Eu criei uma nova abordagem pra Charlie Murray. Algo meio louco e ousado pra esse tipo de históriaEu até perguntei pro ChatGPT. Ele me explicou que é legal e daora.Charlie Murray vai começar com eles indo pra uma vida normal, humana. Escola, algumas festas e eventos. No 5 livro, vai ter algo meio além, mas que vai ter sido construído nos 4 livros. O irmão do presidente da escola, que é um dos focos, vai criar um programa chamado Ônimus. Quando ele vence no fim, o programa ativa, e causa uma explosão na escola e uma desestabilização no núcleo da terra. Aí, com a crosta muito instável, a pressão de energia do programa começa a fazer o solo rachar, isso em todos os países e continentes. Assim, destruindo cidades e cidades. Onde esse programa chegou através do núcleo, os elementos dele vão atingir o mundo todo. Assim, vai começar uma remodelagem no mundo, desintegrando vegetação, erupções e etc. Assim, um problema apocalíptico pra mente do Charlie e os amigos resolverem como? O que acha?
Eu só uso o chat para saber o significado de algumas palavras, procurar sinônimo de algumas palavras e pergunto algumas coisas históricas para saber se algo existiria numa época ou não kkkkkkkk eu tô feliz então em saber que tô indo bem
Eu uso para me ajudar nas correções, procurar pontas soltas na narrativa. E para ter um ponto de partida quando estou zerada de ideias. Como sou insegura e preciso que alguém leia e opine, pra não ficar enchendo o saco de meio mundo eu colo os trechos da minha história no chapt e ele faz os apontamentos, comentando sobre o que está bom, ruim ou algum erro de português, é bem interessante.
Primeiro vou agradecer por ter feito esse canal, graças a ele consegui desenvolver minha história e criar 2 sistemas de magias incríveis e únicos. Eu uso o chat gpt, para criação de personagens e magias, ele é excelente para usar o sistema de limitações de magia. Realmente para escrever cenas é muito ruim sai sem emoção tudo muito técnico. Para criação de personagens se vc der as informações certas vc consegue algo muito bom.
@@Diodaquiaanos deu sorte de me pegar acordado kkkk. Um são as sementes zera , cada uma delas tem o poder de um titã, Deus é criatura mística , abrangendo todo folclore mundial, obviamente cada semente tem seu tipo de poder peculiar. O segundo é o ruha atra, mais usados por humanos. Ele consiste em aumentar sua percepção sensorial, força e embutir armas com poder espiritual para aumentar resistência e dano, obviamente cada uma dessas habilidades podem evoluir para uma habilidade única. Quem é usuário de sementes não pode usar o atra
Se alguém usa o chatgpt ou algo do tipo para criar o textos, tramas ou ideias, então não é ele que pensa, cria, escreve a história. Por isso não considero que ele seja o autor de nada. É apenas alguém q copia o texto de um prompt e publica em algum outro lugar... e que nunca vai sentir a sensação de pensar e conceber uma ideia sua e só você pensou naquilo e pode conceber, essa é a parte mais legal de escrever na minha opinião.
Eu faço primeiro um esboço do meu capítulo no caderno, porque minha escrita flui melhor assim. Depois passo tudo para um bloco de notas e então peço para o chat melhorar o texto deixando a escrita fluida, por fim, peço que avalie o capítulo pra mim.
Olha noventa por cento dos canais de história ou relatos usa chaptgtp. E a IA tem uma coisa que torna muito fácil identificar. Os textos do chaptgt são rasos. Não tem profundidade nenhuma, e é muito repetitivo. Minha mãe costuma a ouvir as histórias desses canais antes de dormir. E são todas muito parecidas, com o tempo você sabe diferenciar o que é reddit, chapt ou autoral.
Eu uso para corrigir as pontuações e gramáticas, e tambem ele me dá umas dicas de escrita, tipo, subistituindo palavras que não ficaram legais ou algo assim
Eu costumo usar o ChatGPT para me auxiliar na historia, crio o capitulo primeiro, mostro para ele o capitulo e ele costuma dá sua sugestão, avalio a sugestão e se eu gosta eu acrescento no meu capitulo, se eu não gosta eu deixo quieto, não sou muito bom nessa parte de nomes para titulos, nomes de pessoas e nomes de ambientes como cidade, paises, continente, mundo e etc. Dessa forma essas tarefas costumo passa para o ChatGPT. Entretanto costumo pedir de 10 a 20 sugestões diferente. Acredito que demora um pouco mais, no entanto, sinto que a historia esta indo para um bom caminho
Eu estou há quatro anos escrevendo e nunca consegui um leitor beta para avaliar a estória. Quando termino um capítulo, peço ao chatgpt para avaliar também e mudo sugestões que pra mim fariam sentido. É muito bom porque ele aponta coisas que me passaram despercebidas.
Tambem peço ajuda para conseguir inspirações, n acho errado já que quem teve a ideia da história foi eu, mas tenho medo das ias roubarem o lugar dos escritores.
