O DR não deveria desarmar com uma carcaça de uma geladeira utilizando o terra? O excesso de carga não é passado para o usuário, porém a diferença de corrente entre fase e neutro no DR já não seria suficiente? A explicação seria que enquanto este excesso não for superior aos 30ma do limite de atuação do DR, a fuga para o terra é ignorada?
Compartilho com vocês uma experiência...em uma luminária com dois bocais, coloquei uma lâmpada de 12w e outra de 6w. As lâmpadas ficaram encostadas uma da outra e com o tempo começou a gerar fuga de corrente e desarmar o dr. Nunca vi esse relato e resolvi compartilhar a experiência.
"O DR é o dedo duro", essa eu gostei! Aula bastante proveitosa, Mattede, obrigado por dedicarem o tempo de vocês para solucionarem nossas dúvidas. Conheci vocês através da galera do Engehall. Valeu!
Nunca comentei nos vídeos, mas vou dizer; você é foda, gosto de todos os conteúdos do canal, agora mim considerado um melhor eletricista através desses vídeos.
Muito boa essa aula pois faço de tudo um pouco.. nunca fiz curso isso é muito bom para quem não quer ou nao tem condições de pagar pelo trabalho de um profissional.. mas sabemos como fazer grassas a pessoas que tem o talento e gosta de mostra tudo que aprendeu isso é nota 1000
Olá 99216096PS sena! oque esta ocorrendo é uma sobrecarga, onde os equipamentos de potencia maiores que a lampada precisam de uma corrente maior Obrigado 99216096PS sena! Ficamos satisfeitos com sua mensagem!
muito bom seu vídeos.. fiz técnico em eletrotécnica mais hoje aprendi muito com esse vídeo é coloquei na prática é deu tudo certo valeu continue com seus vídeos parabéns..
excelente explicação de fuga de corrente. Pois em casa esta acontecendo a mesma situação o dr fica desarmando quando ligo o chuveiro com o terra! ótima aula, vou faser o que você ensinou Parabéns!
boa explicaçaõ muito bom,queria tirar uma duvida quero saber se quando ha eletrodomesticos e outros estaõ dando choque ,se isso pode ser uma fuga ,ou mesmo falta de aterramento
Olá Henrique essa aula foi muito boa você poderia falar de 2 problemas um como fazer o aterramento e outro é como equipotencializar porque se não me engano se tiver terras diferente e não estiver equipotencilizado a pessoa toma choque do mesmo jeito
Olá professor Henrique . Seus vídeos são muito bem e explicado Estou estudando elétrica .eletricista residencial e Predial .. Pretendo estudar industrial também ..entendo muita coisa nas apostila e a maioria pesquiso em seu canal .queria que vc me desse indicações sobre oque devo estudar . Primeiro porque msm na aula eu me acho perdido nos estudo por favor se tiver como me passar essas dicas eu agradeço
Eu estava vendo uns vídeos de vários canais e em um deles orientava medir entre o cabo do aterramento e a haste para verificar fuga. Percebi que apresentava 4 amperes nas medições e quando ligou um chuveiro foi a 38 . Depois liguei outro de modelo diferente em outro banheiro e marcou 22 . O circuito da minha casa tem idr que já desarmou por um problema localizado. A casa são dois pavimentos e tem quadro de distribuição para cada andar. Os idr não desarmam.como posso verificar se existe alguma fuga no sistema.
Qual bitola do cabo recomendada para passar de um Ramal de uma residência até o medidor ? Detalhe a casa tem um ar-condicionado split inverter em um quarto consumo de 5A.
Muito boa a sua explicação professor!!! Mais gostaria de saber se esse aterramento que a básico de um medidor, também funciona com a fuga de corrente? ou tem que fazer um a parte?
ola amigo muito bom seus videos parabens. manda um videos daqueles geradores usados .usados pelas contrutoras. ex .trifazico 220 trifazico 380.ensina como ligalos.abrigado .
boa tarde professor a segunda parte e uma pergunta , nos relógios analógico VC desligando todas as cargas VC consegue ver se está girando o ponteiro . no caso dos medidores digitais como eu verifico se está tendo fuga de corrente
+gedalvo da silva Silva tem de ver o modelo, a maioria emite u um sinal luminoso a cada 1Kw consumido, neste caso se a fuga de corrente for baixa vai demorar um bom tempo para o sinal luminoso.
