Circuito muito interessante. Acredito que com essa base também seja possível implementar um stall detector, para o MCU conseguir identificar quando o motor travar e não insistir no acionamento, prevendo uma proteção tanto para o motor quanto para o circuito de potência do sistema. Para manter o isolamento galvânico, esse stall detector pode ser feito com um opamp que mede a corrente e um comparador com um limiar definido por meio de um divisor resistivo, a saida do comparador envia por meio de um optoacoplador para uma entrada digital do MCU, e quando ocorrer um surto de corrente na etapa de potência o MCU pode disparar um contador e caso o período ultrapasse um limiar definido no firmware o MCU suspende o PWM. E o mais legal da eletrônica: não precisa ser só para uma parafusadeira, o mesmo circuito pode acionar diferentes motores... Como sempre, a clássica sendo A CLAAÁSSICA de sexta! Obrigado pelo conteúdo fantástico WR!
Interessante a topologia do isolamento galvânico do PC817,optoacoplado ,muitas fontes usan este componente e muitos modelos de fontes usando até 5 optoacoplador ,acredito que para cada setor de regulador de tensão e ainda usam um capacitor em anteparalelo para filtrar ruídos espúrios,não faz isolamento galvânico mas filtra ruídos .
Oba nobre professor Dr. WR's! Já adaptei com sucesso esse projeto do vídeo no meu velho AVR de guerra! Estou elaborando uma PCB para instalar em uma velha parafusadeira que tenho aqui no lab residencial. Bravo, ótima aplicação!!
Estou precisando recuperar uma parafusadeira que deu problema no circuito, vou montar esse circuito, muito interessante, inclusive adorei a sacada do pwm ser incremental na partida, muito bom mesmo, Parabéns!
Obrigado Danilo, monte e depois conte os resultados!
วันที่ผ่านมา
Eu fiz um circuito similar a este utilizando um 555 para gerar o PWM. Também utilizei um opto acoplador. Muito legal essa tua opção. Parabéns pelo trabalho
Wagner bom dia , Se for possível explique como fazer um retificador com IGBT como existem em UPSs de grande porte , ao menos um em pequena escala , muito obrigado , gosto muito de suas aulas , um forte abraço
Algumas Parafusadeiras tem um circuito deste no Gatilho ,tanto que o gatilho é um pouco grande para caber um circuito deste ,não deve ser assim pois envolve mais potência para o motor e poucos componentes para caber na parafusadeira.Interessante esta topologia.
Pontuação interessante essa que você levantou. Os componentes que normalmente são usados nos gatilhos comercias de parafusadeiras devem ser todos SMD, o que reduz consideravelmente o tamanho do circuito como um todo, entretanto, concordo que muito provavelmente os circuitos comerciais não seguem essa topologia apresentada, sobretudo para corte de custos (se o circuito é mais simples, é mais barato e isso representa maior lucro para a empresa). É provável que utilizem um MOSFET que seja acionado com nível lógico 0-5V ou 0-3.3V (algum IRFL da vida), algum ASIC para controlar o MOSFET ao invés do MCU e que se dane isolamento galvânico, afinal, se o dispositivo quebrar ou parar de funcionar por conta de ruído é mais lucro ainda para a fabricante, pois o usuário terá ou que comprar outra parafusadeira ou comprar uma peça de reposição para reparo. Entretanto, a topologia mostrada no vídeo parece bem robusta e com poucos circuitos adicionais é possível melhorar ela para tocar motores até maiores do que esse usado no vídeo.
@@paulocaleb9371 Sim ,verdade isso ai que você mencionou ,Nas parafusadeiras é usado algum ASIC ou um IRFL da vida ,não usa MCU como o PIC16F .Eu já abri uma parafusadeira para dar manutenção aqui em casa ,meu irmão tinha comprado para usa-lo aqui ,durou pouco.
eu sempre quero circuitos para controles de maiores potencias. eu estou no meio de um projeto para controle desses motores. pois ganheiro 2 parafusadeiras c/ defietos. dessas xing-ling. onde ñ ha baterias para reposiçao. mas o motor, cambio e mandril estao bons. eu irei usar para acionamento de moedor de temperos. estou pensando em usar o 555 para controle de PWM. eu ainda ñ defini uma frequencia. mas acho usar o padrao de 1KHz seja legal.
Bom dia, vídeo muito valioso. Você pode fazer um projeto para um controlador de portão deslizante automático usando um microcontrolador pic? Isso vai me ajudar muito. Seria muito valioso acrescentar os pontos aqui mencionados. 1. Ser capaz de controlar com um controle remoto. 2. Usando dois interruptores de limite. 3. Implementação de travamento automático após fechamento do portão 4. Tenha um alerta de emergência.
