Núcleo Celular

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ก.ย. 2024
  • #Biologia #Citologia #Núcleo
    Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre o núcleo das células.
    Roteiro logo abaixo.
    Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.
    Roteiro do vídeo:
    O núcleo celular é aquela bola que geralmente vemos quando estamos vendo celular no microscópio da escola, ou até mesmo em imagens e desenhos, é uma bola central que fica na célula. Ele é uma organela muito importante e já falamos várias coisas dele, então essa aula terá muitas referências de outras aulas aqui do canal.
    Essa organela, por ser grande e de fácil visualização, foi uma das primeiras a serem descobertas em 1802 por um austriaco botânico chamado Franz Bauer, mas foi realmente reconhecida como núcleo em 1831 por um botânico escoses chamado Robert Brown. Porém sua função só foi compreendida bem depois disso, em 1838 por um botânico alemão (Matthias Schleiden). Perceberam que os botânicos foram os primeiros a ver essa organela? Isso acontece pois as primeiras células estudadas na história foram células vegetais, que são mais fáceis de visualizar, comentamos isso na aula de células aqui do canal, dá uma olhadinha lá depois. (TUMB)
    Vamos começar dizendo que as representações que vemos do núcleo celular são apenas uma imagem didática, ou seja, ele em alguns casos é realmente redondo e fica no meio da célula, mas na grande maioria dos casos ele tem formatos mais alongados e nem sempre está no meio da célula, vai variar bastante sua posição.
    Ele é considerado o cérebro da célula, pois é dali que saem as informações para a célula trabalhar no que precisa, mas ele também pode ser considerado o órgão reprodutor da célula, já que ele também é responsável pela reprodução da célula.
    Essas duas funções estão relacionadas com uma estrutura que está dentro do núcleo, o famoso DNA (Ácido desoxirribonucleico), que vai organizar todas as informações dos indivíduos. Mas para entender melhor essa estrutura, sugiro que vejam a aula de DNA e RNA e a aula de cromossomos aqui do canal (TUMB).
    E como eu disse, a função cérebro do núcleo está relacionada com quais proteínas ele pode pedir para a célula criar através do processo de síntese de proteínas, que explicamos aqui no canal (TUMB), onde do núcleo saem informações copiadas do DNA para o ribossomo poder criar as proteínas específicas. E a parte de reprodução da célula, ou melhor dizendo replicação, está relacionada com o conteúdo que o DNA tem dentro dele mesmo capaz de formular outras células, que explicamos na aula de Mitose e de meiose aqui do canal, também deem uma olhada lá (TUMB).
    Mas já que expliquei em outras aulas toda essa parte de DNA, vamos focar no que eu ainda não expliquei, que é a morfologia do núcleo celular.
    A começar que o núcleo só é formado em células eucariontes, não que as procariontes não tenham DNA, elas tem, mas a organela que irá concentrar o DNA em um ponto só é exclusividade das células eucariontes. Alias, já falando de morfologia, ser eucarionte significa ter uma carioteca, afinal, eu = verdadeiro e carionte = carioteca. Mas o que é isso?
    A carioteca é uma membrana que envolve o núcleo celular e é bem parecida com a membrana celular que já estudamos, com uma dupla camada de glicoproteínas. A diferença aqui é que ela possui uma ligação na camada externa através do retículo endoplasmático rugoso e no lado interno da membrana interior há uma rede de proteínas que ajudam na sustentação da carioteca e participam do processo de divisão celular, contribuindo para a fragmentação e reconstrução do núcleo quando necessário. Além disso, na carioteca temos poros que são importantes para controlar a entrada e saída de substâncias, como o RNA.
    Dentro dessa carioteca temos DNA e RNA, e uma gosma que se chama Nucleoplasma, que é o líquido onde tudo isso está inserido. Junto disso temos também a matriz nuclear, que é como se fosse um esqueleto que irá apoiar e dar sustentação para os cromossomos ficarem posicionados.
    Uma outra estrutura encontrada no núcleo que vocês já ouviram falar com certeza é o famoso Nucléolo. Os nucléolos são corpos densos e arredondados compostos de proteínas, com RNA e DNA associados. É nessa região do núcleo onde são fabricadas as moléculas de RNA ribossômico que se associam a certas proteínas para formar as subunidades que compõem os ribossomos. Essas subunidades ribossômicas ficam armazenadas no nucléolo e saem no momento de realização da síntese proteica.
    Além disso, no núcleo temos enzimas, proteínas e fatores de transcrição espalhados lá dentro.

ความคิดเห็น • 79