Gostei bastante do seu video, mas gostaria de fazer uma contribuição, eu trabalho em hospital há varios anos e posso AFIRMAR COM TODA CERTEZA DO MUNDO não existe expectativa de vida !!!! Da noite pro dia podemos perder a vida e 100% da população esta sujeita a isso. Quero viver muitos anos, mas hoje em dia estou mais preocupado de viver o HOJE ! Tenho muitos planos para o futuro e faço minha parte para realiza-los, mas minha dica pra vc que esta lendo esse comentario é: AME HOJE, SEJA FELIZ HOJE, TRATE BEM AS PESSOAS HOJE, GANHEI DINHEIRO HOJE, CUIDE DA SAUDE HOJE porque literalmente amanhã pode ser muito tarde. UM ABRAÇO A TODOS.
Muito bonito seu depoimento. Me lembrou um livro que li: Antes de Partir. Também acredito nisso. Deixar tudo pro futuro é que nem esperar que vc com certeza vá ganhar na loteria tendo apenas o bilhete na mão e nada mais.
@enoque vc falou muito bem. E quando vc fala "viva hj, ame hj, seja feliz hj, cuide da saúde hj" e antes fala "tenho muito planos para o futuro e faço minha parte para realizá-los", entendo que não é uma sugestão de viver só o hj e pensando que não haverá amanhã, e sim que é bom viver bem, mas não é um convite a irresponsabilidade e sim a responsabilidade de viver com intensidade as coisas hj, e sabendo que o que fazemos agora, no presente, é o projeto e a base do amanhã e do que poderemos viver no futuro.
E a respeito de ajudar os filhos em vida penso que o melhor é ajudar os filhos com educação, experiências de vida, conhecimento e sabedoria. E assim poderão se tornar adultos saudáveis, responsáveis e bem-sucedidos nas suas escolhas e nas suas vidas.
A respeito de ajudar os filhos em vida penso que o melhor é ajudar os filhos com educação, experiências de vida, conhecimento e sabedoria. E assim poderão se tornar adultos saudáveis, responsáveis e bem-sucedidos nas suas escolhas e nas suas vidas.
Eu acho que o que ele diz no livro não é algo viável. Por exemplo: me formei tarde, aos 32. Hoje aos 37 (sou personal trainer), tenho mais saúde e dinheiro do que tinha aos 25 (tal da época boa pro mochilao). Já não ia rolar o mochilao aos 25, por falta de grana rsrs hoje em dia, eu iria aproveitar bem mais pq até tenho mais disposição. Se eu fosse fazer a calculadora de anos que me restam, ia dar muitos anos devido a vida saudável que levo. Porém, ando de moto todos os dias, o que pode ser que eu vá pro além ainda hoje rsrs Logo, se vc juntar dinheiro loucamente até os 40, começar a gastar loucamente aos 60 achando que logo vai, e de repente a ida pro além acontece aos 90 e poucos, dependendo do tanto que vc guardou/gastou, vai viver passando necessidade aos 90 e pouco. Resumindo: ninguém sabe o dia de amanhã. Logo, tenha equilíbrio. Saiba juntar dinheiro. Mas, saiba como aproveitar o dinheiro que já tem. A vida não é só juntar juntar e depois só gastar gastar. Podemos morrer aos 40 com toda a economia que fizemos, como podemos morrer aos 95. Então, não dá pra ser extremo.
O povo de 25 hoje, não quer saber de mochilão, quer ficar na internet, vendo séries, nem namorar ao vivo querem 😂...os mais espertos vão dar curso na internet ou criar conteúdo. A vida não é uma matemática. Quem viaja muito pra criar memórias também corre mais risco de morrer num acidente aéreo ou não, enfim... não dá pra calcular
@@glucklicherjunggeselle4179 depende. Se a pessoa que escreveu o comentario e uma mulher, existe uma coisa chamada maternidade compulsoria que e muito triste e infelizmente uma serie de fatores faz com que mulheres achem que escolheram serem maes, mas no fundo foi pressao da familia/falta de instrucao/impossibilidade de escolher por ser pobre e dependente dos desejos do homem. Conheco muitas mulheres da minha e outras familias que passaram por isso, e hoje eu como mulher tenho o privilegio de poder ter escolha de dizer nao e levar a vida do jeito que eu acho que devo, justamente por ter estudo e liberdade financeira mesmo vindo de uma familia que ja viveu situacoes bem dificeis
Tenho 2 filhos. É muito caro. Antes d3 minha esposa pensava como as pessoas acima, ela mudou minha opinião e tive filhos. Posso dizer por experiência não existe NADA NESTE MUNDO MELHOR QUE FILHOS! Te torna mais humano ao mesmo tempo te faz um ser secundário a sua própria existência. Recomendo muito!
Em relação a parte do livro que fala que a filha dele passou por necessidade enquanto o pai tinha dinheiro guardado e depois ficou bem de vida, tem pessoas que tem q passar por aperto msm pra aprender a dar valor e evoluir na vida, dar tudo e proteger os filhos ao máximo em relação a questões financeiras é criar uma pessoa pra ser fraca, por isso o mercado tá cheio de jovens que na primeira bronca do chefe pede demissão e volta correndo p casa do papai!
Concordo. Quero deixar uma grana para os meus filhos somente depois da minha morte. Tenho orgulho de ter criado duas pessoas independentes e que têm muita responsabilidade.
@@masakazunoda4197 Fiquei curioso e com vontade de fazer algumas perguntas, se não quiser responder tudo bem ☺ Quanto você consegue tirar da sua renda passiva pra poder viver hoje? Você tem uma vida simples ou consegue ter uma vida mais cara graças a sua renda? Você consegue viajar todo ano, hoje, graças a sua aposentadoria? A maior parte do seu patrimônio foi investido em renda fixa ou variável? Você pretende morrer com a conta zerada ou vai deixar seu patrimônio pra alguém? (caso você nem pense nisso, desculpa pela pergunta) Hoje você aproveita sua aposentadoria pra poder se dedicar a algo que goste?
Interessante essa parada de "dividendos da lembrança". Fiz uma viagem ao Chile com meu filho para brincar na neve. Foi uma experiência de horas que permanece viva e vibrante em ambos, e até hoje a gente fala disso. Me lembrarei para sempre desse momento, que estreitou ainda mais nossa boa relação entre pai e filho.. Obrigado pelo conteúdo, menina!! Sucesso na sua caminhada!! 🙏🏿🙌🏿🚀
Importante é fazer o que se gosta .... Tem gente w gosta de juntar dinheiro e outros de viajar e outros dos 2.... O importante é viver fazendo o q gosta....
Boas dicas, como sempre Eton. Aqui eu não tenho herança para os meus filhos, mas fiz seguro de vida, porque caso aconteça de ir antes do esperado, eles terão um valor que mesmo pouco vai servir de base para realizarem algum sonho!❤
Reflexão poderosa! 👏 Muitas vezes, nos perdemos na busca incessante por mais dinheiro, sem perceber que o verdadeiro valor está em como utilizamos nosso tempo e nossa saúde. A ideia de equilibrar saúde, dinheiro e tempo livre faz muito sentido, especialmente para garantir que aproveitemos a vida no momento certo. Parabéns pelo vídeo!! Sempre trazendo boas licoes!
