Qual elemento provou o ARMAGEDOM dos DINOSSAUROS?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ก.ค. 2024
  • Quando os elementos leves em uma estrela são consumidos, átomos de ferro (Fe) começam a ser produzidos no núcleo. Como consequência, o processo se torna endotérmico, consumindo energia. Esse processo torna-se pouco eficiente para a estrela, levando ao colapso do corpo celeste. Quando isso acontece, a estrela explode, liberando uma quantidade imensa de energia e matéria para seus arredores. Durante essa explosão, os átomos de ferro são bombardeados por nêutrons, iniciando o chamado processo-r. Nesse processo, os nêutrons penetram no núcleo e rapidamente um quark down é convertido em um quark up, gerando um novo próton. Entretanto, o processo não para por aí; novos nêutrons são absorvidos e novos prótons são gerados dentro do núcleo desses novos elementos, em um processo semelhante a uma reação em cadeia.
    Esse material gerado pelas estrelas não fica flutuando pelo universo, mas sim se aglomera em torno de corpos mais densos, podendo ser a semente de novas estrelas menores, planetas e, principalmente, meteoros, cometas e asteroides. Normalmente, esse material tende a permanecer nas proximidades da estrela que explodiu, podendo eventualmente formar uma estrela de nêutrons. Nessa região, a gravidade é extremamente intensa devido ao colapso da matéria e à formação de um núcleo de nêutrons. No entanto, a matéria localizada nos limites da estrela que explodiu pode escapar dessa gravidade e se dispersar pelo universo com mais facilidade.
    Esses corpos podem alcançar nosso planeta, vindo tanto de dentro de nossa galáxia quanto de fora dela, embora isso seja mais raro. Os corpos mais massivos, como planetas, geralmente são formados a partir do material da estrela que explodiu. Devido à sua maior massa, o efeito gravitacional do núcleo colapsado da estrela mantém esses corpos celestes gravitacionalmente ligados.
    No entanto, os materiais menos massivos continuam a se afastar e são bombardeados por nêutrons, gerando materiais densos e ricos em elementos mais pesados. Esta é uma compensação natural: corpos mais massivos tendem a permanecer próximos às suas estrelas, explicando por que planetas rochosos estão geralmente próximos à estrela, enquanto planetas gasosos tendem a estar mais distantes.
    Os corpos que não se fundem na formação de novos planetas acabam entrando em órbitas mais amplas no sistema. Como resultado, esses corpos são altamente densos. É importante notar que uma bolinha de 50 g de chumbo é mais densa do que 1 kg de isopor, embora não seja mais massiva.
    O irídio é um elemento extremamente raro, com 77 prótons em seu núcleo, sendo que na superfície da Terra temos em torno de 0,001 partes por milhão. Ele é um excelente indicador de que algum material veio de fora do nosso planeta. Na década de 1980, dois geólogos perceberam em uma região rochosa do Canadá que, em meio aos sedimentos, era possível encontrar uma quantidade muito maior de irídio do que o normal na Terra, após análises de espectroscopia.
    O mais interessante é que essa camada rica em irídio está localizada exatamente na chamada camada K-Pg, que corresponde ao Cretáceo-Paleogeno, um período há aproximadamente 66 milhões de anos. Esse período marca o fim dos dinossauros não avianos. Em outras palavras, é um indicativo de que um asteróide de grandes proporções colidiu com nosso planeta nessa época. Atualmente, sabemos que um enorme asteróide impactou a Terra na região de Chicxulub, no golfo do México.
    Se um dia um novo asteróide se chocar com a Terra e nos levar à extinção, um dia, se outra espécie se desenvolver ao ponto de chegar ao mesmo nível de nossa tecnologia, eles poderão compreender o que promoveu nosso desaparecimento, devido ao aumento da quantidade de irídio na camada que corresponde ao que chamamos de antropoceno.
    _____________________________________________________________________
    Links de Livros de Ciências: compendiumresumos.wordpress.com/
    _____________________________________________________________________
    Quer fazer com uma doação?
    Chave Pix do canal: 469454b3-5de8-4eb6-a4ee-a8c0866311f4
    _____________________________________________________________________
    Redes sociais do canal:
    ciencia.qui...
    Blog: licenciandoemquimica.blogspot...
    Agenda do Canal:
    * Toda terça-feira: Vídeos sobre curiosidades científicas.
    * Todo primeiro sábado do mês: Vídeos sobre discussões de filosofia da Ciência.
    #cienciaquimica #quântica #tabelaperiódica #química #ciencia #partículas
  • วิทยาศาสตร์และเทคโนโลยี

ความคิดเห็น • 26

  • @mariluse6566
    @mariluse6566 8 วันที่ผ่านมา +3

    Compartilhar para poder assistir mais vezes..pq me interessou esse video. Gratidão

  • @ikegarlet1425
    @ikegarlet1425 7 วันที่ผ่านมา +1

    Força

  • @noticiasgoogle689
    @noticiasgoogle689 5 วันที่ผ่านมา

    Ótimo vídeo assertivo e técnico, parabéns Bussunda, ótimo texto como você sempre fez no extinto casseta e planeta ! TOP !

  • @samuelpacheco3394
    @samuelpacheco3394 6 วันที่ผ่านมา +1

    Muito bom o vídeo.

