Isto é maravilhoso Evolução Soja para alimentar o mundo Pensar positivo Não desejar miséria Vamos se moldando Daqueles que morrem de fome na África ninguém fala nada Vamos ter uma mente sadia Sai da frente que lá traz vem gente Deus no coração sempre
@@742043 monocultura mecanizada gera pouco emprego! O que causou o grande êxodo rural na segunda metade do século passado no país foi justamente a mecanização do campo. E também, a maioria do PIB do Brasil vem do setor de serviços, seguido pela indústria, enquanto apenas 6% do PIB é movido por monoculturas e pecuária.
an@@742043eu que o diga : deixa de excrementar pelos dedos, pois moro aqui em Santarém e sei o quanto isso afeta as comunidades próximas dessas plantações de soja. Isso proporcionou meia dúzia de empregos e quase nenhum desenvolvimento, apenas destruição do meio ambiente. Ao redor da cidade de Santarém está se tornando um verdadeiro deserto pelo tamanho da área que foi destruída para a plantação da soja.
@@2sgt_Andre adora respirar uma fumaça, né? Queimada boa, sensação térmica agradável da região. Bora ver se daqui a 10 anos vai estar rindo ou vai fugir chorando pra outro lugar do país.
E o prefeito da cidade, não fez nada? Aí não tem pessoas do Ibama, guarda florestal... Cadê as autoridades dessa comunidade ( estava fazendo o quê nesses anos todos?
Prq venderam as terras então? Um povo miserável desse pode ficar aí 500 anos que nunca vão trazer progresso pra região, procurem saber quanto gera de renda cada hectare de soja, traz desenvolvimento pra região, gera impostos, pro estado, empregos, tecnologia, infraestrutura. Querem viver na miséria pra sempre ? Não tem problema, mais não joguem a culpa de seus problemas em quem busca progresso.
Destruição sem responsabilidade não significa progresso. É até irônico alguém querer discutir tecnologia e não levar em conta os múltiplos efeitos a curto e a longo prazo que ela pode causar. Uma região desmatada apenas pra plantar soja é uma região que poderia ter sido utilizada pra pesquisa de vacinas e “tecnologia de fato”, bem como manejo em subsistência. Querer acusar um cidadão que sobrevive da terra de burrice é pura ignorância quando você não considera que os próprios agricultores e políticos, a fim de obter lucro incessante, degradam áreas com potencial diverso para o desenvolvimento de municípios e de populações inteiras sem eficiência no retorno de impostos e de infraestrutura, ou a Cinderela ingênua acha mesmo que todo mundo tem participação no bolo econômico gerado por esse caos? Será que não tem corrupção e lavagem de dinheiro no lindo PIB nacional? Será que esse desenvolvimento vale mesmo a vida de quem não tem saneamento e é obrigado a beber água contaminada por DDT, descobrindo um câncer fatal em seguida que dificilmente vai ser caucionado pelo SUS, porque, adivinha, os impostos são desviados no momento de garantir a infraestrutura desse sistema?
@@gabrielbranco9099, não adianta esse discursinho se você não tem uma solução para a pobreza dos municípios amazônicos. Onde o agronegócio chega, aumenta o IDH e diminui a miséria da população, pela geração de empregos direta e indiretamente, sem falar nos impostos pagos. Outro fato importante é que o Brasil tem um código florestal rigorosíssimo para o cultivo da soja, coisa que nem país de primeiro mundo tem.
Até que enfim uma reportagem falando sobre esse caso , moro aqui em Belterra municipio vizinho de Santarém e os políticos já venderam quase que 100% dessas matas q tinham aqui , Belterra virou fazenda de plantações de milho e soja, com isso a temperatura aumentou drasticamente e não vejo nenhum político da região falando nada , daqui mais uns 10anos não vai nem existir mata aqui mais, depois que esses matogrossenses chegaram em massa em Belterra o meio ambiente não teve mais paz em Belterra, vcs tem que vim filmar aqui pra vcs verem de perto! Plantação aqui é dentro da área urbana jogam agrotóxicos e que se foda a população!!
