Questão 23 - Interpretação de Texto

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ส.ค. 2024
  • Segundo os pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), existem evidências de que alterações ambientais e distúrbios ecológicos, originados de causas naturais ou gerados por atividades humanas, em regiões da Floresta Amazônica, exercem uma influência marcante na emergência e na proliferação de certas doenças.
    Entre 2004 e 2012, constatou-se que, com o avanço do desmatamento, houve um acréscimo de 23 % nos casos de malária para cada 1 % de floresta derrubada por ano.
    Entre os diversos mecanismos sugeridos para explicar como a derrubada da Floresta Amazônica contribuiria para o aumento da incidência da doença citada na pesquisa, é correto afirmar que
    (A) a destruição completa do ambiente natural de reprodução dos insetos transmissores, decorrente do efeito estufa e da diminuição da camada de ozônio, favoreceria a proliferação das bactérias que causam essa doença, levando ao aumento do número de casos.
    (B) o aumento da migração humana para fazendas, assentamentos e garimpos nas áreas desmatadas, junto com a adaptação dos insetos transmissores aos novos habitats, contribuiria para o aumento da
    transmissão dos parasitas causadores dessa doença.
    (C) o desmatamento teria ocasionado a diminuição das superfícies aquáticas e o aparecimento de várias espécies de caramujos, hospedeiros das larvas dos insetos transmissores dessa doença.
    (D) os insetos transmissores, conhecidos popularmente como barbeiros, e outras várias espécies diferentes, após o desmatamento, teriam ficado altamente eficientes para a transmissão dessa doença.
    (E) as condições ambientais nas regiões desmatadas da floresta, tais como temperaturas muito baixas e baixos índices pluviométricos, junto com a ausência dos insetos transmissores, teriam aumentado a incidência dessa doença.

ความคิดเห็น •