Machado de Assis se referiu à Rua de Matacavalos várias vezes em sua obra. Eu já sabia que o nome atual mudou para Riachuelo , mas jamais imaginaria que por lá um dia houve lagos também! Parabéns por mais essa interessante postagem!
Eu já havia pesquisado por essa rua, mas seu video foi a melhor fonte de detalhes que encontrei. Meu tetravô, Joaquim Teixeira de Macedo, que era escrivão da Alfandega, morava na rua "Mata Cavallos", número 26, por volta de 1838.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Seus vídeos são ótimos! Parabéns! Não cheguei a alguma evidência de parentesco com o Joaquim Manoel de Macedo, mas seria uma grande honra.
Gentem que orgulho. Foi criado nessa rua. Morei em um prédio que era do lado da igreja N. S. de Fátima. Estudei no jardim de infância no Campo de Santana e no colégio Tiradentes e quando voltava da, escola brincava em uma pracinha que era em frente ao hospital do Câncer. DA UM LIKE QUE CONHE LÁ! Obrigado 👋 😷
Sou fã deste canal e, pretendendo colaborar, gostaria de acrescentar uma informação que talvez seja procedente: Alguém havia me dito o antigo nome da rua Riachuelo devia-se a existência ali de um pequeno arbusto, comum no litoral brasileiro, chamado de mata-cavalo. Esta planta produz frutos, umas bolinhas vermelhas, cujas sementes são tóxicas se ingeridas, podendo provocar indigestão e até a morte de animais como bois e cavalos, daí o seu nome. Dependendo da região, a planta também pode ser chamada de arrebenta-boi, arrebenta-cavalo, baba, babá, baga-de-espinho, gogoia, joá-vermelho, juá-ti, juá-vermelho, melancia-da-praia e mingola. Seu nome científico é "Solanum capsicoides". Um grande abraço e parabéns por mais este vídeo superinteressante.
A minha tia me contou que muitos cavalos machucavam as patas na Rua do Riachuelo. Seu canal é maravilhoso!! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco
Que interessante, eu morei perto dessa rua ,na rua do senado e cada vez mais atraves de seus videos conheco as historias e mato a saudade de quando morei ai,parabéns
Interessante que nas gravuras tem a descrição de 3 chafarizes época colonial. E até hoje eles ainda existem na rua Riachuelo,são 3 chafarizes históricos, chafariz da rua Riachuelo "vindo dos arcos lapa é o primeiro", depois chafariz Paulo Fernandes,e logo depois o chafariz do Lagarto. Muito bom seus vídeos.
É mesmo. Eu não sei o que esse hobby (ou necessidade) de curtir e vasculhar imagens do Rio antigo tem que me faz tão bem. Näo sei mas adoro! Teria a ver com vidas passadas? rs
@@elpelp1878 talvez o Amor pela Cidade, mas essa questão que você colocou tem algum propósito, uma provocação, pelo menos para mim que durante este período complicado estou tentando me aprimorar e pensar um pouco além do que o óbvio ou o que minha visão apenas racional pode alcançar.
@@aricorrea6834 Sim, Ari. O amor pela cidade é enorme e produz uma saudade gigantesca em mim, que nasci e vivi no Rio por 40 anos e há 21 anos sem voltar ao Brasil. É um privilégio ter um canal como esse para amenizar essa saudade e escapar prazeirozamente da minha atual decepção QUASE absoluta com a política brasileira. Abraço, Ari.
Muito show! E para ajudar um pouco, estas janelas entreliçadas chamavam "muxarabis". O muxarabi consiste em um complexo trançado de ripado de madeira - ideal ... muçulmana e introduziram traços da arquitetura moura na arquitetura colonial. (Ref. no Google). Assisto todos teus vídeos, meu desgosto é ver como destruiram essa Maravilha Natural e as obras de nossos Pioneiros! Saudades de uma vida não vivida mas resgatadas nos teus vídeos. Forte abraço, Celso Freitas - Florianópolis
Sim, muxarabi, exato!!!! Muito presente na arquitetura colonial espanhola também. Em Lima no Peru onde existe um belo casario preservado estão presentes. Aqui no Rio, no largo do Boticário tem uma casa com muxarabi, mas de uma intervenção feita por Lúcio costa, quando este projetava em estilo neo-barroco ou neo colonial. Se não me engano no museu histórico nacional também tem janelas com muxarabi. Obrigado pelo excelente comentário , e bom saber que gostou do video. Abraço!
