Aqui no ELETRICITY a gente aprende de verdade e percebe a diferença pela qualidade e conteúdo de cada vídeo. Pra mim este canal é tipo Roberto Carlos: O INIMITÁVEL.
NEMA só é melhor se você trabalha com coisas com picos muito altos de corrente, tipo máquina de solda elétrica. A bobina do DIN faz toda a diferença no curto circuito.
Blog do Saulo vdd, eu uso o din na minha casa e também Lampas incandecente por que gosto delas, pois aqui tem muitas quedas de energia e com Lâmpadas LEDs eu não visualizo as flutuações de tensão. e com o Disjuntor DIN as Vezes queima uma Lâmpada Incandecente e ele desliga instantânea mente, Show de bola. a Unica vantagem que vejo nos Disjuntores NEMA é a carcaça, que é muito melhor que as dos Disjuntores DIN.
Sim, o NEMA por ser só o bimetálico acaba demorando muito a atuar em caso de curto-circuito... Eu lembro muitos anos atrás quando eu fui ligar um plug de um aparelho na tomada e alguma coisa estava em curto (no cabo ou no aparelho em si) e quando eu inseri o plug na tomada, saiu fogo de um dos pinos, deu um uns 2 ou 3 pipocos e parou, foi coisa bem rápida de 1 segundo por aí... Quando eu tive coragem pra puxar o plug da tomada vi que apenas um dos pinos estava inteiro, o outro pino derreteu e sumiu dentro da tomada (eram aqueles plugs onde os pinos redondos são ocos), a tomada ficou preta ao redor do furo (provavelmente os contatos internos dela devem ter se desmanchado também!), porém o disjuntor NEMA nem sentiu o curto-circuito, pois foi muito rápido para o bimetálico dele chegar a esquentar ao ponto de fazer ele desarmar... Se fosse um disjuntor DIN o desarme teria sido imediato através da bobina magnética que ele tem e provavelmente o pino do plug e os contatos da tomada sofreriam danos pequenos.
@@MCA0090 vai também da qualidade dos disjuntores. Já passei por duas situações em que o disjuntos de menor amperagem e mais próximo ao aparelho não desarmou e foi desarmar o geral. (as duas situações eram din, em uma delas o geral já era caixa moldada).
Mais um excelente conteúdo! Eu particularmente já vi esses disjuntores NEMA não aturem em curto-circuito de maneira satisfatória mais de uma vez. O problema se dá principalmente por esses disjuntores serem projetados para as instalações norte-americanas, onde é comum o circuito ser protegido por um AFCI, que detecta arcos elétricos.
Já me ocorreu uma vez de fechar um curto uma extensão. As duas chapas que fazem os contatos da tomada (a ponta em que ligamos o aparelho) se soltaram e colaram uma na outra. Me lembro que na hora a energia deu uma abaixada e eu sacudindo a extensão para tentar "desapartar" a briga, quando vi que não ia conseguir sair correndo pulando por cima de cadeira, cachorro, e o carro que tava na garagem pra desligar o disjuntor geral que deveria desarmar e não desarmou. Tive que atuar manualmente. Não me recordo ao certo, mas salvo engano o fio da extensão rompeu, e o disjuntor não atuou. Além da carga do curto, haviam mais dois freezers e um balcão de frios ligados no momento. Era um disjuntor de 40a, que ficava no padrão de medição.
exato, em paises seguindo a nema tomadas com afci são norma em areas de maior risco de choque por menor resistência do corpo e alguns outros casos (banheiros, lavanderias...), complementando o nema. nem sei como que trouxeram um sem prever o outro por aqui na época aqui no Brasil. vale até um vídeo caso a história seja legal
Além disso, o DIN é mais compacto, em uma linha de 6 NEMA, cabem 8 DIN e ainda sobra um pouco mais de espaço para os cabos. Os DIN também são mais adequados para o uso de barramento, o que nem sempre fica tão bom nos NEMA, embora esses também aceitem barramento. Obrigado por mais uma ótima aula. 👍🏼
Excelente aula de elétrica, parabéns pelo vídeo e pela sua humildade de compartilhar conhecimentos conosco esses conhecimentos. Forte abraço e que Deus ilumine sua vida.
