Olá Wallace! Fique tranquilo, por enquanto não podem. Para isso primeiro teria que ter um processo de cobrança extrajudicial que por enquanto não está ocorrendo.
Bom dia! Minha esposa é apenas dona de casa (não tem nenhuma renda). Ela recebeu auxílio emergencial em 2020 e 2021. Ela nunca entrou como minha dependente no IR. Tenho uma renda elevada, que teoricamente não permitiria ela receber o auxílio. Se eu colocar ela como dependente no IR desse ano, corre o risco de a receitar cruzar as informações e cobrar todo o valor do auxílio emergencial que ela recebeu, mesmo que ela não tenha recebido em 2022 ?
Eu recebi o auxílio 1 em janeiro e na sabia, hj abri o caixa tem e estava lá, comecei trabalhar a um mês de carteira assinada, o valor caiu em janeiro, eu fiz o saque, tem alguém problema, vou te q pagar algo ?
A minha mãe é viúva mas ela não recebe e aí ela recebe bolsa família e ela botou eu meu marido e meu filho e a gente morava com ela daí fui me embora bem perto da pandemia e ela me deixou o cartão do bolsa mas a gente não tinha nenhuma condição pois a gente não trabalhava de carteira e a gente que recebeu o bolsa família e agora eles estão pedindo para devolver tudo mas como é que eles vão devolver uma coisa que a gente tinha direito desligaram para minha mãe falando que ela não devolveu ela tenha que trabalhar um ano sem receber que que a gente vai fazer
eu nao recebi o sms. mas tem uma ultima parcela de 150 reais no caixa tem eu nao retirei . se eu nao retirar preciso devolver ela, corre risco deles me cobrarem ela mesmo nao retirando . ou melhor retirar para devoler tudo depois.. eu nao queria retirar pra nao precisar devolver. oque fazer ?
Olá boa noite. Eu recebi o auxílio emergencial2020 ..estava e ainda estou desempregada! A declaração feita e do meu esposo mediante a salário..isso com horas extra...por que o bruto não daria ! Ano passado não me declarei..pois não tínhamos como pagar ! Minha dúvida e ao prencecher a primeira página da declaração onde a informação do cônjuge ali já gera algum boleto? Ou somente na aba dependentes ? Agradeço a atenção
Oi me tira uma dúvida por favor, um parente meu vai precisar declarar imposto de renda so por que operou na bolsa de valores, ai ele vai ter que declarar o auxílio recebido em 2021 certo, porém como os rendimentos dele não passou nem de 100 reais então não vai ser obrigado a devolver o auxílio certo ?
Tudo bem Ruan! Exatamente. Não passando do limite de renda e também não se enquadrando em outras situações que não daria direito ao auxílio, não precisa devolver.
@@contabilizamais muito obrigado pela informação. vc pode tirar outra dúvida por favor, no meu informe de rendimentos do Bradesco tem, Poupança, rendimentos isentos e caderneta de poupança, eu tenho que declarar os 3 ou o rendimentos isentos é a mesma coisa que caderneta de poupança?
tô com uma duvida, no caso a esposa do meu irmão recebe o auxilio brasil e ele ja tem q declarar o imposto de renda e ele ñ sabe se tem q colocar o rendimento do auxilio ou ñ.
Olá Leandro. Melhor não colocar a esposa dele como dependente senão pode perder o auxílio. Mas se for declarar, o auxílio Brasil entra como rendimento tributável
Minha companheira recebeu 5 parcelas em 2020, (maio até outubro) porem mostrou depois que não era legível e assim ela não acessou mais. Ontem, 27/03/2022 ela entrou para ver o Informe de Rendimentos, e mostra que ela recebeu tbm as 3 parcelas do Residual de novembro e dezembro, mas ela não sacou, ela nem sabia que tinham depositado. Como passou muito tempo, ontem ela entrou no caixa tem, e não tem nada. Porem no informe não mostra que foi devolvido tbm. Como fica? No site mostra que tem que devolver as 5 e tbm mostra as 3 parcelas do residual que não foi sacado. Ela NÃO recebeu sms pra devolução. Estou bastante preocupado.
Francisco as parcelas do residual não está obrigado a devolver. Mas seria bom fazer uma denúncia/reclamação no site do ministério da cidadania sobre esse valor residual que está com essa divergência.
Olá amigo eu recebi o auxílio na época eu trabalhava, só q não era registrada, Minha patroa agora em outubro mim registrou so ela fez meu registro desde da data de 27/12/2019 nesse caso vou ter devolver o auxílio?
@@contabilizamais nesse caso ainda, ainda vou fazer a declaração de renda, ainda não fiz minha renda anual passa de 28 mil o prazo pra declaração e are quando?
Olá tudo bem! No site do ministério da cidadania tem um formulário que você pode preencher pra reclamação ou denunciar alguma fraude. Eles demoram mas respondem.
Boa tarde, não consigo entrar no site do ministério da cidadania, já fui no banco da caixa, e está correto o CPF e a data de nascimento, porém, quando eu digito aparece que a data de nascimento está divergente
Olá Thais! Esse problema também ocorreu com outras pessoas. Vc pode ligar no telefone de reclamações 111. Ou procurar alguma agência da Caixa ou Receita Federal
Olá tudo bem! Em relação a devolução sim, ainda é possível devolver o dinheiro sem multa e juros. Sobre a falsidade acredito que terão outros desdobramentos, se ficar provada a má fé.
Quando eu fiz a solicitação, minha carteira não estava assinada, depois arrumei um emprego na quinta e sexta parcela, eu devolvi a quinta parcela, a sexta não. Recentemente recebi o MSM do governo, mas não quantas parcelas devo devolver.
Olá @Rodrigo Félix tudo bem! Você só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Mas verifique certinho as datas ou se encontra em outra situação como seguro desemprego, renda acima etc.
devolver 6 parcelas no período de 2020. Nessa época ele estava desempregado e conseguiu o emprego durante s última parcela. No caso ele na deveria devolver apenas essa parcela? Outra dúvida, o fato de eu estar afastada no período influência??
Nas três primeiras parcelas estava desempregada aí recebi mensagem para a devolução porém lá tem opção de selecionar as parcelas a devolver, sei que tenho que devolver as três últimas selecionei e gerou o gru paguei porei quando entro lá ainda tem a opção de selecionar os quadradinhos das primeiras, como sei que está tudo certo sendo que paguei somente as indevidas?
Olá Fernanda! Veja quanto deu os seus rendimentos totais em 2020. Veja se deu acima de 22.800,00. Pode ser por isso que ainda continua aparecendo. Essa parte ainda merece melhores esclarecimentos por parte do Ministério da Cidadania.
@@contabilizamais eu não trabalhava desde de 2018, não tinha nenhuma renda comecei em setembro de 2020 com um salário mínimo não deu pra chegar no valor de 28.000.
Bom dia, por gentileza me tira uma duvida. estive desempregado e recebi no 2020 as 6 parcelas do auxilio, no 2021 em Janeiro comecei trabalhar com carteira assinada e como uber. no fiz declaração do IR 2020, agora quero fazer a declaração do IR 2021 para financiar a compra de um apartamento. vou ter que devolver o auxilio que recebi no 2020?
Olá Kevin tudo bem! Olha só na declaração do imposto deste ano vc só precisa informar o auxílio que recebeu em 2021. O de 2020 neste caso não precisa devolver. Você recebeu notificação pra devolver?
Olá... Boa noite... Poderia me tirar uma dúvida. Meu esposo recebeu 5 parcelas de $ 600 e mas 4 extensão de 300 e 2 de $ 250. Ele precisa devolver todas as parcelas ou apenas a de 600$? Eu estava de seguro desemprego. Ele precisa devolver essas 5 parcelas? Aqui em casa só quem estava recebendo era eu o seguro desemprego.
@@contabilizamais ok. Aí agora no mês de março entrou 5 de 250 essas serão devolvidas também? Porque eu estava olhando no site e está as lacunas de todas as parcelas p estar sendo realizado a devolução. Tanto as de 600 como as de extensão de 300. Saberia me informar o pq? Eu gostaria de fazer a devolução mas não recebi nenhum SMS também não.
@@camilaouverney9602 eu tbm entrei e vi isso. Era pra marcar oq queria devolver. Eu achei q eles iam falar oq precisava devolver. Não recebi SMS e nem tive a conta bloqueada. Vc sabe como funciona?
@@contabilizamais te pergunta, eu tenho 5 parcelas a ser devolvidas só que a 4* e a 5* eu peguei tanto trabalhando pois depositaram pra mim. Até aí blz eu pago sem problemas pois acho justo! Só que a 1 , 2 e 3 parcela eu estava desempregado e está me cobrando as 5 como devo proceder? Na minha concepção devo pagar a 4 e a 5 parcela pós veio quando eu estava fichado as outras estava sem trabalho ! Pode me ajudar por favor ?
Peguei o auxílio em 2020 estava desempregada em setembro/20 consegui emprego de carteira assinada e automaticamente ja cortaram o pagamento do auxílio. Recebi 5 parcelas a 6 que seria em setembro não recebi. Na segunda recebi a msg, e nao sei se tenho que devolver. Pois o beneficio euso peguei enquanto estava desempregada. E agora?
Olá tudo bem! Você precisa conferir as datas. Ver qual a data do seu registro em carteira e a data do recebimento do auxílio. Se realmente no período que recebeu ainda estava desempregada o procedimento seria ir diretamente em alguma agência da receita Federal
Meu problema foi parecido, recebi essa mensagem hoje, liguei no 121 opção 1 e depois opção 8 abri um pedido de reclamação para saber o porque estão me cobrando estava desempregado e as parcelas que recebi após a carteira assinada eu já havia efetuado a devolução, 30 dias pra receber a devolutiva, talvez ajude
2020 eu tava despreocupado acabei dando entrada no auxílio emergencial aí peguei 2 parcela aí arrumei um emprego no mesmo ano véi as 3 última parcela acabei pegando agora o governo tá me cobrando as 5 parcela. O certo eu não deveria pagar só última 3 parcela irregular?