@@Queen_dont_stop_me_now não vão, a menos que aprimorem as IAs, mas pelo que tenho visto isso vai demorar. As IAS não tem profundidade na história, são bastante rasas.
Eu tenho um caderno onde anoto tudo que eu pesquiso tipo "Dicas para criar a política em um reino mágico" isso me ajuda muito pq no google é mt difícil achar isso.
Eita!! Esse é um tema muito interessante, é a primeira pessoa que vejo abordar esse assunto. Eu estou a escrever uma história do género fantástico, como o mundo que eu criei é muito complexo eu uso o chat a cada cinco capítulos para saber se tem o famoso "furo no roteiro". As vezes eu peço para comente um pouco sobre a história tbm, comentar como se fosse um leitor.
Comecei a usar ontem, mas só estou usando para pequenas coisas como: Qual seria a melhor flor para o personagem tal receber? Ou qual tipo de moto ideal para o personagem tal comprar? Mas eu explico a personalidade do personagem para dar contexto.
Parabéns pelo vídeo!! 🥇🥇 Costumo usar o Chat GPT para ideias para detalhes, por exemplo criação de criaturas Fantásticas, criação de culturas diferentes, criação de arquitetura, ambientação em geral. Acredito que faz sentido usar como se fosse um empurrão, algo que vai fazer o cérebro trabalhar e ver de pontos diferentes da história! Assim tornando mais rica e mais detalhada, aumentando a imersão do leitor!! Para mim que sou iniciante tem funcionado bastante dessa forma.
@Jailton-Silva mas você percebe que usar o ChatGPT abriu tua mente para ver outras possibilidades, com certeza quando voltar a escrever vai notar que tudo vai estar um pouco mais mastigado na sua mente! E eu acho que esse é o jeito certo de se usar, como se fosse aquele amigo que lê muito e sempre tem uns conceitos e ideias diferentes que fazem você pensar além.
Não acho que tem problema nesse caso. Você poderia chegar nessa conclusão com pesquisas. Não precisaria aproveitar tudo também. Só alguns elementos já poderia ajudar a criar algo ainda melhor
@@NovoOrbe com certeza, acho que o Chat GPT ajuda por causa do tempo, facilita nesse quesito, ainda mais pra mim que tenho 2 empregos e casa pra cuidar! Acaba sendo prático na hora de criar.
obrigado precisava de se video faz um tempo q to usando o chatgpt eu usava para me ajudar em certar coisas na minha historia e sentia falta de originalidade em mim
Diria que o ideal seria simplificar. Sistemas de magias não precisam ser complexos para serem bons. Basta poder criar possibilidades diferentes e explorar bem isso
Gui criei um universo ficticio para meu livro,onde irei adicionar varias histórias, mas queria saber sobre livro ilustrativo,tive a ideia de durante a história representar algumas cenas com imagens geradas por IA para deixar a história mais forte e alem disso quero transformar as cenas de dialogos em estilo quadrinhos,acha que seria uma boa ideia?
Viraria meio que uma light novel. No Japão faz bastante sucesso os livros que misturam um pouco com recursos visuais. Mas fazer todas as imagens com I.A. pode te dar dor de cabeça pq tem gente que não gosta dessa possibilidade. O ideal seria fazer parceria com um artista mesmo. Mas a ideia das ilustrações é boa.
Eu estou com a ideia de começar a escrever a minha mãe e uma escritora ja vendeu alguns livros eu tenho curiosidade de escrever histórias mais eu usava muito IA mais eu não sentia algo humano meio que sempre era tudo tao clichê tudo tão meio... meh eu me pergunto se alguem que realmente e um escritor usaria aquilo
Tem muita gente usando, mas acho difícil chegar muito longe assim. No início parece uma maravilha, mas os textos não passa do ok. ChatGPT tem sua utilidade, mas para livros de ficção ele não ajuda muito.
Não sei se sou a melhor pessoa para isso. Meu conhecimento de WordPress é bem limitado. Mas pretendo fazer mais vídeos sobre divulgação e publicação de livro
Acredito que vai te ajudar sim. Ele é focado na criação de personagens e tem o que você precisa para criar bons personagens. Ele está disponível na Amazon. Tem o link na descrição.
Gulherem com eu escolho um protagonista pois eu não conseigo desitir pois meu lirvo tem personagem com historias intessente o que eu faço? 2-gulhereme como eu crio um protagonista?
Coloca os 2 como protagonistas e explora os 2 núcleos. Sobre como criar um protagonista, já tem vídeos aqui no canal sobre o assunto, mas pretendo fazer um só sobre o assunto mais para frente
Eu comecei a escrever um livro e usei o chat para corrigir erros de escrita e português e criar uma continuação para a história, acrescentando mais detalhes e capítulos. Agora, eu estou relendo o texto e concertando de a acordo com minhas ideias. Eu gostei da continuação gerada. Tem algum problema Eu usar desta forma? 🙂👍
Olha, pode ter sim. Pode atrapalhar sua evolução quanto escritor, e se o público descobrir você pode sofrer um hate. Não recomendo, mas é só uma possibilidade. Esse assunto está muito incerto ainda.