Exatamente, Celso. O muxarabi (mashrarablya) nem sempre era plano como o dessa gravura maravilhosa. Muitos dêles contornavam a sacadinha da janela como caixas treliçadas nas paredes externas das casas ou sobrados. Alguns confundem o muxarabi com o famoso cobogó, usado até hoje, mas feito de alvenaria ou cerâmica, e que foi criado só em 1920 no Recife-PE e batizado com as sílabas iniciais do sobrenome de seus criadores, o português Amadeu COimbra, o alemão Ernest BOeckman e o brasileiro Antônio GÓis. Vlw
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Que gravuras maravilhosas essas! Nos seus videos que assisti, eu sempre atentei por encontrar algum muxarabi e agora apareceu. E eu ia te perguntar exatamente isso, se ainda existe algum muxarabi preservado em algum sobrado em algum recanto do Rio. E você já respondeu prontamente. Valeu. Belo video.
Mais um excelente vídeo! Vendo aqueles quintais repletos de natureza, dá uma nostalgia... Mesmo não tendo vivido aquela época, mas trás um sabor de infância...
Na minha infância também tive contato com quintais, não muito grandes em casas que morei, mas dava para ter algumas coisas plantadas. Em uma casa tinha uma jabuticabeira. Mas em uma casa de minha avó tinha abacateiro, limoeiro, limeira, entre outras coisas, além de galinheiro! E era casa em em centro de cidade, mas fora do Rio. Abç
Sim, exato quanto ao sistema de abertura e posição das dobradiças. Quanto ao tipo de da folha da janela é muxarabi. E obrigado pelo comentário, bom saber que gostou do video.
Rua famosa de romance, enfim descobri o por quê do nome Matacavalos.😁😁 Aquelas pequenas aberturas ao lado da porta deveriam ser para passar alguma coisa de dentro para fora ou vice versa. Vi num filme q durante a gripe espanhola as casas de vinho na Itália funcionavam assim, através de portinholas, para evitar o contágio com alguém q pudesse transmitir a doença.
Na área da Gamboa e Santo Cristo há algumas igrejas antigas que me despertam bastante curiosidade. Uma delas é a Igreja de Nossa Senhora da Prainha. Outra que tenho curiosidade é a Igreja do Bom Jesus da Coluna, que, inclusive, tem texto no wikipédia. Mas, claro, td iaso ficaria muito mais interessante com aquelas gravuras que só vc sabe achar, meu amigo. Abrs
JR , seus vídeos são excepcionais, mas, na minha humilde opinião, acho que faltam, na maioria dos vídeos, imagens atuais dos locais retratados para fins de um estudo comparativo. Houve mudanças significativas e seria muito interessante ver o passado e o presente.
Olá @Renato Cascardo Não tenho estatísticas para quantificar. Mas em muitos vídeos, creio que na maioria existem imagem comparativas. Em outros vídeos, realmente me detenho apenas nas imagens originais. Bom saber que gosta do canal e obrigado pelo comentário. Saudações.
BOA TARDE! ESSAS GRAVURAS E EXPLICAÇÕES SÃO SHOW! PORQUE NÃO RETRATAR BAIRROS DA ZONA NORTE NESTA ÉPOCA, ASSIM COMO: MADUREIRA, CASCADURA, IRAJÁ, ROCHA MIRANDA E ADJACÊNCIAS. DESDE JÁ AGRADEÇO!!!
Boa tarde. Porque não existe gravuras destes bairros nesta época. Eram fazendas, zonas rurais. Existem mais gravuras de São Cristóvão, Tijuca e Santa Cruz. Até a Tijuca era pouco povoada, havia mais chácaras. Mas encontra-se gravuras sobre a mesma. Mas de locais mais distante, não conheço, exceto algumas de Jacarepaguá.
