dos nossos recursos naturais, implementaram o catolicismo, etc. Coisas que não aconteceram lá. Os EUA são uma cultura de povoamento e todos os outros aspectos que eu citei aconteceram de forma diferente, o que fez com que TUDO lá fosse diferente. Não tem comparación com a nossa gente. E isso que eles não entendem e se recusam a entender. Que eles criem um termo diferenciado para se denominarem e estaremos tranquilos com isso.
eu concordo com voce. Moro na Italia ha quase 10 anos e a primeira acao minha foi falar italiano. Nao se pode inserir em uma cultura sem falar a lingua. Tenho cidadania italiana portanto devo falar italiano.
Ela fala espanhol mas não fluente, sempre terá sotaque americanizado. E é muito difícil não ter sotaque nenhum sendo que não nasceu no país de origem do qual sua família mexicana pertence. Tanto que cantar espanhol é mais fácil do que falar pra ela. Pros americanos brancos ela sempre será latina mesmo nascendo lá como cidadã americana. Então qualquer filho de pai ou mãe brasileiro será tratado do mesmo jeito, mesmo sendo ensinado a falar português básico é difícil não ter o inglês como primeira língua.
Por que Selena não chorou, há muitos anos, durante a construção do muro no primeiro mandato do Trump? imigrantes são deportados diariamente, por que a Selena só lembrou de chorar agora?
Porque agora está o regime do terror e ódio lá contra todos os latinos. Ela sempre foi defensora pelo tratamento com dignidade aos imigrantes. Ser ilegal não é crime, é uma contravenção civil em qualquer lugar. Mas esse governo está fazendo uma caçada tratando todos no mesmo balaio como fossem lixos criminosos ofensivos..
Ou será q está precisando ajustar o remedio? Ela já declarou q tem transtorno mental, se não me engano bipolaridade. Ela pode não estar na melhor fase…
Sou descendente de eslavos, mas não sou eslava. Nunca fiz parte da comunidade nem aqui no Brasil. Não falo a língua e entendo pouco da cultura em si. Nunca nem fui para o país, apesar da vontade. Enfim, o Brasil vive uma pluralidade de origens, mas precisamos entender e aceitar nossa "brasilidade". Sou brasileira, e grata por este país ter recebido meus avós. 💚🙏🏻
Bem isso. Eu msm sou negro e esse papo de ancestralidade africana que muitos preto tem não cola comigo não. Nasci no Brasil e as coisas daqui (msm elas sendo uma mistureba) que tão enraizadas em mim, em especial do estado onde nasci e vivo até hj.
Até que enfim, alguém falando sobre as contradições do oportunismo social e identitário que muitos artistas usam na mídia. E ficam só reforçando estereótipos. JLO é o melhor exemplo desta hipocrisia.
Eu achei engraçado a desculpa do diretor do filme Emília Pérez, sobre o motivo dá não escalação de atores mexicanos. Segundo ele, não tinha atores qualificados para interpretar os personagens no México, mais escolheram a Selena Gomez que é americana e não fala espanhol, e Zoe Saldanha que também é americana e fala espanhol com sotaque.
Um amigo meu, gaúcho, descendente de italianos, cabelo e olhos claros, quando fazia o doutorado, morou nos EUA e lá descobriu que era latino-americano.
Precisou sair do país,ainda mais já no nível de doutorado pra saber? Eu também sou gaúcha e tenho essas características e sempre soube que sou latina americana.😁
@@alessandrar3200, pois é. Mas infelizmente existem muitos gaúchos, catarinenses e paranaenses que, como muitos argentinos, acham que nos EUA serão tratados como brancos ou europeus por causa da cor da pele. De repente, descobrem que são tão latino-americanos quanto os mexicanos, os bolivianos e os brasileiros do nordeste.
Para deixar claro: ele sabia "teoricamente" que quem é falante nativo de qualquer das línguas neolatinas é latino; sabia também "teoricamente" que, se esse falante nasce no Brasil ou em países hispano-americanos, ele é latino-americano. Mas o que ele descobriu, nos EUA, não foi algo da ordem do conhecimento teórico, mas da ordem da vivência prática do que significa ser latino-americano lá; foi a violência do racismo e da xenofobia com que são tratados indistintamente todas as pessoas oriundas de países situados ao sul dos EUA. Em suma, lá ele descobriu o que é ser vítima de racismo, coisa nunca lhe acontecera no Brasil.
4:29 Shakira disse numa entrevista que estudou português por 5 anos. Por que? Uma língua de tão poucos países. Possivelmente por respeito aos fãs dela também...
A motivação foi econômica / financeira. A Shakira viu o brasil (corretamente) como enorme potencial para venda de suas músicas e shows. Investiu no português e fez enorme sucesso aqui na década de 90
Brasil foi um dos primeiro países que ela estourou de verdade na América do Sul, ela disse que isso ajudou a criar uma curiosidade e interesse por aprender português , segundo ela , foi muito intrigante pra ela saber que apesar de o Brasil não falar espanhol as músicas dela faziam muito sucesso pq o natural seria fazer sucesso nos outros países latinos que falam espanhol e depois chega aqui , mas no caso da Shakira ela pulou essa etapa e se tornou grande no Brasil antes mesmo de ficar grande em outros países latinos
É aquela coisa do querer aprender neh, Anne Taylor joy, se não me engano a avó dela é da Argentina, quis aprender o espanhol e fala muitooo bem, mas vc não vê ela bancando a garota latina quando convém. Adoro Selena e amo jlo, fizeram parte da minha vida criança e adolescente mas forçam demais, principalmente a jlo.
5:06 Sou filha de imigrantes, uma peruana e um boliviano. Sou a primeira geração brasileira da família e nunca me identifiquei muito brasileira por vários motivos: sofri muito preconceito desde que entrei na escola, onde as crianças me zoavam porque eu não sabia falar português (embora sendo brasileira, como meus pais eram de língua hispânica, era em espanhol que a gente sempre se comunicou em casa, até hj é assim), eu era chamada de Bolivia na escola, eu tinha os traços diferentes, minha casa tinha um mix na decoração peruana com boliviano, com muitos deuses indígenas, lugares sagrados dos andes, etc. Eu cresci escutando grandes nomes da música latina e espanhola como Mercedes Sosa, Luis Miguel, Julio Iglesias, Cóndor Pasa e muita, mas muita música andina... Meu pai tinha um grupo de música folclórica andina e boliviana, ele tocava em festa das nações, festas bolivianas e no centro de São Paulo, os amigos da família eram em grande parte outros imigrantes principalmente da Bolívia e Uruguai. Eu achava arroz, feijão, batata frita e bife muito exótico, ficava feliz quando comia na casa de alguma amiga da escola, pois por mais que eu pedisse pra minha mãe fazer o prato, o tempero e gosto eram totalmente diferentes. Minha naturalidade é praticamente um erro geográfico, hahahaah. Hoje tenho minha própria casa e as coisas que costumo cozinhar são da cultura peruana, mas claro, como comida brasileira tbm, escuto música brasileira (ainda assim escuto muito mais músicas em espanhol ou inglês), hoje em dia tenho sotaque paulistano e fiquei com um sotaque no meu espanhol que não é de brasileiro, é um sotaque próprio, com o que eu aprendi em casa e com tava tá gente de fala hispânica que me rodeava. O que não posso negar é a gramática. Eu falo do jeito que aprendi, então sei que cometo alguns erros gramaticais. E minha escrita em espanhol é bem ruim tbm, tenho muito que melhorar 😢.
E vc se considera o que? Com todo respeito do mundo, mas pelo seu relato você não parece se ver como brasileira. O que reforça a minha ideia de que mesmo dentro da América Latina as diferenças de nacionalidade, principalmente em relação ao Brasil, que tem um idioma diferente e não consome a cultura latina hispânica há uma diferença de etnia.
Oi Susana, eu fico muito triste e decepcionada que você tenha sido tratada assim pois o Brasil é feito de imigrantes. Espero que você tenha tido boas experiências também, eu amo meu país e tenho muito orgulho da nossa riqueza cultural, que é resultado também da nossa diversidade. Um abraço.
Te entendo... Vivi isso com minha família... Somos chilenos nem a fisionomia ajuda a me identificar (sempre perguntam se sou japonesa e, se realmente sou chilena pq não sou morena 😢).. No fim não somos de nenhum lugar... No Chile - sou brasileira No Brasil - sou chilena.... Mas fui criada como chilena, aprendi a me comunicar inicialmente em espanhol.... Vejo condutas de jovens brasileiros com a própria família, que jamais seriam aceito na minha comunidade (lembrando que ninguém é perfeito e não quero polêmica) Mas, ao mesmo tempo sou grata por ser brasileira e poder falar, vários idiomas sem muito esforço e ter a malícia que a sociedade brasileira nos faz aprender...
12:09 o ranço dos americanos que acham que Latino é tudo igual (fisicamente), prova da falta de conhecimento. Não é seu tom de pele que te torna Latino americano, uma pessoa com ascendência japonesa no Brasil é mais latina que uns artistas de Hollywood aí com pele bronzeada e corpão mas que não sabem 1% da cultura (ainda por cima comemoram o Natal no dia 25)
Discordo, mesmo o branco daqui se for pra lá será classificado pelo sistema como latino porque a cor da pele não é relevante como aqui. Tanto que muitos imigrantes já fizeram vídeos falando sobre essa questão nas redes, é muito mais complexo definir etnia.
@@arainhadelicia pelo o que eu vejo nas redes sociais os norte americanos consideram a Anya não latina justamente por ela não se encaixar no esteriótipo de mulher latina na visão deles
@@moniqueribeiro7065 então você não discorda. Pq meu comentário é justamente sobre ter várias “formas” de latinos. Quando digo que os americanos tem “mania de achar que latino é tudo igual” não significa que, ao ver uma pessoa com aparência X que é latina eles deixam de considerá-la latina por não se encaixar no estereótipo, mas sim de acharem que para eles terem um “Passing” latinos eles precisam se parecer de tal forma (como é o caso da Jennifer Lopes fazer bronzeamento e maquiagem pesada, por isso coloquei a minutagem).