Eu uso chat para me gerar ideias de raças com as caracteristicas que eu ja criei e modifico do jeito que eu quero e uso-o para avaliar alguns momentos da historia, porque como sou iniciante algumas criticas são otimas para melhorar, por exemplo eu iria descartar rapidamente o convivio na escola do meu protagonista, mas o chat deu uma sugestão para mim aprofundar e demonstrar mais sobre a escola do protagonista naquele mundo e entao ai vi que realmente eu deveria explorar mais esse lado ja para desenvolver o protagonista e o mundo do jeito que ele vê
eu estou escrevendo e o personagem ele tem um objetivo, e tem outros vilões. De que forma eu posso fazer com que o personagem fazer com que os vilões virem seu objetivo?
Uso o chat gpt pra me dar ideias de palavras. Às vezes estou preso numa cena e uma unica frase me inspira a sair dela. Não faço ideia se isso afeta negativamente minha evolução. Espero que não
Como eu já havia dito no video anterior, eu uso o chat gpt para pedir uma avaliação da minha história e para deixar registrado algumas ideias que eu ainda não decidi se vou usar ou não, já teve uma vez que eu pedi para dar uma motivação a uma personagem da minha história so que as resposta foram tão ruim que acabou eu mesmo pensando na solução, já teve uma vez onde o chat gpt me deu um nome para uma personagem minha
Realmente o Chat tanto ajuda quanto atrapalha, pois pode causar uma certa dependência do escritor e levá-lo a um processo de retrocesso a própria obra. Particularmente uso pra ajudar na sugestão de alguns conceitos. E falando nisto, estou desde 2021 em uma grande história que comecei no formato de light novel, sabe, puxando para um estilo anime mesmo. Mas é uma daquelas histórias realmente grandes onde quero desenvolver um mundo vasto e cheio de possibilidades e conceitos, misturando um pouco da fantasia épica e sombria, assuntos complexos e com profundidade em cada arco/personagem, etc.. o problema é que não consigo sair muito do lugar, sabe? Até hoje tenho muitas idéias, mas sem motivação ou uma rima certa para organiza-las, me sinto meio estagnado. É como se eu tivesse uma pré-base de uma obra, mas não sei como formar o resto, quais "materiais" usar e pra qual caminho seguir.. (Desculpa o textão, agradeceria se você pudesse fazer um vídeo sobre ou somente dar algumas dicas pra sair desse estado).
Use o universo e comece com histórias curtas. Como lendas antigas de heróis ou algo do tipo. Além de ajudar a construir o universo vai ajudar a sair do lugar. Pode ser contos, ou livros curtos, pode abordar jornadas de personagens diferentes, pode ter personagens que aparecem em outras histórias. Com o tempo você vai chegar em uma história que vai sentir que merece mais atenção e tempo. Aí é só seguir.
ChatGPT é doidão, às vezes ajuda muito e outras vezes atrapalha. Já pedi pra ele ler minha estória e resumir, ele já chegou a afirmar que Nicholas e Helena estavam apaixonados, confundiu um golden retriver com um dragão e escreveu uma cena onde Nicholas pediu a irmã em casamento em uma universidade, inclusive mencionando a reação de quem estava observando. ChatGPT não consegue distinguir amor fraternal de romântico.
@@NovoOrbe A parte do cachorro ser um dragão foi bem engraçada. Os diálogos entre a Helena e uma criança ocorrem dentro do hospital, pra não dizer o real motivo da presença constante do cão de apoio emocional, o Croft. A Helena se compara a uma princesa que é protegida por um dragão, só que ela menciona que ele se disfarça de cachorro para protegê-la e que foi treinado pelo irmão. Após a criança sair da sala, ela interage com o cachorro e o agradece por ter feito a criança sorrir, mesmo não sendo um dragão. O ChatGPT leu isso e achou que o Croft era realmente um dragão.
Acho que tudo é relativo. Eu escrevo direto no chatgpt e peço para ele melhorar o texto que eu fiz. (Às vezes, ele da sugestões bacanas que deixam a escrita mais clara, já outras fica bizarro... aí uso o meu original). Mas nao vejo problema em usar a IA... um matemático nao deixa de ser um matemático porque usa uma calculadora para fazer as contas... um escritor nao deixa de ser escritor por usar o chat. Se ele nao souber o que está fazendo, não adianta usar a ferramenta. Ela não fará milagres.
Entendo seu raciocínio, mas literatura é arte, e a "mão" do artista faz muita diferença. Não basta o texto estar certo, como você escreve que faz diferença. E sem contar que pode travar o aprendizado por se acostumar com algum tipo de facilidade. Mas é só a minha opinião. E entendo seu ponto.
