...fico feliz que estejam indo pra Portugal brasileiros como vcs...essa nova onda vai 'adoçar' ainda mais o português..e aos poucos vamos vendo essa harmonia mais gostosa entre portugueses e brasileiros. Fico feliz porque vamos voltar ano que vem e sei que vamos sentir 'um novo Portugal' depois de 17 anos aki na Bahia. Maravilha os vídeos de vcs mostrando tudo..explicando tudo...vcs são realmente uma das melhores e mais legais 'publicidades' do Portugal de hoje... muita gente boa se apaixonando pelo que Portugal tem de bom....graças a vcs!❤
Oxente vem cumê acarajé e vatápa em Portugau? Adoro a pronúncia Baiana, sou tuga e tenho muitos amigos Baianos de Salvador, Itabuna... Se forem aposentados com boa renda, tiverem ideologias de abrir empresa aqui o Sul, Algarve é ótimo para se viver. Se tiverem que ir trabalhar para outrem, e financeiramente não tiverem uma estabilidade muito favorável, aconselho que vão para onde há mais emprego, aqui no sul vive-se muito da hotelaria, mas é sazonal, aqui o clima é meridional, muitos dias de sol. Agora, se forem pensionistas e tiverem que fazer o câmbio de real para euro, puderem comprar, ou ter condições de pagar aluguel... Aqui é bom para se viver visse! Aqui com dois ordenados mínimos para duas pessoas, para pagar renda, sobrevive-se (ou não, depende de muitos factores), não se vive muito bem.
...e claro que vamos para o sul...onde eu passei sempre as férias na minha adolescência. ..conheço quase todos os lugares que vcs mostram mas feliz em ver como mudou pra melhor. E claro q a gente vai se ver por aí 😊. Estamos adorando vossa viajem💕
Encontrei mais um termo para vos chamar"Fabulosos",até alguma música que se ouve durante o video é muito boa!Obrigado,casal maravilha abençoada hora que começaram o canal 🦋
É muito bom a reflexão da IMPERMANÊNCIA. Não precisamos ter muito, empáfia, livre arbítrio leve, fragilidade humana. Assim estaremos concientes e preparado para habitar o " cemitério dos insubstituíveis .
@@davidlguerr Em Portugal todas as Cidades são limpas, o povo 90/95% português é civilizado. Não sou Algarvio, mas sei como é o meu país. Não é perfeito, nenhum país o é. Mas é civilizado, educado, com segurança, saúde e educação. Não vou a Faro alguns anos, mas se tem algo de anormal reivindiquem. Sou de Viseu e felizmente nesse aspecto nada a dizer de negativo, sempre foi uma Cidade excelente, por isso somos "A Cidade Jardim". O Canal Cabeludo morou aqui sabe bem disso.
@@alicetrindade9856 Se calhar mora nas Gambelas ou Montenegro em alguma vivenda e não vê o que se passa, mas a cidade de Faro tem muita sujidade nas ruas.
Amo sherem 😍😍😍 Sou de Quarteira 20 km de Faro 😛 vou muitas vezes para Faro inclusive já vivi ai por ser mais calmo que Quarteira, aqui como temos praia têm sempre muitas pessoas por cá..
Esses dois moreninhos estão demais!!! Fico cada tua com vontade que mais pessoas os conheçam e sugam o canal!! Amo de verdade, meu esposo diz que sou viciada no O Miradouro kkkkkk, sou mesmo!!!
Amenizando o comentário e complementando. As vistas, a comida, a informação cultural, tudo isso é: viva a VIDA, não deixei a VIDA te curtir. Parabéns por tudo.
Belíssima combinação, um dia lindo de sol, excelente comida , lugares históricos que nos instigam a aprender, e com certeza devem ter presenciado um lindíssimo pôr do sol ali em cima😄 na torre. Bjs casal .....💋💋
Neste vídeo a Igreja dos ossos de Faro não é a Capela dos Ossos da cidade de Évora. A Capela dos Ossos de Faro, pertence à igreja de Nossa Senhora do Carmo. Foi mandada construir em 1816 e as ossadas vêm de um antigo cemitério da Ordem. A Capela dos Ossos de Évora, em Portugal está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges franciscanos.
E o xerém algarvio é feito com farinha de milho grossa, ou seja, não pode ser aquela farinha de milho mesmo pó como a de trigo. É uma moagem mais grossa, e pode-se comprar em qualquer mercado municipal no Algarve. É chato de confecionar porque exige estar constantemente a mexer para o milho não assentar no fundo da panela e não agarrar.
Uau!! Adoramos FARO!! Com essa pegada de história e de gastronomia, já está no nosso radar, na próxima expedição para Portugal. Q delícia ( e inveja!!.kkkkk) os pratos degustados por vcs!! Sabor Aconchegante de casa, adorei a definição da T. Esse vídeo provoca evento adverso: SALIVAÇÃO excessiva e...talvez...desidratação!😜😜😜. Ótimo!! Abraços de Cibele& Ernesto
Oi. Parabéns por mais um fantástico vídeo. Poderia dar uma sugestão se gostam de natureza, um local opimo para visitar. Um dia é suficiente. A Mata do Buçaco em Mealhada perto de Coimbra. Aconselho em ir e fazer um picnic.