Muito obrigado! Já tem projeto de controle de portão no canal! Veja nossa playlist sobre PIC Mid-Range: th-cam.com/play/PLZ8dBTV2_5HSE1zgt5kukikX1nF9gSU4l.html A partir do episódio 9. Bons estudos!
WRKits Wagner olha com carinho o mini osciloscópio feito com o Raspberry PI pico traga melhorias na leitura de sinais com essa ferramenta mesmo que limitada ajudará muitos que querem ingressar nesse fantástico mundo da eletrônica, tu poderá explora incontáveis episódios com essa temática.
Gostaria muito que vc monte um circuito de um servo motor, estou usando seus cursos no meu TCC e não queria colocar os dos servos já montado, nem que vc faça um curso só desse assunto...
Teria como implementar um circuito de proteção do motor como utilizar um senso de temperatura e um resistor shunt para monitorar a corrente passando de modo que ao chegar um certo limite o pic desliga o motor como proteção
eu queria saber como fazer um on off com mosfet... botei um mosfet de 45a pra uma carga de 2a e o bicho pegou fogo (esquentou bastante kkkkkkkk)... os engenheiros fazem isso com transistores discretos e as vezes nem esquenta....
Basicamente o transistor precisa suportar a carga, considerando potência entre outros fatores. Recomendo o nosso curso de Datasheets: go.hotmart.com/N8870397A
@canalwrkits bom dia professor, é que eu preciso controlar um motor monofásico de tanquinho que movimenta uma centrífuga de Mel, e no meu caso não compensa comprar um inversor, e um dimmer não parte na lenta com carga!
Usando esses circuitos dedicados para PWM você perde boa parte da versatilidade do circuito proposto. O microcontrolador é quem faz a partida suave, mas se isso não for um problema para a sua aplicação, a etapa de potência com isolamento galvânico pode ser útil sim.
Não. Justamente por este motivo é utilizado a técnica do PWM para controlar os motores DC. É diferente do que apenas diminuir o nível de tensão aplicado no motor DC.
Boa Noite. Eu até entendo os circuitos porém suas montagens do seus vídeos não mostram a montagem passo a passo do circuito junto com os componentes na placa protoboard é aí que me perco.
Boa noite! O conselho que eu posso te dar é tentar montar por conta própria os circuitos na protoboard. Lembra que as montagens que aparecem nos vídeos são apenas sugestões, e a forma que você monta o seu protótipo depende de como você interpreta os esquemáticos. No mais, é com a prática mesmo... Boa sorte!
Não desanime, continue acompanhando. Pesquise no TH-cam por "WR Kits dicas de protoboard" e também por "WR Kits interpretação de diagramas esquemáticos". Além disso, temos o curso Eletrônica do Zero, que vai ajudar: go.hotmart.com/S92678804K Infelizmente não podemos apresentar a montagem passo a passo em todos os vídeos, mas com estudo e prática você chega lá.
Tava pesquisando sobre isso! Estava estudando o circuito de gatilho de parafusadeira. É bem interessante.
Show Edipo, é interessante mesmo.
Circuito muito interessante. Acredito que com essa base também seja possível implementar um stall detector, para o MCU conseguir identificar quando o motor travar e não insistir no acionamento, prevendo uma proteção tanto para o motor quanto para o circuito de potência do sistema.
Para manter o isolamento galvânico, esse stall detector pode ser feito com um opamp que mede a corrente e um comparador com um limiar definido por meio de um divisor resistivo, a saida do comparador envia por meio de um optoacoplador para uma entrada digital do MCU, e quando ocorrer um surto de corrente na etapa de potência o MCU pode disparar um contador e caso o período ultrapasse um limiar definido no firmware o MCU suspende o PWM.
E o mais legal da eletrônica: não precisa ser só para uma parafusadeira, o mesmo circuito pode acionar diferentes motores...
Como sempre, a clássica sendo A CLAAÁSSICA de sexta! Obrigado pelo conteúdo fantástico WR!
Excelente ideias Paulo! Muito obrigado pelos elogios, acompanhe sempre!
Interessante a topologia do isolamento galvânico do PC817,optoacoplado ,muitas fontes usan este componente e muitos modelos de fontes usando até 5 optoacoplador ,acredito que para cada setor de regulador de tensão e ainda usam um capacitor em anteparalelo para filtrar ruídos espúrios,não faz isolamento galvânico mas filtra ruídos .