Moro em SP, no Brás. No meu prédio tem uma comunidade chinesa muito grande, muitos nasceram aqui no Brasil nas estão super inseridos na cultura chinesa, falam mandarim em casa (escuto eles falarem em mandarim o dia todo no prédio), frequentam escolas chinesas, comem comidas chinesas, comemoram feriados chineses e sempre que podem vão para a China. Essa é a diferença.
O que aprendi na escola é que latinos são as pessoas originárias de países cujo idiomas derivam do latim. Além da América Latina também estão incluídos os países latinos da Europa latina (Portugal, Espanha, Itália, Romênia e França, por exemplo).
Enquanto essa definição também está correta, no geral, aqui na América (o continente), quando falamos sobre latinos, no geral estamos nos referindo aos latino-americanos, e falamos só latinos pra encurtar.
@@luizaabrantes7415sim, a América do sul popularizou o nome latino, falamos apenas latino pq o mundo já sabe que estamos nos referindo a América do sul
Mexicana que honra a sua história é a Salma Hayek. Ela é casada com um francês teve filha com ele e a moça fala espanhol perfeitamente. Tem até vídeos aqui no TH-cam as duas dando entrevista 100% em espanhol. Agora sobre a Frida acredito que os mexicanos por serem a grande maioria de católicos não a aceitam tão bem pq para a época que a Frida viveu ela era a frente de seu tempo. Há relatos de que ela tbm seria bissexual. E sexualidade no México ainda é tabu.
O povo desse filme estão desesperados, a atriz transexual não lembro o nome, criou uma fic que a equipe da Fernanda estava criticando o filme dela, como se alguém precisasse 😂😂😂😂 uma bomba! Um horror ate a Maria do Bairro é menos clichê e caricata que Emilia Pérez, Perez por Perez eu Prefiro Cinderela Baiana.
Éh! Não acho certo isso não! Queria saber se topariam sofrer as mesmas coisas que o povo Latino sofre. Colher a cultura, o lado bom pra se valer dela é mole! Quero ver a lutar todos dias como lutamos!
Você tem bom senso , argumenta clara e logicamente . Sua interpretação é inteligente são alívio nos dias de hoje! Obrigada ! Adoro sua presença online ♥️
Mas a quentão da Frida/Carmem miranda. É o mesmo que acontece com Roberto leal em Portugal. Viraram ícones fora do pais mas dentro do pais é só mais um.
A Carmen Miranda é portuguesa e veio ao Brasil com 4 anos, onde passou uma boa parte da vida. Ela sempre teve identificação com o nosso país. Tanto é que quando ela foi EUA, ela cantou uma música dizendo que ela voltou americanizada. Ela ficou muito magoada na época.
@@marciavargas2300ela é brasileira,foi criada no Brasil e na cultura brasileira,a Virgínia Fonseca nasceu nos Estados Unidos e nem por isso é estadunidense
Olha, eu sou muito fã da Selena, mas ela não é latina nem aqui, nem na China. Os avós paternos dela são mexicanos. Porém, os pais se separaram quando ela tinha 7 anos, quando foi viver com a mãe em Los Angeles devido ao início da sua carreira artística. Até os 7 anos ela era fluente em espanhol e vivia na cultura hispânica, depois disso virou estrela de Hollywood e parece não ter relação próxima com o pai e nem com a família paterna, digo isso pelo que ela mostra nas redes sociais, notícias e no seu documentário, o pai e a irmã por parte de pai nunca aparecem, já a mãe e a irmã por parte de mãe estão sempre presentes.
Minha mãe tem origem cigana, nem eu, nem ela nem meus tios saímos dizendo que somos ciganos, não vivemos nessa cultura, os males que afligem eles socialmente não nos aflige, a realidade deles não é a nossa. Temos orgulho de nossas raizes , ajudamos e engajamos não luta deles, não como ciganos mas como apoio
A selena tem sim contato com a família paterna inclusive a tori gomez tbm é atriz e vire e mexe a selena vai ate ela acompanhar...vcs dizem serem fas, mas n são, mts comentários de pessoas q de fato n sabem o cotidiano da mulher e dão palpite com achismo.
Talvez eu não tenha sido clara, mas foi feita uma comparação entre o contato com as famílias. Não estou em uma competição por quem é mais fã da Selena. E se ela é tão próxima da família paterna devia ter aprendido a falar espanhol com eles para não ter esse espanhol sofrível do filme.
Oi Greg!!! Adoro o seu canal!!! Achei super interessante esse vídeo da Selena, principalmente essa questão da visão dos mexicanos em relação aos americanos usarem da cultura latina e sobre a Frida também. Mas acho que vale também uma reflexão do lado de quem mora no país e é descendente de uma família estrangeira. Não sei se a Selena passou por isso, mas aqui na Alemanha todos os descendentes de imigrantes, mesmo que por muitas gerações, não são tratados como alemães. Nascidos aqui e integrados, falam o idioma alemão mas são tratados como estrangeiros, principalmente os turcos. Os turcos estão na Alemanha há pelo menos 4 gerações e ainda sofrem preconceito. Talvez isso também aconteça nos EUA. O problema são os artistas usarem essa latinidade para monetizar. Mas a realidade é que as pessoas e suas famílias são sempre lembradas pela sociedade que não pertence ao país que moram. É triste demais.
Mas isso é uma questão de xenofobia, não é uma questão de identidade. A visão que os europeus e os americanos tem dos latinos não pode definir quem é latino ou não. Eles fazem porque estão escorados, nos caso dos americanos, na primeira emenda e em questões cultuais que perpetuaram o preconceito.
Eu ainda acho que o filme tem chances de levar o Oscar, porque ele traduz toda uma militância vazia que faz sucesso em Hollywood. O filme é feito completamente em cima de estereótipos; não representa bem os transexuais, muito menos os mexicanos. Porém, ainda assim está sendo aclamado pelos estadunidenses brancos e privilegiados. Essas pessoas não estão interessadas em conhecer a realidade daquilo que retratam (vide o diretor dizendo que "não precisa pesquisar nada sobre o México porque já conhece o que vai retratar"), estão somente interessadas em fazer um filme sobre aquilo que acham ser os mexicanos e os transsexuais, sobre a imagem que já têm dessas pessoas, para depois poder dar carteirada de inclusivo. Acho que vai levar pelo menos alguns prêmios por conta disso, mas eu achei o filme ruim.
💙 O período que Fridda viveu nos EUA foi com Rivera, nem mais, nem menos. 💛 Os países da América Latina que não falam português ou espanhol: A Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa. 💚 Você já viu o vídeo magistral de uma atriz mexicana fazendo uma paródia sobre Emília Perez? recomendo!!! ❤ Amei o vídeo!!! ❤
Acrescendo tb que tem algumas pessoas , em especial os americanos não devem nem saber que francês tb é uma língua latina, senão tb teriam colocado a Guina Francesa e o Haiti no balaio. Alias, foram os franceses que cunharam o termo américa latina. Claro, franceses, espanhóis, italianos, romenos, portugueses são todos latinos europeus, a diferença é são brancos latinos europeus.
Francês também é uma língua latina. A diferença é que a população desses países é majoritariamente negra. Então para os americanos eles não são latinos, são negros. Essa é a prova que a classificação tem mais a ver com raça do que outra coisa.
@@andreacarreiro5436 , sim são negros, mas já vi negros brasileiros falando que os negros dos EUA não os consideram negros mas sim latinos. Resumido, estadunidense adora criar " raças" e quer colocar cada 1 numa caixinha criada por eles.
Ela nunca fala do México, só fui saber que ela era neta de mexicano pq no seriado Os Feiticeiros de sei lá, tinha episódios sobre a cultura mexicana pq a mãe dela na série era Nascida no México
Primeira vez vendo seu canal e gostei bastante do seu vídeo e como você abordou o assunto. É muito "engraçado" você resgatar suas origens somente quando convém, quando vai ter algum tipo de retorno
Meu filho mudou para a Espanha com meu neto ainda bebê. Em casa eles só falam português pra que meu neto, que é brasileiro, continue falando português. Na escola ele fala espanhol e catalão, mas entre eles, só português.
@@JustMeAri sim, em casa ele come comida brasileira. 😊 Acredito que expor a criança à cultura e língua do país de origem depende dos pais. Além de ter um idioma a mais, né? 😊
Exatamente: a mãe é pra Brasileira, ela não. É americana ou descendência brasileira. Se tivesse nascida aqui seria o contrário: brasileira com descendência americana.
Gregório, eu com cidadania: Suíça, Portuguesa e Italiana. Nunca apropriei culturalmente pois sou nascida e nata em São Paulo, que aliás mesmo com pais do Rio de Janeiro. Somente tenho a apropriar de tudo que me tornei. Mesmo falando alemão e italiano com C1 em Proeficiência, essas duas foram consequências da Minha Vida e então fiz por integração. Por isso o que Selena faz é erradissimo. Ela pode sim mostrar sua opinião e pesar pela sua descendência, mas ela não é Mexicana
Acho esse povo muito lacrador! A família da Gisele falava alemão em casa, ela fala português com os filhos! Mas acho que é coisa de americano isso! Dona Hailey não fala português! E devia, pq ia quebrar a internet! Imagina um vídeo em português? Alfred Enoque fala português fluente! Pertencer a uma cultura inclui muitas coisas. Meus padrinhos são portugueses, um dos filhos e alguns netos fazem parte do centro de cultura português. Eles dançam fado, aprendem a tocar e dançar! Um dia estavam dançando na festa dela! Isso é pertencer!