Tenho uma dúvida, recebi o auxílio porém na época estava desempregado, fazendo faculdade etc… agora no ano de 2022 já formado vou declarar o imposto de renda. Vou precisar devolver ?
Olá tudo bem! A depender dos valores dos seus rendimentos em 2021, pode se tornar obrigado a devolver sim. Se passarem de 22.847,76. Mas essa devolver, se for necessária, não será feita na declaração do imposto de renda, pq nesse ano de 2022 não há previsão legal para isso. A devolução se houver o governo enviará notificação e será quitada através da GRU.
Eu também recebi uma mensagem em 21 de dezembro que tenho auxilio emergencial para devolver, mas eu não saquei e quando faço a consulta está constando que foi creditado em 14/10/2020, já fui a uma agência da Caixa e ninguém consegue ver se alguém sacou. Mesmo assim eu tenho que pagar por algo que não saquei?
Olá Ana Paula tudo bem?! Se recebeu a msg muito provável que houve o saque. Valores não sacados retornam para o governo depois de 120 dias. Neste caso tem oriento a abrir uma reclamação no www.gov.br/cidadania/ pra que seja apurado possível fraude com seu CPF.
Olá Nádia tudo bem! Esse é um problema que várias pessoas reclamam. Não existe uma orientação do ministério da cidadania para esse problema. Uma alternativa seria vc ir diretamente em alguma agência da receita Federal ou Caixa Econômica pra fazer uma atualização do seu CPF no sistema.
Oi Raquel tudo bem! Outras pessoas relataram o mesmo problema. Você pode tentar acessar pelo link que deixei na descrição do vídeo. Caso o erro continue poderá fazer uma reclamação no telefone 111 ou ir diretamente em alguma agência da Caixa ou na agência da receita Federal.
@@brunacarvalho4956 Nada ainda. Não consegui ir nas agências ainda porque moro muito distante. Mas já conferi meus dados em todos os sites( receita federal, auxilio emergencial, caixa, caixa tem) e estão todos corretos. Me sugeriram em outra página, aguardar o ano seguinte pra ver se acontece alguma atualização. Me disseram tbm que, no caso de quem declara imposto de renda, tentar reverter por lá. como não é o meu caso, tô aguardando ainda o que preciso fazer.
Posso ta gerando o GRU e pagando uma parcela por vez ? Para quem foi notificado agora no mês de dezembro tem algum prazo para o pagamento total das parcelas ?
No meu caso foi como de muitas pessoas recebi 5 parcelas de 600 quando estava desempregado e depois recebi duas de 300 quando arrumei emprego de carteira assinada ai tão me comprando 7 parcela totalizando 3600 reais
Eu recebi 4 parcelas do auxílio na época estava desempregado e realmente precisando , só que consegui um emprego fixado, mais aínda caiu a 5 parcela e a extensão 6 parcela . No site aparece todas as 6 só q eu só usei 2 indevidamente as outras eu estava desempregado pq apareceu todas pra mim pagar ???
Olá Rafael! Tem ocorrido isso para todos praticamente. Verifique o total dos seus rendimentos no ano. Caso fique abaixo de 22.800,00 entendo que só precisa devolver as últimas parcelas. Mas pra ter certeza pode contatar o telefone 111 ou abrir reclamação no site do ministério da cidadania.
Amigo eu e a minha esposa recebemos o auxilio em 2020, na minha declaração de 2021, eu devolvi o meu, mas não incluir ela na minha declaração, por que teria que devolver os dois, "eu acho". A pergunta é: na minha declaração desse 2022, se eu incluir ela, vou ter que devolver o auxilio dela também, recebido em 2020??
Olá ,eu fui notificado via SMS para devolver 4 parcelas de R$600 ,mas quando acesso a página de devolução preencho os campos com CPF e data de nascimento aparece a seguinte mensagem: ''Não foi identificado pagamento do auxílio emergencial para este CPf .! Eu estava registrado quando recebi ,então pode ser erro do sistema ,o que fazer?
Ola , recebi o SMS do governo no dia 20/12/2021, para eu devolver as 5 parcelas.Vc saberia dizer qual o prazo que tenho que devolver pós esse SMS..Pq de imediato não tenho esse dinheiro em mãos.
Oi Sika! Por enquanto não existe um prazo estipulado pelo governo. Ele está notificando e esperando a devolução VOLUNTÁRIA sem cobrança de juros e multa. Mas isso pode mudar no futuro
Olá, faz um vídeo para todas as pessoas que estão tentando devolver o auxílio, mas não conseguem porque no site do ministério da cidadania dá erro na data de nascimento e CPF... Não sei o que fazer.....
Olá bom dia. Então, recebi o MSM dia 21/12 tinham duas parcelas de 600 reais que deveria efetuar o pagamento. No dia 28/12 eu paguei a primeira, pois o vencimento estava para o dia 05/01/2022. Hoje quando entro no site para gerar a GRU e pagar a segunda parcela quando entro no site dígito o meu CPF aparece a mensagem "Não foi identificado pagamento do auxílio emergencial para esse CPF. O que devo fazer pois quero resolver isso ?
Olá Maylon tudo bem! Conforme orientação que consta no site do Ministério da cidadania, você deve "encaminhar a documentação comprobatória do auxílio creditado em conta, bem como a tela do sistema de geração GRU (devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br) com o CPF, para que possam analisar."... através de uma reclamação nesse site falabr.cgu.gov.br/Login/Identificacao.aspx?idFormulario=1&tipo=2&ReturnUrl=%2fpublico%2fManifestacao%2fRegistrarManifestacao.aspx%3fidFormulario%3d1%26tipo%3d2%26origem%3didp%26modo%3d, ou no telefone 121.
@@contabilizamais Bom dia Então, eu entrei eu mandei o e-mail hoje para eles. Estou aguardando agora infelizmente por telefone celular não dar para ligar. Tentei uma pancada de vezes
Entrei com o pedido do auxilio enquanto estava desempregado por volta do mês 04/2020. Recebi a primeira parcela no mês 06/2020 e da segunda até a quarta no mês 08/2020 em diante e depois foi cancelado porque estava empregado. Iniciei o emprego no mês 08/2020, porem eu achei que estava recebendo de forma retroativa pelos meses que fiquei desempregado e com o auxilio pendente. Pediram pra eu fazer a devolução, porém no site do governo em vermelho diz que eu não tenho valor a devolver. Preciso devolver mesmo assim?
Olá Filipe tudo bem! De acordo com o que vc informou eu entendo que não teria que devolver. Mas observe se vc estaria obrigado a devolver por outro motivo. Qualquer coisa dá pra fazer reclamação no telefone 111 da Caixa.
Moço , eu prestava serviço p uma pessoa durante 1 ano e 2 meses e devido ao cara me pagar igual casas bahia eu ja era incrita no cad , acabei recebendo as parcelas do auxilio p trata dos meus filhos , agora infelizmente tive q mover uma ação na justiça p receber tempo de servico e ele nao tendo nada p se safar ta usando disso pra me prejidicar disse q vai leva pra pra eu ter que devolver o auxilio , é diricil p pobre
Boa tarde, tudo bem? Tenho um problema, no site aparece que minha data de nascimento não confere com o cpf, porém meu cpf esta regular. Agora não sei o que fazer, se puder ajudar agradeço
Oi Pamela, mesmo caso aqui comigo, liga no 121 primeiro opção 1 e depois opção 8 e abre um pedido de reclamação, situação chata, mas eles atendem super bem e dão 30 dias pra dar uma devolutiva Espero ter ajudado
@@caiosoares9059 Oi Caio, vou fazer isso ontem liguei mas nem chamava e já derrubava a ligação. Obrigada pela ajuda, até fiquei preocupada pq estava correto
Bom dia. Então, estou auxiliando os meus pais a realizarem a devolução do auxílio que receberam indevidamente. Ao emitir hoje o DARF junto ao site da Receita Federal para devolução, relativa a valores recebidos em 2020, consta a incidência de multa no valor de R$ 900,00 (novecentos reais), além de juros de mora de R$ 153,60. Gostaria de entender o fundamento legal para esta multa, em montante tão significativo. A rigor, não é caso para aplicação de multa por atraso na declaração, cujo percentual máximo é de 20%. Alguém passou por situação semelhante? Sabem o fundamento legal para a Receita estar cobrando essa multa no DARF? Quanto às demais parcelas não abarcadas pela ultima declaração, consegui emitir a GRU sem qualquer acréscimo.
os meus valores de multa e juros são iguais ao seu. a validade do meu Darf é pro dia 25, eu queria saber quanto aumentaria de juros e do multo pro proximo mes mas n encontro essa informação em canto nenhum.
Oii tenho uma dúvida Eu fui demitida dia 20 de março de 2020 Em abril dei entrada no auxílio emergencial recebi as 4 primeiras parcelas, aí dei entrada no meu seguro desemprego, aí recebi 1 parcela do auxílio com o seguro junto, recebi o sms, eu tenho que devolver as 5 parcelas recebidas ou selecionar só a última que recebi junto ?