NOSSA!!! Que vídeo massa minha querida. Me abriu muitos insights sobre dinheiro. Nos últimos anos, pós-pandemia, me acomodei, não tenho saído, cinema, nem viajado, moro na região metropolitana de Curitiba e meus familiares moram no interior de SP e faz pelo menos uns 6 anos que não os vejo. Todo final de ano eles me cobram de passar o Ano Novo com eles e nunca vou, sempre pensando nos gastos, nos meus ativos e metas financeiras, porém ... o tempo está passando. Pensando no que vc falou, acredito que dá pra economizar, investir e criar fundos para estes pequenos "prazeres" da vida e ter esses dividendos de memória. Vou comprar esse livro e lê-lo. Vc sempre linda, muito obrigado por compartilhar....Estou muito grato.❤🙏
Dividendo da lembrança: voltei do Japão com 23 anos e comprei casa, carro, mobilhei toda casa e fiquei um ano viajando por tudo que foi lugar até recomeçar a trabalhar. Foi a melhor coisa que eu fiz. Eu tinha tudo ao máximo: juventude, dinheiro, disposição, saúde e tempo.
O senhor começou. É o passo mais importante em qualquer coisa. Desejo-lhe sucesso e bons frutos em seus investimentos! Faço votos de que tenha muita saúde e vida para usufruir consigo mesmo e com os que o senhor ama. W
Respeito a decisão de cada um .cada um compõe sua história. Quando vc. Precisar o autor do livro não vai está por perto pra resolver os problemas de cada um ...
Um dos motivos q mais gosto desse canal é por ensinar a ganhar dinheiro, mas tbm a viver com ele e não por ele. Muita bacana a idéia de tirar uma porcentagem do patrimônio todo ano. No momento eu tenho apenas 1.807 de patrimônio e se eu tirar 4% ainda fica 1.734. Tira muito pouco, não chega a fazer falta. E sem falar q no fim do ano, quero ter pelo menos 5.000 de patrimônio acumulado. Acho q vale muito a pena
Uma coisa que aprendeu é não ficar preso em coisas como bens matérias. Digo por mim. Negocio é ter dinheiro pra que ele te traga felicidades, lógico que cada um sabe o que te faz feliz. Mas eu sou cara que optei por morar de aluguel e não ter carro próprio. Liberdade financeira mudou minha mentalidade.
Mas não ter carro próprio não concordo, ele traz conforto e comodidade, se sua mãe ou um filho passa muito mau der repente, se for pedir um taxi ou aplicativo, pode demorar para chegar.
A verdade é que, para além de uma casa própria, um carro e uns 6 meses de salário economizados por segurança, qualquer excesso é só tempo de vida e experiências que você tá perdendo! Às vezes, um bom financiamento imobiliário, um controle saudável de gastos e metas realistas de curto e médio prazo são tudo o que a gente precisa.
@@ritac.1668 No Brasil é meio difícil pra 95% da população viver com dignidade mesmo. E ta cada ano pior... Nem se aposentar os jovens de hoje vão, só se criarem a própria aposentadoria.
De acordo com essa tabela, não há problema algum em tirar o seu dinheiro do patrimônio, pois o valor dos rendimentos anuais irá compensar essa retirada. Porém, uma variável que não está sendo considerada nesta conta é a taxa de inflação anual... Infelizmente, nosso dinheiro vale menos a cada ano que se passa, e por isso, mesmo que o número anualmente seja maior, o nosso poder de compra será menor ano após ano e, consequentemente, o valor que você, por exemplo, precisaria para viver no ano que vem, ao invés de apenas R$ 5.000,00, será R$ 5.000,00 + correção da inflação... Por isso é recomendado que não se tire dinheiro do patrimônio base e nem mesmo se utilize todo o valor dos rendimentos mensais.
Exato! E ainda tem mais uma variável: se formos nos aposentar daqui a dez anos, vamos precisar projetar o valor inicial de saque para um valor maior do que seria hoje.
Isso é verdade, infelizmente nosso dinheiro compra menos a cada ano que passa, mesmo você investindo, o poder de compra no Brasil, vem diminuindo a cada ano, devido a inflação.
Faz sentido. Graças a Deus posso me considerar um privilegiado nessa questão. Depois de muito esforço estou com dividendo na faixa de 5mil mensal. Tenho 33 anos, sou solteiro e minha renda é na faixa de 9mil líquido. Meu trabalho me proporciona viagens e vários lugares então sei bem como é bom essa questão das memórias. Nunca gasto os dividendos, só reinvisto. Espero atingir 1 milhão nos próximos 4 anos e a partir daí aproveitar mais ainda esses momentos que o dinheiro pode proporcionar.
Tenho 36, solteiro e sem filhos e não terei porque fiz vasectomia, concursado com um salário razoável, mas to estudando pra passar em um melhor. Meu objetivo é o seguinte: quero um salário que eu consiga viver tranquilo e guardar pelo menos 2 mil por mês pra emergências e investimentos, eu consigo viver com 3 a 4 mil tranquilo, pois não faço questão de luxos e nem sou de gastar muito, meu salário atual é menos que isso e vivo até que tranquilo, então um salário de 6 a 7 mil líquido pra mim já serve pra esse meu objetivo e pro meu estilo de vida. Guardar e investir uma parte e o resto gastar mesmo com viagens, coisas legais, etc. Não tenho objetivo de ficar rico, milionário, quero só viver uma vida financeira mais tranquila que atualmente e aproveitar o máximo que puder. Vou morrer e não vou levar nada comigo mesmo 😂. Vou guardando uma grana pra no dia que eu quiser comprar algo, viajar, ou qualquer emergência sempre terei. Conheço gente que ganha 10 mil líquido, mas vive sem dinheiro, nunca da, pois a pessoa quer manter um padrão de vida fora da curva, aí pra esse tipo de gente pode ter o tanto que for que nunca vai sobrar nada, mas pro meu estilo de vida 6 mil, 7 mil reais eu já me sentiria um "milionário". 😂😂
Melhor que deixar um bom dinheiro para os filhos é deixar educação financeira, comecei a investir com 30 anos, hoje minha filha com 19 já tem os investimentos dela sendo estagiária.
Minha meta é uma aposentadoria de 10 mil , antes eu pensava 5 , mais com o passar dos anos eu ja estou proximo dos 5 porem 5 mil não da mais para viver entao vou trabalhar mais 10 anos, e dividi em etapas 55 passo a viver de dividendos porem vou dar uma freiada no trabalho sem parar totalmente e continuar aportando parte e tendo mais tempo para mim e para minha esposa , ai com 60 comeco a receber a aposentadoria minha do inss , na sequenfia minha esposa depois fe 2 anos tambem vai receber , ai pretendo somar tudo e parar , quando chegar nesse ponto provavelmente vou consumir o patrimônio ate por questao de inflação etc , para meu filho ja dei uma casa em vida , ele ja esta usufruindo ja mora nela , então se eu gastar tudo vivendo bem e não dando trabalho para meu filho ele vai estar feliz 😂😂😂
No caso dos brasileiros é diferente de um Europeu e USA. Hoje uma aposentadoria com montante de 500 mil acomulado, casa propria, e aposentadoria do INSS dá pra viver bem.
Primeiro caso, a filha ficou milionária e nao precisou da herança dos pais, porque foi a luta, se tivesse recebido a herança dos pais ainda em vida, teria sido uma encostada, dependente e sem perspectiva.
Comecei a investir em dezembro de 2034 com 49 anos. Começando, aprendendo, mudando hábitos e investindo. Ótima explicação e sugestão do livro. Estpu lendo o livro a Psicologia Financeira que recomendou é otimo. Muitas bençãos para ti
Invisto o máximo que posso, entre 5 e 10 mil por mês, mas não deixo de viver a vida: viajo umas 4 vezes ao ano, frequento bons restaurantes, faço doações, ajudo uma parte da família e viajo, viajo e viajo....😂😂😂
Rapaz vc está muito bem 😂 eu tenho investimentos faz mais de 10 anos eu aporto por mês no máximo 1200 reais isso num mês que for muito bom , reaplico os dividendos tbm , e acho que não vou conseguir parar antes dos 55 anos ... 5000 por mês de investimentos acho que eu já teria aposentando , minha carteira foi começar evoluir depois dos 100 mil antes era só tristeza 😂😂😂
O livro é de autor americano que é gestor de fundos e se baseia na realidade de boa parte da população norte-americana , muito diferente da nossa! A grande maioria dos idosos no Brasil não tem" muito dinheiro" como mostrado no triângulo . Os custos da velhice ( saúde, akgum conforto necessidades especiais como cuidadores etc ...) são elevadíssimos.
