Sou pedreiro! Construo casas de médicos, advogados e outras profissões mais, posso me considerar que sou um doutor (DR.) Da construção Civil? Pois é uma profissão muito tradicional 🤔!?!?
Concordo plenamente Dr. Alexandre. Pedreiro/construtor é muito mais tradicional e antigo que médicos e advogados. Não menosprezando os segundos e terceiros.
Sobre o advogado se trata de uma Lei do Império de 11 de agosto de 1827 Sendo assim, se a lei ainda está em vigência, é válido que os advogados sejam chamados de Doutor, pois a eles é dado esse título após a formatura. Para exercer a advocacia, no entanto, hoje é preciso ir além do título e ser aprovado, também, no exame da Ordem dos Advogados (OAB). Dessa maneira, não se trata de uma convenção e sim de uma lei que ainda está vigente, pois não foi derrogada. Aliás, por isso que se comemora o 11 de agosto o dia do advogado.
@@salomaodemetriuspicolotogr2540Para o advogado, conforme disse o colega, é um título legalmente atribuído. Não tenho conhecimento de legislação que atribua o mesmo título a quem exerça outras profissões.
Pra não ter problemas, chamo todo mundo de doutor: médico, advogado, engenheiro, enfermeiro, faxineiro, padeiro, estudante, garçom… Minha vida ficou bem mais fácil depois dessa atitude.
Já eu, para não ter problema, não chamo ninguém. Não vou de jeito nenhum alimentar o ego essas pessoas medíocres. Médico, advogado, eu chamo pelo nome.
Quanto mais voce cresce na profissão ( mestrado, doutorado, especializações...) mais você se constrange se alguem te chama pelo título. O importante é você saber de sua capacidade.
Eu conheco alguns livre docentes, professores doutores e PhDs e uma das coisas que eles mais evitam é ser referenciado pelo titulo. Quando muito, "Professor(a)".
Todos os meus professores na Universidade eram doutores. Os alunos sempre os chamavam ou de professor ou pelo nome e eles nunca se importaram em serem tratados pelo título acadêmico. O que me leva a crer que os que fazem questão de serem chamados de doutor, além do doutorado lhes falta também humildade.
@@genilsonsantos9750A forma como essa normativa foi escrita nenhuma pessoa do mundo de hoje consegue ler😂😂😂. Isso era para alimentar o ego das pessoas, até pq naquela época só era possível fazer graduação no exterior.
@@genilsonsantos9750 ainda bem que a constituição atual foi escrita em 1988, sendo assim você precisa merecer o título e não é qualquer Zé ruela que ganha.
Um simples bacharel : Advogado e dentista ser chamado de Dr kkkkkkk . Só no Brasil esse desejo por falso status acadêmico. Morei em Portugal e no Canadá. Raramente chamam alguém de doutor por la. Aqui no Brasil deturpam qqr palavra com o tempo.
A princípio não existe "Contrato Social", sou advogada e não exijo que me chamem por doutora, porém colegas de profissão, a OAB, e os clientes me chamam assim... Título que foi instituído por uma Lei que criou cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil e foi concedido o título de doutor aos advogados por Dom Pedro I em 1827, sendo, portanto, uma *prerrogativa profissional* do advogado. No dia 11 de agosto, mesma data da Lei de Dom Pedro I, é comemorado o dia do Advogado. O advogado ser chamado de doutor não se confunde com o estabelecido pela Lei nº 9.394/96 de (Diretrizes e Bases da Educação), aferido e concedido pelas Universidades aos acadêmicos em geral. (Outros cursos). O Estatuto da OAB, em seu art. 87, ao revogar as disposições em contrário, não mencionou especificamente a Lei Imperial, portanto ela NÃO foi revogada, e tbm não poderia ser, uma vez a mesma constitui o alicerce da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Dessa forma, a lei Imperial estabelece que o título de doutor é destinado aos bacharéis em Direito, habilitados nos estatutos futuros. Sendo assim, tecnicamente para ostentar o título de doutor, basta ser bacharel em direito e portar a carteira da OAB, nos termos do regulamento em vigor, deu pra entender?!
@@henriquebolsonarista2820 um simples bacharel em direito não é exatamente como vc sugere, leia meu comentário acima, agora sobre os dentistas não sei o motivo em ser chamado de doutor. A questão do advogado ser chamado de doutor é lei que vigora há 200 anos? É sim, e não tem como ela ser revogada já que foi a própria lei que sancionou o curso de Direito no Brasil. Estude mais antes de falar algo q vc não tem conhecimento! 😊
Sou advogado e certo dia ouvi de um engenheiro que, na opinião dele, advogado merecem o título de doutores porque muitas vezes, ao realizar a defesa de seus clientes, precisam elaborar uma nova tese jurídica. Isso é exatamente o que é feito no doutorado. Achei interessante o raciocínio.
Todos que tem um emprego pode ser chamados de Vossa Senhoria, mas ninguém faz questão disso. Eu sou especialista e não faço questão de ser chamdo de tal. Conheço quem tem mestrado que não faz questão de ser chamdo de mestre. Por que temos que chamar de Doutor quem não tem doutorado? Isso, pra mim, é querer ter um ego superior as demais.
a palavra doutor no contexto de quem tem doutorado não é necessariamente um "pronome de tratamento". Torna-se pedante exigir que seja chamado de doutor alguém que tem essa titulação em nível de pós graduação. Enquanto que para médicos e advogados há a tradição já que foram as primeiras faculdades a existirem no Brasil ou antes disso, quando os filhos iam cursar direito e medicina em Portugal e voltavam para o Brasil "doutores".
Como ela disse : é uma conversão social . E vc pode chamar pelo nome da pessoa também . Não se incomodem tanto c isso . Isso fala mais de quem se incomoda do que sobre o outro .
A concessão do título de Doutor para médico e advogado foi um agrado que D.pedro fez para fixar permanemcia no Brasil para os jovens, filhos dos grandes proprietários de terras .o Brasil. O Brasil precisava de profissionais. Quase Todos iam para Paris Assim foi feito. Escutei isso de um professor de Historia no fim da década de 60. Assim os jovens ficavam envaidecidos 🎉🎉e os fazendeiros diziam: " eu fui pobre mas meu filho vai ser doutor 🎉 01.fev.24......
O problema é que advogados especificamente não gostam de ser chamados pelo nome, eles exigem utilizar o "Doutor". Desde quando chamar pelo nome ofende?
O doutorado em engenharia continua sendo engenheiro... Aí vem o deputado que precisou fazer teste de leitura e escrita e chamam de doutor...aff! Tem que ter uma tolerância culta demais...
Concordo! A lei que conferiu a médicos e advogados o uso desse termo assim o fez justamente com vistas a dar reconhecimento ao profundo conhecimento que quem exercia essas profissões possuía. Mas não existem médicos e advogados sem professores, então quem deveria mesmo ostentar algum título nesse sentido são os professores.