Obrigado Cleiton! Sim, o isolamento galvânico é bem importante para evitar problemas com o microcontrolador.
essa partida em rampa é interessante. gosto do circuito. mais um q eu provavelmente irei replicar.
like 119
Boa Anselmo, replique e depois comente os resultados.
Oba nobre professor Dr. WR's! Já adaptei com sucesso esse projeto do vídeo no meu velho AVR de guerra! Estou elaborando uma PCB para instalar em uma velha parafusadeira que tenho aqui no lab residencial. Bravo, ótima aplicação!!
Muito obrigado professor Conrado! Bons projetos!
Essas aulas são incríveis, obrigado Wrkits
Muito obrigado meu amigo, acompanhe sempre!
Estou precisando recuperar uma parafusadeira que deu problema no circuito, vou montar esse circuito, muito interessante, inclusive adorei a sacada do pwm ser incremental na partida, muito bom mesmo, Parabéns!
Obrigado Danilo, monte e depois conte os resultados!
Eu fiz um circuito similar a este utilizando um 555 para gerar o PWM. Também utilizei um opto acoplador. Muito legal essa tua opção. Parabéns pelo trabalho
Obrigado! Sim, o 555 é uma ótima opção.
muito bom como sempre, uma perfeição de controle, obrigado por compartilhar esta verdadeira aula cheia de detalhes, abraço.
Muito obrigado, acompanhe sempre! Abraço
Top demais esse cara é fera demais 😉
Muito obrigado Silmar!
Excepcional!!
Muito obrigado Lenon!
Wagner bom dia , Se for possível explique como fazer um retificador com IGBT como existem em UPSs de grande porte , ao menos um em pequena escala , muito obrigado , gosto muito de suas aulas , um forte abraço
Valeu Renato, sugestão anotada! Forte abraço!
Algumas Parafusadeiras tem um circuito deste no Gatilho ,tanto que o gatilho é um pouco grande para caber um circuito deste ,não deve ser assim pois envolve mais potência para o motor e poucos componentes para caber na parafusadeira.Interessante esta topologia.
Pontuação interessante essa que você levantou.
Os componentes que normalmente são usados nos gatilhos comercias de parafusadeiras devem ser todos SMD, o que reduz consideravelmente o tamanho do circuito como um todo, entretanto, concordo que muito provavelmente os circuitos comerciais não seguem essa topologia apresentada, sobretudo para corte de custos (se o circuito é mais simples, é mais barato e isso representa maior lucro para a empresa).
É provável que utilizem um MOSFET que seja acionado com nível lógico 0-5V ou 0-3.3V (algum IRFL da vida), algum ASIC para controlar o MOSFET ao invés do MCU e que se dane isolamento galvânico, afinal, se o dispositivo quebrar ou parar de funcionar por conta de ruído é mais lucro ainda para a fabricante, pois o usuário terá ou que comprar outra parafusadeira ou comprar uma peça de reposição para reparo.
Entretanto, a topologia mostrada no vídeo parece bem robusta e com poucos circuitos adicionais é possível melhorar ela para tocar motores até maiores do que esse usado no vídeo.
Obrigado pelo comentário Cleiton! O Paulo já trouxe uma excelente resposta.
@@paulocaleb9371 Sim ,verdade isso ai que você mencionou ,Nas parafusadeiras é usado algum ASIC ou um IRFL da vida ,não usa MCU como o PIC16F .Eu já abri uma parafusadeira para dar manutenção aqui em casa ,meu irmão tinha comprado para usa-lo aqui ,durou pouco.
eu sempre quero circuitos para controles de maiores potencias.
eu estou no meio de um projeto para controle desses motores. pois ganheiro 2 parafusadeiras c/ defietos. dessas xing-ling. onde ñ ha baterias para reposiçao. mas o motor, cambio e mandril estao bons. eu irei usar para acionamento de moedor de temperos.
estou pensando em usar o 555 para controle de PWM. eu ainda ñ defini uma frequencia. mas acho usar o padrao de 1KHz seja legal.
Bacana Anselmo! 1kHz é o padrão normalmente usado.
Bom dia, vídeo muito valioso. Você pode fazer um projeto para um controlador de portão deslizante automático usando um microcontrolador pic? Isso vai me ajudar muito. Seria muito valioso acrescentar os pontos aqui mencionados.
1. Ser capaz de controlar com um controle remoto.
2. Usando dois interruptores de limite.
3. Implementação de travamento automático após fechamento do portão
4. Tenha um alerta de emergência.
Muito obrigado! Já tem projeto de controle de portão no canal!
Veja nossa playlist sobre PIC Mid-Range: th-cam.com/play/PLZ8dBTV2_5HSE1zgt5kukikX1nF9gSU4l.html
A partir do episódio 9.
