Dissidências Sexuais: Algumas proposições a partir de Medard Boss

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ก.ย. 2024
  • DOI: doi.org/10.370...
    Palavras-chave: Medard Boss, Fenomenologia, Psicopatologia, Perversões, Dissidências
    Resumo
    No livro Sentido e Conteúdo das Perversões Sexuais, publicado em 1947, Medard Boss realiza uma daseinsanálise de oito casos clínicos, destacando como as supostas “perversões” seriam estreitamentos do fenômeno do amor. Este artigo objetivou realizar um exercício de releitura contemporânea desta obra. Identificamos não só limitações do pensamento de Boss, ainda muito preso a convenções sociais da época, na seção “três homossexuais”, mas também potencialidades para uma fenomenologia das dissidências sexuais a partir dos casos dos pacientes fetichistas. O acolhimento dos sentidos descritos pelos sujeitos possibilitou rupturas com os modelos universalizantes e patologizantes até então disponíveis, bem como facilitou outras compreensões do modo de existência amoroso, apreendendo essas expressões de sexualidade enquanto possíveis “clareiras” que permitiram aos sujeitos o acesso ao fenômeno do amor, isto é, a abertura na relação com o mundo e a ruptura com modos existenciais engessados.
    Biografia do Autor
    Geise Campêlo Ferreira, Afethos - Instituto de Psicologia
    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, possui Especialização em Psicologia Clínica Fenomenológica-Existencial pela Afethos - Instituto de Psicologia, Especialização em Psicologia e Sexualidade pela Universidade de Araraquara e Especialização em Filosofia da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Atua como Psicóloga Clínica e Docente na Afethos - Instituto de Psicologia.
    Ileno Izídio da Costa, Universidade de Brasília
    Graduado em Psicologia Clínica (UnB, 1985), Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (Centro de Ensino Unificado de Brasília, 1982), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (UnB, 1990), Master of Arts em Philosophy and Ethics of Mental Health (University of Warwick, 2000) e Doutor em Psicologia Clínica (UnB, 2002). Pós-Doutorados (USP, UFRN, Universidade Católica de Lisboa). Atualmente é professor associado e pesquisador de Graduação e Pós-graduação da UnB, presidente da Associação de Saúde Mental do Cerrado, membro dos Conselhos Universitário (Consuni), de Administração (CAD) e de Direitos Humanos (CDH) da UnB, atual Decano (pró-reitor) de Assuntos Comunitários (DAC).

ความคิดเห็น •