Grande Professor, como sempre explicando os conceitos básicos com muita clareza. Obrigado pelo vídeo. Sei que este não é o vídeo sobre IDR, mas surgiu uma dúvida. A NBR5410 obriga o uso do IDR, mas não diz se é único ou múltiplo por circuito. Um só acho pouco já que uma fuga em qualquer ponto da casa interrompe toda a instalação! Ao mesmo tempo é um equipamento extremamente caro ao meu ver. Pensando em utilizar 2, surge a dúvida do cálculo do seu dimensionamento. Quando calculamos a demanda, aplicamos fatores de demanda que reduzem a corrente total real (soma de todas as correntes de iluminação, tugs e tues), para o cálculo do disjuntor geral. Com um IDR é fácil, é só seguir o dimensionamento do DG. No caso de separar mais de um, vamos dizer: Cozinha, Copa e Banheiros (Grupo 1), e outro para o resto da casa (Grupo 2), como calcular o IDR? Devemos somar a demanda de todos os aparelhos dos grupos e aplicar o mesmo fator para os IDRs separados? Ex.: DG de 63A, calculando as demandas de grupos 1 e 2 daria G1 40A e G2 23A. Devo usar IDRs de 40A e 30A por exemplo, ou dois de 63A? ou nada disso? Obrigado
+Marcelo Lopes da Silva Bem a norma não especifica como dito e bem observado, eu penso que nesse caso fica a condição da pessoas que esta bancando a obra rs. Caso seja dividido como dito o ideal seria mesmo como foi descrito.
primeiramente quero parabenizalo pelo excelente trabalho....Tenho uma duvida.....com os disjuntor ligado, e tudo fora da tomada......Da para considerar 0,3 A uma fuga de energia????
Esses dias peguei uma fuga de corrente (tava dando 3.5A em uma das fases) e era o chuveiro, um chuveiro eletrônico estava dando fuga internamente. Trocou o chuveiro, resolveu o problema...
Olá professor muito bom vídeo Usando Alicate Medidor De Corrente Fluke 360 poderia descobri sem problemas a fuga de corrente e sem desligar a sistema elétrico
Exato, simples assim. Vi que não está inscrito em nosso canal. Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações. No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Professor boa tarde. Admiro muito seus vídeos e a boa disposição em querer ajudar o próximo. Também as edições dos vídeos são excelentes. Na oportunidade, gostaria de lhe dar uma sugestão: Fazer um vídeo explicando o passo-a-passo para se fazer um bom aterramento, inclusive se pudesse ter uma demonstração usando o terrômetro, seria muito bom.
professor Henrique boa noite.se eu tenho um cicuito de uma tomada única. e nela esta um objeto eletrico eo dr ficar desarmado para min testa de outro método por exemplo colocando outro objeto no local
Meu amigo, aprecio muito as suas aulas. uma pergunta, você comentou sobre desligar tudo e dar uma uma olhada para ver se o disco do medidor continua rodando, ok. mas se o medidor for digital, fica um pouco difícil de saber se ele está marcando alguma coisa ou não. como fazer neste caso?
Como está Sergio Cordeiro? Tudo certinho? estou planejando uma vídeo aula explicando o funcionamento do padrão com medido digital, peço que aguarde Sugestão anotada! Obrigado por participar!
Muito seu vídeo porém ainda tenho dúvida. Como identificar uma fuga para a massa num circuito que só fica energizado quando o equipamento liga. Ligamos uma bomba de uma cisterna que ao ligar o automático dá fuga pra massa. Como saber se tem fuga nesse circuito pois aí desligar todos os disjuntores não será possível verificar
Boa tarde Professor, uma lampada eletrônica piscando mesmo desligada pode caracterizar uma fuga de corrente na rede. Obrigado pelos vídeos tem ajudado muito.
Opa bom dia, olha so eu tenho uma fita led de um metro que mesmo o neutro desconectado e o fase desligado por os fio da tomada passar próximo acaba gerando uma inducao de 3v quando eu ligo algo o que eu poderia usar para acabar com essa inducao? Lembrando que a fita usa um drive que acredito que seja apenas um filtro neste caso eu posso usar um resistor? Capacitor ou diodo? Quando a fita esta ligada gera 220v normal e essa voltagem precisa passar por uns dos que informei acima.
