A únida professora que me fez gabaritar português desde que comecei as aulas. Suas aulas foram decisivas para diversas aprovações minhas em concurso, sou muito grata!!
Fiquei em duvida na proposta questão 3) 27:00 minutos, se eles estavam pedindo a alternativa errada ou certa, porque no enunciado exigiam a forma mais adequada.
Olá, professora Aline, amo suas aulas, vc tem uma didática maaaaaravilhosa!!! Estou sentindo falta das notificações. O quê está acontecendo? Vou fazer prova da banca ufg, gostaria q vc resolvesse questões da mesma. 🙏🙏
Na questão 1,a alternativa C,embora seja o gabarito,apresenta também uma sutil mudança de sentido.No original, o advérbio 'só' se relaciona com o verbo 'aliviará'.Na reescritura,com a oração condicional. De qualquer maneira,excelentes aula e didática. Muito obrigado!
Não há sútil mudança de sentido, porque a palavra SÓ restringe a primeira oração. Na restrição, existe implicitamente uma ideia condicional também. Por exemplo: Pedro só passará se estudar = Pedro passará só se estudar.
O Edital pra Oficial de Promotoria do MPSP pede: Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. É disso q se trata a aula/questões?
Professora, na questão 27:30, quando há uma separação do sujeito por vírgula, ainda que este esteja depois de seu predicado, a escrita esta errada? Fiquei um pouco confuso
Professora me tira uma dúvida pelo amor de Deus pra eu fazer um recurso da FGV Caraguá a) felizes aqueles que conhecem os deuses do campo )/ camponeses B) os moradores dos campos são melhores que os das cidades / urbano Qual tá certa e pq? Alguém explica pra mim pelo amor de deus
Eu não disse que havia ambiguidade naquela frase, porque a semântica nos deixa claro que o referente só pode ser “Estatuto”. No entanto, não é adequado usar pronome relativo “que” naquela frase.
18:36 discordo da professora. (...) Estatuto do Idoso, que completou 15 anos (...) Será que existe ambiguidade? - Um idoso, que elaborou um estatuto, completou 15 anos - O "Estatuto do Idoso" completou 15 anos Reparem como está escrito no texto: (Idoso) letra maiúscula, ou seja, nome próprio. Logo da para entender, sem dúvidas, que Idoso se refere ao "Estatuto do Idoso". Se idoso tivesse com letra minúscula, aí sim haveria ambiguidade.
Você não entendeu minha explicação. Eu disse que pronome relativo com dois possíveis referentes provoca ambiguidade. Depois digo que nesse caso, não há ambiguidade justamente porque idoso não pode completar 15 anos de idade. Preste mais atenção!
@@AprendacomAlineAurora professora, eu entendi a parte que não há possibilidade de uma pessoa de 15 anos ser idosa. Meu argumento foi no sentido de que Idoso está com letra maiúscula, portanto o substantivo próprio - idoso - se refere unicamente ao estatuto, não restando dúvidas de que a assertiva não tem ambiguidade. Você obviamente tem muito mais conhecimento que eu em relação a língua portuguesa, mas, dessa vez, com todo o respeito, eu discordo do seu posicionamento. Adoro as suas aulas e te acompanho, mas nem sempre haverá concordância.
@@Luiz-nw6vg , verdade! A questão é que da forma como falou parece que está me acusando de ter ensinado errado. Só que na verdade, nós identificamos a falta de ambiguidade de formas diferentes. Só isso!
@@AprendacomAlineAurora não tive a intenção de dizer que vc ensina errado (acho que você é uma excelente professora, inclusive assisti outros vídeos), peço desculpas se vc entendeu dessa forma. Apenas coloquei o meu ponto de vista. Antes de assistir a sua explicação, eu fiz essa questão no QC, fiquei perdido. Inclusive, nos comentários, há outros pontos de vista, inclusive dando que o gabarito está correto. O fato é que se trata da FGV, ou seja, comporta vários entendimentos. Quem resolve a questão precisa da sorte de ter o mesmo entendimento do examinador.
Não! A questão não pede para marcar a alternativa adequada; pede para marcar a alternativa em que termo MAIOR deveria ser TROCADO POR OUTRO MAIS ADEQUADO.