Eu prefiro escrever minha história com minha própria imaginação eu acho que fica mais original,organico e me sinto mais criativo fazendo isso. Mas mando para ias como essas para corrigir meus erros de escrita pos como podem ver eu escrevo um pouco quero dizer muito mal eu esqueço muitos acentos e escrevo algumas palavras de forma errada as vezes, Eu o uso para criar história mais realistas como Lords of London pos eu quero saber de forma mais precisa como as pessoas de Londres se vestiam nos anos 1900,1910,1920,1930,1940 e inicio dos anos 1950 e as vezes uso para pesquisar também regras de etiqueta, normas sociais,modo de vida armas,maquinas,papeis de gênero dessas épocas para fazer uma história um pouco mais precisa as vezes pesquisando em canais do youtube,navegadores e pretendo pesquisar futuramente isso por livros e essas mídias antigas. já em histórias mais ficticias como magic of the gods e elemental soldier eu crio as culturas da maioria dos povos e seu modo de ver o mundo. E pesquisar mais sobre as culturas belga,indiana e irlandesa para determinar algumas visões de mundo,valores,religiosidade e até formas de combate dos personagens. Mas pode ajudar muitos escritores,roteiristas,quadrinistas,diretores de cinema e desenvolvedores de games a escreverem histórias não sou especialista em Ias mas algumas delas parecem que pegam partes de outros livros e colam ali para você mesmo achando que algumas criam mesmo mas não e o caso da maioria eu acho, mas sou contra o autor se torna um escravo dela. Você já fez ou pode fazer um video ensinando como criar uma história com 2 ou mais escritores ou desenvolvedores pos eu tenho um pouco de dificuldade em trabalhar em equipe nesse quesito e por isso prefiro fazer sozinho ou com pouca ajuda mas em equipe pode agilizar um pouquinho as coisas como e que faz?
Depende do projeto. Eu costumo preferir criar as histórias sozinho. Fico mais confortável. Unir as ideias e o tempo de outras pessoas pode deixar mais complicado, principalmente se não for algo já remunerado. Como não tive essa experiência de escrever um livro com outro autor ou autores, tenho pouco a dizer sobre o assunto, pelo menos agora. No futuro talvez.
Tema muito interessante. Eu uso o ChatGPT apenas como auxiliador de pesquisas para plots. Tipo, o que é considerado corrupção, etc. E acho que a I.A deve ser tratado assim, como auxiliador. Por que usar o texto criado artificialmente e dizer que é seu, eu já acho bem errado.
Usar IA como ferramenta acho correto, muitos usam por exemplo na edição do texto e revisão, ai não digo nada. Agora usar IA para escrever um texto e colocar seu nome pra mim é ser mediocre.
Imagino que seja tentador para quem está começando e está com dificuldade em uma cena específica. Até pq a jornada para escrever melhor é longa. Acredito que escritores já mais maduros já seria algo natural não usar esse tipo de coisa.
@@franciscojunior_escritor eu sei que tem, e imagino que a maioria seja de livros teóricos. Literatura acho que deve fazer um barulho, muitos comprarem por curiosidade, mas deve enfraquecer depois de um tempo.
👉 CURSO: Escreva seu Livro na Prática
🔹 novoorbe.org/escreva-seu-livr...
Eu criei uma nova abordagem pra Charlie Murray. Algo meio louco e ousado pra esse tipo de históriaEu até perguntei pro ChatGPT. Ele me explicou que é legal e daora.Charlie Murray vai começar com eles indo pra uma vida normal, humana. Escola, algumas festas e eventos. No 5 livro, vai ter algo meio além, mas que vai ter sido construído nos 4 livros. O irmão do presidente da escola, que é um dos focos, vai criar um programa chamado Ônimus. Quando ele vence no fim, o programa ativa, e causa uma explosão na escola e uma desestabilização no núcleo da terra. Aí, com a crosta muito instável, a pressão de energia do programa começa a fazer o solo rachar, isso em todos os países e continentes. Assim, destruindo cidades e cidades. Onde esse programa chegou através do núcleo, os elementos dele vão atingir o mundo todo. Assim, vai começar uma remodelagem no mundo, desintegrando vegetação, erupções e etc. Assim, um problema apocalíptico pra mente do Charlie e os amigos resolverem como? O que acha?
Eu só uso o chat para saber o significado de algumas palavras, procurar sinônimo de algumas palavras e pergunto algumas coisas históricas para saber se algo existiria numa época ou não kkkkkkkk eu tô feliz então em saber que tô indo bem
Kkkk usar o Google pra que né kk
@@NovoOrbeo google mais confunde man kkkkkk ele dá muitas fontes
@@NovoOrbe acho o chat mais preciso, melhor q buscar site por site kkkkkk
@@Crazy_man501 Só cuidado com informações históricas. O chat quando não sabe pode inventar certas informações.
Eu uso para me ajudar nas correções, procurar pontas soltas na narrativa. E para ter um ponto de partida quando estou zerada de ideias. Como sou insegura e preciso que alguém leia e opine, pra não ficar enchendo o saco de meio mundo eu colo os trechos da minha história no chapt e ele faz os apontamentos, comentando sobre o que está bom, ruim ou algum erro de português, é bem interessante.
Primeiro vou agradecer por ter feito esse canal, graças a ele consegui desenvolver minha história e criar 2 sistemas de magias incríveis e únicos.
