Wagner ... gosto muito dos seus vídeos, só uma pequena observação (pois as vezes as coisas passam desapercebidas por nós engenheiros) diodos nao podem ser paralelizados pq causam o thermal runaway (corrida termica), para paralelizalos temos q utilizar resistências de equalização. Parabens por gerar conteúdo em português para a eletrônica.
Olá Fauser! Muito obrigado pelos elogios e pelo excelente adendo! De fato me esqueci deste pormenor no momento da explicação. Já fixei o seu comentário no topo dos comentários para a galera conferir. Nos acompanhe sempre!
"Não tem erro" foi a frase que me incentivou a fazer esse projeto e valeu a pena. Já tinha tentado outros sem sucesso. Esse é um excelente projeto para começar uma fonte regulável e depois ir implementando outras funções. Muito obrigado.
Rambo que legal esse projeto,... simples e eficaz.... ótimo para quem está começando no mundo da eletrônica..... fácil e simples de montar.. Obrigado. Ass. POLILO
Tenho 61 anos e trabalhei muitos anos em consertos de som, tvs, vedeocasett,Dvd e hoje ainda conserto alguns tvs Leds, e adoro fazer montagens. Eu sou escrito em seu canal e breve ainda farei um curso com você, adoro as suas aulas(Vedeos) muito bem explicados. Manda novidades para mim, eu adoro montar Fontes, e Carregadores de Baterias, Amplificadores e Fontes de Bancadas sou fã.
Essa topologia tem a deficiência de acompanhar algum ripple da entrada, teria que referenciar um sinal fixo de 1,4 a 2v na porta não inversora, pegando a borda inferior da tensão, e realimentar a porta inversora com a amostra da saída através do divisor resistivo (potenciômetro de ajuste) Para evitar ripple na saída. Eu fiz um projeto semelhante, está disponível no meu canal. Utilizei mosfet.
uma outra dica para essa fonte, tente por também um fusível na saída e um resistor de 0,1 ohm por 5 watts no coletor do TIP122(caso este entre em curto e não arrebente a retificação e também o secundário do trafo) ,também é bom por um capacitor eletrolítico de 100uF com um resistor em paralelo na saída, e outro resistor em paralelo com o banco principal para descarregar os capacitores ao desligar a fonte. ambos os resistores podem ser de uns 15K por 2 watts.
Disparado! Todos os outros competem entre si pelo segundo lugar
7 ปีที่แล้ว
Mais um projeto que pretendo montar num futuro proximo. Gostei das dicas e do resultado final, pretendo aprender a caprichar no desing na hora da montagem me inspirando nos seus vídeos!
Wagner esse multimetro que vc tá usando é bom todo, eu achei, tenho um do mesmo e é muito preciso. Pra quem não quer dar uma nota em um Fluke ele substitui bem.
Fiz essa fonte a qui em casa muito boa mesmo. Agora tenho uma pergunta usando esse mesmo escopo tem como fazer o lado negativo -b ou seja usando um trânsito oposto do 122 seria o 127 qual a mudança teríamos que fazer essa pergunta é para todos do canal aguardo um retorno. Por favor pessoal responda.
e seria legal vc mostrar o passo a passo da montagem fiquei com duvidas de como ligar o transistor tip122 e o amplificador pena mais pra quem ja tem uma experiência ficou legal
Muito bom o vídeo. Gostei muito do esquema que tu fizeste. Eu penso em criar uma fonte de bancada usando um amplificador operacional. Agora me resta uma dúvida. Eu pretendo colocar o ajuste de corrente usando também um aplicador operacional. É possível usar o mesmo CA3140 ou é necessário ter dois para a regulagem da tensão e corrente separadamente? Os seus vídeos são bons.
Seria interessante tbm um projeto de fonte chaviada confiavel, e bem isolada, para se usar tbm em bancadas, p que se pudesse explorar o que da para fazer de melhor nesse setor, sem quase interferencias, ja que isso e o futuro!!