Bons estudos!
@@canalwrkits thank you very much sir. you are the best teacher
WRKits Wagner olha com carinho o mini osciloscópio feito com o Raspberry PI pico traga melhorias na leitura de sinais com essa ferramenta mesmo que limitada ajudará muitos que querem ingressar nesse fantástico mundo da eletrônica, tu poderá explora incontáveis episódios com essa temática.
Sugestão anotada, valeu!
show um otimo amo
Obrigado Thiago, para você também!
opa muito interessante
Muito obrigado João!
Wagner, muito legal o circuito, pergunta: não precisa de resistor para a base dos transistores ?
Obrigado Paulo! Não é necessário pois polarizamos com o foto-transistor e o resistor de 10k.
Gostaria muito que vc monte um circuito de um servo motor, estou usando seus cursos no meu TCC e não queria colocar os dos servos já montado, nem que vc faça um curso só desse assunto...
Legal, sugestão anotada!
Para que serve esse resistor de 10k do GND para o emissor do optoacoplador?
Esse resistor cria uma referência a GND para o sinal PWM e polariza o foto-transistor.
mais uma claaasica
Valeu Erenildo, tem Sexta, tem Cláaaassica!
Teria como implementar um circuito de proteção do motor como utilizar um senso de temperatura e um resistor shunt para monitorar a corrente passando de modo que ao chegar um certo limite o pic desliga o motor como proteção
É possível sim.
eu queria saber como fazer um on off com mosfet... botei um mosfet de 45a pra uma carga de 2a e o bicho pegou fogo (esquentou bastante kkkkkkkk)... os engenheiros fazem isso com transistores discretos e as vezes nem esquenta....
Basicamente o transistor precisa suportar a carga, considerando potência entre outros fatores. Recomendo o nosso curso de Datasheets: go.hotmart.com/N8870397A
não poderia fazer o pwm com o 555 ?
Pode também Paulo. Pesquise por "WR Kits 555 PWM", tem exemplos aqui no canal.
Posso alimentar o motor de corrente alternada tipo aquele de tanquinho?
Aí nesse caso o controle é diferente, como por exemplo, poderá usar um TRIAC.
@canalwrkits bom dia professor, é que eu preciso controlar um motor monofásico de tanquinho que movimenta uma centrífuga de Mel, e no meu caso não compensa comprar um inversor, e um dimmer não parte na lenta com carga!
Posso usar um TL 494 ou NE 555 ???
No Lugar do PIC....
Usando esses circuitos dedicados para PWM você perde boa parte da versatilidade do circuito proposto. O microcontrolador é quem faz a partida suave, mas se isso não for um problema para a sua aplicação, a etapa de potência com isolamento galvânico pode ser útil sim.
@paulocaleb9371 não manjo muito de circuito PIC....mas obrigado pela sua informação...
Pode usar sim. Inclusive tem exemplos no canal. Pesquise por "WR Kits TL494", "WR Kits SG3525", "WR Kits 555 PWM". Bons projetos!
Diminuindo o PWM o motor perde torque?
Não. Justamente por este motivo é utilizado a técnica do PWM para controlar os motores DC. É diferente do que apenas diminuir o nível de tensão aplicado no motor DC.
O PWM visa manter o torque do motor a baixas velocidades.
tenho outro pedido fonte EDM para cnc de corte com fio de latão
Ótimo circuito. Bem funcional. Mas é possível manter a rotação constante independente da carga do motor?
Muito obrigado! É possível sim, a partir da leitura dos RPMs com um encoder por exemplo. Mas aí o circuito e o software ficam um pouco mais complexos.
showw
Obrigado Edvan!
Boa Noite. Eu até entendo os circuitos porém suas montagens do seus vídeos não mostram a montagem passo a passo do circuito junto com os componentes na placa protoboard é aí que me perco.
Boa noite! O conselho que eu posso te dar é tentar montar por conta própria os circuitos na protoboard. Lembra que as montagens que aparecem nos vídeos são apenas sugestões, e a forma que você monta o seu protótipo depende de como você interpreta os esquemáticos. No mais, é com a prática mesmo... Boa sorte!
Ótima dica Paulo!
Não desanime, continue acompanhando. Pesquise no TH-cam por "WR Kits dicas de protoboard" e também por "WR Kits interpretação de diagramas esquemáticos". Além disso, temos o curso Eletrônica do Zero, que vai ajudar: go.hotmart.com/S92678804K
Infelizmente não podemos apresentar a montagem passo a passo em todos os vídeos, mas com estudo e prática você chega lá.