Desabafo: escolhas de aula, ser historiador e "doutrinação"
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 2 ธ.ค. 2024
- Salve espectadores do canal.
Sem vinheta, sem muita edição, sem firula. O vídeo de hoje é um desabafo sobre coisas que já me incomodam há muito tempo, e provavelmente contemplam as angústias de colegas Brasil afora.
O objetivo desse vídeo não é fazer algum tipo de militância, mas botar pra fora as frustrações oriundas de comentários feitos por aí na Internet, na televisão, em jornais e afins, feitos normalmente por quem não entende nada sobre o ofício do historiador. É um vídeo personalista, onde tentei ser o mais didático possível para atingir especialmente o público que não está na academia, ou ao menos não nas ciências humanas.
Peço desculpas pelo tamanho do vídeo, mas achei que precisava falar bastante (originalmente ele tinha uns 25 minutos, mas cortei algumas partes pra ficar menor).
***********************
Camisetas Doppel Store
Lojinha do canal: bit.ly/LojaObri...
Outras camisetas: bit.ly/2SggKCt
***********************
Apoie-nos financeiramente pelo APOIA.SE:
apoia.se/obrig...
***********************
Blog: leituraobrigahistoria.blogspot.com.br
Facebook: / leituraobrigahistoria
Twitter: obrigahistoria
e-mail: leituraobrigahistoria@gmail.com
Consegui entender o meu momento atual,estava me questionando e decepcionada.Sou professora de História recém concursada e recém escrita no canal. Fala muito esclarecedora. Me renovou!!! Obrigada!!!!
Adorei o vídeo!
Sou nova aqui no canal, e amei seus pontos de vista ideológicos. Principalmnte, em relação a privação de senso crítico nas escolas. Tenho 14 anos e estou cursando o ensino fundamental. Junto com meus professores de história, nós realizamos um grupo toda semana. O grupo tem o intuito de ir além da sala de aula, porque assim como você disse o tempo é muito curto e não possibilita a discussão de todos os temas. No grupo, nós debatemos entre nós alunos, e os professores assuntos variados. Desde músicas, textos, livros, obras de artes de afins... que nos abrem um caminho para discussões. Os alunos são bem respeitosos em relação a visão de outras pessoas, e acho isso mto importe. Uma escola sem senso crítico não é uma escola!
Bjao...
Muito obrigado pelo seu comentário, me dá mais um pouco de esperança na próxima geração. Espero que goste do canal.
Lembro que durante a minha graduação, em 2009, estava empolgado para estudar a Segunda Guerra Mundial, porém, a professora trabalhou somente o contexto da República de Weimar, o papel da propaganda nazista e as eleições que colocaram Hitler no poder. Eu só tinha 19 anos na época, fiquei decepcionado porque esperava mais das aulas.
Hoje lecionando, me preocupo em explicar e possibilitar a compreensão do processo histórico e disponibilizo material (slides, resumos, mapas conceituais e imagens) para os alunos interessados e converso com eles fora das minhas aulas.
Sem contar na pressão que temos para trabalhar todo o conteúdo programático. Temos que ser maratonistas e muitas vezes essa pressão atrapalha a qualidade das aulas.
Logo seriei eu dando aula se Deus quiser
Perfeito. Educação imparcial é impossível e indesejável. Precisamos de pluralidade pra estimular o pensamento. Muito bom o vídeo!
Ernst Mach, há bem mais de cem anos, dizia que o ensino de física (sim, física!) era um dilema entre ensinar pouco de muito, ou ensinar muito de pouco. Continua valendo para a física e, pelo visto, também para a história!
Já quanto à doutrinação, parece-me uma espécie de emanação de algo como um novo macartismo (McCarthyism). Parece ter retornado com força, bem mais ao sul de onde apareceu originalmente.
Nossa, concordo plenamente com tudo o que você disse! Para mim o ensino de história deve oferecer ao
aluno um estímulo para a compreensão da realidade, auxiliando ele a aprender a ser crítico. Ganhou um like pela frase: Não é uma conspiração Illuminatti para transformar as crianças em comunistas. Parabéns, continue assim, com o ponto crítico neutro.