Eu uso o chat gpt, para criação de personagens e magias, ele é excelente para usar o sistema de limitações de magia. Realmente para escrever cenas é muito ruim sai sem emoção tudo muito técnico. Para criação de personagens se vc der as informações certas vc consegue algo muito bom.
Que maravilha. Que bom que estou ajudando 😁🙌
qual sistema de magia? fiquei curioso, não entendo mt disso
@@Diodaquiaanos deu sorte de me pegar acordado kkkk. Um são as sementes zera , cada uma delas tem o poder de um titã, Deus é criatura mística , abrangendo todo folclore mundial, obviamente cada semente tem seu tipo de poder peculiar. O segundo é o ruha atra, mais usados por humanos. Ele consiste em aumentar sua percepção sensorial, força e embutir armas com poder espiritual para aumentar resistência e dano, obviamente cada uma dessas habilidades podem evoluir para uma habilidade única. Quem é usuário de sementes não pode usar o atra
Eu uso o chatgpt para criar nomes e corrigir o português.
Se alguém usa o chatgpt ou algo do tipo para criar o textos, tramas ou ideias, então não é ele que pensa, cria, escreve a história. Por isso não considero que ele seja o autor de nada. É apenas alguém q copia o texto de um prompt e publica em algum outro lugar... e que nunca vai sentir a sensação de pensar e conceber uma ideia sua e só você pensou naquilo e pode conceber, essa é a parte mais legal de escrever na minha opinião.
Por isso literalmente é arte. A visão do artista torna a arte que ele produz única.
Cara eu só uso para corrigir meu português kkkkkk
Eu faço primeiro um esboço do meu capítulo no caderno, porque minha escrita flui melhor assim. Depois passo tudo para um bloco de notas e então peço para o chat melhorar o texto deixando a escrita fluida, por fim, peço que avalie o capítulo pra mim.
Olha noventa por cento dos canais de história ou relatos usa chaptgtp. E a IA tem uma coisa que torna muito fácil identificar. Os textos do chaptgt são rasos. Não tem profundidade nenhuma, e é muito repetitivo. Minha mãe costuma a ouvir as histórias desses canais antes de dormir. E são todas muito parecidas, com o tempo você sabe diferenciar o que é reddit, chapt ou autoral.
Eu uso para corrigir as pontuações e gramáticas, e tambem ele me dá umas dicas de escrita, tipo, subistituindo palavras que não ficaram legais ou algo assim
Eu costumo usar o ChatGPT para me auxiliar na historia, crio o capitulo primeiro, mostro para ele o capitulo e ele costuma dá sua sugestão, avalio a sugestão e se eu gosta eu acrescento no meu capitulo, se eu não gosta eu deixo quieto, não sou muito bom nessa parte de nomes para titulos, nomes de pessoas e nomes de ambientes como cidade, paises, continente, mundo e etc. Dessa forma essas tarefas costumo passa para o ChatGPT.
Entretanto costumo pedir de 10 a 20 sugestões diferente. Acredito que demora um pouco mais, no entanto, sinto que a historia esta indo para um bom caminho
Eu estou há quatro anos escrevendo e nunca consegui um leitor beta para avaliar a estória. Quando termino um capítulo, peço ao chatgpt para avaliar também e mudo sugestões que pra mim fariam sentido. É muito bom porque ele aponta coisas que me passaram despercebidas.
Tambem peço ajuda para conseguir inspirações, n acho errado já que quem teve a ideia da história foi eu, mas tenho medo das ias roubarem o lugar dos escritores.
faço a mesma coisa.
@@Queen_dont_stop_me_now não vão, a menos que aprimorem as IAs, mas pelo que tenho visto isso vai demorar. As IAS não tem profundidade na história, são bastante rasas.
Eu tenho um caderno onde anoto tudo que eu pesquiso tipo "Dicas para criar a política em um reino mágico" isso me ajuda muito pq no google é mt difícil achar isso.
O Google tem muita coisa, mas tem muita coisa repetida com textos gigantes cheias de palavras chaves para o SEO e acaba não ajudando muito.
Eita!!
Esse é um tema muito interessante, é a primeira pessoa que vejo abordar esse assunto.
Eu estou a escrever uma história do género fantástico, como o mundo que eu criei é muito complexo eu uso o chat a cada cinco capítulos para saber se tem o famoso "furo no roteiro". As vezes eu peço para comente um pouco sobre a história tbm, comentar como se fosse um leitor.
Não se preocupe tanto com furos de roteiro. Na revisão geralmente dá para resolver
Comecei a usar ontem, mas só estou usando para pequenas coisas como: Qual seria a melhor flor para o personagem tal receber? Ou qual tipo de moto ideal para o personagem tal comprar? Mas eu explico a personalidade do personagem para dar contexto.
É um uso interessante. Essa parte de ser mais específica é um ponto positivo do ChatGPT
@@NovoOrbe Fico feliz em saber que estou usando bem.
Parabéns pelo vídeo!! 🥇🥇
Costumo usar o Chat GPT para ideias para detalhes, por exemplo criação de criaturas Fantásticas, criação de culturas diferentes, criação de arquitetura, ambientação em geral.
