Ozeias, meu nome é Diego e gostaria de agradecer a você por compartilhar o teu conhecimento com a gente, vejo o empenho em passar as mensagens pra nós. DEUS ABENÇOE TUA VIDA um abraço
Muito legal isso! É um exercício super bacana para perceber e salientar as funções harmônicas básicas, dentro de uma Harmonia rebuscada! Excelente Aula!
Massa demais Ozéias!! Que legal a versão com os acordes de três notas! E a clareza da aula é um primor, sem enrolação e direto na veia! Show mestre, sigo aprendendo muito com o Jazz Guitar Academy! Obrigado!
Valeu meu querido, é interessante pensar assim né, geralmente só estudamos re harmonizar, mas vejo que é extremamente importante desarmonizar, dessa forma compreendemos de onde veio a estrutura, logo fica mais fácil arranjar, improvisar, abraço meu querido 🙌
cheguei a algumas conclusões após essa aula: 1 - wave tem toda estrutura de blues, inclusive o turn around 2 - no fim das contas o que importa em uma harmonia é a função que o acorde exerce, vc pode alterar o acorde com (9, 11, 13 e etc.... ) mas a base é sempre a mesma. 3 - preciso comprar o curso do Ozeias!!!
Ótima análise e muito elucidativo Ozeias! Fazer esse caminho inverso nunca tinha me passado pela cabeça...é muito didático e abre outra perspectiva. Obrigado. Parabéns
Ouvindo o resultado final deste (des-)arranjo, chega-se a seguinte conclusao: pra chegar a Jobim, precisa muuuuita "estrada" (e bom gosto, tb). Valeu, mestre Ozeias!
Massa. E pra quem está aprendendo a improvisar, fica muito mais fácil visualizar as possibilidades dessa forma. "A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação" Leonardo da Vinci
Sem burocracia nenhuma hehe! Muito obrigado mesmo Ozeias por ajudar a incentivar a boa música, compartilhando sempre super ideias e com uma didática iluminada! Eu agradeço a boa música agradece e a cultura também! Deus te abençoe e te retribua infinitamente pela generosidade ! Grande abraço e sucesso!
Eis que eu vejo o vídeo e encontro estes dois mestres (pra não dizer monstros). Tenho a honra de dizer que fui aluno dos dois! Abraços Eugênio e Ozeias!
@@israelferrera3364 Quanta gentileza Israel! Que todos tenhamos a graça de sermos bons alunos todos os dias! Grande abraço a todos vocês! Que Deus nos abençoe e ilumine ! Boa música e sucesso sempre!
Olha... o einstein disse: é impossivel se ensinar, quem esta determinado a não aprender! Esse era eu!!! Uma aula de vc, com dedilhados de tonica, terça, quinta e 7@... vi como tocsr lindamente, mesmo sem saber onque eu tava tocando.. kkkkk ja comprei 2 cursos de guitarra... sem tiraduvidas nenhum... mas n vou transformar experiencias ruins, bloqueios para novos professores. Queria o seu curso, mas podemos ir para esse lance do t 3 5 e 7@ vlw!!!
Finalmente encontrei alguém objetivo com uma ótima didática. Teria algum curso completo, com menu por assuntos? Hoje eu toco, tiro partitura, songbooks, play along. Fico dependente disso. Gostaria de compreender harmonia, escalas..como estudar e aplicar. Me sinto engessado. Como deve ser bom compreender e se soltar no instrumento.
Tenho sim Rodrigo, o Jazz Guitar Academy, é um curso realmente completo de harmonia, improvisação, repertório. Na descrição do vídeo tem o link, o curso é todo organizado em ordem crescente, começa com assuntos básicos e vai até o avançado. Abraço 🙌
Essa é a falta que percebo nos cursos online de guitarra. Ausência de análise e função harmônica. Não ensina o aluno a pensar, apenas a reproduzir roboticamente.
Valeu meu querido, essa é uma das minhas preocupações fazer com que o aluno realmente entenda, no curso eu sempre abordo por várias estratégias, sempre tem uma que cai a ficha. Abraço 🙌
Aula top Tenho seu curso👍👍👍 Da pra perceber/entender melhor as funções harmônicas👏👏👏 Poderia usar esse recurso em mais sucessos assim 👍 Uma dúvida, no final Dm G o Ré é um empréstimo modal ou um ii V ???