Pode sim José, qualquer emenda mal isolada pode dá fugavde corrente. Use fita de autofusão e depois fita isolante por cima da mesma para isolar adequadamente, isso deve resolver caso a fuga seja nessa emenda que você falou. 😉
Amigo, estou com um problema numa caixa de som nova modelo microlab b77 que está com problema de aterramento /fuga de corrente, ela está dando pequenos choques no painel traseiro (se encostar qualquer metal já aparece pequenas fagulhas, indicando fuga de energia) , talvez esteja com problema de aterramento. São choque bem pequenos, mas incomoda. Além disso, toda vez que ligo o ipod nela, o touch não funciona corretamente e só volta a funcionar fora do case (expondo a parte metalica, carcaça do ipod ) e tendo contato com corpo ou no chão, isso é exatamente o sinais de a caixa b 77 está com problema no aterramento. As vezes também aparece esses pequenos choques no conector p2 da caixa e carcaça do ipod, ou seja, a caixa está energizando a carcaçado do ipod também. A caixa de som está com o som funcionando perfeitamente, ótima qualidade sonora, sem ruídos, nada interferência, apenas tem o problema que relatei... Moro em apto que tem aterramento, já testei em outras tomadas, sem filtro de linha, mas o problema sempre aparece. Outra informação, o plug da caixa é bipolar. Como tenho receio de causar algum problema nos meus equipamentos e até danos a saúde pela energia acumulada que toda vez é transferida ao tocar no painel traseiro, gostaria de saber se é possivel fazer algum teste com multimetro sem abrir/violar a caixa de som, pois eu tenho direito de trocá-la em até 7 dias uteis, dai apenas gostaria de testar exatamente para argumentar com o setor tecnico de avalição da loja.
Professor tenho uma duvida: tenho um equipamento aterrado em uma torre, se cair um raio na torre pode queimar o equipamento mesmo estando bem aterrado?
Bom dia Henrique, eu já utilizava o método do relógio para identificar possíveis fugas, mas agora estou em uma residência sem DR e com relógio digital, consigo usar esse tipo de relógio para identificar fugas? Alguém sabe dizer?
Bom dia tenho um sítio a distância do poste padrão para o quadro na casa é de 150 metros de distância , foi usado cabo de 10mm para as fases e de 6mm para o neutro , tenho bomba de piscina , bomba de poço e dois chuveiros e demais eletrodomésticos , o valor da conta está vindo muito caro e fora queda de energia , qual seria a bitola indicado dos cabos , e se isso influi no consumo agradeceria se pudesse me responder
Bom Dia amigo, então no circuito eletrônico existindo um curto, vai have uma fuga de corrente que vai por terra, então posso medir uma tensão no terra utilizando o multímetro? como faço isso?
Boa noite professor, no caso a fuga de corrente for no equipamento,um exemplo um ralador de queijo,sendo que abrir ele é não detectei nenhuma emenda ou cabo estragado e quando retiro no terra ele funciona normalmente sem desativar o IDR, queria saber como faço para identificar no equipamento uma vez que dectei nos cabos
Olá meu caro. Descobri estes dias no período chuvoso que estou com fuga de energia na minha marcenaria. É pequena e quase nada de máquina. Hoje eu mesmo eliminando os pontos que eu achava ser a fuga e sem equipamento nenhum, descobri que uma parte da oficina está tendo a fuga. Acredito ser em alguma tomada ou inatenção de tomada que esta fora da parede. Também quando está no período chuvoso o portão do vizinho começa a dar aqueles choques e o portão faz parede com a parte onde esta tendo a fuga. A minha oficina e no mesmo quintão do vizinho, porem poste de energia separados.
Muito bom o vídeo Professor. Estou com esta situação: liguei um luminárias embutida na parede de led em um circuito com four way e quando desligo a luminárias ela fica piscando. O que vc me diz? Seria uma fulga pelo interruptor? Em outra ligação destas luminária usei interruptor simples e ela pisca apenas uma vez.
O DR não deveria desarmar com uma carcaça de uma geladeira utilizando o terra? O excesso de carga não é passado para o usuário, porém a diferença de corrente entre fase e neutro no DR já não seria suficiente? A explicação seria que enquanto este excesso não for superior aos 30ma do limite de atuação do DR, a fuga para o terra é ignorada?
Exato, seria essa a resposta.. tem que ter uma fuga mínima de 30mA.