Parabéns e lute sempre contra a alienação ideológica tanto da extrema esquerda e extrema direita
Adorei. *-*
Sou estudante de história do segundo período. Achei o vídeo ótimo. Obrigada, pelas palavras.
Icles, como universitário de História tenho notado na internet um viés meio contrario a nossa disciplina, ainda mais hoje no Brasil onde tudo é "esquerda x direita", mas acredito que voltando ao assunto, a disciplina de História precisaria de um aumento da carga horária. Será que esta noção que temos antes de entrar na universidade de que a história é somente um contar sobre certos acontecimentos, não precisa ser mudada em todos os estudantes?
Muito bom o seu vídeo, sou um estudante de história do segundo semestre e estou lendo marc bloch. Peguei as referencias hahaha
seu video me ajudou a terminar minha resenha sobre o livro
Muito bom esse vídeo, sou estudante de História, estou no início do curso, porém essa visão que muitas das pessoas têm sobre o historiador e principalmente do professor de História é lamentável...Infelizmente, está cada vez mais difícil conseguir conversar, debater e falar com as pessoas sem que elas te enquadrem em qualquer lugar que for (mesmo que vc não queira isso). Bom, nós futuros historiadores e os historiadores temos o importante papel de mostrar isso e dizer que NÃO existe doutrinação onde estão tentando colocar essa ideia. Enfim, sucesso ao canal, sou muito fã daqui e vivo repensando meus conceitos sobre vários temas.
Excelente!!!! Esse canal é super necessário, ainda mais em dias como os que estamos vivendo. Adoro o seu trabalho. Muito obrigado por nos dar essas aulas. Valeu!
Muito obrigado, professor!
Eu tive o prazer de ter ótimos professores de história desde o fundamental. Por mais que tivessem suas visões pessoais, sempre passaram o conteúdo de forma a estimular a reflexão e questionamentos em relação ao tempo em que vivemos. Hoje sou um entusiasta da História e gostaria de um dia ser historiador.
Parabéns pelo seu canal, sou recém formado em História e estou aprendendo bastante com seus vídeos...
Acabo de escolher meu canal favorito deste planeta Internet. Obrigada! Tem como ver palestras ou oficinas? Livros seus? Queria acompanhar mais. Vou sem dúvida dar uma olhada na proposta de apoio ao canal.
Vídeo bastante interessante, mais uma vez parabéns pelo conteúdo, sou professor e passei por várias situações que você mencionou.
Sua explicação foi incrível e se coaduna com uma que recebi certa vez de um grande professor. Ele dizia que há uma diferença entre fato histórico e fato da história. Todo fato histórico é um fato da história mas nem todo fato da história é um fato histórico.
Um fato histórico é aquele que teve sérios desdobramentos no curso da história. Como exemplo de fato histórico temos a revolução francesa, que além de quebrar a ordem do poder no Europa, deslocando-o da aristocracia para a Burguesia, ela também alçou Napoleão ao poder e mudou todo o curso da história Francesa. Já os soldados de "Smoke Snakes" são somente um fato da história, pois apesar de inspirador o ocorrido não mudou em nada a história da guerra, da Itália ou do Brasil. Assim é um fato que não tem tanta importância em ser detalhado.
Em fim, muito boa sua explicação e totalmente se alinha com aquela que eu já conhecia. Grande Abraço e parabéns pelo trabalho...
ótimo vídeo. Sua postura é admirável. Obrigado por se colocar no meio da bagunça. Essas informações são necessárias para que todos venham a refletir sobre cada pontuação colocada. Parabéns
Tem muita gente leiga metendo o bedelho na educação.
