Boa tarde, Caio. Inicialmente, é necessário saber se a poda de árvore é na área rural ou urbana. E também se é poda tipo picada para instalação de cercas na divisa da propriedade ou não. Parto do princípio que você está falando de poda de árvore no meio urbano (cidade). Nesse caso, você terá que se informar na prefeitura local, uma vez que para esse tipo de intervenção quem tem competência para autorizar é a prefeitura. Irá depender da legislação ambiental do município, mas os municípios que eu tenho conhecimento não precisa de engenheiro. Por fim, importante mencionar que poda é diferente de supressão de árvore/vegetação.
Douglas , tenho algumas árvores araucária angustifolia caídas em minha propriedade sendo algumas em APP e outras em área de mata. Posso aproveitá-las na propriedade?
Olá, Rubem Salgado. Poderá sim, conforme a própria Deliberação Normativa CONSEMA nº 01/2019, a qual disciplina as autorizações de baixo impacto ambiental no estado de SP. É a mesma autorização que ensinei no vídeo, porém você irá apontar que terá supressão de árvores isoladas na APP, as quais já estão caídas. Importante mencionar que essa madeira não deverá sair da propriedade, sendo ali consumida. Caso tenha alguma dúvida, favor ler a própria deliberação normativa, mais precisamente, nas fls. 09/10, podendo ser encontrada neste site: smastr16.blob.core.windows.net/consema/2019/04/b-minuta-de-revisao-da-deliberacao-normativa-02_2014.pdf. Agradeço pelo comentário, qualquer dúvida entre em contato via e-mail douglasbetete@gmail.com, telefone/whatsapp (17) 99709-8174 ou pelo youtube mesmo. Tenha um ótimo dia.
Rubem, outro ponto importante, é você documentar essas árvores já caídas com imagens, para que caso haja alguma fiscalização, não fique a dúvida se já estavam caídas ou não. Grande abraço.
Bom dia, sou de Goiânia e gosto de fazer alguns móveis para meu uso de madeira! Vi em uma área de APP Dentro da cidade algumas árvores caídas por chuva ou por ser velhas estando mortas, o que eu preciso fazer para retirar as mesma para o meu uso se infringir a lei?
Boa tarde, DuAlexB. A legislação que trata sobre esse tipo de autorização traz o seguinte: a) Corte de árvores nativas isoladas vivas ou mortas, fora do Bioma Cerrado, limitado a dez (10) árvores por propriedade, e que atenda, simultaneamente, às seguintes condições: a.1) as árvores objeto de corte não estejam contíguas a fragmento de vegetação nativa; a.2) não tenha ocorrido bosqueamento da área; a.3) não haja necessidade de transporte da madeira para fora da propriedade; a.4) a propriedade esteja localizada em área urbana ou em área rural com reserva legal instituída ou registro no cadastro no Sistema de Cadastro Ambiental Rural/SP; a.5) seja informada a localização das árvores a serem suprimidas por meio de suas coordenadas geográficas. Portanto, mesmo que a árvore esteja morta tem de fazer essa autorização. Outro ponto importante é que não pode ocorrer a retirada dessa madeira de dentro da propriedade, ou seja, tem que ser ali consumida.
Boa noite, Aélica. O CAR é o cadastro ambiental rural, documento obrigatório para todas as propriedades rurais. É feito eletronicamente e nele você desenhará todo o imóvel, bem como a área de preservação permanente, reserva legal, os corpos da água, entre outros.
Olá estou prestes a comprar um lote onde ouve uma embargação por conta de corte indevido sem alterações gostaria de saber se consigo desembargar e conseguir autorização para corte de demais arvores
Boa noite, Vanderson. Não consigo te dar uma resposta sem saber o caso concreto, uma vez que o motivo que mencionado imóvel foi embargado pode gerar diversas consequências a depender da magnitude e da forma como foi feito o corte indevido de árvores. Seria ideal saber junto ao vendedor do lote e ao órgão ambiental a situação do imóvel, assim, poderia ter maiores elementos para chegar em uma conclusão (se esse imóvel dá para ser comprado ou não). Mas para não te deixar com uma resposta vaga, considero que ao ter uma infração ambiental por corte indevido de árvores, dificilmente conseguirá uma autorização para cortar as demais árvores. Poderá até mesmo ter que replantar aquelas que cortou indevidamente. Importante mencionar a tríplice responsabilidade ambiental, sendo que por este ato (corte indevido de árvores) poderá responder no âmbito administrativo, civil e criminal. Em razão disso, mencionei no início da importância de saber o caso concreto e da real situação ambiental junto ao órgão competente.
