Mini série - A VIDA POR PROCESSOS- Episódio 2: Banheiro seco, simples, prático e sem cheiro.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- Compre nosso livro: AGRICULTURA SINTRÓPICA SEGUNDO ERNST GÖTSCH.
Visite - www.lojaplantadoflorestas.com
Na Natureza não existe o conceito de lixo, rejeito (a ideia humana de algo sem uso ou utilidade), tudo tem um destino dentro dos processos ecológicos. Por exemplo, no solo, o resíduo de um é a comida do outro, na intrincada cadeia trófica desse ambiente. Andrea Wulf escreveu: “Alexander Humbolt (descrito como um dos cientistas mais influentes da história) percebeu que a Natureza está intrinsecamente interconectada de maneiras que ultrapassam o conhecimento humano. E ele viu que os sistemas vivos, e na verdade todo o planeta, são altamente vulneráveis a perturbações por seres humanos.”
O esterco humano ainda não é o húmus estável do solo que tanto almejamos, mas um contribuinte essencial para auxiliar nesse caminho. Se desejamos uma vida futura na Terra em harmonia com os processos ecológicos, precisamos ir além do respeito à vida humana, devemos recuperar o respeito pelo húmus e adotar uma “reverência pela vida”.
" Isso é algo que Albert Schweitzer, humanista, músico, filósofo e cientista ganhador do Prêmio Nobel da Paz, argumentou quando falou da “ética universal do sentimento de responsabilidade em uma esfera cada vez maior para tudo o que vive”. Em sua opinião, “a grande falha de toda ética até agora foi que as pessoas acreditavam ter que lidar apenas com as relações de homem para homem. Na realidade, porém, a questão é qual é a sua atitude para com o mundo e toda a vida que está ao seu alcance. Agora, mais do que nunca, com tantos desafios enfrentados pelos ecossistemas da Terra, é necessário adotar uma maior “reverência pela vida” e mostrar respeito pela notável complexidade dos processos naturais como a formação de húmus. " (Fonte: www.ksca.land/....
AGORA VOCÊ PODE APOIAR NOSSO TRABALHO POR MEIO DE NOSSO PIX:
cepeascontato@gmail.com
Acesse também: www.cepeas.org...
Você pode comprar a segunda edição impressa do livro, Agricultura Sintrópica segundo Ernst Götsch, com desenhos inéditos e originais de Ernst. Comprando o livro você apoia as pesquisas de Ernst Götsch e do CEPEAS.
Acesse a loja no link abaixo:
www.lojaplanta...
#agriculturasintropica #sintropia #ernstgotsch #agendagotsch #agricultura #cepeas #livroagriculturasintropica #agriculturaregenerativa #KNF #koreannaturalfarming
Já fiz a experiência de adubar uma linha de bananeiras na agrofloresta com o composto do banheiro seco e foram as bananas da terra mais gostosas e maipres que colhi! Comi elas bem maduras, tinham gosto de caramelo ^^
Pois é, se não contamina as bananas, aliás muito pelo contrário, porque haveria de contaminar o tomate, a abóbora, o milho....... mas entendo que parte muito preconceito da população em geral e se você disser o insumo que usou, poucos consumirão o alimento e mais nenhum que seja de sua produção, por desconfiança......kkk
O pior é que muitos lugares nesse mundo nao tem saneamento basico e isso nao é ensinado nem nqs escolas!!! Muitas pessoas podem ter seus banheiro e nao precisar da prefeitura, que nao trata nada, e ainda ter adubo! É simplesmente sensacional!!
Bom dia!
Tecnologia como essa deveria ser implementada no ensino fundamental em aulas sobre vivência ambientalmente adequada tanto ao meio rural quanto urbano!
Muito interessante, uma vez mais mostrando a independencia para as pessoas no campo. Parabéns!!!!
É um grande problema o esgoto. É uma coisa que me incomoda muito saber que todos esses nutrientes que nem se sabe quantas toneladas por cidade, saber que tudo vai pro lixo sem utilidade. Ainda bem que vcs abordaram isso no canal.
Fantástico. Obgd Gotsch, vc faz a diferença. Parabéns Fernando por divulgar ações benéficas para o homem e a natureza.
Muito bem pensado: separar o sólido do líquido quase na origem. Ter a ducha higiênica e o sifão. Obrigado, Ernst❤
A OMS recomenda que o tempo de degradação(compostagem natural) dos dejetos humanos seja de no mínimo 1 ano e meio antes de sem utilizado para adubação. Deve estar completamente seco.
Todos os vídeos do Fernando é algo fenomenal. Assisto a todos!!!