Para aqueles que tem dúvida de como emitir o DARF para pagamento, segue link de vídeo explicativo de outro canal: th-cam.com/video/XTAwAcmEYcA/w-d-xo.html
Nao sei se você tenho que entregar onde ir porque também quem tem dinheiro a vista pra devolver,veio na conta usamos o dinheiro oxi,se nao tinha direito porque enviaram pra conta
Emitindo uma GRU por mês seria possível? No meu caso eu estava trabalhando intermitente,fui atropelado e fiquei 11 meses sem andar. Dei entrada no auxílio emergencial e a empresa depois de um tempo me desligou e de entrada no benefício emergencial e eu nem sabia. Quer dizer... Eu fui beneficiado e devo três parcelas. Obs: Chegou hoje um novo SMS. 20/12/2021
Pelo que apurei será gerada uma GRU para cada parcela do auxílio. Com isso entendo que poderia sim ser devolvido uma parcela por vez. Vc poderia tentar
Olá Leandro tudo bem! Ainda não tem um prazo definido, pois ainda não existe processo formal de cobrança. Por enquanto o governo só está avisando pra que a pessoa devolva de forma espontânea.
Recebi duas parcelas após ter assinado minha carteira, e no site aparece 6 quadrados com todas as parcelas que recebi. O que devo fazer? Tem que pagar tudo?
Olá tudo bem! Também fiz contestação pra um cliente que está demorando muito. Acredito que essa mensagem de Mandado recebido seja que agora iniciarão analisar seu caso.
Bom dia! Recebi o auxílio em 2020 quando tava desempregada, após 3 parcelas comecei a trabalhar, mas primeiro passei por o periodo de experiência de 3 mês, e só depois disso q fui ter minha carteira assinada, ou seja, ainda não tinha carteira assinada quando eu recebi a 4 e a 5 parcela, mas chegou a SMS p mim q tenho parcelas a devolver, e quando entro no site, aparece as 5 parcelas p selecionar, onde eu posso tá contestando isso?
Oi Alessandra, isso tem ocorrido com outros também. Confira direitinho as datas de registro em ctps e as datas que recebeu o auxílio. Se for do jeito que comentou não precisará devolver nada. Para contestar ligar no telefone 111 ou ir diretamente em alguma agência da Caixa ou Receita Federal.
Olá, como saber por qual motivo preciso devolver o Auxilio, pois na época abri um delivery de lanches, e tinha uma assistência pequena de celulares, porém não fiz declaração de imposto de renda, em Agosto, assinei como CLT e peguei uma parcela de 300. No site consta todas as parcelas disponível para devolução, caso tiver q devolver por ter tido uma renda acima de 22k terei q devolver tudo, agora se foi por conta da CLT terei q devolver uma de 300 reais apenas. Por favor, preciso de ajuda, pois não tenho como devolver o valor.
@@contabilizamais Ontem eu revi minhas declarações do MEI, nenhuma foi feita acima de 3500 reais, será que pode ser isso mesmo? A unica coisa que ocorreu foi eu ter pego a parcela de extensão após registrar carteira, porém foi apenas 1 e já foi automaticamente cancelado o Auxilio, no DataPRev em nenhum parcela consta inelegível.
Olá! Bom dia, eu recebi o SMS ontem da devolução, porém quando fiz o cadastro está autônomo e receber 3 parcelas, consegui um trabalho fichado poucos dias antes de receber a 4 parcela e veio a 5 junto, quantas parcelas eu devo pagar?
Olá Otávio tudo bem! Conferi direitinho as datas mas pelo que vc mencionou só teria que devolver as parcelas que recebeu após ter o emprego. No caso as duas últimas
Olá recebi uma mensagem em 12/2020 que dizia que meu cpf foi identificado em um possível pedido indevido Depois não houve mais mensagem recebida O que devo fazer?
Opa com certeza! Ja dei meu like e me inscrevi Meu caso foi que eu recebi duas parcelas e estava desempregado mas minha esposa é funcionaria pública e me coloca como dependente no plano de saúde e ela teve um aumento onde enquadrou a renda familiar acima do padrao para receber o auxílio. Quando fiz a declaração do ir dela me coloquei como dependente e apareceu a guia pra devolver. Fiz a restitutiva e me tirei de dependente e passou normal. Mas so recebi esse aviso por sms em 2020 depois não chegaram mais mensagens.
Boa noite, tudo bem? Recebi a mensagem para devolução, porém eu estava em um trâmite de um processo de rescisão indireta do contrato de trabalho e não tinha nenhuma renda, o trâmite demorou bastante por conta da pandemia, então resolvi entrar com o pedido de auxílio emergencial. Recebi um total de 4 parcelas, sendo que a quinta parcela foi bloqueada, pois eu comecei a receber o seguro desemprego. Quando eu entrei no app do auxilio emergencial, vinha uma mensagem falando q eu estava recebendo outro tipo de benefício e não recebi mais nenhuma parcela do auxílio emergencial, gostaria de saber se realmente preciso devolver o dinheiro para o governo. Recebi a mensagem na data do dia 21/12/2021. Obrigado pelo vídeo e se possível aguardo resposta!
Olá Lucas! Seu caso é um pouco diferente. Pra efeitos legais, durante o trâmite da rescisão seu contrato de trabalho era considerado normal, a não ser que ao final tenha encerrado com data retroativa. Vc terá que provar que nesse período ficou sem rendimento. Dá pra fazer reclamação no telefone 111 ou ir diretamente em alguma agência da Caixa ou Receita Federal.
@@contabilizamais após o trâmite jurídico, o juíz autorizou dar baixa em minha carteira de trabalho em uma data de início de março de 2020. O meu primeiro benefício caiu no mês de maio, sendo cancelado no mês de setembro, quando eu comecei a receber o seguro desemprego.
Olá poderia tirar uma dúvida? Então, em 2020 estava desempregado recebi 5 parcelas de 600 reais. Mês 6,7,8,9,10 porém, assinei a carteira no dia 8/9/2020 a minha dúvida é se tenho que devolver todas as parcelas ou apenas a que peguei a partir do momento em que assinei a carteira? Ou seja no mês 09 e 10 ?
Olá Maylon tudo bem! Precisará devolver apenas as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Neste caso somente as duas últimas. Mas verifique certinho as datas de recebimento e registro em ctps para não ter problema. Outro detalhe você estava recebendo seguro desemprego?
@@contabilizamais Então, não estava recebendo seguro desemprego não. Eu saí do trabalho dia 05 de outubro desse ano dei entrada agora no meu seguro desemprego e recebi a primeira parcela dia 10/12/2021. Tem algum problema?
@@contabilizamais Eu recebi auxílio e estava desempregada no tempo que recebi as parcelas de 600. Porém arrumei um emprego e caiu duas parcelas de extensão terei que fazer devolução ?
Bom dia, poderia me tirar uma dúvida? Meu namorado recebeu algumas parcelas em 2020 quando estava desempregado, iniciou na empresa em agosto 2020, e logo ja foi cancelado o auxílio. No extrato do auxílio diz que ele recebeu 6 parcelas de 600 e uma de 300 e que logo após foi cancelado. Pois bem, ele recebeu no máximo 3 parcelas de 600 segundo ele, nada mais do que isso. Tem algum lugar que tenha como provar que ele não recebeu todas essas parcelas de 600? Será que alguém recebeu no lugar dele? Ele precisa devolver mesmo sem ter recebido?
Olá Maria! Ele só precisa devolver as parcelas que recebeu. Neste caso tem que emitir um extrato de recebimento pelo site e se realmente não concordar aconselho fazer reclamação na ouvidoria do gov.br ou ir diretamente numa agência da receita Federal
Meu marido foi notificado pra devolver 6 parcelas no período de 2020. Nessa época ele estava desempregado e conseguiu o emprego durante s última parcela. No caso ele na deveria devolver apenas essa parcela? Outra dúvida, o fato de eu estar afastada no período influência??
Olá Nayra tudo bem! Neste caso só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Mas se estava no seguro desemprego e recebeu o auxílio também precisa devolver.
Estou separada porém sou casada no papel já pedi o divórcio mais o dito cujo não aceita ... Sou do bolsa família automaticamente peguei o auxílio .. meu ex foi declara o imposto e saiu lá q eu estou devendo o auxilio eu nem sabia não recebi nenhuma notificação .. não sou registrada e recebo o bolsa normal agr renda Brasil 🤦🏻♀️ será q consigo recorrer
Ok! Eu recebi 4 parcelas devidamente porque na época eu tinha acabado de sair da empresa porque a mesma tinha fechado as portas e agora eles tão mim cobrando.
Olá tudo bem! Na descrição do vídeo tem o link do site da devolução. Lá irá aparecer as parcelas que o governo entende que vc precisa devolver. Só selecionar as parcelas e logo abaixo aparecerá os valores.
Isso está acontecendo com outras pessoas também. Fiz até um vídeo short explicando isso. Você só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Mas verifique certinho as datas de registro em ctps e o recebimento das parcelas
Eu recebi o aviso, mas tinha direito na época. Estava sem trabalho, fui demitido na pandemia, morei de favor um tempo inclusive. Não sei o q fazer, acho q vou ligar na caixa para saber mais informações
No meu caso fui contratada após receber a 3 parcela. Porem fui olhar sobre o caso constava 2 parcelas a mais no sistema totalizando 5 porém tenho total consciência que eu apenas saquei 3 parcela e não 5. Nesse caso terei que pagar as 5
Boa tarde, eu entrei pra fazer a declaracao IR 2024 pensando que estava liberado, mas vi que vai ser a partir de 15/03, até ai tudo bem. O que aconteceu foi que apareceu uma notificacao de debito referente a declaracao de 2021 (referente 2020) fui olhar o que era e tem um DARF gerado sobre a devolução do auxilio emergencial de 2020 (peguei 3000 na época, o DARF está no valor de 4782) fiquei em duvida se devo devolver mesmo, pq ate hoje nunca recebi nenhum tipo de cobrança/notificação, só vi esse DARF gerado pq fui olhar sobre o IR 2024 por curiosidade. Fucei tudo no ecac e está tudo normal com meu CPF, consigo emitir a certidao negativa de débitos e também nao estou no cadin. O que vc acha que devo fazer? Nao fazer nada e esperar pra ver se meu cpf fica com pendência, pagar a darf de 4872 ou pagar essa gru de 3000 sem juros/multa? Lembrando que esse darf so aparece naquela parte do meu imposto de renda, nao há em nenhum local do ecac essa cobrança e meu CPF está regular.