O Casal Miradouro, quando vierem a Viseu, têm de provar a verdadeira Morcela. Já comi Morcela em vários lugares de Portugal, e nenhuma se compara ás que eu compro no Talho (Açougue) onde eu sou cliente. Tudo tem o seu lugar próprio: Enchidos no Norte, com carnes fabulosas, Arouquesa e Mirandesa. No Minho os Rojões, as Papas de Sarrabulho. Sardinha em Matosinhos, Fig da Foz, Peniche e Sesimbra. Caldeirada de Peixe em Sesimbra e Nazaré. Cataplana no Algarve. Marisco é excelente desde o Minho ao Algarve, o que se come bem aqui no meu PORTUGAL.
Verdade... Infelizmente basta sair da parte mais central da Sé, da Marina e da rua dos cafés e é o degredo completo! :( Cidades como Tavira, Loulé, Lagos ou Vila Real de Santo António estão muito melhores no que toca à preservação do património.
Muito barato pela qualidade da comida e do local em ?? Deu água na boca. Mais um vídeo top, as imagens, fotografia, trilha sonora estão cada vez mais profissionais. Parabéns, pessoal
A associação de músicos funciona de noite como espaço de lazer/bar Já que estão em Faro podem aproveitar para passar no fórum Algarve e ver como é a arquitetura local em centro comercial
Em Évora, na Igreja de São Francisco, tem uma Capela dos Ossos, que tem escrito acima da entrada assim: "Nós Ossos Aqui Estamos E Pelos Vossos Esperamos".
Faltou mostrar a Marina, no pôr do sol é lindo...Tem um bar/restaurante que se chama O Coreto e que está ali desde 1986, comida ótima e bem agradável, com música para todos que passam ali...Parque Ribeirinho também é bem agradável quando a Maré está cheia❤
Faro, a rica capital do Algarve, visita-se com calma e prazer porque é uma cidade plana e amiga do peão. A deliciosa culinária do Algarve, comida cheia de sabor e caracter
Eles vinham agora para o Algarve comer tostas? 😂 Tostas há em qualquer lado em Portugal. O bom de ir aos locais é provar os pratos que só existem naquela zona.
Detesto xarém kkk e arroz de pato também não é da minha preferência. Mas é normal que o gosto do xarém seja mais familiar, pois usamos muito coentro, e temperos diferenciados... Já viram como Portugal é tão pequeno, e as regiões são tão diferentes?!!
Senhores Miradouros. Visitaram o Algarve e não foram visitar a capital da Ria Formosa, a maior zona húmida ao sul do tejo. Onde o marisco e o peixe é rei. As suas praias tem o maior cordão dunar do Algarve, chamadas de ilhas barreira, pois formaram uma barreira ao marmoto no terramoto de 1755. Olhão tem dois dos mais belos , mercados do Algarve o de peixe e o de legumes, frutas e carne. Todos os sábados, realiza-se junto desses mercados um outro, cujos vendedores são os lavradores da periferia rural de olhão, que ali vendem os seus produtos hortícolas. Esse mercado é uma grande paletes de cores e um encontre de culturas. Está estimado que em Olhão vivem pessoas de 50 nacionalidades. Aquando das invasões francesas, os olhanenses, que nesse tempo era um pequeno povoado de pescadores, contra tudo e todos, lutou contra os invasores, derrotando-os e foram ao Brasil num pequeno barco, (Caíque Bom Sucesso) avisar o Rei da derrota dos franceses. th-cam.com/video/6ckPSRi7BlA/w-d-xo.html Ir ao Algarve e não visitar Olhão é não conhecer o Algarve no que ele é mais puro. th-cam.com/video/v_94bYre0Xw/w-d-xo.html Peço desculpas pela indiscrição. Um abraço.
Quanto ao edifício que está junto ao largo S. Francisco e que tinham a indicação de que seria uma antiga fábrica de cerveja, o que posso dizer é o seguinte: - Realmente há alguns anos atrás ainda era possível ler na parede do edifício o nome de "Fábrica de cerveja" e se a memória não me falha "Portugália" (Os farenses me corrijam se estiver errado). Agora do que tenho a certeza é que nos anos 70/80 esse edifício foi usado pelo exército (O quartel era do outo lado do largo de S. Francisco). Era nesse edifício que eram feitas as inspeções militares obrigatórias nessa época. Eu próprio por lá passei, isto no último ano em que estas inspeções ainda foram feitas em Faro. Nos dias de hoje não faço a mínima ideia se o edifício tem algum tipo de utilização.
Hoje parte do edifício é a Associação de Músicos, onde tem várias salas para ensaios e costumam ter também bastante espetáculos culturais. Nessa parte tem também um bar. A outra parte é separada, é usada ás vezes em exposições ou em eventos da Universidade do Algarve, mas não tem um uso constante e 90% do ano está apenas fechada.