Brssileiro em geral tem o efeito dunning-kruger
Obrigada por me responder. Obrigada pelo link. Esclareceu bastante apesar de ser assustador como os acontecimentos caminham. Compartilhei o seu vídeo e o link que me enviou no Facebook e no grupo fechado da minha turma de História - 4º Período. Será que serei processada por isso? O que essas pessoas têm na cabeça? Estudo pelo Pro Uni e está uma luta dura continuar na Universidade e agora ainda vou ter que lutar contra esses loucos fanáticos e sem noção. Haja paciência viu. Obrigada novamente por esse vídeo de alerta. Abraços.
Adorei suas palavras, também sou professor de História e compartilho com todas as suas palavras.
E seu canal é muito bom, as discussões são frutíferas e relevantes. Abraços.
Sou professor de História e historiador, observo e sinto que estamos em tempos dificeis, onde distopias como "1984", "Admiravel mundo novo", aparecem como imagens muito proximas...O video foi essencial, pontual e muito bem feito, ando agustiado com tal situaçao descrita no video, com tais ideias de doutrinaçao e o video esclarece a complexidade do trabalho docente, as escolhas e o porque escolher isso e nao aquilo...explica para alem disso o que de fato é doutrinaçao, como a propria ideia absurda da Escola Sem Partido, que por si so é uma tentativa de uma escola com uma unica ideologia, ou seja, ferindo a liberdade de catedra docente...Obrigado pelo video e Parabens.
O pouco que já estive em sala de aula confirma tudo que você diz. As pessoas ainda têm a visão que um historiador ou, e principalmente, um professor de história tem que saber decoradas todas as datas consideradas historicamente importantes. Que bom que você abordou esse tema. Me desculpe, o que são escolas sem partido? Não estou informada desse assunto. Obrigada. Parabéns.
+Fabíola Moreira Dá uma olhada nesse link www.revistaforum.com.br/semanal/o-escola-sem-partido-e-farsa-da-ideologia/
Cria-se muitas expectativas!
O professor deve ensinar, por ex., Adam Smith e Karl Marx. Os alunos perceberão as contradições e terão que refletir, escolher, teorizar sobre sua situação concreta. O filho do rico tenderá a concordar com Smith, o do pobre com Marx. Mais que impor certezas, o professor deve mobilizar a dúvida e a curiosidade que induzem o aluno a pensar e pesquisar, a se localizar na História.
Não precisa generalizar, só pq sou pobre preciso concordar com a utopia Marxista?
Não faz sentido afirmar que vamos concordar com esse ou aquele por ser pobre ou rico, a pessoa vai concordar com as ideias que parecerem melhor para ela
Muito bom. Parabéns. Chega de discursos de ódio tanto da direita qto da esquerda. Argumentem✌🏵🌸
É uma fala muito equilibrada, assentada nas premissas da construção do conhecimento e do ensino, de um campo extremamente subjetivo. As pessoas ainda tem a compreensão equivocada que o professor, em especial o de História, deve ser como um menu de restaurante, ofereça uma lista de pratos e que o "cliente" faça seu pedido, de acordo com seu paladar, cabendo a nós atendê-los.
Belíssima abordagem. Este canal está me ajudando muito na compreensão de muitos conceitos históricos , e este vídeo foi muito importante para entender a parte da teoria e da prática que permeiam a profissão do historiador na educação.
Como o professor historiador disse,no método de ensino das escolas do Brasil,é impossível se trabalhar e aprofundar em matérias como história,acaba que o professor habilmente tem que se esforçar para passar o conteúdo sem se aprofundar para preparar o aluno para prova(nosso método de ensino não tem como objetivo aprendizado mas,"passar de ano")até porquê história se trata de uma série de elementos que desconjuntados ou dependendo da abordagem,e de quem o faz acaba por confundir ainda mais o discente e ou se torna improdutivo o aprendizado,creio que já se tenha passado da hora de rever a questão do ensino no Brasil,existem propostas progressistas mas que não concorrem para o enriquecimento e na mudança de pensamento sobre o ensino,somente na forma.Sempre fui apaixonado por história,que considero pauta de fundamental importância no ensino desde a base até o fim da vida,primeiramente o brasileiro têm que aprender a pensar,para compreender,analisar,tirar conclusões e formular uma ideia acerca do conhecimento que lhe fora transmitido,a missão do professor é muito difícil,pois este sofre pressão por resultados de todos os lados sem nenhuma contrapartida,vivendo em péssimas condições de trabalho,e isso têm que mudar.
