Olá Marcos. Muito obrigado pelo feed ; ) Anestesiologia transcende barreiras. Tirando algumas características de espécies, o resto é tudo igual! Agradecemos por divulgar o canal! Abraços!
Professor, não o conhecia antes da série de vídeos. Sinceramente estou achando fantástico o seu desprendimento e a disponibilidade de passar tanto conhecimento assim em prol da medicina veterinária. Parabéns e minha sincera gratidão!
Mãe é mãe! Acho sensacional kkkkk Que tal fazer um vídeo dos bastidores da produção? Dos envolvidos no processo, a equipe, os momentos desde gravação, edição, ideias surgindo
Professor estou assistindo todas as vídeo aulas da série, não consigo parar de assistir, é uma atrás da outra hehehe Muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo de extrema qualidade e totalmente gratuito! Abraço 🙏
amando suas aulas. Sensacional. Tá ajudando demais em anestesiologia, terapêutica e farmacologia. Por mais professores assim. Adorei a participação da sua mae. rachei. kkkkk
Professor, suas aulas são maravilhosas, o curso tem me ajudado muito a entender a área da anestesia, que infelizmente foi algo que vi pouco na faculdade de veterinária. Você tem muita didática e é muito elucidativa. Me divirto também com as piadas que você faz! Sou de Fortaleza- Ce e já estou indicando seus vídeos para outros colegas e professores. Obrigada pelos vídeos. Abraços!
Olá Victoria! Que bom que estás aproveitando os vídeos. O intuito é esse. Fico feliz que está gostando também e divulgando! Continue seguindo o canal que tem muita coisa vindo ai! abraços! : )
Prosfessor, fui sua aluna na 5 turma da PAV de São Paulo. Estou acompanhando as aulas e estou adorando. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Abraços.
Professor, você está de parabéns! Procurei muito no TH-cam aulas de antiinflamatórios veterinários e só encontro de medicina ou de forma incoerente. Continue assim!! Aprendi muito com o senhor!! Sua dicção é excelente também.
Muito boa a aula professor!! Depois da minha prova prática de anestesio nunca mais esqueci dos esfeitos indesejados dos AINES no sistema gastrointestinal hahahaha
Salve, professor! Obrigada por compartilhar esse conhecimento!!! Já vi todos os vídeos e aguardo os próximos :) (ps: por favor, explica pq o diclofenaco não? rsrs)
Olá Amábile. Obrigado pelo apoio. sobre o diclofenaco? rsrsrs Na verdade é um dos piores AINES para animais, pois é muito fácil de promover úlcera gastrintestinal, principalmente em equinos e cães. Frequentemente tutores "automedicam" seus animais com isso, pois é o AINE mais comum que temos em casa... abraços!
Professor! Notei que há quase 2k de views, mas poucos likes e comentários, isso dificulta o crescimento do canal. Põe mais avisos pra galera interagir.
Sensacional as aulas e as referências para as mais diversas espécies professor!! Poderia comentar sobre quais seriam boas opções para o controle de dor no pós-operatório de equinos submetidos a celiotomia exploratória?
Oi Natalia, tudo bem? Pergunta difícil hein? Isso porque geralmente o pós de cólica fica com o pessoal da Cirurgia, e geralmente são conservadores no tratamento da dor nesses casos. O que geralmente fazemos são: AINES e lidocaína por infusão contínua. Alguns casos o pessoal usa doses baixas de cetamina (pra mim, acho pouco efetiva)... enfim... cada um e cada caso merece atenção especial ok? Abraços.
Olá Amanda, tudo bem? Fiz essa brincadeira porque o "diclofenaco" é um dos piores AINES para animais. Ele é inespecífico e tem facilidade em promover úlceras gastrintestinais... foge dele ok? abraços!
Olá Fábio. Pode sim, mas há segurança apenas no uso de uma dose. Há alguns relatos de lesões gastrintestinais com o uso de carprofeno em repetidas doses. Porém, um estudo de Steagall et al. (2009) concluiu que por até 6 dias o carprofeno foi seguro (doses decrescentes e 4, 2 e 1 ao longo do tratamento. O problema é saber se essas doses são analgésicas... (estudo sem cirurgia). Diante disso, as principais referências não recomendam o uso "crônico" do carprofeno nessa espécie.