Sensacional amei a ideia vou construir um no meu chalé 😊
Espectacular, muito obrigado Fernando. Abraço Portugal
Fernando, tem um link: "Na roça" que tem este banheiro seco muito prático também, dentro de casa. Bem simples e bonito.Dê uma olhada!
Perfeito. Parabéns por compartilhar esse conhecimento. Obrigado!
Bem interessante
👏👏👏
Boa tarde,uma maravilha
Top
Acho que aí, poderia misturar com um pouco de extrume de boi, caso a propriedade trabalhe com pecuária também. Existe um projeto, desenvolvido pela Embrapa de separar o que é,água cinza, o que é, água do vaso sanitário e que pode ser usado como adubo líquido, evitando em parte o uso da água para irrigação.
Muito bom
Muito bom! Simples e eficaz 🙏🙏🙏
Demais
Obrigada pelas informações!
Top.
O que seria um inoculante? Como eu daria uso para essa finalidade?
Estou buscando aprender.
Muito obrigado
Sr. Fernando, nesse banheiro, faz-se xixi e cocó para o mesmo balde . Certo?
Obrigado
sim, mas o liquido sai pelo furo na parte de baixo do tambor, assim não tem cheiro, devido à fermentação qdo acumula liquido.
Que bom. Quero construir um e precisava de orientação. Um grande abraço.
Esse fernando e dimais
Gratidão pelo Video!
Para mim nao ficou claro sobre o furo no fundo do balde. Todo o liquido irá descer para o cano?
Gostaria de saber tb sobre a compostagem destes degetos, onde os coloca apos encher o balde?
Grato
Só o excesso de líquido irá sair, já que o material de cobertura retêm muita humidade e por muito tempo. Nos banheiros secos sem ducha chega a ser recomendável molhar a mistura para acontecer o processo de decomposição aeróbica. O líquido, rico em amonia e ureia, pode ser diluído na água de irrigação (1 por 10)ou como acelerador de compostagem. No presente caso, foi colocado no círculo de bananeiras sobre o solo, para que a chuva vá arrastando os nutrientes até serem colocados ao dispor das raízes.
obrigado meu caro,
Bacana a ideia
Que bom. Nao conhecia con ducha higenica
Ideia interessante, mas que gera algum manejo manual (colocação de serragem e retirada do balde), o que pode desestimular muita gente. Fiquei em dúvida sobre se o cheiro é zero, já que as fezes ficam acumuladas no balde.
Uma alternativa seria o vermifiltro, com minhocas californianas. O balde não ficaria junto ao banheiro, e as minhocas digerem o composto sólido, indo para o círculo de bananeiras apenas as água. A diferença está no uso da água. Aqui teria descarga.
Estou estudando essas alternativas para implantar em uma pequena propriedade rural.
A grande diferença é não usar água, isso faz toda a diferença, a não ser q voce crie um sistema de captação de água da chuva ou reuso de água para usar nesse modelo proposto por voce, caso contrário é desperdício de energia e/ou contaminação de uma água q poderia ser usada para cozinhar, beber etc. Com relaçao ao cheiro, aqui não se percebe qq cheiro, a não ser aquele produzido pela própria pessoa qdo usa o banheiro. Esse banheiro seco q mostrei está ao lado de um banheiro normal e ninguém percebe diferença em relação ao cheiro.
@@cepeas2219 Com certeza... a grande diferença é o uso da água. Vou implementar também jardins de chuva para coletar essa água pluvial e um sistema de reutilização de águas cinzas, mas a priori, a ideia seria para reutilizar em criação de peixes e/ou irrigação.
Realmente esse sistema é maravilhoso
Nesse sistema pode-se usar minhocas para degradar, como no vermifiltro?
Muito bom! Nesse sistema precisa ser instalada chaminé?
Não precisa. pois não tem cheiro.
@CEPEAS , haveria algum problema se fizéssemos o número 1 e número 2 diretamente embaixo das árvores?
@GuilhermeSchmitz, oiee. Um ano da sua msn, mas, espero que veja a minha! Pois usar o mato é o sistema mais antigo do mundo, especialmente perfeito, sem nenhum problema, só sendo necessário o cuidado de tapar o dejeto com folhas e, mudar de lugar sempre, pra não saturar o canteiro da obra. Único problema é o usuário de tal sistema, que pode não suportar ter que obrar fora de casa, debaixo de sol, chuva e, às vezes, no escuro da noite.
Em relação as águas cinzas. Qual o tratamento que vocês dão a ela ai no CEPEAS?
mesma dúvida aqui... por enquanto estou optando por direcionar especificamente para uma fossa TEVAP, somente pra separar produtos quimicos... e o resto no biodigestor, forte abs
Esse Ernst é nota mil !!! Sistema testado e aprovado é só botar em prática.....gratidão por compartilhar mais essa Fernando !!! Parece que uso do esterco humano é desaconselhado para canteiros de hortaliças......verdade isso ou apenas uma recomendação preconceituosa ?