A dois dias estou vendo seus vídeos.. a divergência não é o problema, e sim a intolerância. Parabéns, por isso eu amo História!
Muito bom professor, vi seu canal em um comentário da página "anarcomiguxos", gostei muito do conteúdo, se possível acho que o momento de debates políticos via internet pediria algo sobre o real conceito de fascismo, iria trazer muitos inscritos, com certeza!
Concordo com você professor... somos limitados sempre pelos diversos acontecimentos no decorrer das nossas aulas isso sem contar pelo próprio sistema educacional que nos "limita".
Professor parabéns pelo canal, venho acompanhando a algum tempo e esta me ajudando muito.
Bom vídeo!!
Há história uma ciência que nós possibilita à responde nossas inquietações, do presente analisar o passado!!
Icles, adorei o vídeo meu caro.
Sinceramente eu gostaria muito se eu conseguir me tornar um professor de história e historiador tão bom quanto você. Seu olhar e seus pensamentos quanto a academia, além da prática docente são uma inspiração.
Parabéns por esse video!
O papel do historiador é muito mais do que ficar apenas lendo e contando sobre o que já passou, como você disse, fazemos análises metodológicas para o estudos de fontes e a compreensão delas para entender como o passado influencia no mundo contemporâneo, trazendo reflexões das mais diversas conceituais. E infelizmente algumas pessoas não sabem, não querem e não entendem o valor do nosso trabalho. Isso dificulta muito o papel dentro de sala de aula, pois com a internet atualmente sendo o principal viés de fonte informativa, tanto alunos quanto sociedade encontram tão fácil respostas simples sobre qualquer assunto, que ao ler meia dúzia de páginas já se tornaram tão especialistas quanto alguém que faz uma pesquisa historiográfica por meses ou anos.
Lamentável ver como ultimamente está sendo prejudicial as redes sociais, ao invés de serem quantitativas ou qualitativas em processo de divulgar conhecimento. Eu espero que quando estiver em minha carreira eu possa levar o senso crítico aos meus alunos sem se julgado como um narcisista de esquerda doutrinador, como vem sendo montado o cenário.
Um abraço.
Sou professor de História da Rede Pública Municipal de Florianópolis e mestrando pelo ProfHistória, sigo atentamente o teu canal tornou-se uma das minhas fontes. Parabéns
Ainda vou fazer história.
Sendo bem sincero? Muito do que eu aprendi não foi na escola, e sim lendo os meus livros em casa, ou na biblioteca no intervalo. A sala de aula é fundamental. Mas você precisa ir além. E lembre-se: internet é bom. Mas livros sempre são melhores!
Realmente, é muito comum as pessoas opinaram sobre o que não conhecem. Por exemplo: eu estudo no IFRN e teologia num Seminário, meus professores (todos capacitados NAS SUAS áreas de estudo) do Instituto, quando falam de alguma coisa relacionada a Bíblia, história da teologia e/ou da Igreja, etc., tendem a errar em pontos que, se eles tivessem conhecimento, não errariam. Cabe a cada um, portanto, se colocar no lugar que é devido em relação a cada saber.
Nov de 2018 e esse vídeo está mais atual do que nunca. :(
Conheci seu canal por meio do canal do Pirula esses dias. Sou historiadora fui professora e atualmente sou editora de livros didáticos de história. Parabéns pelo seu vídeo. Estamos sofrendo muito com comentários ignorantes de pessoas que acreditam que estamos doutrinando porque apenas estamos mostrando um ponto de vista ou, mostrando que há diferentes pontos de vista. Nem temos tempo para doutrinar, quem dera conseguir trabalhar todo o conteúdo proposto para um ano letivo. Parabéns pelo canal, já indiquei para meus colegas.
Disse tudo! Parabéns pela qualidade!
