Eterna e Maravilhosa Figueira da Foz de Antigamente...
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- Figueira da Foz, a Rainha das Praias de Portugal, em imagens inesquecíveis, desde os finais do século XIX, até meados do século XX...
A cidade da Figueira da Foz, localizada no estuário do rio Mondego, começou a crescer, a partir do século XVIII, graças ao desenvolvimento do tráfego e do comércio marítimo.
No século XIX mais tarde, com o surgimento dos banhos de praia , a Figueira da Foz tornou-se numas das estâncias balneares, mais frequentadas em Portugal.
Tendo como modelo as grandes estâncias balneares europeias, procedeu-se, então, à organização intencional do espaço urbano, sobretudo na zona nobre da frente marítima.
Apesar da visibilidade do turismo balnear, a Figueira nunca perdeu o seu cariz portuário.
O impacto mais significativo nesta orla costeira foi produzido pela construção e prolongamento dos molhes do porto da Figueira da Foz (em 1965 e no século XXI).
Estas intervenções tiveram consequências profundas neste litoral e nos sectores adjacentes.
Realização - João Manuel Fidalgo Pimentel
Relíquias
Linda a minha figueira
Muito lindo este vídeo da minha Figueira da Foz
No meu tempo de infância ia 15 dias para a colónia na praia da cova e muitas senhoras com um cesto na cabeça ia nos levar o lanche pão com marmelada fazíamos um círculo ela estava no meio a entregar as sandes que saudades desse tempo
Belissímo,parabéns..
lembro-me muitas coisas dasses tempos
Amo Figueira da Foz, ...quero voltar pra ficar ... ... ...tenho Amigos com Restaurante e barraca de frutas no Mercado Municipal, Restaurante é na esquino da entrada lateral do Mercado e a Barraca fica dentro em frente ao Restaurante que da aceso por fora e por dentro ... ... ... ...Meus Avós Paterno são da região (Maiorca Avô e Alegria Avó)... Mirante do Cabo Mondego (AMO a vista)
O progresso traz coisas boas, eliminando outras lindas e maravilhosas de recordar.
Obrigado.
Mas que
lindas imagens, plenas de magia e saudade.
Grata por este "Lindíssimo Baú de Recordações", João Manuel Fidalgo Pimentel! :)
Terra de meu Avô querido ! Um dia chego lá de voltar para ficar ele veio p o Brasil com 20 anos em 1935 e nunca mais voltou
Esta era a minha Figueira só ainda não tinha os os baloiços