Olá Elis. Se você está falando de cães, o carprofeno é mais COX2 que o meloxicam. Nesse sentido, ele é mais seguro para uso prolongado e, consequentemente, para dor crônica (como mostra a ref da videoaula). Sobre o efeito analgésico, *em teoria* eles deveriam proporcionar a mesma qualidade analgésica porém, na prática o pessoal usa mais carprofeno... OK? Abraços!
Oi Mariana, tudo bem? Olha... não é de grupo nenhum...ele é um solvente industrial que, há algum tempo o pessoal usava para tratamento pós-cólica em equinos. Atualmente o uso tem diminuído bastante... mas ainda há vets que usam com potencial "anti-inflamatório"... enfim... Abraços!
Professor, esse cuidado com a dipirona q vc diz é justamente em relação a animais que apresentam trombocitopenia? em quais outras situações? obrigada. Estou maratonando os videos hahaha tenho muita dificuldade em relação a anestesiologia, principalmente em relação a contenção quimica. Obrigada!!!!
Ola Denise. É isso mesmo. Dipirona tende a aumentar o tempo de coagulação, importante em animais com trombocitopenia e/ou em cirurgias extensas. Que bom que as videoaula estao te ajudando ; ) abraços!
Flunixinim meglumine Cetoprofeno Fenilbutasona são aines muito utilizados em grandes animais e pouquíssimo usado em partimos por existir opções melhores
Meloxicam [dor aguda e crônica] Carprofeno (mais preferencial cox-2 doq o meloxicam) [dor crônica] Em equinos é o contrário Eles podem ser feitos por longos períodos e tem poucos efeitos indesejáveis
Aines Seletivos (cox-2) Firocoxibe(cães, equinos)[embriotóxico][dor crônica] Robenacoxibe(gato, cães) Mavacoxibe(cães) (1 dose dura 14 dias e na 2° dura até mais)
Boa noite. Parabéns pelos vídeos. Qual a diferença entre os medicamentos anti-inflamatório carpofreno (IBASA) e Rimadyl (Zoetis). Sei que possuem a base carpofreno, mas a composição teria mais diferença? Qual seria o melhor usado para dor crônica osteoartrite a longo prazo? Desde já agradeço. Abraços
Olá Rogério. Obrigado pelo feed. Em teoria são iguais, pois tem a mesma composição. Seria a mesma coisa que você chegar na farmácia e ter dois, três medicamentos de marcas diferentes. Então, em teoria eles tem o mesmo efeito. O carprofeno é uma opção para osteoartrite, mas dá uma lida nesse post aqui que tem informações interessantes sobre o firocoxibe ok? nave.vet.br/posts/firocoxibe-para-osteoartrite-em-caes/ abraços!
@@NAVEanestesia Valeu. Já tinha lido algo sobre. O problema que estou dando amantadina para meu cachorro. A vet receitou. Cerca de 25 mg a cada 12 horas. Ele está muito letárgico. Já tinha tomado por 21 dias caprofeno (ibasa). Uma outra vet amiga comentou do rimadyl que apesar de ser o mesmo princípio possui estudos de tratamento a longo prazo. E assim talvez seria melhor. Confesso estou perdido, mas muito preocupado. Ele está muito parado. Apesar de tudo esta comendo e com as funções fisiológicas normais. Esta urinando e fezes normais.
Oi Luciany. Não há necessidade disso. Os esteroides são excelentes anti-inflamatórios, mas trazem vários problemas, como depressão imunológica e retenção de líquidos. Nós usamos os AINES pois eles tem ótimo efeito anti-inflamatório com efeitos indesejáveis "menos comprometedores". Então, não há razão para isso ok? Abraços!
@@NAVEanestesia , Profe. Muito obrigada! Perguntei por causa própria. Fui ao médico e ele me receitou Nimesulida é Betametasona injetável. Fiquei pensando, isso não é incompatível?