Essa casa com bananeiras funciona o atual Instituto São Martinho de Caridade. Agora existe uma fachada tombada dessa época, que por alguns instantes pensei ser o sobrado de 3 pavimentos a direita, com um gradil na fachada, essa fachada que ainda existe fica na esquina da Rua dos Inválidos com a Rua Riachuelo.
Chegar com criança na varanda não é exatamente o problema. É que dava a impressão que segurava (a criança ou seja o que fosse), indo além da cerca de proteção, o que é perigoso.
MEU COMENTÁRIO, CREIO QUE NÃO SEJA VEM VINDO. VEJO CANAIS QUE FALAM DE FUTILIDADES COM 15 MILHÕES DE INSCRITOS E UM CANAL DESSES COM MENOS DE 30 MIL? ISSO MOSTRA O QUANTO NÓS BRASILEIROS NÃO NOS INTERESSAMOS POR NÓS MESMOS. ISSO DEVERIA SER APLAUDIDO DE PE´POR QUEM USA A INTERNET. ISSO CHEGA A SER QUASE DIVINO ESSE TIPO DE CONHECIMENTO - ( ISSO PARA QUEM ACREDITA EM DEUS) RS.
Obrigado pelo comentário. Eu acho que este canal merecia pelo menos uns 100 mil inscritos, mas devagar talvez..... se chegue lá. E não adianta querer correr, inscritos tem que ser quem realmente gosta do assunto. E por sua vez, isto é complicado. Realmente complicado este tipo de assunto, o que a maioria das pessoas querem ver é alguém virando cambalhotas e falando futilidades ou criticando outras pessoas. Existem canais que falam do passado mas de forma diferente... um faz narrativa espetáculo e outro é mais fiel ao passado, mas abordam de forma diferente, um tem mais de 100 mil e outro mais de 500 mil. Portanto, deveria existir mais espaço e mais interessados para este canal aqui. Vejamos o que acontece nos próximos meses. Do jeito que a coisa está no momento, está bem lento o crescimento.
Se fosse em outro país, haveria alguma escultura de cavalo em homenagem aos pobres animais que perderam a vida para que os seus senhores não molhassem as botas. Mas aqui só se faz escultura em bronze dos desgraçados que foderam com o RJ e Brasil inteiro. Uma ode aos espúrios.
Machado de Assis se referiu à Rua de Matacavalos várias vezes em sua obra. Eu já sabia que o nome atual mudou para Riachuelo , mas jamais imaginaria que por lá um dia houve lagos também! Parabéns por mais essa interessante postagem!
Como sempre resgate histórico que não tem preço. Obrigado.
Obrigado meu caro! Abrç!
Excelentes os vídeos .
Os mapas esclarecem muito ! Parabéns.
A Rua Mata Cavalos era onde vivia o Bentinho e a sua nobre esposa de Olhos de Ressaca, Capitu.
Detalhe interessante, para o qual não me atentei ao fazer o vídeo.
Muito bem lembrado, imortal Machado!
Eu estava achando estranho já ter escutado sobre a rua mata cavalos, agora faz todo o sentido!
Exato, lembrei na hora.
Eu ia escrever sobre isso....mas vc já fez..RS machado de assis
Eu adorei o seu canal no TH-cam obrigado pela oportunidade de estudos do RJ eu adoro muito
um dos meus assuntos preferidos . passado..
Obrigado por compartilhar o conhecimento.
Magnífico trabalho de pesquisa pra nos brindar com essa aula.
Obrigado pela dica 👍🏼👍🏼👍🏼
Eu que agradeço o comentário!
Como o mundo muda! Arquitetura é uma boa amostra dessas mudanças! Belíssimo trabalho 👏👏👏👏👏👏👏
Adoro essas imagens do Rio de Janeiro antigo!!
