Episódio publicado originalmente no dia 08.12.2018. Ouça todas as edições do Politiquês pelo link nxo.do/2UroeZf. Conheça também os outros podcasts do Nexo Jornal: nxo.do/2Us33WU.
Esse episódio se caracterizou por ser uma música de uma nota só. É como um debate entre dois empresários sobre diminuição de impostos. Os debatedores tem rigorosamente a mesma posição. Faltou o contraditório.
Com todo respeito, Nexo, mas não falou quase nada sobre marxismo, apenas como foi quando "inspirado" em suas ideias. Como ouvinte saberá discernir sobre o suposto alinhamento entre teoria e prática se os "debatedores" nem explanaram um conceito sequer de Marx ?
Entendo o que você pretende, porém só a crítica de Marx ao Capitalismo engloba três volumes cada um com mais de 300 págs, creio que para explanar pelo menos uma parte disso seria bastante complicada.
Deixaram a desejar por trabalhar marxismo com professores que pontuam as experiências socialistas/comunistas como fracasso, tirando do contexto e isolando apenas ao regime em si. Nem sequer falaram do isolamento econômico que esses regimes sofreram, algo fundamental para discutir isso. Teve pontos positivos sim, falaram algumas coisas importantes, mas isso foi muito tendencioso.
Eu perguntaria aos entrevistados quais são os políticos que representam a "esquerda moderada" e onde exatamente eles teriam "resultados muito melhores" do que a "direita radical". Há uma tentativa de desqualificar o adversário, que diga-se de passagem, não foi convidado ao debate - ao chamá-lo de esquerda doidona, emaconhados, dentre outros insultos.
Tem bastante impropriedade teórica nas falas, além de tratarem de questões pouco relevantes para compreender Marx e sua corrente filosófica e política. Se o intuito é explanar sobre o conceito de marxismo, há grandes professores que se dedicam a estudar o tema com profundidade. Sobre as questões mais contemporâneas, como os usos absurdos que setores alucinados da sociedade fazem do termo "marxismo" ou "marxismo cultural", o debate fica mais interessante. Talvez Marx seja um dos pensadores mais debatidos e, no entanto, menos lidos da história. Acredito que a intenção do Nexo foi boa, embora mal aproveitada.
vocês em nenhum momento falaram sobre marxismo , e sim sobre as experiências socialistas....,querem falar sobre marx,chamem professores reconhecidos nessa área como jose paulo neto
Basta atuar sobre uma geração de alunos, aproximadamente 25 anos e em seguida mover a ideologia de um país atuando sobre os filhos daqueles alunos. Isso exemplifica uma forma imoral de implantar um sistema de extremidades sociais opostas pois nunca, nunca e nunca deixarão de haver os previlegiados na linha de controle
Sobre isso é necessário compreender que o marxismo-lenismo foi implantado na Rússia em 1917 mas a Guerra Civil, o isolamento e o fato de a Rússia ser extremamente agrária causaram dificuldades para a implantação do socialismo científico, Lênin teve que implementar o comunismo de guerra para vencer a guerra civil. Após a guerra a URSS foi criada em 1922 e lei foi eleito como o primeiro líder do país mas ele acabou ficando doente e foi afastado, nisso o Joseph Stálin e seu grupo de burocratas totalitários ganharam poder e domiram o PUCS, com a morte de Lênin em 1924 houve uma disputa entre Stálin e Trotsky sendo que o Stálin venceu e implementou uma ditadura totalitária que promoveu o Grande Expurgo em que vários menbros do próprio regime formam mortos e até Trotsky foi morto durante seu exílio no México. Stálin fez vários retrocessos, jogou no lixo os princípios do socialismo e traiu os trabalhadores soviéticos. As ações e políticas stalinistas serviram de inspiração e base para o regime chinês, norte-coreano entre outros. Também é necessário comprender que a Guerra Fria, embargos e outras sanções econômicas, falta de revoluções socialistas em países desenvolvidos e é claro os regimes totalitários distantes dos princípios marxistas levaram ao fracasso do socialismo no século XX. Recomendo ler livros como Manifesto Comunista e Estado e Revolução para conhecer melhor o marxismo e ver as diferenças entre a teoria as práticas.
