Lívia Sant’Anna Vaz participa do
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 29 ต.ค. 2024
- O Sempre Um Papo, em parceria com o Sesc Vila Mariana, recebeu a escritora e jurista Lívia Sant’Anna Vaz para conversar sobre o tema “Cota (não) é esmola!”, sob a mediação do jornalista Afonso Borges. Durante o bate-papo, a escritora lançou seu livro “Cotas Raciais”, o 13.° volume da Coleção Feminismos Plurais, publicado pelo Selo Sueli Carneiro da Editora Jandaíra. Na obra, a autora apresenta um estudo das cotas raciais no Brasil e do seu impacto no ensino superior e nos concursos públicos ao longo de dez anos. O Sempre Um Papo aconteceu no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 19h30, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, e contou com entrada gratuita.
O Sempre Um Papo conta com a parceria do Sesc e é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.
Publicado em setembro, o livro “Cotas Raciais, de Lívia Sant’Anna Vaz, rememora o histórico de restrições impostas a pessoas negras no acesso à educação formal e promove a compreensão histórica do racismo e da resistência jurídica de reconhecê-lo como um dos elementos que estrutura as desigualdades brasileiras. Para além de apresentar os desafios para o aprimoramento das cotas raciais e os seus limites na concretização de justiça racial, a autora também salienta a importância dos mecanismos de controle para a garantia da eficácia dessa importante ação afirmativa para o povo negro. Compre aqui o livro no site da editora.
Sobre a autora:
Lívia Sant’Anna Vaz nasceu em Salvador, na Bahia. Promotora de Justiça, ela é doutora em Direito e Estudos Jurídicos pela Universidade de Lisboa e mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia. Em seu estado, já foi coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação e do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e da População LGBT. Em 2020, foi nomeada uma das 100 pessoas de descendência africana mais influentes do mundo, na edição Lei e Justiça da organização MIPAD (Most Influential People of African Descent). Lívia é também coautora do livro “A justiça é uma mulher negra” (2021), com Chiara Ramos.
Sempre um Papo - 36 anos
Criado em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é reconhecido como um dos programas culturais de maior credibilidade do país. O projeto realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros.
Em sua história, já ultrapassou os limites de Belo Horizonte e chegou a 30 cidades, em oito estados do país, tendo sido realizado também em Madri, na Espanha. Em 35 anos de trabalho, aconteceram mais de 7 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.