Apoia-se: apoia.se/teseonze Twitter: twitter.com/safbf Instagram: instagram.com/teseonze Ajude a legendar e/ou traduzir esse vídeo: th-cam.com/users/timedtext_cs_panel?tab=2&c=UC0fGGprihDIlQ3ykWvcb9hg Música de fundo (Jason Shaw) e da vinheta (Alexander) www.orangefreesounds.com facebook.com/mandatocoletivobrasil/ facebook.com/mandatocoletivoaltoparaiso/ facebook.com/mandatocoletivofeminino/ facebook.com/bancadaativista/ facebook.com/asmuitas/ facebook.com/mandatocoletivoparana/ facebook.com/juntascodeputadas facebook.com/CelioTurino El País: brasil.elpais.com/brasil/2018/08/08/politica/1533685243_080142.html Correio Braziliense: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/07/01/interna_politica,692109/grupos-que-vao-lancar-candidatura-ao-legislativo.shtml Estado de Minas: www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/07/30/interna_politica,976549/candidaturas-coletivas-viram-tendencia-nas-eleicoes-de-2018.shtml Correio Braziliense 2: blogs.correiobraziliense.com.br/cbpoder/com-proposta-de-mandato-coletivo-psol-quer-eleger-quatro-deputados-para-uma-vaga-de-distrital/ Portal Sul 21: www.sul21.com.br/opiniaopublica/2018/07/a-crescente-onda-eleitoral-de-despersonalizacao-da-politica-por-mandato-coletivo-do-distrito-federal/ Jornal do Brasil: www.jb.com.br/pais/noticias/2018/07/16/mandato-coletivo-inovacao-nas-eleicoes/
Outro dia estava justamente falando que precisamos ter mais mecanismos do povo ser ouvido e participar ativamente das decisões políticas, e a outra pessoa falando que isso não existia, que era só votar no candidato certo nas próximas eleições 😒 Obrigada por esse vídeo!!!!
Na verdade esses mecanismos já existem hoje, a gente não usa porque não é educado ou informado sobre eles, termina que temos a ideia de que democracia é votar e só
eu acho que os eleitos ficam com o mandato livre livre, sem nenhuma avaliação ao longo do mandato daqueles que o elegeram... isso até favorece a votar e esquecer em quem votoou e ou nem ligar pra esse DETALHE.
Eu aprendo MUITO contigo, me faz pensar, questionar minhas ações e práxis na vida!!! Eu vim aqui deixar um pouquinho de amor e dizer que vc é muito maravilhosa, que sua existência tem feito diferença na vida de muita gente. Eu sei que vc não acredita, mas peço que Deus proteja vc sempre nas minhas orações! Oh❤❤
Sabrina, muito legal e esclarecedor o vídeo! Estava bem curioso sobre o assunto e não sabia bem como pesquisar sobre e este vídeo veio muito bem a calhar! Obrigado!
Parabéns pelos esclarecimentos. Em Natal/RN, temos a candidatura coletiva "Diversidade" pelo PSOL, é na perspectiva da construção de um mandato coletivo com o Jobson Galdink, o Bruno e a Marcela, são engajados em lutas culturais, educação, lgbtqi+ e lutas de enfrentamento a violência sexual e doméstica.
Boa tarde, vc poderia fazer um video sobre gramsci? Queria saber mais sobre a história dele. Aquí no TH-cam tem muitos canais de direita falando meu desse senhor, gostaria de saber sua opinião sobre ele. Muito agradecido.
Adorei os mandatos coletivos porque parece ser uma alternativa muito boa pra representatividade, principalmente pras minorias na esquerda ao se depararem com partidos que só colocam como candidatos pessoas que não pertencem à alguma minoria e se dizem defender porém na prática não ser tão bem assim e também de não haver engajamento maior das minorias por consequência disto. Mas um problema que talvez possa ocorrer ao ter o mandato coletivo de ocupação coletiva com ocupação no gabinete numa escala maior para a esquerda seria de ocupar lideranças de movimentos de minorias no mandato e gabinete e perder forças nas mobilizações nas ruas e havendo a dúvida se o partido deixasse ocorrer uma manifestação de esquerda de oposição à uma esquerda eleita(coisa que talvez no futuro acontecerá quando muitos partidos abraçarem a ideia pra dar aquele ar de novo mas ser pero no mucho quando as coisas apertarem). Claro que, com várias pessoas no mandato, elas poderiam dividir as tarefas e participarem em bastantes manifestações ao comparar à uma pessoa só em um mandato, mas não poderiam cada um investir 100% de seu tempo nas ruas como faziam antes de entrarem pro mandato e gabinete. Mas ainda não dá pra mensurar, espero que não tenham esses problemas ou que não sejam tão grandes na prática, porque os mandatos coletivos são uma ótima e crucial construção democrática dentro desse sistema personalista e não tão democrático assim
Cada centavo me ajuda na profissionalização do canal, então muito obrigada, Luciano. Esse reconhecimento do trabalho feito por aqui é muito importante!