Acredito que faz sentido usar como se fosse um empurrão, algo que vai fazer o cérebro trabalhar e ver de pontos diferentes da história! Assim tornando mais rica e mais detalhada, aumentando a imersão do leitor!! Para mim que sou iniciante tem funcionado bastante dessa forma.
@Jailton-Silva mas você percebe que usar o ChatGPT abriu tua mente para ver outras possibilidades, com certeza quando voltar a escrever vai notar que tudo vai estar um pouco mais mastigado na sua mente!
E eu acho que esse é o jeito certo de se usar, como se fosse aquele amigo que lê muito e sempre tem uns conceitos e ideias diferentes que fazem você pensar além.
Não acho que tem problema nesse caso. Você poderia chegar nessa conclusão com pesquisas. Não precisaria aproveitar tudo também. Só alguns elementos já poderia ajudar a criar algo ainda melhor
@@NovoOrbe com certeza, acho que o Chat GPT ajuda por causa do tempo, facilita nesse quesito, ainda mais pra mim que tenho 2 empregos e casa pra cuidar! Acaba sendo prático na hora de criar.
Nunca usei o Language Tool, testarei, amei as dicas
É o melhor que achei para revisão dd ortografia até o momento.
obrigado precisava de se video faz um tempo q to usando o chatgpt eu usava para me ajudar em certar coisas na minha historia e sentia falta de originalidade em mim
Criatividade é treino. Com o tempo você melhora. Não se preocupe tanto. Tenta ter mais referências de histórias.
Estou tentando usar para elaborar o meu worldbuilding.
Eu uso o Google gemini para procurar coisas ou dar ideia de nomes (por enquanto, já que to no começo ainda)
Gulherem pode me ajuda pois eu tou criando um sistema de magia pois é ta muito complexo até para eu entender🤔
Simplifique, porque você precisa entender profundamente esse sistema e é melhor que os leitores não fiquem confusos demais
Eu fiquei curioso com seu sistema de magia, fala para mim também como é.
Diria que o ideal seria simplificar. Sistemas de magias não precisam ser complexos para serem bons. Basta poder criar possibilidades diferentes e explorar bem isso
Gui criei um universo ficticio para meu livro,onde irei adicionar varias histórias, mas queria saber sobre livro ilustrativo,tive a ideia de durante a história representar algumas cenas com imagens geradas por IA para deixar a história mais forte e alem disso quero transformar as cenas de dialogos em estilo quadrinhos,acha que seria uma boa ideia?
Viraria meio que uma light novel. No Japão faz bastante sucesso os livros que misturam um pouco com recursos visuais. Mas fazer todas as imagens com I.A. pode te dar dor de cabeça pq tem gente que não gosta dessa possibilidade. O ideal seria fazer parceria com um artista mesmo. Mas a ideia das ilustrações é boa.
QUE CANAL INCRIVEL!!! VOU MARATONAR OS VIDEOS!
Aeeeeee 😁🙌
Gulherem ter como eu fazer um cidade fictícia no paìs reais (por Exemplo no brasi que nas histórias de herois)
Sim, sinta-se livre.
Tem sim. Não se limite
Eu estou com a ideia de começar a escrever a minha mãe e uma escritora ja vendeu alguns livros eu tenho curiosidade de escrever histórias mais eu usava muito IA mais eu não sentia algo humano meio que sempre era tudo tao clichê tudo tão meio... meh eu me pergunto se alguem que realmente e um escritor usaria aquilo
Tem muita gente usando, mas acho difícil chegar muito longe assim. No início parece uma maravilha, mas os textos não passa do ok. ChatGPT tem sua utilidade, mas para livros de ficção ele não ajuda muito.
gostei muito bom esclareceu minhas duvidas sobre esse Robo ai 😅😊
Traz um vídeo mostrando como criar um site para publicar livros igual o seu
Não sei se sou a melhor pessoa para isso. Meu conhecimento de WordPress é bem limitado. Mas pretendo fazer mais vídeos sobre divulgação e publicação de livro
Gulher como eu compro o seu livro A ARTE DE UM BOM PESONAGEM? Ele vai me ajuda?
Acredito que vai te ajudar sim. Ele é focado na criação de personagens e tem o que você precisa para criar bons personagens. Ele está disponível na Amazon. Tem o link na descrição.
Gulherem com eu escolho um protagonista pois eu não conseigo desitir pois meu lirvo tem personagem com historias intessente o que eu faço?
2-gulhereme como eu crio um protagonista?
Coloca os 2 como protagonistas e explora os 2 núcleos.
Sobre como criar um protagonista, já tem vídeos aqui no canal sobre o assunto, mas pretendo fazer um só sobre o assunto mais para frente
Eu comecei a escrever um livro e usei o chat para corrigir erros de escrita e português e criar uma continuação para a história, acrescentando mais detalhes e capítulos. Agora, eu estou relendo o texto e concertando de a acordo com minhas ideias. Eu gostei da continuação gerada. Tem algum problema Eu usar desta forma? 🙂👍
Olha, pode ter sim. Pode atrapalhar sua evolução quanto escritor, e se o público descobrir você pode sofrer um hate. Não recomendo, mas é só uma possibilidade. Esse assunto está muito incerto ainda.