Obrigado pela pergunta :)
Estudou muito, com certeza, porém nos dá tudo isso de graça. Gostaria de agradecer este ser humano, de coração.
verdade, parabéns belo canal acabei de me escrever nesse exato momento
Compartilho com vocês uma experiência...em uma luminária com dois bocais, coloquei uma lâmpada de 12w e outra de 6w. As lâmpadas ficaram encostadas uma da outra e com o tempo começou a gerar fuga de corrente e desarmar o dr. Nunca vi esse relato e resolvi compartilhar a experiência.
nossa, como explica bem parabéns, dom de poucos aqui do youtube. muito bom entendi o video todinho
"O DR é o dedo duro", essa eu gostei! Aula bastante proveitosa, Mattede, obrigado por dedicarem o tempo de vocês para solucionarem nossas dúvidas. Conheci vocês através da galera do Engehall. Valeu!
Muito obrigado Dinomarques Alves por nos assistir e participar! Se tiver alguma dúvida, é só perguntar! =)
Explicação perfeita, muito fácil de entender. Obrigado Professor Henrique! Grande abraço.
+Tico Martins poxa eu que agradeço este apoio!!!
Nunca comentei nos vídeos, mas vou dizer; você é foda, gosto de todos os conteúdos do canal, agora mim considerado um melhor eletricista através desses vídeos.
*canal Mega Soluções Elétrica* fico realmente muito feliz em ler isso, espero continuar ajudando 😎
Muito boa essa aula pois faço de tudo um pouco.. nunca fiz curso isso é muito bom para quem não quer ou nao tem condições de pagar pelo trabalho de um profissional.. mas sabemos como fazer grassas a pessoas que tem o talento e gosta de mostra tudo que aprendeu isso é nota 1000
Agradecemos sua mensagem Rodrigo Rodrigo! Obrigado por nos prestigiar
poxa!! o cara com uma explicação dessa não aprende se não quiser!!! valeuuuuu Henrique!!!!
+marcos da silva não é difícil não, o pessoa é que encontra chifre em cabeça de cavalo.
com este mundo da elétrica estou aprendendo bastante......
muito obrigado.
Por nada, precisando é só falar.
vc pode mim ajuda toda vez que ligou o aparelho as lâmpadas se apaga o que pode ser
bom amigo não faço parte do da equipe de professore e profissionais do mundo da elétrica apenas sou inscrito no canal.
ponha teu comentário no canal do mundo da elétrica, caso ainda é inscrito. inscreva-se para que possa dar procedimento as suas dúvidas.
Olá 99216096PS sena! oque esta ocorrendo é uma sobrecarga, onde os equipamentos de potencia maiores que a lampada precisam de uma corrente maior Obrigado 99216096PS sena! Ficamos satisfeitos com sua mensagem!
Essa sua explicação é muito bom e ajuda a nós soluções de problemas
+Fabiano Ulisses que bom que tenha gostado, precisando é só falar.
O Henrique, simplesmente, é nota 10 em suas explicações! Meus parabéns.
Obrigado por comentar e assistir *Adriano Vitoria* ! 😎
muito bom seu vídeos.. fiz técnico em eletrotécnica mais hoje aprendi muito com esse vídeo é coloquei na prática é deu tudo certo valeu continue com seus vídeos parabéns..
Muito obrigado ;-)
Muito bom professor, primeira vez que vejo seu vídeo, a explicação é clara e nítida para para aquelas dúvidas na área da parte elétrica!!!!
+Carlos Roberto Francisco obrigado, que bom que tenha gostado, não deixe de assistir os outros vídeos :)
Muito obrigado pela forma como explicas as sua aulas..parabéns 🙏🙏🙏.falando apartir de Angola👏👏👏👏
Ótima explicação. Dicas de segurança são sempre bem vindas.
+Antonio Souza Segurança sempre em primeiro lugar.
Seus vídeos são excelentes, altamente explicativos. Estou aprendendo muito ! Vlw
+Eduardo Basdão Lawall obrigado, agradeço o apoio e por tudo.
Parabéns mundo da elétrica, mais uma vídeo aula de primeira.
Obrigado, agradeço imensamente pelo apoio.
excelente explicação de fuga de corrente. Pois em casa esta acontecendo a mesma situação o dr fica desarmando quando ligo o chuveiro com o terra! ótima aula, vou faser o que você ensinou Parabéns!