@@caiobrenner_silva Mas um curto circuito nada mais é do que uma sobrecarga, porém é algo súbito e de grande intensidade. O bimetálico ainda levaria um pouco para aquecer e desarmar o disjuntor, enquanto a bobina faria isso quase instantaneamente. Como o nema não possui essa bobina, não sei porque é considerado termomagnético, já que, até onde eu sei, não possui um dispositivo de desarme que funcione por magnetismo.
@@luccacasagrande9 de qualquer forma ele desarma já que com um curto a corrente sobe muito rápido com meus testes aqui um nema demorou quase 2s para desarmar, lógico que o Din é mais rápido, mas a proteção térmica significativa para sobrecarga e a magnética para curto circuito, mesmo não possuindo uma bobina eletromagnética
Muito bom !! Existe um vídeo mostrando teste em bancada sobre a importância da bitola do fio terra em atender as normas?..me deparo com muita instalação elétrica que o terra que vem do aterramento é muito fino para atender toda a instalação
Até o nema atuar já fritou o condutor. Funcionando como um fusível, minha residência e trifásico, uma da fase alimenta uma CD nema, condutores fio sólido, vou trocar tudo, condutores,cd,etc tenho pavor de fio sólido e nema
Os conectores do meu chuveiro estavam mal dimensionados, meu pai colocou ele e, na época eu ainda não tinha estudado eletrotécnica, aí eles derreteram e fechou curto comigo lá dentro. Resultado, eu tive que sair de lá desesperado e sair desligando todos os disjuntores ate parar o curto. Nema era pra ser chamado de INTERRUPTOR e não disjuntor. Eu não sabia nem qual era o disjuntor do chuveiro na época
Por que no sistema dos Eua ainda usa nema e não din(padrão europeu)? O nema que têm lá bate de frente com o din, pq lá parece que só usam nema né? Outra coisa...existe dispositivo DR no padrão nema ou só din? Nos Eua o DR que vi era local, ou seja, dentro de uma caixinha 4x2 e não no quadro de distribuição. Obrigado.
Show de bola!! 🙏🙏👍👍eu uso o din na minha casa e também Lampas incandecentes por que gosto delas, pois aqui tem muitas quedas de energia e com Lâmpadas LEDs eu não visualizo as flutuações de tensão. e com o Disjuntor DIN as Vezes queima uma Lâmpada Incandecente e ele desliga instantânea mente, Show de bola. a Unica vantagem que vejo nos Disjuntores NEMA é a carcaça, que é muito melhor que as dos Disjuntores DIN.
@@edhgsilva o problema aqui onde moro é geral, ou seja a rede da CEEE que é a distribuidora de Energia que distribui para toda cidade. tem uns pisca- pisca e surtos constantes quase todo santo dia, a rede esta sucateada e eles não investem em melhorias. então eu iria só gastar com voltimetro.
@@rodrigogoncalves958 Aqui em casa tinha esse problema também, e depois de muito reclamar na coelba, reclamei na aneel, e foi resolvido. A tensão aqui era "estabilizada" na casa dos 185V, afundando até 160v ou até mesmo 143v na pior medição situação que vi, e chegando no máximo a 206V. Resolveram colocando um transformador de 112,5Kva quase em frente a minha casa. Na época ate gravei uns vídeos e postei aqui no TH-cam.
Olá, estou com dúvida sobre a corrente dos disjuntores, caso o disjuntor do patrão de estrada de energia da casa tenha um disjuntor Nema de 40A, e caso querer mudar o do tipo Din ou coloca um disjuntor Din como geral no QDC, a corrente do disjuntor Din vai a mesma ou vai ter alguma diferença, se tem qual seria?
Ótimo vídeo, conciso e informativo. Mas não está incorreto dizer que os disjuntore NEMA são termomagnéticos se o único modo de atuação deles é através do bimetálico?
Em teoria os 2 atuam da mesma forma, porém é muito comum encontrar disjuntores nema em instalações antigas com mais de 30 anos onde o disjuntor do chuveiro é de 20A e não cai por sobrecarga o geral da entrada 30A e também não desarma, a construção destes era igual do nema atual?