Ainda que de maneira razoavelmente polida, os entrevistados ofenderam aos que pensam diferente, ao chamá-los de mentirosos, mal intencionados e até de emaconhados.
O Ministro da cultura do Temer,foi um grande jornalista ,que não se enganem,trabalhou anos no gabinete de Gilberto Gil ,cada coisa que a pessoa faz pra sobreviver...
"As transformações culturais na conta do Marxismo..." Karl Marx não quis saber sobre o que você faz em sua casa, na sua vida amorosa e nem o que quer fazer com o seu dinheiro. Quem disser alguma coisa relacionada a isso é mentira!
Antes de mais nada não sou comunista, socialista ou petista mas tenho uma ótima cultura política e pairou uma d~uvida (sic): em todo o podcast houve análises sobre países COMUNISTAS mas tem um probleminha: NUNCA HOUVE SEQUER UM PAÍS COMUNISTA!
@@Regis_._ os preciosistas que querem dar um jeito de por defeito em tudo poderiam criticar mesmo se tivessem feito essa nota, "tecnicamete, não houve países comunistas", pois vão ter aqueles que dizem que também não foram realmente socialistas, só "capitalistas de estado".
Entendi a lógica de construção narrativa, com opiniões plurais para provar um mesmo ponto ao fim que seja convergente, mas não dá pra passar pano para tamanha imprecisão nos conceitos teóricos e análises da práxis marxista. No mínimo, irresponsável. Colocam Marx como o líder de uma seita mas não falam do Materialismo Histórico, tá "serto". E como assim a URSS não tinha apreço às pautas morais? Colocando o contexto em pauta (o que não foi feito), sem anacronismos, a URSS foi de longe o país mais progressista do mundo em determinadas eras. Que desastre econômico é esse que em 10 anos transformou o pior país da Europa no primeiro país do mundo? Aliás, por que não foi se colocado que não houve nenhuma experiência socialista que pode viver de boas, sem forte pressão externa? Dá pra continuar fácil aqui contestando mas o que não dá é pra garantir a credibilidade e qualidade do podcast.
Pode usar os aplicativos de celular de podcast como o "Google Podcast" ou o "Spotify". Se tiver um iPhone, ele tem um aplicativo só para podcasts. Depois só procurar, seguir e ouvir!
Felipe Adonai: Soundcloud | iTunes | Google | Spotify | Deezer | Stitcher No link da matéria tem os links pra vc ir direto pro podcast: www.nexojornal.com.br/podcast/2018/12/09/O-que-é-marxismo.-E-o-que-definitivamente-não-é-marxismo
Deixei de assinar o canal depois desse vídeo. Dois "especialistas" que só fazem concordar no final, nenhum embate real de ideias. Vídeo de viés esquerdista, sem espaço para quem pensa diferente, e ainda faz chacota. Uma vergonha
Episódio não reflete a verdade sobre o que é Marxismo ou mesmo Marxismo cultural. Os debatedores são de esquerda e centro esquerda. Não saíram da tesoura intelectual.
O Sociólogo Adriano Gianturco , usou ao extremo o termo marxismo e em especial na política externa para falar do PT , na folha de sp no painel debate ...que canceira
PERAÍ!!!!!!! Sociologista. Filósofo. Folha. USP. Ah tá! Entendí, então eles querem convencer que não há uma articulação do comunismo internacional atuando no Brasil e que gente boa é gente Tucana. Sim! E eles são isentões, então. Estelionato é essa matéria sem noção, digo, sem Nexo. Me inscrevi ontem e estou me des-inscrevendo hoje, melhor, estou me desconexando. Vão ver se Che tá na esquina!