Obrigado por participar!
Chuveiro tem q ser apropriado para ser usado com DR..a resistencia tem um revestimento proprio para não haver fuga.
Excelente explicação. Parabéns 👏 Deus abençoe sempre. Obrigado
Muito bacana o trabalho do mundo da elétrica. Parabéns!
Muito obrigado a você pela mensagem.
essa aula muito importa pra entender também, como reage o IDR, boa professor. 👍👍👍👍
Sem dúvida ela é o fundamento.
muito bom esses vídeos , sou eletricista e tô cursando eletrotécnica tô tirando muitas dúvidas , valeu professor
Que otimo, ficamos felizes em saber.
video muito simples e muito compreensivel , grande video parabens hoje percebi bem
Show de bola, muito boa a explicação. Deus abençoe vc amigo
ótima explicação Parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos que Deus te abençoe ricamente.
Obrigado, fico feliz em estar ajudando.
boa explicaçaõ muito bom,queria tirar uma duvida quero saber se quando ha eletrodomesticos e outros estaõ dando choque ,se isso pode ser uma fuga ,ou mesmo falta de aterramento
Já temos um vídeo que explica isto! Procure lá na lista dos vídeos do Mundo da Elétrica Obrigado por nos assistir e comentar *washington luiz* ! 😎
Show de bola, ecelente aula, parabéns, ótima explicação obrigado 👍.
Muito bons os teus vídeos. Uma didática clara e simples. Parabéns.
Obrigado, que bom que tenha gostado.
Olá Henrique essa aula foi muito boa você poderia falar de 2 problemas um como fazer o aterramento e outro é como equipotencializar porque se não me engano se tiver terras diferente e não estiver equipotencilizado a pessoa toma choque do mesmo jeito
+Jose carlos tavares ribeiro sim os aterramentos tem mesmo que ser equipotencializados.
muito bom...não imaginava de onde e como poderia ter explicação para a conta de energia ficar maior ou menor obrigado e parabéns pelas vídeo aulas...
+Adriano Abreu existem muito fatores mas este é um que pesa sim.
Excelente e ótima explicação professor, DEUS te abençõe sempre.
Amém que Ele abençõe a nós todos. Agradeço todo apoio.
Caro professor muito bom esse vídeo como se mostra quando existe uma fuga de corrente.
+Fabiano Ulisses obrigado, agradeço este apoio!!!
muito bom seus vídeos, bastante esclarecedores,tiram qualquer dúvida parabéns.
Obrigado, agradeço o apoio.
show.. tu é o melhor do youtuber.
Poxa cara muito obrigado, fico feliz em estar correspondendo as expectativas.
Gostei do vídeo obtigado pelas informações. Testar no medidor analógico a gente vê o disco girando, e com relógio digital como fazer?
otimo video parabens professor... continue nos mandando conhecimento. eu to aprendendo muito.. valeu fera.
+Jrt Tobias poxa obrigado, toda terça, quinta e sábado vídeo novo e conhecimento novo...
Excelente professor.
Muito boa explicação professor
Valeu demais *Cleber Ramos* ! 😎
Olá professor Henrique . Seus vídeos são muito bem e explicado
Estou estudando elétrica .eletricista residencial e Predial ..
Pretendo estudar industrial também ..entendo muita coisa nas apostila e a maioria pesquiso em seu canal .queria que vc me desse indicações sobre oque devo estudar . Primeiro porque msm na aula eu me acho perdido nos estudo por favor se tiver como me passar essas dicas eu agradeço
de maneira simples e muito bem explicado vlw mestre.
+Ubirajara Terra Menezes por nada, precisando estamos por aqui para ajudar.
BELA aula parabéns
Tu és fera d+ professor 👏👏👏
*Felipe César* fico feliz pelo elogio 😎 o LIKE é importante para o canal, quanto mais like, mais o youtube indica o vídeo!
Show! Boa aula😊
Eu estava vendo uns vídeos de vários canais e em um deles orientava medir entre o cabo do aterramento e a haste para verificar fuga. Percebi que apresentava 4 amperes nas medições e quando ligou um chuveiro foi a 38 . Depois liguei outro de modelo diferente em outro banheiro e marcou 22 . O circuito da minha casa tem idr que já desarmou por um problema localizado. A casa são dois pavimentos e tem quadro de distribuição para cada andar. Os idr não desarmam.como posso verificar se existe alguma fuga no sistema.