Clima é global, não tem nada aver com isso, única coisa que faz sentido em seu comentário é sobre a proximidade em área rural, e no caso de pulverização aérea, que não deveria ser feita próxima a estas áreas sob o risco de deriva. Conheço arias áreas sem enhum problema mas com pulverização terrestre. Porque em vez de ficar aí fazendo este tipos de reportagem mentirosa e viajada, simplesmente pegue este problema da escola e vila em si, se realmente tiveram estes sintomas, e vão até a empresa procurem os responsáveis e mostrem para que não façam aera perto . Isso tem solução
@arnaldoaguiar9652 quem coloca comida pra encher a barriga é a agricultura familiar! O agro só produz soja e milho pra exportação... Precisa se informar melhor antes de vir defender essa corja....
@@brunodidonato3264kkkkkkkkkkkkkk agricultura familiar NÃO alimenta um país de 200 milhões de habitantes! Pois não tem logica nenhuma que o Seu Severino do Piauí que planta tomate alimenta o Gustavo de Souza do Paraná
É um tema meio complexo. Por um lado, observando o lado dos moradores, realmente ficou ruim, pois muitos, mesmo não querendo vender suas terras, são obrigados pelas circunstâncias devido à dificuldade de se sustentar. Mas também, as atividades agrícolas nessas regiões atraem desenvolvimento; basta olhar para o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por exemplo. Porém, é necessário ter controle para não ocorrer desmatamento desenfreado.
Bom dia! Documentário importante sob diversos aspectos. Alguém tem o link para ter acesso ao Relatório do Instituto de Estudos Socioeconômicos, citado na descrição do vídeo?
Eu moro aqui no Pará. Esse ano aqui foi triste a seca muitos proprietários de açaí perderam sua plantação pe de cocô morreram. Pe de manga morreram. O ano que vem vai ser pior...
Quando eu fui em Santarém em 2012 as margens da BR 163 já estavam sendo destruídas para o povo socar soja. Durante esse período entra governo e sai governo e a Amazônia só desaparecendo. O povo do Sul e Sudeste são tipo cupins, só que maléficos e cheios de veneno.
Olha não sei qual o ponto de vista de vocês, moro aqui próximo a Santarém e na minha região não tem soja a cada ano que passa tem menos moradores. O problema aqui não é a soja e nem o veneno, essa galera mais nova não quer é trabalhar mesmo! A fonte de renda é auxílio pescador e bolsa família.
OTIMO. Para nos que precisamos de dolares para comprar os produtos que os brasileiros são ABSOLUTAMENTE INCOMPEDNTES de produzir como computadores, telefones e medicamentos. Para os agricultores de subsistencia que venderam as terras e podem melhor de vida de se tiverem cabeça. Quem conhece a região sabe muito bem que a miseria da região sempre foi uma coisa absurda. Uma atividade economica do seculo 21 É MUITO BEM vinda nesta região miseravel
A unica coisa absurda que vi é a estrada não estar duplicada e asfaltada , quando ao resto apenas digo que o progresso sempre faz vitimas, algumas delas talvez sejam inocentes ......kkkkkkkkk
Não é assim, ninguém obrigou estás pessoas a vender suas propriedades. Parem com esse vitimismo, são os próprios moradores da região que vão atrás dos fazendeiros para que comprem suas terras
E a reportagem em algum momento falou isso? Apenas citou que quem não quer vender tem que ser obrigado a conviver com o veneno e o calor excessivo pela derrubada da floresta.
Minha vó mora em belterra há anos, em uma linda chácara que passa um igarapé nos fundos, mas do outro lado agora tem uma plantação de soja, e as árvores de sua chácara estão sofrendo por conta dos venenos, barulho de maquinas é de dia e de noite, sem contar que agora lá está bem mais quente o clima, por conta do desmatamento.