Muito obrigado pelo vídeo, professora, mas vai um adendo na boa, okay? XD Na questão dois, está clara a incoerência da FGV, pois não há a possibilidade de dois referentes, uma vez que se trata de um nome próprio "Estatuto do Idoso". Dizer que esse "Idoso", marcado, inclusive, com inicial maiúscula, torna a frase ambígua, não é só forçoso, como literalmente errado. A questão tem, sim, dois gabaritos. Usar como justificativa a possibilidade de uma leitura desatenta trazer ambiguidade para o texto também não é nada razoável, pois uma leitura desatenta pode acarretar em vários outros problemas coesivos, como a supressão de vírgulas em um vocativo e coisas do tipo. Nesse caso, a culpa também seria do texto e não de quem não prestou atenção no que leu? Muito controversa essa linha de raciocínio. Ambiguidade é quando um enunciado possibilita, por si só, mais de um significado, não deixando clara a intenção do autor. Isso é diferente de atribuir ao texto uma incapacidade ou erro do receptor.
Felipe, quando eu disse que trocar O QUAL pelo QUE é trocar 6 por meia dúzia, é porque não fez diferença alguma. Fazemos essa troca para evitar uma ambiguidade caso haja. Eu não disse que a frase é ambígua. Disse que, mesmo se uma pessoa tiver uma leitura desatenta e achar que pode haver dois referentes, o contexto retira essa possibilidade e não a troca do pronome. Por essa razão, a letra D não pode ser a resposta, pois é uma substituição que não serve pra nada.
A explicação da questão 4 não ficou boa, acredito que, identificar o erro no exto original é importante, pq, se não fizer essa analise, posso imaginar que a reprodução do texto original pode ser considerado acerto...
Forçou a barra na segunda questão,heim,professora??Bastaria dizer que a questão pede recurso(com a aceitação ou não da banca).A FGV vive fazendo questão em que o 'que' retoma mais de 1 antecendente e,mesmo assim,segundo o examinador,não houve prejuízo semântico ou gramatical.Alternativas D e E corretíssimas. Nenhum idoso completa 15 anos.Fique CONTRA a FGV pelo menos uma vez.
Acho que você não entendeu minha explicação. Eu digo exatamente isso. Existem casos em que há possível ambiguidade, mas que não nesse caso justamente pelo o que vc disse e eu disse tb isso no vídeo. Reveja! 😉
A únida professora que me fez gabaritar português desde que comecei as aulas. Suas aulas foram decisivas para diversas aprovações minhas em concurso, sou muito grata!!
Nossa! Que bom saber. Obrigada por vir aqui me contar. ❤️❤️❤️
Acompanhei vários outros professores corrigindo as mesmas questões e a didática da Aline é muito superior em comparação aos demais.
Obrigada ☺️
Fiquei em duvida na proposta questão 3) 27:00 minutos, se eles estavam pedindo a alternativa errada ou certa, porque no enunciado exigiam a forma mais adequada.
Passei para Uerj e unirio, agradeço a Deus e você. Lembra que eu assistia aula em pé lá no curso plá ?
Obrigado professora querida
Meu querido, nunca me esquecerei de você! ❤️❤️❤️❤️
Até que fim, me identifiquei com uma professora de português. Essa é diferenciada.
Que bom! ❤️
Aline gostaria que vc explicasse a prova da fgv de professor do estado de Roraima pois, sua explicação é excelente.
Aline muito obrigada 😊
Não é aula, é um show! Obrigada, professora!
Excelente aula, muito obrigada
Maravilhosa ❤❤❤
GRATIDÃO, aprendi aos murros pois hoje nao estava nem um pouco focada.
Não se cobre tanto. Há dias melhores! ❤️
Vc é fenomenal!
Muito obrigado!
Amo sua explicação, tens conhecimento gigante sobre português! Esperando sua próxima aula no TH-cam para assistir. Abraços prof!
Que bom que gostou. ❤️
Obrigado!!!
Fessora, c é top!
Qui aula show de bola, muito bem explicativa professora vc e 10.
Obrigada ☺️
DEUS te abençoe sempre 🙏
Amém! 🙏🏼
Maravilhosa ♥
Excelente aula prof. grato , fiquei o dia todo contigo vlu.
Estou muito grata a você.
Obrigada ☺️
Que professora iluminada!
Obrigada pela grande ajuda. 🌷
Excelente profissional sábia e muito simpática
Obrigada ☺️
Top 10000❤ amo português e assistindo essas aulas, só sucesso!!!!!🙌🏽
A melhor professora de língua portuguesa.... amei cada ensinamento, que didática maravilhosa!! Vc é luz!!😘😘😘
Obrigada 😊
A melhor prof que existe❤
Aprendendo muito com a senhora ❤
Obgd ❤
Muiti obrigada pela aula,,,,
❤️❤️
Obrigada professora 🙏
❤️
Parabéns, aula sensacional!!!!!!!
Obrigada ☺️
Aprendi tanto com essa aula incrível. Gratidão por compartilhar seus riquíssimos conhecimentos.
