Ser pai contra a vontade | Voz de Cama | Antena 3
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 21 พ.ย. 2024
- Uma mulher deixou de tomar a pílula sem avisar, sabendo que o namorado não queria ter filhos. Quais os deveres afetivos deste pai relutante?
Voz de Cama: a psicóloga-sexóloga Tânia Graça responde às dúvidas dos ouvintes nas Manhãs da 3 e conversa, exclusivamente em podcast, com a Ana Markl.
Todos os episódios ▶️ antena3.rtp.pt...
#Antena3 #VozDeCama #TâniaGraça
Emissão em direto • www.rtp.pt/pla...
Emissão on demand • www.rtp.pt/pla...
Facebook • / antena3rtp
Twitter • / antena3rtp
Instagram • / antena3rtp
TikTok • / antena3rtp
Spotify • open.spotify.c...
ANTENA 3 • Quem nos ouviu e quem nos vê • antena3.rtp.pt
Ouço todas as semanas e tenho a dizer que fiquei um pouco desiludido com a leviandade com que o email foi tratado... Porque se está a falar de uma clara violação dos direitos reprodutivos de alguém
Completamente de acordo. Até estou admirada que mais ninguém tenha comentado sobre isto.
@catarinaribeiro9027 pois... É que entre a situação descrita no email e o ato de tirar o preservativo durante o sexo sem conhecimento e consentimento da outra pessoa envolvida, a diferença não é muita.
Vocês estão muito admiradas com esta história, mas sempre houve casos destes. Mulheres a engravidarem, inclusive, para "forçar" o homem, com quem se relacionavam, a casar com elas, por exemplo, é das histórias mais antigas da humanidade. E, por vezes, não pretendiam casar, mas, se o homem tivesse um poder económico elevado, achavam que ter um filho desse homem, poderia ser um passaporte para melhorarem a sua vida economicamente. São "truques " antigos, mas que também ainda acontecem.
Caras Ana e Tânia, parabéns pelo programa.
Partilho do choque e tristeza pelo resultado das eleições, no entanto, acrescento, ganhou o candidato que representa, efectivamente, os valores dos EUA. Antes aquele homem a uma mulher, culta, inteligente e não branca. O que é claro é que a política americana é diferente…E resta-nos unir e fazer o que podermos, com o que tivermos, para que a democracia e os seus valores continuem a existir.
Continuem com o excelente trabalho, que tão necessário e maravilhoso é.
Tão verdade, Tânia, em relação aos algarvios. Conheço bem os Louletanos. Sou de Lisboa, mas já vivi em Albufeira e era criticada por fazer kms para passear, conhecer o Algarve ou mesmo para ir comer um bom gelado ao Carvoeiro 😂❤
Estamos de luto. Não quero ver as repercussões que isto vai ter na Europa, quer financeiramente, quer nos estamos das guerras, quer no crescimento da extrema-direita. Vêm aí tempos negros e eu, que sempre quis ser mãe, começo a ponderar sobre trazer uma criança a este mundo. Estou triste e revoltada. Tenho chorado muito mas amanhã vai passar e continuaremos pront@s para a luta.
Olá! Eu estava prestes a enviar-vos um email com o mesmo tema 😂 vou deixar aqui porque acho que é uma questão interessante e algo que nunca tinha visto:
Eu vivo na Suíça, e recentemente estava a discutir este tema com um colega (a propósito de uma situação semelhante à do vosso episódio) e ele disse me que aqui, antes da criança nascer, os homens podem renunciar legalmente qualquer responsabilidade sob a criança, mesmo sendo o pai biológico. Ele argumentava que as mulheres têm o poder de parar ou não a gravidez e esta era a forma “semelhante” para o homem também se poder retirar dessa situação se quiser. Ele ainda adicionou que já informou a namorada que se por acaso ela engravidar e não quiser fazer um aborto, ele vai fazer isto. Devo dizer que fiquei um bocado chocada 😅 por um lado eu tbm não quero ter filhos e percebo esse sentimento, e queria evitar ao máximo que isso me fosse imposto. Por outro, a situação nao é igual de maneira nenhuma e os homens poderem fazer isto tbm nao me assenta muito bem devo admitir… enfim se virem este comentário gostava de saber o que pensam. Beijinhos!
Neste caso, acho que só vem demonstrar a falta de ação que os homens ainda têm em relação à sua própria fertilidade e planeamento familiar. Se esta pessoa já tinha decidido que não queria mais filhos, há uma solução que se diz rápida, indolor e muito eficaz: vasectomia. Assim tinha o controlo sobre a situação. Tb existe um mundo onde preservativos são uma cena... não estou a desresponsabilizar a mulher, nem a dizer que o que ela fez foi correcto (muito longe disto). Mas já é hora dos homens tomarem o ónus da sua vida reprodutiva sem virem depois chorar sobre o leite derramado, porque ter sexo "à vontade" sabe melhor e elas que se preocupem com evitar uma gravidez...
Concordo 100%. Mesmo assim compreendo que esta pessoa nao sabia que estava a 'dormir com o inimigo' e que iria ter esta violacao de confianca. Complicado e triste.
Oiço o podcast no spotify et tive de vir ao TH-cam exatemente para dizer isto ! Fico contente por ver outra pessoa com a mesma opinião. Fico surpresa de elas nunca terem mencionado sequer o uso de preservativo neste contexto.
@@mje4678 totalmente de acordo. Não se retira desta equação o desrespeito por um método previamente acordado, e o terrível que terá sido emocionalmente para este pai (tanto é que, compreensivelmente terminou a relação).
@@acs780 pois...gosto muito do podcast e costumo gostar tb da postura de ambas, mas neste episódio achei que estiveram um bocadinho a navegar na maionese. 😅 E que falaram muito e não disseram grande coisa. Acontece-nos a todos, há dias mais produtivos e inspirados do que outros.
Tudo bem que se o método contraceptivo acordado era a pílula. Ao ela parar de tomar tinha que avisar, é a mesma coisa do que tirar o preservativo durante o ato. A diferença é que uma mulher normalmente fica atenta a se é colocado ou não o preservativo e se está ok para o homem usar, ao contrário do que acontece com muitos homens que nem sequer se preocupam com os efeitos da pílula na mulher e nem se preocupam se ela esta bem ou não a toma-la. Não estou a dizer que foi isso que aconteceu, mas Se o vosso único contraceptivo é a pílula deve haver uma conversa regular sobre isso.
O qué não tem remédio remediado está. A
Não foi só do lado de Trump que isso aconteceu. Barack Obama também foi incentivar homens negros a votar na Kamala Harris, e até "lhes deu na cabeça". Temos de olhar para o panorama geral....
Lgbt 0 trump 1
Lgbt 0, porquê?
@togelax porque a Kamala perdeu ....
@@ricardo_Abonado não sabia que ela era lésbica
Isto é uma cena tão parva que me admira bastante. Eu também não sou a favor de tudo o que a cultura woke defende, mas a maioria das medidas como os pronomes, casas de banho neutras, etc, são inofensivas no pior dos casos. Não vão afetar a vida da grande parte das pessoas e talvez até melhorem para algumas poucas. Ser a favor destes movimentos de direita só para ser contra estes movimentos de esquerda é só ser esúpido. É tapar os olhos ao real dano que podem ter na democracia, economia e direitos humanos, só porque algo inofensivo chateia.
@@rafaelsousa9447casa de banho mista não! Por causa de duas centenas de pessoas um país de dez milhões vai criar casas de banho mista irresponsável e uma aberração que será do ocidente da sua cultura os militares também vão ter oficial gays e transgenero internem essa malta...