Muitíssimo obrigado, o vamp do final da para analisar como um empréstimo modal, no caso o 1 e 4 do campo harmônico de Ré dórico, abraço e bons estudos.
Salve Ozeias! Muito legal esse caminho, ótima aula. Vc pode me dizer, por gentileza, onde eu consigo esse quadro pra escrever as harmonas? Ficou ótimo. Valeu
QUe legal essa dica do V V I ao invés de II V I, hoje mesmo tirei o solo do Wes em que dá pra perceber que ele nem pensou no II, pensou direto no V. Tu terias esse vídeo do Peter Bursten ( não sei como se escreve) em que ele deu essa sacada do folk?
Eu ouvi do Peter Bernstein, esse vídeo em questão é uma vídeo aula que eu comprei dele, não sei exatamente qual, eu tenho quatro aulas do Peter. Abraço Renan.
Bom dia Rafael, o curso é um plano de assinatura anual, o que eu faço com os alunos é o seguinte, se renovar uma vez a assinatura eu gero um acesso vitalício, abraço meu querido 🙌
3 ปีที่แล้ว
Ozéias, a nomenclatura correta para o acorde diminuto não seria tônica, terça menor e sétima diminuta ao invés de sexta maior? Me corrija se estiver errado por favor!! Desde já agradecendo por suas aulas aqui no TH-cam, aprendi muito, sou seu fã!
Eu já vi o termo sexta e sétima dobrado bemol, em termos de visualização eu prefiro ver como 6, mas tecnicamente é uma bb7, a sexta é mais fácil de visualizar rapidamente, esqueci de mencionar esse detalhe🤦🏽, como eu toco Gypsy Jazz, a sexta está em baixo dos dedos, já que tudo é Xm6 ou X6. Abraço meu querido.
Mestre a dica para desconstruir é massa kkkkkkkkk mas, o que é difícil é construir uma harmonia complexa com excelente sonoridade. Me explique, por favor, qual o sentido já que quando vamos tirar a música, basicamente começamos pela harmonia mais simples.
Olá mestre ! Sempre te acompanhando! Uma pergunta : Gosto de tirar música de ouvido e me recuso a depender de cifras . Em uma música muito orquestrada, onde não há muita definição dos instrumentos harmônicos, é normal achar acordes que casem com o que a banda está tocando, mesmo não sendo o acordes que estão sendo executados por eles ? Gratidão aee pela aula !
É normal sim Dalton, muitas vezes é comum por exemplo em uma Big Band os instrumentos tocarem as extensões ou alteração dos acordes, o grande lance é sacar a função harmônica dos acordes, abraço 🙌
Tecnicamente o Sub V substitui o V, por isso sub V ou substituição por trítono, porém existe o conceito muito comum principalmente no Jazz que é pensar V V I, dessa forma o Sub V já entraria no II. Não sei se consegui explicar por aqui hhhhhh, tem coisas que por texto é complicado, abraço meu querido.
Boa noite Mestre! Quando sou pego de surpresa para tocar uma música que não conheço ao vivo sem ensaio, eu toco apenas assim do modo mais simples.... que nível posso me classificar fazendo isso?
Bom dia Paulo, eu particularmente não gosto de classificar em níveis, por exemplo você tem um bom ouvido consegue resolver, tem pessoas que sabem um monte de teoria e não conseguem tocar uma música de ouvido, logo todos temos uma bagagem pessoal. O que te aconselho é o seguinte, aproveita esse bom ouvido e estuda para potencializar a tua musicalidade. Abraço meu querido 🙌
Já vi alguns teóricos que reprovam o termo meio diminuto, que o correto seria m7b5, porém é só discussão de teóricos, é a mesma coisa, a formação é essa mesmo T 3m 5b 7m. Abraço.
Mestre a dica para desconstruir é massa kkkkkkkkk mas, o que é difícil é construir uma harmonia complexa com excelente sonoridade. Me explique, por favor, qual o sentido já que quando vamos tirar a música, basicamente começamos pela harmonia mais simples.