Olá Tarcísio, muito obrigado! Sobre o piroxicam, eu realmente nunca usei. Ainda que ele seja do mesmo grupo do meloxicam (oxicanos) ele não é COX-2 preferencial. Nesse caso, cabem os efeitos indesejáveis destacados na video-aula. Abraços!
Olá Mitsuo, tudo bem? Sim, é o Robenacoxibe. Evito falar nomes comerciais nas videoaulas para evitar jabá (rsrsrs). Todos os coxibes são bons devido à segurança. Efeito analgésico? Praticamente iguais ao meloxicam, carprofeno e até flunixim. Como eu disse no vídeo, o efeito anti-inflamatório é muito parecido entre eles; o negócio são os efeitos adversos. Eu, particularmente nunca trabalhei com o robenacoxibe pois o nosso público aqui "não permite o uso". Fico mesmo no meloxicam, carprofeno e firocoxibe. Se injetável ou oral? No hospital, prefiro injetável; para passar para os tutores, oral. Abraços!
Já gostava de anestesio e agora mais ainda!!! Uma perguntinha em base somente nos AINES e iECA: poderia fazer uso em um paciente que toma Benazepril 5mg BID? :)
Olá Natalia, que bom que está curtindo o canal! Sua pergunta merece mais informações... Estamos aqui pensando num paciente cardiopata ok? - Qual paciente? Espécie? Idade? - Qual o objetivo do tratamento com AINE? Dor aguda ou crônica? - Qual AINE? - Qual o tempo desejável de tratamento? Fizemos um post sobre os efeitos indesejáveis de AINES em gatos com dor crônica. Esses efeitos tendem a ser um pouco mais intensos nessa espécie do que em cão mas, como perguntei, temos outras sp também... Segue o link do post: nave.vet.br/posts/caes-e-gatos/aines-em-gatos/ Abraços!
Boa pergunta André! Na verdade, o processo inflamatório é a própria regeneração da lesão, ou pelo menos faz parte do processo. O problema é que ele geralmente é "exacerbado", gerando dor ao paciente. Então, em teoria, o AINE prejudicaria o processo de cicatrização. MAS, isso só é verificado com os medicamentos mais antigos, pouco específicos. Os AINES atuais tem mínima influência nesse retardo cicatricial ok? Abraços!
@@NAVEanestesia entao pelo que entendi os AINES não regeneram nada, logo não é nada inteligente ficar usando anti inflamatórios com uma dor mínima, pois só vai retardar a cicatrização, só servem para tirar aquela dor muito acentuada diminuindo a inflamação, certo? Tava com essa dúvida faz tempo pois tive rompimento no meu peitoral esquerdo, tava me intupindo de prednisona, que é esteroidal, pelo visto eu nem devia ter usado, só deixar o tempo para regenerar sozinho...
Boa tarde prof. Adriano! Como vai? Estou com algumas dúvidas em relação as vias de administração do meloxicam em cães e gatos: a administração também é feita IM? Se não, por qual motivo? Na tabela apresentada na aula, não tem referência para a aplicação IM... Só para confirmar mesmo! Gratidão!
Oi Aline, tudo bem? Obrigado pela lembrança! Na verdade, era para ter saído "IM" ao invés de "IV" lá na tabela de AINES (momento 15:56"). Ambas as vias podem ser utilizadas em pequenos animais mas, preferencialmente, uso a IM. A absorção e distribuição pela via IM é rápida, ao redor de 1 hora. Então, é melhor fazer por essa via para diminuir possíveis efeitos indesejáveis (ainda que sejam menos frequentes que os AINES não seletivos). Abraços!
Estudo a medicina humana e não consegui encontrar nenhum vídeo com tamanha qualidade pra explicar sobre o tema, parabéns professor!!!!
Olá Marcos. Muito obrigado pelo feed ; ) Anestesiologia transcende barreiras. Tirando algumas características de espécies, o resto é tudo igual! Agradecemos por divulgar o canal! Abraços!