Minha filha sempre me diz isso, que eu devo começar a usar parte do meu patrimônio, mas ainda não concordava com ela,porém vendo vc falar assim fiquei pensativa❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Agora, uma observação: O autor não tá considerando a inflação, que corrói o poder de compra decairia muitíssimo. 5 mil daqui a 55 anos não valerá quase nada. Só olhar o salário mínimo à época do plano real, que girava em torno de 70 reais e hoje está acima de 1.500. Então, em termos práticos, precisaria de um patrimônio absurdamente maior, de em torno de 1.5 milhão, para que vc pudesse retirar 4% do rendimento e reinvestir a diferença pra manter o poder de compra.
Eu uso como exemplo meus próximos: Meu pai trabalhou a vida toda e juntou uma boa grana. Anda de carro 0, neste momento esta em um cruzeiro internacional, viaja pra praia 3 a 4x no ano, casa própria. Tenho um tio q a mesma coisa e pelo menos 1x por ano viaja pra fora, troca de carro so pra sentir o cheiro de novo. Por outro lado tenho 2 parentes q curtiram muito o dividendo da lembrança, mas hj so tem lembrança. Moram de aluguel e não podem parar de trabalhar pq senao nem comem. A vida passa pra todos, com 60 anos vc quer estar curtindo ou trabalhando? Nao tem como alguém q nasceu pobre fazer viagem internacional novo e chegar aos 50 anos independente financeiramente. Tenho varios amigos q conhecem varios paises, mas passam aperto no fim do mes. Eu nunca viajei pra fora, mas tenho meu apartamento, meu carro, meu filho estuda em uma boa escola. Acho q tudo na vida sao escolhas e 1 dia poderei fazer tudo sem comprometer meu futuro.
Vídeo excelente! Temos que sempre pensar ao longo prazo e o patrimônio que estamos construindo hoje será a nossa base do futuro. Vamos que vamos em busca da nossa liberdade financeira!
Eu aos 50 anos invisto, pensando na minha velhice. Não quero dar trabalho aos meus filhos, por isso, quero poder pagar alguém para cuidar de mim, e não sobrecarrega-los. Quero sim deixar uma grana para eles, pois no presente momento eles são jovens e já estão lutando por suas vidas, sempre foram muito independentes, acredito que daqui a alguns anos , depois que eu partir o dinheiro será muito bem vindo pra eles. Por enquanto não deixo de curtir a minha vida também 🎉
Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus. Ec 2:24
aaaaa que bom ler isso, Victor. No início é muito difícil, a gente pensa que não vai dar certo, mas com muito trabalho, paciência e consistência, os resultados vão aparecendo.
Invisto há 30 anos. Hoje, aos 55 anos, mantenho os investimentos e sempre aumentando o patrimônio também. De alguns anos para cá dei uma guinada e estou começando gastar mais e melhor. Isto é, gasto em coisas saudáveis e que traga benefício e bem está para minha minha família. Chega um momento que dá para gastar muito e ainda manter os aportes.
Olha eu vou contar uma história de conhecidos. Tinha um casal jovem com 2 filhos o marido era de familia rica mais não queria trabalhar de clt a esposa era autônoma e ganhava bem, porém como tinham gostos caros viviam passando aperto com contas atrasadas as vezes até falta de alimento em casa pq quando tinham dinheiro torravam com bobeira. Ai viviam reclamando que a família do marido era rica e não bancava eles...porém essa familia trabalhava pra ganhar seu sustento, eis que a mãe empresaria adoeceu de câncer ai eles receberam herança agora estão milionários ostentando com força, o marido da falecida casou poucos meses após a morte da esposa. Todos ficaram bem, e ela tinha dinheiro trabalhava muito e curtia pouco. Vivam suas vidas usem seu dinheiro por que infelizmente a vida é isso ai...a e filha da mulher nem foi no velório mais foi la buscar as joias do cofre rapidinho....eu mudei meu jeito de pensar depois de ver essa situação.
A maioria das pessoas associa o termo "viver a vida" ao ato de viajar, passear e desfrutar de alguns prazeres sensoriais. Isso é muito superficial e termina a resumir a vida a uma busca infrutífera por banalidades. Viver a vida é servir ao próximo, ser útil e desempenhar o seu papel no mundo.
Tenho 30 anos, solteiro invisto a 3 anos, me arrependo de não ter começado aos 20, pois nao conhecia nada de investimento ninguém não comentava sobre o assunto por isso comecei tarde.
Nunca é tarde amigo !! Ainda tem muito tempo pela frente, apenas continua tendo uma vida de acordo com sua idade,sem guarda tudo para daqui á 30 anos!! Sucesso pra você.
É só continuar solteiro sem se envolver com mulé. Que vai conseguir muito bem juntar muito dinheiro. Concelho, nunca se junte com uma mulé, pois ela vai tirar tudo que vc tem... Saúde, dinheiro, paz e ainda vai te dar uma falsa acusação. Seja feliz solteiro e com dinheiro
Bom matéria. O mais importante é lembrar da realidade brasileira e considerar a INFLAÇÃO!!! Por isso essa regra dos 4% , que seria o rendimento líquido.
Vivo na na Itália da 23 anos e penso de ir na paraiba ainda este e gostaria muito de te conhecer.conversar gosto muito das tuas ideias e te sigo giá da 5 anos.parabens
Show 👏🏻 este autor foi muito feliz em suas colocações, acredito que o equilíbrio faz toda diferença e só revivemos muitas coisas nas lembranças e falamos sobre. Acho que este é o melhor dividendo que alguém pode ter…
Exatamente, não pretendo deixar um centavo p os outros. Ajudo meus pais e familia hoje em vida, e já consegui me livrar da corrida dos ratos de ter q bater ponto e trabalhar como escravo na iniciativa privada 😊
Esse livro é muito bom. 😂😂😂😂 Exatamente diz tudo certinho. O único problema é que a gente não sabe quando iremos bater as botas 👢👢👢👢 para programar e se gastar toda a grana antes. 😂😂😂😂😂 Não vamos levar nada daqui mesmo. O livro é fantástico.
Gostei da reflexão. Parabéns! O dinheiro é traiçoeiro, é como um vício, as pessoas acham que quando chegar a um determinado valor no patrimônio eles vão começar a viver a vida, contudo, quando chegam próximo de alcançar a meta, eles mudam e mudam e mudam até se tornarem pessoas insaciáveis. Dinheiro chama dinheiro e quando descobrem o poder dele, querem mais e mais e assim nunca descansam e ainda não fazem nada além de acumularem. Obrigado por compartilhar desse livro conosco. Sucesso a todos!
De acordo com meu ponto de vista percebo o dinheiro como uma energia neutra. Ele é o que é uma energia maravilhosa de troca. Já "traçoeiro" pode ser a pessoa que está fazendo "mau" uso dele. O dinheiro não é mal e nem é bom. O dinheiro não corrompem as pessoas. Mas em nós habita a corrupção, o mal ou bem. O que existe dentro de nós é vem para fora. O dinheiro é maravilhoso, através dele que existe tudo de material que há ao nosso redor, desde o que vestimos, comemos, e a cada tijolo que construiu nossa casa, veio através da troca do dinheiro. Ele não nos traz felicidade mais pode nos proporcionar mais conforto e momentos feliz, uma boa alimentação e etc.
