Como ajudar meu filho a superar o medo
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- O medo é um sentimento natural e que se vivenciado na “dose certa”, pode e deve ser considerado um grande aliado para nossa vida.
Na infância o medo é bem intenso e presente e atua como uma resposta em função da incapacidade que a criança tem de enfrentar o novo, o desconhecido.
Por este motivo eu separei algumas dicas para que você possa ajudar o seu filho.
1° Dica: Quando a criança diz que sente medo de algo, por exemplo, de cachorro. Nunca diga a ela que é bobeira e que não tem que ter medo, que cachorro não faz nenhum mal, porque isso é você que sabe, a criança não sabe, logo, essa afirmação não ajudará.
Este é o momento de acolher e demonstrar a esta criança que ela está segura, que você entende. Ofereça para passar perto do cachorro junto com ela e em um outro momento você pode conversar sobre cachorro, mostrar livros e contar histórias.
2° Dica: Converse, explore sobre o medo. Se seu filho tem medo por exemplo de ir cortar o cabelo, e isso é mais normal do que a gente imagine, você pode pedir para que cabelereiro cortar um pedacinho do seu cabelo, aquele lá escondidinho para demonstrar ao seu filho que não há perigo algum, ou cortar o seu cabelo no mesmo dia. Você também pode criar histórias onde o personagem também é uma criança e supera o mesmo medo que ele tem.
3° Dica: Ajude seu filho a superar o medo. Se seu filho tem medo de monstros e por isso não gosta de dormir sozinho, que tal borrifar junto com ele no quarto um “spray anti-monstros”. Funciona viu.
4° Dica: Atenção ao que você diz para seu filho. Quem nunca ouvir alguém dizer ou quem nunca disse: “Se você não comer tudo, eu vou te levar ao médico e você vai ter que tomar uma injeção”.
A chance desta criança desenvolver um medo horrível de ir ao médico, ao pediatra, por exemplo, é grande, e quando você o leva no médico o que acontece? Aquele drama que você nem imagina o porquê e ainda se irrita com a criança.
5° Dica: Atenção para não passar o seu medo para o seu filho. Todos nós temos medo de algo, e isso é extremamente normal, mas lembre-se os medos são seus, então controle-se principalmente na presença das crianças. Lembre-se de que você é o exemplo em todos os aspectos e que as crianças estão observando e aprendendo o tempo todo.
Me siga nas Redes Sociais
Instagram / ressignifica_dor
Facebook / ressignifcador
Esse é o Canal RessignificAdor - O canal feito para te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor, Eu sou a Ludmila Silva.