@@gustavoaleluia2418 Todos os eletro/eletrônicos fabricados nos EUA ou para venda lá são extremamente testados e o nível de falha aceita são na casa de menos de 1%… não da pra comparar com os Tramontinas vendidos por aqui 😕
Eu só uso/indico disjuntores NEMA para instalações robustas ou onde tem motores maiores do que 1CV. O NEMA é naturalmente retardado, e tem uma tolerância considerável... Geralmente funcionam normalmente com uns 20-25% de sobrecarga contínua sem desarmar. Mas se a corrente for bastante alta, que é o caso do curto-circuito, o bimetal aquece e se deforma rapidamente, disparando o mecanismo em menos de um segundo. Não é tão rápido quanto o DIN, que, inclusive, EU já vi acontecer um curto que de não deu nem faísca, de tão rápido que o disjuntor atuou!
@@caiobrenner_silva É possível... Às vezes, como demonstrado em experiências deste canal, a corrente de curto não é tão alta para causar o disparo "rápido" do disjuntor, e a corrente fica circulando por muito tempo, causando o derretimento da isolação do condutor.
@@fernandosaccolgnocato5086 eu já cheguei a testar um din da ourolux que não funcionava desarmou o nema de 20 do padrão, demorou uns 3 segundos pra desarmar aproximadamente
@@caiobrenner_silva Pra mim, o melhor DIN é o 5SX1 da SIEMENS... Parece que ele "adivinha" quando vai dar um curto! (O que desarmou tão rápido que não provocou faísca é desses!) Pena que pararam de fabricar... O modelo "novo" da SIEMENS parece bom, mas ainda não testei ele "pra valer"!
Eu discordo! O nema Em caso de curto circuito a residência pega fogo e ele não desarmar, experiência própria, ao meu ver não era nem para ser mais fabricado
ótimo vídeo. me tirem uma dúvida... nos disjuntores nema da marca GE, tem os bornes e emcima de um dos bornes tem um parafuso. pra que serve? é pra regular o bimetálico? é algum outro tipo de regulagem?
@@eletricityeletrica ahh sim. eu percebi que nao é pra mexer pq vem um pouco "escondido". em cima do parafuso tem um pouco de plastico cobrindo a cabeça do parafuso. eu tirei um disjuntor da casa de um cliente, a partir daí que bateu a curiosidade
Bom dia meus amigos, uma pergunta de um leigo,eu tenho em casa uma chave geral daquelas pra casa de madeira,andou rompendo Dias atrás.eu peguei 05 filamento ou fios de Cabo flexível, disseram pra mim que cada fio equivale a 05 Ampére , nesse caso daria 25 ampére.agora eu pergunto porque tenho que usar fio de 06 mm pro chuveiro se toda a instalação passa por esse disjuntor e resisti ? muito obrigado!
Olá Luiz, As informações que te passaram não são verdadeiras. Não existe essa história de "cada filamento suporta x" O problema é que existe uma enorme diferença entre resistir e suportar. Instalações elétricas requerem cálculos.
Tenho uma dúvida a respeito de atuação de disjuntor em curto circuito, quando o curto circuito for muito rápido ele pode escapar da atuação do disjuntor?, Estou perguntando isso porque por alguma distração momentânea, já causei curtos em que o disjuntor não acionou, mas foi muito rápido mesmo. Se alguém me responder, grato pela atenção!
Disjuntor nema soprano 60a sem escrito indicação de linha e carga no djuntor. Se entrar com linha por baixo ok, mas se entrar com linha por cima ao desligar djuntor continua passando um pouco de corrente (acende a chave teste, menos mas acende), é defeito ?