Parabéns Wagner, muito interessante esse projeto, eu não conhecia essa aplicação do AOP, que tal dar continuidade nesse projeto com um limitador de corrente? Novamente parabéns, sou muito fan do seu canal
Bom dia Wagner, ótimo canal, tenho uma dúvida, que pode ser dúvida de outros. Como a saída do ampop supri corrente de base para o transistor para controlar a corrente da carga? E como calcular?
Mais Um ótimo projeto parabéns wagner vou pega este circuito como referência pra montar minha fonte de bancada. Qual forma mais simples de controlar a corrente usando esta topologia?
Wagner, boa noite. Parabéns pelo projeto simples e eficaz, sou fã desse amplificador operacional desde a épca em que ele era muito caro ...rsrs. Um comentário entretanto: Você sugere a troca do zener por um de 5W caso aumente a saída da fonte de 1 para 3A. Não vejo porque, uma vez que a parte de controle não muda e esse amp-op tem entradas de altíssima impedância. Na prática, a corrente ali não irá se alterar e não alterará a estabilidade da fonte, portanto acho desnecessária a troca do zener dado o aumento da corrente de carga. Grande abraço!
Um transformador com dois secundários iguais estes secundários podem ser ligados em paralelo aumentando a potência? Grato pela atenção dispensada. Cumprimentos. E. Amaral
Montei uma fonte semelhante a esta tempos atras,mas como não tinha o Ca3140, fiz o teste com um lm358 e o resultado ficou excelente. Realmente com o 741 o resultado não é muito eficiente.
Boa tarde vágner e a todos. Sou André Silva. Estou enteressado em montar essa fonte. Porém, estou com uma dúvida : qual o valor e a potência do resistor que vai ligado entre o +B da fonte e o zener ? Tenha uma ótima tarde.
Show de video aula professor! preciso fazer uma fonte de bancada aproveitando uma fonte de notebook 19v. ajuda ai professor Wagner! Obrigado pelos vídeos!
Wagner primeiramente gostaria de agradecer ao vídeo e seu canal, bem minha dúvida é a seguinte tem como implementar um segundo potenciômetro para ajuste fino e um terceiro para ajuste de corrente a ser fornecida?
Olá, adorei esse circuito, mas para baratiar o mesmo usei o ci TL 081, estaria correto esse uso ?? teria com aprimorar e colocar um controle de corrente???
Olá Wagner, uma tensão acima de 6V na base do transistor não corre o risco de queimá-lo? E é correto colocar a carga no emissor de um transistor NPN? Obrigado.
Grande Wagner! parabéns pelo conteúdo! mas estou com uma duvida, sendo a fonte Fase e neutro, o TERRA qual tu utilizou? A minha esta variando de -3 a +8 acredito que por conta do terra que não sei de onde pego.
excelente conteúdo, meus parabéns, assim que possível quero fazer seus cursos. Só uma pergunta de um iniciante, para poder ter os 3A eu preciso trocar o tip 122 por qual transistor ? obrigado e desculpe pela pergunta de iniciante.
sim, dá certo sim, e procure comprar uma placa ilhada de fibra de vidro, que é muito mais fácil de usar e tem furos mais largos, as placas ilhadas de fenolite tem furos muito estreitos. compre ou reaproveite fios de aparelhos velhos também, para fazer as ligações.
Boa noite caro Wagner. Na tua opinião, esta fonte é melhor do que a da aula #157? A propósito, penso em instalar uma ventoinha e uma porta USB. Como faço para obter as tensões necessárias (12 e 5V, respectivamente). Parece-me que através de divisores resistivos haverá muita radiação de calor. O que tu achas? Obrigado.
Coloquei um diodo Zener de 200v e um transformador de 36 v , e 4 capacitor de 1000micro F. X 35V , pra ter 36v Regulável na saída, dois capacitor estourou ,😀! Vou trocar os capacitor pra 50v 😀 pra ver..
Boa noite! Minha tv monitor lg 29 passa 15 a 20 dias sem pegar, eu pensei que fosse a fonte comprei uma nova mais ficou do mesmo jeito. Vocês podem me ajudar? falar o que é mais ou menos obrigado.
sim, só precisaria de um banco de capacitores bem maior(uns 20 de 4700uF) e uma ponte retificadora para 60A, além do trafo apropriado e também uns 5 transistores MJ15003 ligados em paralelo, cada um com um resistor de 0,1 ohm por 10 watts.