Documentário ridículo, tá certo tem que parar de produzir... até mesmo porque não precisamos de comida, os produtores são culpados de ser prósperos, A relação entre o desacerto político na questão de reforma agrária está sendo jogado na conta de quem está produz comida.
Com a chegada das ferrovias e das rodovias as coisas vão piorar! Um certo política dizia que a floresta não servia pra nada, que a prosperidade estava na soja.
@@carlosferreira6420 Só quem ganha com essas infraestruturas são os ricos, que ficam cada vez mais ricos. O pobre se torna escravo nas terras que deveria ser dele.
@@carlosferreira6420 essa "infraestrutura" que vocês tanto defendem tá só trazendo grileiros, desmatadores e monocultura. As queimadas só aumentando e o clima piorando, vocês respirando fumaça. Você sabe que abrir estrada e ferrovia na Amazônia não é igual abrir em SP, né? Vocês vão acabar sem emprego, com qualidade de vida baixa e arrastar o restante do país para escassez de água e desertificação! Quer "desenvolvimento " então mete o pé daí pra são Paulo, belo horizonte e etc...
@@apache008 kkkkkkk mais o pobre pode usar essa mesma infraestrutura como uma estrada asfaltada! Pois o pobre anda de ônibus ou moto, logo atrairá borracharias, restaurantes, bares, postos de gasolina, hoteis, e lojas, criando emprego é renda!
O povo trabalhadores rurais estão desanimando de trabalhar nas terras muintos trabalham a vida toda e estão perdendo suas propriedades p esse governo maluco e não conseguem nem financiamento mais tem q abandonar mesm .ja estou desanimado .
Rapaz, os caras compraram as terras, pagaram por elas, ninguém obrigou esse povo a vendar nada, portanto, os novos donos podem fazer o que quiserem nas respectivas areas, é assim que acontece em qualquer lugar do Brasil, não tem porque ser diferente em Santarém, afinal mais de 50% do nosso territorio são reservas ambientais intactas. Diante disso, afirmo que esse video é narrativa do povo do sul e do sudeste, vez posso garantir que 90% das pessoas nativas daqui de Santarém ou Mojuí não pensam como o video sugeriu. Vão cuidar da região de vocês, nos deixem em paz!
"Fazer o que quiserem"... Leia a Constituição, meu chapa, especialmente no que se refere às responsabilidades sociais e ambientais inerentes à propriedade da terra.
O unico comentario sensato, parabens. As duas coisas erradas que vi foi a estrada nao ser duplicada e com asfalto, E tambem não ter uma ferrovia. Porque diabos os produtores do meio oeste americano podem ter este tipo de coisa e os brasileiros não?????
@@marcosffontes porque o MUNDO quer que os povos da amazônia carreguem a culpa e o peso pelos erros deles, enquanto lá se continua investindo em indústria e logistica, aqui a população se ver obrigada a permanecer com os piores IDHs do Brasil e do mundo só para deixar esse povinho feliz...o pior, é quando vem essa turminha do sul e Sudeste querer fazer reportagem sensacionalista... se eles acham que plantar é errado deviam focar em "reconstruir" a mata atlântica que eles destruíram pra poder ter indústrias. Deixem que o povo daqui da amazônia sabe muito bem o que fazer com as NOSSAS terras!
Isto a globo não mostra, obrigada bf, pelo a reportagem triste e verdadeira.
O agro produz o que tu come! Pesquisa antes de fala pela bunda
Isto é maravilhoso
Evolução
Soja para alimentar o mundo
Pensar positivo
Não desejar miséria
Vamos se moldando
Daqueles que morrem de fome na África ninguém fala nada
Vamos ter uma mente sadia
Sai da frente que lá traz vem gente
Deus no coração sempre
Onde a soja se instala, a floresta some.
A vida em todas suas formas, inclusive humana, morre..
E os empregos e desenvolvimento chegam para produzir o que tu comes. Antes de falar pela bunda, te informa.