É uma questão de titulação. O "Professor" já tem um título, assim como "Mestre" e "Doutor". No caso do médico é diferente, na verdade, a especialidade médica dele equivale a um diploma de Doutorado.
Altos advogados defendendo caras do PCC e o Lula, ae temos que chamar isso de doutrores. Só no Brasil mesmo. La fora Dr é de fato só qm possui doutorado. O médico é doutor pq estudou tudo do corpo, depois vem uma pós. Advogado não estuda toda a sua área. Dentista tbm não. Só estudam arcada dentaria só.
Existe uma lei que autoriza o Dr para nutriconista. No entando, prefiro ser chamada como Nutricionista pois valoriza a minha profissao, pois muitas pessoas ainda acreditam que médicos podem passar cardapios e nao sabem identificar que cada um precisam esta em seu quadrado.
A parte médica, quando se forma, possui o que já é também estabelecido pelo CFM ( Conselho Federal de Medicina órgão oficial fiscalizador da nedicina, Doutor em Medicina na formação ( M.D - Medical Doctor). Portanto, não é somente convenção social. É diferente do PHD em uma especialidade médica ou de outra profissão mas a nomenclatura fica igual , no caso Doutor. Em relação ao Direito, não sei a explicação, acredito que não seja somente convenção social.
Respeito! PALAVRA que só se encaixa no uso dos poderosos. Dr. João e Doutora Maria para zeladores, faxineiros, gari e etc nunca ouvi. Pq? Nosso país coloca na mente da população um respeito para quem tem poder. E neste ponto eu discordo! Meu sonho é ver gente simples e trabalhadora ganhar como médico e ter o msm respeito que infelizmente nossa sociedade nega.
@minhaopiniao6785 Se pudesse, daria 10 mil likes em seu comentário. Hoje, inclusive, estava andando pela cidade e vi um trabalhador "empunhando" uma britadeira, debaixo de um sol de 30 e poucos graus. Deve largar o trabalho umas 17h e chegar em casa depois de pegar o busão lotado. Também me pergunto até que ponto o barulho ensurdecedor da britadeira afeta a saúde física e mental daquele homem. Quantos mereceriam o título de "doutor" (por consideração) e nem ao menos são enxergados pela sociedade!
Respeito, com certeza. Todas as profissões merecem muito respeito. Agora, gari, faxineira etcetera, ganhar como médicos ou advogados, vai pagar 11.000,00 por mês de faculdade e cuidar de vidas humanas. Aí dá pra conversar.
@@mmimmaga pensamento pequeno! Vai ver na América quanto ganha cada profissional lá! Ganhar igual médico não impede de ambos ganharem bem e serem reconhecido!
Quer respeito, quer salário digno?? Estude para tal, enquanto muitos doutores acabaram com a banda quadrada de tanto banco de estudos, muitos ficaram jogando bola, soltando pipa, pescando e caçando, daí a hora que a água bateu no nariz, foram buscar vagas no mercado de trabalho.
Só uma correção: não é convenção social, é LEI (Lei do Império, ainda vigente no nosso ordenamento jurídico). E praticamente 100% das pessoas que ostentam (por força de LEI) este título não ligam a mínima para isso (inclusive eu)… confesso que o que não entendo mesmo, é porque algo tão insignificante incomoda tanto algumas pessoas. Insano kkkkk
Uma lei mal interpretada por conveniência, alguns dizem. E mesmo que fosse lei, bem estranho uma lei do império valer até hoje. Doutor é quem tem doutorado, no meu ponto de vista.
@@astremates6313 Não há margem para outra interpretação, há pessoas pateticamente ressentidas com isso, apenas (leia a lei e constate). Não é estranho pois a lei foi recepcionada pelas Constituições supervenientes assim como tantas outras (Estude sobre Poder Constituinte, se interessar). Doutores são médicos e advogados por força de lei, assim como quem tem doutorado, independentemente do seu ponto de vista ou querer. ☺️
@@souerika que se achem doutor sem doutorado, jamais os chamarei assim (os advogados, no caso). E acredito nos estudiosos que questionam essa "lei", e não em qualquer comentário da internet. Não pretendo convencer ninguém, por isso coloquei "no meu ponto de vista". Mas na verdade, isso é no ponto de vista de vários estudiosos.
No caso do advogado é mais que convenção social. Existe lei que regulamenta o título de Doutor ao advogado. Claro que existe uma discussão com relação à validade dela hoje. Mas só quis pontuar que o início do título de Doutor ao advogado começou com uma lei, e não com uma convenção social.
Na mesma lei diz que o doutor da lei precisa: 3º O conhecimento perfeito das linguas latina e franceza, sobre dever entrar no plano de uma boa instrucção litteraria, para conhecimento dos livros classicos de toda litteratura, é peculiarmente necessario para os estudantes jurista. Na primeira está escripto o digesto, o codigo, novellas, as institutas, e os bons livros de direito romano, o qual, posto que só há de ser elementarmente ensinado neste Curso Juridico, deve de força ser estudado, bem como as instituições e Pessoal José de Mello, e algumas outras obras juridicas de autores de grande nota, que andam escriptas na mesma lingua. E na segunda se acham tambem escriptos os melhores livros de direito natural publico, e das gentes, maritimo, e commercial, que convem consultar, maiormente entrando estas doutrinas no plano de estudos de Curso Juridico, e sendo escriptos em francez muitos dos livros, que devem por ora servir de compendios.
Com tudo que está escrito na lei, eles só usam a parte que interessa, que é ser chamado de Dr, sem levar em conta toda a carga necessária para isso.......
Já passou da hora de questionarmos essa tradição. Um tempo atrás vi uma reportagem com um grupo de advogados que preferem não ser chamados de doutores, pelo fato de não terem doutorado.
Deveria ser chamada de Mestre estão! Sou professora e o q mais tem são professores especializados em mestrado e doutorado, e na vdd gostam q os chamem apenas de professor ❤
Isso não é correto, as outras profissões precisam fazer doutorado pra ter o título, enquanto médicos e advogados não. Vou "lacrar" agora.... isso é discriminação kkk
Ela explicou claramente...pela tradição.Sim, Medicina e Advocacia são as profissões mais tradicionais. Ela não desconsiderou as demais. Muito pelo contrário.