Qual bitola do cabo recomendada para passar de um Ramal de uma residência até o medidor ? Detalhe a casa tem um ar-condicionado split inverter em um quarto consumo de 5A.
Excelente explicação
Tô com poblema em resistência de banho químico, IDR desarma quando entra material por uma ponte rolante
Muito boa a sua explicação professor!!! Mais gostaria de saber se esse aterramento que a básico de um medidor, também funciona com a fuga de corrente? ou tem que fazer um a parte?
+Sergio de Oliveira Xavier da Costa Costa bem se foi feito da maneira correta sim ele é efetivo.
muito didáctico, parabéns
Ola..DR desarma com uso de eletrificador de cerca ?e com queda de raios?
muito boa explicacao vai me ajudar muito
Poxa que bom que estamos podendo ajudar. :)
ola amigo muito bom seus videos parabens. manda um videos daqueles geradores usados .usados pelas contrutoras. ex .trifazico 220 trifazico 380.ensina como ligalos.abrigado .
+Norival Bernardes vou sim ver se consigo material para gravar um vídeo sobre isso.
Todos os vídeos são ótimos
Muito obrigado ;-)
bom dia professor ..e se o medidor fou digital com endentifica se tem fuga ou nao
boa tarde professor a segunda parte e uma pergunta , nos relógios analógico VC desligando todas as cargas VC consegue ver se está girando o ponteiro . no caso dos medidores digitais como eu verifico se está tendo fuga de corrente
+gedalvo da silva Silva tem de ver o modelo, a maioria emite u um sinal luminoso a cada 1Kw consumido, neste caso se a fuga de corrente for baixa vai demorar um bom tempo para o sinal luminoso.
Grande Professor, como sempre explicando os conceitos básicos com muita clareza. Obrigado pelo vídeo. Sei que este não é o vídeo sobre IDR, mas surgiu uma dúvida. A NBR5410 obriga o uso do IDR, mas não diz se é único ou múltiplo por circuito. Um só acho pouco já que uma fuga em qualquer ponto da casa interrompe toda a instalação! Ao mesmo tempo é um equipamento extremamente caro ao meu ver. Pensando em utilizar 2, surge a dúvida do cálculo do seu dimensionamento. Quando calculamos a demanda, aplicamos fatores de demanda que reduzem a corrente total real (soma de todas as correntes de iluminação, tugs e tues), para o cálculo do disjuntor geral. Com um IDR é fácil, é só seguir o dimensionamento do DG. No caso de separar mais de um, vamos dizer: Cozinha, Copa e Banheiros (Grupo 1), e outro para o resto da casa (Grupo 2), como calcular o IDR? Devemos somar a demanda de todos os aparelhos dos grupos e aplicar o mesmo fator para os IDRs separados? Ex.: DG de 63A, calculando as demandas de grupos 1 e 2 daria G1 40A e G2 23A. Devo usar IDRs de 40A e 30A por exemplo, ou dois de 63A? ou nada disso? Obrigado
+Marcelo Lopes da Silva Bem a norma não especifica como dito e bem observado, eu penso que nesse caso fica a condição da pessoas que esta bancando a obra rs.
Caso seja dividido como dito o ideal seria mesmo como foi descrito.
primeiramente quero parabenizalo pelo excelente trabalho....Tenho uma duvida.....com os disjuntor ligado, e tudo fora da tomada......Da para considerar 0,3 A uma fuga de energia????
Parabéns pelo conteúdo, muito bom
Esses dias peguei uma fuga de corrente (tava dando 3.5A em uma das fases) e era o chuveiro, um chuveiro eletrônico estava dando fuga internamente. Trocou o chuveiro, resolveu o problema...
Fabio luiz
que perigo, ainda bem foi solucionado logo o problema.
Boa noite André porque que meu elevado automóvel mesmo cm uma aster da dando choque
Olá professor muito bom vídeo
Usando Alicate Medidor De Corrente Fluke 360
poderia descobri sem problemas a fuga de corrente e sem desligar a sistema elétrico
Exato, simples assim.
Vi que não está inscrito em nosso canal.
Não deixe de se inscrever aqui goo.gl/0a6d9A e receber nossas atualizações.
No site www.mundodaeletrica.com.br é possível se cadastrar em nossa lista VIP de email.