Legal. E concordo, infelizmente é coisa de americano mesmo. O afilhado da minha irmã é filho de brasileira com americano, mas a mãe brasileira dele tem toda uma descendência portuguesa, levou o afilhado da minha irmã para ser batizado em Portugal com o restante da família (e graças a isso tive minha oportunidade de conhecer Portugal) mas não é capaz de falar em casa em português com o filho e nem faz questão.... aff ..acho o fim.
É uma coisa bem cultural mesmo, a maioria dos imigrantes não passa o idioma aos filhos norteamericanos. Conheço muitos estadunidenses filhos ou netos de imigrantes que não aprenderam o idioma dos seus pais/avós. Ou eles (filhos) não tinham interesse, ou pais não tinha interesse em ensinar os filhos. Acontecia muito dos dois. Sou brasileira filha de imigrantes de língua hispânica, meu primeiro idioma é o espanhol, falo fluentemente, mas cometo alguns erros gramaticais principalmente na escrita já que não fui alfabetizada ou nunca estudei espanhol. Já morei nos Estados Unidos, e por uns anos estudei inglês para falantes de outros idiomas. Lá conheci uma brasileira que morava nos EUA fazia mais de 13 anos, era casada com um estadunidense mas mesmo assim não falava inglês. Ela tinha 2 filhos, uma criança e um adolescente, e ela disse que estava frustrada porque se sentia sozinha, já que não conseguia se comunicar com marido ou filhos. Ela não havia ensinado português aos filhos. Ela estava no nível 4 de inglês (onde estudávamos ia do 1 ao 8). ela me disse que estava realizando aquele nível pela 3a ou 4a vez, e tinha repetido os outros níveis também. Conheci muitas outras mulheres latinas em situações parecidas, com a diferença que pelo menos conseguiram se comunicar minimamente com os filhos.
@@lopezsusana eu só consigo pensar que uma mulher nessa condição tá praticamente escravizada. pq como vc vive um casamento com uma pessoa sem falar um idioma em comum? que loucura!
Esse vídeo da SG é o puro suco da vergonha alheia! Ela nunca se preocupou com ações afirmativas de incluir latinos nos empreendimentos dela. Isso tudo foi para atrair buzz para esse filme pavoroso da Emília Perez.
A Frida era comunista, feminista, bissexual e PG(pega geral). Adoro! ❤ E sobre a cultura latina, como aqui no Norte do Brasil a gente conseguia sintonizar rádios de países vizinhos e caribenhos, têm artistas venerados por aqui que provavelmente o resto do país nunca ouviu falar como Rossy War, Les Ainglons, Midnight Groovers e outros.
Excelente vídeo Greg, esse ponto de vista acho que muitos desses artistas só usam a imagem dos latinos quando lhe convém, então percebo certo oportunismo.
Só que nos EUA é diferente, não é igual aqui ,por exemplo a Jeniffer Lopez nasceu nos EUA,mas os pais de porto rico,logo ela é latina porque os pais são
@@LauraLaura-hl9fenão é assim que funciona la não, tanto que la você consegue nacionalidade por nascença, ela nasceu nos EUA e é norte americana, não é latina e não importa oq eles pensam
Da mesma forma que milhões de brasileiros descendentes de europeus não são europeus por isso, filhos e netos de latinos nascidos e criados nos EUA não são latinos, nasceu no Brasil é brasileiro, nasceu nos EUA são estadunidenses, simples assim existem casos de filhos de latinos nascidos em outro país que estão 100% inseridos na cultura latina fala o português ou espanhol fluente que podem se considerar latinos por viverem a cultura, dupla nacionalidade e segunda língua, ok, agora essas pessoas que não estao nem aí pra cultura e não faz questão de aprender o idioma quer ser latino quando convém não é latino
Não tem muito o que discutir. Veja: os filhos de Gisele Bundchen são latinos? Não são e ponto. Selena Gomez não é, assim como qualquer pessoa que não nasceu na América Latina não é. Pode ter ascendência latina, algum tipo de apego emocional com a região, mas é só.
Selena nao honrou a artista que inspirou o nome dela, Selena Quintanilla, que apesar de ter nascido nos Estados Unidos, ela fez questão de aprender espanhol e soube valorizar de fato as suas origens.
Pas-sa-da q a Selena e a JLo nem espanhol falam, mas entendi q isso é marketing até por conta do preconceito americano, e tb de se identificar com a parte da população latina q vive nos EUA e conseguir público pelo menos dentre esses.
Olá Greg querido, adoro seu canal e estou sempre assistindo seus vídeos, parabéns pelo trabalho... Só queria acrescentar algo sobre Carmen Miranda que apesar do sucesso fora levando o nome do Brasil ela era Portuguesa
Minha avó era indígena, andava com os peitos para fora 😂😂😂 só usava blusa quando ia na cidade e eu não sou posso dizer que sou indígena, até para isso tem que ter documentação e não é nada fácil conseguir nem mesmo tendo descendência. Tenho um tio por parte de vó que conseguiu a documentação e vive em reserva indígena, mora lá, tem família e tudo mais. Não é só chegar e dizer quero ser indígena, como ele disse a gente tem que no mínimo conviver no nosso cotidiano com a cultura para ser considerado parte dela.
Existe aí um imaginário do que é a _aparência de um latino_ mais do que uma ligação real. Um exemplo claro: Alexis Bledel, a Rory de Gilmore Girl, é filha de argentinos, tem o espanhol como língua materna, mas nunca é escalada para interpretar latinas, já a Selena Gomez não tem relação nenhuma com a cultura latina, nunca falou espanhol, é escalada porque tem a aparência que os EUA esperam que tenha um latino.
Eu não vi o filme Emilia Perez, mas a campanha começou mal, com a atriz que faz a protagonista sendo espanhola e falando mal dos concorrentes....aí vem a Selena fazendo este papelão na internet. Aí não dá, né!
*_Que eu saiba, Selena é filha de pai mexicano e mãe americana._* *_Depende da criação: se eu sou filha de brasileira e americano, mas fui criada dentro da cultura brasileira. Sim, eu sou brasileira. Ainda que eu tenha nascido em território estrangeiro._* *_Já se eu sou criada dentro da cultura americana, nascido em território americano, eu sou americana._* *_Agora, juridicamente, se eu nasci em território americano e filha de brasileiro, eu tenho dupla cidadania._* *_Em relação à cultura mexicana, eu conheço muita coisa também. Inclusive, eu sou apaixonada pelo México 🇲🇽. Cultura riquíssima, forte, país belíssimo, arquitetura ímpar, povo acolhedor, culinária espetacular, povo estudioso, etc._* *_Sim, retratar o México pelo narcotráfico e a pobreza que existe, é não falar sobre as muitas belezas e maravilhas que tem lá._*
Os avôs são, o pai nasceu no Texas mas por ser filho de mexicanos tem a dupla cidadania. E nenhum filme, série, teatro tem que ser só mostrando o lado que é bom. Porque se fosse assim várias séries latinas famosas nem existiriam, só existiriam documentários pra ver.
Olha, vc é muito fofa, mas me desculpa, primeiramente se vc nasceu em outro país e é filha de brazuca (termo usado pejorativamente para se referir aos br que moram no exterior), só vai ter nacionalidade brasileira se vc foi registrada no consulado brasileiro ou diretamente no cartório (nesse último caso, ainda vc terá que se submeter a um processo chato pra ñ perder a nacionalidade a partir dos 18). Segundo, mesmo se vc tiver a nacional BR pelo registro, ñ é só porque vc sabe falar o "brasileiro" é que será considerada brasileira, no máximo, vc tem consideração pelo seu pai/mãe ser brazuca, mas muito dificilmente vc vai ser considerada brasileira por outro br que vive aqui 😢 eu te apoio a gente pod se autodeclarar tb, mas aí acaba sendo ridicularizado. Eu sou bisneta de 2 indígenas e de 2 africanas do oeste da África, como muitos brasileiros tb o são e eu sempre me identifiquei como afroindígena, agora se outro indígena ou africano do oeste da África me consideram isso, aí já será outra história
Te corrigindo, ela é filha de nortes americanos, os pais nasceram nos EUA e apenas os avós paternos são do México!. Se você nasceu nos EUA filha de pais brasileiros e com a cultura brasileira você continua não sendo latina pq simplesmente não nasceu em um país latino ✌🏻
seu comentário não faz sentido, se ela nasceu em território americano em algum momento ela vai se inserir na cultura americana, seja na escola na escola ou no trabalho, mesmo sendo criada com cultura latina. E o que seria a cultura nesse caso especificamente?
Essa mulher é patética. Se filmou chorando, postou e, quando não teve a recepção que ela queria, se fez de coitada mais uma vez. Se ela estivesse realmente disposta a mostrar a compaixão dela, ela teria mantido esse vídeo independente das reações das pessoas, mas é mais fácil se fazer de vítima e ameaçar dar uma pausa de 10 minutos no Instagram.
Quando vejo crítica em inglês sobre Emília Péres, o tradutor do TH-cam traduz para Emília Páris, achei interessante até o nome do filme ter essa pegada 😂😂
Meu pensamento: Se você nasceu nos estados unidos: você é americana e ponto. você tem descendentes latinos, mas você não é latina. Ah quem use " dupla nacionalidade" mas eu não acho isso certo: pq independente de ter pais de tal país, você não nasceu lá, por tanto : não é dessa nacionalidade (e sim tem descendência) a está nacionalidade.
Eu era muito fã da Selena, mas comecei a perceber isso tambm, ela nunca quis aprender espanhol tendo condições e nunca ví ela fazer uma viagem pro México, tentar se inserir na cultura de verdade, só quando foi pra ganhar dinheiro, como no caso da Emília Perez, Ela fala mal sobre a fama e o hates mas nunca realmente saiu desse meio que ela diz ser tão tóxico. Fui percebendo aos poucos, hoje minha admiração por ela tá minguando.
