Curto-Circuito 53: A Grande Crise do Setor Elétrico

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 19 มิ.ย. 2024
  • A grande crise do setor elétrico nos anos 1970s é um evento fundamental na evolução do setor elétrico no mundo. O esgotamento de um modelo de operação e expansão baseado na forte exploração de economias de escala representou um ponto de ruptura e o surgimento de desafios significativos para o setor. Em momentos de ruptura e de enfrentamento de grandes desafios como é o contexto atual do setor é interessante analisar os eventos de quarenta anos atrás, quando as certezas foram colocadas em xeque e a imprevisibilidade explodiu no coração do setor. Esse é o tema desse Curto-Circuito 53. O programa é apresentado por Ronaldo Bicalho, pesquisador do Instituto de Economia da UFRJ.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Para ouvir esse programa no formato de podcast procure por: Canal IE - UFRJ no seu tocador de podcast. No Spotfy o link é (open.spotify.com/show/1dnK97W...)
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Este é um Curto-Circuito Evolução
    Curtos-Circuitos Evolução:
    Curto-Circuito 10: Setor Elétrico: Um Espaço Sempre em Disputa Técnica, Econômica e Política ( • Curto-Circuito 10: Set... ).
    Curto-Circuito 20: A Função Decisiva do Monopólio na Evolução do Setor Elétrico ( • Curto-Circuito 20: A F... )
    Curto-Circuito 26: O Papel Decisivo do Estado na Evolução do Setor Elétrico ( • Curto-Circuito 26: O P... )
    Curto-Circuito 34: O Nascimento do Setor Elétrico no Brasil: A Contemporaneidade como Marco Fundador ( • Curto-Circuito 34: O N... )
    Curto-Circuito 41: A Fantástica Construção de um Setor Elétrico Moderno e Contemporâneo nos Trópicos ( • Curto-Circuito 41: A F... )
    Curto-Circuito 53: A Grande Crise do Setor Elétrico ( • Curto-Circuito 53: A G... ).
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    O Curto-Circuito foi concebido para ser um curso continuado sobre o Setor Elétrico.
    De forma a enriquecer a análise e facilitar a compreensão, o Curto-Circuito se organiza em blocos de programas:
    Curto-Circuito Notícias: Discute os principais eventos que estão acontecendo no setor.
    Curto-Circuito Questões-Chave: Analisa as questões fundamentais presentes no debate do setor.
    Curto-Circuito Evolução: Debate os grandes acontecimentos, as grandes decisões e os grandes embates que marcaram a evolução do setor.
    Curto-Circuito Política Energética: Aborda os grandes temas da política energética e os seus desdobramentos sobre o setor.
    Curto-Circuito Entrevista: Conversa com especialistas sobre os temas relevantes do setor.

ความคิดเห็น • 8

  • @otongoncalvescorrea8498
    @otongoncalvescorrea8498 หลายเดือนก่อน +2

    Sempre uma GRANDE AULA; Muuuuuuiiiiito obrigado 😊

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  หลายเดือนก่อน

      Obrigado Oton. Caso esse tema lhe interesse, eu sugiro você dá uma olhada nos outros Curto-Circuitos evolução cujoo links estão na descrição do vídeo. Um abs, RB.

  • @wagnercampanello7714
    @wagnercampanello7714 หลายเดือนก่อน +2

    A Grande Crise do Setor Elétrico dos Anos 1970 serve como um alerta para os perigos de um modelo inflexível e dependente de combustíveis fósseis. No Brasil, a crise do setor elétrico se manifesta em apagões, racionamento de energia e aumento das tarifas. A necessidade de investimentos em infraestrutura, a modernização das usinas hidrelétricas e a integração de fontes renováveis são alguns dos principais desafios a serem enfrentados.

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  หลายเดือนก่อน

      Wagner, penso que a inflexibilidade nasceu da própria estratégia de exploração de economias latentes de escala. Nesse sentido, a vejo como uma contrapartida aos enormes ganhos advindos da exploração da estratégia expansionista. Adpatar-se a eventos imprevistos é uma capacidade que também tem custos. Flexibilidade e produtividade, vamos dizer assim, não é um trade-off fácil de ser reduzido. Ganha-se de um lado e perde-se do outro. Um abs, RB.

  • @rafaelmontanha438
    @rafaelmontanha438 หลายเดือนก่อน

    Excelente a aula.

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  หลายเดือนก่อน

      Obrigado Rafael. Caso esse tema lhe interesse, eu sugiro você dá uma olhada nos outros Curto-Circuitos evolução cujoo links estão na descrição do vídeo. Um abs, RB.

  • @cosmeneto9600
    @cosmeneto9600 28 วันที่ผ่านมา

    Seria válido considerar uma conexão da crise do setor energético com a globalização, visando a transferência das plantas industriais para mercados onde a energia elétrica teria menor custo? E essa migração levaria à desindustrialização dos EUA?

    • @CanalIEUFRJ
      @CanalIEUFRJ  28 วันที่ผ่านมา

      Cosme, em função do choque do petróleo (1973 e 1979) houve uma realocação das indústrias intensivas no uso de energia para os países em desenvolvimento. Em contrapartida, no caso americano, na última década, houve uma reaquecimento de alguns desses setores em função da abundância da oferta do gás não convencional. Já a desindustrialização vai além da energia quando a gente considera o fator China. Assim, ao meu ver, não dá pra associar a crise dos anos setenta à globalização. Inclusive a resposta inicial à crise é a ênfase na autossuficiência do abastecimento como mote da política energética. Um abs, RB.