@@NovoOrbe Obrigado pela resposta. Eu tenho outra pergunta: Se usar o chat apenas para corrigir erros de escrita e português, aí teria algum problema?
Nesse caso não 🙌
Eu uso chat para me gerar ideias de raças com as caracteristicas que eu ja criei e modifico do jeito que eu quero e uso-o para avaliar alguns momentos da historia, porque como sou iniciante algumas criticas são otimas para melhorar, por exemplo eu iria descartar rapidamente o convivio na escola do meu protagonista, mas o chat deu uma sugestão para mim aprofundar e demonstrar mais sobre a escola do protagonista naquele mundo e entao ai vi que realmente eu deveria explorar mais esse lado ja para desenvolver o protagonista e o mundo do jeito que ele vê
Sabendo filtrar, o chatGPT pode ajudar bastante
@@NovoOrbe realmente
eu estou escrevendo e o personagem ele tem um objetivo, e tem outros vilões.
De que forma eu posso fazer com que o personagem fazer com que os vilões virem seu objetivo?
Como assim? Não sei se entendi. O vilão viraria o objetivo do personagem? Ou o vilão teria outro objetivo?
@@NovoOrbe o vilão virar o objetivo do personagem
Tipo caçar ele em uma vingança implacável?
Gulherem minhas perguntas estão muito específica ou pessoais?
Não se preocupe. Pode perguntar a vontade. Só vou responder os comentários depois pq tá corrido aqui pra mim rs
@@NovoOrbe obrigado
Uso o chat gpt pra me dar ideias de palavras. Às vezes estou preso numa cena e uma unica frase me inspira a sair dela. Não faço ideia se isso afeta negativamente minha evolução. Espero que não
Pode deixar você preso a esse recurso. Como uma dependência. Mas se usar cada vez menos tá ok.
Como eu já havia dito no video anterior, eu uso o chat gpt para pedir uma avaliação da minha história e para deixar registrado algumas ideias que eu ainda não decidi se vou usar ou não, já teve uma vez que eu pedi para dar uma motivação a uma personagem da minha história so que as resposta foram tão ruim que acabou eu mesmo pensando na solução, já teve uma vez onde o chat gpt me deu um nome para uma personagem minha
Ele é bem limitado mesmo. É quase que aleatório
Realmente o Chat tanto ajuda quanto atrapalha, pois pode causar uma certa dependência do escritor e levá-lo a um processo de retrocesso a própria obra. Particularmente uso pra ajudar na sugestão de alguns conceitos.
E falando nisto, estou desde 2021 em uma grande história que comecei no formato de light novel, sabe, puxando para um estilo anime mesmo. Mas é uma daquelas histórias realmente grandes onde quero desenvolver um mundo vasto e cheio de possibilidades e conceitos, misturando um pouco da fantasia épica e sombria, assuntos complexos e com profundidade em cada arco/personagem, etc.. o problema é que não consigo sair muito do lugar, sabe? Até hoje tenho muitas idéias, mas sem motivação ou uma rima certa para organiza-las, me sinto meio estagnado. É como se eu tivesse uma pré-base de uma obra, mas não sei como formar o resto, quais "materiais" usar e pra qual caminho seguir..
(Desculpa o textão, agradeceria se você pudesse fazer um vídeo sobre ou somente dar algumas dicas pra sair desse estado).
Use o universo e comece com histórias curtas. Como lendas antigas de heróis ou algo do tipo. Além de ajudar a construir o universo vai ajudar a sair do lugar. Pode ser contos, ou livros curtos, pode abordar jornadas de personagens diferentes, pode ter personagens que aparecem em outras histórias. Com o tempo você vai chegar em uma história que vai sentir que merece mais atenção e tempo. Aí é só seguir.
@@NovoOrbeObrigado, vou seguir a dica. Seu canal é incrível, merecia muito mais reconhecimento pelo ótimo conteúdo que você produz.
@@legendcosmos2410 estamos crescendo 🙌
ChatGPT é doidão, às vezes ajuda muito e outras vezes atrapalha. Já pedi pra ele ler minha estória e resumir, ele já chegou a afirmar que Nicholas e Helena estavam apaixonados, confundiu um golden retriver com um dragão e escreveu uma cena onde Nicholas pediu a irmã em casamento em uma universidade, inclusive mencionando a reação de quem estava observando.
ChatGPT não consegue distinguir amor fraternal de romântico.
Eita. É algo muito relevante a ser considerado kk
@@NovoOrbe A parte do cachorro ser um dragão foi bem engraçada.
Os diálogos entre a Helena e uma criança ocorrem dentro do hospital, pra não dizer o real motivo da presença constante do cão de apoio emocional, o Croft. A Helena se compara a uma princesa que é protegida por um dragão, só que ela menciona que ele se disfarça de cachorro para protegê-la e que foi treinado pelo irmão. Após a criança sair da sala, ela interage com o cachorro e o agradece por ter feito a criança sorrir, mesmo não sendo um dragão.
