Indicação: 10 livros que marcaram a minha vida
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Vídeo do Christian Assunção: • 10 livros que mudaram ...
Livros da infância: • Leituras da minha infâ... e • Como nos tornamos leit...
Sobre Susan Sontag: • Sobre Susan Sontag
Longe da Árvore: • Longe da Árvore - Vamo...
Grande Sertão Veredas: • João Guimarães Rosa: G...
Ali Smith: • Ali Smith: Hotel Mundo...
Frantumaglia: • Frantumaglia - A Write...
In other words: • In other words - Vamos...
Argonautas: • Argonautas - Vamos fal...
Pelas paredes: • Pelas Paredes - Vamos ...
"Ler também é uma forma de resistência. Discutir literatura também é uma forma de resistência." Não poderia concordar mais.
Te acompanho desde o comecinho do canal e durante esses anos parei de acompanhar vários canais porém o seu continua firme e forte, através de vc conheci o autor João Anzanello Carrascoza, muito obrigada por essa descoberta que vem marcando minha vida literária a cada livro do autor que eu leio. 💙
Gi, amei! acho que todo mundo tem aqueles livros que marcaram de forma profunda nossas vidas. Bjs
Obrigada pelo comentário Christian!
❤️
Oi Gisele! Não me manifesto muito em videos de youtube no geral, mas assisto todos os seus vídeos e, nesse vídeo em especial, achei válido expressar o quanto acho interessante o seu canal, que ja me agregou vários autores novos dos quais jamais havia ouvido falar antes de vc. Exemplifico com Rebeca Solnit,cujo livro A Historia do Caminhar acentuou minha vontade de sair andando por aí (eu ja era trilheira,desde a leitura tenho andado ainda mais!); Os Homens Explicam tudo para mim tem me ajudado inclusive em meu trabalho (trabalho com segurança pública,mais especificamente com mulheres vítimas de violência doméstica); posso citar tbm Andrew Solomon, cuja leitura de longe da árvore tem sido enriquecedora inclusive no sentido pessoal, pois sou um fruto que caiu meio longe da árvore rs...agradeço pelo seu canal, pelo conteúdo diferenciado e pelo seu jeito sereno e cativante!
Oi Nina! Obrigada mesmo pelo comentário ;) Sabe que o A História do Caminhar foi um dos que fiquei pensando em colocar na lista? Gosto muito dele também... Beijões ;)
Estou lendo o Ensaio sobre a cegueira é muito triste e envolvente. Descobri seu canal hoje e já me inscrevi, tudo de bom. ✌😙
"Argonautas", da Maggie Nelson, mudou a minha vida para sempre e eu o descobri através do seu canal! Obrigado, Gi!
Oi, Guilherme! Puxa, obrigada mesmo pelo comentário!
Não lembro se você já leu Laços do Domenico, mas o prefácio da Jhumpa nele me tocou muitissimo!
Fiquei muito feliz de descobrir teu canal!!
Primeiro livro que marcou minha vida foi Pollyanna, sem dúvida, devia ter uns 8 ou 9 anos quando li e me lembro da história até hoje, depois posso citar Memórias Póstumas de Brás Cubas que foi o responsável, na época da faculdade, por me fazer amar literatura nacional, e literatura clássica em geral, antes dele também tinha um certo ranço dos clássicos. Depois tem meu primeiro Saramago, Ensaio sobre a cegueira, que me deixou sem dormir por noites e por último o mais recente, Cem anos de solidão que li esse ano e não tenho como expressar em palavras o que causou em mim.
Amei! Desses canais literários eu sinto que você é a que tem o gosto mais parecido com o meu. Sempre procuro ler suas indicações :)
Amo vídeos com títulos assim!! Já chego comentando como é legal ver o vídeo. Com muita expectativa desde já ❤❤❤
Eu assistir um vídeo seu falando sobre o livro longe da árvore, gostei tanto da forma que você falou dele que comprei o meu!
Obrigada. 😘
Obrigado pelo vídeo e pelo seu canal, Gisele. Me interessei muito pelo Longe da árvore, vou adicionar a minha lista de leituras. Não sei se teria uma lista com 10; mas com certeza este livro iniciaria a lista:
- Meu pé de laranja lima do José Mauro de Vasconcelos que li no fim da infância. Li contrariada por ser para a escola e acabei me acabando em lágrimas no final. Esse livro me fez perceber a minha situação social e familiar e valorizar as coisas boas que eu tinha na minha casa. Abriu meus olhos. Abcs
Oi Giselle! Obrigada pelo comentário e tomara que goste do Longe da Árvore! E acredita que nunca li Meu pé de laranja lima? Beijos ;)
Amei o vídeo! Me fez relembrar uma coisa: estava procurando me aprofundar ou conhecer um pouco mais do Rosa para ter uma visão geral sobre ele. Acebei vendo vários vídeos de você falando sobre e fiquei encantada. Baixei e fui ouvindo conforme eu caminhava. Foi muito bom. Bem legal essa sua experiência com ele quando estava se debruçando sobre os livros..
Gostei demais dos vídeos do Rosa no seu canal.