Há outro argumento, Cíntia, pouco comentado e gostaria, se for pertinente, de ouvir em seu ponto de vista. Vou tentar resumir em duas questões: ao vestir uma camiseta, os braços ficam cobertos de frutas? Não. Ué, não são as mangas que cobrem os braços numa camiseta? No caso em tela, o que é doutorar? Criar teses, certo? O que se faz em algumas profissões, tais quais as mencionadas? Criam-se teses, antíteses e sínteses diariamente. No exemplo do médico: a tese (doença), a antítese (eleição do tratamento) e a síntese (a cura). Percebe o "doutorar" a cada paciente, trabalhando premissas maiores e menores, por meio de método científico indutivo ou dedutivo, para se chegar a uma síntese ou conclusão de teses? No mesmo passo, os doutores da lei. Tese de constituição e afetação do patrimônio jurídico inicialmente trazida para debate; uma anti-tese ou antítese argumentando fato impedimento, modificação ou extinção da tese inicial, na argumentação contestada; e, por fim, uma conclusão pela justaposição das teses afirmativas e defensivas da realidade posta em juízo, isto é, a síntese. Quais profissionais trabalham diariamente na elaboração de teses, digo melhor, doutoram usando premissas maiores previamente estabelecidas, as leis? Os operadores do Direito. Portanto, advogados, juízes, promotores e demais funções análogas às antigas funções dos doutores da lei. Destarte, irrefutável que a tradição se construiu pela por identidade de uma só palavra para sentidos não exatamente idênticos, atribuídos ao ambiente acadêmico e ao ofício diário militante por sua natureza. Nem, por isso, além da inveja, é claro, a forma de tratamento de um não afasta a do outro, ressalvada hipótese de se poder comer a parte de uma camiseta por existir uma fruta (manga) que leva mesmo nome. Eu acho que o nome disso é polissemia. Não estou certo. Doutorado acadêmico ou por ofício? Talvez, seja essa a dúvida da audiência. 😉
Meu querido, sua explicação foi ótima, mas não há lógica em determinar que só essas 2 profissões tenham tese etc. Vendedores, Designer, Engenheiros, etc.... se você analisar, todas as profissões passam por isso. Tese/ Antitese/Sintese. Só prestar atenção em cada uma delas. Essas que citei foram apenas exemplos.
O que a prepotência enraizada, não faz na mente de alguns profissionais. O país da jurisprudência falando de leis é certamente obscuro. Deixa o supremo julgar, então todas as teses caem por terra. E o doutor """" vira reu de seu próprio pensamento jurídico.
Quem vai ficar sem o serviço é você kkkkkk E outro pedreiro que não reproduz essa conversa coitadista da esquerda vai ganhar o dinheiro que você perdeu.
@@fabricio1803👀👀🙄🙄🤔 mas que comentário hein?? Pra que toda essa grosseria e arrogância aah ?? Se sente bem TENTANDO diminuir alguém?? O outro comentário foi "bem humorado" , você não percebeu né?
Boa tarde por te pouco estudo não vou saber pontuar esse teste mais tenho uma curiosidade por que vc não fala olhando para câmera pois além de se tão inteligente é também de uma beleza impressionante com todo respeito
Pior ainda. Kkkkk. Não mesmo. Só roceiro sem estudo chama um méro dentista de doutor. Doutor é aquele que estudou o corpo todo. Médicos sim são doutrores. Abraço.
@@henriquebolsonarista2820 tomara que você nunca tenha dor de dente. Caso tenha vá ao médico e peça tratamento para o médico. Vamos ver se ele trata você .
Há muitos médicos com doutorado e Pós doutorado, como nunca sabemos com quem estamos falando, eu prefiro chamar a todos os médicos e advogados de "Doutor"
Ver nisso complexo de colônia e ser um colono. Qualquer paìs ocidental tem os tratamentos formalistas nas suas culturas. E isso não os fazem se sentir colônia de nada...
1. É assim que pensam, de um lado, o colonizado (status da servidão voluntária), e o colonizador, de outro lado (uso de estratégias para dominar as massas), tal como ocorre nas relações do rei-súditos, líder religioso-fiéis. 2. Doutor é título acadêmico, que deve ser respeitado apenas no ambiente acadêmico; Meritíssimo é o juiz, enquanto trabalhando como juiz; Excelência é o Presidente da República, Deputado etc., se no exercício do cargo. 3. Convenção social, inexiste na lei, e a "liturgia" é imposta pelas classes ricas e poderosas. Não podem (melhor, não devem) ser respeitadas. 3. Isto decorre do princípio da igualdade das pessoas perante a Constituição. 4. A mocinha do vídeo, empapada pelo falso poder que imagina ter, quer que as coisas continuem como sempre foram. Sou jurista e Presidente de organização social. Peço sempre que me chamem pelo nome e me tratem de "você", não de "senhor" nem de "Doutor". Todas as profissões têm importância. 5. Se o Lula está no bar tomando a famosa cachaça brasileira, é "Lula", "você"; se o Bolsonaro está na motociata, é "Bolsonaro", "você", assim como quando está tomando leite na lanchonete (leite, branco, se bem me entendem).
Me lembro de uma discussão na Câmara dos Deputados em São Paulo na década de 90, quando um deputado disse na tribuna. - Vossa Excelência está ofendendo a minha excelência.
O título de doutorado vem da palavra latina docere, que significa mestre. Pode ser usada também para professores, engenheiros, diretores de empresa. Sou engenheiro e é normal me chamarem de doutor, sem que nunca tenha pedido isso.
Acredito que isso venha da idade média, quando se estudava primeiro o trivium, depois o quadrivium e se quisesse fazer os estudos superiores se fazia medicina ou direito que terminavam num tese de doutorado. as outras profissões eram reguladas pelas classes de ofício, ex. os construtores que eram classes fechadas, os maçons, que tinham regras e por isso não eram liberais
Doutores e doutoras são para aqueles que fizeram doutorado, ou seja, defenderam uma tese. Existem médicos que fizeram doutorado e outros que só tem graduação. E os que fazem questão de serem chamados de doutores são os médicos graduados. Nesse aspecto, não há liturgia que dê conta de tamanho exibicionista e arrogância. Quer ser chamado de doutor ? Faça mestrado e depois doutorado. Ou seja, vai estudar!!! Beijos. Dr. Regiani Magalhães Yamazaki.
Concordo com ela! Embora Dr seja quem tem Dr tornou-se usual pra essas profissões usar o Dr e não vejo problema algum em me referir a um médico como Dr.
Cintia e isso não acontece só no Brasil, nos EUA e na Europa todo médico é chamado de “doctor” ou “dottore” e sinceramente ficaria estranho chegar num consultório e dizer bom dia Cláudio e não Bom dia Dr Cláudio 😊
O título de doutor foi concedido aos ADVOGADOS por Dom Pedro I, em 1827. Título este que não se confunde com o estabelecido pela Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação), aferido e concedido pelas Universidades aos acadêmicos em geral. A Lei do Império de 11 de agosto de 1827: cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título (grau) de doutor para o advogado.
Me tira uma dúvida por gentileza, quando eu me despedir de uma pessoa na sexta feira eu devo falar, bom fim de semana ou bom final de semana? Qual a expressão correta e por quê?
Sou pedreiro! Construo casas de médicos, advogados e outras profissões mais, posso me considerar que sou um doutor (DR.) Da construção Civil? Pois é uma profissão muito tradicional 🤔!?!?
Parabéns pelo comentário, Dr. Alexandre. De verdade, dou muito valor à sua profissão.