Sabrina, vídeo de Utilidade Pública excelente. Aqui no Rio, volta e meia, sempre dou de cara com panfletos (da esquerda) com o termo "mandato coletivo". Foi bom saber do que se trata.
Bem interessante a ideia e a sua divulgação. Só tenho dúvidas sobre a total ausência de hierarquia. Não por defender uma estrutura totalmente vertical e rígida, mas alguma hierarquia acredito que ajude na divisão de tarefas e organização msm.
Boa noite Sabrina, eu fiquei na dúvida/curiosidade quanto a dois mandatos aqui do Rio de Janeiro. O Marcelo Freixo (no qual votei e acompanho) e o Flávio Serafini (acompanho), ambos PSOL RJ, veiculam constantemente nas suas mídias que são um mandato coletivo, porém fogem um pouco desse cerne que você falou, que fez até mais sentido com o termo coletivo que o mandato deles. Eles apresentam uma relação horizontal nas tomadas de decisões das abordagens na ALERJ, com o Serafini e pessoas do seu gabinete dizendo que ele sendo voto vencido em várias reuniões não interfere na decisão deliberada e a defende no plenário, porém eles ainda são candidato únicos na chapa a cada eleição. Se não me engano o Tarcísio também tem uma relação similar, mas é único na cabeça da chapa. As pessoas desse conselho horizontal são membros do gabinete selecionados como acessores conforme outros deputados fazem. Isso pode ser considerado coletivo pelo que você tem pesquisado, ou uma relação mais democrática que uma legislatura convencional? Excelente vídeo =)
Oi Luiz, seriam essas candidaturas voltadas para o coletivo que eu mencionei no final, mas elas não seguem estruturas tão abertas e despersonalizadas como os mandatos coletivos em si. Apenas se usa o mesmo nome pra configurar o diálogo e construção plural do processo. Abraço!
8:40 Soube por exemplo do vereador do PHS Gabriel Azevedo de BH, ele assinou um acordo de independência com o partido, apenas ele tem autoridade sobre sua decisão!
Estou também com uma proposta de mandato coletivo para vereador em Teresina-PI, pelo PC do B, inclusive com uma gestão ainda mais progressista do que todas as que você falou neste vídeo: algo que se aproximaria mais de uma democracia semi direta e direta... como podemos entrar em contato para falarmos sobre isso? Estou com o nome de candidato de João Carlos, contudo, queria utilizar nomes que levam ao coletivo e tira o meu nome neste mandato, entretanto, também tem o receio de gerar alguma ilegalidade em colocar nomes que levam a entender que é algo que envolverá todos, não somente uma pessoa... me fale como podemos conversar sobre isso, fico no aguardo!
Quantas pessoas no mínimo para se caracterizar um mandato coletivo? Melhor ser com os mesmo ou ideiais diferentes para não ficar um mandato de ideias monótonas?
Bem interessante a proposta de mandato coletivo. Pois na maioria das vezes, focamos nossas atenções às majoritárias e esquecemos da base que, de uma maneira ou outra, irá formar a majoritária. Em minha região, as Câmaras de Vereadores, com as honrosas exceções, são um deserto formado de platitudes (como se dizia antigamente). O problema é que alguns destes vereadores se tornam deputados e por aí vai. E aí vem uma questão interessante. Estão lá pelo voto de alguém. Vejo como promissora uma mudança nesta situação, pelos mandatos coletivos. No caso que você relatou, me pareceu que alguns destes mandatos têm princípios autogestionários, o que é bem interessante, pois as construções devem ser bem legais, e o resultado bem estruturado. O que me preocupa são as minúcias, a questão legal. Como dividir o salário? As verbas de representação? Os cargos em comissão? Não pelo mandato em si, mas pelo aparelho judiciário, que terminou com muitas experiências de democracia participativa, somente pela vontade de um promotor/procurador que não “simpatizava” com a ideia. Mas que bom que existe e tomara que se espraie Brasil afora. Só assim para o país ser verdadeiramente nosso.
Se houver uma discórdia de um Membro do mandato coletivo o que foi eleito pode se desfazer desse que ajudou ao eleger não fazendo parte mais do mandato?