Todos os eletro/eletrônicos fabricados nos EUA ou para venda lá são extremamente testados e o nível de falha aceita são na casa de menos de 1%… não da pra comparar com os Tramontinas vendidos por aqui 😕
O NEMA por ser só o bimetálico acaba demorando muito a atuar em caso de curto-circuito... Eu lembro muitos anos atrás quando eu fui ligar um plug de um aparelho na tomada e alguma coisa estava em curto (no cabo ou no aparelho em si) e quando eu inseri o plug na tomada, saiu fogo de um dos pinos, deu um uns 2 ou 3 pipocos e parou, foi coisa bem rápida de 1 segundo por aí... Quando eu tive coragem pra puxar o plug da tomada vi que apenas um dos pinos estava inteiro, o outro pino derreteu e sumiu dentro da tomada (eram aqueles plugs onde os pinos redondos são ocos), a tomada ficou preta ao redor do furo (provavelmente os contatos internos dela devem ter se desmanchado também!), porém o disjuntor NEMA nem sentiu o curto-circuito, pois foi muito rápido para o bimetálico dele chegar a esquentar ao ponto de fazer ele desarmar... Se fosse um disjuntor DIN o desarme teria sido imediato através da bobina magnética que ele tem e provavelmente o pino do plug e os contatos da tomada sofreriam danos pequenos.
@@robertoprando9323 Amigo, as tolerâncias definidas pelo padrão NEMA são internacionais. A realidade é que os EUA normatizaram suas redes elétricas muito cedo e carecem de modernização. Eu já estudei os padrões NEMA com bastante afinco, e particularmente acho bastante defasado, especialmente disjuntores... Só olhar um QDC top padrão EUA e dá pra ver que parece ser dos anos 80...
Me deparei com um probleminha no disjuntor monofásico: MESMO DESLIGANDO O DISJUNTOR AINDA TINHA UMA TENSÃO DE CINCO VOLTS NA FASE. porque isso acontece? Minha rede é 220v fase/neutro. Você pode me ajudar?
Aqui no ELETRICITY a gente aprende de verdade e percebe a diferença pela qualidade e conteúdo de cada vídeo. Pra mim este canal é tipo Roberto Carlos: O INIMITÁVEL.
O único canal que recomendo para os meus alunos o diferencial do canal é a citação da norma.
Vídeo espetacular e muito esclarecedor , realmente o DIN tem uma resposta rápida e silenciosa.parabéns a toda equipe.
Estou iniciando na elétrica mas quero aprender mais ..parabéns mestre
Este é o melhor lugar para isto
Ótimo vídeo. Prefiro o DIN
Muy interesante tu vídeo, soy Argentino y usamos sólo el DIN pero cuando vacacionaba en Brasil veía el Nema y no sabía que era sólo bimetalico
NEMA só é melhor se você trabalha com coisas com picos muito altos de corrente, tipo máquina de solda elétrica.
A bobina do DIN faz toda a diferença no curto circuito.
Blog do Saulo vdd, eu uso o din na minha casa e também Lampas incandecente por que gosto delas, pois aqui tem muitas quedas de energia e com Lâmpadas LEDs eu não visualizo as flutuações de tensão. e com o Disjuntor DIN as Vezes queima uma Lâmpada Incandecente e ele desliga instantânea mente, Show de bola. a Unica vantagem que vejo nos Disjuntores NEMA é a carcaça, que é muito melhor que as dos Disjuntores DIN.
Sim, o NEMA por ser só o bimetálico acaba demorando muito a atuar em caso de curto-circuito... Eu lembro muitos anos atrás quando eu fui ligar um plug de um aparelho na tomada e alguma coisa estava em curto (no cabo ou no aparelho em si) e quando eu inseri o plug na tomada, saiu fogo de um dos pinos, deu um uns 2 ou 3 pipocos e parou, foi coisa bem rápida de 1 segundo por aí... Quando eu tive coragem pra puxar o plug da tomada vi que apenas um dos pinos estava inteiro, o outro pino derreteu e sumiu dentro da tomada (eram aqueles plugs onde os pinos redondos são ocos), a tomada ficou preta ao redor do furo (provavelmente os contatos internos dela devem ter se desmanchado também!), porém o disjuntor NEMA nem sentiu o curto-circuito, pois foi muito rápido para o bimetálico dele chegar a esquentar ao ponto de fazer ele desarmar...
Se fosse um disjuntor DIN o desarme teria sido imediato através da bobina magnética que ele tem e provavelmente o pino do plug e os contatos da tomada sofreriam danos pequenos.
@@MCA0090 vai também da qualidade dos disjuntores. Já passei por duas situações em que o disjuntos de menor amperagem e mais próximo ao aparelho não desarmou e foi desarmar o geral. (as duas situações eram din, em uma delas o geral já era caixa moldada).