Boa noite! Meu tio me tinha como dependente e eu não sabia. Ele declara IR, mas eu recebi o auxílio e foi solicitado devolução. Para mim aparecem apenas 4 parcelas para devolução até janeiro de 2022, como faço para pegar as parcelas com DARF (algo assim) que já venceram?
Olá Vitória tudo bem! Provavelmente lá no site da devolução alguém já gerou uma parcela. Neste caso tem que aguardar passar o vencimento dela pra ficar disponível pra emissão novamente
Bom dia, Vitória. Então, os valores que foram recebidos indevidamente e, no momento da declaração de IR, a RF já detectou, devem ser pagos por DARF a ser emitido no site da RF no "Meu imposto de renda". No caso dos meus pais, emiti o DARF para os valores detectados pela Receita. Quanto aos valores não detectados pela RF, emiti GRU no site do Ministério da Cidadania.
Boa noite. Eu não recebi nenhuma mensagem cobrando a devolução. Porém, entrei nesse link e coloquei meu CPF e minha dará de nascimento. Quando eu acessei, apareceram todas as parcelas disponíveis para eu selecionar. Isso quer dizer que preciso devolver? Está bem confuso isso.
@@contabilizamaiseu também não recebi nada 😅 e no site está igual do rapaz. Queria saber se eu pagar pelo site da cidadania através do GRU o valor total, zera minha dívida ou ficara algum débito na receita tipo multa e juros, por favor esclarece isso pra mim 😅
Boa noite recebi esse sms da devolução do auxilio, estava desempregada me cadastrei em abril de 2020, porém comecei a receber em agosto, na qual recebi 3 parcelas e em setembro comecei a trabalhar registrada, e agora estão me cobrando 4 parcelas eu tenho que pagar todas as parcelas?
Amigo boa noite Recebi uma notificação por SMS pedindo a devolução do dinheiro Recebi ao total 5 parcelas, onde 2 delas foi depois que arrumei emprego de carteira assinada ( no meu entendimento deveria devolver esse valor ou seja 1200,00) Qd entro no site que não parece o valor que tenho que restituir mas 5 “quadradinhos” para marcar e assim o valor fica referente a quantas opções eu marcar Como que posso ter certeza de qts parcelas tenho que pagar? Como que sei realmente isso? Estou em uma dúvida cruel pf me ajuda.
Olá Mateus tudo bem! Você só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido o emprego. Como vc mencionou que foram 02, teria que devolver apenas duas. Mas verifique certinho as datas pra não ter problemas. Espero ter ajudado.
Oi boa noite estou na mesma situação, eu recebi 3 parcelas enquanto estava desempregado no ano de 2020, nesse mesmo ano comecei a trabalhar de carteira assinada mas só recebe 1 parcela quando tava trabalhando, no total aparece 4 quadrados no caso eu só preciso pagar 1 e isso mesmo?
@@gugaff4249 ola Karlinhos tudo bem! Entendo que é a mesma situação do colega anterior. Só precisaria devolver 01, mas verifique as datas pra evitar maiores problemas. Se gostou e puder me ajudar se inscrevendo no canal kkkk
Olá ,eu fui notificado via SMS para devolver 4 parcelas de R$600 ,mas quando acesso a página de devolução preencho os campos com CPF e data de nascimento aparece a seguinte mensagem: ''Não foi identificado pagamento do auxílio emergencial para este CPf .! Eu estava registrado quando recebi ,então pode ser erro do sistema ,o que fazer?
Muito bom! Tenho uma amiga que tava com dúvida a respeito. Vou enviar o vídeo pra ela.
Legal que eu e meu marido estávamos desempregados. Ele ganhou uma parcela, e eu nenhuma. Agora ele tem que devolver. Só piada mesmo!
O banco pode descontar diretamente da minha conta poupança caixa ? Me tira essa duvida por favorrrr
Olá Wallace! Fique tranquilo, por enquanto não podem. Para isso primeiro teria que ter um processo de cobrança extrajudicial que por enquanto não está ocorrendo.
Obrigado por tira minha dúvida amigo
@@wallaceoliveira4341 disponha...aproveite e já se inscreva no canal
Bom dia! Minha esposa é apenas dona de casa (não tem nenhuma renda). Ela recebeu auxílio emergencial em 2020 e 2021. Ela nunca entrou como minha dependente no IR. Tenho uma renda elevada, que teoricamente não permitiria ela receber o auxílio. Se eu colocar ela como dependente no IR desse ano, corre o risco de a receitar cruzar as informações e cobrar todo o valor do auxílio emergencial que ela recebeu, mesmo que ela não tenha recebido em 2022 ?
eu recebo auxilio Brasil se eu declarar renda terei que devolver o auxilio?
Olá, se informar renda incompatível para o recebimento do auxilio, poderá perder o auxilio ou dependendo da situação ter que devolver sim.
@@contabilizamais Obrigado
Eu recebi o auxílio 1 em janeiro e na sabia, hj abri o caixa tem e estava lá, comecei trabalhar a um mês de carteira assinada, o valor caiu em janeiro, eu fiz o saque, tem alguém problema, vou te q pagar algo ?
A minha mãe é viúva mas ela não recebe e aí ela recebe bolsa família e ela botou eu meu marido e meu filho e a gente morava com ela daí fui me embora bem perto da pandemia e ela me deixou o cartão do bolsa mas a gente não tinha nenhuma condição pois a gente não trabalhava de carteira e a gente que recebeu o bolsa família e agora eles estão pedindo para devolver tudo mas como é que eles vão devolver uma coisa que a gente tinha direito desligaram para minha mãe falando que ela não devolveu ela tenha que trabalhar um ano sem receber que que a gente vai fazer
Olá tudo bem! Desculpe, mas eu não entendi muito bem a sua dúvida. Poderia, por favor, perguntar novamente, se ainda estiver precisando.
ja estar disponivel para devolução ?
Ainda não está Bruno
eu nao recebi o sms. mas tem uma ultima parcela de 150 reais no caixa tem eu nao retirei . se eu nao retirar preciso devolver ela, corre risco deles me cobrarem ela mesmo nao retirando . ou melhor retirar para devoler tudo depois.. eu nao queria retirar pra nao precisar devolver. oque fazer ?
Então Raquel, melhor não retirar.
@@contabilizamais ta bom muito obrigada .
Olá boa noite.
Eu recebi o auxílio emergencial2020 ..estava e ainda estou desempregada!
A declaração feita e do meu esposo mediante a salário..isso com horas extra...por que o bruto não daria !
Ano passado não me declarei..pois não tínhamos como pagar !
Minha dúvida e ao prencecher a primeira página da declaração onde a informação do cônjuge ali já gera algum boleto?
Ou somente na aba dependentes ?
Agradeço a atenção
Olá Silvana! Das declarações que faço e que já fiz, somente interfere nesta situação se colocar na aba dependentes.
Sistema dando data de aniversário não cadastrada para o CPF mas alguém?
Oi me tira uma dúvida por favor, um parente meu vai precisar declarar imposto de renda so por que operou na bolsa de valores, ai ele vai ter que declarar o auxílio recebido em 2021 certo, porém como os rendimentos dele não passou nem de 100 reais então não vai ser obrigado a devolver o auxílio certo ?
Tudo bem Ruan! Exatamente. Não passando do limite de renda e também não se enquadrando em outras situações que não daria direito ao auxílio, não precisa devolver.
@@contabilizamais muito obrigado
pela informação.
vc pode tirar outra dúvida por favor, no meu informe de rendimentos do Bradesco tem, Poupança, rendimentos isentos e caderneta de poupança, eu tenho que declarar os 3 ou o rendimentos isentos é a mesma coisa que caderneta de poupança?
tô com uma duvida, no caso a esposa do meu irmão recebe o auxilio brasil e ele ja tem q declarar o imposto de renda e ele ñ sabe se tem q colocar o rendimento do auxilio ou ñ.
Olá Leandro. Melhor não colocar a esposa dele como dependente senão pode perder o auxílio. Mas se for declarar, o auxílio Brasil entra como rendimento tributável
Esse rendimento de 28 mil e ... é referente a qual ano, 2020,2021.
Serve para 2020 e 2021
Minha companheira recebeu 5 parcelas em 2020, (maio até outubro) porem mostrou depois que não era legível e assim ela não acessou mais.
Ontem, 27/03/2022 ela entrou para ver o Informe de Rendimentos, e mostra que ela recebeu tbm as 3 parcelas do Residual de novembro e dezembro, mas ela não sacou, ela nem sabia que tinham depositado. Como passou muito tempo, ontem ela entrou no caixa tem, e não tem nada. Porem no informe não mostra que foi devolvido tbm. Como fica? No site mostra que tem que devolver as 5 e tbm mostra as 3 parcelas do residual que não foi sacado. Ela NÃO recebeu sms pra devolução. Estou bastante preocupado.
Francisco as parcelas do residual não está obrigado a devolver. Mas seria bom fazer uma denúncia/reclamação no site do ministério da cidadania sobre esse valor residual que está com essa divergência.
Olá amigo eu recebi o auxílio na época eu trabalhava, só q não era registrada, Minha patroa agora em outubro mim registrou so ela fez meu registro desde da data de 27/12/2019 nesse caso vou ter devolver o auxílio?