Professor, não o conhecia antes da série de vídeos. Sinceramente estou achando fantástico o seu desprendimento e a disponibilidade de passar tanto conhecimento assim em prol da medicina veterinária. Parabéns e minha sincera gratidão!
Mãe é mãe! Acho sensacional kkkkk
Que tal fazer um vídeo dos bastidores da produção? Dos envolvidos no processo, a equipe, os momentos desde gravação, edição, ideias surgindo
Boa ideia ; ) mas você terá surpresas.... srsrsrsrsrs
@@NAVEanestesia Adorei! kkkkk Agora estou curiosa
Professor estou assistindo todas as vídeo aulas da série, não consigo parar de assistir, é uma atrás da outra hehehe Muito obrigado por disponibilizar esse conteúdo de extrema qualidade e totalmente gratuito! Abraço 🙏
Que bom que está aproveitando bruno!
Melhor canal sobre conteúdo de estudo vet que eu vi no TH-cam.
Não pare
👍😉
amando suas aulas. Sensacional. Tá ajudando demais em anestesiologia, terapêutica e farmacologia. Por mais professores assim. Adorei a participação da sua mae. rachei. kkkkk
Olá Patrícia! Que bom que está gostando. A véia cobrou caro pra fazer essa "ponta"... rsrsrs Já se inscreveu no canal? Abraços!
@@NAVEanestesia Cobrança mais que justa! hahahaha. Super inscrita e indicando pra todos os colegas ! Sucesso!
Muito boaaa a vídeo aula. Alguns medicamentos não conhecia👏
😉
Professor, suas aulas são maravilhosas, o curso tem me ajudado muito a entender a área da anestesia, que infelizmente foi algo que vi pouco na faculdade de veterinária. Você tem muita didática e é muito elucidativa. Me divirto também com as piadas que você faz! Sou de Fortaleza- Ce e já estou indicando seus vídeos para outros colegas e professores. Obrigada pelos vídeos. Abraços!
Olá Victoria! Que bom que estás aproveitando os vídeos. O intuito é esse. Fico feliz que está gostando também e divulgando! Continue seguindo o canal que tem muita coisa vindo ai! abraços! : )
Prosfessor, fui sua aluna na 5 turma da PAV de São Paulo. Estou acompanhando as aulas e estou adorando. Obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Abraços.
Olá Luciana! Que bom que estás gostando. Fico muito contente com isso! Sucesso pra você, sempre!
Faço minha as palavras do meu colega , aqui presente Luis Gustavo. Muito obrigada,
Agradeço Lena. Que bom que estás aproveitando ; )
Professor, você está de parabéns! Procurei muito no TH-cam aulas de antiinflamatórios veterinários e só encontro de medicina ou de forma incoerente. Continue assim!! Aprendi muito com o senhor!! Sua dicção é excelente também.
Que bon Yasmin!
Muito boa a aula professor!! Depois da minha prova prática de anestesio nunca mais esqueci dos esfeitos indesejados dos AINES no sistema gastrointestinal hahahaha
Que aulaS incríveis!! Está me ajudando demais e complementando os estudos. Obrigada pela sua disponibilidade de compartilhar conhecimento!!
Que bim que esta te ajudando 😉
Ainda estou maratonando as aulas kkkkkkkkkk top essa aula.🙃🙃🙃
Que bom Flaviana! Obrigado : )
estou usando essa aula para voltar a entender essa cascata. muita boa.
Que bom que está ajudando! Abraços.
Te amooooooo PROOOFFFF!!!!!!!!❤️🙏🙏🙏🙏🙏❤️❤️❤️❤️❤️❤️
😳🤭😉
Ah se no meu curso eu tiver um fessor desenrolado que nem esse!!! Tô é feito na Academia 🙏🙏👏👏
☺😉
Gratidão pelas aulas 🙏🙏😄😄😄
😊😉
Excelente aula professor, assim como as outras que assisti aqui no canal.
Valeu ai Ramalhão ; )
Toooop
😊😉
O complicado que ficou descomplicado após essa aula . Grata Professor👏👏👏👏
Aula incrível ❤❤❤❤
🥰😉
show de bola demais, voce é muito didático e um querido a de dispor a ensinar tanto!