Essa parte "um pouquinho mais antiga" da idade foi fundada uns séculos ANTES da ocupação romana, ao que tudo indica foi, provavelmente, um entreposto fenício - uns 2500 anos atrás, pelo menos. Ao entrarem no arco da vila, nem repararam do seu lado direito, na ANTIGA Porta da cidade, onde existe uma imagem da Virgem Maria, que já ali estava no período muçulmano (antes da existência de Portugal). A fábrica da cerveja foi construída no início do século XX, mas nunca funcionou. Está aí ao abandono, desde então. A Câmara anda à procura de empresários que queiram reabilitar/dar uso a esse edifício (um hotel, por ex.) mas até agora não há interessados. Curiosamente, esse edifício fica SOBRE o que se julga ter sido a alcáçova da cidade, ou seja, a residência do governador muçulmano da cidade. Uma parte do espaço é utilizada por "artistas" alternativos, daqueles que acham que a arte deve ser subsidiada, que fazem aí alguns eventos pseudo culturais, embora me pareça que seja mais um pretexto para beber copos, fumar umas substâncias ilícitas e engatar parceiros(as) - a câmara cedeu-lhes o espaço, pois essa associação não tinha atualmente instalações, nem dinheiro para arranjar uma solução (provavelmente porque os seus eventos não têm rentabilidade, pois não conseguem cativar público, talvez seja da sua "qualidade"...). O centro histórico da cidade intra-muralhas - conhecido por VILA ADENTRO - só muito recentemente recomeçou a ser procurado de novo pelas pessoas, pois até há relativamente poucos anos praticamente ninguém morava aí. A maior parte dos edifícios são atualmente pertença da Igreja Católica, da Câmara municipal e do Estado.
Já não existem províncias. O mais aproximado que existe às antigas províncias são as NUT II - Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos de nível II, que são 5 no Continente: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.
Como já disse aqui, Faro tem uma zona central, correspondente à Marina, à zona da Sé e à rua dos cafés, bastante bonita e com um património esplêndido. Infelizmente, basta sair destas zonas centrais para nos encontrarmos com outro Faro: uma cidade antiga mas infelizmente muito degradada. Olhão também era assim até há uns 10 anos atrás, mas hoje em dia é uma cidade altamente preservada e cada vez melhor. O mesmo se pode dizer de Tavira, Castro Marim ou Aljezur (ou até mesmo Alcoutim). Faro "escapou" às grandes enchentes de turismo na última década e a parte da especulação imobiliária da última década também, talvez devido à sua localização, perto da praia mas longe (a Ria Formosa nesta zona é mais larga). Quanto à comida, posso dizer que isso é 100% algarvio, contudo uma pessoa come isso ainda mais barato se for a restaurantes mais longe da costa, como no barrocal ou mesmo na serra. Lembro-me de haver um bom restaurante tradicional algarvio numa localidade tavirense serrana denominada Alcaria do Cume e que tinha boas vistas para o mar, só que o restaurante fechou devido a um grande incêndio em 2013. No litoral infelizmente é raro hoje em dia encontrar comida verdadeiramente tradicional algarvia por causa do turismo... :(
O Faro de há uns anos sim, o Faro de hoje em dia está completamente diferente. Basta ver que em termos de escapar há "especulação imobiliária", infelizmente já deve ser a cidade mais cara do Algarve para casas para famílias e não de luxo. Até uma moradia antiga em ruina com menos de 100 metros quadrados ronda os 180.000€. Um quarto para universitários ronda os 300€/mês sendo já a segunda cidade mais cara do país a seguir a Lisboa para arrendar um quarto. T1's são 650€/700€ em apartamentos quase sem condições. Em relação há zona da cidade para lá da baixa, várias zonas têm sido restauradas, ruas onde não se passava nada hoje têm movimento o dia inteiro, e a verdade é que o turismo já começa a vir a Faro sem Faro ter ido atrás do turista. E em oferta cultural, novos festivais, novos eventos, novas galerias, novas associações culturais, os dois teatros sempre com optíma programação, novos museus (da tipografia, onde foi impresso o 1º livro em Portugal em 1487 no centro histórico), mais dois museus em Bordeira no novo Centro Cultural de Bordeira. A cidade evoluiu mais nestes últimos 10 anos que nos últimos 30, e assim continuará se os farenses souberem votar.
Mesmo, Faro está completamente diferente. Avenida arranjadas, novos largos, novas ruas calcetadas para pedestres, dois espaços verdes nos últimos 8 ou 9 anos (Parque Ribeirinho por detras no Teatro das Figuras e o enorme relvado em frente ao Fórum). O Festival F a somar aos outros eventos que já tínhamos. A zona do Alte Rodes têm sido bastante arranjada também. Mesmo o Bom João. A Alameda está a ser completamente reearranjada e ainda vão fazer trabalhos na Mata do Liceu. Mesmo em Estoi, o Palácio todo arranjado e a vila mantém o aspeto típico de outros tempos. E agora vai vir mais uma marina e um novo quilómetro cultural a caminho.