E só para terminar o comentário, queria dizer que gostei muito da novidade de colocar o nome dos livros na tela enquanto fala sobre eles. Porque às vezes eu perco o nome e tenho que voltar para acompanhar o vídeo direitinho. Ficou bem bacana assim :)
Oi Lanna! Puxa, legal saber que gostou dos vídeos do Rosa - acho um pouco desafiador falar sobre autores tão consagrados, sobre os quais tanto já foi falado... E obrigada pelo comentário ;)
"Para poder viver" da Yeonmi Park, "O pequeno príncipe", "Capitães da Areia" do Jorge Amado, "Crime e castigo" do Dostoievski, a biografia do Silvio Santos, "Água viva" da Clarice Lispector, "Leite derramado" do Chico Buarque
Minha trajetória literária pessoal tem um tanto da sua, desde que te acompanho há anos. Só dos que você falou tenho uns 4 por indicação sua e que amei, fora os outros rsrs. Por isso tenho um carinho muito especial por você. É muita leitura boa!
Tenho alguma dificuldade com os diários da Sontag só. Porque às vezes fico meio boiando, me falta cultura para lê-la. Mas é como vc falou, com pesquisas além do livro a gente chega lá.
Bjs
Oi Patrícia! Que legal, obrigada! Ultimamente tenho achado que ler diários de autores, pelo menos para mim, só faz sentido depois que já li bastante da obra deles - que é o meu caso com a Susan Sontag. Tentei ler os diários da Sylvia Plath e não foi muito para frente... Beijos!
vários aí são meus livros favoritos (o da Marina Abramovic, Argonautas, Frantumaglia e o da Jumpa Lahiri foi porque descobri no sue canal!). Longe da árvore é sensacional!
Oi Letícia! Ah, que legal! Temos um gosto parecido pelo jeito
Muito obrigado por compartilhar, Gisele 💜
alguns que marcaram:
- algum da Agatha Christie, Cai O Pano talvez, pois comecei a ler mesmo com os livros dela (quase que somente os que tinham o Poirot) e Cai O Pano além de uma despedida do personagem é o que tem a trama mais complexa e soube em tenra idade como o mal pode manipular se ser responsável pelas maldades, a primeira noção do que é o diabo como figura simbólica, daquele que não faz o mal, mas induz o outro a fazer o mal
- A Fogueira Das Vaidades do Tom Wolfe marcou a virada para uma literatura mais "adulta" por assim dizer; não esqueço a madrugada que terminei o livro num frenesi total, eu tinha encontrado o ritmo de um livro pela primeira vez, e era frenético
- Alta Fidelidade do Nick Hornby li na universidade e além da identificação total foi um dos primeiros livros que soube que era possível gargalhar lendo algo, sim, nunca tinha acontecido isso, no máximo uns risos e sorrisos, mas gargalhar lendo era algo inédito (e até raro) - chorar lendo, por exemplo, até hoje não sei como é, no máximo fico triste
- Esperando Godot do Beckett é a descoberta do absurdo da existência, e foi bem impactante isso
- A Negação Da Morte do Ernest Becker continuou essa descoberta sobre o (não) sentido da vida e logo depois fui ver o livro sendo citado em Annie Hall do Woody Allen :)
- A Minoria Próspera E A Multidão Inquieta do Chomsky pode resumir os outros dele que li e o início de uma visão mais crítica das coisas na política
- Em Busca De Sentido do Viktor E. Frankl da série "leituras para um sentido da vida" que já podem entrar aí Na Natureza Selvagem, Livre, Caçadores De Bons Exemplos, etcs
ah tem muito mais... Auster, GGM, Barker, Rubem Fonseca, Sapiens, os de cinema...
Oi Renato! Obrigada por compartilhar sua lista, adorei! Conheço poucos da sua lista - o Hornby e o Beckett só. Fiquei curiosa com vários deles!
Excelente!
Achei a proposta de Hotel Mundo bem interessante, já adicionei a minha Wishlist!
Amei❤❤Aumentou consideravelmente minha lista de desejados.
Tomara que goste das indicações Cristiane ;)
O livro Grande sertão de Veredas foi um grande desafio p mim, foram várias tentativas para vencer a estranheza das primeiras páginas, por fim o livro foi totalmente surpreendente
Alguns livros que marcaram a minha vida literária:
O mundo de Sofia, Capitães da areia e Tereza Batista Cansada de Guerra de Jorge Amado, A moreninha de Joaquim Manoel de Macedo, A revolução dos bichos e 1984 de George Orwell, A Bíblia sagrada e outros.
"A Náusea", Sartre; "O segundo sexo", Beauvoir; "O processo", Kafka; "O beijo da mulher-aranha", Puig; "Operação Massacre", Walsh; "1984", Orwell; "Lavoura arcaica", Raduan Nassar.
e lá vem mais alguns títulos pra minha lista kkkkkkk ótimo vídeo, obg
Virando os olhos? Nunca! Eu tô "YAY, já sabia, esses livros são impostantes para a Gisele
ótimos livros
amei
Amei que começou com Harry Potter 💜
💖
Patti Smith escocesa? Ela é uma cantora norte americana...
Ali Smith é uma escritora escocesa, que escreveu o livro Hotel Mundo que mostrei no vídeo... mas falando em Patti Smith, tenho bastante vontade de ler o Só Garotos ;)
Ah, ok. Então fui eu que percebi mal. Desculpa! 😊
Quando o vídeo começou pensei, "ela vai mostrar o Harry Potter!"😁😅
ops ;)
Susan Sontag...? Vc??? Que novidade!! Hahahahaah
Vamos lá Shakespeare peças
Hamlet e Macbeth . O mestre e margarida crime e castigo almas mortas frankestein o médico e o monstro o peregrino
o fantasma da opera e o corcunda de notre dame
Gisele, você usa instagram ?
Oi Amanda! Até tenho um perfil por lá (gieberspacher), mas faz uns dois anos que não posto nada. Tive uma ressaca épica de redes sociais nos últimos tempos ;)