Em 2009 conheci o Aílton num curso da Fundação Gaia Education, em Viamão, num centro budista. Ele nos ensinou como acalmar a mente, antes de dormir, para se libertar pro sonho. Faço até hoje! Ele me trouxe de volta ao mundo, com mais coragem de viver. Sou eternamente grata.
@@criar1111 incrível privilégio! Realmente na hora não percebi o quanto era histórico aquele momento em minha vida. Como tudo em Krenak, suas falas e ensinamentos são de palavras simples e sentimentos sengilos e produzem em nós sentimentos muito puros, que às vezes esquecemos que eles são a nossa base de vida. Para acalmar a mente ele nos sugeriu fechar os os olhos e imaginar um curso de água, um córrego, uma sanga, e a medida que cada pensamento aparece, você o joga na água, e vai fazer isso, até que fique só vc e a água e com o tempo, vc também não vai mais estar, só a água... E aos poucos nem a água... Enfim, não é uma receita, mas é uma linda forma de perceber o quanto o córrego, a sanga, é vivo e interage conosco, nos acalmando, nos livrando de nós mesmos, e com mais tempo ainda, vc dá nome para seu curso d'água, vc conversa com ele, e ele responde, e aí não sei como explicar kkkk nem sei se há explicação. Isso foi um dos muitos ensinamentos, que até hoje ecoam na minha cabeça, a outra visão de mundo, que resgata a cosmovisão dos que vieram antes, não nega onde estamos, e tem motivos para esperançar. Para mim, se houver um pós capitalismo, ele esta(rá) na vanguarda.
Quanta singela e profunda beleza em Leandro, Aílton e Anna! Gratidão pelo belíssimo trabalho de conexões que vocês fazem, cada um em seu papel, todos manifestados aqui harmoniosa e inteligentemente.
Exato, tava pensando nisso, é fundamental preservar as florestas! Na Europa a floresta não tem mais mistério como as florestas do Brasil. A " civilização" é muito cinza e triste, cinza!
Os indigenas brasileiros são os réis dos trópicos🌳🍀☘️🌿🌵e naturalista. Infelizmente a população indígena é minoria no Brasil🇧🇷🇧🇷quando deveria ser a maioria da população brasileira e a população não-indigena não herdou o naturalismo dos indigenas🏹🏹🌰🌰. O Brasil🇧🇷🇧🇷perdeu a grande de construir uma das civilizações mais incríveis da face da terra com a junção da população indígena, branca, negra e amarela. Se nós tivéssemos herdado o naturalismo dos povos indígenas com a junção da educação👨🏫👩🏫👨🎓👩🎓 e ciência e tecnologia👩🚀👩🚀👨🔬👩🔬👨💻👩💻, hj esse país poderia ser outro com relação homem e natureza que poderia se refletir em cidades ecológicas com carros eletricos, rios limpos com saneamento básico universal e ruas sem sujeiras, plantas milenares da cultura indígena para a saúde humana e alimentação mais saudável e natural. Se os europeus não tivesse matado tando indigenas e as doenças infecciosas trazidas pelos europeus tb não tivesse contribuindo para esse massacre, hj a demografia da população brasileira poderia ser outra com aproximadamente 400 milhões de habitantes sendo que 200 milhões seria só de indigenas, 100 milhões de brancos, 90 milhões de negros, 5 milhões de amarelos orientais e 5 milhões de mestiços/pardos. Hj a livros que falam haviam 10 milhões de indígenas no Brasil e meu sonho era ver esse Brasil naturalista dos nossos povos originários com indigenas astronautas Lgbtqia+🏳️🌈🏳️🌈👩🚀👩🚀🇧🇷🇧🇷🏹🏹🌰🌰chegando a marte por exemplo e o primeiro presidente negro desse país🇧🇷🇧🇷.