E o pior é quando acabam ficando doentes e morrem, aconteceu com meu pai, profissional extremamente dedicado, era professor, ganhou vários prêmios e homenagens, gostava do que fazia, mas não viajava, ficava muito em casa, não era de ter lazer...cada um tem seu jeito, mas quando a doença vem, as vezes ela vem muito rápido, e você vai embora, sem ter tempo de pensar. Gostei dos conselhos do livro no vídeo.
Já sigo seus passos, não gasto tudo que ganho, já invisto, porém em bancos nacionais e quero me arriscar investir em corretoras que não me tirem mais do que deveria, ou não cobre nada para que eu possa investir, obrigado por seus vídeos estimulantes, tenho 39 anos, quero continuar a construir meu patrimônio e até mesmo participar dos seus treinamentos uma hora.
Para a realidade do Brasil tem que planejar bem e refazer o calculo. Hoje 5 mil reais não compra o que R$ 1.000,00 comprava há poucos anos atrás. E se continuarmos no mesmo rumo econômico já já não comprará o que R$ 50,00 comprava. Então com o passar do tempo terá que retirar cada vez mais para manter o padrão de vida, deteriorando o patrimônio muito mais rápido.
Vc tá sendo meio dramático, deve ser pq é anti lula sem nem questionar, mas vamos usar um pouco de lógica: primeiro q 5000 reais hj em dia já garante uma vida bem confortável pra qualquer pessoa q n tenha 500 filhos. Segundo q a inflação média anual do Brasil desde q o plano real entrou em vigor tem sido de 4% a 5%, então vc com ctz já terá morrido quando 1000 reais no futuro n valerem 50 reais de hj
Que livro ótimo, e que vídeo excelente Eitonilda! Também penso parecido com o autor do livro. Vou comprar esse livro. Aliás, descobri o canal do Bastter recentemente, e ele fala isso também, que a medida que se envelhecer, deve_se gastar também do patrimônio.
Eu adoro seus vídeos e.concordo parcialmente. Hoje aos 42 anos estou em plena forma física, voando. Em plena saúde física isto inclui inclusive a mental. Entendo que me cuidando terei durante muito tempo esta disposição. E que as vezes a limitação está muito mais na cabeça do que no físico isto se considerarmos uma pessoa saudável.
E verdade! Uma cliente minha e professora de jiu jitsu e ela tem alunas na casa dos 50 e 60 anos! Eu tenho 48 e me exercito desde os 18. Como de forma equilibrada e tenho um trabalho de baixo stress que amo. Pretendo seguir trabalhando até quando não poder mais, lá pelos 80 anos! 😂😂😂😂🪡♥️🇺🇸
Acho o modelo de Montecarlo bom parâmetro. Após o período de acumulação definido, sacar todo ano no máximo 4% do patrimônio investido a 10% ao ano de rentabilidade. Essa retirada somada à aposentadoria ou à remuneração caso ainda esteja na ativa.
Penso que os pais devem dar escola excelente e eles que aproveitem... Deixar pra que? Não batalharam nem dão valor e na hora que os pais precisarem eles além de não terem dindim, também não tem 'tempo'. Então os pais que aproveitem para si e eles que aproveitem as ooirtunidades dadas por eles e não ficarem na sombra e água fresca😉
Comecei investir ano passado com 49 anos, não comecei antes pois não tinha o conhecimento que tenho hoje, se tudo correr bem quero usufruir aos 65 desse patrimônio, Invisto sempre em ações
Imagine o desgosto de vc dar a herança em vida pros filhos e em vida vê-los administrar mal. Não, herança é para ser depois da morte. Desde que o mundo existe, este é o conceito de herança. Quem quiser dinheiro que busque o seu. Mais simples que isso, só se desenhar, fica a dica!
Invisto há mais de 20 anos, já tenho um bom patrimônio mas os custos com educação e custo de vida geral, só fazem aumentar. Usar a estratégia de "viver um degrau abaixo" é desafiadora. A ideia do livro é fantástica, mas colocar em prática em um pais com tantas incertezas como o nosso, com políticos que só pensam em aumentar impostos e não em reduzir o tamanho do Estado, é complicadíssimo.
Boa tarde Eitonilda, muito bom esse vídeo, como seria bom se muitas pessoas assisti e colocassem em prática, se eu aos vinte anos tivesse ouvido uma aula desta!!!
Gostei bastante do seu video, mas gostaria de fazer uma contribuição, eu trabalho em hospital há varios anos e posso AFIRMAR COM TODA CERTEZA DO MUNDO não existe expectativa de vida !!!! Da noite pro dia podemos perder a vida e 100% da população esta sujeita a isso. Quero viver muitos anos, mas hoje em dia estou mais preocupado de viver o HOJE ! Tenho muitos planos para o futuro e faço minha parte para realiza-los, mas minha dica pra vc que esta lendo esse comentario é: AME HOJE, SEJA FELIZ HOJE, TRATE BEM AS PESSOAS HOJE, GANHEI DINHEIRO HOJE, CUIDE DA SAUDE HOJE porque literalmente amanhã pode ser muito tarde. UM ABRAÇO A TODOS.
Muito bonito seu depoimento. Me lembrou um livro que li: Antes de Partir. Também acredito nisso. Deixar tudo pro futuro é que nem esperar que vc com certeza vá ganhar na loteria tendo apenas o bilhete na mão e nada mais.
@enoque vc falou muito bem. E quando vc fala "viva hj, ame hj, seja feliz hj, cuide da saúde hj" e antes fala "tenho muito planos para o futuro e faço minha parte para realizá-los", entendo que não é uma sugestão de viver só o hj e pensando que não haverá amanhã, e sim que é bom viver bem, mas não é um convite a irresponsabilidade e sim a responsabilidade de viver com intensidade as coisas hj, e sabendo que o que fazemos agora, no presente, é o projeto e a base do amanhã e do que poderemos viver no futuro.
E a respeito de ajudar os filhos em vida penso que o melhor é ajudar os filhos com educação, experiências de vida, conhecimento e sabedoria.
E assim poderão se tornar adultos saudáveis, responsáveis e bem-sucedidos nas suas escolhas e nas suas vidas.
Melhor ponderação, a sua. É Isso mesmo!@@paparazzibr
A respeito de ajudar os filhos em vida penso que o melhor é ajudar os filhos com educação, experiências de vida, conhecimento e sabedoria.
E assim poderão se tornar adultos saudáveis, responsáveis e bem-sucedidos nas suas escolhas e nas suas vidas.
Faz sentido, afinal vc tem que aproveitar sua vida, tem gente que vive pra filhos e esquece a própria vida
Eu acho que o que ele diz no livro não é algo viável. Por exemplo: me formei tarde, aos 32. Hoje aos 37 (sou personal trainer), tenho mais saúde e dinheiro do que tinha aos 25 (tal da época boa pro mochilao). Já não ia rolar o mochilao aos 25, por falta de grana rsrs hoje em dia, eu iria aproveitar bem mais pq até tenho mais disposição. Se eu fosse fazer a calculadora de anos que me restam, ia dar muitos anos devido a vida saudável que levo. Porém, ando de moto todos os dias, o que pode ser que eu vá pro além ainda hoje rsrs
Logo, se vc juntar dinheiro loucamente até os 40, começar a gastar loucamente aos 60 achando que logo vai, e de repente a ida pro além acontece aos 90 e poucos, dependendo do tanto que vc guardou/gastou, vai viver passando necessidade aos 90 e pouco.
Resumindo: ninguém sabe o dia de amanhã. Logo, tenha equilíbrio. Saiba juntar dinheiro. Mas, saiba como aproveitar o dinheiro que já tem. A vida não é só juntar juntar e depois só gastar gastar.
Podemos morrer aos 40 com toda a economia que fizemos, como podemos morrer aos 95. Então, não dá pra ser extremo.