Professor Parabéns pelas colocações, ha muito tempo que eu esperava ouvir uma coisa como essa, ate parecia que eu era uma voz que clamava no deserto. Agora sei que existem outros profissionais que de fato se preocupam com o verdadeiro ensino de história.
Cara, seus vídeos são muito bacanas! Eu como professor/historiador, fico muito contente com seu conteúdo, esse vídeo mesmo me ajudou bastante e respondeu muitos questionamentos que eu tinha! Tu é fera! Abraço!
Lacrou, mano. O Brasil está passando por um período tão tenso que encontrar pessoas com bom senso me traz tranquilidade, esperança e um forte sentimento de identidade. O canal tá no caminho da sua proposta, a qualidade do conteúdo tá ótima. Abraços!
Amei esse vídeo professor , eu sou estudante de licenciatura em História e concordo plenamente com o que você fala !
Cara você é uma inspiração, comecei a cursar a faculdade de história agora (primeiro periodo) tenho aprendendido bastante no seu canal. parabéns.
Ótima exposição do ofício do historiador. Quanto a ESP é um fruto da polarização semeada propositalmente com fim de silenciar, suprimir e amordaçar a ideologia de esquerda em síntese. Parabéns pela clareza e riqueza de detalhes no desenvolvimento do tema professor!
Vídeo muito esclarecedor! Infelizmente parece haver uma constante tentativa de se fazer um revisionismo histórico acerca de determinados temas! Esse vídeo apareceu nas minhas notificações pouco depois de escutar uma pessoa próxima relativizar o período militar no Brasil! Vozes como a sua, comprometidas acima de tudo com o caráter científico da história, devem ter mais espaço!
Eu tô de cara. Muito bom dei uma aula nesse nível hoje e creio que fui compreendida, estou super ligada nesse canal.
Parabéns colega, pela coragem de vir aqui com essa abordagem esclarecedora aos mais desavisados que confundem tudo. Tudo que falaste eu assino embaixo. Gostei, vou te dar um like e assinar o canal.
Vídeo excelente! Parabéns pela qualidade no conteúdo e exposição.
Cara, que vídeo legal! Realmente concordo com tudo o que vc falou, o tempo é muito curto para falar de tudo, e esses fatos menores e minuciosos da história tem que passar despercebidos, devido a administração de tempo, esse assunto que surgiu de "meu professor de história mentiu para mim" é ridícula o professor não vai idealizar correntes ideológicas dentro de uma sala e não há tempo para isso, quem faz isso é a mídia em geral
Correto ! O principal papel do historiador é levar as pessoas a refletirem mediante aos fatos e por si mesmas chegarem a um senso comum. Construindo assim uma consciência histórica. Parabéns por mais um excelente vídeo.
Conheci recentemente o canal e estou adorando. Um ótimo trabalho!
Passados quase três anos da publicação deste vídeo, entramos na idade das trevas. Precisamos de mais professores que tragam a luz para nossos estudantes.
Perfeito, na verdade excelente. São reflexões relevantes. Parabéns ! Sou professor, também penso assim.
Só devo ser louco por correr atrás em lecionar História, rsrsrs. Mas amo isso!
Vídeo excelente que descreve com minúcias o absurdo que é esse projeto Escola sem partido, e que traz também a essência da profissão de historiador. Concordo com todos os pontos trazidos pelo professor.
Olha, mal entrei na faculdade de História e virou desejo ser sua aluna...rs. Seu canal é especial! Só tenho a agradecer! Tudo o que disse me ajudou muito a entender o meu futuro papel! Ver as dificuldades, etc! Obrigada! Grande abraço!
Como eu demorei pra conhecer esse canal! Procurei muito e graças ao Pirula e Filipe Figueiredo encontrei algo da minha área específica. Gosto de ser professor de História e sinto muita falta dos meus colegas com talento pra comunicação divulgarem os temas específicos da História.