É uma sugestão Wellington, mas o ajuste pode se tornar muito lento para testes de laboratório. Pode-se implementar um ajuste fino, através de um potenciômetro de menor resistência em série com o de maior, que será o ajuste grosso.
Fala Wagner, tranquilo ? Posso usar dois diodos em paralelo de 1A para simular um diodo de 2 A ? Estou com medo de que o Vth dos diodos não estejam casados e um ativar e o outro ficar cortado . Outra coisa , existe uma técnica para deixar a perna da componente menos grossa ? Estou com uns diodos de 3A que não passam pelo buraco da placa , e não tenho ferramenta para aumentar o buraco . ( É por isso que estou botando diodos de 1 A em paralelo ) Um abraço
Boa Noite Wagner, Gostaria de ver um projecto de uma fonte de alimentação Linear DC, Controlada através de uma DAC com Vout por exemplo de (0 a 5V) e um arduino. Bom trabalho ;)
Se precisar de trocar umas ideias, pode entrar em contacto. Fiz uma a pouco tempo totalmente controlada, e com todas as protecções que achei necessárias tais como protecção contra curto-circuitos.... A nível de software, controlo PI não achei a parte derivativa fosse dar grande diferença para o que pretendia! Seria interessante ser usado um Arduino Uno, para ensinar a malta aprender com fazer programas sem utilização de variáveis long ou float.... Fico à espera de um feedback
wagner ensine fazer uma fonte de bancada com dois potenciometro em paralelo tipo um de 50k e um de 1k para ter uma precisão maior. Se for possível. Desde ja eu agradeço.
Vc se refere a ponte retificadora? Se for(alguem corrija se eu estiver errado), ela é só um filtro que ignora uma das mudanças de corrente alternada e assim tendo na saída uma corrente contínua. No vídeo ele sugeriu utilizar um diodo de modelo diferente pois cada diodo tem suas especificações de tensão maxima e corrente máxima(na verdade qualquer componente eletrico), o que ele sugeriu é mais indicado caso vc queira fazer a fonte para suportar até 3 ampéres. Mas dependendo da associação que você fizer, o máximo que vai conseguir talvez seja dividir a corrente entre diodos, mas não implica em ter maior "amperagem".
Fala Wagner beeeeelezaaaaa dúvida se eu colocar um capacitor de grande valor deixa a saída da fonte instável ? Ou EA potenciômetro que deve ser longaritmo ?
Wagner, eu montei o circuito tudo certinho duas vezes, porém quando eu ligo uma carga de uns 600 mili amperes com uma tensão pré regulada em 9v ela sobe para 10v ou 11v. Fazendo outros testes, reparei que quanto maior a carga mais ele aumenta a tensão... o que pode ser que eu fiz de errado?
olá Sr. Wagner, (tenho um filho Wagner), mas o que interessa é o seguinte: tenho um trafo de 12-0-12 5 amp. posso usar neste projeto? muito obrigado e parabens
Like,valeu Wagner.Tenho uma duvida relacionada a fontes: como ligar 2 fontes ajustaveis como a sua juntas (paralelo ou serie) e controlar em um unico potenciometro?
Obrigado Wagner pela atenção. Sim quando elas não tem regulagem eu já liguei, mas com potenciometro nas duas teria que fazer a regulagem nos dois para atingir uma voltagem 'X' que desejaria. É isso que entendi.
Wagner ... gosto muito dos seus vídeos, só uma pequena observação (pois as vezes as coisas passam desapercebidas por nós engenheiros) diodos nao podem ser paralelizados pq causam o thermal runaway (corrida termica), para paralelizalos temos q utilizar resistências de equalização.
Parabens por gerar conteúdo em português para a eletrônica.
Olá Fauser! Muito obrigado pelos elogios e pelo excelente adendo! De fato me esqueci deste pormenor no momento da explicação. Já fixei o seu comentário no topo dos comentários para a galera conferir. Nos acompanhe sempre!