Lamento discordar, mas Olhão é uma cidade muito feia, sem ordenamento urbanístico nenhum. São prédios no meio de casas tradicionais, em 200 metros prédios completamente diferentes uns dos outros. Tem um hotel de luxo ao lado de uma série de barracas, e um condomínio de luxo ao lado de um bairro social. Baixa de Olhão é horrível, ruas estreitas. A única coisa que Olhão tem de bom são os restaurantes, nisso dá 10-0 a Faro, mas em termos de degradação é das piores do Algarve.
E pronto, tinham que vir os de Faro defender a sua cidade, não é? Só para saberem que eu estive em Faro em 2020, portanto sei bem do que falo e do que vi. Não venham com tretas...
...fico feliz que estejam indo pra Portugal brasileiros como vcs...essa nova onda vai 'adoçar' ainda mais o português..e aos poucos vamos vendo essa harmonia mais gostosa entre portugueses e brasileiros. Fico feliz porque vamos voltar ano que vem e sei que vamos sentir 'um novo Portugal' depois de 17 anos aki na Bahia. Maravilha os vídeos de vcs mostrando tudo..explicando tudo...vcs são realmente uma das melhores e mais legais 'publicidades' do Portugal de hoje... muita gente boa se apaixonando pelo que Portugal tem de bom....graças a vcs!❤
Obrigado pelo carinho, Família ❤️
Oxente vem cumê acarajé e vatápa em Portugau?
Adoro a pronúncia Baiana, sou tuga e tenho muitos amigos Baianos de Salvador, Itabuna...
Se forem aposentados com boa renda, tiverem ideologias de abrir empresa aqui o Sul, Algarve é ótimo para se viver. Se tiverem que ir trabalhar para outrem, e financeiramente não tiverem uma estabilidade muito favorável, aconselho que vão para onde há mais emprego, aqui no sul vive-se muito da hotelaria, mas é sazonal, aqui o clima é meridional, muitos dias de sol. Agora, se forem pensionistas e tiverem que fazer o câmbio de real para euro, puderem comprar, ou ter condições de pagar aluguel... Aqui é bom para se viver visse!
Aqui com dois ordenados mínimos para duas pessoas, para pagar renda, sobrevive-se (ou não, depende de muitos factores), não se vive muito bem.
Uma maioria dos Espanhois adoram Portugal,segundo eles,somos mais calmos e muito educados.Apreciam muito a arquitectura,a gastronomia e tbm os preços!
❤️❤️
...e claro que vamos para o sul...onde eu passei sempre as férias na minha adolescência. ..conheço quase todos os lugares que vcs mostram mas feliz em ver como mudou pra melhor. E claro q a gente vai se ver por aí 😊.
Estamos adorando vossa viajem💕
O Algarve é mesmo uma linda região. Adoramos conhecer, pessoal😍😍
Venba em Julho ou Agosto os Brasileiros amam pq dizem que o calor é tanto que lembra o Brasil 😂
Cada lugar maravilhoso !!!
😍😍
Adorei o vídeo, Faro tem um localização previligiada, com um cenário lindo da Ria Formosa. Arquitetura muito bem preservada. Abraço
Também adoramos Faro, Luís! Foi realmente uma grata surpresa. Ainda bem que decidimos visitar 😉
O Algarve é maravilhoso!!!
😍😍
Encontrei mais um termo para vos chamar"Fabulosos",até alguma música que se ouve durante o video é muito boa!Obrigado,casal maravilha abençoada hora que começaram o canal 🦋
Obrigado pelo super carinho, Ana ❤️❤️😘
O restaurante para além de portugueses, tinha espanhóis porque eles apreciam muito a nossa gastronomia, de Norte a Sul!
Sem dúvida!
Sim, escutamos vários espanhóis por lá...
Pudera a comida em Espanha é na generalidade má, a começar pelo pão.
@@davidlguerr não é má, é péssima!
@@diogorodrigues747 verdade, nas localidades perto das fronteiras, vê-se muitos espanhóis nos restaurantes!
Que saudades de Faro. 🥰🥰🥰🥰
❤️❤️
O Algarve ainda não conheço. Belíssimo!!!
Lindo demais Otávio 😍
É muito bom a reflexão da IMPERMANÊNCIA. Não precisamos ter muito, empáfia, livre arbítrio leve, fragilidade humana. Assim estaremos concientes e preparado para habitar o " cemitério dos insubstituíveis .
Muito boa a comida portuguesa e não custa caro parece a nossa de São Paulo muito iguale muito limpa as portuguesas são caprichosas amei portugal
Realmente sensacional a comida, Sonia!
Essa zona é limpa sim, porque é área turística. Mas a cidade de Faro, na generalidade não é muito limpa não.
@@davidlguerr Em Portugal todas as Cidades são limpas, o povo 90/95% português é civilizado.
Não sou Algarvio, mas sei como é o meu país.
Não é perfeito, nenhum país o é.
Mas é civilizado, educado, com segurança, saúde e educação.
Não vou a Faro alguns anos, mas se tem algo de anormal reivindiquem.
Sou de Viseu e felizmente nesse aspecto nada a dizer de negativo, sempre foi uma Cidade excelente, por isso somos "A Cidade Jardim".
O Canal Cabeludo morou aqui sabe bem disso.
@@davidlguerr Não é verdade!!!!