@@742043 monocultura mecanizada gera pouco emprego! O que causou o grande êxodo rural na segunda metade do século passado no país foi justamente a mecanização do campo. E também, a maioria do PIB do Brasil vem do setor de serviços, seguido pela indústria, enquanto apenas 6% do PIB é movido por monoculturas e pecuária.
Ninguém come floresta
an@@742043eu que o diga : deixa de excrementar pelos dedos, pois moro aqui em Santarém e sei o quanto isso afeta as comunidades próximas dessas plantações de soja. Isso proporcionou meia dúzia de empregos e quase nenhum desenvolvimento, apenas destruição do meio ambiente. Ao redor da cidade de Santarém está se tornando um verdadeiro deserto pelo tamanho da área que foi destruída para a plantação da soja.
É triste ver a que ponto a ganância por dinheiro levou os brasileiros.
O entrevistado não vê horizonte, mas os milionários e os políticos que os apoiam veem um lindo horizonte...
Moro em Santarém e acompanho essa tragédia
Seja contra a ferrogrão e a pavimentação da BR 319.
😂
@@2sgt_Andre adora respirar uma fumaça, né? Queimada boa, sensação térmica agradável da região. Bora ver se daqui a 10 anos vai estar rindo ou vai fugir chorando pra outro lugar do país.
Realmente é enorme tragédia. Porque tira a paz do homem do campo, e dos animais.
Poucas palavras de pessoas simples que refletem lá no futuro.
Nessa historia virá o deserto, ficaremos sem agua e sem alimentação pro seres humanos no brasil e pra os povos de outros paises. 😮😮😮😮😢😢
Somos bestas ainda em pensar q o Brasil é do Brasil!
Deus é de ter misericórdia do nosso Brasil e do povo humilde, amém glorificado é o nosso Senhor Jesus Cristo ❤❤❤
E proibido plantar cana de açúcar e soja não.
E o que fazer com essa denúncia gravíssima???
Não tem oque fazer a amazônia de ponta a ponta e vendida todos os dias por esses canalhas que chamamos de políticos
E o prefeito da cidade, não fez nada? Aí não tem pessoas do Ibama, guarda florestal... Cadê as autoridades dessa comunidade ( estava fazendo o quê nesses anos todos?
E o agro é pop heim? Que assasinato ecológico!!
Kkkkkkkkkkkkkkkk assasinato ecológico NÃO existe+
Prq venderam as terras então?
Um povo miserável desse pode ficar aí 500 anos que nunca vão trazer progresso pra região, procurem saber quanto gera de renda cada hectare de soja, traz desenvolvimento pra região, gera impostos, pro estado, empregos, tecnologia, infraestrutura.
Querem viver na miséria pra sempre ? Não tem problema, mais não joguem a culpa de seus problemas em quem busca progresso.
Sempre tem um cretino para defender esse tal de "progresso"
Destruição sem responsabilidade não significa progresso. É até irônico alguém querer discutir tecnologia e não levar em conta os múltiplos efeitos a curto e a longo prazo que ela pode causar. Uma região desmatada apenas pra plantar soja é uma região que poderia ter sido utilizada pra pesquisa de vacinas e “tecnologia de fato”, bem como manejo em subsistência. Querer acusar um cidadão que sobrevive da terra de burrice é pura ignorância quando você não considera que os próprios agricultores e políticos, a fim de obter lucro incessante, degradam áreas com potencial diverso para o desenvolvimento de municípios e de populações inteiras sem eficiência no retorno de impostos e de infraestrutura, ou a Cinderela ingênua acha mesmo que todo mundo tem participação no bolo econômico gerado por esse caos? Será que não tem corrupção e lavagem de dinheiro no lindo PIB nacional? Será que esse desenvolvimento vale mesmo a vida de quem não tem saneamento e é obrigado a beber água contaminada por DDT, descobrindo um câncer fatal em seguida que dificilmente vai ser caucionado pelo SUS, porque, adivinha, os impostos são desviados no momento de garantir a infraestrutura desse sistema?