Que bom! ❤️
Muito obrigado,excelente aula!!!!
Você é Top!!!!!
Prof, maravilha..
Obrigada 😊
Que aula maravilhosa,essa professora e muito boaaaa.👏👏👏
Obrigada ☺️
GRATIDÃO PROFESSORA POR EXPOR SEUS CONHECIMENTOS.
❤️❤️
Aula top
Prof linda!!!Que aula maravilhosa.Eu tinha um peixinho que se chamava "Tapioca"(de cujus)😢e outro era Farinha de Buba😢 que também se foi😢😢😢
Maravilhosa
Muito obrigado! Nunca mais errarei questões de orações reduzidas... ❤
Amém! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
ótima aula!
Obrigada 😊
Obrigada prof. por disponibilizar essa aula maravilhosa!🙏🙏😘😘
😍😍
Muito bom
Obrigada ☺️
Olá, professora Aline, amo suas aulas, vc tem uma didática maaaaaravilhosa!!! Estou sentindo falta das notificações. O quê está acontecendo? Vou fazer prova da banca ufg, gostaria q vc resolvesse questões da mesma. 🙏🙏
Oi, Aliete! Andei sumida, mas estou de volta. Já tem vídeo novo canal.
SHOWW!!!
Na questão 1,a alternativa C,embora seja o gabarito,apresenta também uma sutil mudança de sentido.No original, o advérbio 'só' se relaciona com o verbo 'aliviará'.Na reescritura,com a oração condicional.
De qualquer maneira,excelentes aula e didática.
Muito obrigado!
Não há sútil mudança de sentido, porque a palavra SÓ restringe a primeira oração. Na restrição, existe implicitamente uma ideia condicional também. Por exemplo: Pedro só passará se estudar = Pedro passará só se estudar.
@@AprendacomAlineAurora discordo.Há mudança de referente.'Só aliviará' não é o mesmo que 'só se incluir'.Mas,ainda assim,agradeço.
O Edital pra Oficial de Promotoria do MPSP pede: Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. Problemas estruturais das frases. Norma culta. Pontuação e sinais gráficos. Organização sintática das frases: termos e orações. Ordem direta e inversa. É disso q se trata a aula/questões?
Sim! Todos esses itens caem em questões de reescrita. 😄
Professora top!
Achei fofa a DR.kkk
😂😂
👏👏👏👏👏👏
Professora, na questão 27:30, quando há uma separação do sujeito por vírgula, ainda que este esteja depois de seu predicado, a escrita esta errada? Fiquei um pouco confuso
Show
❤️❤️
Porque eu não achei essa professora antes??? MA RA VI LHO SA!!!
❤
Cachorrinhas Bruna e Tapioca😂😂😂❤❤
Prof a questão 8 letra A, a posição do pronome "se" está incorreta? Pois está após a virgula.
uma sujestão. pergunta e alternativas ficaria melhor em 1 slider. para uma melhor apresentação
Professora me tira uma dúvida pelo amor de Deus pra eu fazer um recurso da FGV Caraguá
a) felizes aqueles que conhecem os deuses do campo )/ camponeses
B) os moradores dos campos são melhores que os das cidades / urbano
Qual tá certa e pq? Alguém explica pra mim pelo amor de deus
Professora, pode castigar na FGV porque a Cespe já foi pro saco.. kkk vamos abraçar a FGV que deverá dominar 90% dos concursos.
🙏🏼
17:00 como pode haver ambiguidade se no texto está escrito "os idosos"
Eu não disse que havia ambiguidade naquela frase, porque a semântica nos deixa claro que o referente só pode ser “Estatuto”. No entanto, não é adequado usar pronome relativo “que” naquela frase.
@@AprendacomAlineAuroranesse caso professora para substituir o "que" qual palavra usar?
Prof. esqueci de perguntar antes, na segunda explicação da 5° questão vc disse q a frase está na voz passiva, não seria ativa?
Todas as frases depois da barra estão na passiva, exceto na letra B.
18:36 discordo da professora.
(...) Estatuto do Idoso, que completou 15 anos (...)
Será que existe ambiguidade?
- Um idoso, que elaborou um estatuto, completou 15 anos
- O "Estatuto do Idoso" completou 15 anos
Reparem como está escrito no texto: (Idoso) letra maiúscula, ou seja, nome próprio. Logo da para entender, sem dúvidas, que Idoso se refere ao "Estatuto do Idoso".
Se idoso tivesse com letra minúscula, aí sim haveria ambiguidade.
Você não entendeu minha explicação. Eu disse que pronome relativo com dois possíveis referentes provoca ambiguidade. Depois digo que nesse caso, não há ambiguidade justamente porque idoso não pode completar 15 anos de idade. Preste mais atenção!
