ความคิดเห็น •

  • @vilobaldocedraz779
    @vilobaldocedraz779 8 หลายเดือนก่อน +3

    Muito bom ouvir de quem participou, viveu aquele momento .

  • @mariadioga9585
    @mariadioga9585 4 หลายเดือนก่อน +2

    Memória fundamental,necessaria para reflexao

  • @julieswiss1
    @julieswiss1 5 ปีที่แล้ว +5

    Excelente entrevista, depoimento detalhado dos desenvolvimentos de 68.

  • @marcosalexandrequeiroz3985
    @marcosalexandrequeiroz3985 5 ปีที่แล้ว +4

    MUITO BOA ENTREVISTA.

  • @sergiobarbosa8562
    @sergiobarbosa8562 2 หลายเดือนก่อน

    EXCELENTE REFLEXÃO CRÍTICA DO PALMEIRA...

  • @robertoozelame4243
    @robertoozelame4243 ปีที่แล้ว

    Que relato sensacional !

  • @valdemarjunior23
    @valdemarjunior23 2 ปีที่แล้ว +2

    39:00 muito importante !!

  • @taniafalcao1161
    @taniafalcao1161 5 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom e isso mesmo

  • @janaryribeiro1683
    @janaryribeiro1683 2 ปีที่แล้ว

    Até o exército começar a apertar, e muita gente não entende o motivo.

  • @RicardoGomesRodrigues
    @RicardoGomesRodrigues ปีที่แล้ว

    Estamos sós aqui no Continente Americano! Esse giro diplomático Russo nessa nossa região, principalmente, em Cuba, é relevante para demonstrar que não existe nenhuma base de apoio diplomático à Federação Russa na Região. O colapso da antiga União Soviética foi significativo para demonstrar como hoje a Rússia não desperta a menor confiança para que se possa estabelecer ou “reestabelecer” laços, ou influências quaisquer que sejam na América Latina. Quando você decai de sua posição de Super potência, largando seus fiéis aliados a sua própria sorte perde sua credibilidade para sempre. As dificuldades atuais em Cuba são inequívocamente resultado do descaso puro e simples da antiga União Soviética para com um aliado muito importante na geopolítica do Golfo do México como era o caso de Fidel Castro. Ao lançar Fidel, e a Revolução Cubana a sua própria sorte, rasgando tratados e suportes importantes sem a menor consideração, isso selou para sempre quaisquer possibilidades de que a Federação Russa possa agora, hoje, “resgatar” uma aliança rompida peremptoriamente, aniquilando todos os ganhos geopolíticos tanto de Cuba quanto da própria União Soviética. É tarde de mais para os Russos! Cuba desde o fim da União Soviética tem sobrevivido a duras penas, e é difícil de acreditar que tenham ainda chegado incólumes até aqui. Ficou claro, para toda América Latina que Fidel foi usado pelos russos como um peão geopolítico, e que o suporte russo de então não era sério, mas meramente circunstancial e provocativo. Não era sério, mas teatral! Cuba estava muito longe do alcance da influência da União Soviética como super potência, que no final das contas não tinha condições econômicas de suportar um aliado que foi ficando cada vez mais custoso, um passivo que no final foi lançado como perda na contabilidade dos comunistas Russos sem a menor consideração para com os Cubanos, que acabaram pagando, e ainda pagam o mais alto preço, e assim, a vida continuou. Não para Cuba, que tem sido resiliente ao jogo perverso das super potências de ontem e as manobras descaradamente oportunistas de hoje. Estamos sós aqui na América Latina. Só podemos contar com nossa própria resiliência em prol de nossa Independência Nacional. Fica claro hoje que o antigo jogo geopolítico de antes, continua agora com o mesmo teor colonialista e imperialista. A Federação Russa não tem nada o que fazer aqui nessa nossa região. Sinto dizer, mas é tarde de mais para os russos, e difícil de esquecer o que aconteceu. Viva Cuba, pois que sobreviveu e continua a ser a chave que tranca a geopolítica tanto do Golfo do México quanto do Caribe, restaurando, assim, nossa antiga influência histórica Ibérica na região. “...Se caminhas por essa rua da antiga Havana vais encontrar o antigo Palácio dos Capitães espanhóis. Lá senta agora um novo capitão que em memória governa a República de Cuba...”