Sabrina!! Aproveitando que você me parece ter uma visão meio diferente de lideranças políticas, etc... o que você acha das correntes marxistas autogestionárias (nao ligadas ao titoísmo)? Desde os comunistas de conselho da primeira metade do século XX, passando pelos franceses do Maio de 68 (Yvon Bourdet, por exemplo) e chegando até os dias atuais (aqui no Brasil representado principalmente pelo Movimento Autogestionário)?
Ai, gente, não achei nada demais. Na prática, dá no mesmo que um mandato individual. Só é bom pq atrai uma galera que não tá tão interessada em abocanhar a grana e as regalias, já que terão que dividir. E é bom para divulgar os parlamentares, para que possam alçar uma candura individual posteriormente, garantindo mais votos para a esquerda dentro do parlamento..
Eu desconfio desse tipo de mandato. As pessoas de esquerda brigam por opiniões ideológicas. Então, imagino como ficaria , caso eleitos, depois de um embate e cisão, esse mandato ?
Se uma candidatura coletiva conseguir votos suficientes para "arrastar" outros candidatos para mais cadeiras... faria sentido o partido optar por colocar nesta outra cadeira um dos politicos que compõe a chapa do mandato coletivo? ou não faz sentido?
Tá... Mas a justiça eleitora só aceita um pessoa como mandataria, os demais entra como acessores, como vcs lidam com isso? E se o mandatário deixar o grupo? E por fim, cada deputado pode escolher apenas uma comissão, então mesmo que vcs tenham 5 frentes de trabalho, oficialmente só podem atuar em uma não eh? E se vcs tem 5 pessoas, por que não entram com 5 candidaturas?
Eu nunca nem tinha ouvido falar que existiam essas propostas de mandatos coletivos. Achei superbacana! Mas como tu dissestes, acho que essa construção deve seguir um conteúdo progressista e fazer parte do programa partidário realmente. Parabéns pelo trabalho excelente aqui com o canal, tô aprendendo bastante.
Djalma tava envolvido mesmo na iniciativa de um Mandato Coletivo, mas no último mês não consegui acompanhar. Ótimo, Dario! Vou inclusive falar com ele pra pegar as infos :) obrigada!
Massa, aqui em Recife vai rolar as Juntas (www5.folhape.com.br/politica/politica/blog-da-folha/2018/06/13/BLG,6631,7,509,POLITICA,2419-CINCO-MULHERES-LANCAM-CANDIDATURA-COLETIVA-DEPUTADA-ESTADUAL-PERNAMBUCO.aspx), muito foda!
Deixa eu aproveitar essa papo: Rolou algum vídeo com Sandra do papacapim durante aquele curso dela aí em Brasília que possívelmente você irá postar? Não sei se tu viu a entrevista com ela no jornalistas livres falando sobre veganismo como ato político e a experiência dela na Palestina nesse sentido, queria ouvir vocês conversando (o curso deve ter sido absurdamente foda) :DDDD
José Ferreira entendo que vc tenha a intenção de fazer um elogio... mas vc consegue perceber o problema na sua fala? Por que a "supresa" em ver uma mulher linda e inteligente??? A expressão "como pode ser" expressa surpresa... Sabe, essas "boas intenções" acabam refletindo um preconceito que, em vez de agradar, ofende.. Ela é linda e inteligente e isso é mt mt mt comum... Além disso, o que é ser linda??? Branca e loira? Aliás, ela está fazendo um trabalho importantíssimo que nada tem a ver com a aparência dela e, citar sua beleza nesse caso, em vez de enaltecê-la, vc, na vdd, a está diminuindo...
Bom dia Sabrina! Estou pensando em produzir conteúdo para o youtube.. você pode me enviar quais são os equipamentos de filmagem e captura de aúdio que você usa? A qualidade da imagem e aúdio são muito boas. Obrigado!!
Oi Marcio, com o apoia-se eu comprei uma Canon 80D usada e um zoom H6 com microfone de lapela movo, além de um kit básico de iluminação (duas sombrinhas e um lightbox - acha fácil no mercado livre e parcelado). A lente eu já tinha de um trabalho antigo que tinha feito, é uma 50mm 1.8.
Olá, tenho uma sugestão/crítica pra fazer quanto ao seu vídeo, se não se importar. Coloco como premissa que ninguém, seja individualmente ou em grupo, tem a capacidade de representar outra pessoa plenamente, isso por que não possui a mesma construção histórico-material de outra pessoa (ainda que tivesse, haveria variações na forma de pensar-agir suficiente para que em uma ou duas gerações o conteúdo mudasse radicalmente). Assim sendo, a forma mais coesa com o poder popular defendido por você em outros vídeos não seria a representação direta? Dado que os meios de comunicação possuem capacidade de reunir e difundir informações para a construção de um consenso comum. Ademais, não seria está resolução um buraco de minhoca, termo cunhado pelo canal, entre o libertarianismo e o coletivismo?