Wagner mais um parabéns pelo comprometimento com a qualidade do conteúdo, nem todos estao preparados para comentários CONSTRUTIVOS.
Abraços.
Obrigado Fauser! Comentários construtivos são sempre bem-vindos aqui no canal. abraços!
WR Kits Fauser parabéns para você também pelo comentário construtivo e ELEGANTE.
Fauser Neves da
"Não tem erro" foi a frase que me incentivou a fazer esse projeto e valeu a pena. Já tinha tentado outros sem sucesso. Esse é um excelente projeto para começar uma fonte regulável e depois ir implementando outras funções.
Muito obrigado.
Valeu Alexandre, bons projetos!
Rambo que legal esse projeto,... simples e eficaz.... ótimo para quem está começando no mundo da eletrônica..... fácil e simples de montar.. Obrigado. Ass. POLILO
Muito obrigado POLILO!
Tenho 61 anos e trabalhei muitos anos em consertos de som, tvs, vedeocasett,Dvd e hoje ainda conserto alguns tvs Leds, e adoro fazer montagens. Eu sou escrito em seu canal e breve ainda farei um curso com você, adoro as suas aulas(Vedeos) muito bem explicados. Manda novidades para mim, eu adoro montar Fontes, e Carregadores de Baterias, Amplificadores e Fontes de Bancadas sou fã.
Essa topologia tem a deficiência de acompanhar algum ripple da entrada, teria que referenciar um sinal fixo de 1,4 a 2v na porta não inversora, pegando a borda inferior da tensão, e realimentar a porta inversora com a amostra da saída através do divisor resistivo (potenciômetro de ajuste) Para evitar ripple na saída. Eu fiz um projeto semelhante, está disponível no meu canal. Utilizei mosfet.
Show de bola, Wagner! Dessa vez você não pediu desculpas pela imperfeição da montagem porque, de fato, ficou uma verdadeira pintura! Parabéns!!!!
heheh valeu Corrêa! Nos acompanhe sempre.
Projeto de fonte mais didático que já vi. Wagner, obrigado!
uma outra dica para essa fonte, tente por também um fusível na saída e um resistor de 0,1 ohm por 5 watts no coletor do TIP122(caso este entre em curto e não arrebente a retificação e também o secundário do trafo) ,também é bom por um capacitor eletrolítico de 100uF com um resistor em paralelo na saída, e outro resistor em paralelo com o banco principal para descarregar os capacitores ao desligar a fonte. ambos os resistores podem ser de uns 15K por 2 watts.
Parabéns
Show Wagner, WR Kits é o melhor do TH-cam em eletrônica !!
Muito obrigado Rafael!
Disparado! Todos os outros competem entre si pelo segundo lugar
Mais um projeto que pretendo montar num futuro proximo. Gostei das dicas e do resultado final, pretendo aprender a caprichar no desing na hora da montagem me inspirando nos seus vídeos!
Valeu José! Bons projetos e sucesso pra você!
Essa foi ótima ! Muito obrigado Wagner , Deus te abençoe muito
Valeu Damiao!
Bacana Rambo. Legal esse ci trabalhando com o tip. Valeuuuu.
Show de bola acho muito didático projetos com fonte
Ótimo vídeo Wagner , ficará melhor quando a circuitaria for aumentando a quantidade de seus componentes , show de bola....
valeu Robson, nos acompanhe sempre!
Wagner esse multimetro que vc tá usando é bom todo, eu achei, tenho um do mesmo e é muito preciso. Pra quem não quer dar uma nota em um Fluke ele substitui bem.
espero que esse futuro esteja perto.
ótimo vídeo
Muito bom mesmo, dá pra usar com os 3A para alimentar raspberry, excelente idéia
Com certeza Bruno. Bons projetos pra você!
Wagner faça se puder um vídeo de adaptação de fonte ATX transformando -a em uma fonte de bancada com regulação de limite de corrente se possivel
Melhor canal de eletrônica!
obrigado Gideão!