Olá Miriam tudo bem! Muito provavelmente você terá que devolver, mas aguarde ser notificada ou consulte no site da devolução.
@@contabilizamais nesse caso ainda, ainda vou fazer a declaração de renda, ainda não fiz minha renda anual passa de 28 mil o prazo pra declaração e are quando?
@@mirianaraujo3527 prazo pra declarar o IRPF vai até 29/04
Não recebi nenhuma notificação. Porém recebo loas do meu filho tenho que devolver o auxílio?
Olá Kassya tudo bem! Entendo que sim. Mas veja no site da devolução se consta que vc precisa devolver.
ja posso parcelar auxilio emergencial ?
Tudo bem Bruno! Quando ficar disponível no site vou avisar aqui.
Recebi o auxílio o contador errou a declaração mas retificou fiquei 2 anos sem trabalho e com doença como contestar pois não recebi nenhum aviso
Olá tudo bem! No site do ministério da cidadania tem um formulário que você pode preencher pra reclamação ou denunciar alguma fraude. Eles demoram mas respondem.
Onde a pessoa verifica se tem algo para devolver ??
Olá Alana! Você pode consultar nesse site: devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao
@@contabilizamais boa tarde professor em meu entra fala que data nao corresponde a cpf ..vc poderia me ajudar
Boa tarde, não consigo entrar no site do ministério da cidadania, já fui no banco da caixa, e está correto o CPF e a data de nascimento, porém, quando eu digito aparece que a data de nascimento está divergente
Olá Thais! Esse problema também ocorreu com outras pessoas. Vc pode ligar no telefone de reclamações 111. Ou procurar alguma agência da Caixa ou Receita Federal
Isso está acontecendo comigo também quando acesso pelo notebook e quando acesso pelo celular a parcela sumiu! Não sei o que fazer!
@@leticiamadrid6648 a parcela some quando é gerada a GRU. Aguarde passar o vencimento que estava para 16/01 senão me engano, pra ver se ela volta.
Quem não devolveu o auxílio emergencial de 2020 e usou de "falsidade ideológica". Ainda pode devolver sem penalidades?
Olá tudo bem! Em relação a devolução sim, ainda é possível devolver o dinheiro sem multa e juros. Sobre a falsidade acredito que terão outros desdobramentos, se ficar provada a má fé.
@@contabilizamais muito obrigado pela luz, atenção e resposta.
@@cowboydoasfalto1434 blz. Se puder se inscrever no canal e dar like no vídeo vai me ajudar muito obrigado 🙏
@@contabilizamais ontem me inscrevi e agora dei o like. Obrigado.
Quando eu fiz a solicitação, minha carteira não estava assinada, depois arrumei um emprego na quinta e sexta parcela, eu devolvi a quinta parcela, a sexta não. Recentemente recebi o MSM do governo, mas não quantas parcelas devo devolver.
Olá @Rodrigo Félix tudo bem! Você só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Mas verifique certinho as datas ou se encontra em outra situação como seguro desemprego, renda acima etc.
Se gostou e puder se inscrever no canal e dar like no vídeo vai me ajudar muito
devolver 6 parcelas no período de 2020. Nessa época ele estava desempregado e conseguiu o emprego durante s última parcela. No caso ele na deveria devolver apenas essa parcela? Outra dúvida, o fato de eu estar afastada no período influência??
Pode influenciar sim. Se no cadunico ou na receita Federal constar que são casados e que tiveram renda de outros benefícios influencia.
Se gostou e puder se inscrever no canal e dar like no vídeo vai me ajudar muito obrigado
Nas três primeiras parcelas estava desempregada aí recebi mensagem para a devolução porém lá tem opção de selecionar as parcelas a devolver, sei que tenho que devolver as três últimas selecionei e gerou o gru paguei porei quando entro lá ainda tem a opção de selecionar os quadradinhos das primeiras, como sei que está tudo certo sendo que paguei somente as indevidas?
Olá Fernanda! Veja quanto deu os seus rendimentos totais em 2020. Veja se deu acima de 22.800,00. Pode ser por isso que ainda continua aparecendo. Essa parte ainda merece melhores esclarecimentos por parte do Ministério da Cidadania.
Eu abri uma reclamação no Ministério da Cidadania sobre essa situação, mas ainda não deram resposta.
@@contabilizamais eu não trabalhava desde de 2018, não tinha nenhuma renda comecei em setembro de 2020 com um salário mínimo não deu pra chegar no valor de 28.000.
Bom dia, por gentileza me tira uma duvida.
estive desempregado e recebi no 2020 as 6 parcelas do auxilio, no 2021 em Janeiro comecei trabalhar com carteira assinada e como uber. no fiz declaração do IR 2020, agora quero fazer a declaração do IR 2021 para financiar a compra de um apartamento. vou ter que devolver o auxilio que recebi no 2020?
Olá Kevin tudo bem! Olha só na declaração do imposto deste ano vc só precisa informar o auxílio que recebeu em 2021. O de 2020 neste caso não precisa devolver. Você recebeu notificação pra devolver?
Olá... Boa noite... Poderia me tirar uma dúvida.
Meu esposo recebeu 5 parcelas de $ 600 e mas 4 extensão de 300 e 2 de $ 250.
Ele precisa devolver todas as parcelas ou apenas a de 600$?
Eu estava de seguro desemprego.
Ele precisa devolver essas 5 parcelas?
Aqui em casa só quem estava recebendo era eu o seguro desemprego.
Oi Camila tudo bem! As parcelas de extensão não precisa devolver. Só as de 600,00
@@contabilizamais ok. Aí agora no mês de março entrou 5 de 250 essas serão devolvidas também?
Porque eu estava olhando no site e está as lacunas de todas as parcelas p estar sendo realizado a devolução. Tanto as de 600 como as de extensão de 300.
Saberia me informar o pq?
Eu gostaria de fazer a devolução mas não recebi nenhum SMS também não.
@@camilaouverney9602 eu tbm entrei e vi isso. Era pra marcar oq queria devolver. Eu achei q eles iam falar oq precisava devolver. Não recebi SMS e nem tive a conta bloqueada. Vc sabe como funciona?
Recebi hj! No tempo tava parado, mais depois comecei a trabalhar , será que vou pagar multa?
Olá Josué! Por enquanto não terá multa, apenas a devolução normal do que foi recebido.
Se gostou do vídeo, nos ajude se inscrevendo e dando like kkkk
engano seu a multa é de 900,00 reais + juros
Olá Jaco tudo bem! Por enquanto multa não tem. Você só precisa devolver o que recebeu indevidamente
No meu caso está aparece do 5 opção de auxiliar emergencial e 1 opção de auxilio residual no caso tenho que paga todos ?
Olá tudo bem! Até o momento a obrigação de devolução seria apenas do auxílio emergencial. O residual ou extensão, por enquanto, não estão exigindo.
@@contabilizamais te pergunta, eu tenho 5 parcelas a ser devolvidas só que a 4* e a 5* eu peguei tanto trabalhando pois depositaram pra mim. Até aí blz eu pago sem problemas pois acho justo! Só que a 1 , 2 e 3 parcela eu estava desempregado e está me cobrando as 5 como devo proceder? Na minha concepção devo pagar a 4 e a 5 parcela pós veio quando eu estava fichado as outras estava sem trabalho ! Pode me ajudar por favor ?
@@fernandoramos3466 Nessa situação também entendo que deva devolver somente as que recebeu após ter conseguido emprego.
@@fernandoramos3466 Nas primeiras vc estava no seguro desemprego?
@@contabilizamais estava não! Estava sem trabalhar mesmo.
Peguei o auxílio em 2020 estava desempregada em setembro/20 consegui emprego de carteira assinada e automaticamente ja cortaram o pagamento do auxílio. Recebi 5 parcelas a 6 que seria em setembro não recebi. Na segunda recebi a msg, e nao sei se tenho que devolver. Pois o beneficio euso peguei enquanto estava desempregada. E agora?
Olá tudo bem! Você precisa conferir as datas. Ver qual a data do seu registro em carteira e a data do recebimento do auxílio. Se realmente no período que recebeu ainda estava desempregada o procedimento seria ir diretamente em alguma agência da receita Federal
Meu problema foi parecido, recebi essa mensagem hoje, liguei no 121 opção 1 e depois opção 8 abri um pedido de reclamação para saber o porque estão me cobrando estava desempregado e as parcelas que recebi após a carteira assinada eu já havia efetuado a devolução, 30 dias pra receber a devolutiva, talvez ajude
2020 eu tava despreocupado acabei dando entrada no auxílio emergencial aí peguei 2 parcela aí arrumei um emprego no mesmo ano véi as 3 última parcela acabei pegando agora o governo tá me cobrando as 5 parcela. O certo eu não deveria pagar só última 3 parcela irregular?
Blz Ronaldo! Tenho esse vídeo que explico mais sobre isso th-cam.com/video/xOxFoULGGOw/w-d-xo.html
Tenho uma dúvida, recebi o auxílio porém na época estava desempregado, fazendo faculdade etc… agora no ano de 2022 já formado vou declarar o imposto de renda. Vou precisar devolver ?
Olá tudo bem! A depender dos valores dos seus rendimentos em 2021, pode se tornar obrigado a devolver sim. Se passarem de 22.847,76. Mas essa devolver, se for necessária, não será feita na declaração do imposto de renda, pq nesse ano de 2022 não há previsão legal para isso. A devolução se houver o governo enviará notificação e será quitada através da GRU.
Eu também recebi uma mensagem em 21 de dezembro que tenho auxilio emergencial para devolver, mas eu não saquei e quando faço a consulta está constando que foi creditado em 14/10/2020, já fui a uma agência da Caixa e ninguém consegue ver se alguém sacou. Mesmo assim eu tenho que pagar por algo que não saquei?