Eu acredito que para improvisar/arranjar/harmonizar temos que entender a raiz da harmonia, geralmente só se decora os acordes sem entender o porque de determinado acorde soar bem em tal situação, por eu conseguir desconstruir uma harmonia eu consigo construir (harmonizar) com muito mais clareza. É difícil explicar o que eu penso em texto, mas como diz o Conrado Paulino, toda harmonia acaba em É o tcham 1 6 2 5, ou em Lá bamba 1 4 5 hhhhhhhhh
Valeu Mestre. Esse tipo de conteúdo, análise , tão bem destrinchado é uma baita duma aula. TOP DEMAIS.
Valeuuuu meu querido, abração 🙌🙌🙌
Excelente explicação, acompanho sempre suas videoaulas. Show!!!
Muito obrigado Cláudio, abração 🙌
Ozeias, meu nome é Diego e gostaria de agradecer a você por compartilhar o teu conhecimento com a gente, vejo o empenho em passar as mensagens pra nós. DEUS ABENÇOE TUA VIDA um abraço
Muitíssimo obrigado Diego, abraço 🙌
Apesar da melodia ter chocado com a harmonia a ideia em si é muito boa..Excelente aula..
Maravilha!
Muitíssimo obrigado 🙏🙌
Muito legal isso!
É um exercício super bacana para perceber e salientar as funções harmônicas básicas,
dentro de uma Harmonia rebuscada!
Excelente Aula!
Muito obrigado Karlo, abraço 🙌
Melhor professor de guitarra do TH-cam
Meu amigo, que AULA é essa???? 1000x Parabéns e obrigado!
Valeu Anísio, muito obrigado 🙌
Aula que vale milhões!
Muitíssimo obrigado 🙏 abraço meu querido 🙌
Massa demais Ozéias!! Que legal a versão com os acordes de três notas! E a clareza da aula é um primor, sem enrolação e direto na veia! Show mestre, sigo aprendendo muito com o Jazz Guitar Academy! Obrigado!
Valeu meu querido, aquele abraço 🙏
Genial 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
gratíssimo Ozeias, Dios bendiga a todos!
Excelente aula Ozeias. Muito obrigado por compartilhar conhecimentos tão relevantes para formação de um músico. Você é o cara!
Ozéias, vc sabe tudo irmão! Grande abço!
Muitíssimo obrigado meu querido 🙌
Massa demais ouvir a versão desarmonizada de Wave, esse estudo causa um choque reverso quando ouvimos pela primeira vez. Arrasou mestre.
Valeu meu querido, é interessante pensar assim né, geralmente só estudamos re harmonizar, mas vejo que é extremamente importante desarmonizar, dessa forma compreendemos de onde veio a estrutura, logo fica mais fácil arranjar, improvisar, abraço meu querido 🙌
@@ozeiasguitar Perfeito Ozeias, obrigado pelas dicas e aulas, são sempre extremamente valiosas. 😃🙏
Mais uma aula espetacular, parabéns e muito obrigado!
Valeu Rogério, abraço meu querido 🙌
Que show.
Muitíssimo obrigado meu querido, abraço 🙌
Esses estudos harmônicos são muito importantes!
Boa
Muito professor.
Bacana você se referir ao grande Paulinho Nogueira.
Valeu cara!
Muito bom 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muitíssimo obrigado 🙏
Generosidade! Obrigado
Valeuuuu meu querido, abraço 🙌
Excelente!
Muitíssimo obrigado Luis, abraço 🙌
Muito obrigado por essa aula!!!!!
Valeu Jefferson, abraço meu querido 🙌
Otima aula.vale a pena assisitir!
Muitíssimo obrigado Vitor, abraço meu querido 🙌
Muito bem explicado gostei muito
Muitíssimo obrigado Jeferson 🙌
Sem isso o cara fica um músico melódico!
Aulão, obrigado!
cheguei a algumas conclusões após essa aula:
1 - wave tem toda estrutura de blues, inclusive o turn around
2 - no fim das contas o que importa em uma harmonia é a função que o acorde exerce, vc pode alterar o acorde com (9, 11, 13 e etc.... ) mas a base é sempre a mesma.