Muito grato por poder ouvir essa conversa de muita riqueza e profundidade. Nos inspira a prestar atenção nos aprendizados dos sonhos e a reverenciar cada vez mais a floresta e os povos indígenas
Eu sonhava muito quando criança. Alguns sonhos eu ainda lembro. E sempre amei olhar a dança das árvores no céu embaladas ao vento. Olhar o céu e as folhas balançando foi sempre o que eu mais amei desde criança. Amo até hoje. Me alimenta.
Estou assistindo agora no TH-cam e seria interessante que o número do pix da SAÚVA ficasse disponível para todos que queiram contribuir para a Escola Viva. Agradeço.
Querida Rejane, obrigada pela sua sugestão. Ali na descrição do vídeo fica disponível o link do site Selvagem que direciona para a página do Colabore com todas as informações sobre essa iniciativa, inclusive o PIX. Assim também é possível contar um pouco mais a fundo sobre as atividades das escolas vivas e como funciona esse mecanismo de colaboração. Aqui vai novamente: selvagemciclo.com.br/colabore/
Maravilhosa a proposta do Selvagem, apoiando as escolas vivas e toda a produção do objetivo "acolhimento". Cadernos, aulas e lives, tudo produzido com muito esmero e humanismo. Apoiando. Gratidão!
Adorei essa dedicação exclusiva com as vidas indígenas, hoje soube que a Araucária é uma árvore sagrada, para tribo indígena de SC, onde se falta o canal Buenas Idéias realizou um sonho de reconhecer a triste saga de um povo que plantou 20 mil árvores de araucária, que está atualmente é uma tribo profunda, na nossa vida é sonho brasileiro, eles buscam ter as áreas e vidas respeitadas são chamada povo do Sol, busquem as flores mesmo achando bonitas ver que todas tem espinhos, temos que nos unir... salvas as vidas VALIOSAS nas vidas indígenas e árvores sagradas, Araucária em vez de guias humanos indígenas ou capitalistas somos o mesmo povo sem saber o mundo ver...
Que maravilha de encontro, conversa e grande início (para mim) de aprendizado! Não se é o mesmo depois disto tudo. Gratidão imensa ao Leandro, Ailton e Anna e a todos envolvidos.
Putz! Que conversa Rica!👏👏👏 Na parte em que os dois falam sobre a integração entre Ciência e Conhecimento me permito deixar aqui minha opinião (se é que "ouvi" certo), visto desde um universo meio que poético. despretensiosamente. Mais que uma idéia uma sensação de estarmos, enquanto ?espécie, raça, humana, até por instinto de sobrevivência, a buscar tal conexão. O uso das palavras Ciência e Conhecimento, geralmente,me soam como apelidos de duas partes separadas dO Conhecimento. 'Talvez devessemos integrar as duas partes com ciência, muita e sensível ciência; conhecer e experienciar esta integração, aí sim alcançaremos, ou ?alcançariamos, me parece, tal Conhecimento. (Ou o Krenak tentou falar isso?) Tenho sentido, no todo, esta busca. Não possuímos, ainda, uma visão, penso, ? holística, de nós mesmos, no mundo, de nós mesmos e o mundo, do mundo, juntos, separados, juntos e separados. e qual seria o resultante ? enquanto espécie e cultura? Há um Conhecimento, fragmentado, e, ou por, medo de todo tipo. Cara-pálidas, vermelhos, amarelos, e pretos nos misturando - ?ao invés de nos encontrarmos? Ou não? Houve (?senti) um questionamento meio que assim no relato de um dos sonhos do André, não? qdo viu as tribos separadas porém conectadas. E o uso de ferramentas, tecno-lógicas, como parte de uma/da cultura de ?uma raça de mineradores, como o uso de chás e compressas e inalação, etc, também como ferramentas, ?de uma raça de mineradores? campesinos? Uma vez rascunhei, ?do nada, um textinho: '!sei lá, mas a impressão que tenho é de termos sido trazidos para cá como escravos para trabalhar nas minas de algum rei. E a partir daí parece que me abriu um portal em forma de interrogação. Tsss, acho que ficou confuso. Interessante "ver" o processo de busca e conexão do André enquanto cara - pálida .
