@@marciosouza9581 seja bem vindo ao canal. No período de inverno, o consumo dos citros é de, aproximadamente, 1,5 mm.dia-1 e, no de verão, de 3,2 a 4,7 mm.dia-1. Sendo mais simples, o consumo médio de plantas adultas e sadias varia de 55 a 110 L/planta/dia, no inverno, e de 110 a 150 L/planta/dia, na estação seca da primavera e durante os meses quentes e secos do verão. Mas isso varia de região pra região e também muito em função do solo. Solos argilosos, com teor de argila maior e menos granulados, precisam de menos quantidade de água. Solos mais granulados precisam de quantidades maiores de água por dia, chegando até a 220 a 260L/dia. Então sempre é indicado fazer a análise do seu solo e pegar o Manual técnico de produção de citros da Embrapa da sua região pois lá ele consegue te orientar certinho todos os detalhes do manejo da cultura pra sua região. Tem mais conteúdo no canal que pode te ajudar bastante, curta, siga e se inscreva no canal pra ficar sempre em dia com os conteúdos. Sucesso 😁
Boa noite, Aqui é regiao de serra Nordeste 800m (altitude). De fevereiro a Junho periodo chuvoso - sem chance de stresse hidrico. Melhor preço do limão é setembro/ outubro. É possivel mesmo com chuva derrubar florada de Abril/ Maio com por exemplo calda bordalesa e obter colheita em setembro? Se sim qtas aplicaçoes e o periodo intercalado?
Bom dia Carlos, seja bem vindo. Desculpe a demora na resposta, mas estas últimas 2 semanas no pomar foram de muitos trabalhos e só agora vou voltar com os conteúdos. Sobre sua dúvida, vamos lá: Como a recomendação do estresse na planta é sempre 4 meses antes da época de preço bom, ele deve ser feito no seu caso nos períodos em que antecede as chuvas, no caso em Janeiro e Fevereiro, desta forma a planta irá pegar o início chuvoso, soltar novas brotações e consequentemente nova florada até maio e junho para que os frutos amadureçam e cheguem no ponto ideal para venda entre setembro e outubro (lógico que é uma estimativa pois dependem de vários fatores). No seu caso, você pode optar pelo estresse químico, que é o que vou fazer ano que vem no meu pomar pra poder desfolhar os meus pés nos meses de Fevereiro a Março, pra poder pegar o preço bom também em meados de outubro a dezembro pra nossa região. O estresse químico fazemos com ureia concentrada na aplicação foliar - 300 a 400g de ureia para 20L e utilizamos o atomizador para aplicação. A ureia vai queimar as folhas e provocar o caimento delas e dos frutos que estejam nos pés, então tem que ter muito cuidado com a produção em andamento que vc tiver no seu pomar nesse período para escolher abrir mão de da produção que está tendo para fazer esse processo, ok?! Fazendo isso a planta irá se estressar e logo em seguida, umas 2 a 3 semanas ja terá nova folhagem e novos brotos com floração. Pra isso tudo acontecer, a adubação dela precisa estar certinha e os níveis de boro também estejam corretos no solo pra soltar florada logo junto à nova brotação. Se fizer o estresse químico sem a adubação da planta estiver em dias, não irá surtir o efeito desejado. OBS: Calda bordalesa não desfolha a planta, ela é uma calda para proteção contra fungos.
@@claugusto631 Desconheço na literatura o uso da calda Bordalesa pra poder desfolhar e derrubar as flores, sempre usei a calda aplicada via foliar para controle de fungos e a pasta no tronco dos pés para controle da gomose. Tenho vídeos aqui no canal sobre isso também. Caso encontre na literatura o uso da calda Bordalesa pra esse fim, me mande o link por gentileza pois o custo dela é bem menor que a uréia e se realmente funcionar, seria interessante. O problema dela seria a alta concentração de Cobre Residual no solo que poderia causar toxicidade para o solo. Abraços
Qual quantidade de agua planta dia ?
Meu interesse é para uma planta de 01 ano
@@marciosouza9581 seja bem vindo ao canal.