🥰 obrigado pelo feed Vanara 😉
esse professor é fera
😉👍
Muito didático, prático, e gostoso de assistir... vejo várias vezes cada vídeo
🥰
Obrigado sempre ....
😊😉
Salve, professor! Obrigada por compartilhar esse conhecimento!!! Já vi todos os vídeos e aguardo os próximos :) (ps: por favor, explica pq o diclofenaco não? rsrs)
Olá Amábile. Obrigado pelo apoio. sobre o diclofenaco? rsrsrs Na verdade é um dos piores AINES para animais, pois é muito fácil de promover úlcera gastrintestinal, principalmente em equinos e cães. Frequentemente tutores "automedicam" seus animais com isso, pois é o AINE mais comum que temos em casa... abraços!
@@NAVEanestesia Obrigada!! Ainda estou no começo e aprendendo,,,, bom saber assim para jamais esquecer rs abraço!
Ótima aula! Me ajudou bastante na véspera da prova !
Que ótimo! : )
Incrível aula!! Estava procurando um vídeo aula de Farmacologia Vet completa como essa ❤️🩹
😊😉
Aula super esclarecedora, obrigada professor!!!
🥰😉
Excelente nos saca de muchos errores en nuestra clinica saludotes
Gracias Manuel! 😉
Faz um vídeo sobre o diclofenacoooooooooo prof!
Pra que Mayara? kkkkkkkk Vamos ver...
Excelente!
☺😉
Parabéns!!!
😊😉
simplesmente excelente todas as videoaulas . parabéns ao prof e a toda a equipe envolvida
Obrigado Anisio ; )
Excelente aula !
😉
Aula sensacional!
🥰😉
Simplesmente adorei, já comecei a seguir .. obrigadoooo
😊😉
Admiro muito esse canal!!!
😉😊
Vocês são perfeitos
😉🤩🥰
Parabéns.
😊
Excelente o canal 👏🏼👏🏼
Sugestão de vídeo “analgesia não farmacológica”
estou amando seus videos , uma revisão fantastica . obrigada !
😊😉
Grato por todo conhecimento que esta sendo passado
😉
Parabéns Adriano! São vídeos ótimos para auxiliar nas aulas!!! :)
Obrigado Marilda! ; )
Todas as aulas são incriveis, professor obrigada por disponibilizar todo o seu conhecimento de forma simples e objetiva! Estou vendo todos kkkkkkk
bons estudos!
Professor! Notei que há quase 2k de views, mas poucos likes e comentários, isso dificulta o crescimento do canal. Põe mais avisos pra galera interagir.
Fala doutor sangue! Mais de 10% ta na média do TH-cam. Bom que não tem dislike ne!? 🤣 mas... ja que vc pediu...
VAMO DÁ LAIKI AI GALERA!
🤣😉
Excelentes vídeos professor, muito obrigado por toda a disposição em nos ajudar.
Fantástico! Tá me ajudando muito.
Que bom Larissa. O intuito é esse! Abraços!
video perfeito
😉
MUITO BOM
Excelente explicação.
Sensacional as aulas e as referências para as mais diversas espécies professor!! Poderia comentar sobre quais seriam boas opções para o controle de dor no pós-operatório de equinos submetidos a celiotomia exploratória?
Oi Natalia, tudo bem? Pergunta difícil hein? Isso porque geralmente o pós de cólica fica com o pessoal da Cirurgia, e geralmente são conservadores no tratamento da dor nesses casos. O que geralmente fazemos são: AINES e lidocaína por infusão contínua. Alguns casos o pessoal usa doses baixas de cetamina (pra mim, acho pouco efetiva)... enfim... cada um e cada caso merece atenção especial ok? Abraços.
muito bom!!!
😉
Incrível, você é muito didático professor, parabéns!
Obrigado Aline 😊
EU TO AMANDO, obrigada Professor por essas aulas incríveis, você é paaau!!!
🤭😉
Obrigada pelas aulas incríveis!