Eu já havia pesquisado por essa rua, mas seu video foi a melhor fonte de detalhes que encontrei. Meu tetravô, Joaquim Teixeira de Macedo, que era escrivão da Alfandega, morava na rua "Mata Cavallos", número 26, por volta de 1838.
Bom saber que foi útil ! Valeu! E interessante saber que seu avô morou lá. Será que era parente do escritor Joaquim Manuel de Macedo?
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Seus vídeos são ótimos! Parabéns! Não cheguei a alguma evidência de parentesco com o Joaquim Manoel de Macedo, mas seria uma grande honra.
Seu avô poderia ter comparecido ao nascimento do Machado de Assis, nascido em 1839 e morador de um endereço próximo
Gentem que orgulho. Foi criado nessa rua. Morei em um prédio que era do lado da igreja N. S. de Fátima.
Estudei no jardim de infância no Campo de Santana e no colégio Tiradentes e quando voltava da, escola brincava em uma pracinha que era em frente ao hospital do Câncer.
DA UM LIKE QUE CONHE LÁ!
Obrigado 👋 😷
Bom saber que o vídeo trouxe boas memórias sobe esta rua. Valeu!
Perfeito! Obrigado pelo belo trabalho realizado
É muita pesquisa ❗Obrigada pelo seu empenho ❗A gente volta no tempo 😀
Opa, obrigado pelo super comentário!
Grata, parabens
Belíssimas imagens, que nos permitem viajar ao passado. Obrigado pelo vídeo! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Tudo muito interessante e bem explicado....assisto sempre duas vezes de tanto que gosto. Oportunidade rara de ver gravuras antigas...admiráveis.
Sempre bom ver um comentário assim. Abç
Sou fã deste canal e, pretendendo colaborar, gostaria de acrescentar uma informação que talvez seja procedente:
Alguém havia me dito o antigo nome da rua Riachuelo devia-se a existência ali de um pequeno arbusto, comum no litoral brasileiro, chamado de mata-cavalo. Esta planta produz frutos, umas bolinhas vermelhas, cujas sementes são tóxicas se ingeridas, podendo provocar indigestão e até a morte de animais como bois e cavalos, daí o seu nome.
Dependendo da região, a planta também pode ser chamada de arrebenta-boi, arrebenta-cavalo, baba, babá, baga-de-espinho, gogoia, joá-vermelho, juá-ti, juá-vermelho, melancia-da-praia e mingola. Seu nome científico é "Solanum capsicoides".
Um grande abraço e parabéns por mais este vídeo superinteressante.
Muito bem pesquisado, gratidão por mais um vídeo educativo!👏🏼👏🏼👏🏼⭐⭐⭐⭐⭐
A minha tia me contou que muitos cavalos machucavam as patas na Rua do Riachuelo.
Seu canal é maravilhoso!!
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco
Muito bom adquirir conhecimentos. Belo trabalho! 👍
Valeu!
Ótimo, como sempre
Que interessante, eu morei perto dessa rua ,na rua do senado e cada vez mais atraves de seus videos conheco as historias e mato a saudade de quando morei ai,parabéns
Obrigado. Bom saber que o vídeo agradou e foi elucidativo sobre aquele local!
Interessante que nas gravuras tem a descrição de 3 chafarizes época colonial.
E até hoje eles ainda existem na rua Riachuelo,são 3 chafarizes históricos, chafariz da rua Riachuelo "vindo dos arcos lapa é o primeiro", depois chafariz Paulo Fernandes,e logo depois o chafariz do Lagarto.
Muito bom seus vídeos.
Sim, em um deles tem a placa da época. Um pouco pichados, mas felizmente preservados.
Belo e interessante vídeo.
Fala sobre a História do Saara no centro do Rio👍👍👍
Realmente ninguém imaginava do que era no passado está rua
Obrigado mestre pelo seus ensinamentos 🙏
Valeu. Mas não sou mestre! *rs Abç
Obrigado por mais essas belas imagens e descrições.
Mais uma aula! Grande trabalho!
Quem diria que próximo a atual Riachuelo, havia pântanos, composição do clima do Sudeste, tropical
Excelente trabalho!! Esse canal é muito bom. Parabéns!