Wagner boa noite, essa fonte ficou massa, parabéns
muito obrigado Antonio!
Show de aula parabéns
Show, Wagner parabéns valeu.
obrigado Marco!
Excelente professor, excelente!!!
Muito top ✌ e bem fácil valeu amigo pela dica eu tava precisando de uma desa 🙏🙏🙏👍👍👍👍
obrigado Betho! Bons projetos pra você!
Ola Wagner td bom? muito bom o video bem explicativo, mas se caso eu for usar um transformador de 2 amperes, qual o diodo mais recomendado? abraços
Gostei muito desse vídeo projeto show.
obrigado Denildo!
Fiz essa fonte a qui em casa muito boa mesmo. Agora tenho uma pergunta usando esse mesmo escopo tem como fazer o lado negativo -b ou seja usando um trânsito oposto do 122 seria o 127 qual a mudança teríamos que fazer essa pergunta é para todos do canal aguardo um retorno. Por favor pessoal responda.
Muito bom obrigado estava mesmo precisando
obrigado! Bons projetos pra você!
Wagner, preciso de um esquema para controlar/ajustar também a corrente.
Parabéns pelo canal. Sigo sempre!!!
e seria legal vc mostrar o passo a passo da montagem fiquei com duvidas de como ligar o transistor tip122 e o amplificador
pena mais pra quem ja tem uma experiência ficou legal
Ola Wagner boa aula
Muito obrigado José!
Rambo, vc é o cara!
Show poderia trazer um circuito de fonte vdc?
AMIGO, SHOW DE BOLA SUA VÍDEOA AULA, MUITO BOA SUA DIDÁTICA, SE PUDER COLOCAR OS CÁLCULOS DO PROJETO TAMBÉM. OBRIGADO!
Sempre projetos muito bons!
parabéns wrkits muito bom as aulas de eletrônica
Muito bom o vídeo. Gostei muito do esquema que tu fizeste. Eu penso em criar uma fonte de bancada usando um amplificador operacional. Agora me resta uma dúvida. Eu pretendo colocar o ajuste de corrente usando também um aplicador operacional. É possível usar o mesmo CA3140 ou é necessário ter dois para a regulagem da tensão e corrente separadamente?
Os seus vídeos são bons.
Seria interessante tbm um projeto de fonte chaviada confiavel, e bem isolada, para se usar tbm em bancadas, p que se pudesse explorar o que da para fazer de melhor nesse setor, sem quase interferencias, ja que isso e o futuro!!
valeu a sugestão Ricardo! Pretendemos trazer projetos assim no futuro.
Parabéns Wagner, muito interessante esse projeto, eu não conhecia essa aplicação do AOP, que tal dar continuidade nesse projeto com um limitador de corrente? Novamente parabéns, sou muito fan do seu canal
valeu Eudes, que bom que gostou! Pretendemos trazer mais projetos de fontes com este recurso sim. Continue nos acompanhando.
ótima dica.
obrigado Sergio!
Bom dia Wagner, ótimo canal, tenho uma dúvida, que pode ser dúvida de outros. Como a saída do ampop supri corrente de base para o transistor para controlar a corrente da carga? E como calcular?
valeu Daniel! Sugiro começar pelo estudo do amplificador diferencial. Temos vídeos no canal sobre isso.
Mais Um ótimo projeto parabéns wagner vou pega este circuito como referência pra montar minha fonte de bancada.
Qual forma mais simples de controlar a corrente usando esta topologia?
Wagner, boa noite. Parabéns pelo projeto simples e eficaz, sou fã desse amplificador operacional desde a épca em que ele era muito caro ...rsrs. Um comentário entretanto: Você sugere a troca do zener por um de 5W caso aumente a saída da fonte de 1 para 3A. Não vejo porque, uma vez que a parte de controle não muda e esse amp-op tem entradas de altíssima impedância. Na prática, a corrente ali não irá se alterar e não alterará a estabilidade da fonte, portanto acho desnecessária a troca do zener dado o aumento da corrente de carga. Grande abraço!
valeu Paulo! Sim, obrigado pelo adendo ao vídeo! abraços
Até porque o potenciômetro ligado nele não suporta essa potência.