Concordo plenamente.
@@gabrielbranco9099, não adianta esse discursinho se você não tem uma solução para a pobreza dos municípios amazônicos. Onde o agronegócio chega, aumenta o IDH e diminui a miséria da população, pela geração de empregos direta e indiretamente, sem falar nos impostos pagos. Outro fato importante é que o Brasil tem um código florestal rigorosíssimo para o cultivo da soja, coisa que nem país de primeiro mundo tem.
E outra os cabra vendem as terras porque querem....
Até que enfim uma reportagem falando sobre esse caso , moro aqui em Belterra municipio vizinho de Santarém e os políticos já venderam quase que 100% dessas matas q tinham aqui , Belterra virou fazenda de plantações de milho e soja, com isso a temperatura aumentou drasticamente e não vejo nenhum político da região falando nada , daqui mais uns 10anos não vai nem existir mata aqui mais, depois que esses matogrossenses chegaram em massa em Belterra o meio ambiente não teve mais paz em Belterra, vcs tem que vim filmar aqui pra vcs verem de perto! Plantação aqui é dentro da área urbana jogam agrotóxicos e que se foda a população!!
Clima é global, não tem nada aver com isso, única coisa que faz sentido em seu comentário é sobre a proximidade em área rural, e no caso de pulverização aérea, que não deveria ser feita próxima a estas áreas sob o risco de deriva. Conheço arias áreas sem enhum problema mas com pulverização terrestre.
Porque em vez de ficar aí fazendo este tipos de reportagem mentirosa e viajada, simplesmente pegue este problema da escola e vila em si, se realmente tiveram estes sintomas, e vão até a empresa procurem os responsáveis e mostrem para que não façam aera perto . Isso tem solução
As comunidades ineficientes e caras já morreram , só falta desaparecer .
Isso foi assim em todos os países ,normais , do mundo , .
Que tristeza
O agro destrói a floresta, a fauna e a flora....o resultado disso é a diminuição da chuva, a seca historica na Amazônia e no resto do país.
E COLOCA COMIDA PRA VC ENCHER A BARRIGA.
@arnaldoaguiar9652 quem coloca comida pra encher a barriga é a agricultura familiar! O agro só produz soja e milho pra exportação... Precisa se informar melhor antes de vir defender essa corja....
Quando o agro põe comida na mesa do pobre Bolsominion negacionista tudo vai pra exportação @@arnaldoaguiar9652
@@brunodidonato3264kkkkkkkkkkkkkk agricultura familiar NÃO alimenta um país de 200 milhões de habitantes! Pois não tem logica nenhuma que o Seu Severino do Piauí que planta tomate alimenta o Gustavo de Souza do Paraná
@@elianecorreaneto226mkkkkkkkkk é teu mst invade e não produz nada!
Meu Jesus Amado 😢 tô abalada!
É um tema meio complexo. Por um lado, observando o lado dos moradores, realmente ficou ruim, pois muitos, mesmo não querendo vender suas terras, são obrigados pelas circunstâncias devido à dificuldade de se sustentar. Mas também, as atividades agrícolas nessas regiões atraem desenvolvimento; basta olhar para o Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por exemplo. Porém, é necessário ter controle para não ocorrer desmatamento desenfreado.
Bom dia!
Documentário importante sob diversos aspectos.
Alguém tem o link para ter acesso ao Relatório do Instituto de Estudos Socioeconômicos, citado na descrição do vídeo?
Tocando os nativos Brasileiros 🇧🇷😢
CRIME CRIME 😢
Vai Virar um Deserto a hora que a agua acabar !
🇧🇷 Cadê o Ibama, qual o nome da empresa que causou todo esse dano,onde está a ministra do meio ambiente????Deitados eternamente em berço esplêndido.
Eu moro aqui no Pará.
Esse ano aqui foi triste a seca muitos proprietários de açaí perderam sua plantação pe de cocô morreram. Pe de manga morreram.
O ano que vem vai ser pior...