Olá Ana! Obrigado pelo feedback! Já se inscreveu no canal? Esperamos que sim ; ) abraços!
Gostei, muito bom.
Parabéns.
😉
Ótima aula professor, tirou muito as minhas dúvidas, obrigado.
😉
Dipirona (tem efeito anticoagulação)
Paracetamol
[Analgésicos e antipireticos]
Adjuvantes analgésicos e bloqueiam a cox-3.
: )
Parabéns professor!
Aula maravilhosa, muito bem didática.
Obrigado pelo feed Mauro ; )
Canal maravilhoso!!
Aula maravilhosa. Obrigado por ter se disponibilizado.
Obrigado Dennis! Gostou? Passa pra frente 😉
aula maravilhosa .
Os que mais uso em minha rotina é Maxicam e carprofeno (Rimadyl). Acho ótimos os dois.
Ta bem servido Igor ; )
Muito boa aula Prof. Um abraço desde Moçambique.
Aêêê Julio! Quanto tempo! Abraços!
@@NAVEanestesia Espero que já tenha emoldurado o meu cartaz e use em uma das aulas kkk. Abraço.
E não? Ta la na minha sala! 🤩
maravilhoso prof, obrigadaaaa!
Disponha!
Ótima didática !
Ótima aula professor!!!! Obrigada!
Parabens pela bela explicação,esta me auliando muito,na minha formação academica na veterinaria
Satisfação ler isso ; ) Já valeu ter feito o vídeo Shirley. Abraços!
Excelente aula ! não conhecia o canal mas já virei fã! obrigada por compartilhar o conhecimento!!!
Obrigado Lidiane! Divulgue que ajudará bastante ; )
Boa tarde professor, fiquei curiosa do porquê não comentar sobre o diclofenaco, ele não pode ser usado em animais?
Olá Amanda, tudo bem? Fiz essa brincadeira porque o "diclofenaco" é um dos piores AINES para animais. Ele é inespecífico e tem facilidade em promover úlceras gastrintestinais... foge dele ok? abraços!
vocês retiraram a aula 9 ?
Fala Marcus. YT travou mas já liberou de novo. abraços!
Não pode usar Carprofeno em felinos? Só pra deixar claro... Obrigado.
Olá Fábio. Pode sim, mas há segurança apenas no uso de uma dose. Há alguns relatos de lesões gastrintestinais com o uso de carprofeno em repetidas doses. Porém, um estudo de Steagall et al. (2009) concluiu que por até 6 dias o carprofeno foi seguro (doses decrescentes e 4, 2 e 1 ao longo do tratamento. O problema é saber se essas doses são analgésicas... (estudo sem cirurgia). Diante disso, as principais referências não recomendam o uso "crônico" do carprofeno nessa espécie.
Professor, mas de o carproflan e o meloxicam são preferencial cox 2, porque em dor crônica se usa mais o carproflan?
Olá Elis. Se você está falando de cães, o carprofeno é mais COX2 que o meloxicam. Nesse sentido, ele é mais seguro para uso prolongado e, consequentemente, para dor crônica (como mostra a ref da videoaula). Sobre o efeito analgésico, *em teoria* eles deveriam proporcionar a mesma qualidade analgésica porém, na prática o pessoal usa mais carprofeno... OK? Abraços!
dipirona ou traumal no pós castracão?
olá Renan. Macho? Fêmea? E, detalhe, uma coisa não anularia a outra. E talvez não seja suficiente, se for fêmea...
Professor, o DMSO estaria classificado em qual grupo?
Oi Mariana, tudo bem? Olha... não é de grupo nenhum...ele é um solvente industrial que, há algum tempo o pessoal usava para tratamento pós-cólica em equinos. Atualmente o uso tem diminuído bastante... mas ainda há vets que usam com potencial "anti-inflamatório"... enfim... Abraços!
Professor, esse cuidado com a dipirona q vc diz é justamente em relação a animais que apresentam trombocitopenia? em quais outras situações? obrigada. Estou maratonando os videos hahaha tenho muita dificuldade em relação a anestesiologia, principalmente em relação a contenção quimica. Obrigada!!!!