Acho que você mandou bem salientando que os Estados Unidos tem sua política divisionista em curso, também qualificando e dividindo os imigrantes como se divide e qualifica os animais. Consequentemente aqui nos Estados Unidos desde sempre e em especial agora nos atacamos uns aos outros, e quem tem documentos de permanência legal também ataca aqueles que não tem. Esse filme está se tornando uma tragédia grega mal contada. Não comemoro, é triste pro cinema então é triste pra cultura em geral.
Lá nos EUA culturalmente eles valorizam muito a origem da família. Ou seja, mesmo que ela não seja latina de fato, ela é considerada “mexicana-americana”. Da mesma forma que a gente utiliza o termo “afro-brasileiro” para se referir a pessoas negras no Brasil que obviamente não são africanas. Então é por isso que a Selena e outras pessoas famosas lá não são latinas de fato, mas enfatizam a origem latina como parte da identidade deles sempre. Sem falar que a Selena já falou que ela aprendeu espanhol quando criança, mas ela perdeu isso com o passar dos anos, então ela teve contato com a cultura mexicana na família dela. É que nem uma família de origem japonesa no Brasil, quem nasceu aqui é brasileiro e não japonês, óbvio, mas essas pessoas tem contato com coisas da cultura japonesa na família deles. Sou paulistano, mas minha família é de origem nordestina e por isso eu cresci tendo contato com comidas e costumes nordestinos, por exemplo. Novamente, não é a mesma coisa de ser, mas como falei, lá nos EUA eles enxergam a origem da família como parte da identidade da pessoa também.
Estive na Itália, e com relação ao povo (pelo menos no sul) achar vc italiana ou não por causa dos ancestrais, se vc diz que é de outro país eles geralmente te olham como produto sexual, mas quando vc diz “ Sono italiano nato in Brasile” (sou italiano nascido no Brasil) eles passam a te olhar com mais seriedade, não se trata se “achar” sim ou não, é sobre vc respeitar aquela cultura mesmo sem saber de tudo, coisa que elas não fazem.
É questão de perspectiva,no Brasil não a consideramos latina,eu pelo menos n considero.Porém nos EUA ela é considerada latina,inclusive já sofreu muitas piadinhas racistas. Outra coisa q vale salientar,a Selena falava sobre o lado "latino" dela desde o começo da carreira,ela já deixou claro inúmeras vezes que nas fala espanhol,mas consegue cantar muito bem. E ela SEMPRE foi engajada na questão dos imigrantes,ela tem um documentário de 2017 sobre o assunto,a vdd é que ninguém ligava pra esse lado dela pela causa dos imigrantes,e agora,por causa do oscar estão dizendo que ela está apelando.Mas não está,ela sempre se posicionou.Inclusive,ela tá sendo intimidada pela Casa Branca,mas ninguém fala sobre isso.Ela foi a única celebridade que se pronunciou sobre a causa dos imigrantes. O filme Emilia Perez é ruim?É,tudo nesse filme é uma bomba.Mas n acho justo jogar tudo na Selena e dizer q ela n se importa,quando ela se posiciona desde o começo da carreira.
Concordo com td!! Eu sou uma q tenho dupla cidadania e nao to conseguindo avançar no idioma que tenho a cidadania por falta de tempo 😅 Mas me sinto uma fraude. De qq forma, eu acho q tem q ser falado sim, pq nao? A verdade nao pode ser dita?
Interessante isso que você fala no início, sobre apropriação cultural. Anitta faz EXATAMENTE isso com o Brasil, ela se vende lá fora como o símbolo do Brasil, sem ser.
Frida viveu pouquíssimo tempo nos EUA (SF e NY) enquanto Diego pintava alguns murais por lá. Inclusive ela falava super mal dos EUA e dos estadunidenses.
Uma coisa que eu detesto também é chamarem a Jenna Ortega de latina. Ela é descendente de latinos, mas é californiana! Gringos já discutiram comigo dizendo que ela era latina por causa do SOBRENOME.
Eu tenho preguiça quando diretores franceses retratam países subdesenvolvidos, sempre é a romantização da pobreza e a sexualização como cultura.
Somos duas nessa preguiça...
Muito se fala de estunidenses,mas pouca se fala do fetiche q francês tem por latino
Sexualização como cultura é a cara da França.
Você resumiu o cinema brasileiro
O Brasil faz isso
Mia goth é neta de brasileira e nem por isso se escora em bandeira latina pra ser consagrada kkkkkkk
Exatamente, ela é filha de brasileira. Consegue se expressar muito bem em português, e não se escora como as pessoas citadas
@@luisacarvalho5197muito bem é exagero kk
neta da atriz brasileira maria gladys
na verdade a mãe dela também nasceu fora. foi durante a ditadura militar, senão me engano. os artistas estavam sendo perseguidos e a maria gladys teve que sair do brasil durante a gestação
a kaya scodelario também, inglesa filha de mãe brasileira, sabe falar português (inclusive com sotaque de interior de são paulo) e não fica se pagando de latina dios mio
O México não é só narco, assim como o Brasil não é só favela ou carnaval.
Verdade, a Cidade do México hoje em dia mesmo é mil vezes melhor que NY e LÁ por exemplo. Simplesmente cansada desse povo, acho que está na hora de insulta-lós também que o país deles tem muito 🗑️por um lado mais que nosso, aff!
E mulher pel@d@... O país da poupança... Triste ver o BR ter essa fama
Brasil tbm é narco estado.
Até a Zoe Saldaña, no discurso dela do golden globes, deu uma mega forçada no sotaque dominicano, porque ser latina está na moda agora que o filme dela é considerado "internacional"...
Eu soube do assunto em um vídeo em espanhol mesmo, de um cara latino, que exemplificou muito bem o que era a cultura latina (também tinha imagens de nós, brasileiros). O que muitos norte-americanos não entendem é que nós latinos passamos por ditaturas, violência, fomos colônia de exploración, temos como base uma cultura marcada por miscigenação africana, europea e indígena provocada pelos europeus, e esses meslos europeus mataram nosso povo indígena, abusaram dos nossos recursos naturais, implementaram o catolicismo, etc. Coisas que não aconteceram lá. Os EUA são uma cultura de povoamento e todos os outros aspectos que eu citei aconteceram de forma diferente, o que fez com que TUDO lá fosse diferente. Não tem comparación com a nossa gente. E isso que eles não entendem e se recusam a entender. Que eles criem um termo diferenciado para se denominarem e estaremos tranquilos com isso.
Meu TH-cam fica trocando o teclado pro espanhol mas basicamente é isso que eu falei.
Você pode me falar o nome do vídeo e canal
TODO MAL con Emilia Pérez, Selena Gómez y la falsa LATINIDAD... do Kam Jurado
Acho que é desse aqui que estão falando, muito bom
👏👏👏👏👏👏
eu concordo com voce. Moro na Italia ha quase 10 anos e a primeira acao minha foi falar italiano. Nao se pode inserir em uma cultura sem falar a lingua. Tenho cidadania italiana portanto devo falar italiano.
Siim
Ela fala espanhol mas não fluente, sempre terá sotaque americanizado. E é muito difícil não ter sotaque nenhum sendo que não nasceu no país de origem do qual sua família mexicana pertence. Tanto que cantar espanhol é mais fácil do que falar pra ela. Pros americanos brancos ela sempre será latina mesmo nascendo lá como cidadã americana. Então qualquer filho de pai ou mãe brasileiro será tratado do mesmo jeito, mesmo sendo ensinado a falar português básico é difícil não ter o inglês como primeira língua.
Ela não tem a cidadania. Pra ter dupla cidadania só sendo filha de pais mexicanos.
@@moniqueribeiro7065 o pai dela é mexicano, só que abandonou ela quando pequena.
Vc é latina por língua mãe, já pisou na estadunidense da Selena
Por que Selena não chorou, há muitos anos, durante a construção do muro no primeiro mandato do Trump? imigrantes são deportados diariamente, por que a Selena só lembrou de chorar agora?
Porque agora está o regime do terror e ódio lá contra todos os latinos. Ela sempre foi defensora pelo tratamento com dignidade aos imigrantes. Ser ilegal não é crime, é uma contravenção civil em qualquer lugar. Mas esse governo está fazendo uma caçada tratando todos no mesmo balaio como fossem lixos criminosos ofensivos..
Porque agora o discurso é de ódio generalizado aos imigrantes. Ser ilegal virou sinônimo de lixo.
Oscar?
Verdade 😂 @@karlalana9298
Pq ela vende corretivo e base para um mercado em geral kkkkk
Achei a atitude da Selena muito forçada, a chorona de Taubaté
Oscar?
Tá filmando Netflix?
Ou será q está precisando ajustar o remedio? Ela já declarou q tem transtorno mental, se não me engano bipolaridade. Ela pode não estar na melhor fase…
Era melhor ter ficado nas maquiagens mesmo kkkkkkkkk
@@sop-d8wa partir do momento que ela aceitou um filme desses, perde toda a credibilidade. Ela só milita quando convém.
Sou descendente de eslavos, mas não sou eslava. Nunca fiz parte da comunidade nem aqui no Brasil. Não falo a língua e entendo pouco da cultura em si. Nunca nem fui para o país, apesar da vontade. Enfim, o Brasil vive uma pluralidade de origens, mas precisamos entender e aceitar nossa "brasilidade". Sou brasileira, e grata por este país ter recebido meus avós. 💚🙏🏻
Mas essa é uma visão bem brasileira, no restante do mundo de quem você descende determina sua etnia
Bem isso. Eu msm sou negro e esse papo de ancestralidade africana que muitos preto tem não cola comigo não. Nasci no Brasil e as coisas daqui (msm elas sendo uma mistureba) que tão enraizadas em mim, em especial do estado onde nasci e vivo até hj.