    • @luizleonardo9477
      @luizleonardo9477 5 หลายเดือนก่อน

      Os Estados Unidos e demais potências não são confiáveis.

  • @joycecesarpirespires6663
    @joycecesarpirespires6663 ปีที่แล้ว

    ❤❤

  • @fabioquadrosneves8901
    @fabioquadrosneves8901 ปีที่แล้ว

    ENGRAÇADO...EU VI O APITO DA PANELA DE PRESSÃO FALANDO DO NOVO MOVIMENTO ESTUDANTIL...TENHO CAMARADAS QUE VIVERAM A ÉPOCA...E A ORIENTAÇÃO DE MUITAS ORGANIZAÇÕES, COMO A CONVERGÊNCIA SOCIALISTA...VC COMEÇAVA A MILITÂNCIA NO MOVIMENTO ESTUDANTIL E DEPOIS IA PRO MOVIMENTO OPERÁRIO....

  • @jedmilsonlima1
    @jedmilsonlima1 ปีที่แล้ว

    Boa tarde

  • @1taniamuller
    @1taniamuller 5 ปีที่แล้ว +2

    Péssimo som e imagem

  • @luciocardosorodrigues7480
    @luciocardosorodrigues7480 9 หลายเดือนก่อน

    Lúcido

  • @mariaguimaraes8631
    @mariaguimaraes8631 2 ปีที่แล้ว

    E

    • @luizleonardo9477
      @luizleonardo9477 5 หลายเดือนก่อน

      Desde a moeda americana como moeda universal.

  • @solhando9054
    @solhando9054 5 ปีที่แล้ว +1

    Essa ingratidão do Vladimir com a Revolução Cubana é nojenta!

    • @ilbertodias27
      @ilbertodias27 4 ปีที่แล้ว +4

      Não é ingratidão não irmão, e sim consciência somada com maturidade. Ele conseguiu perceber que a idéia de socialismo pregada por Cuba (ainda que tenha sido influente no contexto histórico da época, para aqueles que não queriam o Regime Militar) não deu certo, e trouxe consequências diretas àqueles que participaram de guerrilhas desorganizadas e não baseadas em uma luta institucional política (por isso que ele chamou o treinamento de fábrica de cadáveres).
      Até o José Dirceu concorda com essa premissa.

    • @ilbertodias27
      @ilbertodias27 4 ปีที่แล้ว +1

      A Revolução Cubana, naquele contexto, foi vitoriosa do ponto de vista "da sorte", uma vez que conseguiu amplo apoio popular (graças ao Camilo Cienfuegos), mas depois a própria revolução se desviou, se tornou ditatorial, e quebrou Cuba, que não conseguiu se tornar autossuficiente (percebemos isso com a ajuda que sempre era dada ,à Cuba, pela URSS).

    • @marcosalexandrequeiroz3985
      @marcosalexandrequeiroz3985 4 ปีที่แล้ว +2

      NOJENTA É A DITADURA CUBANA.ESQUERDA SEMPRE. DITADURA NUNCA

    • @marcosalexandrequeiroz3985
      @marcosalexandrequeiroz3985 4 ปีที่แล้ว +3

      @@ilbertodias27 cuba luta há muitos anos contra um embargo criminoso dos estados unidos.

    • @ilbertodias27
      @ilbertodias27 4 ปีที่แล้ว +1

      @@marcosalexandrequeiroz3985 a culpa é dos Estados Unidos, pela crise e deficiência econômica cubana? Cuba vira "satélite" soviético na América Latina, e a culpa é dos EUA? Acho que é preciso estudar mais, pois até mesmo quem lutou, no Brasil, contra o regime militar, hoje reconhece que a revolução cubana foi um tiro no pé. Quem escolheu o socialismo pra si foi Cuba, e não os EUA.