Muito bom!!! Quando temos uma fonte regulável também em corrente?
Um grande abraço de Portugal...
obrigado pela audiência aí de Portugal! Pretendemos implementar daqui uns tempos no canal, nos acompanhe sempre. abraços
Obrigado por seus vídeos são excelentes!!! Quando poder tem de fazer alguns de RF. Um grande abraço.
Jorge Duarte
Muito bom Wagner! Algumas idéias para futuros projetos de fonte, como os integrados o famoso LM723 e o SG3525 para fontes chaveadas! Grande abraço.
valeu as sugestões e elogios Wellerson! abraços
Muito bom, gostei do projeto.
Parabéns pelo trabalho!
Muito bom esse projeto vou fazer uma para mim
Ótimo vídeo! Irei fazer esta fonte.
valeu Marcos, bons projetos!
tens como mostrar inversor feito com 3525 integrado toshiba ele muito usado em fonte reguladas e pode ser usado para inversores
Muito bom!
obrigado Abelardo!
Um transformador com dois secundários iguais estes secundários podem ser ligados em paralelo aumentando a potência?
Grato pela atenção dispensada.
Cumprimentos.
E. Amaral
Montei uma fonte semelhante a esta tempos atras,mas como não tinha o Ca3140, fiz o teste com um lm358 e o resultado ficou excelente. Realmente com o 741 o resultado não é muito eficiente.
Boa tarde vágner e a todos. Sou André Silva. Estou enteressado em montar essa fonte. Porém, estou com uma dúvida : qual o valor e a potência do resistor que vai ligado entre o +B da fonte e o zener ? Tenha uma ótima tarde.
Show de video aula professor! preciso fazer uma fonte de bancada aproveitando uma fonte de notebook 19v. ajuda ai professor Wagner! Obrigado pelos vídeos!
Eae professor, você tem vídeo no seu canal de como fazer as marcações de identificação das saídas numa fonte?
Wagner primeiramente gostaria de agradecer ao vídeo e seu canal, bem minha dúvida é a seguinte tem como implementar um segundo potenciômetro para ajuste fino e um terceiro para ajuste de corrente a ser fornecida?
Wagner por favor olhe minha dúvida
Boa noite...
Posso usar um transformador 12+12?
sempre estou ligado em seus videos, muito bom.
obrigado.
Por favor me tire uma dúvida, o transformador toroidal pode ser usado em corrente DC? (Ex: 12v dc -> 24v dc) obrg.
muito bom camarada..parabéns
Posso ligar no transistor de potencia o 2n3055 direto da ponte de diodo eu não tenho o capacitor posso?
muito bom!!!!
Posso usar esta fonte sem os 4 capacitores de 1000uF funciona bem?
Muito interessante o projeto, muito tentado a construir, nao fosse a fonte transformadora ser dificil de encontrar...
Não é difícil não Igor, toroid.com.br
ja entrei la, precisa pedir cotacao, alem disso, nao sei quanto tempo chega.
Olá, adorei esse circuito, mas para baratiar o mesmo usei o ci TL 081, estaria correto esse uso ?? teria com aprimorar e colocar um controle de corrente???
Olá Wagner, uma tensão acima de 6V na base do transistor não corre o risco de queimá-lo?
E é correto colocar a carga no emissor de um transistor NPN?
Obrigado.
gostei do multímetro bought in china, também tenho um desses, muito bom! kkkk
Grande Wagner! parabéns pelo conteúdo! mas estou com uma duvida, sendo a fonte Fase e neutro, o TERRA qual tu utilizou? A minha esta variando de -3 a +8 acredito que por conta do terra que não sei de onde pego.
excelente conteúdo, meus parabéns, assim que possível quero fazer seus cursos.
Só uma pergunta de um iniciante, para poder ter os 3A eu preciso trocar o tip 122 por qual transistor ?
obrigado e desculpe pela pergunta de iniciante.
valeu Ivan, estude sempre conosco! O TIP122 suporte até 5A, portanto não precisa substituir este componente.