Valeu! Obrigado!
Obrigado por postar..
Gosto demais de seus vídeos. Só que gosto mais de assistir na tv. Depois venho no celular comentar ou dar um like.
Em tela grande fica bem mais bacana! Valeu!
Ótimo a viagem pelos tempos idos do Rio de Janeiro e saber a história de nossa Cidade!
É mesmo. Eu não sei o que esse hobby (ou necessidade) de curtir e vasculhar imagens do Rio antigo tem que me faz tão bem. Näo sei mas adoro! Teria a ver com vidas passadas? rs
@@elpelp1878 talvez o Amor pela Cidade, mas essa questão que você colocou tem algum propósito, uma provocação, pelo menos para mim que durante este período complicado estou tentando me aprimorar e pensar um pouco além do que o óbvio ou o que minha visão apenas racional pode alcançar.
@@aricorrea6834 Sim, Ari. O amor pela cidade é enorme e produz uma saudade gigantesca em mim, que nasci e vivi no Rio por 40 anos e há 21 anos sem voltar ao Brasil. É um privilégio ter um canal como esse para amenizar essa saudade e escapar prazeirozamente da minha atual decepção QUASE absoluta com a política brasileira. Abraço, Ari.
Muito show! E para ajudar um pouco, estas janelas entreliçadas chamavam "muxarabis". O muxarabi consiste em um complexo trançado de ripado de madeira - ideal ... muçulmana e introduziram traços da arquitetura moura na arquitetura colonial. (Ref. no Google).
Assisto todos teus vídeos, meu desgosto é ver como destruiram essa Maravilha Natural e as obras de nossos Pioneiros! Saudades de uma vida não vivida mas resgatadas nos teus vídeos.
Forte abraço,
Celso Freitas - Florianópolis
Sim, muxarabi, exato!!!! Muito presente na arquitetura colonial espanhola também. Em Lima no Peru onde existe um belo casario preservado estão presentes.
Aqui no Rio, no largo do Boticário tem uma casa com muxarabi, mas de uma intervenção feita por Lúcio costa, quando este projetava em estilo neo-barroco ou neo colonial.
Se não me engano no museu histórico nacional também tem janelas com muxarabi.
Obrigado pelo excelente comentário , e bom saber que gostou do video. Abraço!
Exatamente, Celso. O muxarabi (mashrarablya) nem sempre era plano como o dessa gravura maravilhosa. Muitos dêles contornavam a sacadinha da janela como caixas treliçadas nas paredes externas das casas ou sobrados.
Alguns confundem o muxarabi com o famoso cobogó, usado até hoje, mas feito de alvenaria ou cerâmica, e que foi criado só em 1920 no Recife-PE e batizado com as sílabas iniciais do sobrenome de seus criadores, o português Amadeu COimbra, o alemão Ernest BOeckman e o brasileiro Antônio GÓis. Vlw
@@riodejaneiroaqui-e-brasil
Que gravuras maravilhosas essas! Nos seus videos que assisti, eu sempre atentei por encontrar algum muxarabi e agora apareceu. E eu ia te perguntar exatamente isso, se ainda existe algum muxarabi preservado em algum sobrado em algum recanto do Rio. E você já respondeu prontamente. Valeu. Belo video.
Paraty RJ. tem alguma coisa, só não sabia e não imaginava esse jeito de se abrir a janela antiga como vitro de banheiro ou prédio comercial.
Mais um excelente vídeo! Vendo aqueles quintais repletos de natureza, dá uma nostalgia... Mesmo não tendo vivido aquela época, mas trás um sabor de infância...
Na minha infância também tive contato com quintais, não muito grandes em casas que morei, mas dava para ter algumas coisas plantadas. Em uma casa tinha uma jabuticabeira. Mas em uma casa de minha avó tinha abacateiro, limoeiro, limeira, entre outras coisas, além de galinheiro! E era casa em em centro de cidade, mas fora do Rio. Abç
Como diria minha vó....o seu trabalho é supimpa rs
Ou... É joia!!! rs
Muito bom! Obrigado. Gosto muito desse canal.