Exatamente, tem situações que é melhor usar o nema como máquina de solda e motores por exemplo
@@MCA0090 qual era a marca do disjuntor do QDC ?
Mais um excelente conteúdo!
Eu particularmente já vi esses disjuntores NEMA não aturem em curto-circuito de maneira satisfatória mais de uma vez. O problema se dá principalmente por esses disjuntores serem projetados para as instalações norte-americanas, onde é comum o circuito ser protegido por um AFCI, que detecta arcos elétricos.
Já me ocorreu uma vez de fechar um curto uma extensão. As duas chapas que fazem os contatos da tomada (a ponta em que ligamos o aparelho) se soltaram e colaram uma na outra. Me lembro que na hora a energia deu uma abaixada e eu sacudindo a extensão para tentar "desapartar" a briga, quando vi que não ia conseguir sair correndo pulando por cima de cadeira, cachorro, e o carro que tava na garagem pra desligar o disjuntor geral que deveria desarmar e não desarmou. Tive que atuar manualmente. Não me recordo ao certo, mas salvo engano o fio da extensão rompeu, e o disjuntor não atuou. Além da carga do curto, haviam mais dois freezers e um balcão de frios ligados no momento. Era um disjuntor de 40a, que ficava no padrão de medição.
exato, em paises seguindo a nema tomadas com afci são norma em areas de maior risco de choque por menor resistência do corpo e alguns outros casos (banheiros, lavanderias...), complementando o nema. nem sei como que trouxeram um sem prever o outro por aqui na época aqui no Brasil.
vale até um vídeo caso a história seja legal
Além disso, o DIN é mais compacto, em uma linha de 6 NEMA, cabem 8 DIN e ainda sobra um pouco mais de espaço para os cabos. Os DIN também são mais adequados para o uso de barramento, o que nem sempre fica tão bom nos NEMA, embora esses também aceitem barramento. Obrigado por mais uma ótima aula. 👍🏼
Em todas as minha instalações elétricas sempre uso e indico o DIN
Melhor o din e bem mais barato.
Sempre dicas tops👏🏻
Sempre explicando bem.
O seu trabalho e otimo
Excelente aula de elétrica, parabéns pelo vídeo e pela sua humildade de compartilhar conhecimentos conosco esses conhecimentos. Forte abraço e que Deus ilumine sua vida.
Bom dia nobre aula bacana como sempre
Excelente vídeo show de bola
Se o nema não possui bobina, por que é chamado de termomagnético?
Parabéns pela percepção! Excelente pergunta.
Concordo!
Porque o bimetálico também atua para curto circuito, por isso térmico para sobrecarga e magnético para curto circuito
@@caiobrenner_silva Mas um curto circuito nada mais é do que uma sobrecarga, porém é algo súbito e de grande intensidade. O bimetálico ainda levaria um pouco para aquecer e desarmar o disjuntor, enquanto a bobina faria isso quase instantaneamente. Como o nema não possui essa bobina, não sei porque é considerado termomagnético, já que, até onde eu sei, não possui um dispositivo de desarme que funcione por magnetismo.
@@luccacasagrande9 de qualquer forma ele desarma já que com um curto a corrente sobe muito rápido com meus testes aqui um nema demorou quase 2s para desarmar, lógico que o Din é mais rápido, mas a proteção térmica significativa para sobrecarga e a magnética para curto circuito, mesmo não possuindo uma bobina eletromagnética
Excelente dica meu amigo muito obrigado
Parabéns mestre!
Bom dia saúde
Parabéns pelos vídeos! Uma coisa que eu sinto falta é aparecer a NBR sobre o que vc está falando. Abraços!
Show de bola!!! melhor canal de elétrica na minha opinião parabéns pelo vídeo
Muito bom !!
Existe um vídeo mostrando teste em bancada sobre a importância da bitola do fio terra em atender as normas?..me deparo com muita instalação elétrica que o terra que vem do aterramento é muito fino para atender toda a instalação
O que protege melhor é um projeto feito com qualidade e mao de obra qualificada.!!