@@camilaribeiro9191 Isso é inegável, mas usar disso pra se promover quando você não tem nenhum contato com essa origem é hipocrisia
Até que enfim, alguém falando sobre as contradições do oportunismo social e identitário que muitos artistas usam na mídia. E ficam só reforçando estereótipos. JLO é o melhor exemplo desta hipocrisia.
JLo fala espanhol não?
Eu achei engraçado a desculpa do diretor do filme Emília Pérez, sobre o motivo dá não escalação de atores mexicanos. Segundo ele, não tinha atores qualificados para interpretar os personagens no México, mais escolheram a Selena Gomez que é americana e não fala espanhol, e Zoe Saldanha que também é americana e fala espanhol com sotaque.
Corrige ae: é Zoe Saldanha... A Martínez é cubana e mora no Brasil.
E a Zoe Saldaña é descendente de dominicanos, se não me engano.
O espanhol ela é impecável, pode não ter sotaque mexicano, mas ela é fluente e pronuncia as palavras perfeitamente.
Só lembrando que Selena Gomez não falava espanhol até precisar estudar pro filme. Aí apresentou esse espanhol "formal" que apareceu no filme
@@gigiborba verdade, é Zoe Saldanha
Um amigo meu, gaúcho, descendente de italianos, cabelo e olhos claros, quando fazia o doutorado, morou nos EUA e lá descobriu que era latino-americano.
Precisou sair do país,ainda mais já no nível de doutorado pra saber? Eu também sou gaúcha e tenho essas características e sempre soube que sou latina americana.😁
Meu Deus! Que doutorzinho bem desinformado este, hein? Foi fazer doutorado e acabou sendo alfabetizado em história e sociologia...
Isso é o julgamento americano. Para eles italianos, espanhóis e portugueses também não são brancos. Latino não é raça, é cultura.
@@alessandrar3200, pois é. Mas infelizmente existem muitos gaúchos, catarinenses e paranaenses que, como muitos argentinos, acham que nos EUA serão tratados como brancos ou europeus por causa da cor da pele. De repente, descobrem que são tão latino-americanos quanto os mexicanos, os bolivianos e os brasileiros do nordeste.
Para deixar claro: ele sabia "teoricamente" que quem é falante nativo de qualquer das línguas neolatinas é latino; sabia também "teoricamente" que, se esse falante nasce no Brasil ou em países hispano-americanos, ele é latino-americano. Mas o que ele descobriu, nos EUA, não foi algo da ordem do conhecimento teórico, mas da ordem da vivência prática do que significa ser latino-americano lá; foi a violência do racismo e da xenofobia com que são tratados indistintamente todas as pessoas oriundas de países situados ao sul dos EUA. Em suma, lá ele descobriu o que é ser vítima de racismo, coisa nunca lhe acontecera no Brasil.
4:29 Shakira disse numa entrevista que estudou português por 5 anos. Por que? Uma língua de tão poucos países. Possivelmente por respeito aos fãs dela também...
A motivação foi econômica / financeira. A Shakira viu o brasil (corretamente) como enorme potencial para venda de suas músicas e shows.
Investiu no português e fez enorme sucesso aqui na década de 90
@jrlchaves sim, mas essas artistas nem isso fazem, apesar do número imenso de fãs. Você pode simplesmente contratar um tradutor
Brasil foi um dos primeiro países que ela estourou de verdade na América do Sul, ela disse que isso ajudou a criar uma curiosidade e interesse por aprender português , segundo ela , foi muito intrigante pra ela saber que apesar de o Brasil não falar espanhol as músicas dela faziam muito sucesso pq o natural seria fazer sucesso nos outros países latinos que falam espanhol e depois chega aqui , mas no caso da Shakira ela pulou essa etapa e se tornou grande no Brasil antes mesmo de ficar grande em outros países latinos
É aquela coisa do querer aprender neh, Anne Taylor joy, se não me engano a avó dela é da Argentina, quis aprender o espanhol e fala muitooo bem, mas vc não vê ela bancando a garota latina quando convém.
Adoro Selena e amo jlo, fizeram parte da minha vida criança e adolescente mas forçam demais, principalmente a jlo.
Mas ela é Argentina de fato. Só nasceu nos EUA. Mas cresceu na Argentina falando espanhol. Ela só aprendeu inglês na adolescência
Espanhol é a língua materna da Anya Taylor Joy
@@mscsishse não nasceu na Argentina então não é Argentina 😊
Mãe dela é Argentina
@@Khadd_3criada na Argentina,filha de Argentina,falante de espanhol nativa,ela é Argentina ☺️ se for chorar manda áudio 💋
Concordo totalmente com você Greg, sempre me incomodou essas artistas Americanas, se passarem por Latina.
5:06 Sou filha de imigrantes, uma peruana e um boliviano. Sou a primeira geração brasileira da família e nunca me identifiquei muito brasileira por vários motivos: sofri muito preconceito desde que entrei na escola, onde as crianças me zoavam porque eu não sabia falar português (embora sendo brasileira, como meus pais eram de língua hispânica, era em espanhol que a gente sempre se comunicou em casa, até hj é assim), eu era chamada de Bolivia na escola, eu tinha os traços diferentes, minha casa tinha um mix na decoração peruana com boliviano, com muitos deuses indígenas, lugares sagrados dos andes, etc. Eu cresci escutando grandes nomes da música latina e espanhola como Mercedes Sosa, Luis Miguel, Julio Iglesias, Cóndor Pasa e muita, mas muita música andina... Meu pai tinha um grupo de música folclórica andina e boliviana, ele tocava em festa das nações, festas bolivianas e no centro de São Paulo, os amigos da família eram em grande parte outros imigrantes principalmente da Bolívia e Uruguai. Eu achava arroz, feijão, batata frita e bife muito exótico, ficava feliz quando comia na casa de alguma amiga da escola, pois por mais que eu pedisse pra minha mãe fazer o prato, o tempero e gosto eram totalmente diferentes. Minha naturalidade é praticamente um erro geográfico, hahahaah. Hoje tenho minha própria casa e as coisas que costumo cozinhar são da cultura peruana, mas claro, como comida brasileira tbm, escuto música brasileira (ainda assim escuto muito mais músicas em espanhol ou inglês), hoje em dia tenho sotaque paulistano e fiquei com um sotaque no meu espanhol que não é de brasileiro, é um sotaque próprio, com o que eu aprendi em casa e com tava tá gente de fala hispânica que me rodeava. O que não posso negar é a gramática. Eu falo do jeito que aprendi, então sei que cometo alguns erros gramaticais. E minha escrita em espanhol é bem ruim tbm, tenho muito que melhorar 😢.
E vc se considera o que? Com todo respeito do mundo, mas pelo seu relato você não parece se ver como brasileira. O que reforça a minha ideia de que mesmo dentro da América Latina as diferenças de nacionalidade, principalmente em relação ao Brasil, que tem um idioma diferente e não consome a cultura latina hispânica há uma diferença de etnia.
Oi Susana, eu fico muito triste e decepcionada que você tenha sido tratada assim pois o Brasil é feito de imigrantes. Espero que você tenha tido boas experiências também, eu amo meu país e tenho muito orgulho da nossa riqueza cultural, que é resultado também da nossa diversidade. Um abraço.
Brasil é america Latina, música brasileira é música Latina. 👍
@@rhamcmxci5879 por isso ela escreveu latina E espanhola
Te entendo... Vivi isso com minha família... Somos chilenos nem a fisionomia ajuda a me identificar (sempre perguntam se sou japonesa e, se realmente sou chilena pq não sou morena 😢).. No fim não somos de nenhum lugar...
No Chile - sou brasileira
No Brasil - sou chilena....
Mas fui criada como chilena, aprendi a me comunicar inicialmente em espanhol....
Vejo condutas de jovens brasileiros com a própria família, que jamais seriam aceito na minha comunidade (lembrando que ninguém é perfeito e não quero polêmica)
Mas, ao mesmo tempo sou grata por ser brasileira e poder falar, vários idiomas sem muito esforço e ter a malícia que a sociedade brasileira nos faz aprender...
12:09 o ranço dos americanos que acham que Latino é tudo igual (fisicamente), prova da falta de conhecimento. Não é seu tom de pele que te torna Latino americano, uma pessoa com ascendência japonesa no Brasil é mais latina que uns artistas de Hollywood aí com pele bronzeada e corpão mas que não sabem 1% da cultura (ainda por cima comemoram o Natal no dia 25)
Discordo, mesmo o branco daqui se for pra lá será classificado pelo sistema como latino porque a cor da pele não é relevante como aqui. Tanto que muitos imigrantes já fizeram vídeos falando sobre essa questão nas redes, é muito mais complexo definir etnia.
qual o problema de comemorar o natal dia 25
@@moniqueribeiro7065até a anya taylor joy eles não estava considerando branca kkkkk eu fiquei em choque
@@arainhadelicia pelo o que eu vejo nas redes sociais os norte americanos consideram a Anya não latina justamente por ela não se encaixar no esteriótipo de mulher latina na visão deles
@@moniqueribeiro7065 então você não discorda. Pq meu comentário é justamente sobre ter várias “formas” de latinos. Quando digo que os americanos tem “mania de achar que latino é tudo igual” não significa que, ao ver uma pessoa com aparência X que é latina eles deixam de considerá-la latina por não se encaixar no estereótipo, mas sim de acharem que para eles terem um “Passing” latinos eles precisam se parecer de tal forma (como é o caso da Jennifer Lopes fazer bronzeamento e maquiagem pesada, por isso coloquei a minutagem).
Moro em SP, no Brás. No meu prédio tem uma comunidade chinesa muito grande, muitos nasceram aqui no Brasil nas estão super inseridos na cultura chinesa, falam mandarim em casa (escuto eles falarem em mandarim o dia todo no prédio), frequentam escolas chinesas, comem comidas chinesas, comemoram feriados chineses e sempre que podem vão para a China. Essa é a diferença.