Não é, é uma lei de captação de recursos, via doações de grandes empresas (os projetos são escolhidos por elas próprias) em troca de isenção fiscal. Onde isso é comunista?
@wi2er Isenção de impostos sem isonomia não é liberalismo, é corporativismo... deve ser por isso mesmo que o playboy corrupto do collor botou em prática.
Nunca se fala em direita, somente existe direita radical e se omitem próprios conceitos assumidos por políticos e intelectuais progressistas, atribuindo conceitos a paranóia da direita. Sinceramente, esperava uma abordagem mais isenta e com menos adjetivações depreciativas, palavrões dos entrevistados, o que empobrece o diálogo e compromete a qualidade do video.
No caso das teorias conspiratórias que divergem totalmente do conhecimento acadêmic, é difícil uma abordagem que não adjetive de maneira depreciativa, mesmo que mais formal e elegante. Acabaria sendo até falsa, dando um verniz de credibilidade a bizarrices pseudo-intelectuais. Não se falou em direita, não significa que ela não exista; acontece que só a direita radical/tosca que adere e promove a essas teorias da conspiração esdrúxulas e noções ignorantes de história e filosofia, portanto ela é necessariamente a mencionada quando se aborda isso.
Episódio publicado originalmente no dia 08.12.2018. Ouça todas as edições do Politiquês pelo link nxo.do/2UroeZf. Conheça também os outros podcasts do Nexo Jornal: nxo.do/2Us33WU.
Achei a participação do Celso descuidada e debochada. O Demétrio Magnoli teria feito melhor.
foi um pouco inviezada esse podcast,diferente de outras materias, eles em nenhum momento falou sobre as teorias de marx...
Ficou mais na diferenciação entre capitalismo e socialismo e pouco sobre a proposta do título.
Esse episódio se caracterizou por ser uma música de uma nota só. É como um debate entre dois empresários sobre diminuição de impostos. Os debatedores tem rigorosamente a mesma posição. Faltou o contraditório.
USP e Folha partem do mesmo ponto, não vi pluralismo nisso
Com todo respeito, Nexo, mas não falou quase nada sobre marxismo, apenas como foi quando "inspirado" em suas ideias. Como ouvinte saberá discernir sobre o suposto alinhamento entre teoria e prática se os "debatedores" nem explanaram um conceito sequer de Marx ?
Entendo o que você pretende, porém só a crítica de Marx ao Capitalismo engloba três volumes cada um com mais de 300 págs, creio que para explanar pelo menos uma parte disso seria bastante complicada.
Deixaram a desejar por trabalhar marxismo com professores que pontuam as experiências socialistas/comunistas como fracasso, tirando do contexto e isolando apenas ao regime em si.
Nem sequer falaram do isolamento econômico que esses regimes sofreram, algo fundamental para discutir isso.
Teve pontos positivos sim, falaram algumas coisas importantes, mas isso foi muito tendencioso.
Faltou um especialista em Marx para falar com mais propriedade.
Um debate marxista sem marxistas, chamaram um liberal e um conservador.
@@jblp92 **um social democrata e um liberal clássico
Ruy Fausto é social democrata, Celso Rocha de Barros é um liberal progressista.
2 anti-marxistas falando de marxismo.
Kkk vc acha q tem algum marxista esperto?
Nexo, entrevistem a youtuber e socióloga marxista e ecossocialista Sabrina Fernandes, que administra o canal Tese Onze
Eu perguntaria aos entrevistados quais são os políticos que representam a "esquerda moderada" e onde exatamente eles teriam "resultados muito melhores" do que a "direita radical". Há uma tentativa de desqualificar o adversário, que diga-se de passagem, não foi convidado ao debate - ao chamá-lo de esquerda doidona, emaconhados, dentre outros insultos.
Discussão muito rasa!!! Fraquíssima!!
Tem bastante impropriedade teórica nas falas, além de tratarem de questões pouco relevantes para compreender Marx e sua corrente filosófica e política. Se o intuito é explanar sobre o conceito de marxismo, há grandes professores que se dedicam a estudar o tema com profundidade.