O ChatGPT leu isso e achou que o Croft era realmente um dragão.
Kkkkk subjetividade ou simbolismos são complicados até para humanos
Acho que tudo é relativo. Eu escrevo direto no chatgpt e peço para ele melhorar o texto que eu fiz. (Às vezes, ele da sugestões bacanas que deixam a escrita mais clara, já outras fica bizarro... aí uso o meu original). Mas nao vejo problema em usar a IA... um matemático nao deixa de ser um matemático porque usa uma calculadora para fazer as contas... um escritor nao deixa de ser escritor por usar o chat. Se ele nao souber o que está fazendo, não adianta usar a ferramenta. Ela não fará milagres.
Entendo seu raciocínio, mas literatura é arte, e a "mão" do artista faz muita diferença. Não basta o texto estar certo, como você escreve que faz diferença. E sem contar que pode travar o aprendizado por se acostumar com algum tipo de facilidade. Mas é só a minha opinião. E entendo seu ponto.
Eu prefiro escrever minha história com minha própria imaginação eu acho que fica mais original,organico e me sinto mais criativo fazendo isso. Mas mando para ias como essas para corrigir meus erros de escrita pos como podem ver eu escrevo um pouco quero dizer muito mal eu esqueço muitos acentos e escrevo algumas palavras de forma errada as vezes,
Eu o uso para criar história mais realistas como Lords of London pos eu quero saber de forma mais precisa como as pessoas de Londres se vestiam nos anos 1900,1910,1920,1930,1940 e inicio dos anos 1950 e as vezes uso para pesquisar também regras de etiqueta, normas sociais,modo de vida armas,maquinas,papeis de gênero dessas épocas para fazer uma história um pouco mais precisa as vezes pesquisando em canais do youtube,navegadores e pretendo pesquisar futuramente isso por livros e essas mídias antigas.
já em histórias mais ficticias como magic of the gods e elemental soldier eu crio as culturas da maioria dos povos e seu modo de ver o mundo.
E pesquisar mais sobre as culturas belga,indiana e irlandesa para determinar algumas visões de mundo,valores,religiosidade e até formas de combate dos personagens.
Mas pode ajudar muitos escritores,roteiristas,quadrinistas,diretores de cinema e desenvolvedores de games a escreverem histórias não sou especialista em Ias mas algumas delas parecem que pegam partes de outros livros e colam ali para você mesmo achando que algumas criam mesmo mas não e o caso da maioria eu acho, mas sou contra o autor se torna um escravo dela.
Você já fez ou pode fazer um video ensinando como criar uma história com 2 ou mais escritores ou desenvolvedores pos eu tenho um pouco de dificuldade em trabalhar em equipe nesse quesito e por isso prefiro fazer sozinho ou com pouca ajuda mas em equipe pode agilizar um pouquinho as coisas como e que faz?
Depende do projeto. Eu costumo preferir criar as histórias sozinho. Fico mais confortável. Unir as ideias e o tempo de outras pessoas pode deixar mais complicado, principalmente se não for algo já remunerado. Como não tive essa experiência de escrever um livro com outro autor ou autores, tenho pouco a dizer sobre o assunto, pelo menos agora. No futuro talvez.
Tema muito interessante.
Eu uso o ChatGPT apenas como auxiliador de pesquisas para plots. Tipo, o que é considerado corrupção, etc. E acho que a I.A deve ser tratado assim, como auxiliador. Por que usar o texto criado artificialmente e dizer que é seu, eu já acho bem errado.
Verdade. E vamos ter que lidar com livros 100% produzidos por I.A. por um tempo.
Usar IA como ferramenta acho correto, muitos usam por exemplo na edição do texto e revisão, ai não digo nada. Agora usar IA para escrever um texto e colocar seu nome pra mim é ser mediocre.
Imagino que seja tentador para quem está começando e está com dificuldade em uma cena específica. Até pq a jornada para escrever melhor é longa. Acredito que escritores já mais maduros já seria algo natural não usar esse tipo de coisa.
@@NovoOrbe Guilherme não sei se tu sabe, no Brasil já tem livros publicados na Amazon que foram escritos e ilustrados por IA.
@@franciscojunior_escritor eu sei que tem, e imagino que a maioria seja de livros teóricos. Literatura acho que deve fazer um barulho, muitos comprarem por curiosidade, mas deve enfraquecer depois de um tempo.
@@NovoOrbe Tomara que enfraquece porque acaba dando um medo, e os livros que eu encontrei eram de ficção.
@@franciscojunior_escritor nossa. O povo gosta de uma facilidade.
Eu prefiro usar apenas para nomes, resto tem que ser de minha mente senão não da.
Eu tenho dois leitores fiéis:
Meu amigo
Chatgpt
Daqui a pouco serão milhões 🙌
@@NovoOrbe tomara que sim
Eu assistindo o video depois de usar o ChatGPt.
😎