Professor boa tarde.
Admiro muito seus vídeos e a boa disposição em querer ajudar o próximo. Também as edições dos vídeos são excelentes.
Na oportunidade, gostaria de lhe dar uma sugestão:
Fazer um vídeo explicando o passo-a-passo para se fazer um bom aterramento, inclusive se pudesse ter uma demonstração usando o terrômetro, seria muito bom.
+Sergio Cordeiro estou trabalhando em material sobre este tema sim.
professoror Henrique muito obrigada por seus vídeos exister por que ja min ajudou muito valeu
Poxa obrigado mesmo por esta mensagem.
Obrigado, precisando estamos por aqui!
Muito bom ótima explicação tirou minha dúvida .
Ganhou mais um inscrito 👍
professor Henrique boa noite.se eu tenho um cicuito de uma tomada única. e nela esta um objeto eletrico eo dr ficar desarmado para min testa de outro método por exemplo colocando outro objeto no local
Meu amigo, aprecio muito as suas aulas.
uma pergunta, você comentou sobre desligar tudo e dar uma uma olhada para ver se o disco do medidor continua rodando, ok. mas se o medidor for digital, fica um pouco difícil de saber se ele está marcando alguma coisa ou não.
como fazer neste caso?
Como está Sergio Cordeiro? Tudo certinho? estou planejando uma vídeo aula explicando o funcionamento do padrão com medido digital, peço que aguarde Sugestão anotada! Obrigado por participar!
Muito obrigado. Ficarei no aguardo.
=)
muito bom o vídeo Pr. Henrique
Valeu *Raphael Henrique* !
Muito seu vídeo porém ainda tenho dúvida. Como identificar uma fuga para a massa num circuito que só fica energizado quando o equipamento liga. Ligamos uma bomba de uma cisterna que ao ligar o automático dá fuga pra massa. Como saber se tem fuga nesse circuito pois aí desligar todos os disjuntores não será possível verificar
Posso usar um DR monopolar para testar fase por fase?
Muito bem explicado man.
Boa tarde Professor, uma lampada eletrônica piscando mesmo desligada pode caracterizar uma fuga de corrente na rede. Obrigado pelos vídeos tem ajudado muito.
Como assim? Como a fuga faz a lampada piscar?
Excelente aula! Valeu!
Obrigado! Ficamos muito satisfeitos com sua mensagem Prensados de M.arte!
Muito bacana a sua explicação. Valeu!
Valeu Vinicius!
Opa bom dia, olha so eu tenho uma fita led de um metro que mesmo o neutro desconectado e o fase desligado por os fio da tomada passar próximo acaba gerando uma inducao de 3v quando eu ligo algo o que eu poderia usar para acabar com essa inducao? Lembrando que a fita usa um drive que acredito que seja apenas um filtro neste caso eu posso usar um resistor? Capacitor ou diodo? Quando a fita esta ligada gera 220v normal e essa voltagem precisa passar por uns dos que informei acima.
Em um circuito de corrente contínua, eu posso simular um fuga terra encostando o positivo no terra?
Oi Henrique tudo bem? Uma pergunta eu posso usar um de monopolar para testar corrente de fuga em rede trifásica?
Ótima dica gostei
Por favor um emenda de cabo mal isolada em cima de uma laje humida pode dar fuga de corrente eletrica ? Obrigado pela excelente aula.
Pode sim José, qualquer emenda mal isolada pode dá fugavde corrente. Use fita de autofusão e depois fita isolante por cima da mesma para isolar adequadamente, isso deve resolver caso a fuga seja nessa emenda que você falou. 😉
Me ajudou muito! Obrigado
Canal perfeito!
Valeu Teo antropus
obrigado pelas dicas
Valeu!
Amigo, estou com um problema numa caixa de som nova modelo microlab b77 que está com problema de aterramento /fuga de corrente, ela está dando pequenos choques no painel traseiro (se encostar qualquer metal já aparece pequenas fagulhas, indicando fuga de energia) , talvez esteja com problema de aterramento. São choque bem pequenos, mas incomoda.
Além disso, toda vez que ligo o ipod nela, o touch não funciona corretamente e só volta a funcionar fora do case (expondo a parte metalica, carcaça do ipod ) e tendo contato com corpo ou no chão, isso é exatamente o sinais de a caixa b 77 está com problema no aterramento. As vezes também aparece esses pequenos choques no conector p2 da caixa e carcaça do ipod, ou seja, a caixa está energizando a carcaçado do ipod também.