Se voce compostar, não terá problemas de patógenos. Eu entendo q essa recomendacao de nao usar, tem um grau de preconceito, porque, veja bem, tenho isso em casa, minha família não é hospedeira de amebas, e outros vermes q atacam os humanos, estamos saudáveis, fazemos exame de fezes todo ano, de tempos em tempos tomamos algum vermifugo natural ou mesmo comprado em farmacia. Então porque haveria de não usar o nosso próprio esterco?
@@cepeas2219 eu concordo que após compostado esterco é esterco e o calor do processo elimina patógenos seja de qual esterco for pois na minha visão todos tem potencial de alguma contaminação
Como fazer um banheiro seco?
Não entendi como instalar o sifão no fundo do balde. Favor informar com mais detalhes.
Bom Dia, Bernardo! O sifão não é no balde e sim na tubulação que sai do ralo!
o sifão é igual a esses sifões flexíveis q colocamos abaixo da pia, e vai abaixo do ralo, dentro da tubulação de 100mm. Como esses modelos de sifões são flexíveis, você ajusta o sifão da maneira q achar melhor. O sifão tem em torno de 30 a 40mm de diâmetro. Como disse no filme, Você pode melhorar o encaixe do balde na tubulação do sifão, esse q está assim no filme foi porque antes era um vaso sanitário comum (que usava água), por isso tivemos q adaptar as coisas pra encaixar o balde. Mas se você for construir do zero, você pode achar uma maneira melhor de encaixar o fundo do balde na tubulação.
Qual o nome do professor que o Fernando cita em 1:53 ?
Professor Cho, fundador da KNF - Korean Natural Farming.
@@cepeas2219 Muito obrigado!
Acho q o maior problema desse sistema é a quantidade de baldes p aguardar esse processo de 3, 4 meses
Você não precisa deixar no balde, pode imediatamente montar uma pilha de composto e se quiser usar o mesmo balde.
@@cepeas2219 precisa revirar? Onde é seguro tratar com este composto?
@@cepeas2219 tinha ficado com a mesma dúvida,
Deve-se aguardar 1 ano e meio para a completa degradação e segurança biológica antes de ser utilizado como esterco. Fonte: OMS
Só pra uma pessoa usar dar certo sendo que ela mesma cuide dos dejetos.
2 a 3 meses é pouco 10 meses acho q seria melhor
Infelizmente é muito simples pra mim, principalmente pra mulher e pras crianças, hahah, mas existem mil e uma formas da água de um sanitário convencional ser reaproveitada em diversos ciclos, só depende do projeto inicial da casa, e um investimento extra, porém não muito, em materiais, encanamento, etc. e a água pode ser reciclada facilmente gerando subprodutos valiozissimos pra agricultura e para sobrevivência humana como um todo... forte abs
E a fossa de "Evapotranspiração...?"
não vai mais precisar disso, basta um circulo de bananas plantadas no solo.
@@cepeas2219 Deixe-me começar por saudá-lo diretamente de Portugal.
A ideia do banheiro seco é interessante, mas como já foi dito, inclusive por si no vídeo, a maioria da população não pode (porque vive na cidade) ou não quer dar-se a esse trabalho.
Não conheço a realidade do Brasil, como a densidade populacional é muito inferior à de Portugal até pode ser diferente, mas aqui em Portugal toda a gente já tem acesso ao sistema de esgoto canalizado.
Nesse sentido, e admitindo que o banheiro seco pode fazer sentido dependendo da situação, para mim mais importante seria tentar desenvolver ideias e, se necessário, tecnologias para reaproveitar as águas residuais, que como bem diz no vídeo, hoje em dia são, na sua grande maioria, apenas lançadas aos rios.
Eu tenho algumas ideias, mas eu sou só um curioso, um ideólogo, nunca trabalhei nessa área nem nunca trabalharei.
Seja como for, estou convicto que, mesmo que não seja possível usar as águas residuais para produção de hortaliças ou de forragens, seja por questões de saúde pública ou de preconceito, certamente seria possível utilizá-las para produção de fruta ou, em último caso, de madeira.
E, como dizem os falantes de inglês, when there's a will, there's a way. Espero que brevemente haja vontade política para começar a explorar estes temas.
🙄
Isso vira um fedo
este modelo é cheiro zero!!!!
Na produção de adubo, ok. Mas, acho bem nojento !
Me poupe. Até parece que as pessoas farão isso. a tecnologia tem que estar alinhada com a realidade e nao deslocada dela.
O dia que sua realidade for morar num local que não tem água encanada nem esgoto, aí vc volta aqui e expõe novamente a sua opinião 👍