3 - preciso comprar o curso do Ozeias!!!
Com certeza Luiz, a função é tudo, quando eu estou improvisando ou harmonizando o meu foco é a função. Abraço meu querido 🙌
Boa observação concordo. 👏🏽👏🏽👌🏽
Maravilha!!! Cada novo vídeo uma contribuição generosa!!! Obrigado mestre...
Valeu Helodio, muito obrigado 🙏
Boa dica parabéns.
Valeu meu querido, abraço 🙌
Descontruir para construir....Muito bom prof. OZÉIAS...GRATO
Valeu Gil, abração 🙌
Ótima análise e muito elucidativo Ozeias! Fazer esse caminho inverso nunca tinha me passado pela cabeça...é muito didático e abre outra perspectiva. Obrigado. Parabéns
Valeu Pedro, muito obrigado 🙌
São muitas possibilidades, o que precisa mesmo, é um conhecimento profundo de campo harmônico!!!! Obrigado professor!!!
Valeu meu querido, abraço 🙌
Mto bom como sempre, didatica impecavel.... lol
Muitíssimo obrigado 🙏
Muito interessante essa descontrucao da harmonia! Muda a perspectiva da analise... inclusive vcc pode aplicar isso qdo for estudar improvisacao!
Com certeza Johnny, entender a harmonia na raiz liberta para a improvisação, abraço 🙌
POPisticando a wave hehehe maravilhoso!
Isso aqui é um primor, minha gente. Que aula!!!
Muitíssimo obrigado Diego, abraço 🙌
Ouvindo o resultado final deste (des-)arranjo, chega-se a seguinte conclusao: pra chegar a Jobim, precisa muuuuita "estrada" (e bom gosto, tb). Valeu, mestre Ozeias!
Muito bom!!!
Valeu meu querido, muito obrigado 🙌
Massa. E pra quem está aprendendo a improvisar, fica muito mais fácil visualizar as possibilidades dessa forma. "A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação" Leonardo da Vinci
Muito obg mestre!
Valeu meu querido, muito obrigado 🙌
cê é monstro demais véi
Sem burocracia nenhuma hehe!
Muito obrigado mesmo Ozeias por ajudar a incentivar a boa música, compartilhando sempre super ideias e com uma didática iluminada! Eu agradeço a boa música agradece e a cultura também! Deus te abençoe e te retribua infinitamente pela generosidade ! Grande abraço e sucesso!
Valeu meu querido, muitíssimo obrigado 🙏
Eis que eu vejo o vídeo e encontro estes dois mestres (pra não dizer monstros). Tenho a honra de dizer que fui aluno dos dois! Abraços Eugênio e Ozeias!
@@israelferrera3364
Quanta gentileza Israel! Que todos tenhamos a graça de sermos bons alunos todos os dias!
Grande abraço a todos vocês!
Que Deus nos abençoe e ilumine ! Boa música e sucesso sempre!
Salve com Deus na frente sempre ! ✌🏼🙏🏼
Valeu meu querido, abraço 🙌
Cara vc e top, aprendi muito aqui abriu a minha mente
Destrinchou legal! Parabéns ! Ótima aula , como sempre!
Muitíssimo obrigado 🙏
Caraca vc conhece demais
Sempre muito bom 🙏🙏🙏
Grande Ozeias!!!!!!!💎
Valeu meu querido 🙌
Obrigado mestre! Sempre conteúdos valiosíssimos! 🙏
Muitíssimo obrigado 🙏
Mais um show de aula. 🙌🙌
Aula fantástica!
Muitíssimo obrigado 🙏
rapaz, isso que é aula. segredos valiosos desvendados.