Em silêncio eu me deito, sem processo eu me levanto. 😮
Certíssimo Dr. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Concordo plenamente Dr. Alexandre. Pedreiro/construtor é muito mais tradicional e antigo que médicos e advogados. Não menosprezando os segundos e terceiros.
Chamar alguém de doutor tem a ver com erudição da profissão, não tradicionalismo. Se fosse o contrário puta seria pós doc.
Sobre o advogado se trata de uma Lei do Império de 11 de agosto de 1827
Sendo assim, se a lei ainda está em vigência, é válido que os advogados sejam chamados de Doutor, pois a eles é dado esse título após a formatura. Para exercer a advocacia, no entanto, hoje é preciso ir além do título e ser aprovado, também, no exame da Ordem dos Advogados (OAB). Dessa maneira, não se trata de uma convenção e sim de uma lei que ainda está vigente, pois não foi derrogada. Aliás, por isso que se comemora o 11 de agosto o dia do advogado.
Acho que se estende a outras profissões também...
@@salomaodemetriuspicolotogr2540Para o advogado, conforme disse o colega, é um título legalmente atribuído. Não tenho conhecimento de legislação que atribua o mesmo título a quem exerça outras profissões.
Pra não ter problemas, chamo todo mundo de doutor: médico, advogado, engenheiro, enfermeiro, faxineiro, padeiro, estudante, garçom… Minha vida ficou bem mais fácil depois dessa atitude.
😅🤣😂
😂 é isso. Dando dignidade para todas as profissões.
Eu também!!!
Kkkk kkkk
Já eu, para não ter problema, não chamo ninguém. Não vou de jeito nenhum alimentar o ego essas pessoas medíocres. Médico, advogado, eu chamo pelo nome.
Quanto mais voce cresce na profissão ( mestrado, doutorado, especializações...) mais você se constrange se alguem te chama pelo título.
O importante é você saber de sua capacidade.
Mas quando vc sabe sua capacidade, não liga se chamarem um Zé ruela de doutor...
Eu conheco alguns livre docentes, professores doutores e PhDs e uma das coisas que eles mais evitam é ser referenciado pelo titulo.
Quando muito, "Professor(a)".
Mas, não mais!
@diolaneribeiro
Tenho doutorado e nao faço a menor questão de ser chamada de doutora. Já quem não defendeu uma tese de doutoramento...
São os bacharéis que fazem questão de serem chamados de doutores 😂
Ignora tanto q veio comentar aqui, rs.
Se tu diz
Certeza sua tese não contribuiu em nada com a sociedade
Isso aí que eu acho fod@, o cara que realmente fez doutorado ninguém chama de doutor kkk
Hoje na feirinha vou chamar os agricultores de doutores, pois a profissão deles é muito mais tradicional que as citadas kkkkk.
Não são doutores, não
@@helenitafranca2290 se for usar o argumento do vídeo, são sim.
Se querem banalizar o termo chamando advogado de doutor, vamos banalizar direito chamando todos em seu ambiente profissional de doutor.
E eles são drs no ramo deles.
Siiim, eles tem conhecimento que muitos não entendi.
Vou chamar os CACs de doutores então, pois caçadores são mais tradicionais que agricultores.
Os professores também deveriam ser chamados de Doutores!
Mesmo porque hoje se exige deles que tenham Mestrado e/ou doutorado!
Aplica-se a toda profissão que defende uma tese! 👍
Não, eu jamais chamaria um professor de esquerda de doutor.
@@ramonakino6670E o advogado de esquerda? O médico de esquerda? Você também não chama de Dr?
Também acho
Perfeita a colocação! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Justo é chamar de Doutor quem fez doutorado. Nada mais justo pelo esforço e dedicação dessa pessoa.
Mas são chamados.
@@reinaldoaraujo3175Quem concluiu o doutorado... tem o título de doutor!!
Todos os meus professores na Universidade eram doutores. Os alunos sempre os chamavam ou de professor ou pelo nome e eles nunca se importaram em serem tratados pelo título acadêmico. O que me leva a crer que os que fazem questão de serem chamados de doutor, além do doutorado lhes falta também humildade.
@@tatiene Brilhante!!
exato, eu não chamo, é no máximo senhor se for mais de idade pq eu chamaria QQ pessoa mais velha
Se fosse pela importância, professores deveriam ser chamados de excelência.
São chamados de Mestres, muitas vezes, sem ter mestrado. É o mesmo racional!
@@analuizalamacProfessor é a profissão que mais tem gente com doutorado.
@@adaelton_dai3288 mas, na maioria das vezes, não se faz distinção entre um profissional que tem e um que não tem.
concordo plenamente. A profissão q forma outras profissões.
Sou advogado e trato médico e advogado como Dr por questão de respeito. Apesar que não faço questão que me tratem assim..
Então as outras profissões não merecem respeito ?
essa liturgia deveria ser estendida pra os professores, uma vez que, eles são fundamentais para formar qualquer cidadão.
Eu acho muito mais bonito e respeitoso chamar um professor de professor do que doutor.
Senhor, senhora.
@@tuliof8356A profissão que mais tem gente com doutorado é a de professor. Mas aqui no Brasil é o poste que mija no cachorro.
Deveria mas não foi estendida
Concordo plenamente com vc 😘
Desta forma, os professores deveriam serem chamados de DOUTORES
Concordo plenamente sem professores não existiriam médicos advogados e nenhuma outra profissão
E geralmente são doutores, que ironia
A profissão mais importante que existe pois tudo começa com os professores
e são doutores em conhecimento e experiencia e não de titulo...
Concordo plenamente!!
Dizem que prostituta é a profissão mais antiga do mundo. Acho que deveriam ser chamadas de doutoras também.
kkkkkkkkkkkkk perfeito!
😂😂😂
Tenho certeza
😂😂😂😂😂
😅😅😅😅😅😅😅
Chamo de senhor e está tudo bem,linguagem universal:"senhor",sem depender de profissão ou classe social😊
Tenta chamar um juiz de Dr. Pra você ver o que acontece a seu favor
"Doutor é quem tem doutorado" e ponto final.
Dom Pedro I concedeu o Titulado de Doutor ao advogado no ano de 1827 amém 🙏
Dom Pedro I concedeu o Titulado de Doutor ao advogado no ano de 1827 amém 🙏
Perfeito!!👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@@genilsonsantos9750A forma como essa normativa foi escrita nenhuma pessoa do mundo de hoje consegue ler😂😂😂.
Isso era para alimentar o ego das pessoas, até pq naquela época só era possível fazer graduação no exterior.
@@genilsonsantos9750 ainda bem que a constituição atual foi escrita em 1988, sendo assim você precisa merecer o título e não é qualquer Zé ruela que ganha.