  • @antoniocarlos9050
    @antoniocarlos9050 8 วันที่ผ่านมา +2

    Parabéns por mais um vídeo altamente informativo, dando like e compartilhando para ver o crescimento do canal

    •  8 วันที่ผ่านมา

      @@antoniocarlos9050 Muitíssimo obrigado pela força 😉🧪⚛️☢️⚗️

  • @antoniodepaduabarbosa921
    @antoniodepaduabarbosa921 7 วันที่ผ่านมา +1

    Parabéns! Muito ilustrativo.

    •  7 วันที่ผ่านมา +1

      @@antoniodepaduabarbosa921 Fico muito grato por suas palavras. 😉🧪⚛️☢️⚗️

  • @MrJuliolix
    @MrJuliolix 7 วันที่ผ่านมา +1

    Mais uma aula incrível! Obrigado!

    •  7 วันที่ผ่านมา

      Eu quem agradeço pela oportunidade de falar sobre ciências 😉🧪⚛️☢️⚗️.

  • @adrianofranca3182
    @adrianofranca3182 7 วันที่ผ่านมา +1

    Excelente. Eu achei incrível a ideia do bombardeamento de neutrons nos nucleos de ferro, criando objetos mais pesados que ele. Eu achava que a supernova criava uma forma de fusão para criar átomos mais pesados, o que nao é o caso

    •  7 วันที่ผ่านมา

      Na realidade seu pensamento não está errado não. Ocorre também a fusão! Mas a natureza sempre tenta gastar o mínimo de energia possível. No caso, o processo-R é uma forma de minimizar esse gasto. Contudo, no momento da explosão da estrela há a liberação de energia suficiente para isso. Então sim, também ocorre dessa forma. Porém, a captura de nêutrons é muito mais simples para o ground state energy. Outra coisa que ocorre é a liberação de partículas alfa (núcleos de He) que também ajudam a aumentar o número de prótons em elementos mais densos. No próximo vídeo vamos ver um elemento em que ocorre uma fusão para surgir. Nesse caso esse elemento é gerado pelas estrelas sem a necessidade da explosão da mesma. E a fusão dele é bem diferente.

  • @dirceunlopes7096
    @dirceunlopes7096 7 วันที่ผ่านมา +1

    Excelente vídeo, obrigado!

    •  7 วันที่ผ่านมา

      Muito obrigado por ter gostado! 😉🧪⚛️☢️⚗️

  • @cientista4589
    @cientista4589 7 วันที่ผ่านมา

    Aí sim hein

  • @portalvital5623
    @portalvital5623 8 วันที่ผ่านมา +1

    Toppppp

    •  8 วันที่ผ่านมา

      @@portalvital5623 😉🧪⚛️☢️⚗️

  • @user-qm5qv9fo1h
    @user-qm5qv9fo1h 5 วันที่ผ่านมา +1

    Deve ter deixado "ilhas" de clima levemente razoáveis. Por 15 anos, não sobraria flora e fauna. Também, ja havia mamíferos um tanto grosseiros.

    •  5 วันที่ผ่านมา

      A temperatura caiu 20 graus, provavelmente, não é o suficiente para matar plantas como coníferas. Também existiam muitas samambaias naquela época, que são plantas acostumadas com sombra, provavelmente essas serviram de alimento para herbívoros. Os mamíferos mesmo já existiam antes dos dinossauros, no período permiano. Se naquele período não tivesse ocorrido, as gigantescas erupções de milhões de anos, muito provavelmente, os mamíferos teriam dominado e se tornado os maiores animais da Terra. Engraçado isso, os répteis seriam minúsculos e os mamíferos imensos. Daí cairia o asteroide no período Cretáceo e hoje poderíamos ter dinossauros.

  • @andrefonseca9109
    @andrefonseca9109 7 วันที่ผ่านมา +1

    A concentração habitual é em torno de 0,0001 ppm de Irídio, por volta de quanto foi a que encontraram lá na Itália? Valeu! Parabéns pela dedicação, cê é fera

    •  7 วันที่ผ่านมา

      @@andrefonseca9109 olha, bem observado por vc. Eu acho que coloquei um 0 a mais aí. 😅😅. O correto é 0,001 ppm. Lá na Itália foi algo de 100 vezes mais. Então 0,1 ppm.

  • @rexredblues
    @rexredblues 4 วันที่ผ่านมา

    Vou filosofar: a Terra é alienígena de si mesmo...

  • @rexredblues
    @rexredblues 4 วันที่ผ่านมา

    Sou um dinossauro: Rex; T. Rex @

  • @mariluse6566
    @mariluse6566 8 วันที่ผ่านมา

    Então nessa época só existia dinossauro de animais na terra? Pq temos outros bem menor.bem mais frágil. Então quando eles foram extintos só existia dinossauro de animais .Não tem logica só eles serem exterminados ..obs. Não gosto de dinossauro. 😊

    •  8 วันที่ผ่านมา +1

      Os dinossauros e os répteis marinhos eram os animais mais corpulentos da época. Eu deixei claro no vídeo que o impacto sobre esses animais foi mais devastador, já que os órgãos internos sofreram mais. Seres menores não, necessariamente, foram extintos. Tanto é isso que os mamíferos sobreviveram, os répteis sobreviveram, os insetos e aracnídeos sobreviveram, entretanto, o único grupo extinto foram os dinossauros, répteis marinhos e os répteis alados. Que, em geral, faziam parte do grupo dos arcossauros.

  • @rexredblues
    @rexredblues 4 วันที่ผ่านมา

    Discordo da sua antiga opinião sobre a consciência atômica. Se o Átomo não fosse consciente não haveria consciência! O Átomo é Deus, e Ele é bem consciente, às vezes...