@@alicetrindade9856 Se calhar mora nas Gambelas ou Montenegro em alguma vivenda e não vê o que se passa, mas a cidade de Faro tem muita sujidade nas ruas.
Amo sherem 😍😍😍 Sou de Quarteira 20 km de Faro 😛 vou muitas vezes para Faro inclusive já vivi ai por ser mais calmo que Quarteira, aqui como temos praia têm sempre muitas pessoas por cá..
Também gostamos muito de Faro, Claudia❤️
Esses dois moreninhos estão demais!!! Fico cada tua com vontade que mais pessoas os conheçam e sugam o canal!!
Amo de verdade, meu esposo diz que sou viciada no O Miradouro kkkkkk, sou mesmo!!!
😅😅 obrigado por viajar com a gente, Sandra 😘😘
Amenizando o comentário e complementando. As vistas, a comida, a informação cultural, tudo isso é: viva a VIDA, não deixei a VIDA te curtir. Parabéns por tudo.
Obrigado pelo carinho, Roberto
Olá , meus lindos! Vídeo nota 10. 🥰🥰🥰🥰
Obrigado pela companhia sempre, Mary!
Faro é uma cidade muito bonita e agradável.
Conheci e gostei.
Deviam ter conhecido a Câmara Municipal cujo átrio da entrada é muito bonito.
Também gostamos muito de Faro❤️
Gente, esses pratos dão uma fominha!...
😋😋
Gostei do centro histórico amplo e bem preservado.Vibrei com a beleza da ARTE SACRA das igrejas visitadas. Belo vídeo.
É mesmo um encanto a parte histórica, Graciete. Adoramos ❤️
Tudo maravilhoso!💚🇧🇷🇵🇹❤️
Grande abraço de Curitiba Paraná Brasil 💞
Obrigado pelo carinho, Gilson! Abraço ❤️
Sempre sensacional conhecer os lugares pelos olhos de vcs! 🥰😘👏👏👏
Obrigado por viajar com a gente, Ingrid 😘
Boa noite. Como são lindas as praias e o Algarve. Ah! Faro....Adoro coentro e que pena que a "fabrica de cerveja" é só uma memória. Abraços.
Muito lindas, Sérgio! Abraço!
O meu pai ainda se recorda do tempo dessa fábrica a encher garrafas de cerveja
Belíssima combinação, um dia lindo de sol, excelente comida , lugares históricos que nos instigam a aprender, e com certeza devem ter presenciado um lindíssimo pôr do sol ali em cima😄 na torre. Bjs casal .....💋💋
Obrigado por viajar com a gente Denise ❤️😘
Fui na Capela dos ossos em Évora, quando eu e meu marido estivemos por aí. E a comida deu água na boca 😋
Estava mesmo uma delícia, Dirce 😋
Neste vídeo a Igreja dos ossos de Faro não é a Capela dos Ossos da cidade de Évora.
A Capela dos Ossos de Faro, pertence à igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Foi mandada construir em 1816 e as ossadas vêm de um antigo cemitério da Ordem.
A Capela dos Ossos de Évora, em Portugal está situada na Igreja de São Francisco.
Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges franciscanos.
Eu sou de faro😍❤️
Amooo onde eu moro, nao troco por nada❤️😍
Linda cidade, adoramos ❤️😍
Muito obrigado pelo vídeo ! No Brasil , pirão eu só conhecia o feito com farinha de mandioca. Mas é uma boa idéia fazer com farinha de milho !
Estava mesmo uma delícia 😋
Pirão em África( funge )sempre foi feito com farinha de milho e com farinha de mandioca o nome é outro, mas agora não me lembro qual é.
E o xerém algarvio é feito com farinha de milho grossa, ou seja, não pode ser aquela farinha de milho mesmo pó como a de trigo. É uma moagem mais grossa, e pode-se comprar em qualquer mercado municipal no Algarve. É chato de confecionar porque exige estar constantemente a mexer para o milho não assentar no fundo da panela e não agarrar.
@@kappa2ou3 Obrigado Kappa !
@@davidlguerr Obrigado David!
Uau!! Adoramos FARO!! Com essa pegada de história e de gastronomia, já está no nosso radar, na próxima expedição para Portugal. Q delícia ( e inveja!!.kkkkk) os pratos degustados por vcs!! Sabor Aconchegante de casa, adorei a definição da T. Esse vídeo provoca evento adverso: SALIVAÇÃO excessiva e...talvez...desidratação!😜😜😜. Ótimo!! Abraços de Cibele& Ernesto
😅😅 Também adoramos Faro!! Um abraço, Cibele e Ernesto ❤️
Oi. Parabéns por mais um fantástico vídeo. Poderia dar uma sugestão se gostam de natureza, um local opimo para visitar. Um dia é suficiente. A Mata do Buçaco em Mealhada perto de Coimbra. Aconselho em ir e fazer um picnic.
Aproveito e sugiro a Curia para conhecerem e dar a conhecer.
Obrigado pela sugestão, Miguel 😉
Encantador
❤️❤️
Adorei a música de fundo
❤️❤️
Para quem gosta de arte sacra ou história medieval, Portugal é um prato cheio
❤️❤️
Braga, é chamada a cidade dos arcebispos, por ter a sê mais antiga, e está cheia de igrejas...