Muito interessante o que você traz, Edson! Obrigada por compartilhar seus pensamentos. Podemos acrescentar ao grupo do Conhecimento, que abarca a Ciência, a Filosofia. Assim seguimos juntos fazendo mais questionamentos e buscando as respostas através das danças cósmicas que criamos diariamente, não? ♾
Gostaria de colaborar financeiramente e visitar as escolas vivas para aprender in loco e trazer para minha praxis, nas escolas primarias que leciono no RJ e Duque de Caxias.
Oi, Mari! Obrigada por manifestar sua vontade em colaborar. Aqui vai o link do site Selvagem com mais informações: selvagemciclo.com.br/colabore/. No entanto, ainda não estamos facilitando visitações às aldeias, somente doações. Para estar mais integrada com as atividades do Selvagem em relação às escolas vivas, sugerimos que você conheça os grupos de trabalho da Comunidade Selvagem: selvagemciclo.com.br/comunidade/
Oi, Tamires! Tudo bem? Durante o chat ao vivo enviamos vários links com referências às falas do Leandro e do Ailton. Se você puder rever a live no trecho em que ele menciona o que procura, pode dar uma olhada no chat e verificar se não está por lá. Se não, por favor, sinalize por aqui o trecho (o minuto do vídeo) em que ele fala sobre isso e podemos ajudar você com essa informação. 💗
oi, Ana! Para mais detalhes nesse nível, sugerimos que você entre em contato direto com Leandro. Aqui vai o link do perfil dele: instagram.com/althemanleandro7/
Anna Dantes,venho acompanhando os vídeos Selvagem. Gostaria de fazer uma contribuição financeira. Você mencionou essa possibilidade neste vídeo mas não passou o endereço para esta contribuição. Aguardo sua resposta. Abraço fraterno
Oi, Bernadette! O link do site Selvagem com mais informações sobre as possiblidades de colaboração foi enviado no chat ao vivo e fica disponível também na descrição do vídeo. Aqui vai novamente para você: selvagemciclo.com.br/colabore/. Muito obrigada pelo seu interesse em fazer parte!
Em 2009 conheci o Aílton num curso da Fundação Gaia Education, em Viamão, num centro budista. Ele nos ensinou como acalmar a mente, antes de dormir, para se libertar pro sonho. Faço até hoje! Ele me trouxe de volta ao mundo, com mais coragem de viver. Sou eternamente grata.
@Marilia de Medeiros, que privilégio você teve! Poderia compartilhar por aqui seu aprendizado, de alguma forma possível?
Agradeço.
@@criar1111 incrível privilégio! Realmente na hora não percebi o quanto era histórico aquele momento em minha vida. Como tudo em Krenak, suas falas e ensinamentos são de palavras simples e sentimentos sengilos e produzem em nós sentimentos muito puros, que às vezes esquecemos que eles são a nossa base de vida. Para acalmar a mente ele nos sugeriu fechar os os olhos e imaginar um curso de água, um córrego, uma sanga, e a medida que cada pensamento aparece, você o joga na água, e vai fazer isso, até que fique só vc e a água e com o tempo, vc também não vai mais estar, só a água... E aos poucos nem a água... Enfim, não é uma receita, mas é uma linda forma de perceber o quanto o córrego, a sanga, é vivo e interage conosco, nos acalmando, nos livrando de nós mesmos, e com mais tempo ainda, vc dá nome para seu curso d'água, vc conversa com ele, e ele responde, e aí não sei como explicar kkkk nem sei se há explicação. Isso foi um dos muitos ensinamentos, que até hoje ecoam na minha cabeça, a outra visão de mundo, que resgata a cosmovisão dos que vieram antes, não nega onde estamos, e tem motivos para esperançar. Para mim, se houver um pós capitalismo, ele esta(rá) na vanguarda.