Meu Deus!
Onde isso vai parar...?
Triste demais!
E porque vendem? É culpa só dos sojeiros?
Triste realidade, pois não tem estudo de impactoambiental,o dinheiro compra tudo nesse pais de órgãos corruptos, triste realidade 🙄🤔
Quando eu fui em Santarém em 2012 as margens da BR 163 já estavam sendo destruídas para o povo socar soja. Durante esse período entra governo e sai governo e a Amazônia só desaparecendo. O povo do Sul e Sudeste são tipo cupins, só que maléficos e cheios de veneno.
Berenice, as grandes mídias omitem os grandes fatos e tragédia por meios de forças maiores ( ganância, corrupção e egoísmo dos grandes empresarios)
Esses países que já compraram a amazônia e ninguém faz nada!!
Olha
Infelizmente onde só ver miséria, tá condenado a ficar nela.
Olha não sei qual o ponto de vista de vocês, moro aqui próximo a Santarém e na minha região não tem soja a cada ano que passa tem menos moradores. O problema aqui não é a soja e nem o veneno, essa galera mais nova não quer é trabalhar mesmo! A fonte de renda é auxílio pescador e bolsa família.
Nunca fizeram nada agora chegou quem trabalha!!
Triste demais! Até quando vamos banalizar a vida, cuidar da natureza é cuidar de nós mesmo.
Este mundo n tem mais jeito
que tristeza. que dor.
É só arvores!
@@carlosferreira6420 quanta ignorância
@@andreyquadros2382 árvores é só um ser vivo! Tem em todo canto!
@ digo e repito: quanta ignorância
@@andreyquadros2382 mkkkkkkkkkk árvore é árvore! É só planta uma! É facil compra mudas
Sem Agro = Sem economia
Com agro e capitalismo = o fim da economia
Sou de Santarém o povo vendeu as terras e vieram pra periferia (os jivens nao querem mas trabalhar)
Suas palavras são justas, mas também sou contra terras nutritiva improdutiva.
DESESPERADOR 😢
Que realidade triste 😮😮😮
OTIMO. Para nos que precisamos de dolares para comprar os produtos que os brasileiros são ABSOLUTAMENTE INCOMPEDNTES de produzir como computadores, telefones e medicamentos. Para os agricultores de subsistencia que venderam as terras e podem melhor de vida de se tiverem cabeça. Quem conhece a região sabe muito bem que a miseria da região sempre foi uma coisa absurda. Uma atividade economica do seculo 21 É MUITO BEM vinda nesta região miseravel
Triste
A ganançia dos países por poder.
A unica coisa absurda que vi é a estrada não estar duplicada e asfaltada , quando ao resto apenas digo que o progresso sempre faz vitimas, algumas delas talvez sejam inocentes ......kkkkkkkkk
😢
Não é assim, ninguém obrigou estás pessoas a vender suas propriedades.
Parem com esse vitimismo, são os próprios moradores da região que vão atrás dos fazendeiros para que comprem suas terras
E a reportagem em algum momento falou isso? Apenas citou que quem não quer vender tem que ser obrigado a conviver com o veneno e o calor excessivo pela derrubada da floresta.
agro é morte.
Se vc está comendo e porque tem gente no campo plantando.
Minha vó mora em belterra há anos, em uma linda chácara que passa um igarapé nos fundos, mas do outro lado agora tem uma plantação de soja, e as árvores de sua chácara estão sofrendo por conta dos venenos, barulho de maquinas é de dia e de noite, sem contar que agora lá está bem mais quente o clima, por conta do desmatamento.
Documentário ridículo, tá certo tem que parar de produzir... até mesmo porque não precisamos de comida, os produtores são culpados de ser prósperos,
A relação entre o desacerto político na questão de reforma agrária está sendo jogado na conta de quem está produz comida.
Com a chegada das ferrovias e das rodovias as coisas vão piorar! Um certo política dizia que a floresta não servia pra nada, que a prosperidade estava na soja.