Até o nema atuar já fritou o condutor. Funcionando como um fusível, minha residência e trifásico, uma da fase alimenta uma CD nema, condutores fio sólido, vou trocar tudo, condutores,cd,etc tenho pavor de fio sólido e nema
Parabéns bela dica
Boa dica
Os conectores do meu chuveiro estavam mal dimensionados, meu pai colocou ele e, na época eu ainda não tinha estudado eletrotécnica, aí eles derreteram e fechou curto comigo lá dentro.
Resultado, eu tive que sair de lá desesperado e sair desligando todos os disjuntores ate parar o curto.
Nema era pra ser chamado de INTERRUPTOR e não disjuntor.
Eu não sabia nem qual era o disjuntor do chuveiro na época
Por que no sistema dos Eua ainda usa nema e não din(padrão europeu)? O nema que têm lá bate de frente com o din, pq lá parece que só usam nema né?
Outra coisa...existe dispositivo DR no padrão nema ou só din? Nos Eua o DR que vi era local, ou seja, dentro de uma caixinha 4x2 e não no quadro de distribuição.
Obrigado.
Show de bola!! 🙏🙏👍👍eu uso o din na minha casa e também Lampas incandecentes por que gosto delas, pois aqui tem muitas quedas de energia e com Lâmpadas LEDs eu não visualizo as flutuações de tensão. e com o Disjuntor DIN as Vezes queima uma Lâmpada Incandecente e ele desliga instantânea mente, Show de bola. a Unica vantagem que vejo nos Disjuntores NEMA é a carcaça, que é muito melhor que as dos Disjuntores DIN.
@@edhgsilva o problema aqui onde moro é geral, ou seja a rede da CEEE que é a distribuidora de Energia que distribui para toda cidade. tem uns pisca- pisca e surtos constantes quase todo santo dia, a rede esta sucateada e eles não investem em melhorias. então eu iria só gastar com voltimetro.
@@edhgsilva Facilita que "queima" até o voltímetro! :D
@@rodrigogoncalves958 Aqui em casa tinha esse problema também, e depois de muito reclamar na coelba, reclamei na aneel, e foi resolvido. A tensão aqui era "estabilizada" na casa dos 185V, afundando até 160v ou até mesmo 143v na pior medição situação que vi, e chegando no máximo a 206V. Resolveram colocando um transformador de 112,5Kva quase em frente a minha casa. Na época ate gravei uns vídeos e postei aqui no TH-cam.
faz um video falando da curva do disjuntor NEMA
Já fizemos.
Eu prefiro um dijuntor nena no padrão de energia que aquenta mais desaforos,dentro da casa na distribuição dijuntores dim,fica top
Valeu pela dica Adoniran.
Ótima aula
Excelentes informações.
Muito bom essa comparação dos dois modelos.
Muito bom,seus vidios e dicas são show,parabens
Parabéns pelo vídeo 👏 muito bom
Muito bom! 👏👏👏👏👏
Parabéns professor você sabe muito 👏👏👏👏👏👏👏
Bela aula!
Gostei do vídeo
Os nemas mais modernos também têm bobina magnética ou não atualizaram?
execelente conteúdo,qual a curva do disjuntor nema?
Gostaria de saber se posso passar farinha de trigo ou Maizena em Cabo flexível para passar mangueira enrrugada
Professor o que acantece ce usar uma ast de ferro como barra de aterramento
Muito bom!!!
Eita, esse nema aí nao tem camara de exinçao? Ja um ge antigo que tinha e um ge mais novo sem tb.
Olá, estou com dúvida sobre a corrente dos disjuntores, caso o disjuntor do patrão de estrada de energia da casa tenha um disjuntor Nema de 40A, e caso querer mudar o do tipo Din ou coloca um disjuntor Din como geral no QDC, a corrente do disjuntor Din vai a mesma ou vai ter alguma diferença, se tem qual seria?
Ótimo vídeo, conciso e informativo. Mas não está incorreto dizer que os disjuntore NEMA são termomagnéticos se o único modo de atuação deles é através do bimetálico?