Eu também penso o mesmo, hoje com 45 anos, tenho mais disposição do que quando tinha 25, pois era preguiçoso pra caralho 😂
O povo de 25 hoje, não quer saber de mochilão, quer ficar na internet, vendo séries, nem namorar ao vivo querem 😂...os mais espertos vão dar curso na internet ou criar conteúdo. A vida não é uma matemática. Quem viaja muito pra criar memórias também corre mais risco de morrer num acidente aéreo ou não, enfim... não dá pra calcular
SO DIGO UMA COISA: novo ou velho, sem Dínheiro vc não vai a lugar nenhum. É DEUS NO CÉU E DINHEIRO NA TERRA .
A parábola dos talentos é o exemplo mais claro de que devemos investir nosso dinheiro
Aos 30 anos estava criando 3 filhos....o máximo que dava pra ir era na pracinha da cidade....Mas hoje agradeço a Deus poder fazer alguns passeios....
Sua escolha né, ninguém obrigou a ter filho.
@@glucklicherjunggeselle4179 concordo.
@@glucklicherjunggeselle4179 depende. Se a pessoa que escreveu o comentario e uma mulher, existe uma coisa chamada maternidade compulsoria que e muito triste e infelizmente uma serie de fatores faz com que mulheres achem que escolheram serem maes, mas no fundo foi pressao da familia/falta de instrucao/impossibilidade de escolher por ser pobre e dependente dos desejos do homem. Conheco muitas mulheres da minha e outras familias que passaram por isso, e hoje eu como mulher tenho o privilegio de poder ter escolha de dizer nao e levar a vida do jeito que eu acho que devo, justamente por ter estudo e liberdade financeira mesmo vindo de uma familia que ja viveu situacoes bem dificeis
@@MogMayexatamente ❤
Tenho 2 filhos. É muito caro. Antes d3 minha esposa pensava como as pessoas acima, ela mudou minha opinião e tive filhos. Posso dizer por experiência não existe NADA NESTE MUNDO MELHOR QUE FILHOS! Te torna mais humano ao mesmo tempo te faz um ser secundário a sua própria existência. Recomendo muito!
Em relação a parte do livro que fala que a filha dele passou por necessidade enquanto o pai tinha dinheiro guardado e depois ficou bem de vida, tem pessoas que tem q passar por aperto msm pra aprender a dar valor e evoluir na vida, dar tudo e proteger os filhos ao máximo em relação a questões financeiras é criar uma pessoa pra ser fraca, por isso o mercado tá cheio de jovens que na primeira bronca do chefe pede demissão e volta correndo p casa do papai!
Foi isso que pensei. E essa situação pode ter contribuído para o sucesso financeiro.
Concordo plenamente
Concordo. Quero deixar uma grana para os meus filhos somente depois da minha morte. Tenho orgulho de ter criado duas pessoas independentes e que têm muita responsabilidade.
Estava procurando esse comentário
mas é óbvio que se supõe que foi dada educaçao adequada pra filha e que a filha nao era simplesmente uma zé droguinha vagabunda...
🤦🤦🤦🤦
Comecei a investir aos 22 anos de idade e hoje estou aposentado e vivo de renda passiva.
Eu chego lá 😊😊
quanto tempo levou para conseguir?
morando com os pais e aposentado com 1 salário mínimo?
@@riickfx + ou - 30 anos.
@@masakazunoda4197 Fiquei curioso e com vontade de fazer algumas perguntas, se não quiser responder tudo bem ☺
Quanto você consegue tirar da sua renda passiva pra poder viver hoje? Você tem uma vida simples ou consegue ter uma vida mais cara graças a sua renda? Você consegue viajar todo ano, hoje, graças a sua aposentadoria? A maior parte do seu patrimônio foi investido em renda fixa ou variável? Você pretende morrer com a conta zerada ou vai deixar seu patrimônio pra alguém? (caso você nem pense nisso, desculpa pela pergunta) Hoje você aproveita sua aposentadoria pra poder se dedicar a algo que goste?
Meu pai fez isso, ele me deu um terreno e tá me ajudando a construir, ele disse que prefere me ver usufruindo hoje.
Interessante essa parada de "dividendos da lembrança". Fiz uma viagem ao Chile com meu filho para brincar na neve. Foi uma experiência de horas que permanece viva e vibrante em ambos, e até hoje a gente fala disso. Me lembrarei para sempre desse momento, que estreitou ainda mais nossa boa relação entre pai e filho.. Obrigado pelo conteúdo, menina!! Sucesso na sua caminhada!! 🙏🏿🙌🏿🚀
Pensar no amanhã, sem deixar de viver o hoje...
Importante é fazer o que se gosta .... Tem gente w gosta de juntar dinheiro e outros de viajar e outros dos 2.... O importante é viver fazendo o q gosta....
Penso e vivo assim. Me recuso a trabalhar com o que nao gosto. 🪡
Boas dicas, como sempre Eton. Aqui eu não tenho herança para os meus filhos, mas fiz seguro de vida, porque caso aconteça de ir antes do esperado, eles terão um valor que mesmo pouco vai servir de base para realizarem algum sonho!❤
Reflexão poderosa! 👏 Muitas vezes, nos perdemos na busca incessante por mais dinheiro, sem perceber que o verdadeiro valor está em como utilizamos nosso tempo e nossa saúde. A ideia de equilibrar saúde, dinheiro e tempo livre faz muito sentido, especialmente para garantir que aproveitemos a vida no momento certo. Parabéns pelo vídeo!! Sempre trazendo boas licoes!
NOSSA!!! Que vídeo massa minha querida. Me abriu muitos insights sobre dinheiro. Nos últimos anos, pós-pandemia, me acomodei, não tenho saído, cinema, nem viajado, moro na região metropolitana de Curitiba e meus familiares moram no interior de SP e faz pelo menos uns 6 anos que não os vejo. Todo final de ano eles me cobram de passar o Ano Novo com eles e nunca vou, sempre pensando nos gastos, nos meus ativos e metas financeiras, porém ... o tempo está passando.
Pensando no que vc falou, acredito que dá pra economizar, investir e criar fundos para estes pequenos "prazeres" da vida e ter esses dividendos de memória.
Vou comprar esse livro e lê-lo.
Vc sempre linda, muito obrigado por compartilhar....Estou muito grato.❤🙏
Dividendo da lembrança: voltei do Japão com 23 anos e comprei casa, carro, mobilhei toda casa e fiquei um ano viajando por tudo que foi lugar até recomeçar a trabalhar. Foi a melhor coisa que eu fiz. Eu tinha tudo ao máximo: juventude, dinheiro, disposição, saúde e tempo.
Corrida dos ratos, só tem o dinheiro pra pagar contas, juventude não terá por muito tempo
Se não perdeu a saúde mental trabalhando feito louco no Japão já está no lucro
@sandrafloripa 2 anos e 3!meses. Foi o suficiente. Tinha 20 anos. O estrago foi pouco. 🙂
Comecei investir como aposentado aos 75 anos, se vai dar tempo é outra coisa..rsrsrs...
o importante é que faça, vc ainda é novo.
O senhor começou. É o passo mais importante em qualquer coisa.
Desejo-lhe sucesso e bons frutos em seus investimentos! Faço votos de que tenha muita saúde e vida para usufruir consigo mesmo e com os que o senhor ama. W
Bora
vai gastar a grana no pós vida
@@etisaulo para de loucura.
Respeito a decisão de cada um .cada um compõe sua história. Quando vc. Precisar o autor do livro não vai está por perto pra resolver os problemas de cada um ...