@@AprendacomAlineAurora professora, eu entendi a parte que não há possibilidade de uma pessoa de 15 anos ser idosa.
Meu argumento foi no sentido de que Idoso está com letra maiúscula, portanto o substantivo próprio - idoso - se refere unicamente ao estatuto, não restando dúvidas de que a assertiva não tem ambiguidade.
Você obviamente tem muito mais conhecimento que eu em relação a língua portuguesa, mas, dessa vez, com todo o respeito, eu discordo do seu posicionamento. Adoro as suas aulas e te acompanho, mas nem sempre haverá concordância.
@@Luiz-nw6vg , verdade! A questão é que da forma como falou parece que está me acusando de ter ensinado errado. Só que na verdade, nós identificamos a falta de ambiguidade de formas diferentes. Só isso!
@@AprendacomAlineAurora não tive a intenção de dizer que vc ensina errado (acho que você é uma excelente professora, inclusive assisti outros vídeos), peço desculpas se vc entendeu dessa forma. Apenas coloquei o meu ponto de vista.
Antes de assistir a sua explicação, eu fiz essa questão no QC, fiquei perdido. Inclusive, nos comentários, há outros pontos de vista, inclusive dando que o gabarito está correto.
O fato é que se trata da FGV, ou seja, comporta vários entendimentos. Quem resolve a questão precisa da sorte de ter o mesmo entendimento do examinador.
tomás
Mas a questão 3 pediu a alternativa adequada. Então, o C que é adequado?
Não! A questão não pede para marcar a alternativa adequada; pede para marcar a alternativa em que termo MAIOR deveria ser TROCADO POR OUTRO MAIS ADEQUADO.
Não faça isso professora, sua saúde em primeiro lugar 👍
❤️
Português da FGV tá osso tenho dificuldade pra entender até as perguntas quanto mais a resposta kkkkkkk
😂😂😂😂
Se fizer meu curso, vai entender!
Tenho certeza que sim adorei as aulas 😃
Só não entendi essa questão da ambiguidade nessa frase se a idade (15 anos) não dá pra associar ao idoso. Como pode professora?
Muito obrigado pelo vídeo, professora, mas vai um adendo na boa, okay? XD
Na questão dois, está clara a incoerência da FGV, pois não há a possibilidade de dois referentes, uma vez que se trata de um nome próprio "Estatuto do Idoso". Dizer que esse "Idoso", marcado, inclusive, com inicial maiúscula, torna a frase ambígua, não é só forçoso, como literalmente errado. A questão tem, sim, dois gabaritos.
Usar como justificativa a possibilidade de uma leitura desatenta trazer ambiguidade para o texto também não é nada razoável, pois uma leitura desatenta pode acarretar em vários outros problemas coesivos, como a supressão de vírgulas em um vocativo e coisas do tipo. Nesse caso, a culpa também seria do texto e não de quem não prestou atenção no que leu? Muito controversa essa linha de raciocínio.
Ambiguidade é quando um enunciado possibilita, por si só, mais de um significado, não deixando clara a intenção do autor. Isso é diferente de atribuir ao texto uma incapacidade ou erro do receptor.
Felipe, quando eu disse que trocar O QUAL pelo QUE é trocar 6 por meia dúzia, é porque não fez diferença alguma. Fazemos essa troca para evitar uma ambiguidade caso haja. Eu não disse que a frase é ambígua. Disse que, mesmo se uma pessoa tiver uma leitura desatenta e achar que pode haver dois referentes, o contexto retira essa possibilidade e não a troca do pronome. Por essa razão, a letra D não pode ser a resposta, pois é uma substituição que não serve pra nada.
difícil muito difícil
A explicação da questão 4 não ficou boa, acredito que, identificar o erro no exto original é importante, pq, se não fizer essa analise, posso imaginar que a reprodução do texto original pode ser considerado acerto...
Forçou a barra na segunda questão,heim,professora??Bastaria dizer que a questão pede recurso(com a aceitação ou não da banca).A FGV vive fazendo questão em que o 'que' retoma mais de 1 antecendente e,mesmo assim,segundo o examinador,não houve prejuízo semântico ou gramatical.Alternativas D e E corretíssimas.
Nenhum idoso completa 15 anos.Fique CONTRA a FGV pelo menos uma vez.
Acho que você não entendeu minha explicação. Eu digo exatamente isso. Existem casos em que há possível ambiguidade, mas que não nesse caso justamente pelo o que vc disse e eu disse tb isso no vídeo. Reveja! 😉
O Banca desgramada
Obrigado!