Sobre as questões mais contemporâneas, como os usos absurdos que setores alucinados da sociedade fazem do termo "marxismo" ou "marxismo cultural", o debate fica mais interessante.
Talvez Marx seja um dos pensadores mais debatidos e, no entanto, menos lidos da história. Acredito que a intenção do Nexo foi boa, embora mal aproveitada.
vocês em nenhum momento falaram sobre marxismo , e sim sobre as experiências socialistas....,querem falar sobre marx,chamem professores reconhecidos nessa área como jose paulo neto
up
Mas... O socialismo está diretamente voltado a Karl Max 🤔
Kkkkkk ouvir vocês falando de de comunismo com professores ideológicos da área é ótimo. Vocês deveriam fazer mais piadas, são bons nisso.
Quando realmente vão falar sobre o que é marxismo???
Achei que teria um defensor e um detrator do marxismo, mas parece que ambos foram mais críticos.
Um debate marxista sem marxistas, chamaram um liberal e um conservador.
pois é, mas se for olhar o que se vê por aí ta até deboa
Basta atuar sobre uma geração de alunos, aproximadamente 25 anos e em seguida mover a ideologia de um país atuando sobre os filhos daqueles alunos. Isso exemplifica uma forma imoral de implantar um sistema de extremidades sociais opostas pois nunca, nunca e nunca deixarão de haver os previlegiados na linha de controle
Em particular eu penso que iniciativa como essas são fundamentais para reeducação .parabéns
Foi implantado em alguma sociedade?
Deu certo?
Tem algum exemplo bem sussedido?
Sucedido
china
Sobre isso é necessário compreender que o marxismo-lenismo foi implantado na Rússia em 1917 mas a Guerra Civil, o isolamento e o fato de a Rússia ser extremamente agrária causaram dificuldades para a implantação do socialismo científico, Lênin teve que implementar o comunismo de guerra para vencer a guerra civil. Após a guerra a URSS foi criada em 1922 e lei foi eleito como o primeiro líder do país mas ele acabou ficando doente e foi afastado, nisso o Joseph Stálin e seu grupo de burocratas totalitários ganharam poder e domiram o PUCS, com a morte de Lênin em 1924 houve uma disputa entre Stálin e Trotsky sendo que o Stálin venceu e implementou uma ditadura totalitária que promoveu o Grande Expurgo em que vários menbros do próprio regime formam mortos e até Trotsky foi morto durante seu exílio no México. Stálin fez vários retrocessos, jogou no lixo os princípios do socialismo e traiu os trabalhadores soviéticos. As ações e políticas stalinistas serviram de inspiração e base para o regime chinês, norte-coreano entre outros. Também é necessário comprender que a Guerra Fria, embargos e outras sanções econômicas, falta de revoluções socialistas em países desenvolvidos e é claro os regimes totalitários distantes dos princípios marxistas levaram ao fracasso do socialismo no século XX. Recomendo ler livros como Manifesto Comunista e Estado e Revolução para conhecer melhor o marxismo e ver as diferenças entre a teoria as práticas.
Cuba está fazendo grande sucessos
Ainda que de maneira razoavelmente polida, os entrevistados ofenderam aos que pensam diferente, ao chamá-los de mentirosos, mal intencionados e até de emaconhados.
Belo Podcast(Politiquês)!! Fico Grato com os temas de politica!!
O Ministro da cultura do Temer,foi um grande jornalista ,que não se enganem,trabalhou anos no gabinete de Gilberto Gil ,cada coisa que a pessoa faz pra sobreviver...
Amei!
Obrigado
Não ficou bom.
Qual é mesmo a banda de fundo?
Como o pensamento de Marx chegou tão longe, atingindo China e Laos?
Os países muçulmanos têm alguma relação com o Marxismo? Foram influenciados de alguma forma?
Só pra fato de desmistificar a falsa teoria de marxismo cultural , já se faz válido o vídeo .