Olá Ana Paula tudo bem?! Se recebeu a msg muito provável que houve o saque. Valores não sacados retornam para o governo depois de 120 dias. Neste caso tem oriento a abrir uma reclamação no www.gov.br/cidadania/ pra que seja apurado possível fraude com seu CPF.
Tem como ensinar a fazer a darf vencida , como gerar não estou conseguindo fazer em tudo que clico pedi numero de recibo de 2018 e 2020
Olá Marlucia! Você está tentando devolver pelo link do site ?
Naõ consigo devolver pq ao gerar a GRU, da divergencia na data de aniversário, mas está tudo correto. O que eu posso fazer?
Olá Nádia tudo bem! Esse é um problema que várias pessoas reclamam. Não existe uma orientação do ministério da cidadania para esse problema. Uma alternativa seria vc ir diretamente em alguma agência da receita Federal ou Caixa Econômica pra fazer uma atualização do seu CPF no sistema.
Eu estou tentando devolver, mas no link enviado por SMS minha data de aniversário diz ser divergente da cadastrada. O que fazer?
Oi Raquel tudo bem! Outras pessoas relataram o mesmo problema. Você pode tentar acessar pelo link que deixei na descrição do vídeo. Caso o erro continue poderá fazer uma reclamação no telefone 111 ou ir diretamente em alguma agência da Caixa ou na agência da receita Federal.
Muito obrigada
O meu está dando o mesmo problema de data de aniversário estar divergente. Raquel Vc conseguiu?
@@brunacarvalho4956 Nada ainda. Não consegui ir nas agências ainda porque moro muito distante. Mas já conferi meus dados em todos os sites( receita federal, auxilio emergencial, caixa, caixa tem) e estão todos corretos. Me sugeriram em outra página, aguardar o ano seguinte pra ver se acontece alguma atualização. Me disseram tbm que, no caso de quem declara imposto de renda, tentar reverter por lá. como não é o meu caso, tô aguardando ainda o que preciso fazer.
@@raquelduque2521 eu fui em uma agência da caixa, lá eles falaram q já tenho q ir com a guia emitida.
Posso ta gerando o GRU e pagando uma parcela por vez ?
Para quem foi notificado agora no mês de dezembro tem algum prazo para o pagamento total das parcelas ?
Dá sim pra emitir uma GRU por parcela. O prazo da primeira está saindo pra pagamento em janeiro, senão me engano dia 16/01
No meu caso foi como de muitas pessoas recebi 5 parcelas de 600 quando estava desempregado e depois recebi duas de 300 quando arrumei emprego de carteira assinada ai tão me comprando 7 parcela totalizando 3600 reais
Eu recebi 4 parcelas do auxílio na época estava desempregado e realmente precisando , só que consegui um emprego fixado, mais aínda caiu a 5 parcela e a extensão 6 parcela .
No site aparece todas as 6 só q eu só usei 2 indevidamente as outras eu estava desempregado pq apareceu todas pra mim pagar ???
Olá Rafael! Tem ocorrido isso para todos praticamente. Verifique o total dos seus rendimentos no ano. Caso fique abaixo de 22.800,00 entendo que só precisa devolver as últimas parcelas. Mas pra ter certeza pode contatar o telefone 111 ou abrir reclamação no site do ministério da cidadania.
Fui contratada depois de receber três parcelas do auxílio mas recebi 5 parcelas tenho que devolver as 5 parcelas
Olá Rozi tudo bem! Essa semana vou publicar um vídeo falando sobre isso.
Amigo eu e a minha esposa recebemos o auxilio em 2020, na minha declaração de 2021, eu devolvi o meu, mas não incluir ela na minha declaração, por que teria que devolver os dois, "eu acho". A pergunta é: na minha declaração desse 2022, se eu incluir ela, vou ter que devolver o auxilio dela também, recebido em 2020??
Olá tudo bem! Não, por que as informações que vai declarar serão as de 2021.
Olá ,eu fui notificado via SMS para devolver 4 parcelas de R$600 ,mas quando acesso a página de devolução preencho os campos com CPF e data de nascimento aparece a seguinte mensagem:
''Não foi identificado pagamento do auxílio emergencial para este CPf .!
Eu estava registrado quando recebi ,então pode ser erro do sistema ,o que fazer?
Tudo bem Leandro! Neste caso você precisa abrir uma reclamação no site do ministério da cidadania ou pelo telefone 121.
Ola , recebi o SMS do governo no dia 20/12/2021, para eu devolver as 5 parcelas.Vc saberia dizer qual o prazo que tenho que devolver pós esse SMS..Pq de imediato não tenho esse dinheiro em mãos.
Oi Sika! Por enquanto não existe um prazo estipulado pelo governo. Ele está notificando e esperando a devolução VOLUNTÁRIA sem cobrança de juros e multa. Mas isso pode mudar no futuro
Se gostou puder se inscrever no canal e dar like no vídeo vai me ajudar muito
Seleciono as parcelas e aparece a msgm : falta R$0,00 a devolver. Tanto selecionando uma ou duas parcelas , q poderia srr?
Olá, faz um vídeo para todas as pessoas que estão tentando devolver o auxílio, mas não conseguem porque no site do ministério da cidadania dá erro na data de nascimento e CPF... Não sei o que fazer.....
Pode deixar vou ver se consigo a solução
O meu também tá dando erro na data de nascimento
Olá bom dia.
Então, recebi o MSM dia 21/12 tinham duas parcelas de 600 reais que deveria efetuar o pagamento.
No dia 28/12 eu paguei a primeira, pois o vencimento estava para o dia 05/01/2022. Hoje quando entro no site para gerar a GRU e pagar a segunda parcela quando entro no site dígito o meu CPF aparece a mensagem
"Não foi identificado pagamento do auxílio emergencial para esse CPF.
O que devo fazer pois quero resolver isso ?
Olá Maylon tudo bem! Conforme orientação que consta no site do Ministério da cidadania, você deve "encaminhar a documentação comprobatória do auxílio creditado em conta, bem como a tela do sistema de geração GRU (devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br) com o CPF, para que possam analisar."... através de uma reclamação nesse site falabr.cgu.gov.br/Login/Identificacao.aspx?idFormulario=1&tipo=2&ReturnUrl=%2fpublico%2fManifestacao%2fRegistrarManifestacao.aspx%3fidFormulario%3d1%26tipo%3d2%26origem%3didp%26modo%3d, ou no telefone 121.
@@contabilizamais
Bom dia
Então, eu entrei eu mandei o e-mail hoje para eles. Estou aguardando agora infelizmente por telefone celular não dar para ligar.
Tentei uma pancada de vezes
Entrei com o pedido do auxilio enquanto estava desempregado por volta do mês 04/2020. Recebi a primeira parcela no mês 06/2020 e da segunda até a quarta no mês 08/2020 em diante e depois foi cancelado porque estava empregado. Iniciei o emprego no mês 08/2020, porem eu achei que estava recebendo de forma retroativa pelos meses que fiquei desempregado e com o auxilio pendente. Pediram pra eu fazer a devolução, porém no site do governo em vermelho diz que eu não tenho valor a devolver. Preciso devolver mesmo assim?
Olá Filipe tudo bem! De acordo com o que vc informou eu entendo que não teria que devolver. Mas observe se vc estaria obrigado a devolver por outro motivo. Qualquer coisa dá pra fazer reclamação no telefone 111 da Caixa.
Moço , eu prestava serviço p uma pessoa durante 1 ano e 2 meses e devido ao cara me pagar igual casas bahia eu ja era incrita no cad , acabei recebendo as parcelas do auxilio p trata dos meus filhos , agora infelizmente tive q mover uma ação na justiça p receber tempo de servico e ele nao tendo nada p se safar ta usando disso pra me prejidicar disse q vai leva pra pra eu ter que devolver o auxilio , é diricil p pobre
Complicado né Jaqueline
Boa tarde, tudo bem? Tenho um problema, no site aparece que minha data de nascimento não confere com o cpf, porém meu cpf esta regular. Agora não sei o que fazer, se puder ajudar agradeço
Olá Pamela! Tente consultar seu CPF direto no site da receita Federal pra conferir número e data nascimento
@@contabilizamais Fiz isso e tudo esta correto, liguei no 111 e não dá por lá
Uma alternativa neste caso é procurar alguma agência da receita Federal pessoalmente
Oi Pamela, mesmo caso aqui comigo, liga no 121 primeiro opção 1 e depois opção 8 e abre um pedido de reclamação, situação chata, mas eles atendem super bem e dão 30 dias pra dar uma devolutiva
Espero ter ajudado
@@caiosoares9059 Oi Caio, vou fazer isso ontem liguei mas nem chamava e já derrubava a ligação. Obrigada pela ajuda, até fiquei preocupada pq estava correto
Bom dia.
Então, estou auxiliando os meus pais a realizarem a devolução do auxílio que receberam indevidamente. Ao emitir hoje o DARF junto ao site da Receita Federal para devolução, relativa a valores recebidos em 2020, consta a incidência de multa no valor de R$ 900,00 (novecentos reais), além de juros de mora de R$ 153,60.
Gostaria de entender o fundamento legal para esta multa, em montante tão significativo. A rigor, não é caso para aplicação de multa por atraso na declaração, cujo percentual máximo é de 20%.
Alguém passou por situação semelhante? Sabem o fundamento legal para a Receita estar cobrando essa multa no DARF?
Quanto às demais parcelas não abarcadas pela ultima declaração, consegui emitir a GRU sem qualquer acréscimo.
os meus valores de multa e juros são iguais ao seu. a validade do meu Darf é pro dia 25, eu queria saber quanto aumentaria de juros e do multo pro proximo mes mas n encontro essa informação em canto nenhum.
