ALTIMETRIA - ERROS Altimétricos e as CONDIÇÕES do Ar
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- Neste vídeo eu resolvo um exercício de altimetria analisando as resultantes nas condições em que a temperatura real do ar, no FL, seja maior que a condição ISA para referido nível de voo.
--------------------------------------------------------------------------------
www.altitudede... (Blog)
/ altitudedensidade (Instagram)
forms.gle/wUcc... (Minisimulado - Altimetria)
_________________________________________________
SE INSCREVA NO MEU CANAL!!
CURTA E COMPARTILHE COM ALGUM AMIGO SEU QUE ESTÁ SE PREPARANDO PARA A BANCA ANAC!
Excelente explicação!!!
Incrível, muito bem explicado!! didática maravilhosa.
Vc ensina muito bem mas, onde estão os teus outros vídeos ?!
O que aconteceu com tão preciosas aulas?!
Muito bom Dalton!!
muito bom
Top cmdt Dalton !
Obrigado querido. Compartilha para aqueles estão na lida com os estudos...
Excelente aula, porém, apenas aqui uma observação que eu costumo passar aos meus alunos. A fórmula de Altitude Densidade que apareça no livro do Sonnemaker é uma aproximação para facilitar o cálculo, onde considera-se pra cada grau Celcius de diferença, 100 pés. Todavia, se fizer este mesmo cálculo no computador de voo, vamos observar que o resultado sempre dará um "golinho" a mais. Isto se dá porque a aproximação mais correta é 120 e não 100.. Como fonte de referência: www.flyingmag.com/technique/tip-week/calculating-density-altitude-pencil/
Isto é apenas uma observação, tuas aulas são excelentes e sempre as indico para as pessoas. Grande abraço!
Como faço pra entrar em contato contigo @Romulo Ribeiro? Não te encontrei no facebook
Top !!
Legal os vídeos .
O canal é novo ?
Faz um vídeos explicando sobre umidades absoluta relativa e específica. ..com exemplos e fórmulas . Poderia falar também sobre cavados e cristas ...
Abraço .
Não sei se alguém consegue responder minha dúvida. Se o altímetro é um barômetro e ele está regulado para a ISA (ao colocar ali 1013.2) então quando temos uma temperatura maior do que a da atmosfera padrão ele deveria indicar FL 055 em uma altitude menor do que se a atmosfera fosse padrão. Não é isso que se lê nos livros de metereologia aeronáutica, o que se lê é justamente o contrário: "temperatura maior que a ISA, a altitude real da aeronave será maior do que a indicada no altímetro". Isso não faz o menor sentido pra mim pq dá a entender que o altímetro é um termômetro e não um barômetro.
Olá Furla, tudo bem? Dou aulas em escolas de aviação e fui instrutor internacional de pilotos na Embraer. Espero poder te ajudar, vamos lá! Imagine uma sanfona na horizontal. Observe que o fole desta sanfona pode ser comprimido ou esticado. Ok? Essa analogia irá facilitar o teu entendimento.
Pois bem, repare que na atmosfera ISA, onde nós temos a pressão 1013,2 hPa e a temperatura 15C, nós teremos a densidade padrão de 1,225 kg/m^3. Como estes valores se encontram no nível do mar na ISA, então temos ai a condição de Altitude pressão 0 pés e altitude densidade 0 pés. Observe, conforme muito bem explicado pelo professor no vídeo, que NA ATMOSFERA PADRÃO ISA (escrevi com letras maiúsculas de propósito para enfatizar) , a variação vertical de pressão é 1 hPa para cada 30 pés. Mas quem disse que na atmosfera real a variação de pressão é essa?
Ela só vai ser essa, se a temperatura no nível de voo for igual a temperatura ISA, se ela for diferente, isto significa, que este espaçamento pode ser menor ou maior, ou seja, a atmosfera estará mais contraída (com as isóbaras mais próximas) ou mais expandida ( com as isóbaras mais distantes). Lembra da sanfona?
Imagine que o fole tenha uma certa abertura aonde cada dobra representa a distância vertical entre as isóbaras. Se você puxar o fole, a separação aumenta e se você comprimir, ela diminui. Quem faz este "efeito" na atmosfera é a variação de temperatura. Voltemos ao exemplo.
O nível de pressão padrão é 1013,2 hPa. Na atmosfera padrão ISA, 1000 pés vai corresponder à pressão de cerca de 980 hPa, isto é, se o altímetro "sentir" a pressão de 980 hPa, ele vai indicar 1000 pés. Na atmosfera ISA, de fato, a isóbara de 980 hPa está realmente a 1000 pés da isóbara 1013 hPa, DESDE QUE a tempera seja padrão, ou seja, a temperatura a 1000 pés seja de 13C. O que acontece quando a temperatura é maior?
Os 980 hPa não estarão a 1000 pés dos 1013 hPa, mas sim numa distância maior, porque a atmosfera "esticou", ela se expandiu; como se você puxasse o fole da sanfona para cima. Então os 980 hPa estarão mais acima do que os 1000 pés, então para o altímetro marcar os 1000 pés a aeronave terá que subir para captar a pressão de 980 hPa e ter a indicação de 1000 pés, mas fazendo isso, a aeronave estará mais alta do que os 1000 pés em relação a isóbara 1013 hPa. Por isso que se diz que quando a temperatura aumenta, a aeronave está mais alta, porque as isóbaras sobem e quando está mais frio a aeronave desce, porque as isóbaras então mais próximas, logo, mais baixas.
Espero que tenha elucidado tua dúvida. Se quiser, me adicione no Facebook: Romulo Ribeiro
@@RomuloRodolfo entendi perfeitamente Romulo! Excelente explicação! Não estava conseguindo enxergar esse "esticamento" da atmosfera. Mas faz sentido, quanto mais quente mais afastada as moléculas estarão umas das outras e mais alta é a camada de atmosfera como um todo! Muito obrigado pela explicação detalhada, vou até gravar ela nas minhas anotações de estudo! Tenha uma excelente semana! Abraços!
@@furla5757 , fiquei feliz em saber que fui útil. Grande abraço e ótimos estudos!
@@RomuloRodolfo Olá professor , poderia me esclarecer uma dúvida ? O ar em altas altitudes , por estar mais frio , diminuí a taxa de compressibilidade ou aumenta essa taxa ? A viscosidade desse ar por estar mais frio , tem relação com essa razão de compressibilidade nas altitudes superiores , tipo entre a troposfera e tropopausa ? Obrigado.
Meu amigo, cade teu blog?!
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
👍✈️✈️