Excelente explicação. Gostei muito. Sou licenciado e bacharelado em História. E acima de tudo um autodidata apaixonado pelo assunto. A característica mais importante da História é que "Tudo é História", assim sendo tudo merece ser observado, analisado, estudado. Como concordo com tudo que você tão bem disse, não vou repetir... (rs rs). Pretendo ver os outros vídeos e assim aos pouco vamos falando. Parabéns!
Theo Lima olá, você pode me dizer como foi cursar história?
Sou licenciado e bacharelado em História. E acima de tudo um autodidata apaixonado pelo assunto. A característica mais importante da História é que "Tudo é História", assim sendo tudo merece ser observado, analisado, estudado.
Como professor de ensino médio, o que mais me incomoda é como os estudantes são tratados como idiotas manipuláveis, que seguiriam essa ou aquela ideologia por conta daquilo que cada um que entre em seus caminhos venha a dizer. Mesmo que fossem e que, todos os professores fossem de uma mesma linha de pensamento político, o que sabemos bem que não é a realidade, estes estariam perdendo. Os jovens passam um turno de 6 ou 7 tempos de 45 a 50 minutos por dia na escola. O que daria, no máximo, 6 horas de mensagens por dia. Considerando que o jovem durma as 8 horas recomendadas pena OMS, ainda seriam 10 horas de informações da família e da mídia (essa é bem poderosa, sabemos). Sem contar as 48 horas representadas pelo fim de semana. Eu questiono essa situação neste vídeo th-cam.com/video/9xxQlSrK-b8/w-d-xo.html (desculpe o spam, é que eu não queria escrever um texto gigante, tendo um vídeo sobre o tema).
No mais, excelente vídeo. Seu desabafo é coerente e pertinente. Não temos que pautar as práticas de toda uma categoria profissional com base naqueles que não são honestos ou responsáveis com suas funções.
Um abraço.
Professor,adorei o vídeo e concordo com tudo o que você colocou. Tenho assistido aos vídeos do canal e aprendido muito.
Sou professor de Educação Física mas tenho um amor por disciplinas de humanas em geral. Fico imaginando como ficará a educação do país após essa "reforma" que sabemos quem são os interessados por trás dela.
É muito fácil julgarem sem saber o que o professor passa dentro de uma escola.
Parabéns pelo trabalho!
Ótimo vídeo! Parabéns! Muito esclarecedor, mostrando a grande diferença entre dar determinada opinião e doutrinar.
#entendo o seu desabafo professor,gosto muito da historia,as vezes sinto que fiz parte dela em alguma momento passado,apesar de nao haver tempo hábil na sala de aula,pelos menos temos o you tube para complementar e aumentar a gama de conhecimento.!!!!!!!!
Muito bom, parabéns por sua exposição.
Meu querido, como é teu nome? Acho o teu trabalho maravilhoso! Admirei a proposição do vídeo... Também sou professor de História.
Excelente vídeo! Gostaria de saber a opinião do senhor em relação a qualidade do livro "Continente Selvagem" do autor Keith Lowe. Um forte abraço!!!
Quando estudei nunca ouvi falar de Adam Smith. Depois descobri que sua obra é importantíssima. Um grande problema é a escolha da bibliografia por parte dos professores também.
Achei suas considerações muito boas. A vida é feita de escolhas, o tempo que temos para realizar determinada tarefa é sempre mais curto do que desejaríamos mas muitas vezes temos que nos submeter a isso. E é claro que, em um assunto tão amplo e complexo como a Segunda Guerra, muitas coisas terão que ser deixadas de lado em nome dos fatos mais significativos. Isso para mim é óbvio. Como também acho óbvio que o aluno interessado em determinado assunto não fique limitado a receber apenas informações do professor. Para mim, o melhor antídoto contra a doutrinação é não encarar um professor (ou quem quer que seja) como um oráculo infalível. Ou seja, aceitar a orfandade. rsrsrs E isso não é nada fácil.
acompanho seu trabalho, caro colega!
E vc é brilhante!
Parabéns!
sou seu fã!
Abraço!
Valeu cara!
Parabéns, professor. Excelente.