O tema abordado diz respeito às eleições, então trata de uma questão reformista. Isso não impede de, por todas as outras vias, construir o poder popular. Socialistas disputam eleição, então o debate é mais que coeso, especialmente quando não trata de eleições como uma submissão à ordem das regras da democracia representativa liberal. Sobre buracos de minhoca, no texto original onde eu apresento o paradigma pela primeira vez, deixo claro que o buraco de minhoca não é a eleição, mas sim o institucionalismo (acompanhado do fisiologismo, que é justamente algo que mandatos coletivos de forma e conteúdo visam combater) Obs: a conceitualização do buraco de minhoca não é do canal, é minha, Sabrina Fernandes. Peço que não despersonalize a construção teórica, já que o canal é apenas uma via de comunicação do que eu crio como pessoa, militante e acadêmica.
Gosto da autocrítica que a sabrina faz da esquerda. Muito bom. Didático. Esclarecedor e bem construído
Tese onze tá recebendo deslike a rodo. Uma mulher de esquerda falando com tanta propriedade sobre política deve incomodar muita gente mesmo.
Essa mulher é uma utilidade pública! 🤝❤️
Apoia-se: apoia.se/teseonze
Twitter: twitter.com/safbf
Instagram: instagram.com/teseonze
Ajude a legendar e/ou traduzir esse vídeo: th-cam.com/users/timedtext_cs_panel?tab=2&c=UC0fGGprihDIlQ3ykWvcb9hg
Música de fundo (Jason Shaw) e da vinheta (Alexander) www.orangefreesounds.com
facebook.com/mandatocoletivobrasil/
facebook.com/mandatocoletivoaltoparaiso/
facebook.com/mandatocoletivofeminino/
facebook.com/bancadaativista/
facebook.com/asmuitas/
facebook.com/mandatocoletivoparana/
facebook.com/juntascodeputadas
facebook.com/CelioTurino
El País: brasil.elpais.com/brasil/2018/08/08/politica/1533685243_080142.html
Correio Braziliense: www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/07/01/interna_politica,692109/grupos-que-vao-lancar-candidatura-ao-legislativo.shtml
Estado de Minas: www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/07/30/interna_politica,976549/candidaturas-coletivas-viram-tendencia-nas-eleicoes-de-2018.shtml
Correio Braziliense 2: blogs.correiobraziliense.com.br/cbpoder/com-proposta-de-mandato-coletivo-psol-quer-eleger-quatro-deputados-para-uma-vaga-de-distrital/
Portal Sul 21: www.sul21.com.br/opiniaopublica/2018/07/a-crescente-onda-eleitoral-de-despersonalizacao-da-politica-por-mandato-coletivo-do-distrito-federal/
Jornal do Brasil: www.jb.com.br/pais/noticias/2018/07/16/mandato-coletivo-inovacao-nas-eleicoes/
Aqui em SP tem a candidatura Quilombo
Vc é candidata?
No vídeo eu tô falando que não.
É uma ideia muito boa para evitar o carreirismo político. Esse canal sempre renova minhas esperanças na humanidade haha
Aham, está me dando um novo alento.
Indiquei o tese onze pra três professores da minha escola. Cara, que PUTA trabalho que tu tá fazendo aqui, viu?
Cara, como fico feliz com a existência desse canal foda. Obrigada!
Outro dia estava justamente falando que precisamos ter mais mecanismos do povo ser ouvido e participar ativamente das decisões políticas, e a outra pessoa falando que isso não existia, que era só votar no candidato certo nas próximas eleições 😒 Obrigada por esse vídeo!!!!
Na verdade esses mecanismos já existem hoje, a gente não usa porque não é educado ou informado sobre eles, termina que temos a ideia de que democracia é votar e só
eu acho que os eleitos ficam com o mandato livre livre, sem nenhuma avaliação ao longo do mandato daqueles que o elegeram... isso até favorece a votar e esquecer em quem votoou e ou nem ligar pra esse DETALHE.
Me auxiliou bastante já que estou com a pretensão de disputar as eleições para vereadora dentro da proposta de mandato coletivo! Maravilhosa 🌻
Eu aprendo MUITO contigo, me faz pensar, questionar minhas ações e práxis na vida!!! Eu vim aqui deixar um pouquinho de amor e dizer que vc é muito maravilhosa, que sua existência tem feito diferença na vida de muita gente. Eu sei que vc não acredita, mas peço que Deus proteja vc sempre nas minhas orações! Oh❤❤
Muito bom Sabrina seus exclarecimentos vai ser um novo jeito de transformar o sistema político do DF e o Brasil.