Contrato social do Império, o Brasil precisa deixar esse passado arcaico e tratar com equidade todas as profissões
E constava engenheiros tb
Um simples bacharel : Advogado e dentista ser chamado de Dr kkkkkkk . Só no Brasil esse desejo por falso status acadêmico. Morei em Portugal e no Canadá. Raramente chamam alguém de doutor por la. Aqui no Brasil deturpam qqr palavra com o tempo.
A princípio não existe "Contrato Social", sou advogada e não exijo que me chamem por doutora, porém colegas de profissão, a OAB, e os clientes me chamam assim...
Título que foi instituído por uma Lei que criou cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil e foi concedido o título de doutor aos advogados por Dom Pedro I em 1827, sendo, portanto, uma *prerrogativa profissional* do advogado.
No dia 11 de agosto, mesma data da Lei de Dom Pedro I, é comemorado o dia do Advogado.
O advogado ser chamado de doutor não se confunde com o estabelecido pela Lei nº 9.394/96 de (Diretrizes e Bases da Educação), aferido e concedido pelas Universidades aos acadêmicos em geral. (Outros cursos).
O Estatuto da OAB, em seu art. 87, ao revogar as disposições em contrário, não mencionou especificamente a Lei Imperial, portanto ela NÃO foi revogada, e tbm não poderia ser, uma vez a mesma constitui o alicerce da criação dos cursos jurídicos no Brasil.
Dessa forma, a lei Imperial estabelece que o título de doutor é destinado aos bacharéis em Direito, habilitados nos estatutos futuros. Sendo assim, tecnicamente para ostentar o título de doutor, basta ser bacharel em direito e portar a carteira da OAB, nos termos do regulamento em vigor, deu pra entender?!
@@henriquebolsonarista2820 um simples bacharel em direito não é exatamente como vc sugere, leia meu comentário acima, agora sobre os dentistas não sei o motivo em ser chamado de doutor. A questão do advogado ser chamado de doutor é lei que vigora há 200 anos? É sim, e não tem como ela ser revogada já que foi a própria lei que sancionou o curso de Direito no Brasil. Estude mais antes de falar algo q vc não tem conhecimento! 😊
@@henriquebolsonarista2820
Nao basta ser "simples bacharel" em Direito. Precisa ter a carteirinha da OAB.
Sou advogado e certo dia ouvi de um engenheiro que, na opinião dele, advogado merecem o título de doutores porque muitas vezes, ao realizar a defesa de seus clientes, precisam elaborar uma nova tese jurídica. Isso é exatamente o que é feito no doutorado. Achei interessante o raciocínio.
Todos que tem um emprego pode ser chamados de Vossa Senhoria, mas ninguém faz questão disso. Eu sou especialista e não faço questão de ser chamdo de tal. Conheço quem tem mestrado que não faz questão de ser chamdo de mestre. Por que temos que chamar de Doutor quem não tem doutorado? Isso, pra mim, é querer ter um ego superior as demais.
a palavra doutor no contexto de quem tem doutorado não é necessariamente um "pronome de tratamento". Torna-se pedante exigir que seja chamado de doutor alguém que tem essa titulação em nível de pós graduação.
Enquanto que para médicos e advogados há a tradição já que foram as primeiras faculdades a existirem no Brasil ou antes disso, quando os filhos iam cursar direito e medicina em Portugal e voltavam para o Brasil "doutores".
Como ela disse : é uma conversão social . E vc pode chamar pelo nome da pessoa também . Não se incomodem tanto c isso . Isso fala mais de quem se incomoda do que sobre o outro .
@@Athena285 convenção e não conversão.
A concessão do título de Doutor para médico e advogado foi um agrado que D.pedro fez para fixar permanemcia no Brasil para os jovens, filhos dos grandes proprietários de terras .o Brasil. O Brasil precisava de profissionais. Quase Todos iam para Paris
Assim foi feito. Escutei isso de um professor de Historia no fim da década de 60. Assim os jovens ficavam envaidecidos 🎉🎉e os fazendeiros diziam: " eu fui pobre mas meu filho vai ser doutor 🎉 01.fev.24......
O problema é que advogados especificamente não gostam de ser chamados pelo nome, eles exigem utilizar o "Doutor". Desde quando chamar pelo nome ofende?
Obrigado pela informação Doutora ❤
O doutorado em engenharia continua sendo engenheiro... Aí vem o deputado que precisou fazer teste de leitura e escrita e chamam de doutor...aff! Tem que ter uma tolerância culta demais...
a liturgia é clara! vc só vai no médico ou no advogado quando vc tá lascado. aí vc aproveita e faz uma massagem no ego do indivíduo...
Melhor resposta😅
Kkk exatamente!
Gostaria, que os nossos professores também fossem chamados de Doutores 😊
Existem, bastante por sinal, professores com doutorado. Estes, pela norma culta e pela liturgia, devem ser tratados assim.
Concordo! A lei que conferiu a médicos e advogados o uso desse termo assim o fez justamente com vistas a dar reconhecimento ao profundo conhecimento que quem exercia essas profissões possuía. Mas não existem médicos e advogados sem professores, então quem deveria mesmo ostentar algum título nesse sentido são os professores.
É uma questão de titulação. O "Professor" já tem um título, assim como "Mestre" e "Doutor".
No caso do médico é diferente, na verdade, a especialidade médica dele equivale a um diploma de Doutorado.
Blablablabla.... não são doutores e pronto!!!! São por convenção elitista e só! Fora a soberba de muitos profissionais dessas áreas!!
Altos advogados defendendo caras do PCC e o Lula, ae temos que chamar isso de doutrores. Só no Brasil mesmo. La fora Dr é de fato só qm possui doutorado. O médico é doutor pq estudou tudo do corpo, depois vem uma pós. Advogado não estuda toda a sua área. Dentista tbm não. Só estudam arcada dentaria só.
Linda, educada, charmosa e excelente professora.
Colocaram também o Dr para o dentista, nutricionista, biomédico, fisioterapeuta e etc... 😂😂
Todos os profissionais graduados poderiam ser chamados de doutores
@@toaqui5098 graduação e bacharelado não são doutorados nem mestrados, logo não há pertinência em sua observação.
Whaaaaaat? Há médicos nutricionistas (nem todos o nutricionistas o são) e os dentistas são médicos dentistas
Chamo todos eles de doutores!!!!
Estou certa!
Ou não?
Existe uma lei que autoriza o Dr para nutriconista. No entando, prefiro ser chamada como Nutricionista pois valoriza a minha profissao, pois muitas pessoas ainda acreditam que médicos podem passar cardapios e nao sabem identificar que cada um precisam esta em seu quadrado.
Q visual lindo. O brinco é a coisa mais classuda q há. Chiquérrima ❤
Advogado, médico... É tão doutor quanto o mestre de obras é mestre!
Quando tu for para ser atendido na emergência chame um mestre de obras .
@@gilmarbasgalupemeirelles6389 quando você for construir um prédio, chame um médico.
@@gilmarbasgalupemeirelles6389É muito burrice.