O que aprendi na escola é que latinos são as pessoas originárias de países cujo idiomas derivam do latim. Além da América Latina também estão incluídos os países latinos da Europa latina (Portugal, Espanha, Itália, Romênia e França, por exemplo).
Enquanto essa definição também está correta, no geral, aqui na América (o continente), quando falamos sobre latinos, no geral estamos nos referindo aos latino-americanos, e falamos só latinos pra encurtar.
@@luizaabrantes7415sim, a América do sul popularizou o nome latino, falamos apenas latino pq o mundo já sabe que estamos nos referindo a América do sul
O termo latino é usado para se referir a latino americanos e seus descendentes nenhum europeu é latino nos eua nem português ou espanhol e etc
@@Diario-blackpillNa visão dos Estados Unidos sim, o que não significa que todos os restantes acham isso.
@@Diario-blackpilllatino europeu é diferente de latino americano,tem latino africano tbm
Mexicana que honra a sua história é a Salma Hayek. Ela é casada com um francês teve filha com ele e a moça fala espanhol perfeitamente. Tem até vídeos aqui no TH-cam as duas dando entrevista 100% em espanhol.
Agora sobre a Frida acredito que os mexicanos por serem a grande maioria de católicos não a aceitam tão bem pq para a época que a Frida viveu ela era a frente de seu tempo. Há relatos de que ela tbm seria bissexual. E sexualidade no México ainda é tabu.
Sem falar que o México é um país ainda muito machista.
O povo desse filme estão desesperados, a atriz transexual não lembro o nome, criou uma fic que a equipe da Fernanda estava criticando o filme dela, como se alguém precisasse 😂😂😂😂 uma bomba! Um horror ate a Maria do Bairro é menos clichê e caricata que Emilia Pérez, Perez por Perez eu Prefiro Cinderela Baiana.
Excelentes seus comentarios. Esclarece muitas situações esquecidas/ desconhecidas. Voce e culto e otimo nas comunicacoes!
Éh! Não acho certo isso não! Queria saber se topariam sofrer as mesmas coisas que o povo Latino sofre. Colher a cultura, o lado bom pra se valer dela é mole! Quero ver a lutar todos dias como lutamos!
Você tem bom senso , argumenta clara e logicamente . Sua interpretação é inteligente são alívio nos dias de hoje! Obrigada ! Adoro sua presença online ♥️
Gregorio, por favor, faça o video sobre a visao americana das novelas mexicanas.
Disse tudo. Amava a Selena, mas de fato não dá pra defender uma pessoa que se vale da latinidade pra vender sem nem se quer aprender o espanhol
Mas a quentão da Frida/Carmem miranda. É o mesmo que acontece com Roberto leal em Portugal. Viraram ícones fora do pais mas dentro do pais é só mais um.
A Carmen Miranda é portuguesa e veio ao Brasil com 4 anos, onde passou uma boa parte da vida. Ela sempre teve identificação com o nosso país. Tanto é que quando ela foi EUA, ela cantou uma música dizendo que ela voltou americanizada. Ela ficou muito magoada na época.
@@marciavargas2300 Me disseram que voltei americanizada🎶💃🏻
@@samaragiovannasilvadealcantara Isso aí!
@@marciavargas2300veio com 1 ano
@@marciavargas2300ela é brasileira,foi criada no Brasil e na cultura brasileira,a Virgínia Fonseca nasceu nos Estados Unidos e nem por isso é estadunidense
Olha, eu sou muito fã da Selena, mas ela não é latina nem aqui, nem na China. Os avós paternos dela são mexicanos. Porém, os pais se separaram quando ela tinha 7 anos, quando foi viver com a mãe em Los Angeles devido ao início da sua carreira artística. Até os 7 anos ela era fluente em espanhol e vivia na cultura hispânica, depois disso virou estrela de Hollywood e parece não ter relação próxima com o pai e nem com a família paterna, digo isso pelo que ela mostra nas redes sociais, notícias e no seu documentário, o pai e a irmã por parte de pai nunca aparecem, já a mãe e a irmã por parte de mãe estão sempre presentes.
Minha mãe tem origem cigana, nem eu, nem ela nem meus tios saímos dizendo que somos ciganos, não vivemos nessa cultura, os males que afligem eles socialmente não nos aflige, a realidade deles não é a nossa. Temos orgulho de nossas raizes , ajudamos e engajamos não luta deles, não como ciganos mas como apoio
A selena tem sim contato com a família paterna inclusive a tori gomez tbm é atriz e vire e mexe a selena vai ate ela acompanhar...vcs dizem serem fas, mas n são, mts comentários de pessoas q de fato n sabem o cotidiano da mulher e dão palpite com achismo.
Talvez eu não tenha sido clara, mas foi feita uma comparação entre o contato com as famílias. Não estou em uma competição por quem é mais fã da Selena. E se ela é tão próxima da família paterna devia ter aprendido a falar espanhol com eles para não ter esse espanhol sofrível do filme.
Oi Greg!!! Adoro o seu canal!!! Achei super interessante esse vídeo da Selena, principalmente essa questão da visão dos mexicanos em relação aos americanos usarem da cultura latina e sobre a Frida também. Mas acho que vale também uma reflexão do lado de quem mora no país e é descendente de uma família estrangeira. Não sei se a Selena passou por isso, mas aqui na Alemanha todos os descendentes de imigrantes, mesmo que por muitas gerações, não são tratados como alemães. Nascidos aqui e integrados, falam o idioma alemão mas são tratados como estrangeiros, principalmente os turcos. Os turcos estão na Alemanha há pelo menos 4 gerações e ainda sofrem preconceito. Talvez isso também aconteça nos EUA. O problema são os artistas usarem essa latinidade para monetizar. Mas a realidade é que as pessoas e suas famílias são sempre lembradas pela sociedade que não pertence ao país que moram. É triste demais.
Mas isso é uma questão de xenofobia, não é uma questão de identidade. A visão que os europeus e os americanos tem dos latinos não pode definir quem é latino ou não. Eles fazem porque estão escorados, nos caso dos americanos, na primeira emenda e em questões cultuais que perpetuaram o preconceito.
Amei sua critica divo, falou oq o que precisavam falar!!
Sensato e necessário seus comentários sobre o assunto! Gostei!
Eu ainda acho que o filme tem chances de levar o Oscar, porque ele traduz toda uma militância vazia que faz sucesso em Hollywood. O filme é feito completamente em cima de estereótipos; não representa bem os transexuais, muito menos os mexicanos. Porém, ainda assim está sendo aclamado pelos estadunidenses brancos e privilegiados. Essas pessoas não estão interessadas em conhecer a realidade daquilo que retratam (vide o diretor dizendo que "não precisa pesquisar nada sobre o México porque já conhece o que vai retratar"), estão somente interessadas em fazer um filme sobre aquilo que acham ser os mexicanos e os transsexuais, sobre a imagem que já têm dessas pessoas, para depois poder dar carteirada de inclusivo. Acho que vai levar pelo menos alguns prêmios por conta disso, mas eu achei o filme ruim.
💙 O período que Fridda viveu nos EUA foi com Rivera, nem mais, nem menos.
💛 Os países da América Latina que não falam português ou espanhol: A Guiana, o Suriname e a Guiana Francesa.
💚 Você já viu o vídeo magistral de uma atriz mexicana fazendo uma paródia sobre Emília Perez? recomendo!!!
❤ Amei o vídeo!!! ❤
Acrescendo tb que tem algumas pessoas , em especial os americanos não devem nem saber que francês tb é uma língua latina, senão tb teriam colocado a Guina Francesa e o Haiti no balaio. Alias, foram os franceses que cunharam o termo américa latina. Claro, franceses, espanhóis, italianos, romenos, portugueses são todos latinos europeus, a diferença é são brancos latinos europeus.
@@keilabrasil5158 - Eu falei: Países q ñ falam português ou espanhol.
@ , sim, é eu sei. Vou corrigir a minha resposta.
Francês também é uma língua latina. A diferença é que a população desses países é majoritariamente negra. Então para os americanos eles não são latinos, são negros. Essa é a prova que a classificação tem mais a ver com raça do que outra coisa.
@@andreacarreiro5436 , sim são negros, mas já vi negros brasileiros falando que os negros dos EUA não os consideram negros mas sim latinos. Resumido, estadunidense adora criar " raças" e quer colocar cada 1 numa caixinha criada por eles.
Ela nunca fala do México, só fui saber que ela era neta de mexicano pq no seriado Os Feiticeiros de sei lá, tinha episódios sobre a cultura mexicana pq a mãe dela na série era Nascida no México
Ela já fez até documentário sobre o tema e um álbum em espanhol.
@@moniqueribeiro7065mas isso os haters infelizmente fingem não saber ou quando sabem não ligam
@@arainhadelicialembrando que ela só fez pq latam music ta em alta
Nisso eu tenho que discordar, Se voce pegar a I Love i like song o Clipe na musica durante o clipe aparece mariachis e ela tentando acertar uma piñata
@@andreixcx4523 Ela sempre falou da origem dela
nisso eu tenho que discordar
sempre deixou clara que era mexicana
Finalmente alguém falando sobre issoooooo conheci o canal agora, já me inscrevi 🩷
Ai gente a Selena sempre se pinta como coitada… e se ela gostasse tanto do povo falaria em espanhol … sempre se faz de coitada.
Verdade!
Ela é tão norte americana que ela nem se preocupa em saber outra língua.
Primeira vez vendo seu canal e gostei bastante do seu vídeo e como você abordou o assunto.
É muito "engraçado" você resgatar suas origens somente quando convém, quando vai ter algum tipo de retorno
Um Vídeo EXTREMAMENTE NECESSÁRIO!!!