Oii tenho uma dúvida
Eu fui demitida dia 20 de março de 2020
Em abril dei entrada no auxílio emergencial recebi as 4 primeiras parcelas, aí dei entrada no meu seguro desemprego, aí recebi 1 parcela do auxílio com o seguro junto, recebi o sms, eu tenho que devolver as 5 parcelas recebidas ou selecionar só a última que recebi junto ?
Oi Isamara! Conforme o que você contou, no meu entendimento teria que devolver apenas a última.
Para aqueles que tem dúvida de como emitir o DARF para pagamento, segue link de vídeo explicativo de outro canal:
th-cam.com/video/XTAwAcmEYcA/w-d-xo.html
Nao sei se você tenho que entregar onde ir porque também quem tem dinheiro a vista pra devolver,veio na conta usamos o dinheiro oxi,se nao tinha direito porque enviaram pra conta
Pois é o governo também fez errado
Obrigada pelas informações!!
Por nada Sirlei Belo
Emitindo uma GRU por mês seria possível?
No meu caso eu estava trabalhando intermitente,fui atropelado e fiquei 11 meses sem andar. Dei entrada no auxílio emergencial e a empresa depois de um tempo me desligou e de entrada no benefício emergencial e eu nem sabia. Quer dizer... Eu fui beneficiado e devo três parcelas.
Obs: Chegou hoje um novo SMS. 20/12/2021
Olá Alcides tudo bem! Por enquanto a GRU só sai no valor total. Mas como comentei no vídeo pode vir mudanças nos próximos meses
@@contabilizamais Muito obrigado pela orientação. Vou aguardar um pouco mais. Tomara que parcele pelo menos RS tem casos e casos. Obrigado sucesso!
Tá certo, puder se inscrever e deixar like fico grato kkk
Pelo que apurei será gerada uma GRU para cada parcela do auxílio. Com isso entendo que poderia sim ser devolvido uma parcela por vez. Vc poderia tentar
@@contabilizamais valeu, obrigado sucesso! Mais um inscrito.
Tem um prazo Determinado pra devolver as parcelas de boa fé?
Tenho 4 parcelas a devolver.
Olá Leandro tudo bem! Ainda não tem um prazo definido, pois ainda não existe processo formal de cobrança. Por enquanto o governo só está avisando pra que a pessoa devolva de forma espontânea.
Recebi duas parcelas após ter assinado minha carteira, e no site aparece 6 quadrados com todas as parcelas que recebi. O que devo fazer? Tem que pagar tudo?
Olá João Pedro tudo bem! Somente as 02 que recebeu após ter conseguido emprego.
Se gostou do vídeo se inscreva no canal de like nos ajudará kkk
Amigo, fiz a contestação já fez um ano kk. Hj recebi uma mensagem que diz ' Mandado Recebido' oque quer dizer ?
Olá tudo bem! Também fiz contestação pra um cliente que está demorando muito. Acredito que essa mensagem de Mandado recebido seja que agora iniciarão analisar seu caso.
Bom dia! Recebi o auxílio em 2020 quando tava desempregada, após 3 parcelas comecei a trabalhar, mas primeiro passei por o periodo de experiência de 3 mês, e só depois disso q fui ter minha carteira assinada, ou seja, ainda não tinha carteira assinada quando eu recebi a 4 e a 5 parcela, mas chegou a SMS p mim q tenho parcelas a devolver, e quando entro no site, aparece as 5 parcelas p selecionar, onde eu posso tá contestando isso?
Oi Alessandra, isso tem ocorrido com outros também. Confira direitinho as datas de registro em ctps e as datas que recebeu o auxílio. Se for do jeito que comentou não precisará devolver nada. Para contestar ligar no telefone 111 ou ir diretamente em alguma agência da Caixa ou Receita Federal.
Você estava recebendo seguro desemprego?
Olá, como saber por qual motivo preciso devolver o Auxilio, pois na época abri um delivery de lanches, e tinha uma assistência pequena de celulares, porém não fiz declaração de imposto de renda, em Agosto, assinei como CLT e peguei uma parcela de 300. No site consta todas as parcelas disponível para devolução, caso tiver q devolver por ter tido uma renda acima de 22k terei q devolver tudo, agora se foi por conta da CLT terei q devolver uma de 300 reais apenas.
Por favor, preciso de ajuda, pois não tenho como devolver o valor.
Olá Jean! Vc fez a declaração do MEI?
@@contabilizamais SIM, foi feita.
Isso é uma piada devolver um dinheiro que é nosso!
@@jeacdsantos pode ser que esteja obrigado a devolver por causa da renda que informou na declaração do mei
@@contabilizamais Ontem eu revi minhas declarações do MEI, nenhuma foi feita acima de 3500 reais, será que pode ser isso mesmo?
A unica coisa que ocorreu foi eu ter pego a parcela de extensão após registrar carteira, porém foi apenas 1 e já foi automaticamente cancelado o Auxilio, no DataPRev em nenhum parcela consta inelegível.
Olá! Bom dia, eu recebi o SMS ontem da devolução, porém quando fiz o cadastro está autônomo e receber 3 parcelas, consegui um trabalho fichado poucos dias antes de receber a 4 parcela e veio a 5 junto, quantas parcelas eu devo pagar?
Olá Otávio tudo bem! Conferi direitinho as datas mas pelo que vc mencionou só teria que devolver as parcelas que recebeu após ter o emprego. No caso as duas últimas
Gostou do vídeo já se inscreva deixe aquele like maroto vai me ajudar muito obrigado kkk
Boa tarde, no site que gera a GRU o valor que aparece para devolução é de 0 reais, como proceder?
Vc tem q selecionar as parcelas antes pow kk tbm fui um q recebir a msg do gov. De merd@@
Tem que selecionar as parcelas
Olá recebi uma mensagem em 12/2020 que dizia que meu cpf foi identificado em um possível pedido indevido
Depois não houve mais mensagem recebida
O que devo fazer?
Olá tudo bem! Dá pra vc consultar no link que deixei na descrição do vídeo se houve algum pagamento a vc
Se gostou e puder se inscrever no canal e dar like no vídeo vai me ajudar muito
Opa com certeza!
Ja dei meu like e me inscrevi
Meu caso foi que eu recebi duas parcelas e estava desempregado mas minha esposa é funcionaria pública e me coloca como dependente no plano de saúde e ela teve um aumento onde enquadrou a renda familiar acima do padrao para receber o auxílio.
Quando fiz a declaração do ir dela me coloquei como dependente e apareceu a guia pra devolver.
Fiz a restitutiva e me tirei de dependente e passou normal.
Mas so recebi esse aviso por sms em 2020 depois não chegaram mais mensagens.
Boa noite, tudo bem?
Recebi a mensagem para devolução, porém eu estava em um trâmite de um processo de rescisão indireta do contrato de trabalho e não tinha nenhuma renda, o trâmite demorou bastante por conta da pandemia, então resolvi entrar com o pedido de auxílio emergencial.
Recebi um total de 4 parcelas, sendo que a quinta parcela foi bloqueada, pois eu comecei a receber o seguro desemprego. Quando eu entrei no app do auxilio emergencial, vinha uma mensagem falando q eu estava recebendo outro tipo de benefício e não recebi mais nenhuma parcela do auxílio emergencial, gostaria de saber se realmente preciso devolver o dinheiro para o governo.
Recebi a mensagem na data do dia 21/12/2021.
Obrigado pelo vídeo e se possível aguardo resposta!
Olá Lucas! Seu caso é um pouco diferente. Pra efeitos legais, durante o trâmite da rescisão seu contrato de trabalho era considerado normal, a não ser que ao final tenha encerrado com data retroativa. Vc terá que provar que nesse período ficou sem rendimento. Dá pra fazer reclamação no telefone 111 ou ir diretamente em alguma agência da Caixa ou Receita Federal.
@@contabilizamais após o trâmite jurídico, o juíz autorizou dar baixa em minha carteira de trabalho em uma data de início de março de 2020. O meu primeiro benefício caiu no mês de maio, sendo cancelado no mês de setembro, quando eu comecei a receber o seguro desemprego.
Olá poderia tirar uma dúvida?
Então, em 2020 estava desempregado recebi 5 parcelas de 600 reais.
Mês 6,7,8,9,10 porém, assinei a carteira no dia 8/9/2020 a minha dúvida é se tenho que devolver todas as parcelas ou apenas a que peguei a partir do momento em que assinei a carteira? Ou seja no mês 09 e 10 ?
Olá Maylon tudo bem! Precisará devolver apenas as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Neste caso somente as duas últimas. Mas verifique certinho as datas de recebimento e registro em ctps para não ter problema. Outro detalhe você estava recebendo seguro desemprego?
@@contabilizamais
Então, não estava recebendo seguro desemprego não.
Eu saí do trabalho dia 05 de outubro desse ano dei entrada agora no meu seguro desemprego e recebi a primeira parcela dia 10/12/2021. Tem algum problema?
Tem não. Então é conforme disse na última resposta.
@@contabilizamais Eu recebi auxílio e estava desempregada no tempo que recebi as parcelas de 600.
Porém arrumei um emprego e caiu duas parcelas de extensão terei que fazer devolução ?
@@larissaalves4749 as parcelas de extensão não precisa devolver.
Quem declarou I.R. pq tinha investimentos na bolsa mas não chegou nem a 100,00 de investimentos? Como vai ser? Precisa devolver?
Oi Jully tudo bem! Só por ter feito declaração de ir não torna a pessoa obrigada a devolver.