@@gilmarbasgalupemeirelles6389 quando sua casa precisar de obra chame um doutor sem doutorado
Quando você precisar de um advogado, você vai entrar na sala chamando o advogado de doutor, então deixa de ser despeitada
A parte médica, quando se forma, possui o que já é também estabelecido pelo CFM ( Conselho Federal de Medicina órgão oficial fiscalizador da nedicina, Doutor em Medicina na formação ( M.D - Medical Doctor). Portanto, não é somente convenção social. É diferente do PHD em uma especialidade médica ou de outra profissão mas a nomenclatura fica igual , no caso Doutor. Em relação ao Direito, não sei a explicação, acredito que não seja somente convenção social.
Respeito! PALAVRA que só se encaixa no uso dos poderosos. Dr. João e Doutora Maria para zeladores, faxineiros, gari e etc nunca ouvi. Pq? Nosso país coloca na mente da população um respeito para quem tem poder. E neste ponto eu discordo! Meu sonho é ver gente simples e trabalhadora ganhar como médico e ter o msm respeito que infelizmente nossa sociedade nega.
@minhaopiniao6785
Se pudesse, daria 10 mil likes em seu comentário.
Hoje, inclusive, estava andando pela cidade e vi um trabalhador "empunhando" uma britadeira, debaixo de um sol de 30 e poucos graus.
Deve largar o trabalho umas 17h e chegar em casa depois de pegar o busão lotado. Também me pergunto até que ponto o barulho ensurdecedor da britadeira afeta a saúde física e mental daquele homem.
Quantos mereceriam o título de "doutor" (por consideração) e nem ao menos são enxergados pela sociedade!
Respeito, com certeza. Todas as profissões merecem muito respeito. Agora, gari, faxineira etcetera, ganhar como médicos ou advogados, vai pagar 11.000,00 por mês de faculdade e cuidar de vidas humanas. Aí dá pra conversar.
@@mmimmaga pensamento pequeno! Vai ver na América quanto ganha cada profissional lá! Ganhar igual médico não impede de ambos ganharem bem e serem reconhecido!
@@minhaopiniao6785 Alô, estamos no Brasil.
Quer respeito, quer salário digno?? Estude para tal, enquanto muitos doutores acabaram com a banda quadrada de tanto banco de estudos, muitos ficaram jogando bola, soltando pipa, pescando e caçando, daí a hora que a água bateu no nariz, foram buscar vagas no mercado de trabalho.
Nem ai para as explicações,professora . Obeservei seus brincos lindos ,isso sim 😂😂😂,incríveis e chiques .
Essa vai no coração da galera que não aceita chamar o adv de dr kkkk
Sempre tive essa curiosidade. Obrigada 😊
Não respeito convenções sociais. Só chamo de doutor quem tem doutorado.
Perfeito!!
Dom Pedro I concedeu o Titulado de Doutor ao advogado no ano de 1827 amém 🙏
@@genilsonsantos9750 Não chamo nenhum advogado de doutor. Ponto.
Também não respeito convênios sociais. Ando pelado, arroto nos restaurantes, dou risada em velório e no mais que foda o que acham
@@genilsonsantos9750ninguém liga
❤ perfeito esclarecimento!
Só uma correção: não é convenção social, é LEI (Lei do Império, ainda vigente no nosso ordenamento jurídico).
E praticamente 100% das pessoas que ostentam (por força de LEI) este título não ligam a mínima para isso (inclusive eu)… confesso que o que não entendo mesmo, é porque algo tão insignificante incomoda tanto algumas pessoas. Insano kkkkk
Tô nessa colega. Não nasci com Dra. no nome. Tudo bem quem coloca. Nada contra. Tratando com respeito, é o que importa.
@@AdrianaVFM Exatamente!! E é como sempre digo: pagando meus honorários, pode me chamar até de meu iaiá, meu ioiô hahaha
Uma lei mal interpretada por conveniência, alguns dizem. E mesmo que fosse lei, bem estranho uma lei do império valer até hoje. Doutor é quem tem doutorado, no meu ponto de vista.
@@astremates6313 Não há margem para outra interpretação, há pessoas pateticamente ressentidas com isso, apenas (leia a lei e constate).
Não é estranho pois a lei foi recepcionada pelas Constituições supervenientes assim como tantas outras (Estude sobre Poder Constituinte, se interessar).
Doutores são médicos e advogados por força de lei, assim como quem tem doutorado, independentemente do seu ponto de vista ou querer. ☺️
@@souerika que se achem doutor sem doutorado, jamais os chamarei assim (os advogados, no caso). E acredito nos estudiosos que questionam essa "lei", e não em qualquer comentário da internet. Não pretendo convencer ninguém, por isso coloquei "no meu ponto de vista". Mas na verdade, isso é no ponto de vista de vários estudiosos.
Parabéns...obrigado.
No caso do advogado é mais que convenção social. Existe lei que regulamenta o título de Doutor ao advogado. Claro que existe uma discussão com relação à validade dela hoje. Mas só quis pontuar que o início do título de Doutor ao advogado começou com uma lei, e não com uma convenção social.
Concordo plenamente.
Pode citar a lei?
Na mesma lei diz que o doutor da lei precisa:
3º O conhecimento perfeito das linguas latina e franceza, sobre dever entrar no plano de uma boa instrucção litteraria, para conhecimento dos livros classicos de toda litteratura, é peculiarmente necessario para os estudantes jurista. Na primeira está escripto o digesto, o codigo, novellas, as institutas, e os bons livros de direito romano, o qual, posto que só há de ser elementarmente ensinado neste Curso Juridico, deve de força ser estudado, bem como as instituições e Pessoal José de Mello, e algumas outras obras juridicas de autores de grande nota, que andam escriptas na mesma lingua. E na segunda se acham tambem escriptos os melhores livros de direito natural publico, e das gentes, maritimo, e commercial, que convem consultar, maiormente entrando estas doutrinas no plano de estudos de Curso Juridico, e sendo escriptos em francez muitos dos livros, que devem por ora servir de compendios.
Com tudo que está escrito na lei, eles só usam a parte que interessa, que é ser chamado de Dr, sem levar em conta toda a carga necessária para isso.......
Perfeito, o Estatuto da OAB por exemplo.
Verdade eu creio 😊❤
Sou professor, engenheiro e tenho doutorado e não faço questão de ser chamado de doutor. José está bom!
Vi uns vídeos essa semana que até enfermeiras pode ser chamada de Dra.
Sobre advogados... Já foram merecedores do título, hj em dia... tem cada um...
E quem tem doutorado nas outras áreas nos dias atuais é senhor uber kkk
Não conheço UM doutor que faça Uber. Conheço muitos ubers mentirosos.
@@lina_alt-hermann eu conheço uns cinco kkkk
@@lina_alt-hermann eu conheço uns cinco kkkk... e digo mais... com mais orgulho em ser uber do que doutor kkk dizem ter sido perda de tempo
Acho bacana o jeito que ela explica.