Aqui temos como exemplo a hailey Bieber, filha de brasileira, fala que é brasileira mas não fala português
Meu filho mudou para a Espanha com meu neto ainda bebê. Em casa eles só falam português pra que meu neto, que é brasileiro, continue falando português. Na escola ele fala espanhol e catalão, mas entre eles, só português.
Aa diferença é que ela é branca e loura. Então não passa por "latina".
Mas aí é outra questão, seu neto já poderia dizer que é brasileiro e possivelmente ele come comidas brasileiras em casa @@Jubrito1952
@@JustMeAri sim, em casa ele come comida brasileira. 😊 Acredito que expor a criança à cultura e língua do país de origem depende dos pais. Além de ter um idioma a mais, né? 😊
Exatamente: a mãe é pra Brasileira, ela não. É americana ou descendência brasileira. Se tivesse nascida aqui seria o contrário: brasileira com descendência americana.
Gregório, eu com cidadania: Suíça, Portuguesa e Italiana. Nunca apropriei culturalmente pois sou nascida e nata em São Paulo, que aliás mesmo com pais do Rio de Janeiro. Somente tenho a apropriar de tudo que me tornei. Mesmo falando alemão e italiano com C1 em Proeficiência, essas duas foram consequências da Minha Vida e então fiz por integração. Por isso o que Selena faz é erradissimo. Ela pode sim mostrar sua opinião e pesar pela sua descendência, mas ela não é Mexicana
Acho esse povo muito lacrador! A família da Gisele falava alemão em casa, ela fala português com os filhos! Mas acho que é coisa de americano isso! Dona Hailey não fala português! E devia, pq ia quebrar a internet! Imagina um vídeo em português? Alfred Enoque fala português fluente! Pertencer a uma cultura inclui muitas coisas. Meus padrinhos são portugueses, um dos filhos e alguns netos fazem parte do centro de cultura português. Eles dançam fado, aprendem a tocar e dançar! Um dia estavam dançando na festa dela! Isso é pertencer!
Legal. E concordo, infelizmente é coisa de americano mesmo. O afilhado da minha irmã é filho de brasileira com americano, mas a mãe brasileira dele tem toda uma descendência portuguesa, levou o afilhado da minha irmã para ser batizado em Portugal com o restante da família (e graças a isso tive minha oportunidade de conhecer Portugal) mas não é capaz de falar em casa em português com o filho e nem faz questão.... aff ..acho o fim.
É uma coisa bem cultural mesmo, a maioria dos imigrantes não passa o idioma aos filhos norteamericanos. Conheço muitos estadunidenses filhos ou netos de imigrantes que não aprenderam o idioma dos seus pais/avós. Ou eles (filhos) não tinham interesse, ou pais não tinha interesse em ensinar os filhos. Acontecia muito dos dois.
Sou brasileira filha de imigrantes de língua hispânica, meu primeiro idioma é o espanhol, falo fluentemente, mas cometo alguns erros gramaticais principalmente na escrita já que não fui alfabetizada ou nunca estudei espanhol.
Já morei nos Estados Unidos, e por uns anos estudei inglês para falantes de outros idiomas. Lá conheci uma brasileira que morava nos EUA fazia mais de 13 anos, era casada com um estadunidense mas mesmo assim não falava inglês. Ela tinha 2 filhos, uma criança e um adolescente, e ela disse que estava frustrada porque se sentia sozinha, já que não conseguia se comunicar com marido ou filhos. Ela não havia ensinado português aos filhos. Ela estava no nível 4 de inglês (onde estudávamos ia do 1 ao 8). ela me disse que estava realizando aquele nível pela 3a ou 4a vez, e tinha repetido os outros níveis também. Conheci muitas outras mulheres latinas em situações parecidas, com a diferença que pelo menos conseguiram se comunicar minimamente com os filhos.
@@lopezsusana eu só consigo pensar que uma mulher nessa condição tá praticamente escravizada. pq como vc vive um casamento com uma pessoa sem falar um idioma em comum? que loucura!
Mas a Hailey já tem vídeo falando em português
Video incrível e canal maravilhoso!! 😍😍😍😍😍
Muito bom esse vídeo, nunca soube que Jennifer Lopez não era porto-riquenha 😮
Concordo plenamente com suas conclusões, perfeito!
Esse vídeo da SG é o puro suco da vergonha alheia! Ela nunca se preocupou com ações afirmativas de incluir latinos nos empreendimentos dela. Isso tudo foi para atrair buzz para esse filme pavoroso da Emília Perez.
A Frida era comunista, feminista, bissexual e PG(pega geral). Adoro! ❤
E sobre a cultura latina, como aqui no Norte do Brasil a gente conseguia sintonizar rádios de países vizinhos e caribenhos, têm artistas venerados por aqui que provavelmente o resto do país nunca ouviu falar como Rossy War, Les Ainglons, Midnight Groovers e outros.
Sim, mas infelizmente a imagem dela virou um produto, e tristemente deixou de ser uma artista
Não mentiu
Oi, Greg!! Você voltou!! Estávamos com saudades de te ver 🤍
Excelente vídeo Greg, esse ponto de vista acho que muitos desses artistas só usam a imagem dos latinos quando lhe convém, então percebo certo oportunismo.
Perfeitamente colocado! ❤
Ainda sim esse filme está no Oscar e ganhando prêmios e pra ver o que realmente é o critério deles
O Oscar é comprado. Tá na cara isso.
@wirisqueiroz3648 não acho que o filme da Fernanda ganhei vai ser muito difícil maia torço pra que o d Emília tbm não ganhe 😂
@@patricia7093 Aquele filme da Fernanda já foi muito criticado.
O mijo da Netflix é milhões e milhões
Não estou torcendo, apenas concluindo. Mas vai dar Substância e Demi Moore. Agradam mais aos membros da Academia.
Bom meu avô é português e eu não sou europeia kkkkkk
😂
Orgulho de ser LATINA
Só que nos EUA é diferente, não é igual aqui ,por exemplo a Jeniffer Lopez nasceu nos EUA,mas os pais de porto rico,logo ela é latina porque os pais são
Minha bisavó era polonesa e eu não sou polonesa kkkkkkk
@@LauraLaura-hl9fenão é assim que funciona la não, tanto que la você consegue nacionalidade por nascença, ela nasceu nos EUA e é norte americana, não é latina e não importa oq eles pensam
Da mesma forma que milhões de brasileiros descendentes de europeus não são europeus por isso, filhos e netos de latinos nascidos e criados nos EUA não são latinos, nasceu no Brasil é brasileiro, nasceu nos EUA são estadunidenses, simples assim
existem casos de filhos de latinos nascidos em outro país que estão 100% inseridos na cultura latina fala o português ou espanhol fluente que podem se considerar latinos por viverem a cultura, dupla nacionalidade e segunda língua, ok, agora essas pessoas que não estao nem aí pra cultura e não faz questão de aprender o idioma quer ser latino quando convém não é latino
Não tem muito o que discutir. Veja: os filhos de Gisele Bundchen são latinos? Não são e ponto. Selena Gomez não é, assim como qualquer pessoa que não nasceu na América Latina não é. Pode ter ascendência latina, algum tipo de apego emocional com a região, mas é só.
Achei que ia ficar órfã dos teus vídeos depois daquele do Tretas, mas tu tem outro canalllll 🎉🎉
Selena nao honrou a artista que inspirou o nome dela, Selena Quintanilla, que apesar de ter nascido nos Estados Unidos, ela fez questão de aprender espanhol e soube valorizar de fato as suas origens.
Gregório, amo duas séries mexicanas: A RAINHA DO TRÁFICO e A PILOTO - amo de paixão ❤
Você pode comentar sobre elas quando for possível?
adoraria o vídeo falando sobre as novelas mexicanas também
Parabéns Gregório ❤
Pas-sa-da q a Selena e a JLo nem espanhol falam, mas entendi q isso é marketing até por conta do preconceito americano, e tb de se identificar com a parte da população latina q vive nos EUA e conseguir público pelo menos dentre esses.
É inacredital a selena ter albuns em espanhol mas não saber falar até hoje
Eu achando que ela já tava fluente 🤡
Parabéns pelo vídeo. ❤
Greg, você não acerta uma!
Acerta todas 👏👏
Olá Greg querido, adoro seu canal e estou sempre assistindo seus vídeos, parabéns pelo trabalho...
Só queria acrescentar algo sobre Carmen Miranda que apesar do sucesso fora levando o nome do Brasil ela era Portuguesa
Minha avó era indígena, andava com os peitos para fora 😂😂😂 só usava blusa quando ia na cidade e eu não sou posso dizer que sou indígena, até para isso tem que ter documentação e não é nada fácil conseguir nem mesmo tendo descendência. Tenho um tio por parte de vó que conseguiu a documentação e vive em reserva indígena, mora lá, tem família e tudo mais. Não é só chegar e dizer quero ser indígena, como ele disse a gente tem que no mínimo conviver no nosso cotidiano com a cultura para ser considerado parte dela.
Existe aí um imaginário do que é a _aparência de um latino_ mais do que uma ligação real. Um exemplo claro: Alexis Bledel, a Rory de Gilmore Girl, é filha de argentinos, tem o espanhol como língua materna, mas nunca é escalada para interpretar latinas, já a Selena Gomez não tem relação nenhuma com a cultura latina, nunca falou espanhol, é escalada porque tem a aparência que os EUA esperam que tenha um latino.
Eu não vi o filme Emilia Perez, mas a campanha começou mal, com a atriz que faz a protagonista sendo espanhola e falando mal dos concorrentes....aí vem a Selena fazendo este papelão na internet. Aí não dá, né!
Adorei o seu vídeo! Gostei tanto que me inscrevi no canal!