Vídeo muito bom e proveitoso
❤️❤️
A minha cidade! Ainda bem que gostaram! Matei saudades com o vosso vídeo.
Adoramos, João. Linda😍
O Casal Miradouro, quando vierem a Viseu, têm de provar a verdadeira Morcela.
Já comi Morcela em vários lugares de Portugal, e nenhuma se compara ás que eu compro no Talho (Açougue) onde eu sou cliente.
Tudo tem o seu lugar próprio:
Enchidos no Norte, com carnes fabulosas, Arouquesa e Mirandesa.
No Minho os Rojões, as Papas de Sarrabulho.
Sardinha em Matosinhos, Fig da Foz, Peniche e Sesimbra.
Caldeirada de Peixe em Sesimbra e Nazaré.
Cataplana no Algarve.
Marisco é excelente desde o Minho ao Algarve, o que se come bem aqui no meu PORTUGAL.
Temos que conhecer Viseu com certeza, José. Certamente vamos experimentar a morcela 😋
Faro é muito bonita especialmente a parte histórica.
Verdade... Infelizmente basta sair da parte mais central da Sé, da Marina e da rua dos cafés e é o degredo completo! :(
Cidades como Tavira, Loulé, Lagos ou Vila Real de Santo António estão muito melhores no que toca à preservação do património.
Mas qual degredo? Exemplifica sff.
Tavira é um bom exemplo, o resto, para quem conhece Faro, é uma horrível comparação.
Também adoramos Jorgito ❤️
@@diogorodrigues747 Sem dúvida, então a Rua de Santo António está ao abandono. Faro só é capital pelo aeroporto, mais nada.
@@danielbarca5374 Paredes todas sujas, cheias de graffitis, casas devolutas, lojas fechadas, ruas sujas.
Muito barato pela qualidade da comida e do local em ?? Deu água na boca. Mais um vídeo top, as imagens, fotografia, trilha sonora estão cada vez mais profissionais. Parabéns, pessoal
Também achamos, Caíque! Por ser o prato do dia, acho que o preço estava melhor para a qualidade do restaurante 😉
As porções também não eram grandes, por isso o preço pode-se manter mais baixo.
Cada vez melhor editado esse canal é excepcional ❤❤
Obrigado pelo carinho ❤️🤗
Obrigada! Como sempre os melhores.
Obrigado pelo carinho, Cristiana ❤️
Muito top!!! Parabéns.
Obrigado pelo carinho ❤️
Pedido ao canal Miradouro: informar o preço das comidas. Nema sempre falam. Obrigado.
3.55 - Banco de Portugal e a seguir, Igreja da Misericórdia onde funcionou o Hospital de Faro
❤️❤️
Onde eu nasci ainda. Só no ano seguinte abriu o hospital novo.
A associação de músicos funciona de noite como espaço de lazer/bar
Já que estão em Faro podem aproveitar para passar no fórum Algarve e ver como é a arquitetura local em centro comercial
❤️❤️
Em Évora, na Igreja de São Francisco, tem uma Capela dos Ossos, que tem escrito acima da entrada assim: "Nós Ossos Aqui Estamos E Pelos Vossos Esperamos".
😉😉
Lindo o vídeo parabéns
❤️❤️
Faltou mostrar a Marina, no pôr do sol é lindo...Tem um bar/restaurante que se chama O Coreto e que está ali desde 1986, comida ótima e bem agradável, com música para todos que passam ali...Parque Ribeirinho também é bem agradável quando a Maré está cheia❤
Temos que conhecer em outra oportunidade 😍
@@OMiradouro venham e me chamem para um café😍😍🥰🥰😘😘
Faro, a rica capital do Algarve, visita-se com calma e prazer porque é uma cidade plana e amiga do peão.
A deliciosa culinária do Algarve, comida cheia de sabor e caracter
Realmente adoramos Faro 😍
Eu faço a pólenta com sardinhas e fica muito bom
Aqui no Algarve também é comum, fazer sardinha de tomatada e usa-se o caldo das sardinhas para adicionar ao xerém
Que delícia 😋
Aqui, neste momento, sardinhas não faltam!
Muito barato do outro lado da praia à lá umas tostas muito boas fica perto do parque campismo
Obrigado pela dica, Lucia ❤️
Eles vinham agora para o Algarve comer tostas? 😂 Tostas há em qualquer lado em Portugal. O bom de ir aos locais é provar os pratos que só existem naquela zona.
Detesto xarém kkk e arroz de pato também não é da minha preferência.
Mas é normal que o gosto do xarém seja mais familiar, pois usamos muito coentro, e temperos diferenciados...
Já viram como Portugal é tão pequeno, e as regiões são tão diferentes?!!
É verdade Alexander, achamos a culinária bem variada!
Top os vídeos de vocês 👏👏👏
Valeu, João ❤️
@@OMiradouroeu que agradeço pelo vídeo com ótima qualidade e conteúdo.