Descobri recentemente esse canal. Uma história viva e em movimento.📣
Video necessáriooozissimo! kkkkkk parabéns, adoro seu canal!
Sou estudante de cinema mas apaixonado por história, sociologia e filosofia. Como podemos saber qual é uma pesquisa confiável em ciências humanas? E quais erros metodológicos devemos evitar além do anacronismo?
+joeybrujah Muita coisa pra uma resposta de TH-cam, mas vamos lá. Não existe uma fórmula pronta para saber se uma pesquisa é confiável ou não de antemão. Há indícios que você pode atentar, como as fontes usadas, os posicionamentos e perspectivas dos autores com os quais a pesquisa dialoga, verificar outros trabalhos do autor que você usa, etc. Quanto a erros metodológicos, há vários, mas me incomoda particularmente o uso descontextualizado e acrítico de fontes. Tomar fontes como uma verdade solidificada sem crítica ao processo que lhe criou e descontextualizá-la textual e/ou temporalmente é algo terrível.
Cara, resumiu a minha vida real e virtual em onze minutos! Sou professor do município e volta e meia tenho que encarar umas encrencas dessas. #tmj!
Parabéns pelo vídeo e pelo ponto de vista sobre como "ser" professor de História...concordo plenamente.
A escola sem partido, já é uma doutrinação....o conservadorismo é burra, sem ser ingênua.
Palmas pela "censura" daqueles, que com certeza não querem se humanizar.
Muito bom esclarecimento, parabéns professor!
Parabéns professor. Sou um curioso em história e gostaria de saber sobre os motivos Reais das guerras mundiais. algo me parece que ainda não foi contado.Poderia me passar alguns links pra que eu possa tentar entender o que está acontecendo hoje. E o que estar por vir ?Agradeço !
Uma sugestão: seria muito esclarecedor um vídeo sobre Che ou Marighella, já que são figuras controversas, eu sempre tive muita dúvida sobre esses personagens, e aqui no youtube não costumo encontrar opiniões confiáveis kkk
que vídeo incrível, muito obrigada!
Mas confessa então que:
1) Tu já jogou Europa Universalis ou Crusader Kings e;
2) Comprou a trilha especial para esses jogos do Sabaton
😛
Abraço!
Que vídeo maravilhoso!!!
Muito bom o seu vídeo, professor.
Eu entendi todos os empecilhos no caminho, mas não penso que, caso seja possível, passar uma vez ou outra certos acontecimentos curiosos seja algo negativo, muito pelo contrário.
Acho que coisas do tipo são uma forma de criar um link com o interesse dos alunos. Nossas crianças geralmente não têm interesse por leitura e não são fomentadas a buscar conhecimento, então penso que é dever de nossos professores tentar se adequar a essa realidade na medida do possível.
O importante é que as crianças aprendam, certo? Métodos convencionais talvez não surtam mais efeito, por isso se perde tanto tempo tentando fazer alunos ficarem em silêncio.
Se a aula fosse variada, com métodos de ensino diferente, com vídeos, recomendação de livros e documentários, discussões em círculos e curiosidades será que o resultado não seria diferente? Pense, por que coisas como History Channel fazem tanto sucesso?
Eu mesmo adoro estudar história hoje em dia, mas isso foi graças a essa ponte criada por documentários. Eu, como jovem que não tinha bagagem reflexiva não teria como ter me interessado por história de outra forma.
Hoje leio obras de Ian Kershaw e Max Hastings e sigo me aprofundando.
Eu concordo, é muito mais importante passar conteúdos centrais e de maior relevância. Mas de que serve isso se o aluno não aprender nada no final? Não estamos matando o trabalho de um professor na prática?
Enfim, obrigado por mais esse vídeo.