Muitíssimo obrigado 🙏
Faz mais exemplo desarmonização
Eu tenho várias interessante hhhhh vou postar. Abraço 🙌
Agora eu consigo tocar Wave. kkkkkk
Boa... hahahaha
Não sei como alguém dá "deslike" numa aula dessas. Devem ser terraplanistas.😁
Valeu Joilson, muito obrigado 🙌
Grande dica, mestre. Fica mais difícil tocar da forma simples. O ouvido não aceita kkkk
Sim, a harmonia original já está na cabeça, abraço meu querido 🙌
Olha... o einstein disse: é impossivel se ensinar, quem esta determinado a não aprender! Esse era eu!!! Uma aula de vc, com dedilhados de tonica, terça, quinta e 7@... vi como tocsr lindamente, mesmo sem saber onque eu tava tocando.. kkkkk ja comprei 2 cursos de guitarra... sem tiraduvidas nenhum... mas n vou transformar experiencias ruins, bloqueios para novos professores. Queria o seu curso, mas podemos ir para esse lance do t 3 5 e 7@ vlw!!!
Abração Nildo 🙌bons estudos pra nós 🙌
@ozeiasguitar professor... o senhor n teria umnpack de aulas... pra quem n tem cartão de credito?
@ salve meu querido, me manda um email, ai te passo as informações por lá ozeias.guitar@gmail.com abraço 🙌
Finalmente encontrei alguém objetivo com uma ótima didática. Teria algum curso completo, com menu por assuntos? Hoje eu toco, tiro partitura, songbooks, play along. Fico dependente disso. Gostaria de compreender harmonia, escalas..como estudar e aplicar. Me sinto engessado. Como deve ser bom compreender e se soltar no instrumento.
Tenho sim Rodrigo, o Jazz Guitar Academy, é um curso realmente completo de harmonia, improvisação, repertório. Na descrição do vídeo tem o link, o curso é todo organizado em ordem crescente, começa com assuntos básicos e vai até o avançado. Abraço 🙌
Grande mestre! Sempre ótimo essas análises em músicas famosas. Muito professor cria algum tema na hora pra exemplificar, daí fica muito artificial.
Pode crê Fabio, quando conseguimos ver dentro de uma música fica mais fácil né, abraço meu querido 🙌
Essa é a falta que percebo nos cursos online de guitarra. Ausência de análise e função harmônica. Não ensina o aluno a pensar, apenas a reproduzir roboticamente.
Valeu meu querido, essa é uma das minhas preocupações fazer com que o aluno realmente entenda, no curso eu sempre abordo por várias estratégias, sempre tem uma que cai a ficha. Abraço 🙌
Aula top
Tenho seu curso👍👍👍
Da pra perceber/entender melhor as funções harmônicas👏👏👏
Poderia usar esse recurso em mais sucessos assim 👍
Uma dúvida, no final
Dm G o Ré é um empréstimo modal
ou um ii V ???
Muitíssimo obrigado, o vamp do final da para analisar como um empréstimo modal, no caso o 1 e 4 do campo harmônico de Ré dórico, abraço e bons estudos.
@@ozeiasguitar vlw
Excelente explicação 👏👏👏
Salve Ozeias! Muito legal esse caminho, ótima aula. Vc pode me dizer, por gentileza, onde eu consigo esse quadro pra escrever as harmonas? Ficou ótimo. Valeu
Eu baixei o quadro no Google, aí utilizei uma fonte que emula giz, montei no world, abraço meu querido 🙌
@@ozeiasguitar Valeu Ozeias, obrigado.
quem compõe a música sabe dessa teoria toda? kkk, parabéns pela aula professor, sempre top
A maioria sabe inconscientemente, essas substituições vão virando clichê, abraço meu querido 🙌
QUe legal essa dica do V V I ao invés de II V I, hoje mesmo tirei o solo do Wes em que dá pra perceber que ele nem pensou no II, pensou direto no V. Tu terias esse vídeo do Peter Bursten ( não sei como se escreve) em que ele deu essa sacada do folk?
Eu ouvi do Peter Bernstein, esse vídeo em questão é uma vídeo aula que eu comprei dele, não sei exatamente qual, eu tenho quatro aulas do Peter. Abraço Renan.
é harmonia reversa isso? top!
Ozeias, boa tarde. Por favor, o empréstimo modal (Gm), neste caso, não é da tonalidade de F ?
Excelente vídeo, Ozeias. Amigo, o valor do seu curso ainda é vitalício é anual? Obrigado.