Um dos motivos q mais gosto desse canal é por ensinar a ganhar dinheiro, mas tbm a viver com ele e não por ele. Muita bacana a idéia de tirar uma porcentagem do patrimônio todo ano. No momento eu tenho apenas 1.807 de patrimônio e se eu tirar 4% ainda fica 1.734. Tira muito pouco, não chega a fazer falta. E sem falar q no fim do ano, quero ter pelo menos 5.000 de patrimônio acumulado. Acho q vale muito a pena
Uma coisa que aprendeu é não ficar preso em coisas como bens matérias. Digo por mim. Negocio é ter dinheiro pra que ele te traga felicidades, lógico que cada um sabe o que te faz feliz. Mas eu sou cara que optei por morar de aluguel e não ter carro próprio. Liberdade financeira mudou minha mentalidade.
Mas não ter carro próprio não concordo, ele traz conforto e comodidade, se sua mãe ou um filho passa muito mau der repente, se for pedir um taxi ou aplicativo, pode demorar para chegar.
@@katiaovercenko602é um liso então, falando de investir
A verdade é que, para além de uma casa própria, um carro e uns 6 meses de salário economizados por segurança, qualquer excesso é só tempo de vida e experiências que você tá perdendo! Às vezes, um bom financiamento imobiliário, um controle saudável de gastos e metas realistas de curto e médio prazo são tudo o que a gente precisa.
👏🏻👏🏻👏🏻
O problema é a gente envelhecer e não ter como se manter com conforto.
Conforto nem digo. Mas com dignidade.
@@ritac.1668 No Brasil é meio difícil pra 95% da população viver com dignidade mesmo. E ta cada ano pior... Nem se aposentar os jovens de hoje vão, só se criarem a própria aposentadoria.
Com conforto e sentindo dor e a sensação de fim eterno
Acho que o colega não entendeu o vídeo.
Ela tá falando de quem já fez um patrimônio e é um avarento velho.
Compre bitcoin!!!!
Eitonilda um exemplo de pessoa a ser seguido, excelente vídeo parabéns 👏🙌
De acordo com essa tabela, não há problema algum em tirar o seu dinheiro do patrimônio, pois o valor dos rendimentos anuais irá compensar essa retirada. Porém, uma variável que não está sendo considerada nesta conta é a taxa de inflação anual... Infelizmente, nosso dinheiro vale menos a cada ano que se passa, e por isso, mesmo que o número anualmente seja maior, o nosso poder de compra será menor ano após ano e, consequentemente, o valor que você, por exemplo, precisaria para viver no ano que vem, ao invés de apenas R$ 5.000,00, será R$ 5.000,00 + correção da inflação... Por isso é recomendado que não se tire dinheiro do patrimônio base e nem mesmo se utilize todo o valor dos rendimentos mensais.
Exato! E ainda tem mais uma variável: se formos nos aposentar daqui a dez anos, vamos precisar projetar o valor inicial de saque para um valor maior do que seria hoje.
Isso é verdade, infelizmente nosso dinheiro compra menos a cada ano que passa, mesmo você investindo, o poder de compra no Brasil, vem diminuindo a cada ano, devido a inflação.
Provavelmente é de autor americano.
Faz sentido. Graças a Deus posso me considerar um privilegiado nessa questão. Depois de muito esforço estou com dividendo na faixa de 5mil mensal. Tenho 33 anos, sou solteiro e minha renda é na faixa de 9mil líquido. Meu trabalho me proporciona viagens e vários lugares então sei bem como é bom essa questão das memórias.
Nunca gasto os dividendos, só reinvisto. Espero atingir 1 milhão nos próximos 4 anos e a partir daí aproveitar mais ainda esses momentos que o dinheiro pode proporcionar.
Tenho 36, solteiro e sem filhos e não terei porque fiz vasectomia, concursado com um salário razoável, mas to estudando pra passar em um melhor. Meu objetivo é o seguinte: quero um salário que eu consiga viver tranquilo e guardar pelo menos 2 mil por mês pra emergências e investimentos, eu consigo viver com 3 a 4 mil tranquilo, pois não faço questão de luxos e nem sou de gastar muito, meu salário atual é menos que isso e vivo até que tranquilo, então um salário de 6 a 7 mil líquido pra mim já serve pra esse meu objetivo e pro meu estilo de vida. Guardar e investir uma parte e o resto gastar mesmo com viagens, coisas legais, etc. Não tenho objetivo de ficar rico, milionário, quero só viver uma vida financeira mais tranquila que atualmente e aproveitar o máximo que puder. Vou morrer e não vou levar nada comigo mesmo 😂. Vou guardando uma grana pra no dia que eu quiser comprar algo, viajar, ou qualquer emergência sempre terei. Conheço gente que ganha 10 mil líquido, mas vive sem dinheiro, nunca da, pois a pessoa quer manter um padrão de vida fora da curva, aí pra esse tipo de gente pode ter o tanto que for que nunca vai sobrar nada, mas pro meu estilo de vida 6 mil, 7 mil reais eu já me sentiria um "milionário". 😂😂
Melhor que deixar um bom dinheiro para os filhos é deixar educação financeira, comecei a investir com 30 anos, hoje minha filha com 19 já tem os investimentos dela sendo estagiária.
Perfeito! Exatamente! Vou ensinar meus filhos cada vez mais sobre isso.
Bora almoçar assistindo esse video
Minha meta é uma aposentadoria de 10 mil , antes eu pensava 5 , mais com o passar dos anos eu ja estou proximo dos 5 porem 5 mil não da mais para viver entao vou trabalhar mais 10 anos, e dividi em etapas 55 passo a viver de dividendos porem vou dar uma freiada no trabalho sem parar totalmente e continuar aportando parte e tendo mais tempo para mim e para minha esposa , ai com 60 comeco a receber a aposentadoria minha do inss , na sequenfia minha esposa depois fe 2 anos tambem vai receber , ai pretendo somar tudo e parar , quando chegar nesse ponto provavelmente vou consumir o patrimônio ate por questao de inflação etc , para meu filho ja dei uma casa em vida , ele ja esta usufruindo ja mora nela , então se eu gastar tudo vivendo bem e não dando trabalho para meu filho ele vai estar feliz 😂😂😂
Eu tenho muitos dividendos das lembranças das minhas viagens, graças a Deus 🙏
No caso dos brasileiros é diferente de um Europeu e USA. Hoje uma aposentadoria com montante de 500 mil acomulado, casa propria, e aposentadoria do INSS dá pra viver bem.
Primeiro caso, a filha ficou milionária e nao precisou da herança dos pais, porque foi a luta, se tivesse recebido a herança dos pais ainda em vida, teria sido uma encostada, dependente e sem perspectiva.
Comecei a investir em dezembro de 2034 com 49 anos. Começando, aprendendo, mudando hábitos e investindo. Ótima explicação e sugestão do livro. Estpu lendo o livro a Psicologia Financeira que recomendou é otimo. Muitas bençãos para ti
Invisto o máximo que posso, entre 5 e 10 mil por mês, mas não deixo de viver a vida: viajo umas 4 vezes ao ano, frequento bons restaurantes, faço doações, ajudo uma parte da família e viajo, viajo e viajo....😂😂😂
Muito bom, Adriano
Ricooo 🎉🎉🎉🎉 👏🏼👏🏼👏🏼
Você é político 😅😅😅😅
Brincadeira, CLT consegue apenas sobreviver.
Tem de fazer mágica,pra ter uma vida confortável.
Rapaz vc está muito bem 😂 eu tenho investimentos faz mais de 10 anos eu aporto por mês no máximo 1200 reais isso num mês que for muito bom , reaplico os dividendos tbm , e acho que não vou conseguir parar antes dos 55 anos ... 5000 por mês de investimentos acho que eu já teria aposentando , minha carteira foi começar evoluir depois dos 100 mil antes era só tristeza 😂😂😂
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O livro é de autor americano que é gestor de fundos e se baseia na realidade de boa parte da população norte-americana , muito diferente da nossa! A grande maioria dos idosos no Brasil não tem" muito dinheiro" como mostrado no triângulo . Os custos da velhice ( saúde, akgum conforto necessidades especiais como cuidadores etc ...) são elevadíssimos.