Se gostou e puder se inscrever no canal e dar like no vídeo vai me ajudar muito
Bom dia, poderia me tirar uma dúvida? Meu namorado recebeu algumas parcelas em 2020 quando estava desempregado, iniciou na empresa em agosto 2020, e logo ja foi cancelado o auxílio. No extrato do auxílio diz que ele recebeu 6 parcelas de 600 e uma de 300 e que logo após foi cancelado. Pois bem, ele recebeu no máximo 3 parcelas de 600 segundo ele, nada mais do que isso. Tem algum lugar que tenha como provar que ele não recebeu todas essas parcelas de 600? Será que alguém recebeu no lugar dele? Ele precisa devolver mesmo sem ter recebido?
Olá Maria! Ele só precisa devolver as parcelas que recebeu. Neste caso tem que emitir um extrato de recebimento pelo site e se realmente não concordar aconselho fazer reclamação na ouvidoria do gov.br ou ir diretamente numa agência da receita Federal
Vc pode ligar nesses telefones 0800 104 0 104 ou no 111
Olha o extrato pelo site, aconteceu o mesmo com minha namorada, e foitra pessoa cadastrou no caixa tem e pegou esse dinehrio
aconteceu o mesmo com meu esposo😕
Meu marido foi notificado pra devolver 6 parcelas no período de 2020. Nessa época ele estava desempregado e conseguiu o emprego durante s última parcela. No caso ele na deveria devolver apenas essa parcela? Outra dúvida, o fato de eu estar afastada no período influência??
Olá Nayra tudo bem! Neste caso só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Mas se estava no seguro desemprego e recebeu o auxílio também precisa devolver.
@@contabilizamais ele não estava no seguro. Quem recebe auxílio sou eu.. isso interfere
Pode influenciar sim
@@contabilizamais ah ok mto obrigada pelas respostas
Poder se inscrever e dar like agradeço
Eu tava com o mandando de prisão ,mas meu advogado removeu meu mandato de prisão , msm assim tenho que devolver ?
Estou separada porém sou casada no papel já pedi o divórcio mais o dito cujo não aceita ... Sou do bolsa família automaticamente peguei o auxílio .. meu ex foi declara o imposto e saiu lá q eu estou devendo o auxilio eu nem sabia não recebi nenhuma notificação .. não sou registrada e recebo o bolsa normal agr renda Brasil 🤦🏻♀️ será q consigo recorrer
Olá Gabriela tudo bem! Seu ex teria que retificar a declaração do imposto retirando vc de dependente.
Ok! Eu recebi 4 parcelas devidamente porque na época eu tinha acabado de sair da empresa porque a mesma tinha fechado as portas e agora eles tão mim cobrando.
Como eu faço para saber o valor exato que eu preciso devolver ? E como faço para consultar se ainda devo depois de pagar ?
Olá tudo bem! Na descrição do vídeo tem o link do site da devolução. Lá irá aparecer as parcelas que o governo entende que vc precisa devolver. Só selecionar as parcelas e logo abaixo aparecerá os valores.
@@contabilizamais desdo início então , mas eu só recebi duas após ser registrada em carteira. Por isso eu não estou entendendo.
Lá mostra as 5 parcelas , sendo que apartir da terceira que eu comecei a trabalhar.
Isso está acontecendo com outras pessoas também. Fiz até um vídeo short explicando isso. Você só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido emprego. Mas verifique certinho as datas de registro em ctps e o recebimento das parcelas
@@contabilizamais muito obrigada pela atenção.
Eu recebi o aviso, mas tinha direito na época. Estava sem trabalho, fui demitido na pandemia, morei de favor um tempo inclusive. Não sei o q fazer, acho q vou ligar na caixa para saber mais informações
Olá André! Estranho então. Você não estava recebendo algum outro benefício na época, como o seguro desemprego por exemplo?
Bom dia, eu gerei apenas uma GRU com o valor de todas as parcelas a devolver… tem algum problema isso? Já paguei o boleto.
Olá Felipe! Tem problema não
No meu caso fui contratada após receber a 3 parcela.
Porem fui olhar sobre o caso constava 2 parcelas a mais no sistema totalizando 5 porém tenho total consciência que eu apenas saquei 3 parcela e não 5.
Nesse caso terei que pagar as 5
O correto é a devolução apenas das parcelas que recebeu após já ter emprego
O meu caso é igual a de vc
Boa tarde, eu entrei pra fazer a declaracao IR 2024 pensando que estava liberado, mas vi que vai ser a partir de 15/03, até ai tudo bem. O que aconteceu foi que apareceu uma notificacao de debito referente a declaracao de 2021 (referente 2020) fui olhar o que era e tem um DARF gerado sobre a devolução do auxilio emergencial de 2020 (peguei 3000 na época, o DARF está no valor de 4782) fiquei em duvida se devo devolver mesmo, pq ate hoje nunca recebi nenhum tipo de cobrança/notificação, só vi esse DARF gerado pq fui olhar sobre o IR 2024 por curiosidade. Fucei tudo no ecac e está tudo normal com meu CPF, consigo emitir a certidao negativa de débitos e também nao estou no cadin. O que vc acha que devo fazer? Nao fazer nada e esperar pra ver se meu cpf fica com pendência, pagar a darf de 4872 ou pagar essa gru de 3000 sem juros/multa? Lembrando que esse darf so aparece naquela parte do meu imposto de renda, nao há em nenhum local do ecac essa cobrança e meu CPF está regular.
estou no mesmo bo que voce, so fui descobrir agora por causa do imposto de renda, e nao sei o que fazer, pq nunca recebi notificação nem nada
@@gabssart até agora nao paguei, meu cpf ainda está sem pendencia rsrs, ah, o DARF já vai em r$5000 kkkk
@@b.Jeferson kkkkkk eu descobri hj e tô surtando com os 3.900 imagina 5k kkkkkk ai eh foda viu
Boa noite! Meu tio me tinha como dependente e eu não sabia. Ele declara IR, mas eu recebi o auxílio e foi solicitado devolução. Para mim aparecem apenas 4 parcelas para devolução até janeiro de 2022, como faço para pegar as parcelas com DARF (algo assim) que já venceram?
Olá Vitória tudo bem! Provavelmente lá no site da devolução alguém já gerou uma parcela. Neste caso tem que aguardar passar o vencimento dela pra ficar disponível pra emissão novamente
Bom dia, Vitória.
Então, os valores que foram recebidos indevidamente e, no momento da declaração de IR, a RF já detectou, devem ser pagos por DARF a ser emitido no site da RF no "Meu imposto de renda".
No caso dos meus pais, emiti o DARF para os valores detectados pela Receita.
Quanto aos valores não detectados pela RF, emiti GRU no site do Ministério da Cidadania.
eu tava recendo auxilio e nem sabia kkk
Kkk
depois qye gostamos vem pedi e a vista ainda kkj
Complicado né Dome kkk
Boa noite. Eu não recebi nenhuma mensagem cobrando a devolução. Porém, entrei nesse link e coloquei meu CPF e minha dará de nascimento. Quando eu acessei, apareceram todas as parcelas disponíveis para eu selecionar. Isso quer dizer que preciso devolver? Está bem confuso isso.
Entendo que sim. Talvez seu celular não está certo na Receita e por isso não recebeu a notificação.
@@contabilizamaiseu também não recebi nada 😅 e no site está igual do rapaz. Queria saber se eu pagar pelo site da cidadania através do GRU o valor total, zera minha dívida ou ficara algum débito na receita tipo multa e juros, por favor esclarece isso pra mim 😅
Boa noite recebi esse sms da devolução do auxilio, estava desempregada me cadastrei em abril de 2020, porém comecei a receber em agosto, na qual recebi 3 parcelas e em setembro comecei a trabalhar registrada, e agora estão me cobrando 4 parcelas eu tenho que pagar todas as parcelas?
Oi Maira tudo bem!? Precisa devolver somente as parcelas que recebeu durante o período já estava trabalhando
Amigo boa noite
Recebi uma notificação por SMS pedindo a devolução do dinheiro
Recebi ao total 5 parcelas, onde 2 delas foi depois que arrumei emprego de carteira assinada ( no meu entendimento deveria devolver esse valor ou seja 1200,00)
Qd entro no site que não parece o valor que tenho que restituir mas 5 “quadradinhos” para marcar e assim o valor fica referente a quantas opções eu marcar
Como que posso ter certeza de qts parcelas tenho que pagar? Como que sei realmente isso? Estou em uma dúvida cruel pf me ajuda.
Olá Mateus tudo bem! Você só precisa devolver as parcelas que recebeu após ter conseguido o emprego. Como vc mencionou que foram 02, teria que devolver apenas duas. Mas verifique certinho as datas pra não ter problemas. Espero ter ajudado.
Oi boa noite estou na mesma situação, eu recebi 3 parcelas enquanto estava desempregado no ano de 2020, nesse mesmo ano comecei a trabalhar de carteira assinada mas só recebe 1 parcela quando tava trabalhando, no total aparece 4 quadrados no caso eu só preciso pagar 1 e isso mesmo?
@@gugaff4249 ola Karlinhos tudo bem! Entendo que é a mesma situação do colega anterior. Só precisaria devolver 01, mas verifique as datas pra evitar maiores problemas. Se gostou e puder me ajudar se inscrevendo no canal kkkk
Tive esse mesmo problema e estou na dúvida de quantas paga
@@luizhenriquerodrigues3295 mesmo procedimento. Mas vc estava recebendo seguro desemprego?
Olá ,eu fui notificado via SMS para devolver 4 parcelas de R$600 ,mas quando acesso a página de devolução preencho os campos com CPF e data de nascimento aparece a seguinte mensagem:
''Não foi identificado pagamento do auxílio emergencial para este CPf .!
Eu estava registrado quando recebi ,então pode ser erro do sistema ,o que fazer?
Já respondi essa mesma pergunta sua...