@@mariliagoncalves592 Gratidão por sua explicação! ♥️💚🏹🌻
@@mariliagoncalves592 que coisa linda, Marilia! Sejamos fluidos como a água 💙
Gratidão!! Nos Amô ❤
Gratidão pelos ensinamentos
💚🤲✨boa noite.
🙏Gratidão.
O medo impede mesmo o conhecer..trocar o medo pela curiosidade
os meu sonhos são de uma densidade impressionante, e ssão constantes, parece uma realidade paralela. Esta fala chegou leve aqui agora. Gratíssima
Maravilhoso ❤
Quanta singela e profunda beleza em Leandro, Aílton e Anna! Gratidão pelo belíssimo trabalho de conexões que vocês fazem, cada um em seu papel, todos manifestados aqui harmoniosa e inteligentemente.
Sim
Exato, tava pensando nisso, é fundamental preservar as florestas!
Na Europa a floresta não tem mais mistério como as florestas do Brasil. A " civilização" é muito cinza e triste, cinza!
Os indigenas brasileiros são os réis dos trópicos🌳🍀☘️🌿🌵e naturalista. Infelizmente a população indígena é minoria no Brasil🇧🇷🇧🇷quando deveria ser a maioria da população brasileira e a população não-indigena não herdou o naturalismo dos indigenas🏹🏹🌰🌰. O Brasil🇧🇷🇧🇷perdeu a grande de construir uma das civilizações mais incríveis da face da terra com a junção da população indígena, branca, negra e amarela. Se nós tivéssemos herdado o naturalismo dos povos indígenas com a junção da educação👨🏫👩🏫👨🎓👩🎓 e ciência e tecnologia👩🚀👩🚀👨🔬👩🔬👨💻👩💻, hj esse país poderia ser outro com relação homem e natureza que poderia se refletir em cidades ecológicas com carros eletricos, rios limpos com saneamento básico universal e ruas sem sujeiras, plantas milenares da cultura indígena para a saúde humana e alimentação mais saudável e natural. Se os europeus não tivesse matado tando indigenas e as doenças infecciosas trazidas pelos europeus tb não tivesse contribuindo para esse massacre, hj a demografia da população brasileira poderia ser outra com aproximadamente 400 milhões de habitantes sendo que 200 milhões seria só de indigenas, 100 milhões de brancos, 90 milhões de negros, 5 milhões de amarelos orientais e 5 milhões de mestiços/pardos. Hj a livros que falam haviam 10 milhões de indígenas no Brasil e meu sonho era ver esse Brasil naturalista dos nossos povos originários com indigenas astronautas Lgbtqia+🏳️🌈🏳️🌈👩🚀👩🚀🇧🇷🇧🇷🏹🏹🌰🌰chegando a marte por exemplo e o primeiro presidente negro desse país🇧🇷🇧🇷.
Estamos sendo sonhados e sonhando...
Maravilhosa conversa. Grata pela oportunidade de participar.
Muito grato por poder ouvir essa conversa de muita riqueza e profundidade. Nos inspira a prestar atenção nos aprendizados dos sonhos e a reverenciar cada vez mais a floresta e os povos indígenas
Haux Haux!
❤
Eu já sonhei com alecrim, foi incrével. Ela me protegia.
Gratidão infinita por tantos horizontes do sonhar e do viver!
De 6a pra sábado sonhei com ambiente de cura: animais, plantas e pessoas girando em volta de mim. Ambiente escuro, tranquilo. Onça com certeza tinha.
Obrigada por compartilhar.
Eu sonhava muito quando criança. Alguns sonhos eu ainda lembro. E sempre amei olhar a dança das árvores no céu embaladas ao vento. Olhar o céu e as folhas balançando foi sempre o que eu mais amei desde criança. Amo até hoje. Me alimenta.