Boa tarde. E porque devemos utilizar essa liturgia. Não podemos questiona-la?
Já passou da hora de questionarmos essa tradição. Um tempo atrás vi uma reportagem com um grupo de advogados que preferem não ser chamados de doutores, pelo fato de não terem doutorado.
Claro. Q coisa mais rídicula o q a Cíntia "todavia",chata e de voz irritante,advoga.
Você vai ter que mudar a convenção determinada por D. Pedro I, em 1827, questione D. Pedro.
@@tassianabeardsmore2374invejosa!!!
@@lidicenascimento552 tem essa lei na constituição de 1988 ?? Se sim é válida, se não, acabou com o império.
Deveria ser chamada de Mestre estão! Sou professora e o q mais tem são professores especializados em mestrado e doutorado, e na vdd gostam q os chamem apenas de professor ❤
Essa senhora apareceu na thumb e logo pensei: "qual será a opinião elitista agora?", ela nunca me decepciona, haha, adoro isso nela!
Realmente são as duas profissões que mais "são importantes" para algumas pessoas. Uma lida com a liberdade e a outra com a saúde, simplesmente isso.
Isso não é correto, as outras profissões precisam fazer doutorado pra ter o título, enquanto médicos e advogados não. Vou "lacrar" agora.... isso é discriminação kkk
Lutem 😅😅😅
Ela explicou claramente...pela tradição.Sim, Medicina e Advocacia são as profissões mais tradicionais. Ela não desconsiderou as demais. Muito pelo contrário.
Vou lacrar: consulte um dicionário.
@@chamamamae9084mais tradicional que advogado dão físicos, matemáticos e engenheiros etc.
@@lidicenascimento552Vou lutar só chamando de doutor quem tiver doutorado.
❤ Maravilhosa.❤
Há outro argumento, Cíntia, pouco comentado e gostaria, se for pertinente, de ouvir em seu ponto de vista. Vou tentar resumir em duas questões: ao vestir uma camiseta, os braços ficam cobertos de frutas? Não. Ué, não são as mangas que cobrem os braços numa camiseta?
No caso em tela, o que é doutorar? Criar teses, certo? O que se faz em algumas profissões, tais quais as mencionadas?
Criam-se teses, antíteses e sínteses diariamente. No exemplo do médico: a tese (doença), a antítese (eleição do tratamento) e a síntese (a cura). Percebe o "doutorar" a cada paciente, trabalhando premissas maiores e menores, por meio de método científico indutivo ou dedutivo, para se chegar a uma síntese ou conclusão de teses?
No mesmo passo, os doutores da lei. Tese de constituição e afetação do patrimônio jurídico inicialmente trazida para debate; uma anti-tese ou antítese argumentando fato impedimento, modificação ou extinção da tese inicial, na argumentação contestada; e, por fim, uma conclusão pela justaposição das teses afirmativas e defensivas da realidade posta em juízo, isto é, a síntese. Quais profissionais trabalham diariamente na elaboração de teses, digo melhor, doutoram usando premissas maiores previamente estabelecidas, as leis? Os operadores do Direito. Portanto, advogados, juízes, promotores e demais funções análogas às antigas funções dos doutores da lei.
Destarte, irrefutável que a tradição se construiu pela por identidade de uma só palavra para sentidos não exatamente idênticos, atribuídos ao ambiente acadêmico e ao ofício diário militante por sua natureza. Nem, por isso, além da inveja, é claro, a forma de tratamento de um não afasta a do outro, ressalvada hipótese de se poder comer a parte de uma camiseta por existir uma fruta (manga) que leva mesmo nome. Eu acho que o nome disso é polissemia. Não estou certo. Doutorado acadêmico ou por ofício? Talvez, seja essa a dúvida da audiência. 😉
Que explicação!!!👏👏👏👏👏
Admirei a colocação dos argumentos.
Parabéns!
Meu querido, sua explicação foi ótima, mas não há lógica em determinar que só essas 2 profissões tenham tese etc. Vendedores, Designer, Engenheiros, etc.... se você analisar, todas as profissões passam por isso. Tese/ Antitese/Sintese. Só prestar atenção em cada uma delas. Essas que citei foram apenas exemplos.
O que a prepotência enraizada, não faz na mente de alguns profissionais.
O país da jurisprudência falando de leis é certamente obscuro.
Deixa o supremo julgar, então todas as teses caem por terra. E o doutor """" vira reu de seu próprio pensamento jurídico.
Excelente explanação.
Brasil é o país dos doutores e excelências.
Por isso que digo o nome da profissão médico tal e advogado fulano, doutor é quem tem doutorado simples assim...
E cada um que você fala , você pergunta se tem doutorado ou não, pra saber como chama?
Não mesmo, principalmente o advogado foi intitulado a Dr, procura se atualizar primeiro
Você pergunta como para um médico?
Médico Henrique você vai me dar uma receita?
Quando vc tiver um infarto, chame por um doutorando 😂😂😂
Fere seu ego tratar alguém como dr? Antes de falar com o médico vc pergunta se ele tem doutorado? E o mestre de obras, precisa ter mestrado?
AMEEEII teus brincos ❤ uauuu!!!!💞
Eu sou pedreiro, se o cliente não me chamar de doutor, ele vai ficar sem o serviço.
Quem vai ficar sem o serviço é você kkkkkk E outro pedreiro que não reproduz essa conversa coitadista da esquerda vai ganhar o dinheiro que você perdeu.
@@fabricio1803👀👀🙄🙄🤔 mas que comentário hein?? Pra que toda essa grosseria e arrogância aah ?? Se sente bem TENTANDO diminuir alguém?? O outro comentário foi "bem humorado" , você não percebeu né?
Falou o melhor pedreiro do mundo.
😂😆😆 totalmente sem noção.
Sua roupa está impecável. Tive que comentar!
Foi D.Pedro que autorizou o titulo para medicos e advogados. Tem lei a respeito.
Quem é esse?
Brinco maravilhoso 👍🏽
Amei o brinco
Parabéns Cíntia
Boa tarde por te pouco estudo não vou saber pontuar esse teste mais tenho uma curiosidade por que vc não fala olhando para câmera pois além de se tão inteligente é também de uma beleza impressionante com todo respeito
Exatamente lindona ❤
Cirurgiões Dentistas também são doutores.
Pior ainda. Kkkkk. Não mesmo. Só roceiro sem estudo chama um méro dentista de doutor.
Doutor é aquele que estudou o corpo todo.
Médicos sim são doutrores. Abraço.
@@henriquebolsonarista2820 tomara que você nunca tenha dor de dente. Caso tenha vá ao médico e peça tratamento para o médico. Vamos ver se ele trata você .
Eu concordo plenamente perfeito.
A meu ver, jamais um médico ou um advogado deverá ser chamado de "doutor". Isso estimula o crescimento do nosso "complexo de colônia ".