O bimetálico tem atuação térmica e magnética, até na norma fala isso, tudo certo
Em teoria os 2 atuam da mesma forma, porém é muito comum encontrar disjuntores nema em instalações antigas com mais de 30 anos onde o disjuntor do chuveiro é de 20A e não cai por sobrecarga o geral da entrada 30A e também não desarma, a construção destes era igual do nema atual?
Não recomendo nunca o NEMA, já tive vários problemas com eles! Ótimo vídeo! Parabéns
PROFESSOR PORQUE O DISJUNTOR (NEMA) É CONDENADO POR ALGUNS ELETRICISTA,SENDO QUI FORA DO BRASIL ELE É BASTANTE USADO 🤷
@@gustavoaleluia2418 Todos os eletro/eletrônicos fabricados nos EUA ou para venda lá são extremamente testados e o nível de falha aceita são na casa de menos de 1%… não da pra comparar com os Tramontinas vendidos por aqui 😕
@@robertoprando9323 hummmm 🤔?. VALEU PELA EXPLICAÇÃO ✊E BOA NOITE
@@gustavoaleluia2418 Fora do Brasil onde? Mais algum país além dos EUA e Canadá usam padrão NEMA?
Prefiro o DIN, ótimo vídeo
Eu só uso/indico disjuntores NEMA para instalações robustas ou onde tem motores maiores do que 1CV.
O NEMA é naturalmente retardado, e tem uma tolerância considerável... Geralmente funcionam normalmente com uns 20-25% de sobrecarga contínua sem desarmar.
Mas se a corrente for bastante alta, que é o caso do curto-circuito, o bimetal aquece e se deforma rapidamente, disparando o mecanismo em menos de um segundo.
Não é tão rápido quanto o DIN, que, inclusive, EU já vi acontecer um curto que de não deu nem faísca, de tão rápido que o disjuntor atuou!
Comigo só aconteceu dele desarmar quando o fio chegou a grudar um no outro, quando da aquele pipoco não desarma
@@caiobrenner_silva É possível... Às vezes, como demonstrado em experiências deste canal, a corrente de curto não é tão alta para causar o disparo "rápido" do disjuntor, e a corrente fica circulando por muito tempo, causando o derretimento da isolação do condutor.
@@fernandosaccolgnocato5086 eu já cheguei a testar um din da ourolux que não funcionava desarmou o nema de 20 do padrão, demorou uns 3 segundos pra desarmar aproximadamente
@@caiobrenner_silva Pra mim, o melhor DIN é o 5SX1 da SIEMENS... Parece que ele "adivinha" quando vai dar um curto!
(O que desarmou tão rápido que não provocou faísca é desses!)
Pena que pararam de fabricar... O modelo "novo" da SIEMENS parece bom, mas ainda não testei ele "pra valer"!
@@fernandosaccolgnocato5086 eu comprei 2 da Steck 25 e 32a e funciona muito bem pra curto, mas pra sobrecarga nunca testei
Eu só uso o DIN pela sua atuação se mas rápido ⚡
Gostava de saber entre o disjuntor e o fusível quem tem o poder de corte mais rápido? Agradecia professor
Imagino que disjuntor de qualidade com curva B com a especificação de amperagem mais próxima da amperagem consumida
Top
Eu discordo! O nema Em caso de curto circuito a residência pega fogo e ele não desarmar, experiência própria, ao meu ver não era nem para ser mais fabricado
ótimo vídeo. me tirem uma dúvida... nos disjuntores nema da marca GE, tem os bornes e emcima de um dos bornes tem um parafuso. pra que serve? é pra regular o bimetálico? é algum outro tipo de regulagem?
É de regulagem, mas é de fábrica. Não pode ser alterado.
@@eletricityeletrica ahh sim. eu percebi que nao é pra mexer pq vem um pouco "escondido". em cima do parafuso tem um pouco de plastico cobrindo a cabeça do parafuso. eu tirei um disjuntor da casa de um cliente, a partir daí que bateu a curiosidade
Disjuntor Nema não é só térmico???
Casa um no seu lugar.acredito que o dim
vale lembrar, que nenhum disjuntor é para proteger o equipamento da rede, mas sim para proteger a rede de um problema no equipamento.