Gracias por nos trazerem as "transcendências da floresta" 🙏🌳🌎
Contribuído financeiramente com amor para esses projetos maravilhosos 😍
Muito interessante. Fiquei motivada para conhecer mais. Creio que procurarei adquirir o livro. Obrigada pelos ensinamentos.
Muito bom!! Lembro muito pouco dos meus sonhos, espero um dia poder lembrar cada vez mais.
maravilhoso! obrigada por compartilharem!
Assistindo apenas agora.Poderoso esse encontro em uma noite de lua cheia🌿
"No século XXI, parece que não há coisa mais solitária do que ser humano"...
Estou assistindo agora no TH-cam e seria interessante que o número do pix da SAÚVA ficasse disponível para todos que queiram contribuir para a Escola Viva. Agradeço.
Querida Rejane, obrigada pela sua sugestão. Ali na descrição do vídeo fica disponível o link do site Selvagem que direciona para a página do Colabore com todas as informações sobre essa iniciativa, inclusive o PIX. Assim também é possível contar um pouco mais a fundo sobre as atividades das escolas vivas e como funciona esse mecanismo de colaboração. Aqui vai novamente: selvagemciclo.com.br/colabore/
pra mim, o mais significativo nessa live foi a frequência do Amor, com que essas navegações foram compartilhadas... muito agradecida...
Maravilhosa a proposta do Selvagem, apoiando as escolas vivas e toda a produção do objetivo "acolhimento". Cadernos, aulas e lives, tudo produzido com muito esmero e humanismo. Apoiando. Gratidão!
seguimos navegando no sonhar do mar do amor... tb nesse sonho da Mãe Terra...onde sonhamos juntos..
Adorei essa dedicação exclusiva com as vidas indígenas, hoje soube que a Araucária é uma árvore sagrada, para tribo indígena de SC, onde se falta o canal Buenas Idéias realizou um sonho de reconhecer a triste saga de um povo que plantou 20 mil árvores de araucária, que está atualmente é uma tribo profunda, na nossa vida é sonho brasileiro, eles buscam ter as áreas e vidas respeitadas são chamada povo do Sol, busquem as flores mesmo achando bonitas ver que todas tem espinhos, temos que nos unir... salvas as vidas VALIOSAS nas vidas indígenas e árvores sagradas, Araucária em vez de guias humanos indígenas ou capitalistas somos o mesmo povo sem saber o mundo ver...
Que encontro, obrigada!
Que experiênciaas genuínas
Gente vcs são muito maravilhosos, eu fico cheia de gratidão e emocionada c o trabalho q vcs cultivam. Parabéns ao Selvagem e a todos que o integram!
Obrigada, Sabrina, por estar aqui com a gente 💘
Que maravilha de encontro, conversa e grande início (para mim) de aprendizado! Não se é o mesmo depois disto tudo. Gratidão imensa ao Leandro, Ailton e Anna e a todos envolvidos.
Fantástica essa conversa tão profunda!
Leandro que alegria conhecê-lo! Você inspira
Parabéns pelo trabalho!
Belíssimo diálogo! Obrigada pela partilha dos saberes.
Maravilhoso
👏👏👏👏👏🙏❤️
♡♡♡
Putz! Que conversa Rica!👏👏👏
Na parte em que os dois falam sobre a integração entre Ciência e Conhecimento me permito deixar aqui minha opinião (se é que "ouvi" certo), visto desde um universo meio que poético. despretensiosamente.
Mais que uma idéia uma sensação de estarmos, enquanto
?espécie, raça, humana, até por instinto de sobrevivência, a buscar tal conexão.
O uso das palavras Ciência e Conhecimento, geralmente,me soam como apelidos de duas partes separadas dO Conhecimento. 'Talvez devessemos integrar as duas partes com ciência, muita e sensível ciência; conhecer e experienciar esta integração, aí sim alcançaremos, ou ?alcançariamos, me parece, tal Conhecimento. (Ou o Krenak tentou falar isso?) Tenho sentido, no todo, esta busca. Não possuímos, ainda, uma visão, penso,
? holística, de nós mesmos, no mundo, de nós mesmos e o mundo, do mundo, juntos, separados, juntos e separados. e qual seria o resultante ? enquanto espécie e cultura?