Excelente Vídeo, em Brasília é 50555 para um Mandato de Deputado Distrital Coletivo onde o Povo Manda e o Governo Obedece.
Opa. sou do df estou interessado...
Eu tava olhando o instagram do Mandato Coletivo do DF esses dias e pensando hmm como funciona isso? kkk obrigada por tirar todas as minhas dúvidas :)
Sabrina, muito legal e esclarecedor o vídeo! Estava bem curioso sobre o assunto e não sabia bem como pesquisar sobre e este vídeo veio muito bem a calhar! Obrigado!
que bom, Daniel! Pois é, eu notei que seria importante explicar melhor como funciona hehe
Uma pena sabrina não se candidatar pois reúne todas as condições para tal
Muito bem explicado parabéns 🎉🎉
Adorei a explicação. Sabrina é incrível!
Parabéns pelos esclarecimentos. Em Natal/RN, temos a candidatura coletiva "Diversidade" pelo PSOL, é na perspectiva da construção de um mandato coletivo com o Jobson Galdink, o Bruno e a Marcela, são engajados em lutas culturais, educação, lgbtqi+ e lutas de enfrentamento a violência sexual e doméstica.
Obrigada, Sabrina! Amo teu canal demais!
Demais!! obrigado pelo esclarecimento.
Boa tarde, vc poderia fazer um video sobre gramsci? Queria saber mais sobre a história dele. Aquí no TH-cam tem muitos canais de direita falando meu desse senhor, gostaria de saber sua opinião sobre ele. Muito agradecido.
Acabo de conhecer seu canal através desse vídeo, e q vídeo bem fundamentado, com muita pesquisa, me inscrevi no canal, obrigado pelo conteúdo Sabrina.
Adorei os mandatos coletivos porque parece ser uma alternativa muito boa pra representatividade, principalmente pras minorias na esquerda ao se depararem com partidos que só colocam como candidatos pessoas que não pertencem à alguma minoria e se dizem defender porém na prática não ser tão bem assim e também de não haver engajamento maior das minorias por consequência disto.
Mas um problema que talvez possa ocorrer ao ter o mandato coletivo de ocupação coletiva com ocupação no gabinete numa escala maior para a esquerda seria de ocupar lideranças de movimentos de minorias no mandato e gabinete e perder forças nas mobilizações nas ruas e havendo a dúvida se o partido deixasse ocorrer uma manifestação de esquerda de oposição à uma esquerda eleita(coisa que talvez no futuro acontecerá quando muitos partidos abraçarem a ideia pra dar aquele ar de novo mas ser pero no mucho quando as coisas apertarem). Claro que, com várias pessoas no mandato, elas poderiam dividir as tarefas e participarem em bastantes manifestações ao comparar à uma pessoa só em um mandato, mas não poderiam cada um investir 100% de seu tempo nas ruas como faziam antes de entrarem pro mandato e gabinete. Mas ainda não dá pra mensurar, espero que não tenham esses problemas ou que não sejam tão grandes na prática, porque os mandatos coletivos são uma ótima e crucial construção democrática dentro desse sistema personalista e não tão democrático assim
Será uma remuneração para dividir em 4? Em nome de quem será depositado a verba? Não pode parecer com rachadinha?
Participando do apoia-se 4,00 se pudesse apoiaria com mais.
Cada centavo me ajuda na profissionalização do canal, então muito obrigada, Luciano. Esse reconhecimento do trabalho feito por aqui é muito importante!
Vou começar isso na minha cidade em 2024
Sabrina sou uma super admiradora sua. Gostaria muito que você fizesse um vídeo sobre o tema gênero e sobre a Silvia Federici.
Você é demais.
Pode deixar. Federici é uma das minhas especialidades, então ele vídeo já tá no forno. :)
Didática como sempre. 💜
Vim indicado pelo Henry Bugalho.
Sabrina, vídeo de Utilidade Pública excelente. Aqui no Rio, volta e meia, sempre dou de cara com panfletos (da esquerda) com o termo "mandato coletivo". Foi bom saber do que se trata.
Parabéns seu conteúdo maravilhoso tenho interesse seu material se vc tiver um curso sobre esse conceito eu ficarei feliz
Nossa, muito interessante! Nunca tinha visto isso! Achei muito inovador.
A ideia é boa, mas acredito que pode surgir conflitos entre os membros. Tem que ser muito bem conversado.
Bem interessante a ideia e a sua divulgação. Só tenho dúvidas sobre a total ausência de hierarquia. Não por defender uma estrutura totalmente vertical e rígida, mas alguma hierarquia acredito que ajude na divisão de tarefas e organização msm.