Boa noite, Fernando. Você pode encontrar no site do Ministério do Meio ambiente (portaria n. 443/2014) e, também, na Secretaria do Estado de São Paulo do Meio Ambiente (Resolução SMA n. 057/2016). Uma é no âmbito federal e a outra no âmbito do estado de São Paulo. Segue o link da Resolução SMA n. 057/2016: smastr16.blob.core.windows.net/legislacao/2016/12/Resolu%C3%A7%C3%A3o-SMA-057-2016-subst-300616.pdf Link da portaria n. 443/2014: www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/PT0443-171214.pdf
@@fernandocardoso1192 Estão sim, Fernando. Essa deliberação normativa ela trata de atividades industriais (incisos I e II do anexo único), mas também de procedimento simplificado de supressão de vegetação nativa, corte de árvores isoladas e intervenção em área de preservação permanente. Referente ao corte de árvores isoladas está constante a partir da folha 09 (inciso III do anexo único).
@@fernandocardoso1192 Eu que agradeço. Fico muito feliz. Com certeza, farei mais. Na realidade, faço de tudo para ter vídeos semanais neste canal. Grande abraço.
Vídeo Top parabéns pelas informações eu tenho um terreno e preciso fazer uma supresao de mata nativa pela CETESB vc sabe me informar quanto tempo leva pra ficar pronto todo o processo 😬?
Boa noite, Ivanildo. Fico feliz que tenha gostado. No seu caso, presumo que o terreno está situado na área rural, portanto, inicialmente, é imprescindível o CAR. Ademais, apenas o CAR cadastrado não é suficiente, ele tem que ter sido analisado e estar ativo/aprovado. Além disso, supressão de vegetação nativa não é tão simples, depende de vários fatores, um deles é o tamanho da propriedade e, também, a disposição da propriedade (isto é, como está disposta a reserva legal e/ou se há área de preservação permanente). Assim, teria que saber de maneira detalhada o caso concreto, mas normalmente leva um tempo razoável para obter a autorização. Importante mencionar que a autorização para suprimir árvores isoladas é diferente de suprimir vegetação nativa. Obrigado.
Boa noite, Dygh'ão. Ambos são responsáveis. Importante mencionar que a responsabilidade ambiental é bem mais ampla que uma mera multa, podendo gerar consequências na esfera cível, administrativa e penal.
Boa Tarde Douglas, Parabéns pelas explicações, está sendo muito útil. Por favor, tenho uma duvida que pode ser de mais pessoas do canal. Tenho 2(duas) árvores para retirar em minha chácara, consegui chegar até a primeira parte de suas orientações, ou seja, Até a parte onde diz: "O SISTEMA AUTOMÁTICAMENTE IRÁ REMOVER AS SOLICITAÇÕES NÃO CONCLUÍDAS APÓS 5 DIAS SEM ATUALIZAÇÃO". Então Pergunto: 1- Onde informar quais árvores com as suas coordenadas a serem extraídas? Não consegui entender daí pra frente. Gratíssimo.
Bom dia, Luiz. Fico feliz que o vídeo esteja sendo útil. Em relação à sua dúvida, essa mensagem apenas aparece quando você não finaliza a solicitação e deixa ela salva no site para depois terminá-la. Além disso, indico que use o navegador microsoft edge. Você informará quais árvores irá retirar após a descrição dos dados da propriedade e do proprietário (parte em que parei no vídeo pela falta do número de CAR). Caso não consiga finalizar a autorização, me envie um e-mail (douglasbetete@gmail.com) que o ajudarei a finalizar. Grande abraço.