Minha filha sempre me diz isso, que eu devo começar a usar parte do meu patrimônio, mas ainda não concordava com ela,porém vendo vc falar assim fiquei pensativa❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Aproveita enquanto pode🎉
Va curtir porque só temos o momento presente!
Agora, uma observação: O autor não tá considerando a inflação, que corrói o poder de compra decairia muitíssimo. 5 mil daqui a 55 anos não valerá quase nada. Só olhar o salário mínimo à época do plano real, que girava em torno de 70 reais e hoje está acima de 1.500.
Então, em termos práticos, precisaria de um patrimônio absurdamente maior, de em torno de 1.5 milhão, para que vc pudesse retirar 4% do rendimento e reinvestir a diferença pra manter o poder de compra.
Corrigindo: que corrói o poder de compra e o faria decair muito ao longo dos anos.
Eu uso como exemplo meus próximos:
Meu pai trabalhou a vida toda e juntou uma boa grana. Anda de carro 0, neste momento esta em um cruzeiro internacional, viaja pra praia 3 a 4x no ano, casa própria.
Tenho um tio q a mesma coisa e pelo menos 1x por ano viaja pra fora, troca de carro so pra sentir o cheiro de novo.
Por outro lado tenho 2 parentes q curtiram muito o dividendo da lembrança, mas hj so tem lembrança. Moram de aluguel e não podem parar de trabalhar pq senao nem comem.
A vida passa pra todos, com 60 anos vc quer estar curtindo ou trabalhando?
Nao tem como alguém q nasceu pobre fazer viagem internacional novo e chegar aos 50 anos independente financeiramente.
Tenho varios amigos q conhecem varios paises, mas passam aperto no fim do mes. Eu nunca viajei pra fora, mas tenho meu apartamento, meu carro, meu filho estuda em uma boa escola.
Acho q tudo na vida sao escolhas e 1 dia poderei fazer tudo sem comprometer meu futuro.
Vamos la
Vídeo excelente! Temos que sempre pensar ao longo prazo e o patrimônio que estamos construindo hoje será a nossa base do futuro. Vamos que vamos em busca da nossa liberdade financeira!
Eu aos 50 anos invisto, pensando na minha velhice. Não quero dar trabalho aos meus filhos, por isso, quero poder pagar alguém para cuidar de mim, e não sobrecarrega-los. Quero sim deixar uma grana para eles, pois no presente momento eles são jovens e já estão lutando por suas vidas, sempre foram muito independentes, acredito que daqui a alguns anos , depois que eu partir o dinheiro será muito bem vindo pra eles. Por enquanto não deixo de curtir a minha vida também 🎉
Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus.
Ec 2:24
Muito bom, comecei meu canal de investimentos agora em janeiro. Uma das inspirações foi você.
aaaaa que bom ler isso, Victor. No início é muito difícil, a gente pensa que não vai dar certo, mas com muito trabalho, paciência e consistência, os resultados vão aparecendo.
Invisto há 30 anos. Hoje, aos 55 anos, mantenho os investimentos e sempre aumentando o patrimônio também. De alguns anos para cá dei uma guinada e estou começando gastar mais e melhor. Isto é, gasto em coisas saudáveis e que traga benefício e bem está para minha minha família. Chega um momento que dá para gastar muito e ainda manter os aportes.
Olha eu vou contar uma história de conhecidos. Tinha um casal jovem com 2 filhos o marido era de familia rica mais não queria trabalhar de clt a esposa era autônoma e ganhava bem, porém como tinham gostos caros viviam passando aperto com contas atrasadas as vezes até falta de alimento em casa pq quando tinham dinheiro torravam com bobeira. Ai viviam reclamando que a família do marido era rica e não bancava eles...porém essa familia trabalhava pra ganhar seu sustento, eis que a mãe empresaria adoeceu de câncer ai eles receberam herança agora estão milionários ostentando com força, o marido da falecida casou poucos meses após a morte da esposa. Todos ficaram bem, e ela tinha dinheiro trabalhava muito e curtia pouco. Vivam suas vidas usem seu dinheiro por que infelizmente a vida é isso ai...a e filha da mulher nem foi no velório mais foi la buscar as joias do cofre rapidinho....eu mudei meu jeito de pensar depois de ver essa situação.
A maioria das pessoas associa o termo "viver a vida" ao ato de viajar, passear e desfrutar de alguns prazeres sensoriais. Isso é muito superficial e termina a resumir a vida a uma busca infrutífera por banalidades. Viver a vida é servir ao próximo, ser útil e desempenhar o seu papel no mundo.
👏👏👏Um comentário sensato!!!
Tenho 30 anos, solteiro invisto a 3 anos, me arrependo de não ter começado aos 20, pois nao conhecia nada de investimento ninguém não comentava sobre o assunto por isso comecei tarde.
Nunca é tarde amigo !!
Ainda tem muito tempo pela frente, apenas continua tendo uma vida de acordo com sua idade,sem guarda tudo para daqui á 30 anos!!
Sucesso pra você.
30 anos tá novo
É só continuar solteiro sem se envolver com mulé. Que vai conseguir muito bem juntar muito dinheiro.
Concelho, nunca se junte com uma mulé, pois ela vai tirar tudo que vc tem... Saúde, dinheiro, paz e ainda vai te dar uma falsa acusação.
Seja feliz solteiro e com dinheiro
Pra mim, um dos melhores vídeos do seu canal. Parabéns!
No Brasil, em regra, a grande maioria da população chega ao 70 sem dinheiro e sem saúde.
Vdd
A renda é muito bx. Só faz pra comer
Comprem bitcoin!
Eitonilda, esse seu jeito de explicar junto com sua voz calma fica fácil entender tudo.
Acabei de ler este livro e muita coisa escrita faz muitíssimo sentido pra nossa vida
Bom matéria. O mais importante é lembrar da realidade brasileira e considerar a INFLAÇÃO!!! Por isso essa regra dos 4% , que seria o rendimento líquido.
Vivo na na Itália da 23 anos e penso de ir na paraiba ainda este e gostaria muito de te conhecer.conversar gosto muito das tuas ideias e te sigo giá da 5 anos.parabens
Show 👏🏻 este autor foi muito feliz em suas colocações, acredito que o equilíbrio faz toda diferença e só revivemos muitas coisas nas lembranças e falamos sobre. Acho que este é o melhor dividendo que alguém pode ter…
Exatamente, não pretendo deixar um centavo p os outros. Ajudo meus pais e familia hoje em vida, e já consegui me livrar da corrida dos ratos de ter q bater ponto e trabalhar como escravo na iniciativa privada 😊
Deus da trabalho ao pecador para amontoar e ajuntar e deixar para quem agrada a Deus.
Sou conservador e invisto no Selic 29
Ipca+29
Tesouro renda + 2035
Quero ter uma renda 5k daqui a 10 anos qdo tiver com 57 , se Deus quiser 🙏
Estou lendo esse livro, é muito bom mesmo. Indicação do canal Vida Plena.❤
Amei o dividendos da lembrança.
Olá, adoro seus vídeos. gostaria muito que vc citasse, algumas faculdades que vc acha interessante cursar hoje em dia na sua opinião. Muita grata!!
Vi esse canal com 50 mil! Crescimento exponencial! Parabéns!
Eu acabei de ler e achei as ideias muito lúcidas.
Adoro dicas de livros, o do Bazin estou lendo. Venha com mais dicas, por favor!
Gostei do lance de dividendo da lembrança
Dividendos da Lembrança!