Há um Conhecimento, fragmentado, e, ou por, medo de todo tipo.
Cara-pálidas, vermelhos, amarelos, e pretos nos misturando - ?ao invés de nos encontrarmos? Ou não? Houve (?senti) um questionamento meio que assim no relato de um dos sonhos do André, não? qdo viu as tribos separadas porém conectadas.
E o uso de ferramentas, tecno-lógicas, como parte de uma/da cultura de ?uma raça de mineradores, como o uso de chás e compressas e inalação, etc, também como ferramentas, ?de uma raça de mineradores? campesinos?
Uma vez rascunhei, ?do nada, um textinho: '!sei lá, mas a impressão que tenho é de termos sido trazidos para cá como escravos para trabalhar nas minas de algum rei. E a partir daí parece que me abriu um portal em forma de interrogação.
Tsss, acho que ficou confuso.
Interessante "ver" o processo de busca e conexão do André enquanto cara - pálida .
Muito interessante o que você traz, Edson! Obrigada por compartilhar seus pensamentos. Podemos acrescentar ao grupo do Conhecimento, que abarca a Ciência, a Filosofia. Assim seguimos juntos fazendo mais questionamentos e buscando as respostas através das danças cósmicas que criamos diariamente, não? ♾
🙏🏼
Gostaria de colaborar financeiramente e visitar as escolas vivas para aprender in loco e trazer para minha praxis, nas escolas primarias que leciono no RJ e Duque de Caxias.
Oi, Mari! Obrigada por manifestar sua vontade em colaborar. Aqui vai o link do site Selvagem com mais informações: selvagemciclo.com.br/colabore/. No entanto, ainda não estamos facilitando visitações às aldeias, somente doações. Para estar mais integrada com as atividades do Selvagem em relação às escolas vivas, sugerimos que você conheça os grupos de trabalho da Comunidade Selvagem: selvagemciclo.com.br/comunidade/
opa!! mergulhando agora ...
GRATIDAO pir GAIA!!01
Que encontro, amigos! 🐆
Como ter oportunidade para fazer a dieta e
A conta para depositar para ajudar
Ana Maria Ribeiro
🏹🏹💜
Onde ficou salvo o nome da moça em que representa em pintura os 'donos' das plantas ?
Oi, Tamires! Tudo bem? Durante o chat ao vivo enviamos vários links com referências às falas do Leandro e do Ailton. Se você puder rever a live no trecho em que ele menciona o que procura, pode dar uma olhada no chat e verificar se não está por lá. Se não, por favor, sinalize por aqui o trecho (o minuto do vídeo) em que ele fala sobre isso e podemos ajudar você com essa informação. 💗
Segundo a mitologia Indu, todo o universo...universos...fazem parte do sonho de Vishnu.
Como faço para participar dessa iniciação através dos sonhos, como chego até essa aldeia?
oi, Ana! Para mais detalhes nesse nível, sugerimos que você entre em contato direto com Leandro. Aqui vai o link do perfil dele: instagram.com/althemanleandro7/
Como faz pra doar pra esse projeto?
Querido Thiago! Obrigada pelo seu interesse em colaborar. Você pode acessar mais informações aqui: selvagemciclo.com.b/colabore
Anna Dantes,venho acompanhando os vídeos Selvagem. Gostaria de fazer uma contribuição financeira. Você mencionou essa possibilidade neste vídeo mas não passou o endereço para esta contribuição. Aguardo sua resposta.
Abraço fraterno
Oi, Bernadette! O link do site Selvagem com mais informações sobre as possiblidades de colaboração foi enviado no chat ao vivo e fica disponível também na descrição do vídeo. Aqui vai novamente para você: selvagemciclo.com.br/colabore/. Muito obrigada pelo seu interesse em fazer parte!