Há muitos médicos com doutorado e Pós doutorado, como nunca sabemos com quem estamos falando, eu prefiro chamar a todos os médicos e advogados de "Doutor"
Angela, concordo plenamente. Acho muito provinciano e reforça a ideia de que há seres superiores.
Vai chamar seu médico pelo nome? Jogou bola com ele na infância?
@@DeniseFerreira opaaaaaa, quando o médico tem doutorado, ele com certeza tem bordado na gibeira o título seguido após o seu nome e sobrenome.
Ver nisso complexo de colônia e ser um colono. Qualquer paìs ocidental tem os tratamentos formalistas nas suas culturas. E isso não os fazem se sentir colônia de nada...
1. É assim que pensam, de um lado, o colonizado (status da servidão voluntária), e o colonizador, de outro lado (uso de estratégias para dominar as massas), tal como ocorre nas relações do rei-súditos, líder religioso-fiéis. 2. Doutor é título acadêmico, que deve ser respeitado apenas no ambiente acadêmico; Meritíssimo é o juiz, enquanto trabalhando como juiz; Excelência é o Presidente da República, Deputado etc., se no exercício do cargo. 3. Convenção social, inexiste na lei, e a "liturgia" é imposta pelas classes ricas e poderosas. Não podem (melhor, não devem) ser respeitadas. 3. Isto decorre do princípio da igualdade das pessoas perante a Constituição. 4. A mocinha do vídeo, empapada pelo falso poder que imagina ter, quer que as coisas continuem como sempre foram. Sou jurista e Presidente de organização social. Peço sempre que me chamem pelo nome e me tratem de "você", não de "senhor" nem de "Doutor". Todas as profissões têm importância. 5. Se o Lula está no bar tomando a famosa cachaça brasileira, é "Lula", "você"; se o Bolsonaro está na motociata, é "Bolsonaro", "você", assim como quando está tomando leite na lanchonete (leite, branco, se bem me entendem).
Perfeito e cirúrgico!
No caso do advogado tem também sentido porque em cada processo é defendida uma tese jurídica.
Sera que e elegante falar sem olhar para câmera??
...;quando o teleprompter não está ou não pode ser colocado frontalmente a pessoa tem que ficar de "ladinho'...só isso!
Trata-se de liturgia! Convenção Social! 😂
😅
Ela autoconvencionou-se.
Isso me deixa desconfortável. Parece pessoa falsa que tem algo a esconder.
Você é fantástica.
É Ilustríssimos? Excelentíssimo?hum, " tendi"
Senhor Doutor Ladrão
😅😅😅 eles se dão um ar de importância para nos intimidar. E os bandidos soltos
Refere-se ao Lula?
Me lembro de uma discussão na Câmara dos Deputados em São Paulo na década de 90, quando um deputado disse na tribuna. - Vossa Excelência está ofendendo a minha excelência.
Também me encaixo na profissão tradicional...Doutora Luzinete 😊Categoria faxineira😂🎉
Dentistas, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional
Doutores criados por lei e q ostentam.o titulo no jaleco
@@elzalara9784 que bom, tá na lei , então não tem o que questionar .
@@elzalara9784e que salvam vidas.
Eu acho você chiquérrima!!!! Admiro seu bom senso e seu humor ❤😊
O título de doutorado vem da palavra latina docere, que significa mestre. Pode ser usada também para professores, engenheiros, diretores de empresa. Sou engenheiro e é normal me chamarem de doutor, sem que nunca tenha pedido isso.
Concordo plenamente
Não, desvaloriza quem tem de fato doutorado. Isso sim é falta de respeito.
Quem faz doutorado faz pra ganhar conhecimento e fazer algo inovador pela sociedade ou faz pra ser chamado de Doutor e ter o ego massageado por isso?
Que brinco lindo!!!!!!! ❤❤❤
Olá, discordo! Doutor é quem faz doutorado.
Essa mulher é chiquérrima, adoro ouvi-la falar e se expressar.
Liturgia que nada. A regra é clara, Doutor é quem tem doutorado.
Acredito que isso venha da idade média, quando se estudava primeiro o trivium, depois o quadrivium e se quisesse fazer os estudos superiores se fazia medicina ou direito que terminavam num tese de doutorado. as outras profissões eram reguladas pelas classes de ofício, ex. os construtores que eram classes fechadas, os maçons, que tinham regras e por isso não eram liberais
Doutores e doutoras são para aqueles que fizeram doutorado, ou seja, defenderam uma tese. Existem médicos que fizeram doutorado e outros que só tem graduação. E os que fazem questão de serem chamados de doutores são os médicos graduados. Nesse aspecto, não há liturgia que dê conta de tamanho exibicionista e arrogância. Quer ser chamado de doutor ? Faça mestrado e depois doutorado. Ou seja, vai estudar!!! Beijos. Dr. Regiani Magalhães Yamazaki.
Professores sim,esses deveriam ser chamados de doutores
Mulher, que brinco babadeiro é esse?!
Coisa mais linda, quero!
Que mulher elegante!!!
Obrigada pelo video
Bom saber!
Admiro-te, como também, o teu português.
Concordo com ela! Embora Dr seja quem tem Dr tornou-se usual pra essas profissões usar o Dr e não vejo problema algum em me referir a um médico como Dr.
Não sabia disso . Gostei da informação.
Como a cara dela é perfeita
Vcs trocam fudo cara quem tem è animal, humano tem ROSTO. Fazem ao contrario
Cada um é doutor naquilo que faz muito bem
Alguns até demais.
Parando de chamar engenheiro de uber eu concordo com tudo que disse!! 😂😂
E o brinco ?? Onde comprou ? Maravilhoso !!!!!
Tem que respeitar a norma culta da língua, isso SIM !
Perfeito!
E também são Doutores o cirurgião dentista, biomédico, farmacêutica, enfermeira, fisioterapeuta??
Cintia e isso não acontece só no Brasil, nos EUA e na Europa todo médico é chamado de “doctor” ou “dottore” e sinceramente ficaria estranho chegar num consultório e dizer bom dia Cláudio e não Bom dia Dr Cláudio 😊
Assistir a você é viciante 😂
O Fisioterapeuta também !!!! Kkk
E a Sra é lindíssima. Ponto final .sem pobrema
O título de doutor foi concedido aos ADVOGADOS por Dom Pedro I, em 1827. Título este que não se confunde com o estabelecido pela Lei nº 9.394/96 (Diretrizes e Bases da Educação), aferido e concedido pelas Universidades aos acadêmicos em geral.
A Lei do Império de 11 de agosto de 1827: cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais; introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico; dispõe sobre o título (grau) de doutor para o advogado.
Kkkkkkkkkkk viva o império.
Me tira uma dúvida por gentileza, quando eu me despedir de uma pessoa na sexta feira eu devo falar, bom fim de semana ou bom final de semana?
Qual a expressão correta e por quê?
Perfeito ❤