Sensacional e muito pedagógico.Valeu Tese Onze.
Sabrina, vou aguardar ansiosa pelo dia que você mudar de ideia e resolver se candidatar. Meu voto é seu sim!
Mega Parabéns! Excelente!
Aquele momento q tem propaganda do Kim Kataguiri antes de começar o vídeo, não podia tá mais deslocada essa propaganda kkk.
Compartilhando!
Aprendendo pra caramba! Obrigado! ;)
Gostei
Sucesso pra nós
Penso que não seria negar liderança e sim, multiplicar lideranças.
Excelente explicação!
Boa noite Sabrina, eu fiquei na dúvida/curiosidade quanto a dois mandatos aqui do Rio de Janeiro. O Marcelo Freixo (no qual votei e acompanho) e o Flávio Serafini (acompanho), ambos PSOL RJ, veiculam constantemente nas suas mídias que são um mandato coletivo, porém fogem um pouco desse cerne que você falou, que fez até mais sentido com o termo coletivo que o mandato deles. Eles apresentam uma relação horizontal nas tomadas de decisões das abordagens na ALERJ, com o Serafini e pessoas do seu gabinete dizendo que ele sendo voto vencido em várias reuniões não interfere na decisão deliberada e a defende no plenário, porém eles ainda são candidato únicos na chapa a cada eleição. Se não me engano o Tarcísio também tem uma relação similar, mas é único na cabeça da chapa. As pessoas desse conselho horizontal são membros do gabinete selecionados como acessores conforme outros deputados fazem. Isso pode ser considerado coletivo pelo que você tem pesquisado, ou uma relação mais democrática que uma legislatura convencional? Excelente vídeo =)
Oi Luiz, seriam essas candidaturas voltadas para o coletivo que eu mencionei no final, mas elas não seguem estruturas tão abertas e despersonalizadas como os mandatos coletivos em si. Apenas se usa o mesmo nome pra configurar o diálogo e construção plural do processo. Abraço!
Já não existe os assessores ? Pra que mandato coletivo. Lei eleitoral permite isso?
Muito bom o video e a crítica! uma sugestão de vídeo: Fale sobre a coréia do norte, gostaria de saber a sua opinião ;)
8:40 Soube por exemplo do vereador do PHS Gabriel Azevedo de BH, ele assinou um acordo de independência com o partido, apenas ele tem autoridade sobre sua decisão!
Tipo a Tábata liberal desobedecendo o PDT.
Acompanhando Águas Lindas de Goiás... Tem um contato?
Assistindo em 2021 e já tem 379 mil inscritos. uhuuuu
Linda e maravilhosa, gosto muito de seus argumentos e idéias!
Estou também com uma proposta de mandato coletivo para vereador em Teresina-PI, pelo PC do B, inclusive com uma gestão ainda mais progressista do que todas as que você falou neste vídeo: algo que se aproximaria mais de uma democracia semi direta e direta... como podemos entrar em contato para falarmos sobre isso? Estou com o nome de candidato de João Carlos, contudo, queria utilizar nomes que levam ao coletivo e tira o meu nome neste mandato, entretanto, também tem o receio de gerar alguma ilegalidade em colocar nomes que levam a entender que é algo que envolverá todos, não somente uma pessoa... me fale como podemos conversar sobre isso, fico no aguardo!
Qual o nome do coletivo que constrói a campanha, que vc cita aos 10:30?
É a experiência estamos fazendo aqui no Distrito Federal!
Melhor explicação, impossível 👏👏👏👏👏
Esses mandatos coletivos são divulgados? Assim, nas "propagandas" se divulga o fato de ser um grupo e etc.? Adoro teu canal! Parabéns!
Sim, todos falam disso e inclusive mostram os rostos das pessoas envolvidas. Olha os links que postei de alguns pra você ver :)
Obrigada! Esclarecedor!
Primeirão❤️
Genial!!! ^-^♡♡♡
Pós política? Política é permanente. Pós eleição é mais apropriado!
Ela falou o nome de 4 pessoas que pensam igual, aí não tem discordância.
Quantas pessoas no mínimo para se caracterizar um mandato coletivo? Melhor ser com os mesmo ou ideiais diferentes para não ficar um mandato de ideias monótonas?