Muito bom!!!!
Muito bom este video !!!
É um pântano até hj. Qdo chove, a Rua do Lavradio vira um rio
Caramba! Não sabia que ali também inundava!
Rua do Resende e Mem de Sá nem se fala ...
Sensacional!
Ótimo trabalho! Estou aguardando o vídeo sobre a nossa imperatriz Leopoldina!
Obrigado. Creio que o vídeo da Imp. Leopoldina fique para Dezembro.
Trabalho muito interessante.
Senti como se tivesse voltado ao tempo do Machado!
A janela da última gravura possuía o que se gelosia, confere?
Sim, exato quanto ao sistema de abertura e posição das dobradiças. Quanto ao tipo de da folha da janela é muxarabi. E obrigado pelo comentário, bom saber que gostou do video.
@@riodejaneiroaqui-e-brasil Obrigado!
Esses cestos ou balaios eram muito usados até a década de 1970 por carregadores de feiras livres
Boa informação! Saudações!
Interessante que minha cunhada morava nessa rua... e certa vez fui lá e nao me senti bem ao andar na rua.
Gosto do conteúdo desse canal. 👏👏👏👏👏
Muito obrigado
Nosso querido mestre dando-nos mais conhecimento(para mim diversos novos). Abraço.👍😁
Valeu! Mas mestre é exagero! *rs
E nela eu toparia com Bentinho (Dom Camurro) ou com Capitu!!
Muito bom!
Pensei o mesmo
Machado de Assis sempre cita essa rua. Bem lembrado
Cara muito maneiro seu canal
Valeu!
Rua famosa de romance, enfim descobri o por quê do nome Matacavalos.😁😁 Aquelas pequenas aberturas ao lado da porta deveriam ser para passar alguma coisa de dentro para fora ou vice versa. Vi num filme q durante a gripe espanhola as casas de vinho na Itália funcionavam assim, através de portinholas, para evitar o contágio com alguém q pudesse transmitir a doença.
Sim, citada por Machado de Assis! Abç
Achei que se parecem com bilheterias.🤔
Na área da Gamboa e Santo Cristo há algumas igrejas antigas que me despertam bastante curiosidade. Uma delas é a Igreja de Nossa Senhora da Prainha. Outra que tenho curiosidade é a Igreja do Bom Jesus da Coluna, que, inclusive, tem texto no wikipédia. Mas, claro, td iaso ficaria muito mais interessante com aquelas gravuras que só vc sabe achar, meu amigo. Abrs
Obrigado pelo comentário gentil e proposição do tema. Fica anotado para um tempo futuro caso eu tenha gravuras desta época. Abç.
Parabéns! Mais um video excelente
Obrigado meu caro! Abç
Os vídeos estão cada vez mais bem produzidos. Parabéns!
Valeu!
JR , seus vídeos são excepcionais, mas, na minha humilde opinião, acho que faltam, na maioria dos vídeos, imagens atuais dos locais retratados para fins de um estudo comparativo. Houve mudanças significativas e seria muito interessante ver o passado e o presente.
Olá @Renato Cascardo
Não tenho estatísticas para quantificar. Mas em muitos vídeos, creio que na maioria existem imagem comparativas. Em outros vídeos, realmente me detenho apenas nas imagens originais. Bom saber que gosta do canal e obrigado pelo comentário. Saudações.
Podiam ter conservado os nomes das ruas do Rio.
Gostei
Valeu!
Vim pelo Machado de Assis 👓🪓
👍👍
Moro na rua dos inválidos quase esquina com a mata cavalos rs
Não dá tempo pra ler as legendas.Sao apagadas muito rápido
Obrigado pelo retorno. Por ora, tem como contornar isto. Clique na engrenagem em baixo do vídeo e coloque uma velocidade mais baixa.