Senhores Miradouros. Visitaram o Algarve e não foram visitar a capital da Ria Formosa, a maior zona húmida ao sul do tejo. Onde o marisco e o peixe é rei. As suas praias tem o maior cordão dunar do Algarve, chamadas de ilhas barreira, pois formaram uma barreira ao marmoto no terramoto de 1755. Olhão tem dois dos mais belos , mercados do Algarve o de peixe e o de legumes, frutas e carne. Todos os sábados, realiza-se junto desses mercados um outro, cujos vendedores são os lavradores da periferia rural de olhão, que ali vendem os seus produtos hortícolas. Esse mercado é uma grande paletes de cores e um encontre de culturas. Está estimado que em Olhão vivem pessoas de 50 nacionalidades. Aquando das invasões francesas, os olhanenses, que nesse tempo era um pequeno povoado de pescadores, contra tudo e todos, lutou contra os invasores, derrotando-os e foram ao Brasil num pequeno barco, (Caíque Bom Sucesso) avisar o Rei da derrota dos franceses. th-cam.com/video/6ckPSRi7BlA/w-d-xo.html Ir ao Algarve e não visitar Olhão é não conhecer o Algarve no que ele é mais puro.
th-cam.com/video/v_94bYre0Xw/w-d-xo.html
Peço desculpas pela indiscrição. Um abraço.
Temos que conhecer ainda, com certeza 😉
Meus lindos, tenham dó de mim, eu já jantei há 3 horas!!!
😬😅
venham a Olhão logo perto de Faro
Temos que conhecer realmente, Pedro ❤️
Faro é a capital de distrito, do distrito do Algarve. Vide in: pt.wikipedia.org/wiki/Distrito_de_Faro.
Faro não é só a maior cidade, como é também a Capital da província do Algarve.
❤️❤️
Um abraço aos dois 🙂
Um abraço ❤️
Quanto ao edifício que está junto ao largo S. Francisco e que tinham a indicação de que seria uma antiga fábrica de cerveja, o que posso dizer é o seguinte:
- Realmente há alguns anos atrás ainda era possível ler na parede do edifício o nome de "Fábrica de cerveja" e se a memória não me falha "Portugália" (Os farenses me corrijam se estiver errado).
Agora do que tenho a certeza é que nos anos 70/80 esse edifício foi usado pelo exército (O quartel era do outo lado do largo de S. Francisco). Era nesse edifício que eram feitas as inspeções militares obrigatórias nessa época.
Eu próprio por lá passei, isto no último ano em que estas inspeções ainda foram feitas em Faro.
Nos dias de hoje não faço a mínima ideia se o edifício tem algum tipo de utilização.
Hoje parte do edifício é a Associação de Músicos, onde tem várias salas para ensaios e costumam ter também bastante espetáculos culturais. Nessa parte tem também um bar.
A outra parte é separada, é usada ás vezes em exposições ou em eventos da Universidade do Algarve, mas não tem um uso constante e 90% do ano está apenas fechada.
Obrigado Délio e Daniel ❤️
Exato, e onde era o quartel é hoje a Escola Hoteleira.
@@danielbarca5374 verdade, eu moro perto e sempre ouço um sonzinho vindo de lá!
Acho uma graça á Érica a comer com uma satisfação parece mesmo eu .Adoro comer e a nossa comida é muito boa não é?bjs.
Uma delícia 😋😋
Essa parte "um pouquinho mais antiga" da idade foi fundada uns séculos ANTES da ocupação romana, ao que tudo indica foi, provavelmente, um entreposto fenício - uns 2500 anos atrás, pelo menos.
Ao entrarem no arco da vila, nem repararam do seu lado direito, na ANTIGA Porta da cidade, onde existe uma imagem da Virgem Maria, que já ali estava no período muçulmano (antes da existência de Portugal).
A fábrica da cerveja foi construída no início do século XX, mas nunca funcionou. Está aí ao abandono, desde então. A Câmara anda à procura de empresários que queiram reabilitar/dar uso a esse edifício (um hotel, por ex.) mas até agora não há interessados. Curiosamente, esse edifício fica SOBRE o que se julga ter sido a alcáçova da cidade, ou seja, a residência do governador muçulmano da cidade.
Uma parte do espaço é utilizada por "artistas" alternativos, daqueles que acham que a arte deve ser subsidiada, que fazem aí alguns eventos pseudo culturais, embora me pareça que seja mais um pretexto para beber copos, fumar umas substâncias ilícitas e engatar parceiros(as) - a câmara cedeu-lhes o espaço, pois essa associação não tinha atualmente instalações, nem dinheiro para arranjar uma solução (provavelmente porque os seus eventos não têm rentabilidade, pois não conseguem cativar público, talvez seja da sua "qualidade"...).
O centro histórico da cidade intra-muralhas - conhecido por VILA ADENTRO - só muito recentemente recomeçou a ser procurado de novo pelas pessoas, pois até há relativamente poucos anos praticamente ninguém morava aí. A maior parte dos edifícios são atualmente pertença da Igreja Católica, da Câmara municipal e do Estado.
Que interessante, obrigado por partilhar ❤️
🤔mmm parece q há aí qq coisa para resolver com os artistas 👩🎨.