Ola Denise. É isso mesmo. Dipirona tende a aumentar o tempo de coagulação, importante em animais com trombocitopenia e/ou em cirurgias extensas. Que bom que as videoaula estao te ajudando ; ) abraços!
Flunixinim meglumine
Cetoprofeno
Fenilbutasona são aines muito utilizados em grandes animais e pouquíssimo usado em partimos por existir opções melhores
Flunixinim é muito utilizado em casos de cirurgia de cólica equina decorrente a torção intestinal
Porém firocoxib é melhor
Cetoprofeno e utilizado para citações osteomusculares é oq mais promove alteração de coagulação sanguínea e alteração gastrointestinal
: )
Meloxicam [dor aguda e crônica]
Carprofeno (mais preferencial cox-2 doq o meloxicam) [dor crônica]
Em equinos é o contrário
Eles podem ser feitos por longos períodos e tem poucos efeitos indesejáveis
Aines Seletivos (cox-2)
Firocoxibe(cães, equinos)[embriotóxico][dor crônica]
Robenacoxibe(gato, cães)
Mavacoxibe(cães) (1 dose dura 14 dias e na 2° dura até mais)
: )
Boa noite. Parabéns pelos vídeos. Qual a diferença entre os medicamentos anti-inflamatório carpofreno (IBASA) e Rimadyl (Zoetis). Sei que possuem a base carpofreno, mas a composição teria mais diferença? Qual seria o melhor usado para dor crônica osteoartrite a longo prazo? Desde já agradeço. Abraços
Olá Rogério. Obrigado pelo feed. Em teoria são iguais, pois tem a mesma composição. Seria a mesma coisa que você chegar na farmácia e ter dois, três medicamentos de marcas diferentes. Então, em teoria eles tem o mesmo efeito. O carprofeno é uma opção para osteoartrite, mas dá uma lida nesse post aqui que tem informações interessantes sobre o firocoxibe ok?
nave.vet.br/posts/firocoxibe-para-osteoartrite-em-caes/
abraços!
@@NAVEanestesia Valeu. Já tinha lido algo sobre. O problema que estou dando amantadina para meu cachorro. A vet receitou. Cerca de 25 mg a cada 12 horas. Ele está muito letárgico. Já tinha tomado por 21 dias caprofeno (ibasa). Uma outra vet amiga comentou do rimadyl que apesar de ser o mesmo princípio possui estudos de tratamento a longo prazo. E assim talvez seria melhor. Confesso estou perdido, mas muito preocupado. Ele está muito parado. Apesar de tudo esta comendo e com as funções fisiológicas normais. Esta urinando e fezes normais.
Profe. Muito boa sua aula. É errado associar 2 anti-inflamatórios, esteroides com Aines?
Oi Luciany. Não há necessidade disso. Os esteroides são excelentes anti-inflamatórios, mas trazem vários problemas, como depressão imunológica e retenção de líquidos. Nós usamos os AINES pois eles tem ótimo efeito anti-inflamatório com efeitos indesejáveis "menos comprometedores". Então, não há razão para isso ok? Abraços!
@@NAVEanestesia , Profe. Muito obrigada! Perguntei por causa própria. Fui ao médico e ele me receitou Nimesulida é Betametasona injetável. Fiquei pensando, isso não é incompatível?
Boa tarde professor! Obrigado e parabéns pela excelente aula! Professor, e com relação ao piroxicam, o que o sr me diz?
Olá Tarcísio, muito obrigado! Sobre o piroxicam, eu realmente nunca usei. Ainda que ele seja do mesmo grupo do meloxicam (oxicanos) ele não é COX-2 preferencial. Nesse caso, cabem os efeitos indesejáveis destacados na video-aula. Abraços!