Esse foi um dos piores politiques que ouvi. Se fosse uma prova de redação do Enem, com certeza, ganharia zero por ter fugido do tema.
Quem foi Gramsci e qual a influência dele hoje?
Baixou meu conceito sobre o NEXO.
Muito bom parabéns
Amei está música, ele falou a banda, mas qual a música
"As transformações culturais na conta do Marxismo..." Karl Marx não quis saber sobre o que você faz em sua casa, na sua vida amorosa e nem o que quer fazer com o seu dinheiro. Quem disser alguma coisa relacionada a isso é mentira!
Pq eu não acho esse podcast no Spotify?
Antes de mais nada não sou comunista, socialista ou petista mas tenho uma ótima cultura política e pairou uma d~uvida (sic): em todo o podcast houve análises sobre países COMUNISTAS mas tem um probleminha: NUNCA HOUVE SEQUER UM PAÍS COMUNISTA!
Sim, este foi o erro do podcast, não saber distinguir comunismo de socialismo.
@@Regis_._ os preciosistas que querem dar um jeito de por defeito em tudo poderiam criticar mesmo se tivessem feito essa nota, "tecnicamete, não houve países comunistas", pois vão ter aqueles que dizem que também não foram realmente socialistas, só "capitalistas de estado".
Esquerda é sinônimo de marxismo? Há alguma esquerda que não tenha nada a ver com marxismo ou comunismo?
Parei de ver quando falou FOLHA de São Paulo...é melhor ler o manifesto COMUNISTA para ver o que é essa nefasta idéia.
23:00 nos anos 80 era o Pat Buchanan
Nota 10 !!!
Nada sobre o foro de São Paulo então sem credibilidade nenhuma.
Gostei.
Entendi a lógica de construção narrativa, com opiniões plurais para provar um mesmo ponto ao fim que seja convergente, mas não dá pra passar pano para tamanha imprecisão nos conceitos teóricos e análises da práxis marxista. No mínimo, irresponsável. Colocam Marx como o líder de uma seita mas não falam do Materialismo Histórico, tá "serto". E como assim a URSS não tinha apreço às pautas morais? Colocando o contexto em pauta (o que não foi feito), sem anacronismos, a URSS foi de longe o país mais progressista do mundo em determinadas eras. Que desastre econômico é esse que em 10 anos transformou o pior país da Europa no primeiro país do mundo? Aliás, por que não foi se colocado que não houve nenhuma experiência socialista que pode viver de boas, sem forte pressão externa? Dá pra continuar fácil aqui contestando mas o que não dá é pra garantir a credibilidade e qualidade do podcast.
Gostaria de saber onde posso ouvir sem ser aqui no TH-cam. Ele não deixa eu minimizar no celular sem pausar o vídeo.
Pode usar os aplicativos de celular de podcast como o "Google Podcast" ou o "Spotify". Se tiver um iPhone, ele tem um aplicativo só para podcasts. Depois só procurar, seguir e ouvir!
Felipe Adonai: Soundcloud | iTunes | Google | Spotify | Deezer | Stitcher
No link da matéria tem os links pra vc ir direto pro podcast: www.nexojornal.com.br/podcast/2018/12/09/O-que-é-marxismo.-E-o-que-definitivamente-não-é-marxismo
Nos apps Spotify, Itunes ou Google podcasts
Oi, Felipe! Dá pra minimizar no celular sem pausar o vídeo usando um aplicativo chamado PlayTube.
Tá no spotify
nota 2 para o video
29:35
Mudem o título para: o que é petismo?
Não falaram nada do marxismo (materialiamismo histórico dialético) enquanto método científico.
Deixei de assinar o canal depois desse vídeo.
Dois "especialistas" que só fazem concordar no final, nenhum embate real de ideias.
Vídeo de viés esquerdista, sem espaço para quem pensa diferente, e ainda faz chacota. Uma vergonha
Tendência de analise liberal do Marxismo.