@@terceiraxxi Simplesmente acho que a "arte" deve financiar-se a si própria...se isso é "não estar resolvido", então sim, tenho algo a resolver
é algo fora comum porque o DISTRITO de FARO é IGUAL Á PROVINICIA DO ALGARVE
Já não existem províncias.
O mais aproximado que existe às antigas províncias são as NUT II - Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos de nível II, que são 5 no Continente: Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.
Como já disse aqui, Faro tem uma zona central, correspondente à Marina, à zona da Sé e à rua dos cafés, bastante bonita e com um património esplêndido. Infelizmente, basta sair destas zonas centrais para nos encontrarmos com outro Faro: uma cidade antiga mas infelizmente muito degradada. Olhão também era assim até há uns 10 anos atrás, mas hoje em dia é uma cidade altamente preservada e cada vez melhor. O mesmo se pode dizer de Tavira, Castro Marim ou Aljezur (ou até mesmo Alcoutim). Faro "escapou" às grandes enchentes de turismo na última década e a parte da especulação imobiliária da última década também, talvez devido à sua localização, perto da praia mas longe (a Ria Formosa nesta zona é mais larga).
Quanto à comida, posso dizer que isso é 100% algarvio, contudo uma pessoa come isso ainda mais barato se for a restaurantes mais longe da costa, como no barrocal ou mesmo na serra. Lembro-me de haver um bom restaurante tradicional algarvio numa localidade tavirense serrana denominada Alcaria do Cume e que tinha boas vistas para o mar, só que o restaurante fechou devido a um grande incêndio em 2013. No litoral infelizmente é raro hoje em dia encontrar comida verdadeiramente tradicional algarvia por causa do turismo... :(
O Faro de há uns anos sim, o Faro de hoje em dia está completamente diferente. Basta ver que em termos de escapar há "especulação imobiliária", infelizmente já deve ser a cidade mais cara do Algarve para casas para famílias e não de luxo. Até uma moradia antiga em ruina com menos de 100 metros quadrados ronda os 180.000€. Um quarto para universitários ronda os 300€/mês sendo já a segunda cidade mais cara do país a seguir a Lisboa para arrendar um quarto. T1's são 650€/700€ em apartamentos quase sem condições.
Em relação há zona da cidade para lá da baixa, várias zonas têm sido restauradas, ruas onde não se passava nada hoje têm movimento o dia inteiro, e a verdade é que o turismo já começa a vir a Faro sem Faro ter ido atrás do turista.
E em oferta cultural, novos festivais, novos eventos, novas galerias, novas associações culturais, os dois teatros sempre com optíma programação, novos museus (da tipografia, onde foi impresso o 1º livro em Portugal em 1487 no centro histórico), mais dois museus em Bordeira no novo Centro Cultural de Bordeira.
A cidade evoluiu mais nestes últimos 10 anos que nos últimos 30, e assim continuará se os farenses souberem votar.
Mesmo, Faro está completamente diferente.
Avenida arranjadas, novos largos, novas ruas calcetadas para pedestres, dois espaços verdes nos últimos 8 ou 9 anos (Parque Ribeirinho por detras no Teatro das Figuras e o enorme relvado em frente ao Fórum).
O Festival F a somar aos outros eventos que já tínhamos.
A zona do Alte Rodes têm sido bastante arranjada também. Mesmo o Bom João.
A Alameda está a ser completamente reearranjada e ainda vão fazer trabalhos na Mata do Liceu.
Mesmo em Estoi, o Palácio todo arranjado e a vila mantém o aspeto típico de outros tempos.
E agora vai vir mais uma marina e um novo quilómetro cultural a caminho.
Nós gostamos imenso de Faro, Diogo
Lamento discordar, mas Olhão é uma cidade muito feia, sem ordenamento urbanístico nenhum. São prédios no meio de casas tradicionais, em 200 metros prédios completamente diferentes uns dos outros. Tem um hotel de luxo ao lado de uma série de barracas, e um condomínio de luxo ao lado de um bairro social. Baixa de Olhão é horrível, ruas estreitas. A única coisa que Olhão tem de bom são os restaurantes, nisso dá 10-0 a Faro, mas em termos de degradação é das piores do Algarve.
E pronto, tinham que vir os de Faro defender a sua cidade, não é? Só para saberem que eu estive em Faro em 2020, portanto sei bem do que falo e do que vi. Não venham com tretas...
E não comeram carapaus alimados, o prato mais típico da culinária algarvia.
Temos que experimentar 😋
Isso é bom!!! 👌
Faro é CAPITAL DE DISTRITO
Delícia de vídeo 😍😍😍🎉
❤️❤️
Gosto dos lugares que visitam. Amo Portugal, mas não precisam mostrar vcs comendo né?? No máximo um close no prato...já tá bom!!
É só fechar os olhos, e fica resolvido 😉
Não fique ofendida D. Aparecida, não é com mau intento.
claro que isso é comida de gente de trabalho...quem quizer comer comida de "vomitando de gato" vá aos
de luxo..pagar bem...
(quero dizer vomitado)
Ahahahahahahah