Professor, o senhor sabe dizer sobre o onsior? É um robenocoxibe injetável
Olá Mitsuo, tudo bem? Sim, é o Robenacoxibe. Evito falar nomes comerciais nas videoaulas para evitar jabá (rsrsrs). Todos os coxibes são bons devido à segurança. Efeito analgésico? Praticamente iguais ao meloxicam, carprofeno e até flunixim. Como eu disse no vídeo, o efeito anti-inflamatório é muito parecido entre eles; o negócio são os efeitos adversos.
Eu, particularmente nunca trabalhei com o robenacoxibe pois o nosso público aqui "não permite o uso". Fico mesmo no meloxicam, carprofeno e firocoxibe.
Se injetável ou oral? No hospital, prefiro injetável; para passar para os tutores, oral.
Abraços!
@@NAVEanestesia muito obrigado pela atenção professor! Curto muito seu trabalho e seu canal!! Abraço
Disponha! 😉
Já gostava de anestesio e agora mais ainda!!!
Uma perguntinha em base somente nos AINES e iECA: poderia fazer uso em um paciente que toma Benazepril 5mg BID? :)
Perguntei pela questão da hipotensão, rs. E acabei pensando aqui... e se fosse uso de furosemida? 🤔🤔🤔
Olá Natalia, que bom que está curtindo o canal! Sua pergunta merece mais informações... Estamos aqui pensando num paciente cardiopata ok?
- Qual paciente? Espécie? Idade?
- Qual o objetivo do tratamento com AINE? Dor aguda ou crônica?
- Qual AINE?
- Qual o tempo desejável de tratamento?
Fizemos um post sobre os efeitos indesejáveis de AINES em gatos com dor crônica. Esses efeitos tendem a ser um pouco mais intensos nessa espécie do que em cão mas, como perguntei, temos outras sp também...
Segue o link do post:
nave.vet.br/posts/caes-e-gatos/aines-em-gatos/
Abraços!
UMA DUVIDA, anti inflamatorios só servem para tirar a dor ou também ajudam na regeneração de lesões??????
Boa pergunta André! Na verdade, o processo inflamatório é a própria regeneração da lesão, ou pelo menos faz parte do processo. O problema é que ele geralmente é "exacerbado", gerando dor ao paciente. Então, em teoria, o AINE prejudicaria o processo de cicatrização. MAS, isso só é verificado com os medicamentos mais antigos, pouco específicos. Os AINES atuais tem mínima influência nesse retardo cicatricial ok? Abraços!
@@NAVEanestesia entao pelo que entendi os AINES não regeneram nada, logo não é nada inteligente ficar usando anti inflamatórios com uma dor mínima, pois só vai retardar a cicatrização, só servem para tirar aquela dor muito acentuada diminuindo a inflamação, certo? Tava com essa dúvida faz tempo pois tive rompimento no meu peitoral esquerdo, tava me intupindo de prednisona, que é esteroidal, pelo visto eu nem devia ter usado, só deixar o tempo para regenerar sozinho...
Boa tarde prof. Adriano! Como vai? Estou com algumas dúvidas em relação as vias de administração do meloxicam em cães e gatos: a administração também é feita IM? Se não, por qual motivo? Na tabela apresentada na aula, não tem referência para a aplicação IM... Só para confirmar mesmo! Gratidão!
Oi Aline, tudo bem? Obrigado pela lembrança! Na verdade, era para ter saído "IM" ao invés de "IV" lá na tabela de AINES (momento 15:56"). Ambas as vias podem ser utilizadas em pequenos animais mas, preferencialmente, uso a IM. A absorção e distribuição pela via IM é rápida, ao redor de 1 hora. Então, é melhor fazer por essa via para diminuir possíveis efeitos indesejáveis (ainda que sejam menos frequentes que os AINES não seletivos). Abraços!
@@NAVEanestesia Tudo bem professor! Entendi! Obrigada! Abraço! Parabéns pelo Canal! Os vídeos são dinâmicos e muito didáticos!
♥️
😉
Você está brincando com fogo rapaz... 🤣
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 deu medo agora....
Peguei covid
Dona Maria: - Toma buferin que passa! -
🤣🤣🤣
😂👏🏼
😊😉
que aula... Maravilhosa
😊😉
Muito bom!!
😊😉
muito bom
😉