O mundo vive de realidade e não de sonhos, isso é fato e contra fatos não a argumentos
Excelente conteúdo. Obrigado!
Muito bom!
Episódio não reflete a verdade sobre o que é Marxismo ou mesmo Marxismo cultural. Os debatedores são de esquerda e centro esquerda. Não saíram da tesoura intelectual.
Pensei que iria tratar das ideia Marxistas... Mas é um bom podcast
Como o Nexo da credibilidade para esses jovens?
Bom tirando a indicação do livro no final da reportagem,o resto está ótimo parabéns pela elaboração clara e objetiva...
Que musica horrivel, deveria ser bem baixinha igual os demais videos no nexo. Perdi a vontade de assistir os videos.
O Sociólogo Adriano Gianturco , usou ao extremo o termo marxismo e em especial na política externa para falar do PT , na folha de sp no painel debate ...que canceira
Que AULA de Eduardo Wolf !!!
eses dois ai nunca participaram de uma reuniao do partido .
Estadao e folha de São Paulo e dizem que não são tendenciosos? realmente não foi muito feliz essa reportagem...
Como de costume, excelente conteúdo!
Muito bacana 👋👋👋
Uma coisa que o capitalismo tem que o comunismo não tem é comida :v
Christopher De Paula onde que estava a comida enquanto milhões de colonos morriam nos séculos 18, 19, e 20?
Não fale bobagens assim pf
O “Politiquês” é muito bom
Eu ouço e leio Nexo. Os bolsominions assistem e se informam pelo Nando Moura (canal recomendado pelo Bolsonaro, porque será?).
Perguntas e respostas, propostas, dignas de um adolescente lentor da Capricho.
Gostei da explanação, imparcialidade. Muito bom ver e ouvir varias vertentes.
Se foi conspiração ou não, o fato é que deu certo. A cultura ocidental judaico cristã está em decadência
Errado!
PERAÍ!!!!!!!
Sociologista. Filósofo. Folha. USP. Ah tá! Entendí, então eles querem convencer que não há uma articulação do comunismo internacional atuando no Brasil e que gente boa é gente Tucana. Sim! E eles são isentões, então.
Estelionato é essa matéria sem noção, digo, sem Nexo.
Me inscrevi ontem e estou me des-inscrevendo hoje, melhor, estou me desconexando.
Vão ver se Che tá na esquina!
Como sempre, anticomunismo barato e pouquíssimo conteúdo científico
Quanta besteira
Lei Rouanet não é comunista? Kkkkkkkkkkkkk
Onde está o comunismo na lei Rouanet?
Vai ler, cara.
Não é, é uma lei de captação de recursos, via doações de grandes empresas (os projetos são escolhidos por elas próprias) em troca de isenção fiscal. Onde isso é comunista?
@@danielcarvalho1752 isenção fiscal, com dinheiro do governo, certeza que tem isenção fiscal nisso kkkkkk
@wi2er Isenção de impostos sem isonomia não é liberalismo, é corporativismo... deve ser por isso mesmo que o playboy corrupto do collor botou em prática.
Nunca se fala em direita, somente existe direita radical e se omitem próprios conceitos assumidos por políticos e intelectuais progressistas, atribuindo conceitos a paranóia da direita. Sinceramente, esperava uma abordagem mais isenta e com menos adjetivações depreciativas, palavrões dos entrevistados, o que empobrece o diálogo e compromete a qualidade do video.
No caso das teorias conspiratórias que divergem totalmente do conhecimento acadêmic, é difícil uma abordagem que não adjetive de maneira depreciativa, mesmo que mais formal e elegante. Acabaria sendo até falsa, dando um verniz de credibilidade a bizarrices pseudo-intelectuais. Não se falou em direita, não significa que ela não exista; acontece que só a direita radical/tosca que adere e promove a essas teorias da conspiração esdrúxulas e noções ignorantes de história e filosofia, portanto ela é necessariamente a mencionada quando se aborda isso.