Uma sugestão : projeto de fonte chaveada por PWM controlando MOSFET ´s
valeu a sugestão Paulo! Vamos considerar.
Nota 10 , vou comprar os componentes e tentar montar ele em uma placa ilhada , será que dá certo , sou iniciante.
Obrigado Alexsandro! Boa sorte, sempre requer muita dedicação, com paciência chegará ao sucesso!
sim, dá certo sim, e procure comprar uma placa ilhada de fibra de vidro, que é muito mais fácil de usar e tem furos mais largos, as placas ilhadas de fenolite tem furos muito estreitos.
compre ou reaproveite fios de aparelhos velhos também, para fazer as ligações.
Boa noite caro Wagner. Na tua opinião, esta fonte é melhor do que a da aula #157? A propósito, penso em instalar uma ventoinha e uma porta USB. Como faço para obter as tensões necessárias (12 e 5V, respectivamente). Parece-me que através de divisores resistivos haverá muita radiação de calor. O que tu achas? Obrigado.
Os capacitores em paralelo não somam sua capacitancia apenas se eles estivessem em seria ne não?
TEM ALGUM PROJETO COM CIRCUITO DE PROTEÇÃO NA SAÍDA? TIPO POR DISPARO DE SCR? OU OUTRO MAIS CABÍVEL ?
Coloquei um diodo Zener de 200v e um transformador de 36 v , e 4 capacitor de 1000micro F. X 35V , pra ter 36v Regulável na saída, dois capacitor estourou ,😀! Vou trocar os capacitor pra 50v 😀 pra ver..
Boa noite! Minha tv monitor lg 29 passa 15 a 20 dias sem pegar, eu pensei que fosse a fonte comprei uma nova mais ficou do mesmo jeito. Vocês podem me ajudar? falar o que é mais ou menos obrigado.
usando um 7812 no lugar do diodo Zener já seria uma proteção contra curto circuito ?
E se for pra projetos maiores ...
Tipo como uma fonte de 50A
Teria como regular ela também ?
Sem perca de anperagem
sim, só precisaria de um banco de capacitores bem maior(uns 20 de 4700uF) e uma ponte retificadora para 60A, além do trafo apropriado e também uns 5 transistores MJ15003 ligados em paralelo, cada um com um resistor de 0,1 ohm por 10 watts.
caro wagner gosto muito dos seus videos mas faltou neste voce mostrar que esta da o 3 amperes na saida vc nao chegou em a 500ma de consumo...
Si usar um potenciômetro multivoltas, não é melhor?.
É uma sugestão Wellington, mas o ajuste pode se tornar muito lento para testes de laboratório. Pode-se implementar um ajuste fino, através de um potenciômetro de menor resistência em série com o de maior, que será o ajuste grosso.
Beleza, eu perguntei porque eu tenho aqui dois do tipo WXD3 de 10K e 1W que eu comprei da China. Ele dá 5 voltas no eixo.
Olá, tudo bem? Quais componentes eu usaria para uma fonte regulável de 100v?? Liguei um trafo de tv e, após retificada, ficou com 100v.
Boa noite Wagner, fiz a fonte, mas o resistor de 1k queimou...
Fala Wagner, tranquilo ?
Posso usar dois diodos em paralelo de 1A para simular um diodo de 2 A ? Estou com medo de que o Vth dos diodos não estejam casados e um ativar e o outro ficar cortado .
Outra coisa , existe uma técnica para deixar a perna da componente menos grossa ? Estou com uns diodos de 3A que não passam pelo buraco da placa , e não tenho ferramenta para aumentar o buraco . ( É por isso que estou botando diodos de 1 A em paralelo )
Um abraço
Boa Noite Wagner, Gostaria de ver um projecto de uma fonte de alimentação Linear DC, Controlada através de uma DAC com Vout por exemplo de (0 a 5V) e um arduino. Bom trabalho ;)
Se precisar de trocar umas ideias, pode entrar em contacto. Fiz uma a pouco tempo totalmente controlada, e com todas as protecções que achei necessárias tais como protecção contra curto-circuitos....