Perfeito
Informações top 🎯🎯🎯
Li o livro e aprendi muito. Faz muito sentido.
Esse livro é muito bom. 😂😂😂😂 Exatamente diz tudo certinho. O único problema é que a gente não sabe quando iremos bater as botas 👢👢👢👢 para programar e se gastar toda a grana antes. 😂😂😂😂😂 Não vamos levar nada daqui mesmo. O livro é fantástico.
Gostei da reflexão. Parabéns!
O dinheiro é traiçoeiro, é como um vício, as pessoas acham que quando chegar a um determinado valor no patrimônio eles vão começar a viver a vida, contudo, quando chegam próximo de alcançar a meta, eles mudam e mudam e mudam até se tornarem pessoas insaciáveis. Dinheiro chama dinheiro e quando descobrem o poder dele, querem mais e mais e assim nunca descansam e ainda não fazem nada além de acumularem.
Obrigado por compartilhar desse livro conosco. Sucesso a todos!
De acordo com meu ponto de vista percebo o dinheiro como uma energia neutra.
Ele é o que é uma energia maravilhosa de troca.
Já "traçoeiro" pode ser a pessoa que está fazendo "mau" uso dele.
O dinheiro não é mal e nem é bom.
O dinheiro não corrompem as pessoas.
Mas em nós habita a corrupção, o mal ou bem.
O que existe dentro de nós é vem para fora.
O dinheiro é maravilhoso, através dele que existe tudo de material que há ao nosso redor, desde o que vestimos, comemos, e a cada tijolo que construiu nossa casa, veio através da troca do dinheiro.
Ele não nos traz felicidade mais pode nos proporcionar mais conforto e momentos feliz, uma boa alimentação e etc.
E o pior é quando acabam ficando doentes e morrem, aconteceu com meu pai, profissional extremamente dedicado, era professor, ganhou vários prêmios e homenagens, gostava do que fazia, mas não viajava, ficava muito em casa, não era de ter lazer...cada um tem seu jeito, mas quando a doença vem, as vezes ela vem muito rápido, e você vai embora, sem ter tempo de pensar. Gostei dos conselhos do livro no vídeo.
Gostei desse conceito de dividendos da lembrança, é importante também!
Ótima explicação sobre o livro, vou ler esse livro e me deleitar nessa obra....
Faz sentido sim.
Já sigo seus passos, não gasto tudo que ganho, já invisto, porém em bancos nacionais e quero me arriscar investir em corretoras que não me tirem mais do que deveria, ou não cobre nada para que eu possa investir, obrigado por seus vídeos estimulantes, tenho 39 anos, quero continuar a construir meu patrimônio e até mesmo participar dos seus treinamentos uma hora.
O BB investimentos permite vc investir com zero de corretagem ou taxas.
Vou levar meus filhos adolescentes pra passear na Europa! Amei o video. E concordo plenamente.🥰🇺🇸
Não so o "problema" de viver mais que o dinheiro, mas o fato de que os gastos de saúde dos velhos é maior
Para a realidade do Brasil tem que planejar bem e refazer o calculo. Hoje 5 mil reais não compra o que R$ 1.000,00 comprava há poucos anos atrás. E se continuarmos no mesmo rumo econômico já já não comprará o que R$ 50,00 comprava. Então com o passar do tempo terá que retirar cada vez mais para manter o padrão de vida, deteriorando o patrimônio muito mais rápido.
Vc tá sendo meio dramático, deve ser pq é anti lula sem nem questionar, mas vamos usar um pouco de lógica: primeiro q 5000 reais hj em dia já garante uma vida bem confortável pra qualquer pessoa q n tenha 500 filhos. Segundo q a inflação média anual do Brasil desde q o plano real entrou em vigor tem sido de 4% a 5%, então vc com ctz já terá morrido quando 1000 reais no futuro n valerem 50 reais de hj
Ideias interessantes para servirem de roteiro para uma boa vida, mas devem ser usadas de acordo com a realidade de cada um.
Que livro ótimo, e que vídeo excelente Eitonilda! Também penso parecido com o autor do livro. Vou comprar esse livro. Aliás, descobri o canal do Bastter recentemente, e ele fala isso também, que a medida que se envelhecer, deve_se gastar também do patrimônio.
Eu adoro seus vídeos e.concordo parcialmente. Hoje aos 42 anos estou em plena forma física, voando.
Em plena saúde física isto inclui inclusive a mental. Entendo que me cuidando terei durante muito tempo esta disposição. E que as vezes a limitação está muito mais na cabeça do que no físico isto se considerarmos uma pessoa saudável.
Vc é o famoso burro motivado.
E verdade! Uma cliente minha e professora de jiu jitsu e ela tem alunas na casa dos 50 e 60 anos! Eu tenho 48 e me exercito desde os 18. Como de forma equilibrada e tenho um trabalho de baixo stress que amo. Pretendo seguir trabalhando até quando não poder mais, lá pelos 80 anos! 😂😂😂😂🪡♥️🇺🇸
Acho o modelo de Montecarlo bom parâmetro. Após o período de acumulação definido, sacar todo ano no máximo 4% do patrimônio investido a 10% ao ano de rentabilidade. Essa retirada somada à aposentadoria ou à remuneração caso ainda esteja na ativa.
Obrigada, eitonilda 🌺
Aprendi muito com seu curso
Esse tipo de tema faz eu pensar demais e me bate ate um certa deprê 😅
Esse autor foi sábio !!
Penso que os pais devem dar escola excelente e eles que aproveitem...
Deixar pra que?
Não batalharam nem dão valor e na hora que os pais precisarem eles além de não terem dindim, também não tem 'tempo'.
Então os pais que aproveitem para si e eles que aproveitem as ooirtunidades dadas por eles e não ficarem na sombra e água fresca😉
Esse vídeo já mudou um pouco meu pensamento sobre acumulação de patrimônio, imagina a leitura do livro... Ótimo vídeo!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Por outro lado, fiquei me questionando: se a filha não tivesse passado por dificuldade será que ele teria enriquecido sozinha?
Já tô nessa ideia 💡🌽🐎
Gente que mulher inteligente ❤
Deus abençoe 🙏
Concordo com o dividento da lembrança.
Comecei investir ano passado com 49 anos, não comecei antes pois não tinha o conhecimento que tenho hoje, se tudo correr bem quero usufruir aos 65 desse patrimônio,
Invisto sempre em ações
Imagine o desgosto de vc dar a herança em vida pros filhos e em vida vê-los administrar mal. Não, herança é para ser depois da morte. Desde que o mundo existe, este é o conceito de herança. Quem quiser dinheiro que busque o seu. Mais simples que isso, só se desenhar, fica a dica!
Invisto há mais de 20 anos, já tenho um bom patrimônio mas os custos com educação e custo de vida geral, só fazem aumentar. Usar a estratégia de "viver um degrau abaixo" é desafiadora. A ideia do livro é fantástica, mas colocar em prática em um pais com tantas incertezas como o nosso, com políticos que só pensam em aumentar impostos e não em reduzir o tamanho do Estado, é complicadíssimo.
Boa tarde Dra, esselente vídeo, Divinópolis MG!❤
Livro sensacional.
Uma coisa que fiz após a leitura foi fazer um seguro de vida.
Já pensando nas minhas duas filhas pequenas. Rs
Boa tarde Eitonilda, muito bom esse vídeo, como seria bom se muitas pessoas assisti e colocassem em prática, se eu aos vinte anos tivesse ouvido uma aula desta!!!
Eitonilda, queria tanto ter visto seu canal antes de ter me metido numa dívida homérica, um financiamento.
Adquirir o curso dela, vai aprender,🎉
faz sentido dividendos da lembrança!
Obrigado Eitonilda ❤
Obrigado pela indicação do livro, quero mais indicações nos próximos videos. 💰