É o Norte vai ficar pobre sem infraestrutura
@@carlosferreira6420 Só quem ganha com essas infraestruturas são os ricos, que ficam cada vez mais ricos. O pobre se torna escravo nas terras que deveria ser dele.
@@carlosferreira6420 essa "infraestrutura" que vocês tanto defendem tá só trazendo grileiros, desmatadores e monocultura. As queimadas só aumentando e o clima piorando, vocês respirando fumaça.
Você sabe que abrir estrada e ferrovia na Amazônia não é igual abrir em SP, né? Vocês vão acabar sem emprego, com qualidade de vida baixa e arrastar o restante do país para escassez de água e desertificação! Quer "desenvolvimento " então mete o pé daí pra são Paulo, belo horizonte e etc...
@@apache008 kkkkkkk mais o pobre pode usar essa mesma infraestrutura como uma estrada asfaltada! Pois o pobre anda de ônibus ou moto, logo atrairá borracharias, restaurantes, bares, postos de gasolina, hoteis, e lojas, criando emprego é renda!
O povo trabalhadores rurais estão desanimando de trabalhar nas terras muintos trabalham a vida toda e estão perdendo suas propriedades p esse governo maluco e não conseguem nem financiamento mais tem q abandonar mesm .ja estou desanimado .
Todos que falam mal da soja comem também!!
Venderam pq quiseram neh
❤❤❤PROIBIR A SOJA DE GRINGOS JÁ.PARO GERAL JÁ.. TODAS AS GLORIAS AO PODER SUPERIOR. 5X2 NÃO !!VAMO É FAZER 0X7..
😢📣SOS 🌎 SOS
Chola mais!!!
Desde quando o lule virou despresidente
E quantos empregos foi gerado ....?! E a evoluçao das cidades ...ipocritas....
De serviço este tipo de reportagem
Isso só vai acabar qnd houver #controlepopulacional
Rapaz, os caras compraram as terras, pagaram por elas, ninguém obrigou esse povo a vendar nada, portanto, os novos donos podem fazer o que quiserem nas respectivas areas, é assim que acontece em qualquer lugar do Brasil, não tem porque ser diferente em Santarém, afinal mais de 50% do nosso territorio são reservas ambientais intactas. Diante disso, afirmo que esse video é narrativa do povo do sul e do sudeste, vez posso garantir que 90% das pessoas nativas daqui de Santarém ou Mojuí não pensam como o video sugeriu. Vão cuidar da região de vocês, nos deixem em paz!
AGRO É MORTE, de fauna ,flora ,rios e afluentes e da dignidade do ser humano devido a falta de escrúpulos de meia dúzia
"Fazer o que quiserem"... Leia a Constituição, meu chapa, especialmente no que se refere às responsabilidades sociais e ambientais inerentes à propriedade da terra.
O unico comentario sensato, parabens. As duas coisas erradas que vi foi a estrada nao ser duplicada e com asfalto, E tambem não ter uma ferrovia. Porque diabos os produtores do meio oeste americano podem ter este tipo de coisa e os brasileiros não?????
@@marcosffontes porque o MUNDO quer que os povos da amazônia carreguem a culpa e o peso pelos erros deles, enquanto lá se continua investindo em indústria e logistica, aqui a população se ver obrigada a permanecer com os piores IDHs do Brasil e do mundo só para deixar esse povinho feliz...o pior, é quando vem essa turminha do sul e Sudeste querer fazer reportagem sensacionalista... se eles acham que plantar é errado deviam focar em "reconstruir" a mata atlântica que eles destruíram pra poder ter indústrias. Deixem que o povo daqui da amazônia sabe muito bem o que fazer com as NOSSAS terras!
@@Dan5482a ignorância não permitem ler nada, ja começa pelos comentários.
OS PEQUENOS PRODUTORES ESTÃO 100% FALINDO NO BRASIL. CERCA DE 1 MILHÃO DE PEQUENOS FORAM PARA CIDADE ATÉ 2026.