Queremos vídeo sobre as novelas mexicanas
Certíssimo Greg..”uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”…
Ai que legal, juro que eu não sabia que vc tem esse canal, agora estou te seguindo aqui também. Abraço. Amei seu vídeo,
Se a Selena Gomez é latina, eu sou Baiana por ser de família Baiana, mas nascida em SP, cada coisa
*_Que eu saiba, Selena é filha de pai mexicano e mãe americana._*
*_Depende da criação: se eu sou filha de brasileira e americano, mas fui criada dentro da cultura brasileira. Sim, eu sou brasileira. Ainda que eu tenha nascido em território estrangeiro._*
*_Já se eu sou criada dentro da cultura americana, nascido em território americano, eu sou americana._*
*_Agora, juridicamente, se eu nasci em território americano e filha de brasileiro, eu tenho dupla cidadania._*
*_Em relação à cultura mexicana, eu conheço muita coisa também. Inclusive, eu sou apaixonada pelo México 🇲🇽. Cultura riquíssima, forte, país belíssimo, arquitetura ímpar, povo acolhedor, culinária espetacular, povo estudioso, etc._*
*_Sim, retratar o México pelo narcotráfico e a pobreza que existe, é não falar sobre as muitas belezas e maravilhas que tem lá._*
Os avôs são, o pai nasceu no Texas mas por ser filho de mexicanos tem a dupla cidadania. E nenhum filme, série, teatro tem que ser só mostrando o lado que é bom. Porque se fosse assim várias séries latinas famosas nem existiriam, só existiriam documentários pra ver.
Olha, vc é muito fofa, mas me desculpa, primeiramente se vc nasceu em outro país e é filha de brazuca (termo usado pejorativamente para se referir aos br que moram no exterior), só vai ter nacionalidade brasileira se vc foi registrada no consulado brasileiro ou diretamente no cartório (nesse último caso, ainda vc terá que se submeter a um processo chato pra ñ perder a nacionalidade a partir dos 18). Segundo, mesmo se vc tiver a nacional BR pelo registro, ñ é só porque vc sabe falar o "brasileiro" é que será considerada brasileira, no máximo, vc tem consideração pelo seu pai/mãe ser brazuca, mas muito dificilmente vc vai ser considerada brasileira por outro br que vive aqui 😢 eu te apoio a gente pod se autodeclarar tb, mas aí acaba sendo ridicularizado. Eu sou bisneta de 2 indígenas e de 2 africanas do oeste da África, como muitos brasileiros tb o são e eu sempre me identifiquei como afroindígena, agora se outro indígena ou africano do oeste da África me consideram isso, aí já será outra história
Te corrigindo, ela é filha de nortes americanos, os pais nasceram nos EUA e apenas os avós paternos são do México!.
Se você nasceu nos EUA filha de pais brasileiros e com a cultura brasileira você continua não sendo latina pq simplesmente não nasceu em um país latino ✌🏻
seu comentário não faz sentido, se ela nasceu em território americano em algum momento ela vai se inserir na cultura americana, seja na escola na escola ou no trabalho, mesmo sendo criada com cultura latina. E o que seria a cultura nesse caso especificamente?
Essa mulher é patética. Se filmou chorando, postou e, quando não teve a recepção que ela queria, se fez de coitada mais uma vez. Se ela estivesse realmente disposta a mostrar a compaixão dela, ela teria mantido esse vídeo independente das reações das pessoas, mas é mais fácil se fazer de vítima e ameaçar dar uma pausa de 10 minutos no Instagram.
Quando vejo crítica em inglês sobre Emília Péres, o tradutor do TH-cam traduz para Emília Páris, achei interessante até o nome do filme ter essa pegada 😂😂
Eu acho que seria o máximo se esses americanos criassem um termo para eles se autodenominarem e que se fosse isso ninguém incomodaria.
conhecendo o canal.. like ❤
Muito informativo esse filme, obrigada!
CONCORDO COM TUDOOOO👏🏻👏🏻👏🏻
Selena 🍪🍪🍪🍪🍪🍪🍪🍪🍪🍪
Gregório sensato, como sempre....
Meu pensamento:
Se você nasceu nos estados unidos: você é americana e ponto. você tem descendentes latinos, mas você não é latina. Ah quem use " dupla nacionalidade" mas eu não acho isso certo: pq independente de ter pais de tal país, você não nasceu lá, por tanto : não é dessa nacionalidade (e sim tem descendência) a está nacionalidade.
Amei o vídeo!
Adorei o video!
Eu era muito fã da Selena, mas comecei a perceber isso tambm, ela nunca quis aprender espanhol tendo condições e nunca ví ela fazer uma viagem pro México, tentar se inserir na cultura de verdade, só quando foi pra ganhar dinheiro, como no caso da Emília Perez, Ela fala mal sobre a fama e o hates mas nunca realmente saiu desse meio que ela diz ser tão tóxico. Fui percebendo aos poucos, hoje minha admiração por ela tá minguando.
Selena gomez é filha de um homem ascendente de mexicanos, a mae é ascendete de italianos... Vemos ela querendo ser italiana?
Nao sabia desse seu canal. Acabei de me inscrever.
Acho que você mandou bem salientando que os Estados Unidos tem sua política divisionista em curso, também qualificando e dividindo os imigrantes como se divide e qualifica os animais. Consequentemente aqui nos Estados Unidos desde sempre e em especial agora nos atacamos uns aos outros, e quem tem documentos de permanência legal também ataca aqueles que não tem.
Esse filme está se tornando uma tragédia grega mal contada. Não comemoro, é triste pro cinema então é triste pra cultura em geral.
Latina que eu respeito mesmo era Mercedes sosa.cantora Latina que teve que sair do seu país fugindo da ditadura.
Lá nos EUA culturalmente eles valorizam muito a origem da família. Ou seja, mesmo que ela não seja latina de fato, ela é considerada “mexicana-americana”. Da mesma forma que a gente utiliza o termo “afro-brasileiro” para se referir a pessoas negras no Brasil que obviamente não são africanas. Então é por isso que a Selena e outras pessoas famosas lá não são latinas de fato, mas enfatizam a origem latina como parte da identidade deles sempre.
Sem falar que a Selena já falou que ela aprendeu espanhol quando criança, mas ela perdeu isso com o passar dos anos, então ela teve contato com a cultura mexicana na família dela. É que nem uma família de origem japonesa no Brasil, quem nasceu aqui é brasileiro e não japonês, óbvio, mas essas pessoas tem contato com coisas da cultura japonesa na família deles.
Sou paulistano, mas minha família é de origem nordestina e por isso eu cresci tendo contato com comidas e costumes nordestinos, por exemplo. Novamente, não é a mesma coisa de ser, mas como falei, lá nos EUA eles enxergam a origem da família como parte da identidade da pessoa também.
Estive na Itália, e com relação ao povo (pelo menos no sul) achar vc italiana ou não por causa dos ancestrais, se vc diz que é de outro país eles geralmente te olham como produto sexual, mas quando vc diz “ Sono italiano nato in Brasile” (sou italiano nascido no Brasil) eles passam a te olhar com mais seriedade, não se trata se “achar” sim ou não, é sobre vc respeitar aquela cultura mesmo sem saber de tudo, coisa que elas não fazem.
Eu tenho ascendência holandesa (um tataravo provavelmente) e nem por isso eu falo que sou holandesa kkkkkkkk
É questão de perspectiva,no Brasil não a consideramos latina,eu pelo menos n considero.Porém nos EUA ela é considerada latina,inclusive já sofreu muitas piadinhas racistas. Outra coisa q vale salientar,a Selena falava sobre o lado "latino" dela desde o começo da carreira,ela já deixou claro inúmeras vezes que nas fala espanhol,mas consegue cantar muito bem. E ela SEMPRE foi engajada na questão dos imigrantes,ela tem um documentário de 2017 sobre o assunto,a vdd é que ninguém ligava pra esse lado dela pela causa dos imigrantes,e agora,por causa do oscar estão dizendo que ela está apelando.Mas não está,ela sempre se posicionou.Inclusive,ela tá sendo intimidada pela Casa Branca,mas ninguém fala sobre isso.Ela foi a única celebridade que se pronunciou sobre a causa dos imigrantes.
O filme Emilia Perez é ruim?É,tudo nesse filme é uma bomba.Mas n acho justo jogar tudo na Selena e dizer q ela n se importa,quando ela se posiciona desde o começo da carreira.
Concordo com td!!
Eu sou uma q tenho dupla cidadania e nao to conseguindo avançar no idioma que tenho a cidadania por falta de tempo 😅
Mas me sinto uma fraude.
De qq forma, eu acho q tem q ser falado sim, pq nao?
A verdade nao pode ser dita?
Quando eu tenho dificuldade em avançar, eu procuro coissd BEM acima do meu nível pra forçar o cérebro. Usar dicas de reais poliglotas ajuda também.
Excelente vídeo, tbm gosto da Selena, mas acho q ela deveria se dispor aprender espanhol.
Certíssimo, esse pessoal acaba abraçando o que rende mais grana, está pagando bem que mal tem, para eles é assim 😅
Uma pessoa que parece meio perdida nisso é a Ariana Grande. O caso dela eu acho que precisa de muita terapia.
Eu lembrei dela quando vi isso 🤡
Interessante isso que você fala no início, sobre apropriação cultural.
Anitta faz EXATAMENTE isso com o Brasil, ela se vende lá fora como o símbolo do Brasil, sem ser.
O paraense consome muita música latina, como Rosy War, Zouk love, lambada...
Frida viveu pouquíssimo tempo nos EUA (SF e NY) enquanto Diego pintava alguns murais por lá. Inclusive ela falava super mal dos EUA e dos estadunidenses.
Uma coisa que eu detesto também é chamarem a Jenna Ortega de latina. Ela é descendente de latinos, mas é californiana! Gringos já discutiram comigo dizendo que ela era latina por causa do SOBRENOME.