Boa tarde Douglas, primeiramente parabéns pelos seus ensinamentos. material muito bem explicado! tenho uma pergunta a vc que se puder responder vai me ajudar muito. Sou leigo no assunto, mas realizei o pedido de uma VRA autorização para intervenção em APP, bosqueamento ou corte seletivo de vegetação nativa para abertura de picadas ou cerca. preenchi todos os dados no próprio sistema e saiu a autorização e um registro de autorização. porém nesse registro vem uma lista de documento para serem enviados posterior. liguei na Cetesb para saber da necessidade do envio desta documentação e foi me informado que não havia necessidade do envio desses documentos. achei muito simples! é isso mesmo?
Olá, Samuel. Fico feliz que o vídeo tenha sido útil. Bom, por cautela, me envie a autorização e o registro por e-mail, por favor e eu analisarei. Meu e-mail é douglasbetete@gmail.com. Vou dar uma olhada e te retorno o mais rápido possível. Obrigado.
Obrigado pela instrução prática e objetiva. Parabéns
Muito obrigada pela explicação e dicas, consegui fazer a autorização🤩
Se passar de 10 arvores , cono devo fazer ?
Preciso cortar um pé de ipe. Tem taxa?
Muito obrigada Dr., excelente conteúdo!
Porque vocês da Cetesb impede catadores de reciclagem ♻️ no lixão,qual é o problema?
Douglas boa tarde, em área de uso dominial em localização rural, como não há CAR como eu faço?
Parabéns pelo vídeo ótima explicação.
Alguém reproduziu isso? Qual foi o custo? (sem contar mão de obra e ferramentas)
Parabéns Douglas 👏👏👏
muito bom
Obrigada
Para corta árvore exótica isolada, precisa da autorização do CETESB?
Boa Noite. Quem pode assinar laudo de poda de árvores? Engenheiro civil tem atribuição para isso ?
Boa tarde, Caio.
Inicialmente, é necessário saber se a poda de árvore é na área rural ou urbana. E também se é poda tipo picada para instalação de cercas na divisa da propriedade ou não.
Parto do princípio que você está falando de poda de árvore no meio urbano (cidade). Nesse caso, você terá que se informar na prefeitura local, uma vez que para esse tipo de intervenção quem tem competência para autorizar é a prefeitura.
Irá depender da legislação ambiental do município, mas os municípios que eu tenho conhecimento não precisa de engenheiro.
Por fim, importante mencionar que poda é diferente de supressão de árvore/vegetação.
Douglas , tenho algumas árvores araucária angustifolia caídas em minha propriedade sendo algumas em APP e outras em área de mata. Posso aproveitá-las na propriedade?
Olá, Rubem Salgado. Poderá sim, conforme a própria Deliberação Normativa CONSEMA nº 01/2019, a qual disciplina as autorizações de baixo impacto ambiental no estado de SP. É a mesma autorização que ensinei no vídeo, porém você irá apontar que terá supressão de árvores isoladas na APP, as quais já estão caídas. Importante mencionar que essa madeira não deverá sair da propriedade, sendo ali consumida. Caso tenha alguma dúvida, favor ler a própria deliberação normativa, mais precisamente, nas fls. 09/10, podendo ser encontrada neste site: smastr16.blob.core.windows.net/consema/2019/04/b-minuta-de-revisao-da-deliberacao-normativa-02_2014.pdf.
Agradeço pelo comentário, qualquer dúvida entre em contato via e-mail douglasbetete@gmail.com, telefone/whatsapp (17) 99709-8174 ou pelo youtube mesmo. Tenha um ótimo dia.
Rubem, outro ponto importante, é você documentar essas árvores já caídas com imagens, para que caso haja alguma fiscalização, não fique a dúvida se já estavam caídas ou não. Grande abraço.
Bom dia, sou de Goiânia e gosto de fazer alguns móveis para meu uso de madeira!