No período de inverno, o consumo dos citros é de, aproximadamente, 1,5 mm.dia-1 e, no de verão, de 3,2 a 4,7 mm.dia-1.
Sendo mais simples, o consumo médio de plantas adultas e sadias varia de 55 a
110 L/planta/dia, no inverno, e de 110 a 150 L/planta/dia, na estação
seca da primavera e durante os meses quentes e secos do verão.
Mas isso varia de região pra região e também muito em função do solo.
Solos argilosos, com teor de argila maior e menos granulados, precisam de menos quantidade de água.
Solos mais granulados precisam de quantidades maiores de água por dia, chegando até a 220 a 260L/dia.
Então sempre é indicado fazer a análise do seu solo e pegar o Manual técnico de produção de citros da Embrapa da sua região pois lá ele consegue te orientar certinho todos os detalhes do manejo da cultura pra sua região.
Tem mais conteúdo no canal que pode te ajudar bastante, curta, siga e se inscreva no canal pra ficar sempre em dia com os conteúdos.
Sucesso 😁
@@MeuPomarCitros
Obrigado
Boa noite,
Aqui é regiao de serra Nordeste 800m (altitude). De fevereiro a Junho periodo chuvoso - sem chance de stresse hidrico. Melhor preço do limão é setembro/ outubro. É possivel mesmo com chuva derrubar florada de Abril/ Maio com por exemplo calda bordalesa e obter colheita em setembro? Se sim qtas aplicaçoes e o periodo intercalado?
Bom dia Carlos, seja bem vindo.
Desculpe a demora na resposta, mas estas últimas 2 semanas no pomar foram de muitos trabalhos e só agora vou voltar com os conteúdos.
Sobre sua dúvida, vamos lá:
Como a recomendação do estresse na planta é sempre 4 meses antes da época de preço bom, ele deve ser feito no seu caso nos períodos em que antecede as chuvas, no caso em Janeiro e Fevereiro, desta forma a planta irá pegar o início chuvoso, soltar novas brotações e consequentemente nova florada até maio e junho para que os frutos amadureçam e cheguem no ponto ideal para venda entre setembro e outubro (lógico que é uma estimativa pois dependem de vários fatores).
No seu caso, você pode optar pelo estresse químico, que é o que vou fazer ano que vem no meu pomar pra poder desfolhar os meus pés nos meses de Fevereiro a Março, pra poder pegar o preço bom também em meados de outubro a dezembro pra nossa região.
O estresse químico fazemos com ureia concentrada na aplicação foliar - 300 a 400g de ureia para 20L e utilizamos o atomizador para aplicação. A ureia vai queimar as folhas e provocar o caimento delas e dos frutos que estejam nos pés, então tem que ter muito cuidado com a produção em andamento que vc tiver no seu pomar nesse período para escolher abrir mão de da produção que está tendo para fazer esse processo, ok?!
Fazendo isso a planta irá se estressar e logo em seguida, umas 2 a 3 semanas ja terá nova folhagem e novos brotos com floração.
Pra isso tudo acontecer, a adubação dela precisa estar certinha e os níveis de boro também estejam corretos no solo pra soltar florada logo junto à nova brotação.
Se fizer o estresse químico sem a adubação da planta estiver em dias, não irá surtir o efeito desejado.
OBS: Calda bordalesa não desfolha a planta, ela é uma calda para proteção contra fungos.
Obg meu amigo
Mas a calda bordalesa seria pra derrubar floraçao e postergar fruticaçao. Nao funcionaria?
@@claugusto631 Desconheço na literatura o uso da calda Bordalesa pra poder desfolhar e derrubar as flores, sempre usei a calda aplicada via foliar para controle de fungos e a pasta no tronco dos pés para controle da gomose. Tenho vídeos aqui no canal sobre isso também.
Caso encontre na literatura o uso da calda Bordalesa pra esse fim, me mande o link por gentileza pois o custo dela é bem menor que a uréia e se realmente funcionar, seria interessante. O problema dela seria a alta concentração de Cobre Residual no solo que poderia causar toxicidade para o solo. Abraços