O que já presenciei de Nema não desarmar com curto não foi brincadeira, não utilizaria Nema nem na casa da sogra. 😅😅😅😅
Bom dia meus amigos, uma pergunta de um leigo,eu tenho em casa uma chave geral daquelas pra casa de madeira,andou rompendo Dias atrás.eu peguei 05 filamento ou fios de Cabo flexível, disseram pra mim que cada fio equivale a 05 Ampére , nesse caso daria 25 ampére.agora eu pergunto porque tenho que usar fio de 06 mm pro chuveiro se toda a instalação passa por esse disjuntor e resisti ? muito obrigado!
Olá Luiz,
As informações que te passaram não são verdadeiras. Não existe essa história de "cada filamento suporta x"
O problema é que existe uma enorme diferença entre resistir e suportar.
Instalações elétricas requerem cálculos.
@@eletricityeletrica boa noite meu amigo, parabéns pelo vídeo e obrigado pela atenção , grande abraço e sucesso!
Tenho uma dúvida a respeito de atuação de disjuntor em curto circuito, quando o curto circuito for muito rápido ele pode escapar da atuação do disjuntor?, Estou perguntando isso porque por alguma distração momentânea, já causei curtos em que o disjuntor não acionou, mas foi muito rápido mesmo. Se alguém me responder, grato pela atenção!
Não achei o link referente a curva de disjuntores.
Boa noite th-cam.com/video/psu6VXM-q3o/w-d-xo.html
Disjuntor nema soprano 60a sem escrito indicação de linha e carga no djuntor. Se entrar com linha por baixo ok, mas se entrar com linha por cima ao desligar djuntor continua passando um pouco de corrente (acende a chave teste, menos mas acende), é defeito ?
Provavelmente sim.
Nema não é tão ruim assim até porque nos Estados Unidos praticamente são utilizado mais NEMA. Lógico que prefiro o Din.
Todos os eletro/eletrônicos fabricados nos EUA ou para venda lá são extremamente testados e o nível de falha aceita são na casa de menos de 1%… não da pra comparar com os Tramontinas vendidos por aqui 😕
O NEMA por ser só o bimetálico acaba demorando muito a atuar em caso de curto-circuito... Eu lembro muitos anos atrás quando eu fui ligar um plug de um aparelho na tomada e alguma coisa estava em curto (no cabo ou no aparelho em si) e quando eu inseri o plug na tomada, saiu fogo de um dos pinos, deu um uns 2 ou 3 pipocos e parou, foi coisa bem rápida de 1 segundo por aí... Quando eu tive coragem pra puxar o plug da tomada vi que apenas um dos pinos estava inteiro, o outro pino derreteu e sumiu dentro da tomada (eram aqueles plugs onde os pinos redondos são ocos), a tomada ficou preta ao redor do furo (provavelmente os contatos internos dela devem ter se desmanchado também!), porém o disjuntor NEMA nem sentiu o curto-circuito, pois foi muito rápido para o bimetálico dele chegar a esquentar ao ponto de fazer ele desarmar...
Se fosse um disjuntor DIN o desarme teria sido imediato através da bobina magnética que ele tem e provavelmente o pino do plug e os contatos da tomada sofreriam danos pequenos.
@@robertoprando9323 Amigo, as tolerâncias definidas pelo padrão NEMA são internacionais.
A realidade é que os EUA normatizaram suas redes elétricas muito cedo e carecem de modernização. Eu já estudei os padrões NEMA com bastante afinco, e particularmente acho bastante defasado, especialmente disjuntores... Só olhar um QDC top padrão EUA e dá pra ver que parece ser dos anos 80...
👏👏👏👏👏👏
Guilherme. O.trasnformado..Para.
forno.eletrico
👍👍👍👍👍👍
A instalação de casa é velha. Pra arrumar tenho que quebrar a casa toda. Não sai o cabo rígido nem a pau.
😎👍😎👍
👍
Me deparei com um probleminha no disjuntor monofásico: MESMO DESLIGANDO O DISJUNTOR AINDA TINHA UMA TENSÃO DE CINCO VOLTS NA FASE.
porque isso acontece? Minha rede é 220v fase/neutro.
Você pode me ajudar?
Muito boa explicação parabéns
👏👏👏
👏👏👏👏👏👏👏
👏👏👏👏👏👏