Vi em uma área de APP Dentro da cidade algumas árvores caídas por chuva ou por ser velhas estando mortas, o que eu preciso fazer para retirar as mesma para o meu uso se infringir a lei?
Boa tarde, DuAlexB.
A legislação que trata sobre esse tipo de autorização traz o seguinte:
a) Corte de árvores nativas isoladas vivas ou mortas, fora do Bioma Cerrado,
limitado a dez (10) árvores por propriedade, e que atenda, simultaneamente, às
seguintes condições:
a.1) as árvores objeto de corte não estejam contíguas a fragmento de
vegetação nativa;
a.2) não tenha ocorrido bosqueamento da área;
a.3) não haja necessidade de transporte da madeira para fora da propriedade;
a.4) a propriedade esteja localizada em área urbana ou em área rural com
reserva legal instituída ou registro no cadastro no Sistema de Cadastro
Ambiental Rural/SP;
a.5) seja informada a localização das árvores a serem suprimidas por meio de
suas coordenadas geográficas.
Portanto, mesmo que a árvore esteja morta tem de fazer essa autorização.
Outro ponto importante é que não pode ocorrer a retirada dessa madeira de dentro da propriedade, ou seja, tem que ser ali consumida.
Boa noite. O que é o CAR? Vou precisar solicitar o corte em um lote.
Boa noite, Aélica. O CAR é o cadastro ambiental rural, documento obrigatório para todas as propriedades rurais. É feito eletronicamente e nele você desenhará todo o imóvel, bem como a área de preservação permanente, reserva legal, os corpos da água, entre outros.
Olá estou prestes a comprar um lote onde ouve uma embargação por conta de corte indevido sem alterações gostaria de saber se consigo desembargar e conseguir autorização para corte de demais arvores
Boa noite, Vanderson.
Não consigo te dar uma resposta sem saber o caso concreto, uma vez que o motivo que mencionado imóvel foi embargado pode gerar diversas consequências a depender da magnitude e da forma como foi feito o corte indevido de árvores.
Seria ideal saber junto ao vendedor do lote e ao órgão ambiental a situação do imóvel, assim, poderia ter maiores elementos para chegar em uma conclusão (se esse imóvel dá para ser comprado ou não).
Mas para não te deixar com uma resposta vaga, considero que ao ter uma infração ambiental por corte indevido de árvores, dificilmente conseguirá uma autorização para cortar as demais árvores. Poderá até mesmo ter que replantar aquelas que cortou indevidamente.
Importante mencionar a tríplice responsabilidade ambiental, sendo que por este ato (corte indevido de árvores) poderá responder no âmbito administrativo, civil e criminal. Em razão disso, mencionei no início da importância de saber o caso concreto e da real situação ambiental junto ao órgão competente.
Aonde acho a lista de espécies que não poderá retirar?
Boa noite, Fernando.
Você pode encontrar no site do Ministério do Meio ambiente (portaria n. 443/2014) e, também, na Secretaria do Estado de São Paulo do Meio Ambiente (Resolução SMA n. 057/2016). Uma é no âmbito federal e a outra no âmbito do estado de São Paulo.
Segue o link da Resolução SMA n. 057/2016: smastr16.blob.core.windows.net/legislacao/2016/12/Resolu%C3%A7%C3%A3o-SMA-057-2016-subst-300616.pdf
Link da portaria n. 443/2014: www.ibama.gov.br/sophia/cnia/legislacao/MMA/PT0443-171214.pdf
@@douglasbetete926 muito obrigado 👏🏽👏🏽👏🏽outra pergunta as atividades agrícolas elas estão na normativas 01/2019 ? Só achei atividades industriais
@@fernandocardoso1192 Estão sim, Fernando. Essa deliberação normativa ela trata de atividades industriais (incisos I e II do anexo único), mas também de procedimento
simplificado de supressão de vegetação nativa, corte de árvores isoladas e intervenção em área de preservação permanente. Referente ao corte de árvores isoladas está constante a partir da folha 09 (inciso III do anexo único).