A nível de software, controlo PI não achei a parte derivativa fosse dar grande diferença para o que pretendia! Seria interessante ser usado um Arduino Uno, para ensinar a malta aprender com fazer programas sem utilização de variáveis long ou float.... Fico à espera de um feedback
valeu a sugestão Jorge, vamos considerar para projetos futuros sim.
wagner ensine fazer uma fonte de bancada com dois potenciometro em paralelo tipo um de 50k e um de 1k para ter uma precisão maior.
Se for possível.
Desde ja eu agradeço.
valeu a sugestão João, vamos considerar para vídeos futuros!
Professor! Quanto mais diodo maior a amperagem?
ABÇ!!
Vc se refere a ponte retificadora? Se for(alguem corrija se eu estiver errado), ela é só um filtro que ignora uma das mudanças de corrente alternada e assim tendo na saída uma corrente contínua. No vídeo ele sugeriu utilizar um diodo de modelo diferente pois cada diodo tem suas especificações de tensão maxima e corrente máxima(na verdade qualquer componente eletrico), o que ele sugeriu é mais indicado caso vc queira fazer a fonte para suportar até 3 ampéres. Mas dependendo da associação que você fizer, o máximo que vai conseguir talvez seja dividir a corrente entre diodos, mas não implica em ter maior "amperagem".
obrigada!
Wagner, a potência do Zener depende só da tensão absoluta da fonte, pois a entrada do operacional é de alta impedância.
Eu poderia usar esse circuito para carregar uma bateria de moto, por exemplo?
Assisti todo vídeo com esperança de saber se esta fonte suporta curtocircuito..
Fala Wagner beeeeelezaaaaa dúvida se eu colocar um capacitor de grande valor deixa a saída da fonte instável ? Ou EA potenciômetro que deve ser longaritmo ?
Wagner, eu montei o circuito tudo certinho duas vezes, porém quando eu ligo uma carga de uns 600 mili amperes com uma tensão pré regulada em 9v ela sobe para 10v ou 11v. Fazendo outros testes, reparei que quanto maior a carga mais ele aumenta a tensão... o que pode ser que eu fiz de errado?
e como faria corrente variavel?
Esse "banco de capacitores" aumenta a resposta do filtro? Intuitivamente, sim.
Sim, bem observado Johnny!
olá Sr. Wagner, (tenho um filho Wagner), mas o que interessa é o seguinte: tenho um trafo de 12-0-12 5 amp. posso usar neste projeto? muito obrigado e parabens
mto boa rambo
valeu Ricardo!
Boa tarde Mestre! Teria como o senhor produzir algum conteúdo para controle de motores BLDC? com códigos para arduino...Obrigado!!!!!
só uma duvida, o resistor para o led de indicação é em serie com o capacitor c2 ou em paralelo com o capacitor c5?
paralelo. e tanto faz ficar mais proximo do C2 ou C5 ou no meio deles.
No lugar do zener, eu posso colocar um lm317 ?
Like,valeu Wagner.Tenho uma duvida relacionada a fontes: como ligar 2 fontes ajustaveis como a sua juntas (paralelo ou serie) e controlar em um unico potenciometro?
você pode utilizar duas fontes ajustáveis em série, mesmo que com potenciômetros independentes.
Obrigado Wagner pela atenção. Sim quando elas não tem regulagem eu já liguei, mas com potenciometro nas duas teria que fazer a regulagem nos dois para atingir uma voltagem 'X' que desejaria. É isso que entendi.
Seria interessante uma montagem de fonte chaveada, mesmo que simples haha
pretendemos apresentar aqui no canal sim Fabio.
Fontes chaveadas não têm não têm saídas estáveis.... Podem ter um consumo reduzido, mas não é muito boa para alimentar muitos circuitos electrónicos!!
Jorge Gomes mas para aplicações de alta corrente é mais interessante
Sim, concordo mas par fontes chaveadas existe muita coisa já na internet.... Projectos com arduino e etc
Jorge Gomes mas no Wrkits não tem, praticamente só fonte linear aqui