A caixa de som está com o som funcionando perfeitamente, ótima qualidade sonora, sem ruídos, nada interferência, apenas tem o problema que relatei...
Moro em apto que tem aterramento, já testei em outras tomadas, sem filtro de linha, mas o problema sempre aparece. Outra informação, o plug da caixa é bipolar.
Como tenho receio de causar algum problema nos meus equipamentos e até danos a saúde pela energia acumulada que toda vez é transferida ao tocar no painel traseiro, gostaria de saber se é possivel fazer algum teste com multimetro sem abrir/violar a caixa de som, pois eu tenho direito de trocá-la em até 7 dias uteis, dai apenas gostaria de testar exatamente para argumentar com o setor tecnico de avalição da loja.
É pro isso tem ter um bom aterramento e bom isolamento dos condutores.
+Fabiano Ulisses exato, a isolação é muito importante.
Consigo ver se tem fuga medindo com alicate amperímetro na saída do padrão da concessionária?
Mundo da Elétrica
IDR desarma também quando o circuito esta com mal dimensionado ?exemplo aquecendo o cabo ?
+Jb Joao Batista somente se ocorrer fuga de corrente devido a alguma falha.
Professor fis uma estação com dps e meu terra tem um pouco de corrente elétrica pode ser algun problemas com os dps
Professor tenho uma duvida: tenho um equipamento aterrado em uma torre, se cair um raio na torre pode queimar o equipamento mesmo estando bem aterrado?
Olá Henrique ! Posso fazer uma extensao eletrica e colocar um Disjuntor DR já que nao tennho fio terra de proteçao ?
vc tem talento deveria ser prof do SENAI
Rsrsr Obrigado Kayque!
Bom dia Henrique, eu já utilizava o método do relógio para identificar possíveis fugas, mas agora estou em uma residência sem DR e com relógio digital, consigo usar esse tipo de relógio para identificar fugas? Alguém sabe dizer?
Muito bom parabéns
Bom dia tenho um sítio a distância do poste padrão para o quadro na casa é de 150 metros de distância , foi usado cabo de 10mm para as fases e de 6mm para o neutro , tenho bomba de piscina , bomba de poço e dois chuveiros e demais eletrodomésticos , o valor da conta está vindo muito caro e fora queda de energia , qual seria a bitola indicado dos cabos , e se isso influi no consumo agradeceria se pudesse me responder
Bom Dia amigo, então no circuito eletrônico existindo um curto, vai have uma fuga de corrente que vai por terra, então posso medir uma tensão no terra utilizando o multímetro? como faço isso?
Boa noite professor, no caso a fuga de corrente for no equipamento,um exemplo um ralador de queijo,sendo que abrir ele é não detectei nenhuma emenda ou cabo estragado e quando retiro no terra ele funciona normalmente sem desativar o IDR, queria saber como faço para identificar no equipamento uma vez que dectei nos cabos
Olá meu caro. Descobri estes dias no período chuvoso que estou com fuga de energia na minha marcenaria. É pequena e quase nada de máquina. Hoje eu mesmo eliminando os pontos que eu achava ser a fuga e sem equipamento nenhum, descobri que uma parte da oficina está tendo a fuga. Acredito ser em alguma tomada ou inatenção de tomada que esta fora da parede. Também quando está no período chuvoso o portão do vizinho começa a dar aqueles choques e o portão faz parede com a parte onde esta tendo a fuga. A minha oficina e no mesmo quintão do vizinho, porem poste de energia separados.
Muito bom o vídeo Professor. Estou com esta situação: liguei um luminárias embutida na parede de led em um circuito com four way e quando desligo a luminárias ela fica piscando. O que vc me diz? Seria uma fulga pelo interruptor? Em outra ligação destas luminária usei interruptor simples e ela pisca apenas uma vez.
qual e a resistencia em r ou k mega para o dr considerar fuga eletrica
mas uma otima aula vlw professor!
+Joao Paulo obrigado pela mensagem e apoio.
Olá Henrique, tudo bem? Gostaria de saber de que forma o aterramento irregular ou com fuga pode alterar a conta de energia?
Abraço, obrigado
Boa noite
A corrente de fuga ela pode ser conduzida na condutor de neutro?