@@douglasbetete926 muito obrigado sanou minhas dúvidas parabéns faça mais vídeos educativos muito bons 👏🏽👏🏽👏🏽
@@fernandocardoso1192 Eu que agradeço. Fico muito feliz. Com certeza, farei mais. Na realidade, faço de tudo para ter vídeos semanais neste canal. Grande abraço.
Vídeo Top parabéns pelas informações eu tenho um terreno e preciso fazer uma supresao de mata nativa pela CETESB vc sabe me informar quanto tempo leva pra ficar pronto todo o processo 😬?
Boa noite, Ivanildo. Fico feliz que tenha gostado.
No seu caso, presumo que o terreno está situado na área rural, portanto, inicialmente, é imprescindível o CAR. Ademais, apenas o CAR cadastrado não é suficiente, ele tem que ter sido analisado e estar ativo/aprovado.
Além disso, supressão de vegetação nativa não é tão simples, depende de vários fatores, um deles é o tamanho da propriedade e, também, a disposição da propriedade (isto é, como está disposta a reserva legal e/ou se há área de preservação permanente). Assim, teria que saber de maneira detalhada o caso concreto, mas normalmente leva um tempo razoável para obter a autorização.
Importante mencionar que a autorização para suprimir árvores isoladas é diferente de suprimir vegetação nativa.
Obrigado.
@@douglasbetete926 Muito obrigado pelas informações abraço 👍👊
Quem leva a multa, o dono do local ou o prestador de serviço que cortou uma árvore sem licença?
Boa noite, Dygh'ão.
Ambos são responsáveis. Importante mencionar que a responsabilidade ambiental é bem mais ampla que uma mera multa, podendo gerar consequências na esfera cível, administrativa e penal.
Boa Tarde Douglas, Parabéns pelas explicações, está sendo muito útil. Por favor, tenho uma duvida que pode ser de mais pessoas do canal. Tenho 2(duas) árvores para retirar em minha chácara, consegui chegar até a primeira parte de suas orientações, ou seja, Até a parte onde diz: "O SISTEMA AUTOMÁTICAMENTE IRÁ REMOVER AS SOLICITAÇÕES NÃO CONCLUÍDAS APÓS 5 DIAS SEM ATUALIZAÇÃO". Então Pergunto: 1- Onde informar quais árvores com as suas coordenadas a serem extraídas? Não consegui entender daí pra frente. Gratíssimo.
Bom dia, Luiz. Fico feliz que o vídeo esteja sendo útil. Em relação à sua dúvida, essa mensagem apenas aparece quando você não finaliza a solicitação e deixa ela salva no site para depois terminá-la. Além disso, indico que use o navegador microsoft edge. Você informará quais árvores irá retirar após a descrição dos dados da propriedade e do proprietário (parte em que parei no vídeo pela falta do número de CAR). Caso não consiga finalizar a autorização, me envie um e-mail (douglasbetete@gmail.com) que o ajudarei a finalizar. Grande abraço.
Boa tarde Douglas, primeiramente parabéns pelos seus ensinamentos. material muito bem explicado! tenho uma pergunta a vc que se puder responder vai me ajudar muito. Sou leigo no assunto, mas realizei o pedido de uma VRA autorização para intervenção em APP, bosqueamento ou corte seletivo de vegetação nativa para abertura de picadas ou cerca. preenchi todos os dados no próprio sistema e saiu a autorização e um registro de autorização. porém nesse registro vem uma lista de documento para serem enviados posterior. liguei na Cetesb para saber da necessidade do envio desta documentação e foi me informado que não havia necessidade do envio desses documentos. achei muito simples! é isso mesmo?
Olá, Samuel.
Fico feliz que o vídeo tenha sido útil.
Bom, por cautela, me envie a autorização e o registro por e-mail, por favor e eu analisarei.
Meu e-mail é douglasbetete@gmail.com.
Vou dar uma olhada e te retorno o mais rápido possível.
Obrigado.
Hoje não fica menos que 20000 pra ter tudo legal e depois tem a serragem da madeira, conclusão compre a madeira que fica mais barato