Tô vendo em 2019, esse vídeo contínua atual
A explanação das escolhas e os limites impostos para o desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula - por razões pedagógicas ou metodológicas - foi perfeita. Em todo o meu tempo como professor sempre destaquei a participação do Brasil na 2ª Grande Guerra mas ponderando que: os ingleses foram particularmente contra o Brasil enviar tropas pelo desvio de recursos e tempo para treinar e equipar os soldados brasileiros, ou que, longe de diminuir o sacrifício dos mortos e feridos do conjunto FEB, FAB e MB, o volume de mortos na campanha italiana (462) fica longe dos mortos em ataques a navios civis (1074) e é muito inferior ao total dos "soldados da borracha" que morreram de causas variadas e que são contados em quase 30 mil! Não há como abordar - nem razão para fazê-lo - todos os episódios conhecidos de coragem ou covardia neste ou outros conflitos.
Gostei , estou fazendo Licenciatura em História.
Concodo com você Icles, eu lembro do meus pofessoes de história atrasados com o conte´´udo porque não dava tempo. Só uma pergunta, e quanto aos heróis de resistência negros na época da escravidão? Porque eu passei a vida toda quase achando que as pessoas negras foram passivas durante esses anos, e na minha opinião isso tem aplicação no presente.
Infelizmente eu me lembro muito bem de um dos meus professores dizendo que a FAB teve uma participação apenas figurativa na WWII, que apnas mataam um grupo de golfinhos. E nunca ouvi o nome de Marighella na escola.
Infelizmente não posso responder pelos seus professores quanto a sua pergunta. Acho que são temas muito válidos, mas acredito que apenas em anos mais recentes eles têm começado a aparecer nas escolas, influenciados pelas demandas de movimentos sociais. Sobre o comentário da FAB há uma confusão: a história do ataques às toninhas ocorreu na Primeira Guerra, e foi cometido por uma embarcação. A atuação da FAB foi modesta se você olhar a partir de um ponto de vista macro, mas teve uma atuação bastante elogiada pelo 5° Exército Americano, ao qual os brasileiros eram subordinados na Itália
@@obrigahistoria obrigada pela resposta ♡
óla excelente video,faço faculdade de historia,vc recomenda alguma leitura sobre a imparcialidade da historia?
+Rennan Oliveira Desconheço livros sobre esse assunto na área da História, pois na nossa área, a impossibilidade da imparcialidade é ponto pacífico. Não que não exista, mas eu nunca ouvi falar de um livro dedicado a isso. É mais fácil encontrar resquícios dessa discussão em obras sobre assuntos diversos. De um ponto de vista mais teórico, a área do Direito é a que eu sei que mais discute o princípio da imparcialidade e tem diversos livros sobre o assunto.
Eu amo esse canal! o//
Valeu Mateus!
Boa noite Icles! Os livros indicados por você aqui no canal são acessíveis para leigos?
OBS.: Sou novo no canal
Muito obrigado. Ainda bem que alguem com uma analise sobria.
Maravilhoso! `Parabéns...
Só uma palavra parabéns
Totalmente excelente! Muito obrigado pelo vídeo!
Parabéns, faço o curso de história. Mesmo entre os acadêmicos á dissonâncias e isso é bom, agora quem esta fora da academia ou não esta familiarizado com o curso, tem sim uma ideia equivocada, por muitas vezes julgam que nós historiadores não podemos dar opiniões. Pois julgam que como um todo somos marxistas, bem marxismo é apenas um dos víeis teóricos. A teoria e metodologia da história são muito mais e bem mais complexas do que os leigos julgam ser.
Adorei! Penso da mesma forma. Obrigada!
Romantizamos e fantasiamos os fatos.Fatos (históricos ou não) específicos são úteis do ponto de vista de "construção de identidade"e devem ser tratados mas sem o "esmiuçamento" do contexto caíra num mero romantismo.
Seu vídeo ficou muito bom. Muito esclarecedor.
Parabéns! Kim Kataguire precisa assistir a este vídeo...
Parabéns pelo trabalho e lute sempre contra a alienação ideológica tanto da esquerda e da extrema direita
Olá, já sou seu fã! eu assisto outro canal aqui no TH-cam, o "Vamos falar de história". já ouviu falar desse canal? o que acha dele?
Já ouvi falar, mas não assisti