Bem interessante a proposta de mandato coletivo. Pois na maioria das vezes, focamos nossas atenções às majoritárias e esquecemos da base que, de uma maneira ou outra, irá formar a majoritária. Em minha região, as Câmaras de Vereadores, com as honrosas exceções, são um deserto formado de platitudes (como se dizia antigamente). O problema é que alguns destes vereadores se tornam deputados e por aí vai. E aí vem uma questão interessante. Estão lá pelo voto de alguém. Vejo como promissora uma mudança nesta situação, pelos mandatos coletivos. No caso que você relatou, me pareceu que alguns destes mandatos têm princípios autogestionários, o que é bem interessante, pois as construções devem ser bem legais, e o resultado bem estruturado. O que me preocupa são as minúcias, a questão legal. Como dividir o salário? As verbas de representação? Os cargos em comissão? Não pelo mandato em si, mas pelo aparelho judiciário, que terminou com muitas experiências de democracia participativa, somente pela vontade de um promotor/procurador que não “simpatizava” com a ideia. Mas que bom que existe e tomara que se espraie Brasil afora. Só assim para o país ser verdadeiramente nosso.
Onde estão os links com o material de apoio?
Quero ler seu livro quando for lançado
Adorei o shade do "novo" haha
Sabrina, desde que conheci seu canal, minha vida mudou heheh.. Vc tem alguma indicação de mandato coletivo pelo RS? Obrigada!! :)
Como faço para conversar com você. 2022
Se houver uma discórdia de um Membro do mandato coletivo o que foi eleito pode se desfazer desse que ajudou ao eleger não fazendo parte mais do mandato?
parabéns, teus videos são bem esclarecedores sem aquele radicalismo que se vê muito pelo youtube.
Sabrina!! Aproveitando que você me parece ter uma visão meio diferente de lideranças políticas, etc... o que você acha das correntes marxistas autogestionárias (nao ligadas ao titoísmo)? Desde os comunistas de conselho da primeira metade do século XX, passando pelos franceses do Maio de 68 (Yvon Bourdet, por exemplo) e chegando até os dias atuais (aqui no Brasil representado principalmente pelo Movimento Autogestionário)?
Gostaria do seu contato pois tenho um projeto na região metropolitana de Belo Horizonte
Ai, gente, não achei nada demais. Na prática, dá no mesmo que um mandato individual. Só é bom pq atrai uma galera que não tá tão interessada em abocanhar a grana e as regalias, já que terão que dividir. E é bom para divulgar os parlamentares, para que possam alçar uma candura individual posteriormente, garantindo mais votos para a esquerda dentro do parlamento..
Ótimo canal
Assim que eu busquei mandato coletivo no google a notificação chegou no smartphone! Lol
Eu desconfio desse tipo de mandato. As pessoas de esquerda brigam por opiniões ideológicas. Então, imagino como ficaria , caso eleitos, depois de um embate e cisão, esse mandato ?
vi isto no Psol e achei esquisito mas é correto
💚
É mesma coisa que o chefe de gabinete usar a tribuna, ou mesmo o assessor jurídico .
Se uma candidatura coletiva conseguir votos suficientes para "arrastar" outros candidatos para mais cadeiras... faria sentido o partido optar por colocar nesta outra cadeira um dos politicos que compõe a chapa do mandato coletivo? ou não faz sentido?
A fragmentação deve ser a base deste mandato tornando o caos sem movimentação política.
Gata, culta e inteligente...como não amar!
Tá... Mas a justiça eleitora só aceita um pessoa como mandataria, os demais entra como acessores, como vcs lidam com isso? E se o mandatário deixar o grupo? E por fim, cada deputado pode escolher apenas uma comissão, então mesmo que vcs tenham 5 frentes de trabalho, oficialmente só podem atuar em uma não eh? E se vcs tem 5 pessoas, por que não entram com 5 candidaturas?
Basicamente é um mini partido já que nem a Esquerda parece gostar dos partidos brasileiros.
hhaushaushau o que que foi esse claque no começo do video. rachei
likeeeee
Eu nunca nem tinha ouvido falar que existiam essas propostas de mandatos coletivos. Achei superbacana! Mas como tu dissestes, acho que essa construção deve seguir um conteúdo progressista e fazer parte do programa partidário realmente. Parabéns pelo trabalho excelente aqui com o canal, tô aprendendo bastante.
Será que estou vivendo ou apenas maratonando o Tese 11?
Djalma Nery, deputado estadual em SP - circular.
Djalma tava envolvido mesmo na iniciativa de um Mandato Coletivo, mas no último mês não consegui acompanhar. Ótimo, Dario! Vou inclusive falar com ele pra pegar as infos :) obrigada!
Deus benza..
ALQUEM TEM O MODELO DO CONTRATO?
SOU PRESIDENTE PDT DA MINHA CIDADE?
E como é o salário desse povo?
Massa, aqui em Recife vai rolar as Juntas (www5.folhape.com.br/politica/politica/blog-da-folha/2018/06/13/BLG,6631,7,509,POLITICA,2419-CINCO-MULHERES-LANCAM-CANDIDATURA-COLETIVA-DEPUTADA-ESTADUAL-PERNAMBUCO.aspx), muito foda!