Bom dia Rafael, o curso é um plano de assinatura anual, o que eu faço com os alunos é o seguinte, se renovar uma vez a assinatura eu gero um acesso vitalício, abraço meu querido 🙌
Ozéias, a nomenclatura correta para o acorde diminuto não seria tônica, terça menor e sétima diminuta ao invés de sexta maior?
Me corrija se estiver errado por favor!!
Desde já agradecendo por suas aulas aqui no TH-cam, aprendi muito, sou seu fã!
Eu já vi o termo sexta e sétima dobrado bemol, em termos de visualização eu prefiro ver como 6, mas tecnicamente é uma bb7, a sexta é mais fácil de visualizar rapidamente, esqueci de mencionar esse detalhe🤦🏽, como eu toco Gypsy Jazz, a sexta está em baixo dos dedos, já que tudo é Xm6 ou X6. Abraço meu querido.
@@ozeiasguitar perfeito, obrigado!!
Mestre a dica para desconstruir é massa kkkkkkkkk mas, o que é difícil é construir uma harmonia complexa com excelente sonoridade.
Me explique, por favor, qual o sentido já que quando vamos tirar a música, basicamente começamos pela harmonia mais simples.
Conteúdo excelente! Se fosse mais lento poderia ser mais fácil o entendimento e visualização dos acordes.🙋
Só mudar velocidade do vídeo no próprio TH-cam ou ir pausando o video.
Olá mestre !
Sempre te acompanhando!
Uma pergunta :
Gosto de tirar música de ouvido e me recuso a depender de cifras .
Em uma música muito orquestrada, onde não há muita definição dos instrumentos harmônicos, é normal achar acordes que casem com o que a banda está tocando, mesmo não sendo o acordes que estão sendo executados por eles ?
Gratidão aee pela aula !
É normal sim Dalton, muitas vezes é comum por exemplo em uma Big Band os instrumentos tocarem as extensões ou alteração dos acordes, o grande lance é sacar a função harmônica dos acordes, abraço 🙌
Ozeias, o acorde Sub5 não substitui II, numa progressão II, V, I?
Tecnicamente o Sub V substitui o V, por isso sub V ou substituição por trítono, porém existe o conceito muito comum principalmente no Jazz que é pensar V V I, dessa forma o Sub V já entraria no II. Não sei se consegui explicar por aqui hhhhhh, tem coisas que por texto é complicado, abraço meu querido.
Boa noite Mestre! Quando sou pego de surpresa para tocar uma música que não conheço ao vivo sem ensaio, eu toco apenas assim do modo mais simples.... que nível posso me classificar fazendo isso?
Bom dia Paulo, eu particularmente não gosto de classificar em níveis, por exemplo você tem um bom ouvido consegue resolver, tem pessoas que sabem um monte de teoria e não conseguem tocar uma música de ouvido, logo todos temos uma bagagem pessoal. O que te aconselho é o seguinte, aproveita esse bom ouvido e estuda para potencializar a tua musicalidade. Abraço meu querido 🙌
Si Meio de Minuto realmente existe???
F 3ªm 5b
F 3ªm 5b 7ªm
Já vi alguns teóricos que reprovam o termo meio diminuto, que o correto seria m7b5, porém é só discussão de teóricos, é a mesma coisa, a formação é essa mesmo T 3m 5b 7m. Abraço.
Mestre a dica para desconstruir é massa kkkkkkkkk mas, o que é difícil é construir uma harmonia complexa com excelente sonoridade.
Me explique, por favor, qual o sentido já que quando vamos tirar a música, basicamente começamos pela harmonia mais simples.
Eu acredito que para improvisar/arranjar/harmonizar temos que entender a raiz da harmonia, geralmente só se decora os acordes sem entender o porque de determinado acorde soar bem em tal situação, por eu conseguir desconstruir uma harmonia eu consigo construir (harmonizar) com muito mais clareza. É difícil explicar o que eu penso em texto, mas como diz o Conrado Paulino, toda harmonia acaba em É o tcham 1 6 2 5, ou em Lá bamba 1 4 5 hhhhhhhhh