BOA TARDE! ESSAS GRAVURAS E EXPLICAÇÕES SÃO SHOW! PORQUE NÃO RETRATAR BAIRROS DA ZONA NORTE NESTA ÉPOCA, ASSIM COMO: MADUREIRA, CASCADURA, IRAJÁ, ROCHA MIRANDA E ADJACÊNCIAS. DESDE JÁ AGRADEÇO!!!
Boa tarde. Porque não existe gravuras destes bairros nesta época. Eram fazendas, zonas rurais. Existem mais gravuras de São Cristóvão, Tijuca e Santa Cruz. Até a Tijuca era pouco povoada, havia mais chácaras. Mas encontra-se gravuras sobre a mesma. Mas de locais mais distante, não conheço, exceto algumas de Jacarepaguá.
Seria interessante saber o que hoje funciona hoje no local dessa casa com bananeiras e daquela outra com duas mulheres na varanda !
Provavelmente bares
@@simoneribeiro8727 Verdade!
Essa casa com bananeiras funciona o atual Instituto São Martinho de Caridade. Agora existe uma fachada tombada dessa época, que por alguns instantes pensei ser o sobrado de 3 pavimentos a direita, com um gradil na fachada, essa fachada que ainda existe fica na esquina da Rua dos Inválidos com a Rua Riachuelo.
Muitas intervenções na geografia. Por isso a área da praça da bandeira alaga tanto
Exato, o mar chegava até ali, em frente à área da Praça da Bandeira, sem contar os rios que escoavam por ali e áreas adjacentes.
Mistérios do Rio de Janeiro.
Pois é... e hoje tem ruas que assombram os automóveis... com seus buracos! *risos
@@riodejaneiroaqui-e-brasil kkkkkk. E sem iluminação para ajudar.
O original está em Londres?
A aquarela original não sei onde está. Deve estar na Inglaterra. Quanto as cópias (litogravuras) estão espalhadas mundo afora.
Por que ela não chegaria com uma criança na varanda?
Chegar com criança na varanda não é exatamente o problema. É que dava a impressão que segurava (a criança ou seja o que fosse), indo além da cerca de proteção, o que é perigoso.
MEU COMENTÁRIO, CREIO QUE NÃO SEJA VEM VINDO. VEJO CANAIS QUE FALAM DE FUTILIDADES COM 15 MILHÕES DE INSCRITOS E UM CANAL DESSES COM MENOS DE 30 MIL? ISSO MOSTRA O QUANTO NÓS BRASILEIROS NÃO NOS INTERESSAMOS POR NÓS MESMOS. ISSO DEVERIA SER APLAUDIDO DE PE´POR QUEM USA A INTERNET. ISSO CHEGA A SER QUASE DIVINO ESSE TIPO DE CONHECIMENTO - ( ISSO PARA QUEM ACREDITA EM DEUS) RS.
Obrigado pelo comentário. Eu acho que este canal merecia pelo menos uns 100 mil inscritos, mas devagar talvez..... se chegue lá. E não adianta querer correr, inscritos tem que ser quem realmente gosta do assunto. E por sua vez, isto é complicado. Realmente complicado este tipo de assunto, o que a maioria das pessoas querem ver é alguém virando cambalhotas e falando futilidades ou criticando outras pessoas. Existem canais que falam do passado mas de forma diferente... um faz narrativa espetáculo e outro é mais fiel ao passado, mas abordam de forma diferente, um tem mais de 100 mil e outro mais de 500 mil. Portanto, deveria existir mais espaço e mais interessados para este canal aqui. Vejamos o que acontece nos próximos meses. Do jeito que a coisa está no momento, está bem lento o crescimento.
E se puder e quiser, compartilhe com quem gosta destes mesmos assuntos! Abç!
Musica mais alta q a narração. Q isso?
Se fosse em outro país, haveria alguma escultura de cavalo em homenagem aos pobres animais que perderam a vida para que os seus senhores não molhassem as botas. Mas aqui só se faz escultura em bronze dos desgraçados que foderam com o RJ e Brasil inteiro. Uma ode aos espúrios.
Interessante... realmente mereciam uma estátua de bronze no nível da rua !
@@riodejaneiroaqui-e-brasil❤