Sim, eu mencionei elas no vídeo hehe :)
Foi a agunia de interagir xD
Ahhhhhh 😂 também sinto essa agonia de vez em quando!
Deixa eu aproveitar essa papo: Rolou algum vídeo com Sandra do papacapim durante aquele curso dela aí em Brasília que possívelmente você irá postar? Não sei se tu viu a entrevista com ela no jornalistas livres falando sobre veganismo como ato político e a experiência dela na Palestina nesse sentido, queria ouvir vocês conversando (o curso deve ter sido absurdamente foda) :DDDD
OK, vi agora teu post no instagram! KKK Esperando esse Setembro :*
Infelizmente nós sabemos que essa ideia de mandato coletivo vai ser apropriada e esvaziado pelo sistema em 3, 2, 1...
Como pode ser linda e inteligente!
José Ferreira entendo que vc tenha a intenção de fazer um elogio... mas vc consegue perceber o problema na sua fala?
Por que a "supresa" em ver uma mulher linda e inteligente???
A expressão "como pode ser" expressa surpresa...
Sabe, essas "boas intenções" acabam refletindo um preconceito que, em vez de agradar, ofende..
Ela é linda e inteligente e isso é mt mt mt comum...
Além disso, o que é ser linda??? Branca e loira?
Aliás, ela está fazendo um trabalho importantíssimo que nada tem a ver com a aparência dela e, citar sua beleza nesse caso, em vez de enaltecê-la, vc, na vdd, a está diminuindo...
Bom dia Sabrina! Estou pensando em produzir conteúdo para o youtube.. você pode me enviar quais são os equipamentos de filmagem e captura de aúdio que você usa? A qualidade da imagem e aúdio são muito boas. Obrigado!!
Oi Marcio, com o apoia-se eu comprei uma Canon 80D usada e um zoom H6 com microfone de lapela movo, além de um kit básico de iluminação (duas sombrinhas e um lightbox - acha fácil no mercado livre e parcelado). A lente eu já tinha de um trabalho antigo que tinha feito, é uma 50mm 1.8.
Obrigado Sabrina!! Abraços!!
Fui eleito no mandato COLETIVO na minha cidade 2 mandato COLETIVO eleito em EMBU das artes para vereador
Que ótimo, e o que você tem achado da experiência? Estou pensando nessa proposta
Aqui em MS tem um!
legal, essa lapidação desse tema é um caminho interessante , se tudo for constitucional, é bem interessante.
Olá, tenho uma sugestão/crítica pra fazer quanto ao seu vídeo, se não se importar. Coloco como premissa que ninguém, seja individualmente ou em grupo, tem a capacidade de representar outra pessoa plenamente, isso por que não possui a mesma construção histórico-material de outra pessoa (ainda que tivesse, haveria variações na forma de pensar-agir suficiente para que em uma ou duas gerações o conteúdo mudasse radicalmente).
Assim sendo, a forma mais coesa com o poder popular defendido por você em outros vídeos não seria a representação direta? Dado que os meios de comunicação possuem capacidade de reunir e difundir informações para a construção de um consenso comum. Ademais, não seria está resolução um buraco de minhoca, termo cunhado pelo canal, entre o libertarianismo e o coletivismo?
O tema abordado diz respeito às eleições, então trata de uma questão reformista. Isso não impede de, por todas as outras vias, construir o poder popular. Socialistas disputam eleição, então o debate é mais que coeso, especialmente quando não trata de eleições como uma submissão à ordem das regras da democracia representativa liberal.
Sobre buracos de minhoca, no texto original onde eu apresento o paradigma pela primeira vez, deixo claro que o buraco de minhoca não é a eleição, mas sim o institucionalismo (acompanhado do fisiologismo, que é justamente algo que mandatos coletivos de forma e conteúdo visam combater)
Obs: a conceitualização do buraco de minhoca não é do canal, é minha, Sabrina Fernandes. Peço que não despersonalize a construção teórica, já que o canal é apenas uma via de comunicação do que eu crio como pessoa, militante e acadêmica.
Resumindo como surgiu um meme por aí : - Coloca todos os brasileiros num grande grupo de whatsapp e o povo vai decidindo por lá. Kkkkkkk
Qual é o modelo de país q aplica isso?
Chama Brasil, já que aqui já existe.
Você é do DF? Qual cidade?
Eu sou de Goiânia, mas moro no DF. Este é o mais específico que chego sobre a exposição de uma informação pessoal nas redes :)
Muito esclarecedor 👏👏