COMO FUNCIONA A PLACA DE AUDIO
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 9 ก.พ. 2025
- Querendo montar um HOME STUDIO? Conheça nosso Curso de Home Studio e economize na hora de montar o seu: bit.ly/2HJasdy
----------
Você sabe Como Funciona uma Placa de Áudio?
Se você tem dúvidas do porquê precisa de uma placa de áudio e como ela vai melhorar a sua performance, esse vídeo vai ajudar você.
----------
Curso Online de mixagem Por Dentro Da Mix - Pacote com a Sessão Técnica e a Sessão Prática. Compre agora:
goo.gl/mUP1Ts
--------
Placas de Áudio são componentes que se ligam à Placa Mãe do seu computador. Elas são as responsáveis por gravar e executar qualquer som do seu computador. Essencialmente, são a junção de um conversor de sinal analógico para sinal digital e, também, de sinal digital para analógico.
Entenda melhor as Placas de Áudio:
1 - O que a Placa de Áudio faz?
A Placa de Áudio atua de duas maneiras:
A) Recebendo sinal elétrico, como o que vem de um microfone ou instrumento em uma gravação, e o transformando em informação em dados. Esta informação é, então, gerenciada pela Placa Mãe do computador.
B) Transformando a informação de dados enviada pela placa mãe em sinal elétrico, para então este ser amplificado em uma caixa de som, fone de ouvido, monitor de áudio e etc.
Desta forma, sua Placa Mãe pode trabalhar apenas com o sinal digital de áudio.
2 - O que é o Áudio Digital, ou Sinal de Áudio Digital?
O Áudio Digital, ou Sinal de Áudio Digital funciona atrás do que chamamos de “modulação por código de pulsos”, ou pulse-code modulation, em inglês, que nada mais é do que a forma como é representada, digitalmente, a medição “regular” de amplitudes de um determinado sinal elétrico (analógico) pelo tempo. Existem 2 tipos de conversores: o analógico para digital e o digital para analógico.
Veja mais sobre os tipos de conversão em nosso blog: ossia.com.br/co...
3 - O que é o Bit Depth (Profundidade de Bits)?
A Profundidade de Bits é a quantidade de bits que temos para definir a amplitude de um determinado sinal digital. O conversor gera a profundidade de bits de acordo com a amplitude do sinal digital que tem que reproduzir ou gravar. Sendo assim, se eu quero representar um sinal que tem várias variações de amplitude, eu preciso de um Bit Depth maior.
Importante: Quanto maior a quantidade de bits, maior a capacidade digital de ter diferentes amplitudes, que nada mais são do que dinâmicas e diferentes intensidades.
4 - O que é o Sample Rate?
O Sample Rate é a quantidade de amostras de dados digitais que o sinal digital tem. O processo de criação e de leitura dessas amostras é o que chamamos de Sampling.
Importante: Quanto maior o sample rate, maior é a quantidade de frequências e a precisão dos timbres para representar o sinal analógico antes da conversão.
Como vimos, teoricamente as medições do nível de tensão elétrica são feitas regularmente, porém na prática não é bem assim. A regularidade com que o sampling é feito se chama Clock.
5 - O que é o Clock?
O Clock determina como o número de amostras do sample rate são distribuídas ao longo do tempo. Desta forma, o Clock e as variações de Clock influenciam de forma importante a performance do conversor.
As variações de Clock podem acontecer por vários motivos, dentre eles: a performance de outros circuitos eletrônicos que estão antes e depois do próprio chipset, bem como variações de tensão na alimentação de energia do conversor, entre outros. Estas variações causam erros no Clock. Estes erros se chamam Jitter.
5 - O que é o Jitter?
Jitter são os desvios do padrão de leituras pelo tempo, do Clock. É diferente de Dither!
O Jitter provoca alterações de fase, frequência e tempo, o que atrapalha a fidelidade do som. O Jitter acontece nas duas conversões: AD e DA, mas os erros de Clock que geram o Jitter são mais frequentes na conversão DA.
Um dos fatores que faz muita diferença na precisão de Clock e na qualidade do Conversor é seu Chipset. Ele evita o Jitter.
5 - O que é o Chipset do Conversor?
Atualmente existem excelentes chipsets de altíssima tecnologia, com desempenho incrível nas duas conversões, porém o Jitter ainda existe em todas as conversões AD/DA.
Algumas marcas famosas de chipsets são: BURR-BROWN, SABRE, CIRUS, entre outros. Esse é um ponto importante que você precisa checar antes de comprar a sua placa.
Para a Lista de Chipsets por Placa, veja em nosso blog: ossia.com.br/co...
Envie sempre suas dúvidas e de acompanhe a OSSIA em nossos canais!
----------
Acesse nosso Blog para mais conteúdos: ossia.com.br/blog
Faça parte do nosso grupo Áudio: Teoria e Prática em: / 172287753174681
Inscreva-se em nosso canal e fique atento para novos vídeos!